gol e azul devem começar a vender passagens para cuba a partir de dezembro _ economia _ gazeta do...

3
Enrique de La Osa/Reuters Nesta semana, Cuba e EUA avançaram em direção à restauração do serviço regular de linhas aéreas TURISMO Gol e Azul devem começar a vender passagens para Cuba a partir de dezembro Os planos da companhias aéreas acontecem em meio à reaproximação dos EUA com a ilha caribenha 02/10/2015 17h48 REUTERS Duas companhias aéreas brasileiras, a Gol e a Azul, devem começar a vender passagens para Cuba a partir de dezembro deste ano, reforçando conexões do Brasil com a ilha caribenha após sua reaproximação com os Economia

Upload: everaldo-skrock

Post on 20-Feb-2016

3 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Filename: Gol e Azul devem começar a vender passagens para Cuba a partir de dezembro _ Economia _ Gazeta do Povo.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: Gol e Azul devem começar a vender passagens para Cuba a partir de dezembro _ Economia _ Gazeta do Povo

Enrique de La Osa/Reuters

Nesta semana, Cuba e EUA avançaram em direção à restauração do serviço regular delinhas aéreas

TURISMO

Gol e Azul devem começar avender passagens para Cuba apartir de dezembroOs planos da companhias aéreas acontecem em meio àreaproximação dos EUA com a ilha caribenha

02/10/2015 17h48 REUTERS

Duas companhias aéreas brasileiras, a Gol e a Azul, devem começar avender passagens para Cuba a partir de dezembro deste ano, reforçandoconexões do Brasil com a ilha caribenha após sua reaproximação com os

Economia

Page 2: Gol e Azul devem começar a vender passagens para Cuba a partir de dezembro _ Economia _ Gazeta do Povo

Preço é principal razãopara brasileiro escolherpassagens ehospedagem

Pesquisa feita pelo Googlemostra que, dos 26,7 milhõesde viajantes no país, apenas16% se deslocam a trabalho

Leia a matéria completa

Estados Unidos.

A Gol tem previsão de lançar em dezembro voo para Havana saindo deGuarulhos (SP), depois de ter recebido três frequências aéreas semanais daAgência Nacional da Aviação Civil (Anac) em abril.

A empresa está definindo com as autoridades cubanas os horários em querealizará os voos para que possa solicitar as autorizações finais em Cuba eno Brasil. Além disso, ainda não bateu o martelo se o voo será direto ou comescala. Na região caribenha, a companhia já voa para Barbados, PuntaCana, Tobago e Aruba.

A Azul, por sua vez, anunciou nesta semana acordo interline com a norte­americana JetBlue, também fundada pelo empresário David Neeleman, peloqual poderá vender passagens da companhia parceira.

A JetBlue adicionará um segundo voo fretado a partir do aeroporto John F.Kennedy, em Nova York, com destino a Havana, expandindo o serviço antesde uma aguardada abertura de voos comerciais entre os dois países.

O novo voo de ida e volta semescalas da JetBlue vai operar todaterça­feira, a partir de 1º dedezembro, em parceria com a CubaTravel Services.

“A Azul poderá comercializarpassagens para Cuba no momentoem que a JetBlue abrir a venda, umavez que todos os destinos delesentram no nosso sistema, inclusiveos futuros”, informou a companhiaaérea brasileira, que pretende lançarvoo para Nova York no início de2016.

Concorrência

Page 3: Gol e Azul devem começar a vender passagens para Cuba a partir de dezembro _ Economia _ Gazeta do Povo

A United Airlines, que adquiriu fatiada Azul neste ano e com quem a brasileira firmou acordo decompartilhamento de voos, também manifestou interesse em manter umserviço entre os Estados Unidos e Cuba em meio à reaproximação entre osdois países.

Gol e Azul devem reforçar a concorrência com a TAM no Caribe. Acompanhia aérea do grupo Latam Airlines já vende passagens para Havanaem voos da parceira chilena LAN.

Em agosto, enquanto a demanda de todo o setor por voos domésticos noBrasil recuou 0,64%, a procura no país por voos internacionais subiu 16,3%,segundo dados da associação que represente as companhias aéreas, Abear.

Reaproximação

Os planos da companhias aéreas acontecem em meio à reaproximação dosEUA com Cuba. Nesta semana, ambos os países avançaram em direção àrestauração do serviço regular de linhas aéreas, com o potencial de chegar aum acordo ainda este ano, disse uma autoridade norte­americana.

O serviço regular de viagens aéreas comerciais entre Cuba e EUA ficoususpenso por décadas como resultado da Guerra Fria, mas ambos os ladosrapidamente fizeram da retomada uma prioridade depois do início dadistensão, em dezembro de 2014.