governança de ti para otimização de investimentos

49
GOVERNANÇA DE TI PARA OTIMIZAÇÃO DE INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Jocemar Ferreira Garcia [email protected] 24/10/2013

Upload: jocemar-ferreira-garcia

Post on 06-Jul-2015

320 views

Category:

Business


0 download

DESCRIPTION

Apresentação realizada na IX Secomp do Instituto Federal de Goiás - Campus Jataí

TRANSCRIPT

GOVERNANÇA DE TI PARA

OTIMIZAÇÃO DE INVESTIMENTOS EM

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Jocemar Ferreira Garcia

[email protected]

24/10/2013

APRESENTAÇÃO

Atualmente Analista de Sistemas na Bemasoft Informática.

Formado em Tecnologia em Sistemas de Informação pelo IFGoiás – Campus Jataí.

Pós-Graduação em Engenharia e Arquitetura de Software pelaUniversidade Gama Filho.

Certificado internacional em COBIT 4.1 pela ISACA(Information Systems Audit and Control Association) em 2012.

10 anos de experiência em desenvolvimento de software,análise de requisitos, metodologias ágeis e gerência deprojetos em clientes como BM&FBovespa, Banco do Brasil,Portal Exame.

AGENDA

Os desafios da TI

Conceitos relacionados a Governança de TI

Introdução ao ITIL

Framework COBIT 4.1

Ferramentas e Modelos de Gestão

Estratégia de Negócios

Otimização de Investimentos

Guia para Implementação da Governança de TI

Estudos de Casos

OS DESAFIOS DA TI

As empresas contam com a tecnologia da informação para darsuporte às operações de negócios e alcançar os objetivosestratégicos.

Manter a TI funcionando

Valor

Custos

Complexidade

Alinhamento com os objetivos de negócios

Conformidade regulatória

Segurança

ONDE SE ENCONTRA A GOVERNANÇA DE TI?

OS DESAFIOS DA TI

Manter a TI funcionando

Valor

Custos

OS DESAFIOS DA TI

Complexidade

Alinhamento de negócios

Conformidade regulatória e segurança

CONCEITOS

Governança é o conjunto de responsabilidades e práticasexercidas pela diretoria e pela gerência executiva com oobjetivo de prover uma direção estratégica à empresa,assegurando que seus objetivos sejam alcançados e seusriscos gerenciados apropriadamente, verificando queseus recursos sejam usados de forma responsável, comética e transparência.

Se a empresa está fazendo as coisas certas.

Se a empresa está atuando de forma correta.

Se o uso de recursos é eficaz e eficiente.

Se os objetivos estabelecidos são alcançados.

DIMENSÕES DA GOVERNANÇA

DEFINIÇÕES NA GOVERNANÇA DE TI

Tecnologia da Informação

Atualmente muitos autores se referem ao conceito de TI (Tecnologia da Informação) como algoamplo que engloba não somente hardware e software, mas também outros ativos como processos,procedimentos, tecnologia e o próprio conhecimento explícito e documentado. Nesse contextoamplo, as telecomunicações também fazem parte do que chamamos de TI.

Eficiência operacional da TI

Qual é o maior problema que a TI enfrenta hoje? Poderíamos dizer, sem medo de errar, que um dosmaiores problemas da TI (se não, o maior) é a questão do excesso de soluções existentes nomercado. A grande concorrência, aliada à rápida reprodução das soluções prontas, leva asempresas a um cenário de muita competição. As empresas optam por investir todos os seusrecursos e esforços em efi ciência operacional pura e simples, em detrimento da eficácia estratégica.

Eficiência estratégica da TI

O termo eficácia responde a questões como: O que é importante para a empresa? O que é importante para a TI? Que projetos, serviços e operações são importantes para a TI e para a empresa? Quais não são?

PROCESSOS E MELHORIA CONTÍNUA

Podemos definir umprocesso como um conjuntode atividades ou tarefasexecutadas de acordo comregras, procedimentos oufunções organizacionais paratransformar as entradas doprocesso nas saídasdesejadas.

Costuma-se dizer que a TI está em tudo o quefazemos. Porém o que é tudo? Nosso esforço pordefinir alinhamento estratégico da TI necessita dadefinição de qual é o papel que ela desempenha nasorganizações.

O QUE É ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DE TI?

O que foi possível concluir até agora?

Como esse alinhamento poderia ser conseguido?

Note que a resposta para essas perguntas parece ser bastante simples,porém a implementação da fórmula nem tanto.

O alinhamento estratégico da TI se dá quando tudo que a TI faz (ou quasetudo) possui alguma importância diretamente retirada do pensamentoestratégico organizacional.

Somente assim poderemos dizer que os projetos e as operações da TIacontecem com o objetivo de cumprir ou ajudar a cumprir a missão daorganização.

O alinhamento depende de mudanças na forma como a organizaçãoconduz seus projetos em todas as áreas e departamentos (que, comovimos, cada vez mais dependem da TI para ser bem-sucedidos).

O caminho natural para a obtenção do alinhamento estratégico da TI seria,partindo do plano estratégico da empresa, construir o plano diretor deTI.

Data Mining

Data Warehouse

BI (Business Inteligence)

CRM (Customer Relationship Management)

ERP (Enterprise Resource Planning)

E-Business

E-Commerce

B2B (Business-to-Business)

B2C (Business-to-Consumer)

ESTUDO DE CASO

O Brasil está passando por um momento de adequação contábil e fiscalfortemente direcionado pelos avanços na área de TI. Essa adequação temsido chamada de Sped Contábil e Sped Fiscal.

Mas o que isso tem a ver com a questão da Governança em TI?

O Sped Contábil e o Sped Fiscal é o maior exemplo de necessidade de adequação peloqual as empresas estão passando no momento aqui no Brasil, por força deregulamentação. A exigência (que é legal e, portanto, mandatória) estáacontecendo principalmente por causa dos avanços alcançados pelos órgãospúblicos na área de TI. Várias empresas estão se adequando aos novos tempos eem ritmo acelerado, pois o órgão regulamentador (no caso, a Receita Federal doBrasil) estipulou datas para tal adequação. As empresas estão migrando aospoucos (por setor da economia e regime contábil), para que a mudança aconteçacom menor impacto. Após a data limite estipulada para cada setor, a empresa quenão estiver regulamentada passará a ser multada – mensalmente – pelo nãocumprimento da lei. E de que consiste tal adequação? Diminuir a quantidade depapéis fiscais e contábeis (livros, notas fiscais, guias de pagamento etc.) e passartudo para o formato digital utilizando conceitos avançados de criptografia.

MODELO PARA GOVERNANÇA DE TI

CAMINHOS PARA A GOVERNANÇA

ITIL - CONCEITOS

As letras I.T.I.L. representam a sigla para InformationTechnology Infrastructure Library ou, em português, biblioteca dainfraestrutura de TI. A palavra biblioteca não vem por acaso.De fato, a ITIL® é composta por vários livros, cada umtratando de um assunto de TI específico.

A biblioteca ITIL® se refere a um conjunto de processosescaláveis, ou seja, processos que podem ser adaptados àsnecessidades de cada empresa, independente do seu porte.

A razão principal para a adoção de boas práticas é aconstrução de processos visando à melhoria contínua da áreade TI, aumento da satisfação do cliente e do usuário de TI eaumento da autoestima dos profissionais que fornecemserviços de TI.

COBIT - CONCEITOS

A sigla COBIT® significa, em inglês, objetivos decontrole para a informação e tecnologia (ControlObjectives for Information and related Technology).

O conteúdo do COBIT® é baseado em controlespara a área de TI diretamente relacionados à gestãodo negócio.

A Governança de TI pode ser

implementada através do COBIT®.

COBIT - CONCEITOS

Para a área de TI ter sucesso em entregar os serviços requeridospelo negócio, os executivos devem implementar um sistemainterno de controles ou uma metodologia. O modelo de controledo CobiT contribui para essas necessidades ao:

Fazer uma ligação com os requisitos de negócios.

Organizar as atividades de TI em um modelo de processos geralmenteaceito.

Identificar os mais importantes recursos de TI a serem utilizados.

Definir os objetivos de controle gerenciais a serem considerados.

A orientação aos negócios do CobiT consiste em objetivos denegócios ligados a objetivos de TI, provendo métricas e modelosde maturidade para medir a sua eficácia e identificando asresponsabilidades relacionadas dos donos dos processos denegócios e de TI.

A estrutura do Cobit é baseada na premissa de que a TIprecisa entregar a informação que a empresa precisa paraalcançar seus objetivos.

Ajuda a alinhar a TI com os negócios focando nos requisitosde informações de negócios e em organizar os recursos de TI.

COBIT – ÁREAS FOCO

COBIT – PRINCÍPIOS BÁSICOS

COBIT – OBJETIVOS DE NEGÓCIO E

OBJETIVOS DE TI

COBIT – RECURSOS DE TI

COBIT - DOMÍNIOS

O CobiT define as atividades de TI em um modelo deprocessos genéricos com quatro domínios.

O modelo CobiT fornece um modelo de processo dereferência e uma linguagem comum para que todos naorganização possam visualizar e gerenciar as atividades de TI.

COBIT – VISÃO GERAL

COBIT – MODELO DE MATURIDADE

COBIT – PROCESSOS DE TI

COBIT – PROCESSOS DE TI

COBIT – PROCESSOS DE TI

COBIT – PROCESSOS DE TI

ESTUDO DE CASO

Uma empresa decidiu melhorar todos os seusprocessos de TI. Qual o primeiro passo a sertomado e como os níveis de maturidade das áreasde processo do COBIT® são usados nessemomento?

Trata-se de um desejo de mudança.

O planejamento de qualquer mudança sempre possui três etapas (macro).Definir onde se está, definir aonde se quer chegar e definir como se chegará aodestino pretendido.

Assim, a primeira etapa é definir em que nível estão os processos atuais daempresa, pois somente com essa informação a empresa poderá tomar decisões eseguir adiante.

Os níveis de maturidade do COBIT® auxiliam tanto na determinação do nívelde maturidade atual quanto, em um momento posterior, na determinação do quedeve ser feito para atingir níveis de maturidade mais elevados (aonde se querchegar).

A etapa "como chegar lá" também pode se beneficiar do COBIT®, mas nestecaso, dependendo do processo que se quer amadurecer, também é indicada autilização de outras formas do conhecimento, normas, padrões etc.

BSC – BALANCED SCORECARDS

Indicadores balanceados de desempenho.

Os indicadores de uma organização não se restringem apenas aosindicadores financeiros, as organizações também se utilizam deindicadores focados em ativos intangíveis como: desempenho demercado junto a clientes, desempenho dos processos internos epessoas, inovação e tecnologia.

Busca a maximização dos resultados baseado em quatroperspectivas:

Financeira

Clientes

Processos Internos

Aprendizado e crescimento

BSC – VISÃO E ESTRATÉGIA

BSC COBIT ITIL

http://www.profissionaisti.com.br/2013/06/cobit-no-atual-mercado-de-ti-um-estudo-de-caso/

GOVERNANÇA DE TI – NOSSA REGIÃO

Obrigado!

[email protected]

Facebook: https://www.facebook.com/jocemarfg

Twitter: https://twitter.com/jocemarfg

Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Tecnologia-e-Negócios/505154316196877