gratuita de verão abre pessoas em missal no dia 3 de … · 2018-08-21 · descontraindo - em um...

13
Missal, outubro 2006 e-mail: [email protected] Ano 01 - N.º 03 Distribuição Gratuita www.portalmissal.com.br Romaria reúne três mil pessoas em Missal Neste dia 22, cerca de três mil pessoas participaram da 2ª Romaria Vocacional Diocesana. Página 05 Temporada de verão abre no dia 3 de dezembro Caminhada Saúde Verão, concurso do Porco à Paraguaia e vôlei de areia são as principais atrações. Página 11 Eli Ghellere, prefeito empreendedor, recebe Prêmio Avá-Guarani Página 10 Cresol é fundada em Missal Página 12 De 4 a 12 de novembro, Itaipulândia realiza eventos festivos Baile do Município, escolha da Miss, Dourado no Carrossel e Pesca ao Tucunaré, rodeios e shows são algumas das atrações. Fique alerta contra a dengue Página 03 Ornamentação natalina terá 90 mil garrafas pet Trabalho na Associação dos Deficientes Físicos segue em rítimo acelerado. Página 03

Upload: others

Post on 23-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Gratuita de verão abre pessoas em Missal no dia 3 de … · 2018-08-21 · Descontraindo - Em um hotel cinco estrelas, o camareiro, mui-to solícito, pergunta ao jovem ca-sal que

Missal, outubro 2006 e-mail: [email protected] Ano 01 - N.º 03 DistribuiçãoGratuita

ww

w.p

orta

lmis

sal.c

om.b

r Romaria reúne três milpessoas em Missal

Neste dia 22, cerca de três mil pessoas participaram da 2ª Romaria Vocacional Diocesana. Página 05

Temporadade verão abreno dia 3 dedezembro

Caminhada Saúde Verão,concurso do Porco à

Paraguaia e vôlei de areiasão as principais atrações.

Página 11

Eli Ghellere,prefeitoempreendedor,recebe PrêmioAvá-Guarani

Página 10

Cresol éfundadaem Missal

Página 12

De 4 a 12 denovembro,Itaipulândiarealiza eventosfestivos

Baile do Município, escolha daMiss, Dourado no Carrossel

e Pesca ao Tucunaré, rodeiose shows são algumas

das atrações.

Fique alerta contra adengue

Página 03

Ornamentação natalina terá 90 mil garrafas pet

Trabalho na Associação dos Deficientes Físicos segue em rítimo acelerado. Página 03

Page 2: Gratuita de verão abre pessoas em Missal no dia 3 de … · 2018-08-21 · Descontraindo - Em um hotel cinco estrelas, o camareiro, mui-to solícito, pergunta ao jovem ca-sal que

02 Missal, outubro 2006e-mail: [email protected]

Portal Missal Comunicação Ltda.CNPJ: 08.033.968/0001-26

Diretor - Anderson R. Basei

Reportagens/vendas - Aldírio P. Basei

Diagramação - Maicon V. Basei

Rua da Produção, 788 - Fone: 45 3244-2119 - 85890-000 - Missal - PR

Em assembléia rea-lizada neste dia 18, foi fun-dada a cooperativa de créditoCresol. “A constituição dacooperativa de crédito foi re-alizada, sendo que agoraestamos encaminhando adocumentação para o Ban-co Central, que fará a avali-ação e em 90 dias dará oparecer. Sendo favorável,acreditamos que, no máxi-mo, em março de 2007 po-deremos in ic iar asatividades,” afirma AdelarCorreia, coordenador dos tra-ba lhos e pres idente daCresol de Missal. O Planode Viabilidade já foi aprova-do pelo Banco Central.

COOPERATIVISMO DE CRÉDITO

Cresol é fundada em MissalA Cresol

Adelar explica que aCresol é diferente das demaiscooperativas de crédito. “Sefosse só pela questão de cré-dito, não precisaríamos trazera Cresol, pois temos outrasque fazem este trabalho. ACresol faz o acompanhamen-to dos agricultores, com assis-tência técnica, incentiva adiversificação nas proprieda-des, com objetivo maior de for-talecer cada vez mais aagricultura familiar, que predomi-na em nosso município. Aprova-da pelo Banco Central e emfuncionamento, ela será mais umaferramenta para apoiar, ser par-ceira dos agricultores.”

VOCÊ SABIA?Para qualquer atividade que for exercer dependerá de per-

missão para localização, pois poderá ser considerada como incô-moda, nociva ou perigosa, pois cada atividade tem especificaçõesespecificas para tanto precisa de projetos detalhados das futurasinstalações para a depuração dos resíduos líquidos e gasosos emdispositivos ambientais e segurança requerido pelos órgãos públi-cos competentes.VOCÊ SABIA?

Nosso município é dividido em zoneamento para questãocomercial, industrial, residencial 1 e 2.

Sendo que a Zona Comercial é destinada predominante-mente ao uso de comércio e serviços, onde as ocupaçõesmultifamiliar de alta densidade, sendo tolerados ocupaçõesunifamiliar e bifamiliar.

Na Zona Residencial 1 são exclusivamente residenciaiscom ocupação unifamiliar e bifamiliar de baixa densidade, permis-síveis a atividade de autônomos, profissionais liberais no própriodomicílio a moradia.

Na Zona Residencial 2 é predominantemente residencial,com padrão unifamiliar, bifamiliar ou multifamiliar de média densi-dade, permitidos o comércio e os serviços vicinais nas vias coleto-ras e conectoras.VOCÊ SABÍA?

Nosso município é dividido em zoneamento além do co-mércio, indústria e residencial temos ainda a questão agrícola ede expansão.

A Zona Agrícola corresponde ao território rural do municí-pio que somente poderá ser utilizado com atividades extrativas,agrícolas e pecuárias, sendo:Atividades que representam perigo com distância mínima de 500 metrosde perímetro urbano, matadouros, frigoríficos, curtumes, vazadourosde lixo, universidades, colégios agrícolas, parques tecnológicos,shoppings centers, parques temáticos, feiras e exposições, clubes decampo, estâncias turísticas, hotéis fazenda e lazer, pousadas, motéise uso residencial vinculado às atividades agropecuárias.

A Zona de Expansão tem por função indicar à população einvestidores o sentido preferencial da expansão da cidade no futuro,não podendo ser loteado antes que pelo menos 70% das áreas doperímetro urbano da sede municipal definida como urbanização com-pulsória estejam edificadas.

Assessoria de Comunicação

MUNICÍPIO DE MISSAL

Informações importantes

Slongs – Estes slogans foramusados por candidatos a deputado,em vários estados, na eleiçãodeste ano:Da candidata Dinha, deDescalvado (AL): “Tudo peladinha”;Do candidato Gê, de Rio Claro(SP): “Não vote em A, nem em B,nem em C; na hora H, vote emGê”;Do candidato Pé, de Hidrolândia(GO): “Não vote sentado, vote emPé”;Do candidato gay Lady Zu, de Piraído Sul: “Aquele que dá o quepromete”; Da candidata stripperDebora Soft, de Fortaleza (CE):“Vote com prazer”.

Em 2004 – Relembrando, vai aí oslogan de um candidato a prefeitode Aracati (CE), em 2004: “Com aminha fé e as fezes de vocês, vouganhar a eleição”.

Soja transgênica - Dos 20,5milhões de hectares que devemser cultivados com soja no país,segundo estimativa daAgroconsult, cerca de 40% serãode variedades transgênicas. Aestimativa é de Ywao Miyamoto,presidente da AssociaçãoBrasileira dos Produtores deSementes (Abrasem).

Bebê de proveta - No dia 7 deoutubro, há exatos 22 anos atrás,nascia a paranaense Ana PaulaCaldeira, o primeiro bebê de pro-veta do Brasil. Junto com ela, aciência dava um de seus primei-ros passos na evolução da fertili-zação in vitro, hoje meio eficientede oferecer aos casais com difi-culdade de ter filhos a possibili-dade de gerá-los com menosriscos e impedindo até mesmodoenças hereditárias. A pesquisacom células-tronco e os meios deevitar gestações múltiplas são,atualmente, os últimos avançosnessa técnica, que tem sido cadavez mais utilizada por médicos detodo o mundo.

Descontraindo - Em um hotelcinco estrelas, o camareiro, mui-to solícito, pergunta ao jovem ca-sal que acaba de se instalar numade suas suítes:- Mais alguma coisa, senhor?- Não, obrigado.- E sua esposa, não precisa denada?- Ah, sim! Por favor, me arranjeum cartão-postal que eu queroenviar para ela...!!!

Safra de verão - Os técnicos doDeral informaram que a produçãode grãos de verão no Paraná po-derá atingir, em condições nor-mais, 20,86 milhões detoneladas. Segundo eles, a pro-dução estimada representará umaumento de 18,3% em relação à

última safra, quando o Estado co-lheu 17,64 milhões de toneladas.A estimativa é baseada em da-dos obtidos a campo até o dia25 de setembro. O levantamentodo Deral aponta a expansão deárea plantada e, conseqüente-mente, o crescimento da produ-ção de culturas como soja,cana-de-açúcar, algodão, arroz,feijão, batata e tomate.

Voracidade - A carga tributária(somatório dos tributos federais,estaduais e municipais arrecada-dos) atingiu 39,79% do ProdutoInterno Bruto (PIB) no primeirosemestre de 2006. Houve aumen-to nominal de arrecadação nomontante de R$ 33,09 bilhões emrelação ao mesmo semestre de2005. ‘Como há crescimento realdas arrecadações acima do cres-cimento do PIB, neste ano tere-mos novo recorde de cargatributária. Portanto, cada brasi-leiro está trabalhando mais parapagar os tributos’, afirmou Gilber-to Luiz do Amaral, cientista tri-butário e presidente do InstitutoBrasileiro de Planejamento Tribu-tário (IBPT).

Politicando - Aqui por Missal,todos apostam no fim da UPM,coligação que elegeu o prefeitoem três eleições: Laci Giehl (2)e Plínio Stuani (atual). A coliga-ção já dava sinais de racha háalgum tempo, porém, aproveitan-do as eleições deste ano, ondeos apoios ficaram ‘complicados’,em função das diferentes coliga-ções a nível estadual, as diver-gências ficaram mais expostase parece que não há conserto. OPPS foi o primeiro partido a sair.

Especulações - O que come-çam a sobrar são as especula-ções sobre possíveis coligaçõese candidatos a prefeito e vice naseleições de 2008. Algumas con-sideradas meio impossíveis hádois anos atrás...

Fim da rosca - Como se diz queem política até vaca voa - e temvoado, tudo é possível, especial-mente depois de se ver o gover-nador reeleito do Mato Grosso,Blairo Maggi, apoiando o Lula...Como disse um camarada: ‘é ofim da rosca’.

Na escola - O professor pergun-ta quem é o autor grego da fra-se:“Só sei que nada sei”?Joãozinho responde:- É o Lula, professor. Eu só nãosabia que ele era grego!

Aftosa - O ministro da Agricultu-ra, Luís Carlos Guedes Pinto,anunciou neste dia 19, oficialmen-te, o reconhecimento do estadodo Paraná como área livre de fe-bre aftosa. A partir de agora, por-tanto, está liberada a circulaçãode animais em todo o territórionacional, disse o ministro. Quan-to às exportações, acrescentouo ministro, vai depender dos paí-ses compradores. “Mas acreditoque, com esse anúncio, muitosjá voltem a comprar a carneparanaense”.

Sem aftosa - A aftosa não foiconfirmada no Paraná, muitos fa-lam em precipitação do Governodo Estado em anunciar a possi-bilidade da doença. Tanto o mi-nistro quanto o secretário daAgricultura recusaram-se a co-mentar fatos passados, afirman-do que haviam feito um acordopara só abordar o presente e ofuturo.

Prejuízo - Só que o prejuízo parao setor (gado, leite, frangos e su-ínos) aconteceu. De acordo como presidente do Sindicato dasCarnes do Paraná (Sindicarnes),Péricles Salazar, o prejuízo comas restrições à comercializaçãode carnes no país e no exterior,devido à doença, ficou em tornode R$ 640 milhões.

PMDB perde no Senado - O PFLe o PSDB desbancaram o PMDBe serão a maioria no Senado nopróximo ano. Os peefelistas foramos que mais cresceram na Casa epassaram dos 16 para 18senadores, a maior bancada. Ospeessedebistas seguem logoatrás com 16 vagas. Já ospeemedebistas perderam seiscadeiras e terão apenas 14 nopróximo ano legislativo.

Federal e estadual - Com poucosvotos de diferença, Sciarra (1.696)e Sperafico (1.622) lideraram avotação para deputado federal emMissal; para estadual, Élio Rusch(1.535), o primeiro colocado,obteve 600 votos a mais que osegundo, Dobrandino (931).Parabéns aos melhores de votosem Missal, todos reeleitos, e quese lembrem disso quando tiveremque defender os interesses domunicípio na Câmara Federal e naAssembléia Legislativa.

Encerrando - Cérebro é umacoisa maravilhosa. Todos deveri-am ter um.E-MAIL- [email protected]

Page 3: Gratuita de verão abre pessoas em Missal no dia 3 de … · 2018-08-21 · Descontraindo - Em um hotel cinco estrelas, o camareiro, mui-to solícito, pergunta ao jovem ca-sal que

03Missal, outubro 2006 e-mail: [email protected]

Membros da Associa-ção de Deficientes Físicos deMissal trabalham em ritmo ace-lerado na confecção da decora-ção natalina que enfeitará acidade no final do ano. O proje-to e a coordenação do trabalhoé de Elmo Pauli, e conta com oapoio da administração públicamunicipal.

Segundo Elmo, pratica-mente toda a ornamentação doano passado, após alguns ajus-tes, será reutilizada, vindo a sesomar com o que está sendoconfeccionado agora. “Como ino-vações, neste ano, teremos si-nos, árvores e bolas, tudoconfeccionado com materialreciclável.” A abertura oficial doNatal será no dia 10 de dezem-bro, porém a colocação dos or-namentos inicia no dia 5, naAvenida Dom Geraldo Sigaud(da entrada - antiga AvenidaMedianeira) até a Praça Eugê-nio Schneiders e as suas late-rais, além da entrada da IgrejaMatriz e o Paço Municipal 25 deJulho.

MaterialInfelizmente, conforme

Elmo, a população não assimi-lou, contribuiu de forma maciçacom a campanha de arrecada-ção de garrafas pet. “Ficou bemabaixo do esperado e do neces-sário para fazer tudo o que pre-tendíamos.” Neste ano, atéagora, foram arrecadadas ape-nas 40 mil garrafas pet, que so-madas as cerca de 50 mil doano passado (o que seráreutilizado), a ornamentação teráterá em torno de 90 mil garrafaspet, além de outros matérias. ‘Eimportante que os missalenses

Ornamentação natalinaterá 90 mil garrafas pet

continuem entregando as garra-fas pet, pois além de nós utilizar-mos na confecção daornamentação, estas servempara que a associação produzadiversos outros matérias, comoflores, sacolas e outros e, princi-pal-mente, estarão colaborandocom o meio ambiente,” concluiElmo.

A AssociaçãoGuido Afonso Kieling,

presidente da Associação deDeficientes Físicos de Missal,explica que além do trabalho naornamentação natalina, os defi-cientes físicos realizam trabalhosde artesanato com jornais, pape-lão e outros produtos recicláveis.“Nesta época, trabalhamos maisna confecção de flores e coroas,por causa do Dia de Finados,mas temos vários outros produ-tos.” A venda é realizada na sededa associação, anexa ao Centrode Eventos, onde também funci-ona a oficina. Algumas lojas pos-suem trabalhos para à venda.

Atualmente com 22 só-cios, da cidade e interior, a as-

sociação, segundo Guido, “nas-ceu de sonho. Temos muitosdeficientes físicos que ficam emcasa sem ocupação e, nossoobjetivo, é integrá-lo na socieda-de, o que estamos conseguindogradativamente. Temos exem-plos de deficientes que hoje temtrabalho com carteira assinada.”A associação foi fundada no dia14 de julho de 2004.

Ainda conforme o presi-dente, a associação é abertas àtodos os deficientes, porém otrabalho é oferecido somente aosdeficientes físicos. “Os que tra-balham recebem por dia traba-lhado, no caso daornamentação, e também sobreas vendas de artesanato. “Te-mos dificuldades, mas estamosconseguindo supera-los, graçasao esforço de todos,” conclui.

Elmo, coordenador da ornamentação natalina, e Guido,presidente da Associação de Deficientes Físicos

Entre as novidades para este ano estão árvores, bolas e sinos.

Árvores estão entre as novidades deste ano

Seguindo a agendapré-estabelecida, a Acimi reali-za neste dia 7 de novembro o2º café da manhã, que aconte-ce mensalmente sempre naprimeira terça-feira de cadamês. O primeiro foi realizado nodia 3 deste mês, com boa par-ticipação dos associados.

O objetivo destes en-contros é discutir, analisar asquestões relacionadas ao se-tor produtivo, comércio e pres-tação de serviços, além deaproximar os associados atra-vés desses encontros, umaforma mais próxima edescontraída.

Conforme a diretoria,estes objetivos foram alcança-dos na primeira reunião, fican-do a expectativa de umaparticipação ainda maior nes-te encontro do dia 7.

Acimi realiza caféda manhã no dia 7

Com a participação de15 pessoas, o curso “Serviçode Restaurantes Rurais”, foi re-alizado em Missal nos dias 10e 11 de outubro. O treinamen-to foi conduzido pelo ServiçoNacional de AprendizagemRural (Senar) e promovido pelaSecretaria de Indústria, Comér-cio e Turismo de Missal.

Durante os dois dias,os alunos aprenderam os se-gredos de um bom atendimen-to, bem como o uso da boaetiqueta para servir os produ-tos. As aulas foram teóricascontando com exemplos práti-

Missal incentiva capacitaçãoao turismo rural

cos. Zeli Ferreira de Oliveira,instrutora gastronômica doSenar, enfatizou a boa partici-pação da equipe que conduziu.

Segundo Leila PaulusRauber, responsável pelo De-partamento de Turismo de Mis-sal, este curso foi de intensaimportância devido à modalida-de ser destaque no município.“Tanto a demanda como a ofer-ta do turismo rural estão emexpansão, nossa cidade, de-vido ao potencial rural deveestar sempre buscandomelhor ias no segmento” ,enfatiza Leila.

Em sala de aula, os participantes aprenderam sobrebom atendimento e etiqueta

Com a entrada da novaestação, onde o calor e a chuvatornam-se freqüentes, é necessá-rio que toda população fique emalerta contra o mosquito transmis-sor da dengue. Não é necessárioque as equipes visitem sua casapara alerta-lo sobre a necessida-de de evitar a procriação do mos-quito Aedes aegypti, transmissorda dengue. Faça sua parte e co-bre dos vizinhos, amigos e paren-tes a mesma atitude: tome algunscuidados essenciais, como:- Não deixar nos quintais objetosque acumulem água;- Colocar latas, garrafas e potessem uso no lixo, não joga-los emterrenos baldios;- Caso haja pneus, mantê-los se-cos e em local coberto, protegi-dos da chuva;- Não cultivar plantas em jarroscom água é melhor plantá-las emvasos com terra;- Colocar areia nos pratos dos va-sos de plantas e xaxins;- Manter bem fechados os latõescom água, poços, caixa d’água eoutros depósitos impedindo a en-trada do mosquito;- As bromélias e outras plantasparecidas também podem ser fo-cos de mosquitos da dengue, poisacumulam água em suas folhas,portanto é necessário usar umamistura de 1 litro de água com 1

Fique alerta contra a denguecolher de chá de água sanitáriapara regá-las;

Lembre-seO Aedes aegypti se re-

produz em recipientes com águalimpa e parada. O mosquito éparecido com o pernilongo, maspica, principalmente, durante odia.

A dengue é uma doençafebril aguda, causada por vírus etransmitida pelo mosquito conta-minado. Os sintomas mais co-muns da doença são febre alta,dor de cabeça, dores nas juntas,músculos e ossos, dores inten-sas nos olhos, falta de apetite,fraqueza, manchas vermelhas napele e, em alguns casos,sangramento da gengiva e donariz. Entretanto, esta doençapode evoluir para uma formamais grave (Febre Hemorrágicado Dengue), sendo que os sinto-mas iniciais são os mesmos,porém, a partir do terceiro dia,quando a febre acaba, começama surgir queda de pressão, oslábios ficam roxos e a pessoa,além de sentir fortes dores ab-dominais, alterna sonolênciacom agitação, chegando muitasvezes até a morte.

Vamos trabalhar juntosno sentido de evitar que estadoença se alastre.

Page 4: Gratuita de verão abre pessoas em Missal no dia 3 de … · 2018-08-21 · Descontraindo - Em um hotel cinco estrelas, o camareiro, mui-to solícito, pergunta ao jovem ca-sal que

04 Missal, outubro 2006e-mail: [email protected]

O Projeto Frentes deTrabalho, realizado em Missalpela Secretaria Municipal deBem Estar Social e Ação Co-munitária, atende 25 famíliasem situação de vulnerabilidadesocial, ou seja, que possuempessoas doentes, desempre-gadas e em situação carente.Estas são selecionadas atravésde entrevista realizada pela equi-pe de assistência social domunicípio e encaminhadas paratrabalhos na Horta MunicipalComunitária.

Para o desenvolvimen-to deste projeto, um integrantede cada família trabalha duran-te 12 horas mensais na HortaMunicipal e posteriormente re-cebe o auxílio da uma cestabásica.

Há seis anos, a HortaMunicipal é uma das priorida-des da Secretaria Municipal deBem Estar Social e AçãoComuni-tária. Além dos alimen-tos, as famílias ainda têm reu-niões mensais de orientaçãosobre assuntos de interesse so-cial, como educação, saúde,direitos e cidadania. “A HortaMunicipal tem um cunhoeducativo para os participantes

HORTA COMUNITÁRIA

Auxílio e inclusão social

Horta Municipal Comunitária, faz parte doProjeto Frentes de Trabalho

do projeto, pois aprendem so-bre o plantio, cultivo e incentivoà horta caseira. As verduras sãoproduzidas pelas próprias pes-soas que irão recebe-las”,enfatiza Vera Lopes Vieira daSilva, assistente social da Se-cretaria de Bem Estar Social eAção Comunitária. Os partici-pantes deste projeto tambémparticipam de cursos decapacitação, onde aprendem arespeito de algumas profissões.

Segundo Vera, os ali-mentos cultivados na horta ain-da são repassados para

escolas municipais e entidadesde assistência social do muni-cípio.

VariedadesO projeto também se

preocupa com a qualidade evariedade dos alimentos quesão produzidos na Horta Muni-cipal. No local são produzidosalimentos como cebola, alho,pepino, cenoura, chuchu, toma-te, beterraba, brócolis, couve-flor, repolho, alface, mandioca,morango e alguns tipos dechás.

Na sessão ordinária daCâmara de Vereadores de Mis-sal, no dia 2 deste mês, o se-gundo suplente de vereador daColigação UPM, Silvano MiguelBerwanger Scheeren, assumiuuma cadeira no PoderLegislativo, na vaga aberta pelavereadora Irani Terezinha Giehl,que solicitou afastamento porum período de 30 dias para tra-tamento de saúde.

Este período, segundoinformações não oficiais, deve-rá ser ampliado por mais 30dias. Assim, Silvano permane-

Silvano Scheeren assume vaga na Câmaracerá por dois meses.

Na posse, Silvano profe-riu o juramento que todo verea-dor deve fazer ao assumir:“Prometo cumprir a Constituiçãoda República Federativa, a Cons-tituição do Estado do Paraná e aLei Orgânica do Município, obser-var as leis, desempenhar com le-aldade o mandato que me foiconferido, trabalhar pelo progres-so do município de Missal e pelobem estar de seu povo”.

Silvano foi vereador nalegislatura anterior (2001/

2004).

Silvano Scheeren no momento do juramento

Os vereadores deMissal aprovaram projetode lei que torna obrigató-r io rece i tas médicasdatilogra-fadas, impressasou letra de forma. O proje-to foi apresentado pelo Ve-reador Nelson Fernandes,com emenda da vereadoraNilva Unser. O projeto ori-

Receitas médicas devem serdatilografadas ou em letra de forma

ginal exigia que a prescri-ção de recei tas, requis i -ções de exames eatestados de forma datilo-grafada ou impressa. Coma emenda, estas poderãoser no caso do ProgramaMédico da Família, em le-tra de fôrma, nas legíveis.

Conforme o autor do

projeto, muitas vezes a le-tra é i legível, dif icultandoaté para atendentes de far-mácia e farmacêuticos deci-frarem o que está escrito. “no caso dos pacientes, inú-meras vezes eles não con-seguem entender adosagem e o horár io quedevem tomar o remédio”.

A par t ic ipação doagronegócio paranaense nasexportações entre janeiro esetembro deste ano apresen-tou um resultado ainda maisbaixo em relação ao registra-do no mesmo período de2005. A queda equivale a US$60 milhões, que deixaram decircular na economia do es-tado durante este período,passando de US$ 7,45 bi-lhões para US$ 7,39 bilhões.O levantamento, que foi divul-gado pela Federação da Agri-cultura do Paraná (Faep)mostra também que as expor-tações agropecuárias peloPorto de Paranaguá caíram23% este ano, principalmen-te do complexo soja (-12%),enquanto os embarques doagronegócio por outros portosbrasileiros aumentaram signi-ficativamente.

No desempenho porgrupos de produtos, o com-plexo soja (grão, farelo, óleo,margarina e lecitina) registrouuma receita de US$ 1,57 bi-lhão, uma redução de 12%

Agronegócio do Paranáperde US$ 60 milhões

em relação a igual período de2005 (US$ 1,78 bilhão), en-quanto as exportações de sojaem grão somaram US$ 585milhões, o que reverte em nú-meros mais baixos ainda, coma queda na receita externa dasoja em grão avaliada em24,5%. Um volume de 2,57milhões de toneladas foi es-coado pe lo Por to deParanaguá, resultado 23% in-fer io r em re lação aocomercializado no mesmo pe-ríodo de 2005 (3,33 milhões detoneladas). Enquanto isso, nomesmo período, portos vizi-nhos vêm registrando aumen-to da movimentação de sojaem grão.

Não houve registro decomercialização de carne bo-vina, devido aos problemassanitários e suas respectivasconseqüências. O volume ex-portado de carne suína pas-sou de 51 mil toneladas para18 mil toneladas (-66%) e areceita caiu de US$ 116 mi-lhões para apenas US$ 28milhões.

A equipe ChucrutzzMissal conquistou o segundolugar no 1º Concurso deGal inhada rea l izado emMedianeira, promoção dosalunos do 3º ano da UFTPR(Universidade Tecnológica Fe-deral do Paraná) - Medianeira.Esta foi a primeira participa-ção em concurso culinário.

O mest re cuca Ar iPanizon, foi auxi l iado por

Chucrutzz Missal édestaque em concurso

Equipe Chucrutzz Missal

Mar iza Panizon, D i lceSpanholi e Neuza Penso, to-dos de Linha Bandeirantes -Missal.

Todos os integrantesda equipe são de origem itali-ana, mas o nome foi escolhi-do para destacar a únicaequipe missalense presenteno concurso.

Estava uma delícia.Parabéns!

Page 5: Gratuita de verão abre pessoas em Missal no dia 3 de … · 2018-08-21 · Descontraindo - Em um hotel cinco estrelas, o camareiro, mui-to solícito, pergunta ao jovem ca-sal que

05Missal, outubro 2006 e-mail: [email protected]

Neste dia 22, cerca detrês mil pessoas, a grande mai-oria jovens, participaram da 2ªRomaria Vocacional Diocesana,realizada em Missal, atravésdas pastorais Vocacional, Cate-quética, da Liturgia, da Juventu-de, dos Adolescentes e Familiar(através das CEBs) e a RCC. Otema central foi ‘Jovem, Jesuste chama. Vem e vê’. “O objeti-vo, que é o de fortalecer e fo-mentar o despertar vocacionaldas crianças, dos adolescentese, principalmente, dos jovens denossa diocese, em meio às nos-sas famílias, para que possamencontrar, viver e experimentarJesus Cristo, foi alcançado”, afir-ma padre Valdir Riboldi, párocoda Paróquia Nossa Senhora daConceição. A romaria acontecea cada dois anos, alternando-secom o Dia Nacional da Juventu-de.

Dom Aurélio Guizzardi euma dezena de padres dadiocese participaram da celebra-ção, que iniciou após a inscri-ção dos presentes, com SantaMissa. N seqüência, a romariaseguiu pela Avenida Dom Geral-do Sigaud, até a Rua João XXIII,sentido Centro de Eventos. Du-rante o percurso foram realiza-das paradas onde foramabordados temas relacionadosao assunto central.

No Centro de Eventosfoi servido almoço, seguindo-seapresentações culturais sinto-nizadas ao tema, e show compadre Paulo.

“Estamos felizes pela

Romaria reúne três milpessoas em Missal

Missa foi celebrada por dom Aurélio e uma dezena de padres

realização e a presença de mui-ta gente das paróquias daDiocese, pela colaboração daspessoas e empresas, que ofere-ceram a infraestrura necessária.Todos ajudaram para que atingís-semos o objetivo proposto. Aqualidade do encontro foi exce-lente, com a aprovação de to-dos,” afirma padre Valdir.

DecepçãoPadre Valdir Riboldi in-

felizmente se diz decepcionadopela pouca participação, especi-almente dos jovens da paróquiade Missal, bem como de algu-mas paróquias da região.“Esperávamos uma participaçãomaior dos missalenses, pois fi-zemos tudo que era possível paraisso. Quero deixar claro que nãoestou criticando especi-ficamente os jovens, mas decep-cionado com relação aos adultose lideranças, que não trabalha-

ram para uma presença maior dajuventude, afinal, todos colocaramque o jovem seria prioridade emnossa paróquia, no nosso traba-lho. Mas que prioridade é essa?Colocamos ônibus gratuito, fize-mos nossa parte, passamos nasescolas, sala por sala de aula.Nosso questio-namento é para ospais, edu-cadores e lideranças denossa comunidade. Tivemos ôni-bus de graça - que fizeram umaextensa rota no interior, porexemplo -, chegando com uma,duas, quatro pessoas e, ao mes-mo tempo outros chegandolotados. O que acontece? Fica oquestionamento.”

Padre Valdir conclui afir-mando que apesar disso, “e é pre-ciso deixar em aberto estasperguntas. Quero ressaltar tam-bém que, ao mesmo tempo,estamos felizes pelas pessoasque participaram, aproveitarameste momento.”

Mais de 157 milhõesde pessoas no mundo têmmuito que comemorar no dia 19de outubro. Nesta data é cele-brado o Dia Internacional doCooperativismo de Crédito. Se-gundo o Conselho Mundial dasCooperativas de Crédito, exis-tem 43 mil cooperativas de cré-dito presentes em mais de 90países. No Brasil já são maisde 2 milhões de associados a1,4 mil cooperativas de crédi-to.

O SICREDI, um dosprincipais sistemas de créditocooperativo da América Latina,possui mais de um milhão deassociados. As 126 cooperati-

Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito157 MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO TÊM MUITO QUE COMEMORAR

vas de crédito e as mais de 950unidades de atendimento que ointegram atuam em 10 estadosbrasileiros não só como agentefinanceiro, mas também comocatalisadoras de negócios emsua área de atuação, fazendo usode sua flexibilidade e da proxi-midade dos agentes envolvidos.

O relacionamento doSICREDI com a comunidade nãoenvolve só a captação e emprés-timo de recursos. Mais importan-te que isso, a cooperativa decrédito tem sido um elementoaglutinador de esforços, apresen-tando a seus associados alter-nativas financeiras e técnicaspara o desenvolvimento economi-

camente saudável de suas ati-vidades.

Saiba mais - As coo-perativas de crédito são socie-dades de pessoas e atuamcomo instituições financeiras,com forma e natureza jurídicapróprias, sem fins lucrativos,autorizadas e fiscalizadas pelosorganismos competentes decada país. Os proprietários dascooperativas de crédito são osseus associados e, apesar dadiversidade de tamanhos ou gru-pos de afiliação, estas institui-ções se distinguem das demaisinstituições financeiras porquetem na prestação de serviço aosassociados o seu principal ob-jetivo.

S A Ú D ESeu teste de gravidez deu positivo? PARABÉNS FUTURA MA-

MÃE, está na hora de iniciar os exames de pré-natal.A seguir citamos alguns dos exames mais comuns:

- Grupo sangüíneo e fator Rh (Rh negativo da mãe, com Rh positivo dopai, ter os devidos cuidados), glicemia, VDRL, citologia vaginal, parcialde urina, hemograma, hepatite B, toxoplasmose, citomega lovirus HIV,ultra-sonografia;- A rotina manda que até o sétimo mês de gravidez as consultas sejammensais;- Do sétimo ao nono mês são quinzenais;- No nono mês são semanais;- Em média faz-se três ultra-sonografias, exames subseqüentes fi-cam a critério de cada médico;- No primeiro mês de gestação, inicia-se a formação dos sistemasque formam o organismo. - O tamanho do novo ser é de aproximada-mente um grão de arroz;- No segundo mês, o feto tem aproximadamente 3 centímetros e pesaem média 0,9 gramas. - Há distinção de braços e pernas. A cabeça éo primeiro órgão a se desenvolver;- No terceiro mês o feto possui 8 centímetros e pesa em média 30gramas. No caso se for do sexo masculino, a próstata começa a apa-recer. No caso de menina, o ovário desce do abdômen para a pelve;- No quarto mês, a criança está praticamente formada, com 18 centí-metros e cerca de 112 gramas. Há movimentos percebidos pela mãe,são os famosos chutes e cotoveladas, informadas pela mãe nas con-sultas e com familiares e amigas;- No quinto mês o feto em 25 centímetros em média e cerca de 500gramas;- No sexto mês o feto pesa em média 700 gramas, com 36 centíme-tros;- Sétimo mês, 43 centímetros, com 1.440 gramas;- Oitavo mês, 46 centímetros, com 2.300 gramas;- Nono mês de gestação, o feto pesando em média 3.600 gramas ouaté mais, com 48 a 51 centímetros em média. São os momentos depreparação para o parto. O médico (a) lhe informa sobre o início detrabalho de parto, ruptura de membranas, líquido amniótico, contra-ções, etc. Tipos de parto, suas indicações, etc;- Lembramos que o parto normal é o mais indicado, pois sua recupe-ração é mais rápida;- O parto cesariana tem suas indicações quando há uma desaprova-ção feto-pélvica, não progressão de trabalho de parto e outrasintercorrências que somente com o decorrer do trabalho de parto éque a equipe médica decide.

Alguns sintomas comuns na gravidez:- Compressão da bexiga, dor lombar decorrente da modificação dacoluna, queda de cabelos, edema de membros inferiores. É bom veri-ficar se a pressão está boa – o coração bate mais acelerado;- A alimentação da gestante dever ser equilibrada, ferro, ácido, fólico ,vitaminas, proteínas devem fazer parte do cardápio de toda gestante,pois são importantes na formação e desenvolvimento do novo ser;- Exercícios físicos devem ser moderados, recomenda-sehidroginástica, caminhada, natação;- Sexo na gravidez, depende como está se desenvolvendo a gravidez.Ameaça de aborto, deslocamento de placenta, desconforto pélvico,são algumas das contra-indicações que o seu médico poderá lheorientar;- A depressão pós-parto pode aparecer até 12 meses depois e serdesencadeada por alguns fatores, como estress, falta de apoio noambiente familiar, fatores hormonais, dificuldades conjugais, antece-dentes de depressão na família, etc. Ocorre mais freqüentemente nos10 primeiros dias do parto. Alguns dos sintomas são, o desânimo,insônia, apatia, anorexia, não tomar banho, diminuição dos níveis deinteresse, rejeição... O tratamento resume-se a apoio familiar, orienta-ção psicológica e médica.

Dr. Hugo MacielCRM-PR 18059

Pré-natal

MatersonConsultório médico

Rua 7 de Setembro, 584Fone 3244-2142 - Missal

Page 6: Gratuita de verão abre pessoas em Missal no dia 3 de … · 2018-08-21 · Descontraindo - Em um hotel cinco estrelas, o camareiro, mui-to solícito, pergunta ao jovem ca-sal que

06 Missal, outubro 2006e-mail: [email protected]

No dia 14 deste mês a Avemi (Associação dos Veteranos de Missal),realizou com sucesso o I Baile do Hawaii, em sua sede. Organização,dois ambientes - com excelente música, além da boa infraestruturaque o local oferece, aliada a animação dos presentes deram o tom dafesta. Elair Paetzold, presidente da Avemi, ressalta que o evento ficoudentro da expectativa. “Como primeiro, sabemos que para o próximoprecisamos realizar algumas adaptações, inclusive estamos analisan-do várias sugestões". Ela também agradeceu a presença de todos,bem como o trabalho das equipes.Confira alguns flashes. A cobertura fotográfica completa você encontraem nossa página www.portalmissal.com.br

Baile do Hawaii

Primeiro, porque produz uma paz profunda e duradoura;Segundo, porque gera saúde, prazer, alegria de viver;Terceiro, porque gera confiança, força, firmeza e segurança parasuperar os obstáculos do dia a dia.

Seja autêntico: viva e deixe viver.(Olvides)

Já é tempo de sermos verdadeiros,honestos, justos, benevolentes...

Page 7: Gratuita de verão abre pessoas em Missal no dia 3 de … · 2018-08-21 · Descontraindo - Em um hotel cinco estrelas, o camareiro, mui-to solícito, pergunta ao jovem ca-sal que

07Missal, outubro 2006 e-mail: [email protected]

Duas mulheres grisalhas conversavamanimadamente, quando entraram no elevador lotado.Uma delas diz: “Sabe, minha fantasia sempre foi terdois homens ao mesmo tempo”. Logo todos seviraram para fitar a mulher que havia feito revelaçãotão íntima. E ela prosseguiu: “Um para cozinhar e ooutro para limpar”!

Sorrir faz bem

É graça divina começar bem.Graça maior persistir na

caminhada certa. Mas a graça dasraças é não desistir nunca.

(Helder Câmara)

Page 8: Gratuita de verão abre pessoas em Missal no dia 3 de … · 2018-08-21 · Descontraindo - Em um hotel cinco estrelas, o camareiro, mui-to solícito, pergunta ao jovem ca-sal que

08 Missal, outubro 2006e-mail: [email protected]

Tradicionalistas tambémrecepcionaram integrantes da

Cavalgada da Integração.

O Centro de TradiçõesGaúchas (CTG) Porteira Nova deMissal realizou de 24 a 29 desetembro a Semana Farroupilha,que teve na programação, alémde atrações culturais e artísti-cas, religiosidade, almoço e jan-tares.

DançaNa noite do dia 7 deste

mês o Porteira Nova realizou oencerramento do curso de dan-ças, que teve a participação dedezenas de casais, que durante60 dias freqüentaram as aulasde dança ministradas pelo pro-fessor Vagner Célio Zanesco.Foram oito ritmos de danças,como bugio, rancheira, xote evalsa. “Mais de 100 casais par-ticiparam, porém alguns apenasaprimoram umou outro ritmo,”explica Zanesco, lembrando quepara ‘não esquecer’ é precisopraticar.”Para o próximo ano, provavel-mente com início no mês de fe-vereiro, está sendo programadonovo curso, ‘mais avançado’,com mais ritmos.No encerramento os participan-tes receberam certificado e par-ticiparam de jantar dançante.

CavalgadaNo dia 7, também che-

garam a Missal os integrantes

CTG Porteira Nova movimentou tra-dicionalistas e adeptos da dança

A Cavalgada da Integração iniciou em Missal e terminou emIguatemi (MS)

da XV Cavalgada da Integração,que por aqui iniciaram a caval-gada que terminou no dia 12 emIguatemi (MS). Com o lema “Dostropeiros de ontem para os ca-valeiros de hoje”, 27 cavalheirose mais 20 pessoas da equipe deapoio, saíram de Missal na ma-nhã do dia 8. A maioria dos inte-grantes da cavalgada - ecoordenadores da mesma - sãodo CTG Recordando os Pagos,de Francisco Beltrão. Tambémintegram o grupo tradicionalistasde outros dois CTGs daquelaregião.

Caludir Urbano da Silva,coordenador da cavalgada, des-taca que o objetivo é cultivar atradição dos tropeiros, “semean-do e colhendo conhecimento –

cultura e tradição. As 14 caval-gadas anteriores sempre foramvoltadas para Santa Catarina e RioGrande do Sul. Agora, decidimosvir para esta região, pois a maio-ria dos colonizadores é do RioGrande do Sul e, assim aprovei-tamos para reviver o caminho per-corrido por eles e ao mesmotempo conhecemos as margensdo Lago de Itaipu e uma peque-na parte do mato Grosso.”

Em solenidade realizadano CTG Porteira Nova, o prefeitoPlínio Stuani ressaltou aimportancia do movimento tradi-cionalista gaúcho e elogiou a ini-ciativa do grupo. Também foi feitaa entrega de uma Bandeira doMunicípio, que acompanhou acavalgada.

O vereador NELSONFERNANDES DOS SANTOSvem tornar pública a seguin-te Nota de Esclarecimento:

Na quarta feira, dia18 de outubro de 2006 circu-lou na cidade de Missal e re-g ião um “ jornal ” , de 4páginas, chamado ESTADO,edição 1030, de outubro/2006, trazendo na sua pági-na 4, sob o título “Liderançasaprovam os 2 anos de admi-nistração do governo Plínio”uma entrevista com o verea-dor NELSON FERNANDES,onde o mesmo apenas ex-pressou sua opinião sobre omunicípio de Missal, as ne-cessidades para um melhordesenvolvimento.

De MÁ-FÉ, o “jorna-lista” escreveu ao final da ma-téria que o vereador APROVA

Nota de Esclarecimento do vereador Nelson Fernandesos 2 anos de governo Plínio, oque não expressa a opinião dovereador Nelson Fernandes.

É certo que há algu-mas coisas boas acontecendona Administração Municipal,mas não é o suficiente paraaprovar um governo.

Para quem acompa-nha o trabalho do vereador naCâmara Municipal, e atravésda imprensa, sabe que NelsonFernandes tem personalidadee opinião própria, faz uma opo-sição responsável, tendo, emseus ronunciamentos, critica-do com veemência a Adminis-tração Municipal, apontandosuas deficiências e indicandosoluções.

Por isso, CONDENA aatitude leviana do “jornal” ES-TADO, de veicularfalsamente de que estaria

aprovando a atual administra-ção do município de Missal.Sobre o tal “jornal”:- A própria existência do jor-nal é duvidosa;- O seu expediente não infor-ma o endereço do jornal;- O CNPJ é falso;- Em contato com o celularconstante do expediente, apessoa que atendeu nãodeu qualquer informação, pas-sando a fazer ameaças ao ve-reador.

Por isso faz a presen-te Nota de Esclarecimento, afim de preservar a imagem,o bom nome e a opinião dovereador NELSONFERNANDES.

Nelson Fernandes dosSantos Vereador

O município deItaipulândia estará oferecen-do uma extensa e atrativaprogramação de eventos de4 a 12 de novembro, que vaidesde a escolha da Miss atéa “volta “ da Festa Internaci-onal do Dourado noCarrossel, que não era reali-zada desde 2003.

Os eventos fazemparte do calendário de even-tos aos 14º ano de emanci-pação político administrativa.A expectativa é receber exce-lente público do Oeste e tam-bém Paraguai e Argentina. Olançamento oficial dos even-tos aconteceu no dia 12 des-te mês.

ProgramaçãoPraticamente toda

programação será desenvol-vida no Balneário Jacutinga,e e sta assim definida:Dia 04 – sábado16h00 Abertura oficial ebarqueata, com saída emfrente a prefeitura com desti-no ao balneário.20h00 – Abertura de 6ª Pes-ca ao Tucunaré20h15 – Degustação do pre-to típico (dourado nocarrossel) e jantar dos pes-cadores e convidados22h00 – Baile com escolha daMiss Itaipulândia, no Centrode Eventos.

Dia 05 – domingo5h00 – Café da Manhã7h00 – Largada da Pesca aoTucunaré11h00 às 16h00 – Atividades

De 4 a 12 de novembro,Itaipulândia realizaeventos festivos

Baile do Município, escolha da Miss, Dourado noCarrossel e Pesca ao Tucunaré, rodeios e shows

são algumas das atrações.

diversas, entre elas, apresen-tação da Orquestra de Violãoe os Gaiteiros de Itaipulândia12h00 – Almoço (costelão)14h00 – Chegada da pesca15h00 – Entrega dapremiação16h00 – Show com a BandaTrânsito Livre

Dias 06,07 e 0819h00 – Regionalito deBocha, na Sede Social da Ter-ceira Idade

Dia 09 – quinta-feira20h00 – Eventos da Aciai20h00 – Abertura do rodeio23h00 – Show com Fabiane eSisuane

Dia 10 – sexta-feira08h00 – Desfile alusivo ao 14ºaniversário do município“Itaipulândia, seu povo, suaorigem, sua história”. No cen-tro da cidade.21h00 – Abertura do rodeio ejantar – polenta recheada23h000 – Show com Cléber eFernando; show com a Ban-da G10

Dia 11 – Sábado18h00 – Rodeio23h00 – Baile com a BandaChama

Dia 12 – domingo11h30 – Ritual da retirada do1º dourado assado12h00 – Festival Internacionaldo Dourado no Carrossel15h00 às 17h00 – Apresen-tações culturais18h00 – Final do rodeio.

A RenovaçãoCarismática Católica (RCC)de Missal, convida você paraparticipar do Retiro de Oraçãopor Cura e Libertação, queserá realizado nos dias 11 e12 de novembro, na sala cen-tral do Salão Paroquial, coma presença do pregador do

RCC realiza retirode oração

Conselho Nacional da RCC,Marcio Zolin.

As vagas são limita-das, sendo que maiores infor-mações podem ser obtidaspelos telefones 9124-0815,com Izóldi, 3244-1468, comHermes, e 3244-1391, comVilsinho.

Page 9: Gratuita de verão abre pessoas em Missal no dia 3 de … · 2018-08-21 · Descontraindo - Em um hotel cinco estrelas, o camareiro, mui-to solícito, pergunta ao jovem ca-sal que

09Missal, outubro 2006 e-mail: [email protected]

Mais dois bairros deMedianeira serão contempladoscom pavimentação poliédrica,beneficiando a população e me-lhorando a qualidade de vida dosmoradores, cumprindo uma dasmetas estabelecidas pela atualadministração em seu plano degoverno, a ‘Pavimen-tação deFato’.

No dia 10 deste mês, oprefeito Elias Carrer, com a pre-sença do vice-prefeito RicardoEndrigo, vereadores, secretáriose moradores, assinou a ordemde serviço para pavimentaçãopoliédrica em ruas dos bairrosItaipu e Nazaré, onde quase cin-co mil m² de ruas serão pavi-mentadas, totalizando um valorde R$ 119.274,69.

A moradora do bairroItaipu, Lúcia Marlene, disse que“há várias gestões vínhamos rei-vindicando a pavimentação nes-tas ruas, pois em dia de chuva adificuldade é muito grande. Fe-lizmente agora com a parceriaefetuada entre a administraçãoe os moradores a obra finalmen-te será executada.”

MEDIANEIRA

Ruas Itaipu e Nazaré receberãopavimentação poliédrica

Carrer assina ordem de serviço para pavimentação

De acordo com o prefei-to Elias Carrer, “isso se deve emespecial aos nossos medianei-renses que são bastante organi-zados e por outro lado aoGoverno do Estado, quedisponibiliza recursos para a re-alização de obras tão importan-tes.”

Conforme RicardoEndrigo, esta obra está sendo re-

alizada em parceria entre o mu-nicípio e os moradores, maspara que o município possa darum subsídio de 20% depende doGoverno do Estado.

“Agradecemos as pes-soas que confiaram na adminis-tração e agora estão sendobeneficiadas com esta obra quehá muito tempo vinham aguar-dando,” destacou.

Frimesa mudaa razão social

Frimesa CooperativaCentral, é o novo nome daCooperativa CentralAgropecuária Sudoeste(Sudcoop), sediada emMedianeira. A mudança,autorizada pela AssembléiaGeral Extraordinária, no dia 18de outubro, teve aprovaçãounânime dos delegadosconvocadas exclusivamentepara à reforma estatutária.

A nova denominaçãovem atender às expectativasda empresa em associar arazão social à marca, comodiz o presidente da cooperativa,Valter Vanzella. “O termoSudcoop causava uma certaconfusão com a marca. Agora,além dos produtos, o nomeFrimesa também serádivulgada em nossoscadastros, fornecedores,meios de comunicação eentidades através da nossarazão social”.A marca Frimesa éregistrada em todo o territórionacional pela cooperativa.

A APMI (Associação deProteção e Maternidade e a Infân-cia) de Missal, realizou no dia 28de setembro Assembléia Geral Ex-traordinária, onde os principais as-suntos abordados foram a alteraçãodo Estatuto Social e sua aprova-ção, apresentação do quadro deassociados e propostas para pla-no de trabalho para o biênio 2006/2007. Conforme a presidente daAPMI, Nilva Unser, a alteração prin-cipal quanto ao estatuto, foi oadicionamento do palavra Família,passando a ser APMIF (Associa-ção de Proteção a Maternidade, aInfância e a Família).

Nilva explica ainda o ob-jetivo inicial agora “é fortalecer aAPMIF, pois não tínhamos sócioscontribuintes. Primeiro precisamos

APMI de Missal realizaadequação do estatuto

fortalecer a associação para de-pois, efetivamente fazer o que éde nossa competência.” Todas aspessoas interessadas podemcontribuir mensalmente com aassociação.

DiretoriaAlém de Nilva, integram

a diretoria 2006/2007 da APMIFde Missal: Mirísia Butzke (vice),Glades Teresinha Kloecher (te-soureira), Luiz Carlos Dickel (2ºtesoureiro), Rudi Paetzold (se-cretário) e Marlei Fey (2ª secre-tária).

O Conselho Fiscal écomposto por Fátima de Bona,Telmo Welter, Marciane Waden.Os suplentes são Ildon Kreuz,Rami Gazola e Altair Fetzner.

Os proprietários rurais que fizeram o recadastramento do ITR noSindicato dos Trabalhadores Rurais de Missal, concorreram a doisprêmios, sorteados no dia 29 de setembro, sendo ganhadores:1º) Palmira Casseau, de Linha Santa Catarina, uma bicicleta -apoio Missagro;2º) Fermino Ido Rauber, Linha São José, um ventilador - apoioMóveis Novo Lar.

Ganhadores dos prêmios do Sindicato

Os laudos que avaliarama possibilidade de reabertura daEstrada do Colono, trecho de 17quilômetros que liga a cidade deCapanema a Serranópolis doIguaçu, estão nas mãos dosadvogados do governo do Estadopara análise. A informação é doadvogado que representa osmunicípios favoráveis àreabertura, Muriel Martynychen.

Conforme o advogado,depois da manifestação do poderpúblico, as análises serãoentregues à juíza da Vara FederalAmbiental, Pepita DurskiTramontini, para a emissão deum parecer final sobre o assunto.

Além do Estado,contrário à reabertura, e dosmunicípios do entorno da via e acidade de Foz do Iguaçu, quedefendem a estrada, participamtambém do processo o Ibama

ESTRADA DO COLONO

Laudo pode sairem novembro

(Instituto Brasileiro do MeioAmbiente e dos RecursosNaturais Renováveis) e oMinistério Público Federal, quelutam para que o trechopermaneça fechado. SegundoMuriel, o Ibama deve apresentarainda dados do impactoeconômico causado pelo fim daestrada aos municípios quedefende.

Quatro peritos indepen-dentes foram designados parauma primeira análise dareabertura no início do ano. OTribunal Regional Federal da 4ªRegião de Porto Alegre, RioGrande do Sul, apresentou umvoto a favor e outro contra,emitidos no mês de julho. Ospareceres agora estão sendoanalisados por peritos ligadosàs partes que disputam oprocesso.

Está marcada para odia 8 de novembro, às 19h30,no Clube 19 de Março, a pri-meira reunião para a elabora-ção do calendário de eventosde Missal para 2007. O coor-denador do trabalho, GiovaneVargas, está convocando to-dos os representantes de as-soc iações , c lubes eentidades para participarem.

Começa elaboração docalendário de eventos 2007

“É importante a par-ticipação de todos e, prefe-rencialmente, que cada umjá t r aga as da tas p ré -agendadas para seus even-tos , ass im have rá ma isagi l idade na elaboração”,afirma Geovane, que informaainda que as datas dos even-tos oficiais do município jáestão agendados.

CULTURA PREPARA APRESENTAÇÕESPARA NOVEMBRO

O Departamento Municipal de Cultura de Missal está prepa-rando uma série de apresentações para o mês de novembro.

A novidade são as apresentações em comunidades do interi-or do município, como é o caso de Linha São Pedro e Jacutinga.Confira toda a programação:Dia: 10/11/06Noite Cultural na comunidade de São PedroLocal: Clube da comunidadeHorário: 20h30Apresentações: Banda Municipal, violão, teclado, gaita e dança.Dia: 17/11/06Noite Cultural na comunidade de JacutingaLocal: Clube da comunidadeHorário: 20h30Apresentações: Banda Municipal, violão, teclado, gaita e dança.Dia 24/11/06X Recital Cordas, Voz, Sopro, Percussão, Acordeão e Teclado.Local: Centro de Convivência do IdosoHorário: 20h30Apresentações: Banda Municipal, violão, teclado e gaita.Exposição de Quadros:16/10 a 20/10 - Banco do Brasil (pintura)30/10 a 03/11 Banco do Brasil (pintura)06/11 a 10/11 Banco do Brasil (desenho)08/12 a 15/12 - Pintura NR Modas

Page 10: Gratuita de verão abre pessoas em Missal no dia 3 de … · 2018-08-21 · Descontraindo - Em um hotel cinco estrelas, o camareiro, mui-to solícito, pergunta ao jovem ca-sal que

10 Missal, outubro 2006e-mail: [email protected]

O curso de Turismo,com ênfase em Hotelaria, daUniguaçu, realizou neste dia 17de outubro, no auditório da facul-dade, o 1º Eentur (Encontro deTurismo), evento que faz parte doProjeto ‘Além do Rio da minhaAldeia’, que tem como objetivomaior um intercâmbio entre osacadêmicos da Uniguaçu e ou-tras localidades, projetos e insti-tuições, proporcionando aintegração entre acadêmicos deturismo, egressos, professores eprofissionais da área.

Participaram deste even-to os estudantes da FaculdadePolitécnica da UNE (UniversidadNacional Del Este), de Cidade doLeste – Paraguai -, como inter-câmbio técnico-científico, autori-dades regionais convidadas epremiados.

Uma palestra sobre otema ‘Além do rio da minha Al-deia’, com o secretário de Turis-mo de Cidade do Leste, serviucomo integração para começara desenvolver trabalhos na fron-teira Brasil/Paraguai.

O ponto alto do eventofoi a entrega do Prêmio Avá-Guarani a pessoas e grupos daregião lindeira ao Lago de Itaipuque se destacaram em ações deturismo no ano de 2006. A esco-lha dos premiados foi efetuadapelos acadêmicos, professores ecoordenação do curso de Turis-mo da Uniguaçu, através de umavotação que levou em conta asatividades e projetos desenvolvi-dos pelos indicados ao prêmio.

O prefeito municipal deSão Miguel do Iguaçu, EliGhellere, recebeu o Prêmio Avá-Guarani por ter destacado e in-cluído o município no CircuitoInternacional de ‘Caminhadas naNatureza’.

Eli Ghellere, prefeito empreendedor,recebe Prêmio Avá-Guarani

Eli Ghellere re-cebeu o prêmio

de AndréaStefânia Sereni

Ghellere, Direto-ra Administrati-

va-Financeira daUniguaçu/Faesi

Natureza exuberante, hábitos saudáveis, turismo rurale ecológico são atrativos que pessoas do mundo todo buscampara fugir do estresse do cotidiano. São Miguel do Iguaçu, loca-lizada a 45 minutos das Cataratas do Iguaçu, num espaço privi-legiado da Costa Oeste Paranaense, presenteia seus visitantescom inesquecíveis paisagens esculpidas pela natureza, diver-são e qualidade de vida.

Nesse maravilhoso cenário natural, cercado pelas águasdo Lago de Itaipu e marcado pela intensa produção agrícola, oturismo rural ganha destaque com as ‘Caminhadas na Natureza’ -Circuito Linha Brasil - São Miguel do Iguaçu - Paraná - Brasil, eventoque preconiza o desenvolvimento do turismo rural e o fortalecimentoda agricultura familiar no município. O Circuito Linha Brasil - São Migueldo Iguaçu - Paraná - Brasil, com o percurso de 11 km, reconhecidopela Federação Internacional de Esportes Populares - IVV, sediadana França, está confirmado no Roteiro Internacional de Caminhadas.

Caminhadas na Natureza Circuito Linha Brasil

No dia 21 de setembro, Dia da Árvore, oLions Clube de Missal, em parceria com o Gover-no Municipal, real izou intenso trabalho deconscientização junto aos meios de comunica-ção e escolas do município.

As atividades tiveram início às 8h00, como plantio de árvores realizado pelos alunos doColégio Cenecista de Missal (CNEC), contandocom a presença de Telmo Welter, presidente doLions, Plínio Stuani, prefeito, entre outras lide-ranças municipais, professores e alunos.

Após o plantio das árvores, os integran-tes da Associação dos Deficientes Físicos de Mis-sal e também da Escola Especial Maria Goretti,realizaram pedágio ecológico nas ruas centraisda cidade.

DIA DA ÁRVORE

Lions lidera comemoração

Prefeito Plínio e presidente do Lions, Telmo, participaramdo plantio de árvores realizado por alunos da CNEC

De agosto a outubro, 47equipes disputaram o Campeona-to Municipal de Futsal de Missal- ‘Copa Rádio Comunitária NativaFM’ - nas categorias juvenil,sênior, feminino e masculino livre.Os jogos aconteceram nas ter-ças, quintas e sábados, no Giná-sio de Esportes 25 de Julho,atraindo grande número de espec-tadores que garantiram o suces-so do evento. O campeonato foipromovido pelo Departamento deEsportes de Missal, e contou como apoio da Rádio ComunitáriaNativa FM de Missal.

Gilberto Dalla Rizzarda,Diretor do Departamento de Es-portes, agradeceu e enalteceu ogrande número de pessoas queprestigiaram os 102 jogos reali-zados, bem como aos atletas edirigentes.

JuvenilDoze equipes disputa-

ram a categoria juvenil, com o jogofinal disputado no dia 30 de se-tembro. O artilheiro foi Tiago Pino(Auto Posto Costa Oeste), e o go-leiro menos vazado, JocemarHeck (Barcelona/São Pedro). Asequipes melhor colocadas foram:1º) Auto Posto Costa Oeste2º) Barcelona3º) Sorveteria Ki Creme4º) Games Underground

FemininoEsta categoria teve a participação

MUNICIPAL DE FUTSAL

Campeonato apresentoubom nível técnico

de oito equipes, sendo AngelaPaetzold (Comercial Colombo) aartilheira, e Lurdes Junges (DomArmando/Falcon Motos) a goleiramenos vazada. A final também foino dia 30 de setembro, com a se-guinte classificação final:1º) Eletrônica PW2º) Comercial Colombo3º) Dom Armando “Falcon” Motos4º) Blue Estar

SêniorDisputada por nove equipes, tevesua final realizada no dia 5 de ou-tubro, e teve como artilheiro PauloDonnel (River Plate/Sitio Graeff) eo goleiro menos vazado ArmandoDickel (Avemi). Os times que con-quistaram as primeiras coloca-ções foram:1º) Avemi2º) XV de Novembro/CCAA3º) River Plate/Sítio Graeff4º) Ceifatral/Congel

LivreA categoria com o maior númerode equipes inscritas, 18, teve a fi-nal disputada no dia 5 de outubro.O artilheiro foi Odinei Follmann(Mercado Riograndense), e o go-leiro menos vazado Eder Galvão(Eletrônica PW). A classificaçãofinal foi esta:1º) Sítio Conceição2º) Eletrônica PW3º) Mercado Riograndense4º) Dom Armando/Princesa dosCampos

Equipe campeã ‘LIVRE’, Sítio Conceição, comcolaboradores e autoridades municipais

Estão abertas as inscri-ções para o Campeonato Muni-cipal de Futebol Suíço deMissal, que tem o início previs-to para a primeira semana domês de novembro, e será dispu-tado nas categorias livre e sêniormasculino, e livre feminino.

Abertas inscrições paracampeonato de suíço

As fichas para inscriçãodevem ser retidas no Departa-mento de Esportes - anexo aoGinásio Municipal 25 de Julho -,que é responsável pela organiza-ção da competição, até o dia 31de outubro, dia em que aconte-ce o congresso técnico.

Page 11: Gratuita de verão abre pessoas em Missal no dia 3 de … · 2018-08-21 · Descontraindo - Em um hotel cinco estrelas, o camareiro, mui-to solícito, pergunta ao jovem ca-sal que

11Missal, outubro 2006 e-mail: [email protected]

O Terminal Turístico deVila Natal, em Missal, será pal-co de grandes atrativos no dia 3de dezembro, quando será aber-ta oficialmente a temporada deverão 2006/2007. Os preparati-vos estão sendo idealizadospela Administração Municipal,em parceria com o Núcleo deTurismo.

A primeira atividade,com início às 7h00, será a ‘Ca-minhada Saúde Verão’, com sa-ída da cidade até o terminalturístico. As inscrições poderão

Temporada de verão abreno dia 3 de dezembro

Caminhada Saúde Verão, concurso do Porco àParaguaia e vôlei de areia são as principais atrações.

ser feitas a partir do dia 16 denovembro na Escola do Trabalho,Casa da Cultura e Ginásio deEsportes.

Porco à ParaguaiaTambém no dia 3 aconte-

ce o segundo concurso do Por-co a Paraguaia, prato típico deMissal, organizado pelo Núcleode Turismo. As inscrições dasequipes que queiram participardevem ser feitas na Acimi, comAlgacir, até o dia 14 de novem-bro.

VôleiNa parte da tarde haverá

torneio de vôlei de areia em du-plas.

“Estamos convidandotodos os munícipes e moradoresda região para participarem daabertura de temporada, haveráprogramação durante o dia todocom atividades que envolvem es-porte e gastronomia”, frisa ÁureoJoão Glesse, Presidente da Co-missão Central de Eventos deMissal e secretário de Indústria,Comércio e Turismo.

Na data comemorativa aoDia Internacional do Idoso, dia 27de setembro, foi realizado em Mis-sal o tradicional concurso MissTerceira Idade e Vovô Charmoso,com grande participação de públi-co, entre participantes dos clubes,autoridades e familiares dos can-didatos. Na passarela, represen-tantes dos cinco clubes domunicípio desfilaram exibindocharme e simpatia.

Na abertura do evento, oprefeito Plínio Stuani, e a coorde-nadora dos grupos da terceira ida-de, Hilda Shuck, fizeram uso dapalavra estendendo os parabénsa todos os idosos, especialmen-te aos que moram em Missal.Também destacaram o bom em-penho de toda a equipe da Secre-taria Municipal de Bem EstarSocial e Ação Comunitária para arealização do concurso.

Em todos os momentosdo concurso as torcidas organiza-das se manifestaram de maneiraveemente e mostraram muita ale-gria e incentivo aos participantes.O concurso também foi um mo-mento de emoção, já que muitoscontaram passagens das suas vi-das.Os três primeiros foram:

Miss 3ª idade1º) Maria Ferreira Sosa, do ClubeSempre Unidos de Portão Ocoy2º) Ilse Maria Lenz, do Clube Paz eAmor de São Pedro.3º) Voni Bender, do Clube SempreAlegredo Centro.Vovô Charmoso1º) Adolfo Klassen, do Clube Sem-pre Unidos de Portão Ocoy;2º) Wolfran Buerhmann, do ClubePaz e Amor de São Pedro;3º) Arno Luis Rippel, do ClubeReviver de Vista Alegre.

TERCEIRA IDADE

Eleitos a Miss e Vovô Charmoso

Misses Terceira Idade 2006

Vovôs Charmosos 2006

Com a participação desete equipes (19 de Março ‘A’ e‘B’, Cultural de Dom Armando,Posto Costa Oeste, Cercabe -Boa Esperança, Benesport -Portão do Ocoí e São Luiz - Vis-ta Alegre), está sendo disputa-do o Campeonato Municipal deBolão de Missal, com jogosaos sábados. A realização dacompetição é do Departamen-

Campeonato Municipal debolão está em andamento

to de Esportes do município.Neste ano, conforme o

regulamento, os jogos serãorealizados na casa de todas asequipes, sendo que ao final,quem somar mais pontos seráa campeã. Por rodada, a pon-tuação é a seguinte: o 1º (maispinos) soma 12 pontos; o 2º,9; o 3º, 7; 4º, 5; 5º, 3; 6º, 2; e 7º,1.

Amigos e amigasvaleu!

Esta vitória é sua,

é minha, é nossa!

46.613 votos

MuitoObrigado!

Elio RuschDeputadoEstadual

O vereador VanderleiGilmar Baum (PFL) vem traba-lhando junto ao Legislativomissalense sempre objetivandoatender os interesses e neces-sidades dos munícipes. E, nes-se intuito, Vanderlei apresentouvárias indicações, projetos de leie requerimentos, além de mo-ções honrosas.

Dentre as indicaçõesapresentadas pelo vereador, al-gumas foram atendidas, comopor exemplo, que a coleta desangue para exames fosse feitanos postos de saúde do interiordo município (indicação nº 116/2006); também a contratação deum funcionário para tomar contadas hortas das escolas dePortão Ocoí e Linha Jacutinga(indicação nº 013/2006); as lixei-ras colocadas também foi umaindicação da bancada de oposi-ção (nº 093/2005). Vanderlei feza indicação nº 143/2005 que pe-dia que fosse feita parte da redede água na Fazenda SantaPaula, enviando ofícios a depu-tados da região para que se em-penhassem junto aos órgãoscompetentes para que esta dis-tribuição de água fosse concluí-da.

Vanderlei apresentou pe-dido de moção honrosa para aOrcemis, mantenedora da RádioComunitária Nativa FM, “porquegraças a estas pessoas hoje po-demos dizer que o povo de Mis-sal tem sua rádio”.

Vanderlei destacaindicações e projetos

O vereador apresentou oprojeto de lei nº 50/2005, que tor-na de utilidade pública a Asso-ciação de Produtores de LinhaMédio Rio Branco (Apromiga);apresentou também o projeto deresolução nº 005/2006, que re-duz a convocação dos suplen-tes de vereadores, pois antes ossuplentes só poderiam ser con-vocados se o vereador titular seausentasse por mais de 60 diasdos trabalhos da câmara. “Como projeto, os suplentes serãoconvocados a partir de 30, dan-do assim mais oportunidade aossuplentes de assumirem e mos-trarem trabalho junto aoLegislativo”, afirma.

Vanderlei entende tam-bém que “uma renovação a cadaeleição é o caminho para a reto-mada do crescimento em nossopaís, estado e, principalmente,nos municípios, saindo assimdesta mesmice que nos encon-tramos”.

Vanderlei Gilmar Baum

Page 12: Gratuita de verão abre pessoas em Missal no dia 3 de … · 2018-08-21 · Descontraindo - Em um hotel cinco estrelas, o camareiro, mui-to solícito, pergunta ao jovem ca-sal que

12 Missal, outubro 2006e-mail: [email protected]

Page 13: Gratuita de verão abre pessoas em Missal no dia 3 de … · 2018-08-21 · Descontraindo - Em um hotel cinco estrelas, o camareiro, mui-to solícito, pergunta ao jovem ca-sal que