governo do estado do t secretaria do...

118
GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE DIRETORIA DE ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO PROJETO DE GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA -BICO DO PAPAGAIO- ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO FISIONOMIAS DA COBERTURA E USO DA TERRA – NORTE DO ESTADO DO TOCANTINS – SÉRIES ZEE – TOCANTINS / BICO DO PAPAGAIO / Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra Palmas 2005

Upload: phungkhue

Post on 20-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS

SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE DIRETORIA DE ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO

PROJETO DE GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA -BICO DO PAPAGAIO-

ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO

FISIONOMIAS DA COBERTURA E USO DA TERRA

– NORTE DO ESTADO DO TOCANTINS –

SÉRI

ES Z

EE –

TO

CAN

TINS

/ BIC

O D

O P

APAG

AIO

/ Fisi

onom

ias d

a Co

bertu

ra e

Uso

da

Terra

Palmas 2005

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS

Marcelo de Carvalho Miranda Governador

Raimundo Nonato Pires dos Santos Vice-Governador

SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE

Lívio William Reis de Carvalho Secretário

Nilton Claro Costa Subsecretário

Eduardo Quirino Pereira Diretor de Zoneamento Ecológico-Econômico

Belizário Franco Neto Diretor de Meio Ambiente

e Recursos Hídricos

Glênio Benvindo de Oliveira Diretor de Orçamento

Félix Valóis Guará Diretor de Planejamento

Joaquín Eduardo Manchola Cifuentes Diretor de Pesquisa

e Informações

Ana Maria Demétrio Diretora de Administração

e Finanças

Eder Soares Pinto Diretor de Ciência

e Tecnologia

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Luiz Inácio Lula da Silva Presidente

José Alencar Gomes da Silva Vice-Presidente

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

Maria Osmarina Marina da Silva Vaz de Lima Ministra

SECRETARIA DE COORDENAÇÃO DA AMAZÔNIA

Jörg Zimmermann Secretário (substituto)

SECRETARIA TÉCNICA DO SUBPROGRAMA DE POLÍTICAS

DE RECURSOS NATURAIS

Francisco José de Barros Cavalcanti Secretário Técnico

PROGRAMA PILOTO PARA PROTEÇÃO DAS FLORESTAS

TROPICAIS DO BRASIL – PPG-7

Alberto Lourenço Coordenação Geral

Cooperação Financeira para o Tocantins: União Européia - CEC

Rain Forest Fund - RFT

Cooperação Técnica: Departament for International Development - DFID

Parceria: Banco Mundial

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE

DIRETORIA DE ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO

Projeto de Gestão Ambiental Integrada -Bico do Papagaio-

Zoneamento Ecológico-Econômico

Execução pela Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente – Seplan, Diretoria de Zoneamento Ecológico-Econômico – DZE, em convênio com o Ministério do Meio Ambiente – MMA, por meio do Subprograma de Política de Recursos Naturais – SPRN /

Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil – PPG-7

FISIONOMIAS DA COBERTURA E USO DA TERRA

- Norte do Estado do Tocantins -

TEXTO EXPLICATIVO ORGANIZADO POR

Jailton Soares dos Reis

CRÉDITOS DE AUTORIA

TEXTO EXPLICATIVO Jailton Soares dos Reis

Coordenação editorial a cargo da Diretoria de Zoneamento Ecológico-Econômico - DZE Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente - Seplan

Revisão de Texto Waleska Zanina Amorim

REIS, Jailton Soares dos.

Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente (Seplan). Diretoria de Zoneamento Ecológico-Econômico (DZE). Projeto de Gestão Ambiental Integrada da Região do Bico do Papagaio. Zoneamento Ecológico-Econômico. Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra do Norte do Estado do Tocantins. Org. por Jailton Soares dos Reis. Palmas, Seplan/DZE, 2005.

116p., Ilust.

Séries ZEE - TOCANTINS / Bico do Papagaio / Fisionomias de Cobertura e Uso da Terra.

Executado pela Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente por meio de convênio com o Ministério do Meio Ambiente.

1. Fisionomias de Cobertura e Uso da Terra. 2. Zoneamento Ecológico-Econômico. 3. Gestão Territorial. 4. Norte do Tocantins. Ilustrações. I. Tocantins. Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente. II. Diretoria de Zoneamento Ecológico-Econômico. III. Título.

CDU 504.5 (811.7)

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Palavra do Governador

O meu governo, após ampla discussão com a sociedade, definiu como um dos seus macroobjetivos no PPA 2004-2007 o aumento da produção com desenvolvimento sustentável, tendo como orientações básicas a redução das desigualdades regionais, a promoção de oportunidades à população tocantinense e a complementaridade com as iniciativas em nível nacional para os setores produtivo e ambiental na Amazônia Legal e no Corredor Araguaia-Tocantins.

Para o aumento da produção com desenvolvimento sustentável, entre outras ações, temos conduzido a elaboração dos zoneamentos ecológico-econômicos e dos planos de gestão territorial para as diversas regiões do Estado. Estas ações permitem a identificação, mapeamento e descrição das áreas com importância estratégica para a conservação ambiental e das áreas com melhor capacidade de suporte natural e socioeconômico para o desenvolvimento das atividades e empreendimentos públicos e privados.

Fico feliz em entregar à sociedade mais um produto relacionado ao Zoneamento Ecológico-Econômico e ao Plano de Gestão Territorial da Região Norte do Tocantins, e ratifico o meu compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população residente na referida área, pautado na viabilização de atividades e empreendimentos, na redução da pobreza e na conservação dos recursos hídricos e biodiversidade.

Confio plenamente no uso das informações desta publicação e afirmo que o Estado do Tocantins caminha, a passos largos, rumo a um novo estágio de desenvolvimento econômico e social, modelado pela garantia de boa qualidade de vida às próximas gerações.

Marcelo de Carvalho Miranda Governador

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Word from the Governor

My government, after a broad discussion with society, has defined as one of its macro objectives in the 2004-2007 PPA (Pluriannual Plan) the increase of the State’s output with sustainable development, having as basic guidelines the reduction of regional inequalities, the promotion of opportunities to the Tocantins people and the complement of the national level initiatives for the Legal Amazon and the Araguaia-Tocantins corridor production and environmental sectors.

To increase production with sustainable development, among other actions, we are setting up ecological-economic zoning and territorial management plans for the various State regions. These actions allow the categorizing, mapping and description of environmental conservation areas of strategic importance and of the areas with better natural and socio-economic support capacity for carrying-out the public and private activities and enterprises.

I’m glad to bring forth another product of the Ecological-Economic Zoning and of the Tocantins State North Region Territorial Management Plan, and confirm my commitment with the improvement of the region’s people quality of life, centered on the feasibility of the activities and enterprises, in poverty reduction and in the preservation of the water resources and biodiversity.

I fully endorse the use of the information of this booklet and am truly confident that the Tocantins State is heading, with large steps, towards a new stage of economic and social development, designed to ensure the best quality of life to the next generations.

Marcelo de Carvalho Miranda Governor

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Apresentação

O Governo do Estado do Tocantins tem conseguido incorporar o segmento ambiental no planejamento e gestão das políticas públicas. Por meio do Zoneamento Ecológico-Econômico, considerado o ponto estratégico do Estado para possibilitar avanços no desenvolvimento econômico com conservação e proteção ambiental, a Seplan tem, eficientemente, gerado produtos que subsidiam a gestão do território tocantinense.

Buscando aumentar a lista de produtos do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) disponíveis para a sociedade e os órgãos dos governos federal, estadual e municipal, apresento o documento “Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra da área do ZEE do Norte do Estado do Tocantins”, o qual foi elaborado com recursos do Tesouro do Estado e do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG-7), através do Ministério do Meio Ambiente e do Banco Mundial.

O presente trabalho, de cunho catalográfico, é subsidiário à análise multitemporal de cobertura e uso da terra 1995-2000 da área do ZEE do Norte do Estado do Tocantins. Visa gerar conhecimentos e produtos para o desenvolvimento em quantidade e qualidade suficientes para a elaboração do ZEE do Norte do Estado do Tocantins.

Sumarizando, o estudo ora apresentado supre, momentaneamente, a carência de informações sobre a fisionomia de uso e cobertura da terra e se traduz numa contribuição desta Seplan para a ampliação do conhecimento dos recursos naturais do Tocantins e subsídio para o planejamento regional.

Lívio William Reis de Carvalho Secretário do Planejamento e Meio Ambiente

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Resumo

Este documento corresponde a um trabalho catalográfico das feições das unidades identificadas, definidas e descritas na Análise Multitemporal de Cobertura e Uso da Terra 1995-2000 da área do ZEE do Norte do Estado do Tocantins (ITO et al., 2005a,b,c,d,e), sendo subsidiário e complementar a este estudo. A superfície em estudo tem cerca de 34.218km² e recobre parte das folhas Marabá (SB.22-X-D), Imperatriz (SB.23-V-C), Xambioá (SB.22-Z-B), Tocantinópolis (SB.23-Y-A), Araguaína (SB.22-Z-B), Carolina (SB.23-Y-C) e Conceição do Araguaia (SB.22-X-B). Está delimitada a Norte e a Sul, respectivamente, pelos paralelos de 5º10’00’’ aproximadamente e 8º25’00’’ de latitude sul, a Oeste pelo rio Araguaia e a Leste pelo rio Tocantins. Este catálogo contém um total de 276 ilustrações (fotografias), descritas e registradas com auxílio de equipamento GPS, e identificadas por meio de numeração crescente.

xi

Sumário

LISTA DE FIGURAS ................................................................................................................................................xiii

LISTA DE TABELAS ............................................................................................................................................... xv

LISTA DE FOTOS ...................................................................................................................................................xvii

LISTA DE SIGLAS E ACRÔNIMOS.......................................................................................................................xxix

1 - INTRODUÇÃO ................................................................................................................................................1

1.1 – Apresentação ....................................................................................................................................................1

1.2 – Localização e acesso ........................................................................................................................................1

1.3 – Material e base de dados ..................................................................................................................................4

2 – CLASSES DE COBERTURA E USO DA TERRA .............................................................................5

2.1 – Definição das classes de cobertura e uso da terra ...........................................................................................5

3 – ILUSTRAÇÕES FOTOGRÁFICAS .........................................................................................................9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................................................................83

xii

xiii

Lista de Figuras

1 – Localização da área mapeada ..................................................................................................................................... 3

2 – Cobertura e uso da terra da área do ZEE do Norte do Estado do Tocantins no ano 2000.......................................... 8

xiv

xv

Lista de Tabelas

1 – Área das classes de cobertura e uso da terra da área do ZEE do Norte do Estado do Tocantins no ano 2000 ......... 7

xvi

xvii

Lista de Fotos

1– Floresta Ombrófila Aberta Submontana. .................................................................................................................... 10

2 – Cerradão. ................................................................................................................................................................... 10

3 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ..................................................................................................... 10

4 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ..................................................................................................... 10

5 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. ................................................................................................. 11

6 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. ................................................................................................. 11

7 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Quicuio spp. ......................................................................................................... 11

8 –Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ...................................................................................................... 11

9 – Capoeira. ..................................................................................................................................................................B12

10 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 12

11 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. . .............................................................................................. 12

12 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 12

13 – Floresta Ombrófila Aberta Submontana. ................................................................................................................. 13

14 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 13

15 – Floresta Ombrófila Aberta Submontana. ................................................................................................................. 13

16 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. ............................................................................................... 13

17 – Floresta Ombrófila Aberta Submontana. ................................................................................................................. 14

18 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 14

19 – Floresta Ombrófila Aberta Submontana. ................................................................................................................. 14

20 – Capoeira. .................................................................................................................................................................. 15

21 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 15

xviii

22 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. ................................................................................................ 15

23 – Cerrado Sentido Restrito. ........................................................................................................................................ 15

24 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 16

25 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. ................................................................................................ 16

26 – Capoeira. .................................................................................................................................................................. 16

27 – Cerrado Sentido Restrito. ........................................................................................................................................ 16

28 – Cerrado Sentido Restrito. ........................................................................................................................................ 17

29 – Cerradão. ................................................................................................................................................................. 17

30 – Cachoeira. ................................................................................................................................................................ 17

31 – Capoeira. .................................................................................................................................................................. 17

32 – Capoeira. .................................................................................................................................................................. 18

33 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 18

34 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 18

35 – Floresta Ombrófila Aberta Submontana. ................................................................................................................. 18

36 – Cerrado Sentido Restrito. ........................................................................................................................................ 19

37 – Capoeira. .................................................................................................................................................................. 19

38 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 19

39 – Cerrado Sentido Restrito. ........................................................................................................................................ 19

40 – Cerrado Sentido Restrito. ........................................................................................................................................ 20

41 – Cerrado Sentido Restrito. ........................................................................................................................................ 20

42 – Cerrado Sentido Restrito. ........................................................................................................................................ 20

43 – Cerrado Sentido Restrito. ........................................................................................................................................ 20

44 – Cerrado Sentido Restrito. ........................................................................................................................................ 21

45 – Cerrado Sentido Restrito. ........................................................................................................................................ 21

46 – Capoeira. ................................................................................................................................................................. 21

47 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 21

48 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. ................................................................................................ 22

49 – Capoeira. .................................................................................................................................................................. 22

xix

50 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 22

51 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 22

52 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. e babaçu. .................................................................................. 23

53 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 23

54 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 23

55 – Cerrado Sentido Restrito. ........................................................................................................................................ 23

56 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. . .............................................................................................. 24

57 – Capoeira. ................................................................................................................................................................. 24

58 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 24

59 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 24

60 – Mata-de-Galeria........................................................................................................................................................ 25

61 – Cerrado Sentido Restrito. ........................................................................................................................................ 25

62 – Cerrado Sentido Restrito. ........................................................................................................................................ 25

63 – Cerrado Sentido Restrito. ........................................................................................................................................ 25

64 – Cerrado Sentido Restrito. ........................................................................................................................................ 26

65 – Cerrado Sentido Restrito. ........................................................................................................................................ 26

66 – Cerrado Sentido Restrito. ........................................................................................................................................ 26

67 – Cerrado Sentido Restrito. ........................................................................................................................................ 26

68 – Cerrado Sentido Restrito. ........................................................................................................................................ 27

69 – Capoeira. ................................................................................................................................................................. 27

70 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 27

71 – Capoeira. ................................................................................................................................................................. 27

72 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 28

73 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 28

74 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 28

75 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 28

76 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 29

77 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 29

xx

78 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 29

79 – Floresta Ombrófila Aberta Submontana. ................................................................................................................. 29

80 – Floresta Ombrófila Aberta Submontana. ................................................................................................................. 30

81– Floresta Ombrófila Aberta Submontana. .................................................................................................................. 30

82 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Quicuio................................................................................................................ 30

83 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 30

84 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 31

85 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 31

86 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 31

87 – Capoeira. .................................................................................................................................................................. 31

88 – Mata-de-Galeira........................................................................................................................................................ 32

89 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 32

90 – Capoeira. ................................................................................................................................................................. 32

91 – Capoeira. ................................................................................................................................................................. 32

92 – Capoeira. ................................................................................................................................................................. 33

93 – Cerrado Sentido Restrito. ........................................................................................................................................ 33

94 – Cerrado Sentido Restrito. ........................................................................................................................................ 33

95 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 33

96 – Capoeira. ................................................................................................................................................................. 34

97 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................... 34

98 – Capoeira. .................................................................................................................................................................. 34

99 – Floresta Ombrófila Aberta Submontana. ................................................................................................................. 35

100 – Capoeira. ................................................................................................................................................................ 35

101 – Floresta Ombrófila Aberta Submontana. ................................................................................................................ 35

102 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 36

103 – Capoeira. ................................................................................................................................................................ 36

104 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. .............................................................................................. 36

105 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 36

xxi

106 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 37

107 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 37

108 – Capoeira. ................................................................................................................................................................ 37

109 – Mata-de-galeria. .................................................................................................................................................... 37

110 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 38

111 – Capoeira. ............................................................................................................................................................... 38

112 – Capoeira. ............................................................................................................................................................... 38

113 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp................................................................................................... 38

114 – Capoeira. ............................................................................................................................................................... 39

115 – Floresta Ombrófila Aberta Submontana. ................................................................................................................ 39

116 – Capoeira. ................................................................................................................................................................ 39

117 – Floresta Ombrófila Aberta Submontana. ................................................................................................................ 40

118 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 40

119 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 40

120 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp................................................................................................... 41

121 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. ............................................................................................. 41

122 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 41

123 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 41

124 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 42

125 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 42

126 – Capoeira jovem. .................................................................................................................................................... 42

127 – Capoeira jovem. .................................................................................................................................................... 42

128 – Área Urbana com Edificações Mistas - Arapoema. ............................................................................................... 43

129 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 43

130 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. ............................................................................................. 43

131 – Capoeira jovem. .................................................................................................................................................... 43

132 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp................................................................................................... 44

133 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 44

xxii

134 – Capoeira. ................................................................................................................................................................ 44

135 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. ............................................................................................. 44

136 – Capoeira. ............................................................................................................................................................... 45

137 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 45

138 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 45

139 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. ............................................................................................. 45

140 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. ............................................................................................. 46

141 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 46

142 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 46

143 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 47

144 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. ............................................................................................. 47

145 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 47

146 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 47

147 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 48

148 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 48

149 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 48

150 – Área Urbana com Edificações Mistas - Bandeirantes do Tocantins. ..................................................................... 48

151 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 49

152 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 49

153 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp................................................................................................... 49

154 – Capoeira jovem. .................................................................................................................................................... 49

155 – Área Urbana com Edificações Mistas - Vila Brasilene. .......................................................................................... 50

156 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. ............................................................................................. 50

157 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................. 50

158 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 50

159 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. ............................................................................................. 51

160 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 51

161 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. ............................................................................................. 51

xxiii

162 – Agropecuária de Subsistência. Pastagem de Quicuio spp..................................................................................... 51

163 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 52

164 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. ............................................................................................ 52

165 -- Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ............................................................................................... 52

166 – Capoeira. ............................................................................................................................................................... 52

167 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 53

168 – Floresta Ombrófila Aberta Submontana. ................................................................................................................ 53

169 – Floresta Ombrófila Aberta Submontana. ................................................................................................................ 53

170 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp................................................................................................... 54

171 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. ............................................................................................. 54

172 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp................................................................................................... 54

173 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp................................................................................................... 54

174 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp................................................................................................... 55

175 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 55

176 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 55

177 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. ............................................................................................. 56

178 – Cerrado Sentido Restrito (Erosão). ....................................................................................................................... 56

179 – Cerrado Sentido Restrito (Erosão). ........................................................................................................................ 56

180 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 56

181 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................. 57

182 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................. 57

183 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. ............................................................................................. 57

184 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 57

185 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 58

186 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp................................................................................................... 58

187 – Capoeira Jovem. ................................................................................................................................................... 58

188 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp................................................................................................... 58

189 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp................................................................................................... 58

xxiv

190 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 59

191 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 59

192 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp................................................................................................... 59

193 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 60

194 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp................................................................................................... 60

195 – Floresta Ombrófila Densa Submontana. ............................................................................................................... 60

196 – Floresta Ombrófila Densa Submontana. ............................................................................................................... 61

197 – Floresta Ombrófila Aberta Submontana. ................................................................................................................ 61

198 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp................................................................................................... 61

199 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. (presença de invasoras). ........................................................ 62

200 – Agropecuária de Subsistência. .............................................................................................................................. 62

201 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp................................................................................................... 62

202 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp................................................................................................... 62

203 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. ............................................................................................. 62

204 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 63

205 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 63

206 – Agropecuária de Subsistência. .............................................................................................................................. 63

207 – Agropecuária de Subsistência. .............................................................................................................................. 63

208 – Rio Araguaia. ......................................................................................................................................................... 64

209 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp................................................................................................... 64

210 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 64

211 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 64

212 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 65

213 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 65

214 – Agropecuária de Subsistência................................................................................................................................ 65

215 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp................................................................................................... 66

216 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 66

217 – Babaçual. ............................................................................................................................................................... 66

xxv

218 – Agropecuária de Subsistência - Assentamento Tamarineira. ................................................................................ 66

219 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp................................................................................................... 67

220 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp................................................................................................... 67

221 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 67

222 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 67

223 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 68

224 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 68

225 – Mata de Galeria com forte presença de Palmeira Buriti. ....................................................................................... 68

226 – Capoeira Jovem. ................................................................................................................................................... 68

227 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 69

228 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 69

229 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. .................................................................................................. 69

230 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 69

231 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 70

232 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 70

233 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 70

234 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. com presença de babaçu. ...................................................... 70

235 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. com presença de babaçu. ...................................................... 71

236 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Quicuio spp. ..................................................................................................... 71

237 – Capoeira. ............................................................................................................................................................... 71

238 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Quicuio spp. ..................................................................................................... 71

239 – Floresta Estacional Semidecidual Submontana. ................................................................................................... 72

240 – Capoeira. ............................................................................................................................................................... 72

241 – Capoeira. ............................................................................................................................................................... 72

242 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. com forte presença de babaçu. ........................................... 73

243 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................. 73

244 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. Ao fundo, forte presença de babaçu. ...................................... 73

245 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................. 73

xxvi

246 – Cerradão. ............................................................................................................................................................... 74

247 – Capoeira. ............................................................................................................................................................... 74

248 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. ............................................................................................. 74

249 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 75

250 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 75

251 – Capoeira. ............................................................................................................................................................... 75

252 – Capoeira. ............................................................................................................................................................... 75

253 – Capoeira. ............................................................................................................................................................... 76

254 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Quicuio spp. ..................................................................................................... 76

255 – Capoeira. ............................................................................................................................................................... 76

256 – Capoeira. ............................................................................................................................................................... 76

257 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 77

258 – Cerrado Sentido Restrito. ...................................................................................................................................... 77

259 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................. 77

260 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. ................................................................................................. 77

261 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. Ao fundo, forte presença de babaçu. ...................................... 78

262 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. Ao fundo, Floresta Ombrofila Densa. ..................................... 78

263 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. Ao lado ocorrência de babaçual. ............................................ 78

264 – Floresta Ombròfila Aberta Submontana. ................................................................................................................ 79

265 – Babaçual. ............................................................................................................................................................... 79

266 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. Ao fundo, remanescentes de Cerradão. ............................. 79

267 – Agropecuária de Substência. ................................................................................................................................ 80

268 – Agropecuária de Substência. ................................................................................................................................ 80

269 – Agropecuária de Substência. ................................................................................................................................ 80

270 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. Ao fundo, Floresta Ombrófila Aberta. ..................................... 80

271– Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. Ao lado rio Tocantins. .............................................................. 81

272 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. com forte presença de babaçu. .............................................. 81

273– Cerradão. ................................................................................................................................................................ 81

xxvii

274 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. (à esquerda). À direita, Capoeira. ....................................... 81

275 – Capoeira. ............................................................................................................................................................... 82

276 – Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. (à direita) e Floresta Ombrófila Aberta Submontana (à esquerda). ....................................................................................................................................................................... 82

xxviii

xxix

Lista de Siglas e Acrônimos

CIM – Carta Internacional ao Milionésimo

DSG – Diretoria de Serviço Geográfico

DZE – Diretoria de Zoneamento Ecológico-Econômico

FAO – Food and Agriculture Organization of United Nations

GPS – Global Position System

MMA – Ministério do Meio Ambiente

PGAI – Projeto de Gestão Ambiental Integrada

PPG-7 – Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil

Seplan – Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente

SPRN – Subprograma de Políticas de Recursos Naturais

ZEE – Zoneamento Ecológico-Econômico

xxx

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

1

1Introdução

1.1 - Apresentação

O presente trabalho é resultado de uma das atividades do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) dentro do Projeto de Gestão Ambiental Integrada (PGAI) da Região do Bico do Papagaio, que pertence ao Subprograma de Políticas de Recursos Naturais (SPRN) - Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG-7). Este subprograma foi implementado através de convênio entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente (Seplan).

O objetivo deste trabalho é documentar as feições das unidades identificadas, definidas e descritas no estudo de cobertura e uso da terra da área do ZEE do Norte do Estado do Tocantins. As ilustrações (fotografias) foram obtidas durante os trabalhos de campo da Análise Multitemporal de Cobertura e Uso da Terra 1995-2000 (ITO et al., 2005a,b,c,d, e), realizados em maio de 2001.

Este catálogo contém um total de 276 ilustrações, descritas e registradas com auxílio de equipamento GPS, e identificadas por meio de numeração crescente.

1.2 - Localização e acesso

A área em estudo tem cerca de 34.218km² e recobre parte das folhas Marabá (SB.22-X-D), Imperatriz (SB.23-V-C), Xambioá (SB.22-Z-B), Tocantinópolis (SB.23-Y-A), Araguaína (SB.22-Z-B), Carolina (SB.23-Y-C) e Conceição do Araguaia (SB.22-X-B). Delimita-se a norte, no município de São Sebastião do Tocantins, pela coordenada de 5º10'00 “de latitude sul;

a sul, no município de Bandeirantes do Tocantins, pela coordenada de 8º25'00" de latitude sul; a oeste pelo rio Araguaia, no município de Pau D’Arco, tendo por limite ocidental a coordenada de 49º20'20" de longitude oeste; e a leste pelo rio Tocantins, no município de Tocantinópolis, tendo por limite oriental a coordenada de 47º 22' 40" de longitude oeste (Figura 1). Em relação às folhas geográficas na escala 1:100.000 da Carta Internacional ao Milionésimo (CIM), a área engloba integral ou parcialmente as folhas:

São João do Araguaia ............SB-22-X-D-II ........DSG

São Sebastião do Tocantins ...SB-22-X-D-III .......DSG

Cidelândia ...............................SB-23-V-C-I .........IBGE

Araguatins ...............................SB-22-X-D-VI .......DSG

Axixá do Tocantins ..................SB-23-V-C-IV .......IBGE

Imperatriz ................................SB-23-V-C-V ........IBGE

Xambioá...................................SB-22-Z-B-II.........IBGE

Ananás.....................................SB-22-Z-D-III........IBGE

Nazaré .....................................SB-23-Y-A-I..........IBGE

Tocantinópolis .........................SB-23-Y-A-II.........IBGE

Padre Cícero ...........................SB-22-Z-B-IV .......IBGE

Araguanã ................................SB-22-Z-B-V ........IBGE

Piraquê ....................................SB-22-Z-B-VI .......IBGE

Wanderlândia ..........................SB-23-Y-A-IV .......IBGE

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

2

Paranaidji ................................SB-23-Y-A-V ........IBGE

Rio Andorinhas .......................SB-22-Z-D-I..........IBGE

Muricilândia .............................SB-22-Z-D-II.........IBGE

Araguaína ...............................SB-22-Z-D-III........IBGE

Babaçulândia ..........................SB-23-Y-C-I .........IBGE

Arapoema ...............................SB-22-Z-D-IV .......IBGE

Rio das Cunhãs ......................SB-22-Z-D-V ........IBGE

Nova Olinda .............................SB-22-Z-D-VI .......IBGE

Rio Juari ..................................SC-22-X-B-II ........IBGE

Situada no norte do Estado do Tocantins, a área abrange os municípios de Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Aragominas, Araguaína, Araguatins, Araguanã, Arapoema, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Bandeirantes do Tocantins, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Carmolândia, Carrasco Bonito, Darcinópolis, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia do Tocantins, Muricilândia, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Pau D´Arco, Piraquê, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, Santa Fé do Araguaia, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Tocantinópolis, Wanderlândia e Xambioá.

O acesso terrestre, a partir de Palmas, se dá através de dois percursos. No primeiro, segue-se pela rodovia TO-080 até a cidade de Paraíso do Tocantins e daí rumo norte pela BR-153 (Belém-Brasília), passando por Miranorte, Guaraí e Colinas do Tocantins, alcançando-se, então, Araguaína. Neste ponto, após haver se percorrido aproximadamente 410km, adentra-se na área em estudo.

Na segunda opção, parte-se de Palmas pela rodovia TO-010 em direção à cidade de Lajeado, num trecho de 50km, donde se segue, após travessia do rio Tocantins em balsa, por mais 21km até o município de Miracema do Tocantins. Desta localidade, percorrem-se mais 21km pela rodovia TO-342 até Miranorte e daí

rumo norte pela BR-153 até Araguaína, seguindo a mesma rota anterior.

Na área do Plano de Gestão Ambiental Integrada da Região do Bico do Papagaio destacam-se as rodovias: BR-153 (Nova Olinda-Araguaína-Wanderlândia-Xambioá), BR-226 (Wanderlândia-Darcinópolis-Palmeiras do Tocantins-Aguiarnópolis), BR-230 (São Paulo-Transaraguaia-trevo TO-134-Luzinópolis-Aguiarnópolis), TO-010 (Wanderlândia-Ananás-Povoado Trecho Seco-Natal-Transaraguaia-Araguatins-Buriti do Tocantins, São Sebastião do Tocantins), TO-126 (Aguiarnópolis-Tocantinópolis-Maurilândia do Tocantins-Itaguatins-Sítio Novo do Tocantins-São Miguel do Tocantins-Bela Vista), TO-134 (Darcinópolis-Angico-Luzinópolis-São Bento do Tocantins-Axixá do Tocantins), TO-164 (Povoado Brasilene-Santa Fé do Araguaia-Muricilândia-Aragominas-Novo Horizonte-Carmolândia-Araguanã-Xambioá), TO-201 (Sítio Novo do Tocantins-Axixá do Tocantins-Augustinópolis-Buriti do Tocantins-Vila Tocantins-Esperantina-Pedra de Amolar), TO-210 (Ananás-Angico), TO-222 (Filadélfia-Araguaína-Novo Horizonte-Aragominas-Muricilânda-Santa Fé do Araguaia-Pontão), TO-230 (Bandeirantes do Tocantins-Povoado Brasilene-Arapoema-Pau D´Arco), TO-403 (Itaúba-Sampaio), TO-404 (Araguatins-Augustinópolis-Itaúba-Praia Norte), TO-415 (Palmeiras do Tocantins-Pedra Vermelha-Santa Terezinha do Tocantins-Nazaré), TO-416 (trevo BR-153-Riachinho-Ananás) e TO-420 (Piraquê-trevo BR-153).

Partindo-se das rodovias estaduais e federais existe uma boa rede de estradas municipais e de fazendas.

O transporte fluvial restringe-se a pequenas embarcações que trafegam pelos rios Araguaia e Tocantins, apresentando apenas expressividade local.

Com exceção de Araguatins e Araguaína, as sedes municipais aqui abrangidas possuem improvisados campos de pouso para pequenos aviões. Araguatins conta com pista pavimentada, mas o transporte aéreo é limitado à operação de táxis aéreos; enquanto Araguaína recebe vôos regionais das principais empresas de aviação comercial do país.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

3

Figura 1 – Localização da área em estudo

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

4

1.3 - Material e base de dados

Para a realização do trabalho de documentação das fisionomias de cobertura e uso da terra1 da área do ZEE do Norte do Estado do Tocantins foram utilizados os seguintes dados e materiais:

- planos de informação de cobertura vegetal e uso da terra da base de dados do Zoneamento Econômico-Ecológico da Seplan, na escala 1:250.000;

- mapas e boletins técnicos de vegetação e uso potencial da terra do Projeto Radambrasil referentes às folhas SB.22 Araguaia e parte da Folha SC.22 Tocantins, e SC.22 Tocantins;

- mosaico de imagens dos sensores TM e ETM+ dos satélites Landsat 5 e 7, composição colorida das bandas TM3(B), TM4(G) e TM5(R) em meio digital e impresso em papel sulfite, na escala 1:250.000, referente às órbita/ponto 222/64, 222/65, 223/64, 223/65 e 223/66, para os anos de 1995, 1996, 1997, 1998, 1999 e 2000, e com datas de passagem dos satélites entre os meses de agosto e setembro de cada ano;

- GPS (Global Position System) de navegação;

- fichas de campo e máquinas fotográficas para registro e coleta de dados e informações;

- folhas topográficas na escala 1:250.000, referentes à Carta Internacional ao Milionésimo (CIM), SB.22-X-D - Marabá, SB.23-V-C, - Imperatriz, SB.22-Z-B - Xambioá, SB.23-Y-A - Tocantinópolis, SB.22-Z-B - Araguaína, SB.23-Y-C - Carolina e SB.22-X-B - Conceição do Araguaia como base das informações cartográficas - rede hidrográfica, rede viária, cidades, toponímia e coordenadas geográficas e UTM, e;

- folhas topográficas na escala 1:100.000, referentes à Carta Internacional ao Milionésimo

1 - O trabalho em questão é subsidiário à análise multitemporal

de cobertura e uso da terra 1995-2000 da área do ZEE do Norte do Estado do Tocantins (ITO et al., 2005a,b,c,d,e), utilizando, desse modo, o mesmo material e bases de dados empregados neste.

(CIM), SB-22-X-D-II - São João do Araguaia, SB-22-X-D-III - São Sebastião do Tocantins, SB-23-V-C-I - Cidelândia, SB-22-X-D-VI - Araguatins, SB-23-V-C-IV - Axixá do Tocantins, SB-23-V-C-V - Imperatriz, SB-22-Z-B-II - Xambioá, SB-22-Z-D-III - Ananás, SB-23-Y-A-I - Nazaré, SB-23-Y-A-II - Tocantinópolis, SB-22-Z-B-IV - Padre Cícero, SB-22-Z-B-V - Araguanã, SB-22-Z-B-VI - Piraquê, SB-23-Y-A-IV - Wanderlândia, SB-23-Y-A-V - Paranaidji, SB-22-Z-D-I - Rio Andorinhas, SB-22-Z-D-II - Muricilândia, SB-22-Z-D-III - Araguaína, SB-23-Y-C-I - Babaçulândia, SB-22-Z-D-IV - Arapoema, SB-22-Z-D-V - Rio das Cunhãs, SB-22-Z-D-VI - Nova Olinda e SC-22-X-B-II - Rio Juari.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

5

2Classes de Cobertura e Uso da Terra

2.1 - Definição das classes de cobertura e uso da terra

Neste item são apresentadas as definições das classes de cobertura e uso da terra utilizadas na análise multitemporal de cobertura e uso da terra 1995-2000 da área do ZEE do Norte do Estado do Tocantins (ITO et al., 2005a,b,c,d,e), realizado na escala 1:250.000.

Com base no guia de conservação da FAO (1976), entende-se que cobertura da terra relaciona-se aos tipos de feições e objetos presentes sobre a superfície da terra. Uso da terra refere-se à forma como a terra está sendo ocupada pelo ser humano ou às atividades humanas ou funções econômicas associadas com uma parcela da terra. Terra é o segmento da superfície do globo definido no espaço e reconhecido em função das características e propriedades compreendidas pelos atributos da biosfera, que sejam razoavelmente estáveis ou ciclicamente previsíveis, incluindo aquelas da atmosfera, solo, substrato geológico, hidrologia e resultado da atividade do homem.

A identificação das classes de cobertura e uso da terra foi realizada através da combinação e análise de mapas de vegetação e cobertura e uso da terra da base de dados da Seplan e do Projeto Radambrasil, da interpretação de mosaicos de imagens dos satélites Landsat 5 e 7, e dos dados obtidos nos trabalhos de campo.

Para a definição da legenda, estabeleceu-se uma hierarquia, buscando padronizar as terminologias das classes de cobertura e uso da terra com base em

informações compiladas do Sistema de Classificação do Uso da Terra e do Revestimento do Solo com Dados de Sensores Remotos (ANDERSON et al., 1979), no Estudo Fitogeográfico do Projeto Radambrasil (MILESKI, DOI & FONZAR, 1981), dos manuais técnicos de Uso da Terra (IBGE, 1999) e da Vegetação Brasileira (IBGE, 1992), e da classificação das Fitofisionomias do Bioma Cerrado (RIBEIRO & WALTER, 1998).

As classes de cobertura e uso da terra da área do ZEE do Norte do Estado do Tocantins foram organizadas em: Formações Florestais, Formações Savânicas, Agricultura, Pecuária, Área Urbana e/ou Industrial, Solo Exposto e Água, estando assim definidas:

• Formações florestais

Floresta Ombrófila Densa Submontana - formação florestal que ocupa o dissecamento do relevo montanhoso, tendo árvores com alturas aproximadamente uniformes, raramente ultrapassando os 30m e com presença de palmeiras;

Floresta Ombrófila Densa Aluvial - formação ribeirinha ou floresta ciliar que ocorre ao longo dos cursos d’água, apresentando palmeiras e ocupando os terraços antigos das planícies quaternárias, que estão sujeitos a inundações periódicas;

Floresta Ombrófila Aberta Submontana - faciação da Floresta Ombrófila Densa com árvores espaçadas de alturas aproximadamente

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

6

uniformes, raramente ultrapassando os 30m e com palmeiras (babaçu e inajá);

Floresta Estacional Semidecidual Submontana - tipo de vegetação que se caracteriza por condicionar-se a duas estações climáticas bem definidas, uma chuvosa e outra com 4 a 6 meses secos. É constituída de árvores eretas, estando a altura média do estrato arbóreo entre 15 e 25m, apresentando diversos níveis de caducifólia. No conjunto florestal, situa-se entre 20 e 50% durante e estação seca;

Mata-de-galeria/Mata ciliar - encerra as áreas encontradas na região fitoecológica do Cerrado que têm a fitofisionomia florestal associada a cursos de águas. A mata tem sua largura, em geral, proporcional ao leito do curso d’água, não ultrapassando 100m de largura de cada margem, podendo, ou não, apresentar caducifólia. As árvores são eretas com altura de 20 a 30m;

Cerradão - vegetação que se caracteriza pela presença de espécies que ocorrem no Cerrado Sentido Restrito e também por espécies de mata. A altura média do estrato arbóreo varia de 8 a 15m, o que proporciona condições de luminosidade favoráveis à formação de estratos arbustivos e herbáceos diferenciados;

• Formações Savânicas

Cerrado Sentido Restrito - vegetação que se caracteriza pela presença de árvores baixas, inclinadas, tortuosas, com ramificações irregulares e retorcidas, geralmente com evidências de queimadas;

Cerrado Sentido Restrito com Mata de Galeria - vegetação que se caracteriza pela presença dos subtipos de Cerrado Sentido Restrito associados com Mata-de-galeria, onde não foi possível a individualização desta formação florestal.

• Terra Úmida

Terra Úmida não florestada - áreas úmidas desprovidas de vegetação arbórea, sendo dominadas por vegetação herbácea que ocorrem ao longo de cursos d’água ou ocupam os terraços de planícies de formação recentes, que estão sujeitos a inundações periódicas;

• Vegetação Secundária

Capoeira - vegetação natural que foi descaracterizada por extração de madeira, lenha e agropecuária, e que após abandono encontra-se em diferentes estágios sucessionais de regeneração. Este tipo de vegetação ocorre nas regiões fitoecológicas de Floresta Ombrófila e Estacional, e Cerrado. Nos ambientes de florestas verifica-se a presença de palmeiras;

Babaçual - vegetação com alta densidade de ocorrência de palmeiras Babaçu com altura variando de 8 a 15m, normalmente associadas a interflúvios, faixas ao longo de drenagens, áreas antropizadas (especificamente pastagem cultivada) e florestas ou matas em regeneração e/ou capoeiras;

• Agricultura

Reflorestamento - plantio de espécies exóticas - cultivo de eucalipto;

• Pecuária

Pecuária Intensiva - atividade desenvolvida onde a vegetação natural foi substituída por pastagens cultivadas (andropógon, braquiarão e quicuio) que estão em diferentes estágios de conservação, sendo destinadas à criação de gado, especialmente o gado bovino, no sistema de criação intensivo com finalidade mista (corte e leite);

• Agropecuária

Agropecuária de Subsistência - atividade desenvolvida em pequenas propriedades, que se caracteriza pela agricultura (produção em

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

7

pequena escala) e pecuária (criação de suínos, bovinos e aves) familiar;

• Área Urbana e/ou Industrial

Área Urbana com Edificações Mistas - área de uso intensivo com grande parte da terra coberta por um conjunto de edificações e estruturas onde ocorre a mistura de usos que não podem ser separados. Inclui empreendimentos ao longo das vias de transportes e se caracteriza pela presença de residências, comércios e terrenos desocupados;

Área Industrial - compreende às áreas isoladas ao longo de via de transportes ocupadas por uso industrial de diferentes tipos, abrangendo indústrias leves, que se dedicam a acabamento e processamento de embalagens e produtos;

• Solo Exposto

Praias - são acúmulos de areias e cascalhos localizados ao longo dos rios, em geral,

desprovidos de cobertura vegetal arbórea e herbácea. Em alguns casos, os bancos de areia são permanentes e apresentam vegetações arbustiva e herbácea bastante ralas;

• Água

Lagos Naturais - são corpos d’água naturalmente fechados, cujas águas não tem correnteza;

Represas - são represamentos artificiais d’água utilizados para irrigação, geração de energia elétrica, abastecimento domiciliar e bebedouros de animais;

Rios - são corpos d’água natural de dimensão variada cujas águas apresentam gradiente e deságuam noutros rios ou num lago.

As classes de cobertura e uso da terra identificadas na área do ZEE do Norte do Estado do Tocantins no ano de 2000 estão quantificadas na Tabela 1 e espacializadas na Figura 2.

Tabela 1 – Área das classes de cobertura e uso da terra da área do ZEE do Norte do Estado do Tocantins no ano 2000

Classes de Cobertura e Uso da Terra Área (km2) Área (%) Terra Úmida não Florestada 49,44 0,14 Pecuária Intensiva 18604,20 54,37 Mata de Galeria/Mata Ciliar 588,60 1,72 Cerradão 1618,88 4,73 Cerrado Sentido Restrito 4454,71 13,02 Agropecuária de Subsistência 247,37 0,72 Babaçual 11,11 0,03 Floresta Ombrófila Densa Aluvial 0,30 0,01 Floresta Ombrófila Densa Submontana 2709,19 7,92 Floresta Ombrófila Aberta Submontana 2427,47 7,09 Floresta Estacional Semidecidual 175,12 0,51 Capoeira 3331,60 9,74 Total 34218,00 100,00 Nota: Esta soma inclui a superfície ocupada por área urbana e/ou industrial, corpos d’água (lagos naturais, represas, rios etc.) e solo exposto, não discriminados na presente Tabela.

Fonte: ITO et al., 2001a,b,c,d,e.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

8

Figura 2 – Cobertura e uso da terra da área do ZEE do Norte do Estado do Tocantins no ano 2000

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

9

Neste capítulo são apresentadas as feições das unidades identificadas, definidas e descritas no estudo de cobertura e uso da terra da área do ZEE do Norte do Estado do Tocantins.

As ilustrações (fotografias) foram obtidas durante os trabalhos de campo da análise multitemporal de

cobertura e uso da terra 1995-2000 (ITO et al., 2005a,b,c,d,e), realizados em maio de 2001.

Todas as feições documentadas neste trabalho foram descritas, demarcadas com auxílio de equipamento GPS e identificadas por meio de numeração crescente.

3Ilustrações

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

10

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 001 UTM: 179698, 9285927 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Floresta Ombrófila Aberta Submontana.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 002 UTM: 173993, 9321727 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Cerradão.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 003 UTM: 184025, 9275844 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 004 UTM: 223986, 9267751 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

11

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 005 UTM: 816769, 9284146 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 006 UTM: 819056, 9288343 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 007 UTM: 824031, 9277999 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Quicuio spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 008 UTM: 828236, 9280047 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

12

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 009 UTM: 828236, 9280047 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 010 UTM: 822847, 9298617 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 011 UTM: 819315, 9300458 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 012 UTM: 811312, 9300961 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

13

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 013 UTM: 808978, 9304486 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Floresta Ombrófila Aberta Submontana

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 014 UTM: 808973, 9304486 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 015 UTM: 801978, 9312386 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Floresta Ombrófila Aberta Submontana

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 016 UTM: 801978, 9312386 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

14

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 017 UTM: 800701, 9317319 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Floresta Ombrófila Aberta Submontana

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 018 UTM: 804379, 9321635 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 019 UTM: 802646, 9327694 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Floresta Ombrófila Aberta Submontana

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

15

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 020 UTM: 806423, 9323152 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 021 UTM: 807908, 9298672 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 022 UTM: 816503, 9320176 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 023 UTM: 829844, 9289726 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

16

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 024 UTM: 826435, 9286223 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 025 UTM: 826435, 9286223 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 026 UTM: 823195, 9302405 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 027 UTM: 826615, 9304369 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

17

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 028 UTM: 829508, 9309115 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 029 UTM: 826856, 9314291 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Cerradão.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 030 UTM: 173993, 9321727 DESCRIÇÃO:

CORPOS D`ÁGUA

Cachoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 031 UTM: 187787, 9310919 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

18

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 032 UTM: 181910, 9312889 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 033 UTM: 181910, 9312889 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 034 UTM: 176820, 9297902 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 035 UTM: 176820, 9297902 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Floresta Ombrófila Aberta Submontana.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

19

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 036 UTM: 183883, 9273435 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 037 UTM: 182381, 9268753 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 038 UTM: 182381, 9268753 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 039 UTM: 182411, 9265913 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

20

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 040 UTM: 191242, 9302893 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 041 UTM: 197067, 9309331 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 042 UTM: 198265, 9315080 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 043 UTM: 198265, 9315080 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

21

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 044 UTM: 210580, 9300794 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 045 UTM: 218292, 9295017 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 046 UTM: 196010, 9294146 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 047 UTM: 200963, 9286684 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

22

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 048 UTM: 212474, 9275048 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 049 UTM: 201934, 9276682 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 050 UTM: 207436, 9287274 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 051 UTM: 206144, 9291950 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

23

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 052 UTM: 206144, 9291950 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. e babaçu

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 053 UTM: 214294, 9289540 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 054 UTM: 226261, 9298130 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 055 UTM: 223505, 9221474 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

24

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 056 UTM: 231041, 9294510 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 057 UTM: 225456, 9281879 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 058 UTM: 220167, 9279200 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 059 UTM: 223986, 9267751 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

25

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 060 UTM: 210001, 9270200 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Mata-de-Galeria.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 061 UTM: 211800, 9270430 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 062 UTM: 188226, 9244847 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 063 UTM: 178561, 9243734 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

26

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 064 UTM: 200215, 9237690 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 065 UTM: 212307, 9235957 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 066 UTM: 212307, 9235957 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 067 UTM: 212307, 9235957 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

27

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 068 UTM: 212307, 9235957 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 069 UTM: 805923, 9251890 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 070 UTM: 805923, 9251890 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 071 UTM: 761449, 9273440 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

28

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 072 UTM: 761449, 9273440 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 073 UTM: 765716, 9277194 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 074 UTM: 765716, 9277194 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 075 UTM: 767768, 9281290 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

29

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 076 UTM: 767768, 9281290 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 077 UTM: 774290, 9287486 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 078 UTM: 777199, 9284945 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 079 UTM: 787657, 9279700 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Floresta Ombrófila Aberta Submontana.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

30

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 080 UTM: 787657, 9279700 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Floresta Ombrófila Aberta Submontana.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 081 UTM: 787657, 9279700 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Floresta Ombrófila Aberta Submontana.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 082 UTM: 810699, 9282944 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Quicuio.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 083 UTM: 808635, 9272311 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

31

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 084 UTM: 803958, 9275647 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 085 UTM: 803958, 9275647 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 086 UTM: 795239, 9271283 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 087 UTM: 791087, 9252852 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

32

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 088 UTM: 813319, 9240072 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Mata-de-Galeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 089 UTM: 813173, 9242023 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 090 UTM: 812060, 9231813 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 091 UTM: 812060, 9231813 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

33

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 092 UTM: 812060, 9231813 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 093 UTM: 819512, 9231634 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 094 UTM: 169700, 9246605 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 095 UTM: 811553, 9268174 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

34

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 096 UTM: 811553, 9268174 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 097 UTM: 800544, 9257046 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 098 UTM: 810318, 9257983 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

35

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 099 UTM: 816413, 9256050 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Floresta Ombrófila Aberta Submontana.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0100 UTM: 817960, 9259034 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0101 UTM: 817960, 9259034 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Floresta Ombrófila Aberta Submontana.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

36

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0102 UTM: 818588, 9246141 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0103 UTM: 824457, 9265935 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0104 UTM: 824457, 9265935 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0105 UTM: 824457, 9265935 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

37

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0106 UTM: 824457, 9265935 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0107 UTM: 198265, 9215080 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0108 UTM: 194437, 9284252 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0109 UTM: 205605, 9265258 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Mata-de-galeria.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

38

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0110 UTM: 212307, 9235957 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0111 UTM: 176586, 9250491 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0112 UTM: 176586, 9250491 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0113 UTM: 176586, 9250491 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

39

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0114 UTM: 831210, 9239729 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0115 UTM: 827169, 9229807 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Floresta Ombrófila Aberta Submontana.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0116 UTM: 199616, 9262106 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

40

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0117 UTM: 199616, 9262106 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Floresta Ombrófila Aberta Submontana.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0118 UTM: 178823, 9235491 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0119 UTM: 178823, 9235491 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

41

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0120 UTM: 215912, 9343890 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

FOTO: CD01 – 0121 UTM: 215912, 9343890 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0122 UTM: 206852, 9346107 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0123 UTM: 203362, 9343930 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

42

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0124 UTM: 197058, 9345478 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0125 UTM: 187905, 9340808 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0126 UTM: 717602, 9152955 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira jovem.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0127 UTM: 717602, 9152955 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira jovem.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

43

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 128 UTM: 716651, 9152840 DESCRIÇÃO:

ÁREA URBANA

Área Urbana com Edificações Mistas - Arapoema.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0129 UTM: 724338, 9144399 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0130 UTM: 733926, 9130755 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0131 UTM: 743126, 9134700 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira jovem.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

44

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0132 UTM: 745942, 9136174 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0133 UTM: 751494, 9139202 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0134 UTM: 751494, 9139202 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0135 UTM: 753811, 9114320 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

45

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0136 UTM: 753310, 9113525 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0137 UTM: 753310, 9113525 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0138 UTM: 753310, 9113525 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0139 UTM: 768438, 9124129 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

46

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0140 UTM: 768438, 9124129 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0141 UTM: 769348, 9126032 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0142 UTM: 771200, 9126950 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

47

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0143 UTM: 769400, 9128400 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0144 UTM: 768970, 9131160 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0145 UTM: 769970, 9136042 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0146 UTM: 769970, 9136042 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

48

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0147 UTM: 770430, 9138540 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0148 UTM: 775860, 9135170 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0149 UTM: 766949, 9139588 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0150 UTM: 769944, 9139535 DESCRIÇÃO:

ÁREA URBANA

Área Urbana com Edificações Mistas - Bandeirantes do Tocantins.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

49

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0151 UTM: 764000, 9142500 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0152 UTM: 764000, 9142500 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0153 UTM: 760442, 9143836 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0154 UTM: 757391, 9143305 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira jovem.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

50

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0155 UTM: 756308, 9143000 DESCRIÇÃO:

ÁREA URBANA

Área Urbana com Edificações Mistas - Vila Brasilene.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0156 UTM: 754230, 9143121 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0157 UTM: 754230, 9143121 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0158 UTM: 769400, 9128400 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

51

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0159 UTM: 693251, 9164233 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0160 UTM: 693251, 9164233 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0161 UTM: 685400, 9160500 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0162 UTM: 682073, 9166047 DESCRIÇÃO:

AGROPECUÁRIA

Agropecuária de Subsistência. Pastagem de Quicuio spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

52

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0163 UTM: 681240, 9161727 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0164 UTM: 688886, 9173343 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0165 UTM: 688886, 9173343 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0166 UTM: 693137, 9174773 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

53

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0167 UTM: 697338, 9178726 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0168 UTM: 695962, 9189430 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Floresta Ombrófila Aberta Submontana.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0169 UTM: 708195, 9182715 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Floresta Ombrófila Aberta Submontana.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

54

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0170 UTM: 708195, 9182715 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0171 UTM: 711822, 9183817 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0172 UTM: 717298, 9189920 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0173 UTM: 717298, 9189920 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

55

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0174 UTM: 722875, 9184512 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0175 UTM: 816440, 9196600 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0176 UTM: 816440, 9196000 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

56

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0177 UTM: 816440, 9196000 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0178 UTM: 816440, 9196000 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito (Erosão).

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0179 UTM: 816440, 9196000 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito (Erosão).

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0180 UTM: 821611, 9192988 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

57

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0181 UTM: 723360, 9151879 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0182 UTM: 729580, 9154800 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0183 UTM: 223986, 9267751 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0184 UTM: 738000, 9155200 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

58

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0185 UTM: 739808, 9148680 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0186 UTM: 749812, 9152213 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0187 UTM: 745334, 9159548 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira Jovem.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0188 UTM: 716764, 9156630 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

59

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0189 UTM: 718552, 9157000 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0190 UTM: 720325, 9161670 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0191 UTM: 720325, 9161670 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0192 UTM: 724200, 9165000 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

60

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0193 UTM: 724200, 9165000 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0194 UTM: 713500, 9145900 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0195 UTM: 705646, 9147000 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Floresta Ombrófila Densa Submontana.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0196 UTM: 705646, 9147000 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Floresta Ombrófila Densa Submontana.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

61

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0197 UTM: 704920, 9146840 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Floresta Ombrófila Aberta Submontana.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0198 UTM: 705460, 9152178 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0199 UTM: 704794, 9151900 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. (presença de invasoras).

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

62

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0200 UTM: 819237, 9212155 DESCRIÇÃO:

AGROPECUÁRIA

Agropecuária de Subsistência.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0201 UTM: 808992, 9214538 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0202 UTM: 762524, 9407842 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0203 UTM: 816000, 9172626 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

63

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0204 UTM: 699759, 9150575 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0205 UTM: 699759, 9150575 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0206 UTM: 804816, 9421151 DESCRIÇÃO:

AGROPECUÁRIA

Agropecuária de Subsistência.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0207 UTM: 818923, 9355324 DESCRIÇÃO:

AGROPECUÁRIA

Agropecuária de Subsistência.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

64

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0208 UTM: 691431, 9147147 DESCRIÇÃO:

CORPOS D’ÁGUA

Rio Araguaia.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0209 UTM: 694190, 9148722 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0210 UTM: 816000, 9172626 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0211 UTM: 810063, 9185563 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

65

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0212 UTM: 810063, 9185563 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0213 UTM: 745390, 9174029 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0214 UTM: 818923, 9355324 DESCRIÇÃO:

AGROPECUÁRIA

Agropecuária de Subsistência.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

66

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0215 UTM: 181363, 9323712 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0216 UTM: 181363, 9323712 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0217 UTM: 170017, 9399715 DESCRIÇÃO:

BABAÇUAL

Babaçual.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0218 UTM: 811186, 9183766 DESCRIÇÃO:

AGROPECUÁRIA

Agropecuária de Subsistência - Assentamento Tamarineira.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

67

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0219 UTM: 817467, 9217247 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0220 UTM: 817467, 9217247 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0221 UTM: 817467, 9217247 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0222 UTM: 821611, 9192988 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

68

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0223 UTM: 821611, 9192988 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0224 UTM: 821611, 9192988 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0225 UTM: 820500, 9190450 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Mata de Galeria com forte presença de Palmeira Buriti.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0226 UTM: 814869, 9189599 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA

Capoeira Jovem.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

69

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0227 UTM: 813158, 9187645 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0228 UTM: 813158, 9187645 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0229 UTM: 817314, 9190887 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0230 UTM: 815361, 9179652 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

70

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0231 UTM: 815361, 9179652 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0232 UTM: 817194, 9170497 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0233 UTM: 817194, 9170497 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÂNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0234 UTM: 194117, 9397080 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. com presença de babaçu.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

71

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0235 UTM: 202298, 9383796 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. com presença de babaçu.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0236 UTM: 194423, 9363945 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Quicuio spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0237 UTM: 196995, 9372546 DESCRIÇÃO:

VEGETACAO SECUNDARIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0238 UTM: 219981, 9386040 DESCRIÇÃO:

PECUÁRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Quicuio spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

72

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0239 UTM: 218266, 9368576 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Floresta Estacional Semidecidual Submontana.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0240 UTM: 195913, 9375765 DESCRIÇÃO:

VEGETACAO SECUNDARIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0241 UTM: 813727, 9403601 DESCRIÇÃO:

VEGETACAO SECUNDARIA

Capoeira.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

73

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0242 UTM: 181674, 9398113 DESCRIÇÃO:

PECUARIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp com forte presença de babaçu

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0243 UTM: 192938, 9375042 DESCRIÇÃO:

PECUARIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0244 UTM: 190322, 9371538 DESCRIÇÃO:

PECUARIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. Ao fundo, forte presença de babaçu.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0245 UTM: 813707, 9332655 DESCRIÇÃO:

PECUARIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

74

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0246 UTM: 813906, 9389729 DESCRIÇÃO:

FORMACOES FLORESTAIS

Cerradão.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0247 UTM: 180519, 9340461 DESCRIÇÃO:

VEGETACÂO SECUNDARIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0248 UTM: 827327, 9361598 DESCRIÇÃO:

PECUARIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

75

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0249 UTM: 830490, 9329039 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÔES SAVANICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0250 UTM: 821181, 9365605 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÔES SAVANICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0251 UTM: 829341, 9360117 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDARIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0252 UTM: 785770, 9411776 DESCRIÇÃO:

VEGETACAO SECUNDARIA

Capoeira.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

76

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0253 UTM: 807138, 9390876 DESCRIÇÃO:

VEGETACAO SECUNDARIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0254 UTM: 817785, 9329855 DESCRIÇÃO:

PECUARIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Quicuio spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0255 UTM: 827463, 9412906 DESCRIÇÃO:

VEGETACAO SECUNDARIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0256 UTM: 831020, 9383594 DESCRIÇÃO:

VEGETACAO SECUNDARIA

Capoeira.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

77

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0257 UTM: 813020, 9383594 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÄNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0258 UTM: 813296, 9353460 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES SAVÄNICAS

Cerrado Sentido Restrito.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0259 UTM: 803215, 9412346 DESCRIÇÃO:

PECUARIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0260 UTM: 185642, 9384639 DESCRIÇÃO:

PECUARIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

78

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0261 UTM: 820105, 9357152 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÔES SAVÄNICAS

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. Ao fundo, forte presença de babaçu.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0262 UTM: 793194, 9415114 DESCRIÇÃO:

PECUARIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. Ao fundo, Floresta Ombrofila Densa.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0263 UTM: 796266, 9409360 DESCRIÇÃO:

PECUARIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. Ao lado ocorrência de babaçual.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

79

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0264 UTM: 806117, 9358818 DESCRIÇÃO:

FORMAÇÕES FLORESTAIS

Floresta Ombrofila Aberta Submontana.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0265 UTM: 796266, 9409360 DESCRIÇÃO:

BABAÇUAL

Babaçual.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0266 UTM: 181026, 9382277 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÃO SECUNDÀRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp. Ao fundo, remanescentes de Cerradão.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

80

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0267 UTM: 199457, 9390574 DESCRIÇÃO:

AGROPECUÁRIA

Agropecuária de Subsistência.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0268 UTM: 199457, 9390574 DESCRIÇÃO:

AGROPECUÁRIA

Agropecuária de Subsistência.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0269 UTM: 202535, 9388235 DESCRIÇÃO:

AGROPECUÁRIA

Agropecuária de Subsistência.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0270 UTM: 804816, 9421151 DESCRIÇÃO:

PECUÃRIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. Ao fundo, Floresta Ombrófila Aberta.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

81

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0271 UTM: 804816, 9421151 DESCRIÇÃO:

PECUARIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. Ao lado rio Tocantins.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0272 UTM: 182442, 9319863 DESCRIÇÃO:

PECUARIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. com forte presença de babaçu.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0273 UTM: 178674, 9334370 DESCRIÇÃO:

FORMAÇOES FLORESTAIS

Cerradão.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0274 UTM: 819157, 9366144 DESCRIÇÃO:

PECUARIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Andropogon spp (à esquerda) . À direita, Capoeira.

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

82

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0275 UTM: 816072, 9396862 DESCRIÇÃO:

VEGETAÇÂO SECUNDÁRIA

Capoeira.

DATA: MAIO / 2001 FOTO: CD01 – 0276 UTM: 807640, 9359349 DESCRIÇÃO:

PECUARIA

Pecuária Intensiva. Pastagem de Brachiaria spp. (à direita) e Floresta Ombrófila Aberta Submontana (à esquerda).

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

83

ANDERSON, J. R. et al. Sistema de Classificação de Uso da terra e do Revestimento do Solo para Utilização com Dados de Sensores Remotos. Rio de Janeiro, IBGE, 1979.

FAO. 1976. Conservation Guide. Roma, FAO, 1976.

IBGE. Manual Técnico da Vegetação Brasileira. Rio de Janeiro, IBGE, 1992. 92p. (Manuais Técnicos em Geociências, 1).

________. Manual Técnico de Uso da Terra. Rio de Janeiro, IBGE, 1999. 58p. (Manuais Técnicos em Geociências, 7).

ITO, H. K. et al. Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente (Seplan). Diretoria de Zoneamento Ecológico-Econômico (DZE). Projeto de Gestão Ambiental Integrada da Região do Bico do Papagaio. Zoneamento Ecológico-Econômico. Marabá. Cobertura e Uso da Terra da Folha SB.22-X-D. Estado do Tocantins. Escala 1:250.000. Org. por Eduardo Quirino Pereira, Lindomar Ferreira dos Santos, Ricardo Ribeiro Dias e Jailton Soares dos Reis. Palmas, Seplan/DZE, 2005. 52p., il. (ZEE Tocantins, Bico do Papagaio, Cobertura e Uso da Terra, 1/5).

________. Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente (Seplan). Diretoria de Zoneamento Ecológico-Econômico (DZE). Projeto de Gestão Ambiental Integrada da Região do Bico do Papagaio. Zoneamento Ecológico-Econômico. Imperatriz Cobertura e Uso da Terra da Folha da Folha SB.23-V-C. Estado do Tocantins. Escala 1:250.000. Org. por Eduardo Quirino Pereira, Lindomar Ferreira dos Santos, Ricardo Ribeiro

Dias e Jailton Soares dos Reis. Palmas, Seplan/DZE, 2005. il. (ZEE Tocantins, Bico do Papagaio, Cobertura e Uso da Terra, 2/5).

________. Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente (Seplan). Diretoria de Zoneamento Ecológico-Econômico (DZE). Projeto de Gestão Ambiental Integrada da Região do Bico do Papagaio. Zoneamento Ecológico-Econômico. Xambioá. Cobertura e Uso da Terra da Folha SB.22-Z-B. Estado do Tocantins. Escala 1:250.000. Org. por Eduardo Quirino Pereira, Lindomar Ferreira dos Santos, Ricardo Ribeiro Dias e Jailton Soares dos Reis. Palmas, Seplan/DZE, 2005. il. (ZEE Tocantins, Bico do Papagaio, Cobertura e Uso da Terra, 3/5).

________. Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente (Seplan). Diretoria de Zoneamento Ecológico-Econômico (DZE). Projeto de Gestão Ambiental Integrada da Região do Bico do Papagaio. Zoneamento Ecológico-Econômico. Tocantinópolis Cobertura e Uso da Terra da Folha SB.23-Y-A. Estado do Tocantins. Escala 1:250.000. Org. por Eduardo Quirino Pereira, Lindomar Ferreira dos Santos, Ricardo Ribeiro Dias e Jailton Soares dos Reis. Palmas, Seplan/DZE, 2005. il. (ZEE Tocantins, Bico do Papagaio, Cobertura e Uso da Terra, 4/5).

________. Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente (Seplan). Diretoria de Zoneamento Ecológico-Econômico (DZE). Projeto de Gestão Ambiental Integrada da Região do Bico do Papagaio. Zoneamento Ecológico-Econômico. Araguaína. Cobertura e Uso da Terra da Folha

Referências Bibliográficas

Zoneamento Ecológico-Econômico Fisionomias da Cobertura e Uso da Terra - Norte do Tocantins

84

SB.22-Z-D. Estado do Tocantins. Escala 1:250.000. Org. por Eduardo Quirino Pereira, Lindomar Ferreira dos Santos, Ricardo Ribeiro Dias e Jailton Soares dos Reis. Palmas, Seplan/DZE, 2005. il. (ZEE Tocantins, Bico do Papagaio, Cobertura e Uso da Terra, 5/5).

MILESKI, E.; DOI, S.; FONZAR, C. F. Estudo fitogeográfico. In: BRASIL. Ministério das Minas e

Energia. Secretaria Geral. Projeto RADAMBRASIL. Folha SC.22 Tocantins. Rio de Janeiro, RADAMBRASIL., 1981. Pp. 397-427. (Levantamento de Recursos Naturais, 22).

RIBEIRO, J. F; WALTER, B. M. T. Fitofisionomias do Bioma Cerrado. Pp. 89-166. In: Cerrado: ambiente e flora. Planaltina, EMBRAPA-CPAC, 1998. 556p.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Projeto de Gestão Ambiental Integrada ZONEAMENTO ECOLÓGICO ECONÔMICO

DIRETORIA DE ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO Eduardo Quirino Pereira - DIRETOR Engenheiro Ambiental - MSc. Sensoriamento Remoto Rodrigo Sabino Teixeira Borges - Coordenador de Geoprocessamento e Geociências Geógrafo - MSc. Geografia Ivânia Barbosa Araújo - Coordenadora Socioambiental Engenheira Agrônoma - MSc. Solos e Nutrição de Plantas Equipe Técnica Aracy Siqueira de Oliveira Nunes - Engenheira Ambiental – MSc. Recursos Hídricos Cleusa Aparecida Gonçalves - Economista Waleska Zanina Amorim - Bacharel em Letras em Língua Portuguesa – Especialista em Gramática Textual Equipe de Apoio Edvaldo Roseno Lima Maria Aparecida Alencar Siqueira Jelciane da Silva Paulo Augusto Barros de Sousa

BANCO MUNDIAL

SEPLANSECRETARIA DO PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTEDIRETORIA DE ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICOAANO - Esplanada das SecretariasFones: (63) 218.1151 - 218.1195Fax: (63) 218.1158 - 218.1098CEP: 77.085-050PALMAS - TOCANTINShttp://www.seplan.to.gov.br e-mail:[email protected]

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTESECRETARIA DE COORDENAÇÃO DA AMAZÔNIA - SCA Esplanada dos Ministérios Bloco "b" 9º Andar Fones: (61) 317.1430 - 317.1404 - 317.1406 Fax: (61) 322.3727 CEP: 70068-900 BRASÍLIA - DF http://www.mma.gov.br e-mail:[email protected]

PROGRAMA PILOTO PARA A PROTEÇÃO DAS FLORESTAS TROPICAIS DO BRASIL SUBPROGRAMA DE POLÍTICAS DE RECURSOS NATURAIS - SPRN SCS Q. 06 ED. SOFIA Nº 50 SALA 202 Fone: (61) 325.6716 Fax: (61) 223.0765 CEP: 70300-968 BRASÍLIA - DF