grupo anchieta em foco...mente nos bairros. apenas nos próximos dois meses, serão qua-tro novas...

12

Upload: others

Post on 28-Jan-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 18 de julho de 20102

    Grupo AncGrupo AncGrupo AncGrupo AncGrupo Anchiehiehiehiehieta em Fta em Fta em Fta em Fta em FocoocoocoocoocoArte: Departamento de Marketing e Comunicação - GrupoAnchietaTextos: Sandro Crisol - MTB 29.607Contato: [email protected]ção: julho 2010

    CCCCCAJAJAJAJAJAMARAMARAMARAMARAMAR

    • Escolas e Faculdade: 11 4446-6342

    VÁRZEA PVÁRZEA PVÁRZEA PVÁRZEA PVÁRZEA PAAAAAULISTULISTULISTULISTULISTAAAAA

    • Faculdade: 11 4596-6990

    JUNDIAÍJUNDIAÍJUNDIAÍJUNDIAÍJUNDIAÍ

    • Educação Infantil: 11 4527-3453

    • Ensino Fundamental - de 1º ao 5º

    ano: 11 4527-3453

    • Ensino Fundamental - de 3º ao 9º

    ano (Matutino): 11 4527-3453

    • Ensino Fundamental - de 6º ao 9º

    ano (Vespertino): 11 4527-3454

    • Ensino Médio: 11 4527-3454

    • Técnico de Química e Informática:

    11 4527-3454

    • Secretaria dos cursos de Ciências -

    Habilitação em Biologia, Polímeros,

    Comércio Exterior, Gestão Ambiental,

    Letras e Matemática: 11 4527-3456

    • Secretaria dos cursos de Enferma-

    gem, Farmácia, Psicologia, Nutrição e

    Processos Químicos: 11 4527-3457

    • Secretaria dos cursos de Ciências

    Contábeis e de Administração: 11

    4588-4452

    • Secretaria dos cursos de Análise e

    Desenvolvimento de Sistemas,

    Automação Industrial, Engenharia de

    Alimentos, Engenharia Civil, Engenha-

    ria Eletrônica, Engenharia Química,

    Engenharia de Produção e Redes de

    Computadores: 11 4588-4446

    • Secretaria dos cursos de Ciências

    Econômicas, Educação Física, Publi-

    cidade e Propaganda, Pedagogia,

    Fisioterapia, Terapia Ocupacional,

    Logística, Marketing e Sistemas de

    Informação: 11 4588-4445

    • Secretaria do curso de Direito: 11

    4588-4451

    • Secretaria de Pós-Graduação e

    Extensão Universitária: 11 4582-0424

    • Serviço Social: 11 4527-3446

    • Núcleo de Prática Jurídica - Assistência

    Judiciária Gratuita: 11 4527-3449

    • Mediação em Direito de Família: 11

    4527-3447

    • Núcleo de Prática Jurídica - Juizado

    Especial Cível: 11 4527-3448

    • NEMP - Núcleo de Empregabilidade:

    11 4588-4448

    • Centro de Psicologia Aplicada e

    Clínica de Saúde: 11 4527-3452

    A escrita é um hábito que sempre deve ser estimulado

    Por meio de uma folha de papel podemos expressar sentimentos como amor, tristeza, alegria e ansiedade. Escrever é salutar enos faz crescer como pessoa, valoriza o modo de pensar e agir, além de refletir nossas atitudes. Por isso, iniciativas que estimulem oexercício da escrita devem ser sempre aplaudidas. A Biblitoteca Pública Municipal Professor Nelson Foot está com inscrições abertaspara a 6ª Olimpíada de Redação. Com o tema “Solidariedade, tolerância, sentimentos e outros valores da vida”, os interessados podemredigir um texto e enviá-lo até o dia 29 de setembro para a própria biblioteca (página 5). Como o assunto é a Olimpíada da Redação, naedição anterior, um dos grandes destaques foi a estudante Stephanie Adriane Leite Mina, aluna do 1º ano do ensino médio das EscolasPadre Anchieta. No ano passado, a estudante foi uma das premiadas do evento (página 5). Já na página 3, o leitor encontrará matériacom o prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad, que faz um balanço da sua administração e aborda o alto índice de aceitação entre osmunícipes de acordo com pesquisa realizada pelo UniAnchieta. Na sequência, é possível conhecer o trabalho realizado pelo grupo Madu-Medula (página 4). Trata-se de uma entidade, sem fins lucrativos, cujo objetivo é realizar campanha para adesão de novos voluntáriosque possam ser possíveis doadores de medula óssea. Já a página 6 é dedicada a dois assuntos diferentes. O primeiro deles é referentea exposição em homenagem ao comendador Hermenegildo Martinelli, que pode ser visitada até o dia 1º de agosto no Museu Históricoe Cultural de Jundiaí e o segundo é a 6ª Orquivárzea. O evento será realizado nos dias 20, 21 e 22 de agosto e apresentará uma série deatrações não só para o público local como também de toda a região. O ponto alto da festa é o show com a banda Paralamas do Sucessoque será realizado no dia 21 de agosto. O curso de Pós-Graduação em “Desenvolvimento de Novos Produtos e Inovação para a Indústriade Alimentos” é o destaque da página 7. Com início no 14 de agosto, as aulas serão realizadas aos sábados e terão duração de novemeses. Podem participar profissionais das áreas de engenharia de alimentos, engenharia química, química, biologia, veterinária, entreoutras. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 1º de agosto. A professora do curso de Direito e membro do Comitê dePesquisa Científica do UniAnchieta, doutora Lúcia Helena de Andrade Gomes, participou recentemente do IX Colóquio sobre questõescurriculares e V Colóquio Luso Brasileiro, eventos realizados em Portugal (página 8). Segundo a professora, que também é responsávelpelas disciplinas de Metodologia Científica, Ciência Política, Teoria Geral e Direito da Criança e do Adolescente, cerca de 600 profissio-nais estiveram presentes no evento e 200 trabalhos apresentados. Lúcia aproveitou a oportunidade para apresentar pesquisa sobre ainteração entre a cultura e o Direito na formação dos bacharéis.

    Crianças e adolescentes aproveitam o mês de julho para se divertirem nas chamadas férias escolares. Na página 9 é possívelencontrar reportagem com o professor de Educação Física, Robson Mian, abordando a importância da atividade física mesmo noperíodo de descanso. Na sequência (página 10), o leitor pode encontrar uma lista completa dos cursos de extensão oferecidos peloCentro Universitário Padre Anchieta bem como prazo de inscrição e valor das mensalidades. Alunos do grupo Anchieta participaram, noParque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), da Eco Jundiaí 2010. Durante o evento, os alunos do ensino médio e dagraduação apresentaram diversos trabalhos que despertaram a atenção do público visitante (página 11). O Nemp (Núcleo de Emprega-bilidade e Relações Empresariais) é o destaque da página 12. São mais de 180 vagas oferecidas para estudantes, ex-alunos e familiaresdo grupo Anchieta. Desejamos a você um bom domingo e uma ótima semana.

  • 18 de julho de 2010 3

    Miguel Haddad: desenvolvimento

    econômico e obras nos bairros são

    as marcas da nossa gestão“Uma boa administração se faz ouvindo as pessoas”

    Em pesquisa realizadapelo UniAnchieta, em novembrode 2009, final do primeiro anoda Administração Miguel Haddad,71,4% da população considera-vam seu governo bom e ótimo.Sete meses depois, voltamos afalar com o Prefeito, para saber oque está sendo feito – e por queestá sendo feito – pela Prefeiturade nossa cidade.

    EM FEM FEM FEM FEM FOCOOCOOCOOCOOCO - A pesquisa do

    final do ano passado mostrou asua Administração como umadas mais bem aprovadas no Es-tado. Esse apoio se mantém?

    Miguel HaddadMiguel HaddadMiguel HaddadMiguel HaddadMiguel Haddad – Emprimeiro lugar, queria dizer, comoex-aluno do UniAnchieta, que afaculdade me acompanha portoda a vida. Sempre me lembrode alguma coisa que aprendi lá.

    Quanto à sua pergunta:não conheço pesquisas mais re-centes. Nosso trabalho segue,num ritmo até mais forte, e jácomeçamos a entregar algumasobras importantes, principal-mente nos bairros. Apenas nospróximos dois meses, serão qua-tro novas unidades básicas desaúde (UBS). Também consegui-mos resolver a questão do Hospi-tal Regional, com a assinatura doconvênio com o Governo do Esta-do. A reforma da antiga Casa deSaúde começará a ser executadaainda este ano e a entrega do hos-pital está prevista para 2012.

    Essas e outras obras des-ta administração têm sido feitase continuarão a ser feitas combase em algo que acredito forte-mente: uma boa administraçãose faz ouvindo as pessoas. Se euquero saber se alguma obra,serviço ou equipamento daPrefeitura está sendo bem feitaou não, se está funcionando ou

    não, o melhor a fazer é perguntarpara quem está usando, ou seja,para a população.

    Por isso, ando por toda acidade, visito as pessoas em suascasas, ouço críticas, reclamações,sugestões e até elogios. Pergun-to e ouço o que a população diz.Esse contato nos permite perce-ber que as pessoas confiam nonosso trabalho. Isso é muito bome estimulante. Sempre dá vonta-de de fazer mais.

    EM FEM FEM FEM FEM FOCOOCOOCOOCOOCO - Como está Jun-diaí hoje, em termos de obras eserviços?

    MHMHMHMHMH – Tiramos do papelmuita coisa que havíamos anun-ciado durante a campanha, entreelas, dar prioridade à educação.Educação é a chave para me-lhorar a vida da população. Comum preparo melhor, as pessoasconseguem empregos mais qual-ificados. Com isso, ganham mais,aumentam a renda familiar. Sur-gem mais oportunidades e a vidamelhora. Investir em educação éassegurar mais oportunidadespara todos.

    Assim, por meio do pro-grama “Escola Nota 10”, agora,temos dois professores por salade aula para os alunos doprimeiro ano básico. Esse é o anomais importante da vida escolar,pois é quando se inicia a alfabe-tização. Se um estudante é bemalfabetizado, seu desempenho noensino será sempre melhor. Alémdisso, duas escolas já estão fun-cionando em tempo integral euma terceira está sendo construí-da. O turno integral será estendi-do para outros estabelecimentos.Também unificamos o materialdidático, um dos melhores do Bra-sil. E para que os professores con-

    sigam tirar o melhor desse mate-rial, asseguramos que eles te-nham 16 aulas por ano, quaseduas por mês de ano letivo, con-tribuindo, portanto, também coma formação deles.

    EM FEM FEM FEM FEM FOCOOCOOCOOCOOCO - E o que temsido feito no setor de transportes?

    MHMHMHMHMH – Estamos investindobastante nessa área. Em breve,começaremos a receber o GPS, osistema de controle dos ônibusmunicipais por meio de satélite.Quando o sistema estiver total-mente instalado, permitirá aousuário saber quanto tempo de-mora para chegar o ônibus emseu ponto e nos permitirá contro-lar melhor a frota. Em 21 de ju-nho, demos início ao Ganha Tem-po, que diminui o tempo de via-gem das pessoas nos ônibus eestá sendo testado na interli-gação da região do Jundiaí-Mirim e o terminal Hortolândia.Pensando no futuro, estamosestudando a instalação dometrô-leve, em parceria com aCPTM, a Companhia Paulista deTransporte Metropolitano.

    EM FEM FEM FEM FEM FOCOOCOOCOOCOOCO - E nos bairros?

    o que a Prefeitura está fazendo?MHMHMHMHMH – No Novo Horizonte,

    estamos investindo mais deR$17 milhões, que permitiramentregar asfaltamento, creches,escolas. E vamos entregar aindamais, até o final do Governo. Te-mos obras em todos os bairros:Jardim Celeste, Jardim Tamoio,no Hospital Psiquiátrico, entreoutros.

    EM FEM FEM FEM FEM FOCOOCOOCOOCOOCO - E em termosde parques? O que podemos es-perar, nessa área?

    MHMHMHMHMH – Todos sabem a im-portância que dou à construção

    de parques. Vamos fazer oParque Linear, que terá 25quilômetros, margeando o rioJundiaí. Estamos implantando oparque do bairro Eloy Chaves eplanejando mais um novoparque em torno do rio Guape-va. Nossa idéia é utilizar asáreas protegidas nas margensdas nascentes que descem daSerra do Japi para formar corre-dores intocados, que venham ase comunicar com os parquesurbanos, arborizados com plan-tas nativas do Japi, criando comisso um sistema único, na ci-dade.

    EM FEM FEM FEM FEM FOCOOCOOCOOCOOCO - E em termosde desenvolvimento e geraçãode empregos há novidades?

    MHMHMHMHMH – Jundiaí chega agerar mais empregos do quemuitas cidades com populaçãoduas vezes maior. Atravessamosa crise sem precisar cortar os in-vestimentos municipais. Onúmero de empresas queprocuram a cidade, por causa desua qualidade de vida, in-fraestrutura e qualificação dopessoal, é cada vez maior. O queprecisamos é assegurar ao jun-diaiense a formação necessáriapor meio de investimentos naeducação. É por aí que o benefí-cio do desenvolvimentoeconômico chega às famílias.Esse é o caminho para um de-senvolvimento equilibrado e sus-tentado que ofereça mais opor-tunidades para todos.

    Prefeito Miguel Haddad faz análise positiva da administração

  • 18 de julho de 20104

    A descoberta de umadoença grave, em geral, costu-ma abalar a pessoa. Por outrolado, ela também aumenta oslaços familiares entre pais, filhose os parentes mais próximos. Em2006, Maria Eduarda Hofig deBarros Maia (Madu) descobriuque sofria de Leucemia MielóideCrônica. O fato inicialmentetrouxe grandes preocupaçõespara a jovem. Entretanto, aospoucos ela começou a ganharforça e, apoiada por toda afamília e amigos, buscou a curada sua doença. Para continuarviva, sua única chance era par-ticipar de um transplante demedula óssea ou realizar trata-mento de células tronco docordão umbilical. “A família foientão orientada a incentivar aspessoas a dirigirem-se aoshemocentros para cadastrarem-se como Doadores Voluntáriosde Medula Óssea, o que foi feito.Conhecemos então a Ameo (As-sociação da Medula Óssea) en-tidade paulistana que organizao cadastramento como hojefazemos”, explica Geraldo AlvesMaia Filho, tio-avô da criança. Foientão que surgiu o Grupo Madu-Medula.

    Segundo ele, em dezem-bro do mesmo ano, foi realizadauma campanha em PresidentePrudente – onde Maria Eduardaresidia, em parceria com a en-tidade. “Ela ocorreu no Ginásiode Esportes do Tênis Clube dePresidente Prudente e foram ca-dastrados cerca de 5.300 doa-dores. Isso foi considerado umrecorde mundial de cadastrosem apenas um só dia. Com di-vulgação por meio da internet, oBrasil tomou conhecimento sen-do que milhares de pessoas tam-bém aproveitaram a opor-tunidade para se cadastraremem diversos hemocentros espa-lhados pelo país”.

    Com isso outras famíliasque tinham histórico de pessoasportadoras da mesma doença

    Medula Óssea: campanha busca

    cadastrar novos voluntários

    acabaram tomando conheci-mento da iniciativa. “Elas criar-am grupos de incentivo e resulta-do é que o Redome (RegistroNacional dos Doadores de Medu-la Óssea), cadastro existente noInca (Instituto Nacional do Cân-cer) que reúne os dados genéti-cos dos doadores de medula ós-sea, saltou de 230 mil doadorescadastrados em 2006 para1.600.000 neste ano”, esclareceo bancário aposentado

    ExpansãoExpansãoExpansãoExpansãoExpansão

    Ao longo de quatro anos,a campanha ganhou força e ogrupo de voluntários conheceuoutras pessoas que passarampelo mesmo drama. “Junta-mente com essas famílias con-tinuamos voluntariamente a or-ganizar iniciativas nas cidadesda região oeste do Estado de SãoPaulo. Graças a esse trabalho ecom o apoio das secretarias mu-nicipais de saúde, clubes deserviço, igrejas, empresas e as-sociações de bairro, consegui-

    mos cadastrar 52 mil pessoas”,afirma Maia Filho.

    Em geral , conforme expli-ca Geraldo, o trabalho é desen-volvido em um ginásio de es-portes. “A organização e divul-gação conta com a participaçãode clubes de serviço, agentes co-munitários de saúde, secretariada educação, sendo feito o tra-balho de conscientização na co-munidade”.

    Inicialmente a campanhagera receio e até preocupaçãopor parte das pessoas quedesconhecem o trabalho do gru-po. “O grande mito em relação àdoação é a confusão que se fazentre medula óssea e medulacervical (coluna/espinha).Muitos acham que vão mexer nacoluna e podem ficar paraplégi-cos. Outros acreditam tratar-seda doação de órgãos. Quando fi-cam sabendo da simplicidade doato, tanto do cadastramentoquanto da extração da medulaóssea, todos concordam etorcem para que sejam com-patíveis”.

    No dia da campanha, oparticipante dirige-se ao local in-dicado e, munido do documen-to de identificação, assiste pa-lestra onde novamente é realiza-do o trabalho de conscientiza-ção.

    “Depois disso, preenche-se um cadastro com os dadosbásicos, além do endereço, e écoletado um tubo de sangue”.

    Jundiaí e a campanhaJundiaí e a campanhaJundiaí e a campanhaJundiaí e a campanhaJundiaí e a campanha

    Segundo Geraldo, a inicia-tiva vem sendo realizada comoforma de atingir o maior númerode pessoas possíveis de todas asfaixas etárias. “Na nossa região,qualquer criança em idade esco-lar, desde a pré escola, sabe doque se trata, pois a divulgação éfeita em todos os níveis. Temostambém uma colaboração muitogrande da imprensa em geralque divulga todas as nossasações.

    O cadastramento é feitoem qualquer Hemocentro/Hemo-nucleo público e em alguns priva-

    dos”.A idéia, de acordo com o

    voluntário do grupo Madu-Medu-la, é levar a ação a todas asregiões do Estado onde a campan-ha não é feita regularmente. “Es-colhemos Jundiaí em razão de ter-mos visitado a cidade em funçãoda atividade profissional que e-xercia até recentemente e ter ve-rificado que o trabalho não erafeito de forma sistêmica na região.Apenas algumas iniciativas isola-das de vez em quando. Realizare-mos estas ações como nas de-mais localidades, ou seja: empre-sas, escolas, igrejas, supermerca-dos, shoppings, assim comoprocuraremos uma parceria coma secretaria de saúde do municí-pio”. A princípio, a campanha emJundiaí, deverá ser iniciada emagosto. “As escolas serão asprimeiras instituições visitadas pornós. Depois igrejas e e empresas.Aí sim pensaremos em uma açãomaior envolvendo toda a comu-nidade”.

    AAAAAvvvvvaliaçãoaliaçãoaliaçãoaliaçãoaliação

    Até o momento, Geraldoanalisa de forma positiva o traba-lho desenvolvido pelo grupo.“Avaliamos nosso trabalho comovitorioso pois diversas compati-bilidades tem se verificado entreas pessoas por nós cadastradas,isto é, muitas vidas já foram sal-vas. Não sabemos o número,pois o nosso contato com o doa-dor dá-se apenas no cadastra-mento. Também gostaria deagradecer a valorosa partici-pação dos enfermeiros e a-cadêmicos, que desde a primei-ra iniciativa têm sido fundamen-tais para o sucesso das campa-nha, atuando tanto no preenchi-mento do cadastro como na co-leta do sangue”.

    Quem quiser mais infor-mações sobre o grupo pode aces-sar o site: www.madula.com.br ouentão enviar e-mail para

  • 18 de julho de 2010 5

    Com o título “Renovaçõesno eclipse”, a aluna StephanieAdriane Leite Mina do 1º ano doEnsino Médio das Escolas PadreAnchieta foi uma das partici-pantes premiadas na 5ª Olimpía-da de Redação da BibliotecaMunicipal Professor Nelson Foot.Participam do concurso, realiza-do recentemente, 1.577 pessoasde diversas faixas etárias de Jun-diaí e região. Segundo aestudante, a idéia de participardo evento contou com o apoio dasua ex-professora de Língua Por-tuguesa, Sandra. “Surgiu comouma atividade de redação emclasse em que os alunos liam otema de sua categoria específi-ca e as redações que se desta-cassem seriam enviadas con-forme o regulamento para con-correr à Olimpíada. Por causadesta atividade, minha redaçãofoi enviada ao concurso e parti-cipei, assim, pela primeira vez deum evento como este”.

    Com relação a redação,Stephanie explica que no iníciosentiu um pouco de dificuldadepara escrevê-la, porém com opassar do tempo as palavras fo-ram aparecendo naturalmente.“O texto que redigi tem comotema o eclipse lunar e foca asemoções que ele poderá causar.O título é “Renovações noeclipse”. O tema, principalmentea parte relacionada aos senti-mentos, foi um pouco difícil, mascom um pouco de pesquisa nainternet e, claro, com a imagi-nação como fonte principal deinspiração, consegui mostrar oque uma criança pode sentirquando vê um eclipse”.

    A aluna do Anchieta foi

    premiada na categoria infantil(11 a 14 anos) e diz que pretendese inscrever em outros eventos nofuturo. “Este foi o primeiro con-curso em que participei, real-mente. No anterior, até redigi aredação, mas por alguns em-pecilhos, não a enviei. Agora teráo próximo concurso e irei simparticipar para cada vez maissubir em minhas posições e, cla-ro, ter experiências de redação detexto”.

    A estudante do 1º ano doEnsino Médio das Escolas PadreAnchieta, Julia Marcicano de No-ronha Zini também foi uma daspremiadas durante o evento.Com o texto “Nascemos para bri-lhar”, a aluna obteve a segundacolocação na categoria infantil.

    Língua PLíngua PLíngua PLíngua PLíngua Pororororortuguesatuguesatuguesatuguesatuguesa

    Embora tenha conquista-do uma posição de destaqueno concurso, Stephanie contaque quando era mais nova nãose interessava pela área. “Nocomeço do Fundamental (2º e3º anos) confesso que não gos-tava muito da Língua Portugue-sa; várias de minhas redaçõesnão saíam boas, fazendo-mereescrevê-las várias vezes.Comecei a dominar a Línguaquando “descobri” minhapaixão pelos livros e, por isso,hoje tenho mais facilidade pararedigir textos, fazendo com queminha aptidão para com a Lín-gua Portuguesa seja um pontoforte no meu conhecimento”.

    Em relação ao futuro, ajovem já definiu qual carreirapretende seguir. “Atualmentecurso o 1º ano do Ensino Mé-dio e tenciono cursar Medicinano futuro. Quero me empenharnos estudos, para ter uma boanota no Enem e vestibulares,fazendo com que consiga umavaga nas universidades públi-cas federais. Se Medicina não dercerto, pretendo cursar faculdadede Jornalismo com foco na áreapolicial”.

    AncAncAncAncAnchiehiehiehiehietatatatata

    Segundo Stephanie, aqualidade do ensino e o ótimoambiente escolar são aspectosque fazem do Anchieta uma das

    Estudante do Ensino

    Médio é premiada na 5ª

    Olimpíada de Redação

    Com o tema “Solida-riedade, tolerância, sentimen-tos e outros valores de vida”,estão abertas as inscriçõespara a 6ª Olimpíada de Re-dação da Biblioteca PúblicaMunicipal Professor NelsonFoot. No total, serão ofereci-dos mais de R$ 30 mil emprêmios. As inscrições podemser feitas até o dia 29 de se-tembro na própria biblioteca,localizada na avenida DoutorCavalcanti, 396, Vila Arens

    Abertas inscrições para 6ª

    Olimpíada de Redação(Complexo Argos) ou por intermé-dio do correio. Mais informaçõespodem ser obtidas pelo sitewww.jundiai.sp.gov.br ou pelotelefone 4527-2110

    A Olimpíada é aberta atodos os interessados residentesem Jundiaí e região.

    RRRRRegulamentegulamentegulamentegulamentegulamentooooo

    Segundo o regulamento,a Olimpíada será dividida nasseguintes categorias: Mirim (7 a

    10 anos), Infantil (11 a 14 anos),Juvenil (15 a 17 anos) e Adulto(acima de 18 anos). As redaçõesdevem ser inéditas e escritas emforma de prosa. Cada partici-pante poderá inscrever umaobra, com duas cópias cada, comno máximo 50 linhas, podendoser manuscrita ou digitada nafonte Times New Roman (12),entrelinhas simples e em umaface de papel tamanho sulfite.Serão selecionadas 12 redaçõespor categoria, no total de 48 tex-

    tos. Todos os classificados da4ª até a 12ª colocação rece-berão livros, certificados emedalhas. Já os três primeiroscolocados de cada categoriareceberão prêmio em di-nheiro, mais livros e certifica-dos. A comissão julgadoraserá composta de membrosespecialistas na área de edu-cação e literatura. A sessãosolene de entrega dos prêmi-os deverá ser realizada no dia24 de novembro.

    melhores escolas da região. “Onível do Anchieta é ótimo e osprofessores são excelentes.Adoro frequentar essa escola”.

    Já sobre as barreiras im-postas pela vida, a estudanteacredita que a força de vontadee a dedicação são fatores quepodem fazer com que qualquerpessoa possa vencer os obstácu-los.

    “Por fim só queria deixarfrisado que as pessoas têm queacreditar que serão capazes defazerem tudo o que quiserem, sóprecisam ter força de vontade eacreditarem, realmente, que po-dem. Afinal, eu que nunca acre-ditei que conseguiria redigir umaboa redação, entrei no concursoe fiquei entre os classificados”.

  • 18 de julho de 20106

    Será realizada nos dias20, 21 e 22 de agosto, a 6ªOrquivárzea. O evento, com or-ganização da Prefeitura deVárzea Paulista, é compostode várias atrações, entre elasapresentações das bandaslocais: Caso Contrário, MarcosLobão& banda, Dandara &banda, Ledo & Luan e o grupoCaravana do Cordel. Além dis-so, a festa contará com ex-posição de aproximadamente

    Várzea Paulista sedia festa em

    homenagem as Orquídeas1 mil orquídeas trazidas por es-pecialistas de várias partes doBrasil. No dia 21, o ponto altodo evento fica por conta daapresentação da banda Parala-mas do Sucesso, que apresen-tará os clássicos do rock nacio-nal, a partir das 21 horas. Maisde 70 mil pessoas participaramno ano passado, já para esteano a expectativa é que umpúblico semelhante compareçaa festa.

    HistóriaHistóriaHistóriaHistóriaHistóriaA festa, que já faz parte

    do calendário de eventos domunicípio e da Coordenadoriadas Associações Orquidófilasdo Brasil (Caob), chega ao seusexto ano. Grandes nomes damúsica popular brasileira jápassaram pelo município comoAlmir Sater, Lenine, Zé Geraldo,Chico César, Zé Ramalho eTitãs. A Orquivárzea será rea-lizada na avenida Ipiranga, s/nº, Centro.

    Como forma de homena-gear o pai Hermenegildo Marti-nelli, a filha Maria Lúcia Marti-nelli Panizza resolveu realizar aexposição “Um Homem de Fé”.A mostra, que foi inaugurada noinício do mês, pode ser visitadaaté o dia 1º de agosto no MuseuHistórico e Cultural de Jundiaí.Segundo o advogado, professordo curso de Direito do UniAnchi-eta e jornalista, João Carlos JoséMartinelli, caso seu pai estivessevivo neste mês completaria 100anos. “Entendemos que devería-mos homenageá-lo com umaamostra evidenciando seusgrandes feitos em prol da cidade.O nome da exposição é em razãode sua extrema dedicação à I-greja Católica e de seu amor aopróximo”, relata o educador queatualmente é responsável pelasdisciplinas Direitos Humanos eDireito Comercial no Centro Uni-versitário.

    A exposição é compostapor fotos, livros, medalhas e ar-

    tigos escritos pelo comendador.“Além disso existem vídeos re-tratando a trajetória de meu paie pinturas em aquarelas, estasde autoria de minha irmã que ohomenageou”, explica o advoga-do.

    Todo o trabalho, segundodoutor Martinelli, contou com oapoio da Secretaria Municipal deCultura e curadoria do artistaplástico João Borin. “Tambémtemos como intenção evidenciara sua extensa obra social e reli-giosa, já que ele foi um exemplode vida, perseverança e solidar-iedade, servindo como paradig-ma às pessoas numa épocaonde o consumismo é extenso eo interesse individual se so-brepõe às necessidades coleti-vas”.

    De acordo com João Car-los, que é pai do também profes-sor de Direito do UniAnchieta,João Paulo Orsini Martinelli, amaior parte do acervo exposto éguardado com muito carinho na

    sua residência. “O que posso ga-rantir é que foi uma honra ter umpai tão bom e magnífico comoele. Além do mais, sua maneirade ser influenciou muito a mi-nha vida. Tanto considero que aminha paixão e luta pelosdireitos fundamentais do serhumano é uma feliz herança queele deixou”.

    O Museu Histórico e Cul-tural de Jundiaí está localizadoa rua Barão de Jundiaí, 762, Cen-tro.

    HistóriaHistóriaHistóriaHistóriaHistória

    Natural de Jundiaí,comendador Hermenegildo Mar-tinelli foi uma pessoa que se dedi-cou extremamente à sua cidadee ao seu povo. Eleito vereador porseis legislaturas devido ao seu bri-lhante desempenho político, foiescolhido como “vereador ho-norário”, tendo sido o primeirobrasileiro a receber o título, emdezembro de 1977.

    Líder católico ocupou car-gos de direção nas entidades, Con-gregação Mariana, na Legião deMaria, na Cruzada da MocidadeCatólica e na Sociedade São Vice-nte de Paulo. Manteve durantemuitos anos o programa radiofôni-co “Sorrisos de Nossa Senhora”,no qual diariamente às 18 horase aos domingos também às 12horas, discorria sobre temas liga-dos à Igreja Católica, principal-mente na região de Jundiaí.

    Por toda a sua vida visitouos menos favorecidos no HospitalSão Vicente de Paulo que possuíainclusive, uma dependência espe-cial para atender indigentes e ospresos da Cadeia Pública, crian-do e tendo sido o primeiro presi-dente do Conselho Carcerário deJundiaí, entidade que objetivoupromover e assistir até espiritual-mente os presidiários locais.

    Escreveu uma coluna jor-nalística por mais de 50 anos in-titulada “Meditação”, sendo a úl-tima crônica publicada pelo “Jor-

    Exposição homenageia

    Hermenegildo Martinellinal de Jundiaí” no dia 7 de agostode 1979, data em que veio a fa-lecer.

    A sua trajetória se consti-tui num exemplo de vida, de des-prendimento, de amor ao próxi-mo, de valorização da família eprincipalmente, de manifesta féem Deus e de grande dedicaçãoà Igreja Católica.

    A exposição recorda fatos,fotos e trabalhos deste ilustre jun-diaiense, cujo reconhecimentogeral lhe rendeu homenagens,não só locais e nacionais, comointernacionais, recebendo asComendas da Ordem de Malta eOrdem de Jerusalém.

    Seus filhos Maria Lúcia,José Eduardo e João Carlos José,bem como seus netos, são pes-soas de destaque em nossa comu-nidade e continuam a elevar onome do Comendador Herme-negildo Martinelli, cuja esposa,Jorgina Ribeiro Martinelli, aos 93anos de idade e apesar dos prob-lemas de saúde, permanece comos seus idênticos propósitos.

    Mais de 70 mil pessoas visitaram a festa no ano passado

  • 18 de julho de 2010 7

    O Centro Universitário Pa-dre Anchieta está com inscriçõesabertas para o curso de Pós-Gra-duação em “Desenvolvimento deNovos Produtos e Inovação paraa Indústria de Alimentos”. As au-las serão realizadas aos sába-dos, das 9 às 12 horas e das 14às 18 horas. Com início previstopara 14 de agosto, o curso de es-pecialização terá duração denove meses com um total de360 horas.

    Público AlvPúblico AlvPúblico AlvPúblico AlvPúblico Alvooooo

    Podem frequentar as au-las diversos tipos de profissio-nais, entre eles os formados nasáreas de Engenharia de Alimen-tos, Engenharia Química, Quími-ca, Biologia, Veterinária, entreoutras.

    O corpo docente é forma-do por doutores atuantes nasmelhores universidades do país,tais como: Flávio Luís Schmidt,Jorge José do Vale Oliveira, Már-cia Paisano Soler, Maria IsabelBerto, Daniel Ibraim Pires Atala,Maria Helena Resnitzky, entreoutros. A coordenação do cursoestá a cargo da doutora Márcia

    Paisano Soler. As disciplinas po-dem ser conferidas no site doanchieta www.anchieta.br. Maisinformações podem ser obtidaspelo telefone 4582-0424.

    ObjeObjeObjeObjeObjetivtivtivtivtivooooo

    Segundo a coordenadorade Engenharia de Alimentos, pro-fessora Nirse RuscheinskyBreternitz, o curso tem como in-tenção capacitar o profissionalque trabalha na área de Alimen-tos para que ele possa com-preender todas as etapas en-volvidas no desenvolvimento denovos produtos alimentícios.“Para isso também objetiva-sedar uma visão global dos aspec-tos relevantes que envolvem de-senvolvimento de novos produ-tos, visando a segurança alimen-tar, os aspectos de legislação eas perspectivas de mercadodesse produto. Pois não bastaapenas formular um novo produ-to, é necessário entender dos de-mais aspectos para que este seenquadre em todos os requisitospara que possa ser colocado àvenda para os consumidores”,explica a professora. Segundo

    Desenvolvimento de Novos Produtos

    e Inovação para a Indústria de

    Alimentos: curso inédito na regiãoela, uma vez que o aluno tenhaatingido esses objetivos ele es-tará apto a atuar em todas asetapas do desenvolvimento deprodutos alimentícios, indepen-dente do ramo.

    InscriçãoInscriçãoInscriçãoInscriçãoInscrição

    O interessado deve fazera pré-matrícula, preenchendouma ficha de inscrição no linkPré-matrículas Online do site doAnchieta até o dia 1º de agosto.Em seguida, no período de 2 a 6de agosto, o candidato deveráfazer sua matrícula diretamentena secretaria de Pós-graduaçãodo UniAnchieta.

    Para efetivação damatrícula, o candidato deveráentregar na mesma data (2 a 6de agosto), uma foto 3x4 e có-pias dos seguintes documentos,acompanhados dos originais: di-ploma de graduação, históricoescolar de graduação, carteirade identidade, CPF, certidão denascimento ou casamento, com-provante de residência, curricu-lum vitae.

    A secretaria de pós-gra-duação do UniAnchieta está lo-

    calizada no campus 3, situadona avenida Navarro de Andrade,500, no Parque Centenário e seuhorário de atendimento é de se-gunda a sexta das 15 horas às21h30.

    Dúvidas e mais infor-mações podem ser esclarecidasatravés dos telefones 0800-771-0944, 4582-0424 e 4582-4366ou por meio do [email protected]

    As aulas tem como objetivo fazer com que o aluno compreenda todas as etapasde desenvolvimento do produto

  • 18 de julho de 20108

    Após um convite recebidoem 2009, a professora do cursode Direito e integrante do Comitêde Pesquisa Científ ica doUniAnchieta, doutora Lúcia He-lena de Andrade Gomes partici-pou, em Por tugal, do IXColóquio sobre questões curri-culares e V Colóquio LusoBrasileiro. No total, cerca de600 profissionais estiverampresentes durante o evento quefoi realizado entre os dias 23 e26 de junho, na Faculdade dePsicologia e de Ciências da E-ducação da Universidade doPorto, em Porto. De acordocom Lúcia, que é responsávelpela disciplinas de MetodologiaCientífica, Ciência Política, Teo-ria Geral e Direito da Criança edo Adolescente do Centro Uni-versitário, foram avaliadosmais de 400 trabalhos pelacomissão científica e aprova-dos aproximadamente 200. “Osparticipantes portugueses ebrasileiros são professores uni-versitários e pesquisadores.Dentre os brasileiros a maioriaesmagadora oriundos de uni-versidades federais”.

    No ano passado, a pro-fessora do UniAnchieta apre-sentou estudo sobre diver-sidade cultural, raça/etnia egênero na educação básica deJundiaí durante o IV ColóquioLuso-Brasileiro, organizado emFlorianópolis. Em 2010, segun-

    do Lúcia, surgiu novamente oconvite para a participação noevento desenvolvido em Portu-gal. “Este ano, recebemos no-vamente o convite e submeti oresultado de uma pesquisa re-alizada com os alunos do Cur-so de Direito com enfoque naminha prática pedagógica queinvoca a interação entre a cul-tura e o Direito na formaçãodos bacharéis”.

    Para a advogada, a ava-liação foi extremamente posi-tiva, uma vez que o estudo desua autoria foi divulgado no tex-to final do evento.”A melhorpossível. Houve debate entre osparticipantes, todos pesquisa-dores de Portugal e do Brasil ea pesquisa foi elogiada pelacriatividade da proposta. O tra-balho foi publicado nos Anaisdo colóquio”.

    CrescimentCrescimentCrescimentCrescimentCrescimento Pro Pro Pro Pro Profofofofofissionalissionalissionalissionalissional

    Para Lúcia, o fato de terparticipado do colóquio e troca-do experiências com profissio-nais de várias regiões do Brasile Portugal, contribuiu decisiva-mente para o seu aperfeiçoa-mento profissional. “O pesquisa-dor é um eterno aprendiz, a par-ticipação é um incentivo parafortalecer o espírito de educa-dora e ter ciência que ainda te-nho uma longa trajetória cientí-fica a percorrer”.

    Professora do curso de Direito

    do UniAnchieta participa de

    evento internacional

    Segundo a professora,os dois países mantém um re-lacionamento cordial em todasas áreas, em especial na edu-cação. “Há vários convênios fir-mados entre as UniversidadesPortuguesas e Brasileiras, comalunos cursando mestrado,

    doutorado e pós-doutorado.Temos uma leitura dos teóricosportugueses que influencia anossa postura pedagógica.Além dos contatos científicos,constatamos uma intercâmbiode amizade e afetividade”.

    Após participar do even-

    to, Lúcia aproveitou para reveroutras regiões do continenteeuropeu.

    “Aproveitei para ir a Es-panha e rever a Alemanha, paísque tenho afinidade por serdes-cendente , embora seja daquarta geração”.

    AAAAAgradecimentgradecimentgradecimentgradecimentgradecimentososososos

    De acordo com a profes-sora, a participação nocolóquio só foi possível graçasao incentivo dado pela direçãodo curso de Direito do CentroUniversitário e também a co-laboração dos estudantes.“Gostaria de ressaltar que re-presentei o UniAnchieta nocolóquio com o apoio do Co-ordenador do Curso de DireitoDoutor Márcio Franklin Noguei-ra. Também quero agradecer acolaboração dos meus alunosna pesquisa e o apoio que elesmanifestaram ao participaremda pesquisa e de incentivospara que tudo corresse de for-ma satisfatória na viagem e naapresentação, afinal eles são amotivação dos nossos estudos.Pesquisamos para aprimorar anossa prática, formação e aaprendizagem dos discentes”,ressalta a professora que tam-bém é a responsável pela co-ordenação de Monografia Jurídi-ca do UniAnchieta.

    A pesquisa realizada por Lucia foi divulgada no texto final do colóquio

  • 18 de julho de 2010 9

    As baixas temperaturassomadas as férias escolaresfazem com que crianças e a-dolescentes deixem de lado aatividade física e busquem poroutras opções de diversão nomês de julho. Jogos eletrôni-cos, passeios nos shoppings dacidade e bate papo com osamigos são apenas algumasdessas alternativas. Um outrofator que também pode contri-buir para prejudicar a saúde éa ingestão em excesso dedoces, já que com o tempo livrea garotada pode consumir emmaior quantidade produtoscomo chocolates, bolachas ebolos. De acordo com o profes-sor de Educação Física, RobsonMian, a prática de exercíciosfísicos proporciona váriosbenefícios como a melhora daqualidade de vida e a inte-gração social. “Além da inter-relação pessoal, o não seden-tarismo é muito importantepara prevenção a diversos tiposde doenças, além de evitar-seo isolamento social”. Em com-pensação a falta de algumaatividade como caminhada oua participação em uma ginca-na pode acarretar prejuízos àsaúde. “A pessoa sedentáriatem o comprometimento desuas habilidades motoras e ca-pacidades físicas, justamentepela não prática dessas ati-vidades”.

    AlimentAlimentAlimentAlimentAlimentososososos

    Um outro alerta dadopelo professor de EducaçãoFísica é com relação a alimen-tação. Para Mian, os pais, namedida do possível, devem es-timular as crianças a comerem

    Crianças e adolescentes devem

    ser incentivados a praticarem

    exercícios físicos nas férias

    frutas, verduras e legumes.“Sempre a procura por alimen-tos naturais é a indicada e,quanto as besteiras, quantomenos a ingestão destas, me-lhor é para a saúde. O proble-ma é quando os pais que inser-em no cardápio dos filhos es-sas besteiras criando um vícioalimentar totalmente prejudi-cial à saúde”.

    CentrCentrCentrCentrCentros Esporos Esporos Esporos Esporos Esportivtivtivtivtivososososos

    Jundiaí possui centrosesportivos localizados em vári-os pontos da cidade. Por isso,uma das sugestões do profes-

    sor é que os pais possam levaros filhos para passear ou mes-mo praticar alguma atividadefísica nas férias escolares. “Oscentros esportivos oferecemdiversas áreas para a práticade atividades ao ar livre, poden-do praticar esportes ou brinca-deiras, juntos ou não de fami-liares e amigos. Sugerimos umresgate das brincadeiras dostempos mais antigos, forta-lecendo os laços familiares e arelação com os amiguinhos”.

    Uma outra opção indica-da pelo educador é a chama-da Eco Férias do Parque da Ci-dade. Até o dia 23 de julho, de

    segunda à sexta-feira, serão re-alizadas atividades recreativase esportivas totalmente gratui-tas e voltadas para crianças eadolescentes. Segundo Rob-son, além da prática de diver-sos exercícios a garotada tema oportunidade de entrar emcontato com a natureza. “Muitoimportante, principalmentepara os menores que já vãoadquirindo o respeito pela na-tureza e uma consciênciaecológica, que é fundamentalpara a atual e as próximas ge-rações. É de parabenizar a ati-tude da administração doparque da cidade pela iniciati-

    va, que poderia ser repetidapor outros locais também”.

    Os chamados acampa-mentos e colônias de fériastambém são uma boa pedidana avaliação do professor.“Bastante interessante por tra-balharem atividades físicas,relacionamento interpessoal,contato com a natureza, re-gras, respeito ao outro e aomeio ambiente. Serve para oamadurecimento dos jovens”.

    Jogos eleJogos eleJogos eleJogos eleJogos eletrônicostrônicostrônicostrônicostrônicos

    Atualmente com oavanço da tecnologia é cadavez maior o número de cri-anças que se diverte com oschamados jogos eletrônicos.Robson, no entanto, aconse-lha os pais a darem preferênciaa atividades lúdicas e recreati-vas. “Se der castigo para as cri-anças, corte o uso de vídeogame e computador, mas sem-pre estimule a prática de ati-vidades físicas. Sugiro aos paisque estimulem as brincadeiras,a caminhada, os passeios debike, o futebol e outras ati-vidades que movimentembastante o corpo, nem que sejauma caminhada pelo própriobairro. Os eletrônicos causamisolamento social e, se em ex-cesso, deixam os menores ‘nomundo da Lua”. Restrinja ohorário para esses tipos de ati-vidades”.

    Apesar de julho ser omês das férias escolares, o pro-fessor salienta que os exercíciosdevem ser praticados por pais efilhos. “A atividade física deveser praticada por todos, indepen-dente da idade, condição socialou física”.

    Andar de bicicleta é uma atividade física recomendada para as crianças nas férias escolares

  • 18 de julho de 201010

  • 18 de julho de 2010 11

    Estudantes do ensinomédio e superior do grupo Anchi-eta participaram, no mês demaio, da Eco Jundiaí 2010. Oevento, realizado no ParqueComendador Antônio Carbonari(Parque da Uva), contou com aorganização da Prefeitura de Jun-diaí. Com o tema “Meio Ambiente,lugar de vida”, a iniciativa tevecomo objetivo envolver a popu-lação na discussão sobre a im-portância da preservação do meioambiente, promovendo a consci-entização por meio de palestras,exposições e ações práticas. Seg-undo a coordenadora do curso deGestão Ambiental, Juliana Rink,três grupos diferentes expuseramtrabalhos durante o evento.“Estudantes do curso de Biologia,sob coordenação dos professoresWanderlei Carvalho e Sérgio Seikeapresentaram trabalho de Edu-cação Ambiental, que versava so-bre insetos polinizadores. Já osalunos do 3° semestre de GestãoAmbiental levaram trabalhos de-senvolvidos no Projeto Integradorde nosso curso, sobre os 3Rs volta-dos para PET e vidro. Apresent-aram camisetas feitas de PET,peças de artesanato, sistemas deaquecimento de água de baixocusto, entre outros. Além dos cur-sos de graduação, alunos do 3°ano A do Ensino Médio tambémexpuseram trabalhos sobre reci-clagem de pilhas e baterias”.

    TTTTTrilha Ambientalrilha Ambientalrilha Ambientalrilha Ambientalrilha Ambiental

    Um dos pontos altos doevento, de acordo com Juliana, foia realização da “trilha ambientalindoor”. “É a terceira vez que nos-so curso organiza a trilha, que foiadaptada de uma atividade edu-cacional interdisciplinar, criada edesenvolvida pelo Laboratório deEducação Ambiental em ÁreasCosteiras (LEA/CTTMar/UNIVALI).Em um espaço atrás do stand, fize-mos uma estrutura inteiramentefechada, na qual os visitantes ex-

    Alunos participam de evento

    sobre ecologia no Parque da Uvaperimentam diferentes situaçõesde olhos vendados, exercendo in-tensamente o tato, olfato e au-dição. A trilha buscou sensibilizaras pessoas, despertando umaconsciência crítica das interre-lações históricas entre a so-ciedade e a natureza enquantoatividade de Educação Ambiental.A modalidade efetuada pelo nos-so Curso na Eco Jundiaí 2010 con-sistiu em reproduzir um ambientenatural dentro do evento e suamodificação ao longo da históriada humanidade, sendo configura-da como uma linha do tempo. Aofinal foram retiradas as vendas esolicitado aos participantes querealizassem, individualmente, umdesenho do trajeto percorrido, ev-idenciando os pontos mais signif-icativos ou do significado da vivên-cia. Um ponto extremamente pos-itivo foi a participação de alunasdo 3° ano A do Ensino Médiocomo monitores das crianças aolongo da trilha. As meninas foramajudar na montagem do stand, seenvolveram com a trilha eacabaram participando intensa-mente da experiência”.

    AAAAAvvvvvaliação Paliação Paliação Paliação Paliação Positivositivositivositivositivaaaaa

    Para Juliana, que tambémé professora nos cursos de Peda-gogia e Gestão Ambiental, alémde ministrar aulas de biologia noensino médio, a avaliação da par-ticipação dos estudantes é ex-tremamente positiva. “Os alunosdesenvolveram um trabalho ma-ravilhoso, deram conta de mais de1 mil visitantes na trilha ao longodos três dias do evento. Foi um dosstands mais visitados pelas cri-anças. Com isso, tiveram opor-tunidade de trabalhar com diver-sas faixas etárias e públicos difer-enciados, o que é de grande im-portância na formação do GestorAmbiental”.

    No entender da educa-dora, a participação em iniciativascomo a Eco Jundiaí valorizam o

    trabalho dos estudantes além deprepará-los para o mercado de tra-balho. “Eventos na área ambien-tal são cada vez mais freqüentese exigem todo um preparo parasua realização – desde a organiza-ção do espaço, do stand, da apre-sentação para o público, das in-formações e da forma com a qualelas são passadas. É uma ex-periência que alia a teoria com aprática do Gestor Ambiental. Nos-so curso preza muito tais vivênciase valoriza o trabalho dos alunosem práticas de Educação Ambien-tal, seja no âmbito formal ou in-formal de ensino. Com certeza, éum diferencial que nossosestudantes possuem no mercadode trabalho”.

    Apoio da direçãoApoio da direçãoApoio da direçãoApoio da direçãoApoio da direção

    Segundo a professora, aidéia de participar do eventosurgiu após um convite feito pelaorganização da Eco Jundiaí. “Nos-so curso foi convidado a participarpela organização do evento, jun-tamente com o curso de Biologia.Com apoio da direção e coorde-nação do Ensino Médio estendi oconvite a um grupo de alunos do

    3° ano A que na época realizavaum trabalho interessante sobrereciclagem de pilhas e baterias,sob orientação do professor deQuímica, Ricardo Marques. Osalunos adoraram a idéia e pron-tamente se propuseram a ajudarna realização do trabalho”.

    OutrOutrOutrOutrOutros eos eos eos eos evvvvventententententososososos

    Essa não é a primeira vezque os estudantes participam deeventos ligados ao meio ambi-ente. De acordo com Juliana, out-ros trabalhos já foram apresenta-

    dos anteriormente. “Já realizamosa trilha anteriormente no Anchie-ta Aberto 2009; em uma gincanaambiental organizada por um gru-po de alunos dentro de um con-domínio de apartamentos no Bair-ro Eloy Chaves. Também participa-mos de uma edição do “Ciênciana Praça” do ano passado, a con-vite do professor Wanderlei Carval-ho. Além disso, anualmente real-izamos a feira comemorativa nasemana do meio ambiente,ocasião que finaliza o projeto in-tegrador de nosso primeiro semes-tre”.

    Camisetas feitas de PET e sistemas de aquecimento de água foram alguns dos trabalhos apresentados no evento

    A trilha ambiental indoor foi um destaques da exposição

  • 18 de julho de 201012

    código da vaga: 2.059área: desenhista

    código da vaga: 2.101área: nube - estágio em adm.

    código da vaga: 1.789área: técnico de laboratório

    código da vaga: 1.990área: estagiário de direito

    código da vaga: 2.060área: estágio na área de mkt

    código da vaga: 2.091área: estágio pré vendas

    código da vaga: 1.997área: instrutora cond. físico

    código da vaga: 2.058área: estagio compras

    código da vaga: 2.200área: estagio area faturamento

    código da vaga: 2.201área: estagio para area de vendas

    código da vaga: 2.089área: aux. administrativo

    código da vaga: 2.072área: coordenador administrativo

    código da vaga: 2.105área: pedagogia

    código da vaga: 2.078área: prog. em linguagem progress

    código da vaga: 2.107área: estágio em ti

    código da vaga: 2.054área: suporte ao cliente help/desk

    código da vaga: 2.117área: analista de depto pessoal

    código da vaga: 2.118área: analista fiscal jr

    código da vaga: 2.119área: analista de mercado

    código da vaga: 2.120área: analista de planej. financeiro

    código da vaga: 2.121área: assistente administrativo

    código da vaga: 2.122área: assistente adm. financeir

    código da vaga: 2.123área: assistente almoxarifado

    código da vaga: 2.124área: assistente fiscal

    código da vaga: 2.125área: assistente de vendas

    código da vaga: 2.126área: comprador

    código da vaga: 2.127área: coordenador de produção

    código da vaga: 2.128área: eletricista de manutenção

    código da vaga: 2.129área: engenheiro civil

    código da vaga: 2.130área: eng. desenv de produto

    código da vaga: 2.131área: engenheiro de projetos

    código da vaga: 2.132área: eng. técnico em segurança

    código da vaga: 2.133área: adm/ciência contábeis

    código da vaga: 2.134área: estagiário em engenharia

    código da vaga: 2.135área: química/eng química

    código da vaga: 2.136área: turismo ou letras

    código da vaga: 2.137área: gerente administrativo

    código da vaga: 2.138área: inspetor de qualidade

    código da vaga: 2.139área: operador de máq. dobradeira

    código da vaga: 2.140área: operador de máquina ind.

    código da vaga: 2.141área: operador de máqui. de sopro

    código da vaga: 2.142área: preparador e prog. cnc

    código da vaga: 2.143área: projetista de ferramentas

    código da vaga: 2.144área: supervisor de logística

    código da vaga: 2.145área: supervisor treinamento & des

    código da vaga: 2.146área: técnico em elétrica

    código da vaga: 2.147área: técnico em hidráulica

    código da vaga: 2.148área: vendedor técnico

    código da vaga: 2.149área: meio oficial torneiro mecânico

    código da vaga: 2.150área: meio oficial de cozinha

    código da vaga: 2.151área: meio oficial mecânico manutenção

    código da vaga: 2.152área: auxiliar de limpeza

    código da vaga: 2.153área: auxiliar de produção

    código da vaga: 2.154área: gerente de loja

    código da vaga: 2.155área: operador logístico

    código da vaga: 2.156área: operador máquina automát.

    código da vaga: 2.157área: operador de máquina

    código da vaga: 2.158área: operador /ajudante de injetora

    código da vaga: 2.159área: operador máquina extrusora

    código da vaga: 2.160área: servente

    código da vaga: 2.161área: serralheiro (urgente)

    código da vaga: 2.162área: supervisor operacional

    código da vaga: 2.163área: torneiro ferramenteiro

    código da vaga: 2.164área: torneiro mecanico

    código da vaga: 2.165área: vendedora de loja

    código da vaga: 2.166área: mecânico operador de prensa

    código da vaga: 2.167área: jardineiro

    código da vaga: 2.168área: operador(a) de caixa

    código da vaga: 2.169área: operador(a) de telemarketing

    código da vaga: 2.170área: analista de qualidade

    código da vaga: 2.171área: analista desenvolvimento

    código da vaga: 2.172área: analista da qualidade

    código da vaga: 2.173área: mecânico de manutenção

    código da vaga: 2.174área: analista de materiais

    código da vaga: 2.175área: coordenador de pcp

    código da vaga: 2.176área: eletricista de manutenção

    código da vaga: 2.177área: mecânico de refrigeração

    código da vaga: 2.178área: coordenador de produção

    código da vaga: 2.179área: analista de laboratório

    código da vaga: 2.180área: analista de processo sr

    código da vaga: 2.181área: analista de processo sr

    código da vaga: 2.182área: analista de projeto sr

    código da vaga: 2.183área: técnico em segurança trab.

    código da vaga: 2.184área: auxiliar de disciplina

    código da vaga: 2.185área: auxiliar de lab. de informát

    código da vaga: 2.186área: auxiliar de secretária

    código da vaga: 2.187área: recepcionista

    código da vaga: 2.188área: coordenador fiscal

    código da vaga: 2.189área: coordenador financeiro

    código da vaga: 2.190área: líder de produção

    código da vaga: 2.197área: estagiario /aux escrita fiscal

    código da vaga: 1.983área: programador delphi

    código da vaga: 2.044área: assistente financeiro

    código da vaga: 2.067área: vendedor interno

    código da vaga: 2.083área: estágio comercial /vendas

    código da vaga: 2.096área: administração/c.contabeis

    código da vaga: 2.063área: estagio em engenharia civil

    código da vaga: 2.199área: estagiário adm. (urgente)

    código da vaga: 1.934área: administração

    código da vaga: 2.109área: marketing, propaganda, adm.

    código da vaga: 2.108área: técnico em quimica

    código da vaga: 1.903área: estágiário (a) em projetos

    código da vaga: 2.085área: ajudante de instrumentação

    código da vaga: 2.086área: soldador

    código da vaga: 2.087área: encar. montagem industrial

    código da vaga: 2.035área: estágio em secretaria

    código da vaga: 2.110área: estágio em engenharia civil

    código da vaga: 2.111área: estágio em administração

    código da vaga: 1.936área: assistente fiscal

    código da vaga: 2.099área: auxiliar de projetos

    código da vaga: 2.100área: auxiliar de projetos

    código da vaga: 1.862área: instrutor de informática

    código da vaga: 1.863área: instrutor des. administrativo

    código da vaga: 1.883área: instrutor de des. pessoal

    código da vaga: 1.966área: analista de qualidade

    código da vaga: 2.007área: analista fiscal

    código da vaga: 2.081área: analista fiscal junior

    código da vaga: 2.097área: pedagogo(a)

    código da vaga: 2.098área: professor português/inglês

    código da vaga: 2.198área: estágio para prog. java

    código da vaga: 2.113área: encarregado de manutenção

    código da vaga: 1.996área: assist. de contas à receber

    código da vaga: 1.975área: assistente contabil

    código da vaga: 1.991área: analista de pcp

    código da vaga: 2.014área: estágio em compras

    código da vaga: 2.103área: estágio financeiro

    código da vaga: 1.963área: estágio desenv. de sistemas

    código da vaga: 1.989área: ti

    código da vaga: 1.918área: auxiliar de enfermagem

    código da vaga: 1.995área: assistente contabil

    código da vaga: 2.031área: estágio farmácia

    código da vaga: 2.115área: estagiária psicologia - r&s

    código da vaga: 1.994área: assistente fiscal

    código da vaga: 2.193área: estágio em agencia bancária

    código da vaga: 2.036área: assist. comércio exterior

    código da vaga: 2.082área: recepcionista/consultora de vendas

    código da vaga: 2.025área: engenharia mecanica

    código da vaga: 2.092área: projetista elétrico

    código da vaga: 2.017área: auxiliar

    código da vaga: 2.076área: compras

    código da vaga: 2.112área: importação/exportação

    código da vaga: 2.074área: conferência

    código da vaga: 2.075área: retroativo

    código da vaga: 1.865área: farmacêutico

    código da vaga: 1.866área: farmácia

    código da vaga: 1.870área: analista fiscal

    código da vaga: 2.191área: estágio de eng. do produto

    código da vaga: 2.192área: estágio qualidade

    código da vaga: 1.888área: analista escrita fiscal

    código da vaga: 1.907área: nutricionista

    código da vaga: 2.027

    área: recepcionista

    código da vaga: 1.919

    área: projetista elétrico

    código da vaga: 1.947

    área: assistente de escrita fiscal

    código da vaga: 2.024

    área: analista de custos

    código da vaga: 2.088

    área: técnico em química

    código da vaga: 1.981

    área: estagio ciencias contabeis

    código da vaga: 1.970

    área: redator

    código da vaga: 2.053

    área: técnico em química

    código da vaga: 1.999

    área: estagiario em cq e producao

    código da vaga: 2.001

    área: area trab. em sindicato

    código da vaga: 2.047

    área: estágio recursos humanos

    código da vaga: 2.048

    área: estágio em administração

    código da vaga: 2.050

    área: estágio comercio exterior

    código da vaga: 2.020

    área: t.i.

    código da vaga: 2.029

    área: estagiário química

    código da vaga: 2.030

    área: estágiario administrativo

    código da vaga: 2.033

    área: estagiário de direito

    código da vaga: 2.062área: estagio de engenharia mecanica

    código da vaga: 2.068área: auxiliar contabil

    código da vaga: 2.069área: auxiliar juridico

    código da vaga: 2.070área: assistente contabil

    código da vaga: 2.080área: estagiário adm

    código da vaga: 2.090área: assistente administrativo

    código da vaga: 2.095área: tecnico em química

    código da vaga: 2.102área: assiste de recursos humanos

    código da vaga: 2.093área: conferente

    código da vaga: 2.106área: técnico eletrônico

    código da vaga: 2.104área: encarregado de produção

    código da vaga: 2.116área: vendedor externo

    código da vaga: 2.195área: estagiário técnico laboratório

    código da vaga: 2.196

    área: auxiliar administrativo

    O NEMP (Núcleo de Empregabilidade e Relações Empresariais) é direcionado SOMENTE para alunos, ex-

    alunos e familiares dos alunos do Grupo Anchieta. Se você faz parte deste público, cadastre já o seu curriculo

    no site www.anchieta.br/nemp e tenha acesso as oportunidades oferecidas.

    O processo de Recrutamento e Seleção é dinâmico e assimétrico. As vagas publicadas no jornal EM FOCO são

    reais e atualizadas constantemente. Estas são atualizadas pelas empresas, já os exemplares do jornal são distribuídos

    quinzenalmente, podendo ocorrer neste intervalo à alteração do status da vaga.

    Havendo qualquer dúvida no acesso de vagas, queiram por gentileza entrar em contato com o NEMP, através do e-

    mail: [email protected], fornecendo o código da vaga.

    EMPREGOS