glossÁrio - serpros.com.br · termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que...

61
GLOSSÁRIO DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

Upload: tranthuy

Post on 02-Dec-2018

231 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

GLOSSÁRIODA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

Page 2: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

A ABAMEC – Associação Brasileira dosAnalistas do Mercado de Capitais.

ABERTURA DE CAPITAL. Processode democratização do Capital Socialde uma empresa, cujas açõespertencem a um determinado númerode acionistas. Considera-se de capitalaberto a companhia que tem osvalores mobiliários de sua emissãoadmitidos à negociação em bolsa ouno mercado de balcão.

ABONO ANUAL. 13a (décimaterceira) parcela anual do benefíciopago em forma de renda mensal aassistido do Plano de Benefícios.

ABRAPP – Associação Brasileira dasEntidades Fechadas de PrevidênciaComplementar.

AÇÃO. Título negociável, querepresenta a menor parcela em quese divide o capital de uma sociedadeanônima. São títulos nominativosnegociáveis que representam, paraquem as possui, uma fração do capitalsocial de uma empresa – sociedadeanônima da qual é acionista,participando assim, dos seusresultados.

AÇÃO CHEIA. Ação cujos direitos(dividendos, bonificação, esubscrição) ainda não foramexercidos.

AÇÃO COM VALOR NOMINAL. Açãoque tem um valor impresso,estabelecido pelo estatuto dacompanhia que a emitiu.

AÇÃO-FILHOTE. Ver. Bonificação emações.

AÇÃO LISTADA EM BOLSA. Açãonegociada no pregão de uma bolsa devalores.

AÇÃO OBJETO. Valor mobiliário aque se refere uma opção.

AÇÃO SEM VALOR NOMINAL. Açãopara a qual não se convenciona valorde emissão, prevalecendo o preço demercado por ocasião do lançamento.

ACCOUNTABILITY. Termo em inglêsque significa capacidade de prestarcontas, e que no mercado financeirorepresenta a legitimidade e confiançaque uma instituição financeira gozajunto ao público ou aos seusacionistas.

ACIONISTA. Aquele que possuiações de uma Sociedade Anônima.

ACIONISTA MAJORITÁRIO. Aqueleque detém uma quantidade tal deações com direito a voto que lhepermite manter o controle acionáriode uma empresa.

ACIONISTA MINORITÁRIO. Aqueleque é detentor de uma quantidadenão expressiva (em termos decontrole acionário) de ações comdireito a voto.

AÇÕES DE PRIMEIRA LINHA. Sãoações de maior liquidez e de grandeprocura no mercado de ações porparte dos investidores, e são, emgeral, de empresas de grande porte,tradicionais e com excelentereputação. No mercado utiliza-se otermo em inglês Blue Chips paradesignar tais ações.

AÇÕES DE SEGUNDA LINHA. Sãoações com liquidez menor que as deprimeira linha, de empresas de boaqualidade e em geral de grande e

Page 3: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

médio porte. No mercado utiliza-se otermo em inglês Small Caps paradesignar tais ações.

AÇÕES DE TERCEIRA LINHA. Sãoações com pouca liquidez, em geralde companhias de médio e pequenoporte, porém, não necessariamente,de menor qualidade.

AÇÕES EM TESOURARIA. Ações quea própria empresa emissora mantémem caixa.

AÇÕES ESCRITURAIS. São aquelasque não são representadas porcautelas ou certificados, funcionandocomo uma conta corrente, na qual osvalores são lançados a débito ou acrédito dos acionistas, não havendomovimentação física dos documentos.

AÇÕES ORDINÁRIAS. São aquelasque proporcionam uma participaçãonos resultados da empresa e queconferem aos acionistas o direito devoto nas assembleias da companhia,outorgando o direito de participar daeleição da diretoria (conselho) daempresa que o emitiu.

AÇÕES PREFERENCIAIS. Sãoaquelas que garantem ao acionista,no caso de dissolução da sociedade, aprioridade no recebimento dosdividendos. Essas ações nãoproporcionam ao acionista o direito devoto nas Assembleias.

ACORDO DE RECOMPRA. Acordoatravés do qual o emissor de um títulose compromete a recomprá-lo, porum preço estabelecido no ato davenda, antes da data de vencimentodo título. Nas operações de venda detítulos públicos de curto prazo emgeral o governo opta por esse tipo deacordo, garantindo a recompra dospapéis a um preço mais elevado que o

de emissão.

ACUMULAÇÃO DE AÇÕES. Fase domercado de ações caracterizada pelacompra maciça das ações dedeterminada empresa por parte dealguns poucos investidores. Estes,depois de dominarem o mercado,põem à venda as referidas açõesjunto ao conjunto de investidores,fixando preços mais elevados e comisso auferindo grandes lucros.

ADMINISTRAÇÃO DE RISCOS.Envolve a identificação de eventosque podem gerar consequênciasfinanceiras adversas e requer atomada de atitudes para prevenir,mitigar ou minimizar o dano causadopor tais eventos.

ADMINISTRAÇÃO PASSIVA. Tipode estratégia para se administrar umfundo de investimento, na qual oadministrador do fundo investe emações buscando replicar a carteira deum índice previamente definido. Destamaneira, o retorno do fundocorresponderá aproximadamente aoretorno do índice escolhido.

ADMINISTRADOR ESPECIAL.Pessoa nomeada pelo órgão reguladore fiscalizador das EFPCs, nos termosdo art. 42, caput da Lei 109, de 29 deMaio de 2001, com poderes própriosde intervenção e de liquidaçãoextrajudicial, objetivando osaneamento de Plano de Benefíciosadministrado pela Entidade.

ADMINISTRADOR RESPONSÁVEL.A entidade fechada de previdênciacomplementar deve designaradministrador estatutáriotecnicamente qualificado, responsávelcivil, criminal e administrativamentepela gestão, alocação, supervisão,controle de risco e acompanhamento

Page 4: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

dos recursos garantidores de seusplanos de benefícios, bem como pelaprestação de informações relativas àaplicação dos mesmos, sem prejuízoda responsabilidade solidária dosdemais administradores.

AD VALOREM. Expressão em latimque significa “segundo o valor” ou“conforme o valor”. Na cobrança ouno cálculo de um tributo, é aqueleestimado como uma percentagem dovalor de uma mercadoria.

AGE – Assembleia GeralExtraordinária. Reunião dosacionistas, convocada e instalada naforma da lei e dos estatutos, a fim dedeliberar sobre qualquer matéria. Suaconvocação não é obrigatória,depende das necessidades daempresa. Os estatutos da companhiadefinem quem pode convocá-la.

ÁGIO. Diferença a mais, entre o valorescritural e o valor nominal de ativos.

AGO – Assembleia Geral Ordinária.Reunião obrigatória dos acionistas,convocada periodicamente peladiretoria de uma sociedade anônimapara a verificação dos resultados,leitura, discussão e votação dosrelatórios de diretoria e eleição doconselho fiscal e da diretoria. Deveser realizada até 4 meses após oencerramento do exercício social.

AGRUPAMENTO. Expressão quedefine a ação de uma empresa quereduz a quantidade de ações emcirculação a fim de elevar sua cotaçãoe reduzir sua volatilidade. Tambémconhecido, em inglês, por Inplit.

ALAVANCAGEM. Nível de utilizaçãode recursos de terceiros paraaumentar as possibilidades de lucrode uma empresa, aumentando,

consequentemente, o grau de risco daoperação.

ALÍQUOTA PROGRESSIVA. Ver.Regime Tributário Progressivo.

ALÍQUOTA REGRESSIVA. Ver.Regime Tributário Regressivo.

ALM – ASSET/LIABILITYMANAGEMENT. Em português significaGestão Ativo/Passivo. Representa osmodelos que buscam otimizar aaplicação de recursos de umaentidade, dadas as características deseus passivos. É uma ferramentaeficaz no processo de gerenciamentode uma instituição que administrarecursos de médio e longo prazo.

ALOCAÇÃO DE RECURSOS.Expressão utilizada pelos profissionaisdo mercado financeiro para fazerreferência quanto à escolha dos ativosque comporão as carteiras. Trata-seda seleção dos ativos que serão parteintegrante de uma carteira deinvestimentos e em que quantidade.

ALOCAÇÃO EFICIENTE. Termousado na administração deinvestimentos através do qual oprofissional responsável pela gestãodos recursos consegue aplicá-los emvárias classes de ativos de forma aobter o maior ganho possível, aomesmo tempo em que minimiza orisco a que está exposto.

ÂMBITO DE COBERTURA.Abrangência da cobertura emdeterminado tipo de seguro; delimitaos riscos cobertos e os não cobertospor uma apólice de seguro.

AMORTIZAÇÃO. Redução gradual dovalor nominal da dívida, sem contaros juros, por meio de pagamentosperiódicos combinados entre o credor

Page 5: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

e o devedor.

ANÁLISE DE CRÉDITO.Procedimento por meio do qual aempresa (ou instituição) que iráconceder o crédito determina se aempresa (ou instituição) que pretendelevantar esse crédito atende àsexigências necessárias para aliberação desses recursos. Esse tipode análise também pode ser usadopara determinar o volume máximo derecursos que o tomador pode levantarcom base nas suas características.

ANÁLISE ELETRÔNICA. É oprocedimento de exame derequerimentos submetidos pelasEFPCs à PREVIC, processado pelosistema denominado Cadastro deEntidades e Planos – CADPREVIC.

ANÁLISE FUNDAMENTALISTA.Projeção do comportamento de preçosde ações a partir do estudo decaracterísticas particulares de cadaempresa. Utiliza-se dasdemonstrações financeiras divulgadaspela empresa assim como deinformações setoriais emacroeconômicas para fundamentarrecomendações sobre quais papéisdevem ser comprados ou vendidos.

ANÁLISE GRÁFICA. É a projeção docomportamento futuro de preços deativos a partir de cotações passadas,para se chegar a recomendações decompra e venda desses títulos. Aanálise é baseada em gráficosconstruídos a partir das sérieshistóricas de cotações, procurandoidentificar padrões gráficos quesinalizem o comportamento futuro dopapel.

ANAPAR. Associação Nacional dosParticipantes de Fundos de Pensão.

ANCEP. Associação Nacional dosContabilistas das Entidades dePrevidência.

ÂNCORA CAMBIAL. Instrumento depolítica econômica utilizado paraestabilizar o valor de uma moedafixando-se seu valor na taxa cambial.A âncora cambial pode seracompanhada por uma política deconversibilidade total ou parcial. Aadoção desse mecanismo exige, noentanto, que o país disponha dereservas suficientes e de um balançode pagamentos sob controle paraevitar o jogo especulativo em torno deuma futura desvalorização do câmbio.

ÂNCORA MONETÁRIA. Instrumentode política monetária utilizado paraestabilizar o valor de uma moedanuma conjuntura de grande elevaçãode preços e que consistefundamentalmente no compromisso(legal ou não) de que as autoridadesmonetárias não emitirão moeda paracobrir eventuais déficitsgovernamentais. Novas emissões sóteriam lugar se houvessecorrespondente aumento das reservasinternacionais.

ANS – Agência Nacional de SaúdeSuplementar.

ANTI-SELEÇÃO DE RISCOS.Garantia para cobertura de riscos comprobabilidade de ocorrência acima damédia, e cujos prêmios previstos sãorelativamente pequenos para o riscoque está sendo coberto.

ANUIDADE. Nome que se dá a umasérie de pagamentos ou recebimentossucessivos, de valor geralmenteconstante, efetuado no começo ou nofim de cada período, denominando-secada caso, de renda antecipada epostecipada, respectivamente.

Page 6: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

Quando a série de pagamentos éanual denomina-se especificamentede anuidade.

APEP. Associação dos Fundos dePensão de Empresas Privadas.

APLICAÇÃO. Emprego de recursosna aquisição de títulos, com o objetivode auferir rendimentos.

APÓLICE. É uma promessa depagamento se cumpridasdeterminadas condições. Entre asprincipais apólices estão as apólicesda dívida pública e as apólices deseguro. As primeiras referem-se a umempréstimo feito por seu possuidor aogoverno. As apólices de seguro sãodocumentos nos quais a empresaemitente se compromete a pagar apessoas ou firmas (nomeadas nopróprio documento) certaimportância, no caso de ocorreremcertos fatos, tais como a morte dosegurado ou a perda de determinadobem.

APORTE INICIAL. É o valor deaporte a ser exigido do participantee/ou da patrocinadora, no momentode sua adesão, para cobertura dosencargos acumulados dos benefíciosdo plano para o qual o mesmo estáaderindo, nos termos da nota técnicaatuarial e do regulamento.

APOSENTADORIA. Benefícioconcedido aos participantes emprestações continuadas e nascondições previstas no Regulamentodo Plano de Benefícios, podendo serem decorrência de tempo de serviçoou contribuição, idade ou invalidez.

APOSENTADORIA PORINVALIDEZ. Benefício concedido aostrabalhadores que, por doença ouacidente, forem considerados pela

perícia médica da Previdência Socialincapacitados para exercer suasatividades ou outro tipo de serviçoque lhes garanta o sustento.

ARBITRAGEM. Modalidadeextrajudicial de resolução de umconflito, em que um árbitro, terceiroescolhido pelas partes, decide umalide, que necessariamente envolvediscussão sobre direitos patrimoniaisdisponíveis.

ARRENDAMENTO. Contrato em quese estabelece um valor pela cessão deativos imobilizados (ativospermanentes) de uma parte para aoutra durante um certo períodomediante o pagamento de uma certaquantia.

ASSISTIDO. Participante de Plano deBenefícios, ou seu beneficiário, emgozo de benefício de prestaçãocontinuada.

ATIVO. Conjunto de bens e direitosque formam o patrimônio de qualquersujeito econômico.

ATIVO CIRCULANTE. Componentedo Balanço Patrimonial que representaas disponibilidades financeiras eoutros bens e direitos que se esperaque sejam transformados emdisponibilidades, vendidos ou usadosdentro de um ano ou no decorrer deum ciclo operacional.

ATIVO DA ENTIDADE. Somatório detodos os bens e direitos acumuladospela EFPC, considerando todos osPlanos de Benefícios que elaadministra.

ATIVO DO PLANO. Somatório detodos os bens e direitos do Plano deBenefícios.

Page 7: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

ATIVO FINANCEIRO. Todo equalquer título representativo departe patrimonial ou dívida.

ATIVO JUSTO. Valor pelo qual umativo pode ser negociado ou umpassivo liquidado entre as partesinteressadas em condições ideais ecom a ausência de fatores quepressionem para a liquidação datransação ou que caracterizem umatransação.

ATIVO LÍQUIDO DO PLANO. Partedo ativo destinado à cobertura doscompromissos com os participantes eassistidos do plano de benefícios.

ATIVO PERMANENTE. Parcela doAtivo da Entidade que representa osbens e direitos destinados àmanutenção da EFPC.

ATIVOS MONETÁRIOS. Apenas aparte monetária do ativo circulante.

ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA. Sãoajustes contábeis e financeiros, feitosem certos valores de ativos, tendo porbase o valor da inflação de umperíodo, objetivando compensar aperda de valor da moeda.

ATUÁRIO. Profissional técnicoespecializado, com formaçãoacadêmica em ciências atuariais. Asprincipais áreas de atuação são:planos privados de aposentadoria,onde é responsável pela definição decusto do plano e o fluxo de recursosnecessários para o equilíbrio; segurosde qualquer espécie (vida em grupo,automóvel, incêndio, etc.), onde éresponsável pela fixação do valor dasindenizações e prêmios a serempagos; planos de capitalização; planosde saúde, onde é responsável pelocálculo do custo do plano e nível decobertura aceitável; dentre outros.

AUDIÊNCIA PÚBLICA. É umprocedimento de consulta àsociedade, feita pela PREVIC, arespeito de minutas de atosnormativos ou outros temas de altarelevância. Ocorre com local, data ehora predeterminada.

AUDITORIA. Mecanismo de avaliaçãoindependente da saúde financeira deuma empresa (ou instituiçãofinanceira), realizada por profissionaissem nenhum vínculo permanente coma empresa (ou instituição financeira).O objetivo desse procedimento é darmaior credibilidade às informaçõesdivulgadas, bem como maiorsegurança para os usuários destasinformações. Exame analítico daescrituração contábil de umaempresa, ou fundo, realizada deforma independente por um auditor,sem nenhum vínculo permanente coma empresa. Quanto maisindependente for o estudo, maiscredibilidade ele terá no mercado.

AUDITORIA ATUARIAL. Exame nosaspectos atuariais dos Planos deBenefícios das EFPCs, realizado poratuário ou empresa de consultoriaatuarial registrados no IBA, com oobjetivo de verificar e avaliar acoerência e a consistência do cadastrode participantes, das hipótesesbiométricas, demográficas efinanceiras, do regime definanciamento das reservasnecessárias à cobertura dos benefíciose do perfil do financiamento do plano,com vistas à capitalização desteatravés de contribuições normais eextraordinárias, visando àpreservação do nível de solvência doPlano de Benefícios.

AUDITORIA DE BENEFÍCIOS.Auditoria externa do Plano deBenefícios, realizada por profissional

Page 8: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

ou por empresa qualificados,compreendendo a análise do cadastrodos participantes, o aporte decontribuições, a concessão e amanutenção de benefícios, em face dodisposto na legislação aplicável, assimcomo nos respectivos Regulamento ePlano de Custeio.

AUMENTO DE CAPITAL.Incorporação de reservas e/ou novosrecursos ao capital da empresa.Realizado, em geral, mediantebonificação, elevação do valornominal das ações e/ou direitos desubscrição pelos acionistas, outambém pela incorporação de outrasempresas.

AUMENTO DE VALOR NOMINAL.Termo que se refere à alteração dovalor nominal da ação de umaempresa, que ocorre em decorrênciada incorporação de reservas de capitalda empresa sem que sejam emitidasnovas ações.

AUTO DE INFRAÇÃO. No âmbito daprevidência complementar, é odocumento destinado ao registro deocorrência de infração, dá início aosprocessos administrativos para apurarresponsabilidade por infração àlegislação.

AUTOPATROCÍNIO. Instituto quefaculta, ao participante que sofrerperda parcial ou total deremuneração, a manutenção da suacontribuição anterior e a assunção dacontribuição do patrocinador emrelação à parcela reduzida, de modo apermitir a percepção futura debenefício nos níveis anteriormentepraticados, observado o Regulamentodo Plano de Benefícios.

AVALIAÇÃO ATUARIAL. Estudotécnico baseado em levantamento de

dados estatísticos, no qual o atuárioprocura mensurar os recursosnecessários à garantia dos benefíciosoferecidos pelo Fundo de Pensão, bemcomo analisar o histórico e a evoluçãoda entidade como um todo, de formaa apresentar estratégias quepermitam a sua adaptação aos novoscenários (estatísticas da populaçãoanalisada, dos investimentos e daevolução dos benefícios pagos).

AVALIAÇÃO CONTÁBIL. Análises dovalor de componentes específicos oude todos os componentes do balançopatrimonial de uma entidade emdeterminada data.

AVERBADORA. Pessoa jurídica(empresa) que contrata plano deprevidência junto à EAPC e nãoparticipa do custeio do plano.

Page 9: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

B BACEN – Banco Central do Brasil.

BALANCETE. Balanço parcial dasituação econômica e do estadopatrimonial de uma empresa ouentidade, referente a um período deseu exercício social.

BALANÇO PATRIMONIAL DA EFPC.Demonstrativo que tem por finalidadeapresentar a posição financeira epatrimonial da EFPC em determinadadata.

BANDA CAMBIAL. É a banda oulimite determinado pelo Governo paraa flutuação do real frente ao dólar.

BASE MONETÁRIA. Denominaçãodada ao conjunto de moeda emcirculação no país mais os depósitos àvista junto às autoridades monetárias.Esta é uma definição restrita da ofertade dinheiro, que diz respeito apenasàs formas mais líquidas. A partirdessa base monetária, o sistemabancário, através dos créditosconcedidos, cria moeda escritural eportanto aumenta a oferta de moeda.

BASES TÉCNICAS. Parâmetrosbiométricos, demográficos,econômicos e financeiros utilizadospelo atuário na elaboração daavaliação atuarial, adequados àscaracterísticas do conjunto departicipantes e ao regulamento doplano de benefícios.

BDR. Sigla de Brazilian DepositaryReceipts, equivalente brasileiro aosADRs (American Depositary Receipts).Documentos emitidos por bancosbrasileiros, que representam ações decompanhias estrangeiras negociadasno Brasil, inclusive nas bolsas de

valores. BENCH MARK. Medida de referênciarelativa à rendibilidade e ao riscoestabelecida como padrão decomparação para a análise dodesempenho na gestão dosinvestimentos do fundo.

BENEFICIÁRIO. Dependente doparticipante, ou pessoa por eledesignada, inscrito no Plano deBenefícios nos termos do respectivoRegulamento, para fins derecebimento de benefícios.

BENEFICIÁRIO DESIGNADO.Corresponde a qualquer pessoa físicaindicada pelo participante que nãopossua beneficiário, para, no caso doseu falecimento, receber benefício doplano.

BENEFÍCIO. Toda e qualquerprestação assegurada pelo plano debenefícios aos seus participantes erespectivos beneficiários, na forma econdições estabelecidas noregulamento. BENEFÍCIO ANTECIPADO. Benefícioprogramado de caráter previdenciário,pago ao participante que o requerer,antes de completar as carências econdições previstas no regulamentodo plano de benefícios para obenefício pleno, podendo, inclusive,sofrer redução de valor.

BENEFÍCIO DE CARÁTERASSISTENCIAL. Benefício deassistência à saúde oferecido porEFPC.

BENEFÍCIO DE CARÁTERPREVIDENCIÁRIO. Benefício pagoao participante ou a seusbeneficiários, com fim de amparo porinfortúnio cujo fator gerador decorre,

Page 10: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

em conjunto ou separadamente, desobrevivência, invalidez, morte,reclusão e doença do participante.

BENEFÍCIO DE PAGAMENTOÚNICO. Benefício cujo pagamento érealizado em uma única vez. Ex:pecúlio.

BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃOCONTINUADA. Benefício cujopagamento é realizado de formacontínua. Ex: aposentadoria e pensão.

BENEFÍCIO DE RISCO. Benefício decaráter previdenciário cuja concessãodepende da ocorrência de eventos nãoprevisíveis, como a morte, a invalidez,a doença ou a reclusão.

BENEFÍCIO DEFINIDO (BD). Ver.Plano de Benefício Definido.

BENEFÍCIOS DOS PLANOS. Todosos benefícios previdenciáriosassegurados pelo plano aosparticipantes e a seus beneficiários.

BENEFÍCIO MÍNIMO. Valor mínimode benefício a ser concedido deacordo com as condiçõesestabelecidas no respectivoRegulamento do Plano de Benefícios.

BENEFÍCIO PLENO. Benefício decaráter previdenciário previsto noRegulamento do Plano de Benefícios,cujo cumprimento dos requisitosregulamentares para a sua percepçãoimpede a opção do participante pelosinstitutos do Benefício ProporcionalDiferido ou da Portabilidade.

BENEFÍCIO PROGRAMADO.Benefício de caráter previdenciário emque a data de seu início é previsível,conforme as condições estabelecidasno regulamento.

BENEFÍCIO PROGRAMADO ECONTINUADO. Benefício de caráterprevidenciário cuja concessão decorrede eventos previsíveis, previamenteplanejados pelo participante, desdeque estejam atendidos os requisitosprevistos no Regulamento do Plano deBenefícios (condições deelegibilidade), e cujo pagamento érealizado de forma periódica.

BENEFÍCIO PROPORCIONALDIFERIDO (BPD). Instituto quefaculta ao participante, em razão dacessação do seu vínculo empregatíciocom o patrocinador, ou associativocom o instituidor, antes da aquisiçãodo direito a benefício plenoprogramado, a interrupção de suascontribuições para o custeio debenefícios previdenciários, optar porreceber, em tempo futuro, umbenefício programado, quando dopreenchimento dos requisitosregulamentares. Nessa hipótese oparticipante, classificado comoremido, deixa de contribuir para oplano arcando exclusivamente com opagamento do custeio administrativoaté a data do recebimento dobenefício.

BENEFÍCIO SALDADO. Benefíciodecorrente da descontinuidade doPlano de Benefícios, observadas ascondições estabelecidas noRegulamento do Plano.

BENS INTANGÍVEIS. Aqueles quenão têm existência física, maspossuem valor econômico. Ex: marcase patentes.

BM&FBOVESPA. Bolsa de Valores deSão Paulo e Bolsa de Mercadorias &Futuros. Principal instituição brasileirade intermediação para operações domercado de capitais e financeiros.

Page 11: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

BOLSA DE VALORES. Instituição emque se negociam títulos e ações. AsBolsas de Valores são importantes naseconomias de mercado porpermitirem a canalização rápida daspoupanças para sua transformaçãoem investimentos. Constituem, paraos investidores, um meio prático deobter lucratividade com a compra evenda de títulos e ações, escolhendoos momentos adequados de baixa oualta nas cotações.

BONIFICAÇÃO EM AÇÕES. Omesmo que ações-filhotes. São asações emitidas por uma empresa emdecorrência de aumento de capital,realizado por incorporação dereservas e/ou de outros recursos, edistribuídas gratuitamente aosacionistas, na proporção daquantidade de ações que já possuem.

BONIFICAÇÃO EM DINHEIRO.Excepcionalmente, além dosdividendos, uma empresa poderáconceder aos seus acionistas umaparticipação adicional nos lucros, pormeio da bonificação em dinheiro.

BÔNUS. Título emitido por umasociedade anônima de capital aberto,dentro do limite do capital autorizado,que confere ao seu titular, nascondições constantes do certificado,direito de subscrever ações, que seráexercício contra a apresentação dobônus à companhia e pagamento dopreço de emissão.

BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO. Títulonegociável que dá direito à subscriçãode novas ações, emitido por umaempresa, dentro do limite de aumentode capital autorizado em seu estatuto.

BRADIES. Títulos que foram emitidosa partir de 1994 por paísesemergentes na renegociação de suas

respectivas dívidas externas. Sãotítulos da dívida externa brasileiralastreados em papéis do Tesouro dosEstados Unidos.

Page 12: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

C CADERNETA DE POUPANÇA. Tipode investimento financeiro de baixorisco e baixo rendimento, geralmentegarantido pelo governo até umdeterminado valor, cujos recursosinvestidos são utilizados parainvestimentos em infraestruturahabitacional.

CÁLCULO ATUARIAL. É o estudotécnico baseado em levantamentos dedados da população analisada, noqual o atuário busca mensurar osrecursos necessários à garantia dosbenefícios oferecidos pelo planoprevidenciário.

CÂMBIO FIXO. Um sistema decâmbio em que o Banco Central deum país estabelece um valor fixo paraa paridade entre a moeda local e odólar.

CÂMBIO FLUTUANTE. É o sistemaem que as operações de compra evenda de moedas funcionam semcontrole sistemático do governo.Neste caso, o valor das moedasestrangeiras flutua de acordo com ointeresse e com a oferta e a procurano mercado.

CÂMBIO PARALELO. Mercado decâmbio no qual a conversão da moedalocal por moeda estrangeira é feitapor agentes não autorizados pelasautoridades monetárias e comfinalidade de lucro.

CAPITAL DE RISCO. Capitalinvestido em um bem, valor, ouempreendimento onde existe umelemento de risco, ou seja, apossibilidade de perder (ou ganhar),como no caso das ações dasempresas particulares.

CAPITAL SOCIAL. Montante decapital de uma sociedade anônimaque os acionistas vinculam a seupatrimônio como recursos próprios,destinados ao cumprimento dosobjetivos da mesma.

CAPITALIZAÇÃO. Ver. RegimeFinanceiro de Capitalização.

CAPITALIZAÇÃO DE JUROS.Sistema de empréstimo ou de cálculofinanceiro em que os juros sãoperiodicamente incorporados aoprincipal.

CAPTAÇÃO. Obtenção de recursospara aplicação a curto, médio e/oulongo prazos.

CARÊNCIA. Prazo mínimoestabelecido no Regulamento do Planode Benefícios para que o participanteou beneficiário adquira direito a umou mais benefícios ou possa optar porinstitutos previstos no plano. CARREGAMENTO. É o percentualincidente sobre as contribuiçõespagas, para atender às despesasadministrativas das EFPCs.

CARTEIRA. Conjunto dos títulos ouvalores monetários que são objeto denegociação.

CARTEIRA DE AÇÕES. Conjunto deações de diferentes empresas.

CAUÇÃO. Depósito de títulos ouvalores efetuados para o credor,visando garantir o cumprimento deobrigação assumida.

CAUTELA. Certificados ou títulosprovisórios, também chamados detítulos múltiplos, fornecidos porsociedades anônimas a seusacionistas, que comprovam a

Page 13: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

existência de determinado número deações.

CBLC – Companhia Brasileira deLiquidação e Custódia. Responsávelpela compensação, liquidação econtrole de riscos das operaçõesrealizadas no mercado à vista, atermo e de opções.

CDB – Certificado de DepósitoBancário. Título emitido por bancos deinvestimento e comerciais,representativo de depósitos a prazo.

CDI – Certificado de DepósitoInterbancário. É uma espécie deCertificado de Depósito Bancário(títulos que os bancos lançam paracaptar dinheiro no mercado). A suafunção é transferir dinheiro de umbanco para outro.

CERTIFICADO. Documento quecomprova a existência e a posse dedeterminada quantidade de ações.

CERTIFICADO DE DEPÓSITO. Títulorepresentativo das ações depositadasem uma instituição financeira. CERTIFICADO DO PARTICIPANTE.Documento particular do participanteque registra as característicasprincipais do plano de previdênciacontratado, em especial as cláusulas ecritérios relativos aos benefícios.

CESSÃO DE COTAS. Ceder atitularidade das cotas de um fundopara outra pessoa.

CETIP – Central de Custódia eLiquidação de Títulos. É umacompanhia de capital aberto queoferece produtos e serviços deregistro, custódia, negociação eliquidação de ativos e títulos,proporcionando liquidez, segurança e

transparência para as operaçõesfinanceiras. É a maior depositária detítulos privados e maior câmara deativos privados do país.

CHAMADA DE CAPITAL. Subscriçãode ações novas, com ou sem ágio,para aumentar o capital de umaempresa.

CIÊNCIAS ATUARIAIS. Ramo damatemática com atuação nas áreas deavaliação de riscos, cálculos no setorde seguros, pecúlios, planos deaposentadoria, pensões,financiamento e capitalização.

CISÃO. É o processo detransferência, por uma empresa, deparcelas de seu patrimônio a uma oumais sociedades, já existentes ouconstituídas para esse fim,extinguindo-se a empresa cindida sehouver versão de todo o seupatrimônio.

CLÁUSULA. Cada um dos parágrafose capítulos com as condições gerais,especiais e particulares de umcontrato.

CLÁUSULA ADICIONAL. É a adiçãode artigos ou disposições em umcontrato, tratado, testamento, ouqualquer outro documentosemelhante, público ou privado.

CLUBE DE INVESTIMENTO. Grupode pessoas físicas, que aplica recursosde uma carteira diversificada deações, administrada por umainstituição financeira autorizada.

CMN – Conselho Monetário Nacional.Órgão Federal responsável pelaformulação da política da moeda e docrédito e pela orientação,regulamentação e controle de todasas atividades financeiras

Page 14: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

desenvolvidas no País.

CNPB – Cadastro Nacional de Planosde Benefícios. Registro dos Planos deBenefícios administrados pelas EFPCsjunto à Previc.

CNPC – Conselho Nacional dePrevidência Complementar. Órgãocolegiado responsável pela regulaçãodo segmento das EFPCs.

CNPJ – Cadastro Nacional da PessoaJurídica. Cadastro realizado eadministrado pela Receita Federal doBrasil, com o intuito de registrar asinformações cadastrais de pessoasjurídicas.

COBERTURA. Provisão de fundos quegarantam uma operação financeira;pagamento da indenização aosegurado ou aos seus beneficiáriosreferente ao prejuízo causado pelaocorrência de um dos riscos previstosno contrato de seguro.

COFINS. Sigla que designa aContribuição para o Financiamento daSeguridade Social. Incide sobre ofaturamento bruto das empresas e édestinada à seguridade social.

COLOCAÇÃO DIRETA. Aumento decapital realizado pela subscrição deações, pelos atuais acionistas,diretamente em uma empresa.

COLOCAÇÃO INDIRETA. Aumentode capital realizado mediantesubscrição, no qual a totalidade dasações é adquirida por uma instituiçãofinanceira ou por um grupo reunidoem consórcio, para posteriorcolocação no mercado secundário.

COMBINAÇÃO DE OPÇÕES. Compraou venda de duas ou mais séries deopções sobre a mesma ação-objeto,

porém com preços de exercício e/oudatas de vencimento diferentes.

COMITENTE. Pessoa que encarregauma outra de comprar, vender oupraticar qualquer ato, sob suas ordense por sua conta, mediante certaremuneração a que se dá o nome decomissão.

COMISSÃO. Remuneração deempregado ou agente, sobre volumede negócios, vendas ou cobranças.

COMISSÃO NACIONAL DEATUÁRIA DA PREVIDÊNCIACOMPLEMENTAR. Órgão colegiadoao qual cabe opinar, por solicitaçãoexclusiva da Secretaria de PrevidênciaComplementar, sobre temas atuariaisreferentes ao regime de previdênciacomplementar no âmbito das EFPCs.

COMMERCIAL PAPER. Notapromissória emitida por umasociedade anônima no mercadoexterno para viabilizar captação derecursos no curto prazo e sanarproblemas momentâneos de liquidez,como uma alternativa aosempréstimos bancários. Título dedívida sem nenhuma garantia, comremuneração prefixada mediantedesconto sobre o valor de face dotítulo.

COMMODITIES. Termo utilizado paradenominar produtos de base, poucoindustrializados, altamentecomercializáveis, e utilizados comomoeda de transação comercial, nomercado atual e futuro, e negociadosem bolsas de valores.

COMPANHIA DE CAPITAL ABERTO.Empresa que tem suas açõesregistradas na Comissão de ValoresMobiliários – CVM e distribuídas entreum determinado número de

Page 15: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

acionistas, que podem ser negociadasem bolsas de valores ou no mercadode balcão.

COMPANHIA DE CAPITALFECHADO. Empresa com capital depropriedade restrita, cujas ações nãopodem ser negociadas em bolsas devalores ou no mercado de balcão.

COMPANHIA DE INVESTIMENTO.Empresa comercial constituída com afinalidade de investir principalmentena compra de participações em outrasempresas, sem procurar conseguir ocontrole delas. Em geral, sãosociedades anônimas que procuramatrair capital com a venda de suasações ao público. Apesar do relativorisco, e por isso mesmo, oferecemboa rentabilidade.

COMPLIANCE. Significa o dever deestar em conformidade e de fazercumprir regulamentos internos eexternos, agir de acordo com umaregra, um pedido ou um comando.Assim, os investidores têm asegurança de que suas aplicaçõesserão geridas segundo as diretrizesestabelecidas.

COMPOSIÇÃO FAMILIAR. Conjuntode beneficiários considerados naapuração dos compromissosdecorrentes de morte ou reclusão doparticipante.

COMPULSÓRIO (DEPÓSITO). Asinstituições financeiras são obrigadasa recolher uma parte do montante dosdepósitos à vista e a prazo feitos porseus clientes, que fica retida no BancoCentral para evitar a multiplicaçãodescontrolada de moeda escritural.

CONCORDATA. Recurso jurídico queo comerciante se utiliza objetivandouma dilação de prazo para o

pagamento dos credores, visandouma reorganização e umareestruturação econômica e financeirada empresa a fim de suspender ouevitar a falência.

CONDOMÍNIO. O conceito decondomínio no mercado financeiro éanálogo ao de condomínio de umprédio residencial. Todo fundo deinvestimento é um condomínio, abertoou fechado. Os fundos deinvestimento disponíveis para osinvestidores aplicarem sãocondomínios abertos, no sentido deque qualquer investidor que possua aquantia para a aplicação mínimadefinida e que deseje aplicar, pode serum cotista do fundo, tornando-seentão um “condômino” com direitos eobrigações estabelecidos peloregulamento específico daquele fundo.

CONSELHO DELIBERATIVO.Responsável pela definição da políticageral de administração da EFPC eseus Planos de Benefícios.

CONSELHO FISCAL. Supervisiona aexecução das políticas do ConselhoDeliberativo e o desempenho das boaspráticas de governança da Diretoria-Executiva.

CONSULTA PÚBLICA. Forma pelaqual a PREVIC busca obter amanifestação da sociedade sobredeterminado tema. Usualmente feitaatravés de meio eletrônico, sem apresença física dos consultados.

CONTABILIDADE. Arte e ciência deregistrar, classificar e resumir, demaneira que faça sentido em termosmonetários, as transações e eventosque são, pelo menos em parte, decaráter financeiro, e a interpretaçãode seus resultados. CONTA MARGEM. Forma de

Page 16: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

negociação de ações que possibilita aoinvestidor obter, em uma sociedadecorretora, financiamento para acompra dos títulos e/ou empréstimodos papéis para a venda.

CONTRATO A TERMO. Contrato queestabelece que um determinado ativoserá comprado e vendido no futuropor um preço fixado no presente.

CONTRATO DE CÂMBIO. Contratopara troca de moedas. O contrato decâmbio entre dólar e real fixa aquantidade de reais que devem sertrocados por uma quantidade dedólares. Empresas exportadoras eimportadoras utilizam frequentementecontratos de câmbio, que têm suasregras estabelecidas pelo BancoCentral.

CONTRATO DE OPÇÃO. Contratoatravés do qual o investidor recebe odireito de COMPRAR (opção decompra) ou VENDER (opção devenda) uma quantidade de um ativo aum preço preestabelecido durante operíodo de validade da opção.

CONTRIBUIÇÃO. Aporte pecuniáriopara custear o plano de benefícios.

CONTRIBUIÇÃO ADICIONAL. VerContribuição Extraordinária.

CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA. Ver.Plano de Contribuição Definida. CONTRIBUIÇÃOEXTRAORDINÁRIA. Contribuiçãorealizada pela patrocinadora e peloparticipante ou assistido, destinada aocusteio de déficit, serviço passado eoutras finalidades não incluídas nacontribuição normal.

CONTRIBUIÇÃO NORMAL.Contribuição realizada pela

patrocinadora e pelo participante ouassistido, de caráter obrigatório edefinida anualmente no plano decusteio, destinada a constituição dereservas com a finalidade de prover opagamento de benefícios.

CONTRIBUIÇÃO VARIÁVEL. VerPlano de Contribuição Variável.

CONTROLE ACIONÁRIO. Posse, porum acionista ou grupo de acionistas,da maior parcela de ações, comdireito a voto, de uma empresa,garantindo o poder de decisão sobreela.

CONTROLES INTERNOS. Processosinternos executados com o objetivo dealcançar eficiência e eficácia, exatidãoe integridade, confiabilidade, efetivocontrole dos riscos, conformidade comleis e regulamentos, na condução dasatividades da EFPC.

CONVÊNIO DE ADESÃO.Instrumento que formaliza a relaçãocontratual entre os patrocinadores ouinstituidores e a entidade deprevidência complementar,vinculando-os a um determinadoplano de benefícios.

COPOM – Comitê de PolíticaMonetária.

COREMEC – Comitê de Regulação eFiscalização dos Mercados Financeiro,de Capitais, de Seguros, dePrevidência e Capitalização. Órgãocriado com a finalidade de promover acoordenação e o aprimoramento daatuação das entidades daadministração pública federal queregulam e fiscalizam as atividadesrelacionadas à captação pública dapoupança popular.

CORRETAGEM. Taxa de remuneração

Page 17: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

de um intermediário financeiro nacompra ou venda de títulos.

CORRETOR. Intermediário na comprae venda de títulos.

COTA. Parcelas de idêntico valor emque se divide o patrimônio, quevariam ao longo do tempo em funçãoda respectiva rentabilidade líquida.

COTA DO PLANO. Fração dopatrimônio atualizada pelarentabilidade dos investimentos oupelo índice do plano, que permiteapurar a participação individual nopatrimônio total do plano debenefícios.

COTAÇÃO. Preço registrado no ato danegociação com títulos em bolsa devalores.

COTAÇÃO DE ABERTURA. Cotaçãode um título na primeira operaçãorealizada em um dia de negociação.

COTAÇÃO DE FECHAMENTO. Últimacotação de um título em um dia denegociação.

COTAÇÃO MÁXIMA. A maior cotaçãoatingida por um título no decorrer deum dia de negociação.

COTAÇÃO MÉDIA. Cotação média deum título, constatada no decorrer deum dia de negociação.

COTAÇÃO MÍNIMA. A menorcotação de um título, constatada nodecorrer de um dia de negociação.

CRÉDITO MERCANTIL. Total dedinheiro disponível para empréstimosa empresas.

CRPC – Câmara de Recursos daPrevidência Complementar. Órgão

colegiado de última instância recursaldo segmento da EFPCs para osprocessos administrativos instauradospela Previc.

CSLL – Contribuição Social sobre oLucro Líquido. Trata-se de um tributofederal pago pelas empresas, comalíquota que varia de acordo com aatividade da empresa.

CUPOM. Taxa determinada nomomento da emissão de um título derenda fixa, pela qual um emissor secompromete a pagar juros emintervalos periódicos.

CUPOM CAMBIAL. É o rendimentoem dólar, pago ao investidor queassume risco de investir em outramoeda (no caso brasileiro, o real),bem como a taxa de juro paga nostítulos com correção cambial. Adiferença entre a taxa de juros internae a desvalorização da taxa de câmbiodo país equivale ao juro pago emdólar, ou cupom cambial.

CUSTEIO ADMINISTRATIVO. Valordestinado à cobertura das despesasdecorrentes da administração dosPlanos de Benefícios de uma EFPC,conforme definido nos Regulamentose respectivos planos de custeio.

CUSTO FIXO. Custos que não variamde acordo com o volume de produção,e em geral são contratuais, como é ocaso, por exemplo, dos gastos comaluguel.

CUSTO IRRECUPERÁVEL. Quandonão se podem recuperarinvestimentos em projetos que nãoforam adiante.

CUSTÓDIA DE TÍTULOS. Serviço deguarda de títulos e de exercício dedireitos, prestado aos investidores.

Page 18: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

CUSTÓDIA FUNGÍVEL. Serviço decustódia no qual os valoresmobiliários retirados podem não seros mesmos depositados, emborasejam das mesmas espécie, qualidadee quantidade.

CUSTÓDIA INFUNGÍVEL. Serviço decustódia no qual os valoresmobiliários depositados são mantidosdiscriminadamente por depositante. Équando não há a permissão de que osvalores mobiliários retirados nãosejam os mesmos depositados noserviço de custódia, embora sejam damesma espécie, qualidade equantidade.

CVM – Comissão de ValoresMobiliários. Autarquia federalvinculada ao Ministério da Fazendacriada para desenvolver, regular efiscalizar o mercado de valoresmobiliários.

Page 19: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

D DATA DA DECLARAÇÃO. Dia doregistro em pregão da operação decompra ou de venda à vista dasações-objeto de opção.

DATA DE ADMISSÃO AO PLANO.Data em que uma pessoa física setorna Participante do Plano deBenefícios.

DATA DE CONCESSÃO DOBENEFÍCIO. Termo usado no setorde previdência que reflete a data emque o contratante do plano deprevidência começará a receber seusbenefícios.

DATA DE INSCRIÇÃO. É a data doregistro da proposta de inscrição dointeressado em participar do plano deprevidência, concomitantemente àcomprovação do pagamento daprimeira contribuição.

DATA DE VENCIMENTO DA OPÇÃO.O dia em que se extingue o direito deuma opção.

DAY TRADE. Conjugação deoperações de compra e de vendarealizadas em um mesmo dia, dosmesmos títulos, para um mesmocomitente, por uma mesma sociedadecorretora, liquidadas por meio de umúnico agente de compensação, cujaliquidação é exclusivamentefinanceira.

DCTF. Declaração de Débitos eCréditos Tributários Federais, para aprestação das informações relativasaos tributos e contribuições federaisapurados pelas Pessoas Jurídicas.

DEALER. São instituiçõescredenciadas pelo Banco Central a

participar dos leilões informais decâmbio e títulos públicos. Os dealerssão escolhidos dentre os bancos maisativos no mercado. Eles têm aresponsabilidade de informar osdemais bancos sobre o leilão informal.

DEBÊNTURES. São títulos privadosemitidos por empresas quandoprecisam captar recursos no mercado.Quem os adquire se torna credor daempresa e recebe juros periódicospelo empréstimo.

DEBÊNTURES CONVERSÍVEIS EMAÇÕES. Aquelas que, por opção deseu portador, podem ser convertidasem ações, em épocas e condiçõespredeterminadas.

DECISÃO-NOTIFICAÇÃO. É odocumento pelo qual se dáconhecimento ao autuado doresultado do julgamento de auto deinfração. Integram a Decisão-Notificação o relatório contendo oresumo dos fatos apurados, a análiseda defesa e das provas produzidas.

DÉFICIT ATUARIAL. Corresponde àinsuficiência de recursos paracobertura dos compromissos dosPlanos de Benefícios. Registra adiferença negativa entre os bens edireitos (ativos) e as obrigações(passivos) apurada ao final de umperíodo contábil.

DEFLAÇÃO. Processo inverso àinflação – uma diminuição do índicede preços, ou seja, queda nos preçosdos produtos e serviços para oconsumidor em determinado período.

DEMANDA. Procura por um bem ouserviço particular que determina omovimento da oferta. No conceitoeconômico, a demanda não érepresentada simplesmente pelo

Page 20: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

desejo ou a necessidade de umconsumidor de adquirir algo, masrequer que ele tenha também acapacidade efetiva de pagar pelamercadoria ou serviço.

DEMOCRATIZAÇÃO DO CAPITAL.Processo pelo qual a propriedade deuma empresa fechada se transfere,total ou parcialmente, para umgrande número de pessoas quedesejam dela participar e que nãomantêm, necessariamente, relaçõesentre si, com o grupo controlador oucom a própria companhia.

DEMOGRAFIA. Estudo estatístico dascoletividades humanas. Os dados paraesse estudo, que abrange o tamanho,a distribuição territorial e asmudanças de uma população, sãoobtidos por meio dos censos,estatísticas vitais e outrasobservações específicas.

DA – Demonstrações Atuariais.Documento elaborado pelo atuário daentidade contendo todas asinformações exigidas pelo órgão defiscalização e controle das EFPCsrelativamente ao plano de benefícios eà avaliação atuarial de cada exercício.

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.Conjunto de relatórios emitidos pelasEFPCs, como o Balanço Patrimonial,Balancete, Mutação do Ativo Líquido,dentre outras, bem como asrespectivas notas explicativas àsdemonstrações.

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS.Demonstrativos contábeis e demaisinformações apresentados pelasempresas, que relatam a situaçãoeconômica e financeira de umacompanhia. Essas demonstrações sãoapresentadas em valores nominais eapresentam, para comparação, os

resultados do exercício anterior.

DEMONSTRATIVO DEINVESTIMENTO. Radiografia dasaplicações financeiras dos planos debenefícios feitas mensalmente pelaEFPC, mas cuja divulgação paraparticipantes e assistidos deve seranual e integrar o Relatório Anual.

DEPENDENTE. Pessoa ligada aoparticipante e que poderá ter direito abenefícios previstos no plano, deacordo com as normas estabelecidasem regulamento e estatuto próprio.

DERIVATIVOS. São os mercadosfuturos e de opções, que viabilizam asoperações de hedge. Operam preçosfuturos de ações, dólar, ouro, juros emercadorias agrícolas.

DESÁGIO. Diferença, para menos,entre o valor nominal e o preço decompra de um título de crédito. É odesconto no preço de um título.

DESDOBRAMENTO. Ver. Split.

DESDOBRAMENTO DE CAUTELAS.Sistema de desdobramento de ações,efetuado pelas bolsas de valores, demodo a adequar a quantidade deações ao lote-padrão.

DESIGNADO. Ver. Beneficiário.

DESPESA ADMINISTRATIVA. Valorgasto com a administração das EFPC edos Planos de Benefícios.

DESPESA FINANCEIRA. Custo dosencargos financeiros dos empréstimose financiamentos: juros, mora, multascontratuais etc.

DESPESA PREVIDENCIAL. Despesasdecorrentes de compromissosprevidenciais da entidade.

Page 21: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

DESVIO-PADRÃO. Medida estatísticada variação absoluta ou dispersão deuma distribuição de frequência emtorno de sua média (quanto menor odesvio, maior a representatividade damédia), obtida mediante o cálculo daraiz quadrada da média aritmética dosquadrados dos desvios da distribuiçãode frequência.

DIFERIMENTO. Tempo de espera atéa implementação de condição parafins de obtenção de benefício, semque haja pagamento ou recebimentona forma prevista no Regulamento doPlano de Benefícios.

DIREITO ACUMULADO.Corresponde às reservas constituídaspelo participante ou à reservamatemática, o que lhe for maisfavorável.

DIREITO ADQUIRIDO(BENEFÍCIO). Os benefícios serãoconsiderados direito adquirido doparticipante quando implementadastodas as condições estabelecidas paraelegibilidade, consignadas noregulamento do respectivo plano.

DIREITO DE REGRESSO. O direitode regresso (ou regressivo) é o direitode uma pessoa reaver de outra, quetenha sido causadora do dano, algoque desfalcou seu patrimônio, com odevido pagamento ou indenização. DIREITO DE RETIRADA. Direito deum acionista de se retirar de umaempresa, mediante o reembolso dovalor de suas ações, quando fordissidente de deliberação deassembleia que aprovar determinadasmatérias definidas na legislaçãopertinente.

DIREITO DE SUBSCRIÇÃO. Direitode um acionista de subscrever

preferencialmente novas ações deuma sociedade anônima quandohouver aumento de seu capital. É odireito de aquisição de um novo lotede ações pelos acionistas – compreferência na subscrição – emquantidade proporcional às possuídas,em contrapartida à estratégia deaumento de capital da empresa.

DIRETORIA-EXECUTIVA.Responsável pela administração daEFPC e dos Planos de Benefícios,observando a política geral traçadapelo Conselho Deliberativo e as boaspráticas de governança.

DISCLOSURE. Divulgação deinformações por parte de umaempresa, possibilitando uma tomadade decisão consciente pelo investidore aumentando sua proteção.Transparência da empresa. É umtermo geralmente utilizado pelomercado financeiro, especialmente nocaso da postura de empresas einstituições financeiras que tenhamtítulos no mercado de capitais.

DISPONÍVEL. Valor composto pelasexigibilidades imediatas, que são ascontas de caixa, contas bancárias,cheques para cobrança e aplicaçõesno mercado aberto.

DIVERGÊNCIA NÃO PLANEJADA(DNP). A Divergência não Planejada(DNP) é definida pela diferença entrea rentabilidade verificada e a taxamínima atuarial estipulada nos planosde benefícios.

DIVERSIFICAÇÃO DA CARTEIRA. Acompra pelo investidor de umavariedade de títulos e papéis, demodo que o risco associado a cadaum deles é neutralizado peloconjunto.

Page 22: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

DÍVIDA DE LONGO PRAZO.Compromisso financeiro a ser saldadonum prazo em geral superior a umano.

DÍVIDA INTERNA PÚBLICA. Dívidado governo com empresas, bancos epessoas dentro do país.

DÍVIDA MOBILIÁRIA FEDERAL.Dívida do governo federal, mais o dosestados e municípios, com empresas,bancos e pessoas dentro do país.Resultado do somatório dos títulospúblicos em poder do mercado.

DIVIDENDO. Correspondem àparcela de lucro líquido distribuída, naproporção da quantidade de açõesdetida, aos acionistas. DIVIDENDO CUMULATIVO.Dividendo que, caso não seja pago emum exercício, se transfere para outro.

DIVIDENDO PRO RATA. Dividendodistribuído às ações emitidas dentrodo exercício social proporcionalmenteao tempo transcorrido até o seuencerramento.

DÓLAR COMERCIAL. Taxa decâmbio publicado pelo Banco Central,utilizada nas operações comerciais dopaís, no pagamento do serviço dadívida externa e nas remessas dedividendos das empresas com sede noexterior. Há uma taxa para venda eoutra para compra de dólares pelosbancos.

DÓLAR FUTURO. Cotação esperadapelo mercado financeiro do valor dodólar, no futuro. A ideia básica dodólar futuro é que ao comprá-lo, oinvestidor esteja garantindo o valorque pagará pelo dólar no futuro, destaforma minimizando seu risco e ficandoa salvo das variações do mercado,

pois conhece hoje o valor que pagarápelo dólar, no futuro.

DÓLAR PARALELO. Cotação paracomprar ou vender a moeda fora dosmeios oficiais de conversão,geralmente realizada por doleiros. Emépocas de inflação alta, o dólarparalelo representa importantereserva de valor; com a inflaçãoestável e em baixa, esta alternativade investimento perde importância.

DOLO. Qualquer manobra conscientepor parte de uma pessoa com aintenção de causar prejuízo a outrapessoa; ato de má-fé, fraudulento,visando a prejuízo preconcebido, físicoou financeiro.

DOTAÇÃO INICIAL. Valor de aportepara cobrir os encargos acumuladosdos benefícios, nos termos da notatécnica atuarial e do Regulamento doPlano de Benefícios.

DPREV. Sigla de Declaração sobreOpção de Tributação de PlanosPrevidenciários, que formaliza a opçãopor um regime de tributação feitapelos participantes de planos debenefício de caráter previdenciário.

DUPLICATA. Título de crédito formale nominativo, disciplinado pelo direitocambiário, emitido pelo vendedor demercadoria ou serviço correspondentea uma fatura de venda parapagamento contra apresentação ou atempo certo de vista. Destina-se aaceite e pagamento pelo comprador.Circula mediante endosso paracobrança ou lastro em operação decrédito.

Page 23: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

E EAPC – ENTIDADE ABERTA DEPREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR.

ECONOMIA DE ESCALA. Ocorrequando o custo médio da produção deum bem diminui com o aumento daescala de produção.

ECONOMIA DE MERCADO. Sistemaeconômico chamado também de“economia de livre mercado” ou“economia livre”, no qual a alocaçãode recursos é determinada apenaspela oferta e procura e não pelainterferência direta do governo.

ECONOMIA MISTA. Sistemaeconômico de mercado no qual osmeios de produção possuem algumcomponente de intervenção estatalque pode ser um amplo setor deempresas estatais, a existência decontroles de preços ou uma políticaeconômica que enfatiza a planificação.

EFPC – ENTIDADE FECHADA DEPREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR.Sociedade civil ou fundação, sem finslucrativos, sob a forma de sociedadecivil ou fundação, que tem por objetoinstituir planos privados de concessãode benefícios. Popularmenteconhecida como Fundo de Pensão.

ELEGIBILIDADE. Qualidade do que éelegível.

ELEGÍVEL. Condição do participanteou beneficiário de Plano de Benefíciosque cumpriu os requisitos necessáriosà obtenção de benefício oferecido peloplano nos termos do respectivoRegulamento.

ELENCO DE BENEFÍCIOS. Conjunto

de benefícios oferecidos em um plano.

EMISSÃO. Colocação de dinheiro outítulos em circulação.

EMOLUMENTOS. No mercado deações refere-se à taxa paga à Bolsade Valores por conta dos negócios decompra e venda serem realizados emsuas instalações, e não inclui custoscom liquidação e custódia das ações.No mercado segurador refere-se àsdespesas adicionais cobradas dosegurado pela companhia seguradora,o que inclui os impostos e encargosincidentes sobre o seguro.

EMPRESA PATROCINADORA. Ver.Patrocinador.

EMPRESA PRIVADA. Organizaçãopertencente a indivíduos ou grupos,que produz e/ou comercializa bens ouserviços com o objetivo de lucro.

ENDOSSO. Assinatura no verso deum título, pelo qual o proprietário(endossante) transfere sua posse para outrem (endossatário).Instrumento utilizado pelo seguradorquando é necessário alterar dados,modificar condições ou objetos daapólice ou transferi-la a outro. ENTIDADE COM MULTIPLANO.EFPC que administra plano ouconjunto de planos de benefícios paradiversos grupos de participantes comindependência patrimonial.

ENTIDADE COM PLANO COMUM.EFPC que administra plaDA –Demonstrações Atuariais. Documentoelaborado pelo atuário da entidadecontendo todas as informaçõesexigidas pelo órgão de fiscalização econtrole das EFPCs relativamente aoplano de benefícios e à avaliaçãoatuarial de cada exercício.

Page 24: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

ENTIDADE MULTIPATROCINADA.EFPC que congrega mais de umpatrocinador ou instituidor.

ENTIDADE SINGULAR. Entidadefechada que está vinculada a apenasum patrocinador ou instituidor.

EQUILÍBRIO TÉCNICO. Situaçãoapurada ao final de um períodocontábil em que o valor dos bens edireitos é igual ao das obrigações.

EQUILÍBRIO TÉCNICO ATUARIAL.Expressão utilizada para denotar aigualdade entre o total dos recursosgarantidores de um Plano deBenefícios, acrescido dascontribuições futuras, e o total doscompromissos atuais e futuros desseplano.

EQUIVALÊNCIA FINANCEIRA.Igualdade entre dois montantesapurados financeiramente.

ESPECULAÇÃO. Negociar emqualquer mercado, com o objetivo deauferir lucros no curto prazo,aproveitando uma situaçãotemporária do mercado.

ESTATUTO. Documento que define asestruturas administrativas, cargos erespectivas atribuições, além daforma de funcionamento da EFPC.

EXCEDENTE FINANCEIRO.Diferença positiva entre arentabilidade exigida pelo plano debenefícios e aquela obtida comoresultado no investimento dosrecursos garantidores das reservas doplano.

EXERCÍCIO DE OPÇÕES. Operaçãopela qual o titular de uma operaçãoexerce seu direito de comprar ou devender o lote de ações-objeto, ao

preço de exercício.

EXIGIBILIDADES. Exigênciasfinanceiras; dívidas que a empresatem de pagar.

EXIGÍVEL CONTINGENCIAL.Registram as provisões relativas alitígios da Gestão Previdencial eAdministrativa, incluindo astrabalhistas e fiscais, cujas decisõesfuturas podem gerar desembolso parao plano.

EXIGÍVEL EM LONGO PRAZO.Exigibilidades que vencem após oencerramento do exercíciosubsequente.

EXIGÍVEL OPERACIONAL.Somatório dos compromissos de curtoprazo já assumidos pela entidade, taiscomo benefícios a pagar, despesasadministrativas a pagar, impostos etaxas a serem pagos, entre outros.

EXPECTATIVA DE VIDA. Tempoestimado de vida para uma pessoa, apartir da sua idade atual, extraído deuma tábua de sobrevivência.

EXTRATO. Documento enviado,periodicamente, a cada participanteque contém informaçõesindividualizadas sobre ascontribuições realizadas para o planoe a rentabilidade líquida obtida com asaplicações dos recursos e outrasmovimentações.

Page 25: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

F FAIRNESS. Expressão inglesa quepode ser compreendida como sensode justiça. É um dos quatro valoresclássicos da governança corporativa,juntamente ao disclosure,accountability e compliance, presentesnos códigos das boas práticas de altagestão das companhias em toda partedo mundo.

FATOR ATUARIAL. Fator calculadocom base em premissas que poderãoser de natureza financeira, biométricae demográfica, dentre outras, com oobjetivo de preservar o equilíbrioentre compromissos e obrigaçõesrecíprocas, a exemplo do cálculo decontribuições, prêmios de seguro, etc.

FATOR DE RENDA. É o valornumérico, calculado medianteutilização de uma tábua biométrica euma taxa de juros, utilizado paraobtenção do valor do benefício doplano de previdência.

FATOR PREVIDENCIÁRIO.Coeficiente atuarial utilizado peloRegime Geral de Previdência Socialpara cálculo de aposentadoria desde1999, quando passou a vigorar a Lei9.876/98. A equação do fatorprevidenciário faz um cruzamentoentre a idade do segurado, o tempode contribuição e a expectativa desobrevida no momento daaposentadoria.

FECHAMENTO ANTERIOR. Últimacotação do papel no pregão regular dodia anterior, sem considerar o AfterMarket.

FECHAMENTO DE CAPITAL. Quandouma empresa retira suas ações dabolsa de valores e torna-se uma

sociedade limitada. FECHAMENTO DE POSIÇÃO.Operação pela qual o lançador de umaopção, pela compra em pregão deoutra opção da mesma série, ou otitular, pela venda de opçõesadquiridas, encerram as suas posiçõesou parte delas.

FECHAMENTO EM ALTA. Quando oíndice de fechamento da Bolsa deValores for superior ao índice defechamento do pregão anterior.

FECHAMENTO EM BAIXA. Quando oíndice de fechamento da Bolsa deValores for inferior ao índice defechamento do pregão anterior.

FECHAMENTO HORÁRIO REGULAR.Última cotação do papel no horário depregão regular, sem considerar oAfter Market.

FGV – FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS.

FIANÇA. Forma de garantia atravésda qual se o devedor não arcar com aobrigação assumida, então umaterceira pessoa terá que arcar com opagamento desta obrigação.Denominação dada também àgarantia aceita como margem emoperações na BM&F (Bolsa deMercadorias e Futuros), sendo que amesma é devolvida ao cliente naliquidação da operação.

FIEX. Sigla de Fundo deInvestimentos no Exterior. É umfundo de investimento doméstico, queaplica a maior parte de seus recursosem títulos da dívida externa brasileira.

FIF – Fundos de InvestimentoFinanceiro. São Fundos deInvestimento em Títulos e ValoresMobiliários. São regulamentados e

Page 26: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

fiscalizados pelo Banco Central doBrasil, estando direcionados às áreasde commodities, taxas de jurosinterbancárias e outras modalidades.

FITVM – Fundo de Investimento deTítulos e Valores Mobiliários.Categoria na qual se concentram osfundos de renda variável. Possui afinalidade de captar e investirrecursos no mercado de capitais.

FLUXO DE CAIXA. Fluxo depagamento e recebimento efetivo dedinheiro por uma pessoa (física oujurídica) ou instituição governamental.

FRANQUIA. Participação do seguradonos prejuízos em caso de sinistro, emgeral de acordo com a coberturaestipulada no contrato de seguro.

FRINGE BENEFITS. Termo eminglês, de uso corrente naterminologia técnica brasileira, quedesigna os benefícios adicionaisoferecidos por uma empresa aofuncionário, como assistência médica,fundo de pensão, seguro de vida,bonificações etc.

FUNDO ADMINISTRATIVO. Aqueledestinado à cobertura de despesasadministrativas do Plano deBenefícios.

FUNDO ASSISTENCIAL. Aqueledestinado à cobertura de despesas doplano assistencial.

FUNDO DE COBERTURA DA ANTI-SELEÇÃO DE RISCOS. Provisãoconstituída no passivo para coberturade riscos com probabilidade deocorrência acima da média, e cujosprêmios previstos são relativamente pequenos para orisco que está sendo coberto. Suafinalidade é anular ou reduzir o

aumento de contribuições.

FUNDO DE COBERTURA DAOSCILAÇÃO DE RISCOS. Valordestinado à cobertura de riscosdecorrentes de desvios das hipótesesadotadas na avaliação atuarial, cujafinalidade é anular ou reduzir oaumento de contribuições.

FUNDO DE INVESTIMENTO. Sãocondomínios constituídos com oobjetivo de promover a aplicaçãocoletiva dos recursos de seusparticipantes. São regidos por umregulamento e têm na assembleiageral dos cotistas o seu mecanismobásico de decisões.

FUNDO DE PENSÃO. Denominaçãopopular para Entidade Fechada dePrevidência Complementar.

FUNDO DE SOLVÊNCIA. Fundo deinstituição facultativa, previsto em leie sujeito a regulamentação, com ointuito de assegurar compromissosassumidos perante os participantes eassistidos de um Plano de Benefícios.

FUNDO IMOBILIÁRIO. Fundo deinvestimento constituído sob a formade condomínio fechado, cujopatrimônio é destinado a aplicaçõesem empreendimentos mobiliários. Asquotas desses fundos são registradasna CVM, podendo ser negociadas embolsa de valores ou no mercado debalcão.

FUNDO MÚTUO DE AÇÕES.Conjunto de recursos administradospor uma distribuidora de valores,sociedade corretora, banco deinvestimento, ou banco múltiplo comcarteira de investimento, que osaplica em uma carteira diversificadade ações, distribuindo os resultadosaos cotistas, proporcionalmente ao

Page 27: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

número de quotas possuídas.

FUNDO MÚTUO DE AÇÕES –CARTEIRA LIVRE. Constituído sob aforma de condomínio aberto oufechado, é uma comunhão derecursos destinados à aplicação emcarteira diversificada de títulos evalores mobiliários, devendo manterno mínimo 51% de seu patrimônioaplicado em ações de emissão dascompanhias abertas, opções de ações,índices de ações e opções sobreíndices de ações.

FUNDO MÚTUO DE INVESTIMENTOEM EMPRESAS EMERGENTES.Constituído sob a forma decondomínio fechado, é uma comunhãode recursos destinados a aplicação emcarteira diversificada de valoresmobiliários de emissão de empresasemergentes.

FUNDO PREVIDENCIAL. Valordefinido pelo Atuário na data daavaliação atuarial com o objetivo decobertura de anti-seleção de riscos,oscilações de riscos ou mesmo paraalocar recursos destinados a futurasalterações de plano de benefícios porexcedentes financeiros.

FUSÃO. União ou junção de duas oumais EFPCs ou planos de benefíciosprevidenciais, dando origem a umanova EFPC ou um novo plano debenefício, que lhes sucede em todosos seus direitos e obrigações.

Page 28: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

G GANHOS ATUARIAIS.Compreendem os efeitos dasdiferenças positivas entre aspremissas atuariais e o que ocorreuefetivamente (ajustes advindos daexperiência); e os efeitos dasmudanças nas premissas atuariais.

GANHOS/PERDAS DE CAPITAL.Diz-se dos lucros (ou dos prejuízos)quando se vendem ativos de capital –ações, títulos de dívida de longo prazoe imóveis – por preços maiores (oumenores) do que os pagos na compra.

GASTO PÚBLICO. Despesascontabilizadas de um governo e seusórgãos públicos que são projetadasem cada exercício num orçamentofiscal.

GERAÇÃO ATUAL. Conjunto dosparticipantes e assistidos do Plano deBenefícios considerados na avaliaçãoatuarial.

GERAÇÃO FUTURA. Conjuntoprojetado de participantes quedeverão aderir ao Plano de Benefíciosnos exercícios seguintes aos daavaliação atuarial.

GO AROUND. Expressão inglesausada no mercado financeiro paradesignar operação de compra e vendade títulos do Tesouro Nacionalrealizada em leilões informais quepodem ocorrer sempre que o BancoCentral achar necessário.

GOODWILL. Conjunto dos elementosnão-materiais provenientes de fatorestais como reputação, relação comclientes e fornecedores, localização,etc, que contribuem para avalorização de uma instituição.

GOVERNANÇA CORPORATIVA.Sistema implantado no âmbito daEFPC, que consiste na adoção deprincípios, regras e práticas degovernança, gestão e controlesinternos capazes de possibilitar opleno cumprimento de seus objetivos.

GRAU DE RISCO. Compara opotencial de perda do ativo oucarteira em relação a um benchmark(referencial) padrão.

Page 29: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

H

HABILITAÇÃO. Momento em que oparticipante ou beneficiário preenchetodos os requisitos regulamentaresnecessários à obtenção de benefíciooferecido pelo plano.

HEDGE. Termo também usado noBrasil, sem tradução. Expedienteadotado por compradores evendedores para se resguardarem deflutuações de preços. São operaçõesdestinadas à proteção do investidorque quer reduzir o risco de suasaplicações.

HEDGE FUND. Um fundo de hedgenão se limita a investir em ações,debêntures e títulos do governo. Alémdisso, faz operações para se protegerde possíveis quedas dos ativos nosquais investiu e utiliza técnicassofisticadas de formação de carteiras,reúnem grandes massas de capitalsubscrito por grandes bancoscomerciais e de investimentos queestão impedidos pelas normasbancárias de exercer diretamente taisatividades.

HIPOTECA. Oneração de um bemimóvel ou equivalentes, com oobjetivo de assegurar o pagamento dedívida. Embora o bem esteja com ocredor, não há transmissão dapropriedade; no entanto, somentecom seu consentimento é que odevedor poderá dispor do bem.

HIPÓTESES ATUARIAIS. Premissasou hipóteses biométricas,demográficas, econômicas efinanceiras utilizadas pelo atuário naelaboração da avaliação atuarial doPlano de Benefícios, adequadas àscaracterísticas do conjunto departicipantes e ao respectivo

Regulamento. Devem refletir arealidade da empresa (área deatuação, política de recursos humanosetc), da comunidade local(cidade/país), bem como a legislaçãovigente e as variáveismacroeconômicas.

HIPÓTESES ECONÔMICO-ATUARIAIS. Ver. HipótesesAtuariais. HOLDING. Empresa que possui,como atividade principal, participaçãoacionária em uma ou mais empresas.É a empresa que detém o controleacionário de outra empresa, ou de umgrupo de empresas subsidiárias.

HOME BROKER. É um moderno canalde relacionamento entre osinvestidores e as SociedadesCorretoras, que torna ainda mais ágile simples as negociações no mercadoacionário, permitindo o envio deordens de compra e de venda deações pela Internet, e possibilitando oacesso às cotações, oacompanhamento de carteiras deações, entre vários outros recursos.

HOT MONEY. São aplicações emtítulos ou no câmbio, atraídas portaxas de juros elevadas ou diferençascambiais significativas, de curtíssimoprazo, podendo deslocar-se de ummercado para outro com grandeagilidade de flutuações de preços.

Page 30: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

I IBA – Instituto Brasileiro de Atuária.Fundado em 1944, com o objetivo deampliar o campo das pesquisasatuariais.

IBGE – Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística. Órgão federalcuja atribuição básica consiste emfornecer informações e estudos denatureza estatística, geográfica,cartográfica, demográfica, de recursosnaturais, etc. necessários aoconhecimento da realidade física,econômica e social do país para finsde planejamento econômico, social esegurança nacional.

IBOVESPA – Índice da Bolsa deValores de São Paulo. Mede odesempenho de uma carteirahipotética formada pelas ações maisnegociadas na bolsa. A composição dacarteira e o peso de cada papelmudam de acordo com arepresentatividade do mercado.

IBV – Índice da Bolsa de Valores.Ver. Ibovespa.

IBX – Índice Brasil. Mede o retornode uma carteira hipotética compostapor 100 ações selecionadas entre asmais negociadas na Bovespa, emnúmero de negócios e volumefinanceiro.

ICSS. Instituto de Certificação dosProfissionais de Seguridade Social.

IDADE DE INGRESSO. Idade doparticipante na data de inscrição noplano.

IDH – Índice de Desenvolvimentohumano. Utilizado pelo Programa dasNações Unidas no seu relatório anual

como medida comparativa de riqueza,alfabetização, educação, esperançamédia de vida, natalidade e outrosfatores. É uma forma padronizada deavaliação e medida do bem-estar deuma população.

IGP – Índice Geral de Preços. Existemdois tipos de IGP e ambos sãocalculados pela FGV (FundaçãoGetúlio Vargas).

IGP-DI. – Índice Geral de Preços –Disponibilidade Interna. Índice cujacoleta dos dados vai do primeiro aoúltimo dia do mês de referência e adivulgação ocorre próxima ao dia 20do mês posterior. O IGP-DI foi criadocom o objetivo de balizar ocomportamento de preços em geralna economia.

IGP-M – Índice Geral de Preços doMercado. A coleta dos dados éefetuada entre o dia 21 do mêsanterior ao dia 20 do mês dereferência. A cada decêndio doperíodo de coleta ocorrem divulgaçõesde prévias. O IGP-M foi criado com oobjetivo de se possuir um indicadorconfiável para as operaçõesfinanceiras, especialmente as de longoprazo, sendo utilizado para correçõesde Notas do Tesouro Nacional (NTN)dos tipos B e C.

IMOBILIZADOS. Diz-se dos bens edos direitos destinados às atividadesda empresa: terrenos, edifícios,máquinas e equipamentos, veículos,móveis e utensílios, obras emandamento para uso próprio etc.

INCAPACIDADE. A perda dacapacidade de um participantedesempenhar todas as suasatividades, bem como qualquertrabalho remunerado. À incapacidadeaplicam-se subsidiariamente as

Page 31: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

normas previstas na legislação daPrevidência Social para o benefício deaposentadoria por invalidez ouauxílio-doença.

INCC – Índice Nacional de ConstruçãoCivil. Avaliação dos preços no setor deconstrução civil, não só de materiaiscomo de mão de obra.

INCORPORAÇÃO. É absorção de umplano de benefícios previdencial poroutro que assume todos os seusdireitos e obrigações.

INDEXADOR. Termo usado para sereferir ao índice utilizado paraatualização monetária de umdeterminado valor. Dentre osindexadores mais usados no paísestão os índices de inflação, como oGP-M, o IPCA e o IPC-FIPE.

INDEXADOR DO PLANO. Ver. Índicedo Plano.

ÍNDICE DE AÇÕES. Os índices deações são indicadores da variação depreços de mercados, utilizados para aavaliação comparada de performancedos preços das ações paraadministradores e investidores.

ÍNDICE DE LUCRATIVIDADE.Relação entre o capital atual e o inicialde uma aplicação.

ÍNDICE DO PLANO. Índiceeconômico ou financeiro utilizado paracorrigir monetariamente benefícios eoutros valores do Plano de Benefícios,conforme definido no respectivoRegulamento.

ÍNDICES DE PREÇOS. Refere-se aum número que permite acompanhara evolução do preço de umdeterminado produto (ou uma cestade produtos) no tempo. A taxa de

inflação, tradicionalmente chamadapor índice de inflação, expressa avariação de um número índice que écalculado a partir da média ponderadade preços de vários bens(previamente estabelecidos por uminstituto de pesquisa).

ÍNDICE DE SHARPE. Número queexpressa o retorno por nível de riscode cada carteira ou ativo. Este índiceé usado pela Anbid para avaliar odesempenho dos fundos deinvestimento.

ÍNDICE PREÇO/LUCRO – P/L.Quociente da divisão do preço de umaação no mercado, em um instante,pelo lucro líquido anual da mesma.Assim, o P/L é o número de anos quese levaria para reaver capital aplicadona compra de uma ação, pelorecebimento do lucro gerado por umaempresa. Para tanto, torna-senecessário que se condicione essainterpretação à hipótese de que olucro por ação se manterá constante eserá distribuído todos os anos.

INFORMAÇÃO PRIVILEGIADA.Informação que não é pública,conhecida por poucos. O insider é apessoa que teve acesso a estainformação privilegiada. É ilegal usarinformações privilegiadas para obterganhos no mercado financeiro.

INPC – Índice Nacional de Preços aoConsumidor. É o índice calculado peloIBGE (Instituto Brasileiro de Geografiae Estatística) com o objetivo debalizar os reajustes de salário.

INPLIT. Termo utilizado paradesignar o mero agrupamento deações: o número de papéis em poderdo acionista diminui, sem alterar suaparticipação no capital da empresa.

Page 32: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

INQUÉRITO ADMINISTRATIVO.Destina-se a apurar responsabilidadede pessoa física ou jurídica, por açãoou omissão, no exercício das suasatribuições no âmbito do regime deprevidência complementar operadopelas Entidades Fechadas dePrevidência Complementar – EFPCs.

INSIDER. Investidor que tem acessoprivilegiado a determinadasinformações, antes que estas setornem conhecidas no mercado.

INSOLVÊNCIA. Estado de quem quenão pode pagar suas dívidas. Umaempresa é decretada tecnicamenteinsolvente pelos seus credores quandonão consegue arcar com o pagamentodas suas contas ou dívidas nos prazosestabelecidos. Na maioria dos casos, ainsolvência técnica precede a falênciade uma empresa.

INSS – Instituto Nacional do SeguroSocial. Autarquia Federal, vinculadaao Ministério da Previdência Social,que administra o Regime Geral daPrevidência Social, sendo responsávelpelo pagamento da aposentadoria,pensão por morte, auxílio-doença,auxílio-acidente, entre outrosbenefícios previstos em lei.

INSTITUIDOR. Pessoa jurídica decaráter profissional, classista ousetorial que oferece aos seusassociados plano de benefícios decaráter previdenciário administradopor uma EFPC.

INSTRUÇÃO. Instrumento denormatização usado por instituiçõesgovernamentais como o Banco Centralou a Comissão de Valores Mobiliárioso mercado financeiro.

INTERBANCÁRIO. É o mercado emque são feitas as operações entre os

bancos. O Banco Central atua nessemercado para regular a quantidade dedinheiro do sistema financeiro. Paraisso, ele toma ou empresta.

INTERVENÇÃO. Regime deadministração especial que pode serdecretado pelo órgão fiscalizador oupor requerimento justificado dopatrocinador, do instituidor, dosórgãos estatutários ou em conjuntopela administração da entidadequando constatada a prática deirregularidades graves ou atos quecomprometam sua solvência,mediante a nomeação de uminterventor, que detém plenospoderes de administração,representação e liquidação e tem pormissão resguardar os direitos dosparticipantes e promover arecuperação da entidade.

INTERVENTOR. Autoridade máximana EFPC sob intervenção, empossadapelo órgão fiscalizador competente,com amplos poderes de administraçãoe representação durante o regime deadministração especial da entidade.

INVALIDEZ. Ver. Incapacidade.

INVALIDEZ POR ACIDENTE.Consequência de lesão corporal denatureza involuntária e violenta, queimplique a redução ou abolição dacapacidade para o exercício deatividades profissionais ou cotidianas.

INVALIDEZ PROFISSIONAL.Incapacidade permanente outemporária resultante de lesãocorporal, perturbação funcional oudoença, produzida no exercícioprofissional.

INVALIDEZ SENIL. Incapacidadefísica ou mental provocada peloprocesso natural do envelhecimento.

Page 33: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

INVESTIDOR INSTITUCIONAL.Instituição que dispõe de vultososrecursos mantidos em certaestabilidade e que investe parte dosmesmos no mercado de capitais.

INVESTIMENTO. Emprego dapoupança em atividade produtiva,objetivando ganhos a médio ou longoprazo. É utilizado, também, paradesignar a aplicação de recursos emalgum tipo de ativo financeiro.

INVESTIMENTO ESTRANGEIRO.Aquisição de empresas,equipamentos, instalações, estoquesou interesses financeiros de um paíspor empresas, governos ou indivíduosde outros países.

IOF – Imposto sobre OperaçõesFinanceiras. Imposto cobrado sobre asoperações de crédito e segurorealizadas por instituições financeirase seguradoras.

IPCA – Índice de Preços aoConsumidor Amplo. Índice calculadopelo IBGE (Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística) com oobjetivo de corrigir os balanços edemonstrações financeiras trimestraise semestrais das companhias abertas.

IPO. Sigla em inglês para ofertainicial de ações. Como é chamada aoperação de abertura de capital deuma empresa na bolsa de valores.

ISENÇÃO. Exclusão ou dispensa documprimento de uma obrigação.

Page 34: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

J

JOIA. Valor atuarialmente calculado,correspondente às contribuiçõesanteriores à filiação ao plano e nãovertidas. Exatamente igual ao serviçopassado, mas de responsabilidade dosegurado, pelo fato do mesmoingressar no plano posteriormente àsua criação.

JOINT-VENTURE. Associação deempresas para o desenvolvimento eexecução de um projeto específico.

JUROS SOBRE O CAPITALPRÓPRIO. As empresas, nadistribuição de resultados aos seusacionistas, podem optar porremunerá-los por meio do pagamentode juros sobre o capital próprio, desdeque sejam atendidas determinadascondições estabelecidas emregulamentação específica.

JUROS COMPOSTOS. Juro calculadosobre o montante inicial acrescido deseus próprios juros. No cálculo de jurocomposto, o juro obtido em umperíodo é incorporado ao principal noperíodo seguinte.

JUROS SIMPLES. Ao contrário dojuro composto, neste caso o juro épago apenas sobre o valor doprincipal (ou montante) doempréstimo ou aplicação.

Page 35: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

L LANÇAMENTO DE OPÇÕES.Operação de venda que dá origem àsopções de compra ou de venda.

LANCE. Preço oferecido em pregãopara a compra ou venda de um lotede títulos, pelos representantes dassociedades corretoras.

LAVAGEM DE DINHEIRO.Denominação dada a práticaseconômico-financeiras que visam daraparência de licitude a ativosfinanceiros ou bens patrimoniaisobtidos ilegalmente.

LEASING. Modalidade de créditoprofissional formada por um contratode locação de equipamentosmobiliários ou imobiliários,acompanhado de uma promessa devenda ao locatário. Neste caso, nãohá imobilização de capital, sobretudonos casos em que o valor do bem émuito alto e que terá utilizaçãolimitada.

LEILÃO ESPECIAL. Sessão denegociação em pregão, em dia e horadeterminados pela bolsa de valoresem que se realizará a operação.

LETRA DE CÂMBIO. É uma ordem depagamento, com renda fixada e comtempo certo de vencimento. Sãoemitidas por Sociedades de Crédito,Financiamento e Investimento(Financeiras), para a captação derecursos para o financiamento dacompra de bens e serviços, outomadores de crédito pessoal.

LETRA DO TESOURO. Qualquertítulo emitido pelo governo federal,com prazo fixo e que paga juros demercado. As Letras do Tesouro são

usadas como instrumento de controledo dinheiro circulante e definanciamento a investimento e obraspúblicas.

LETRAS IMOBILIÁRIAS EHIPOTECÁRIAS. São títulos emitidospor Sociedade de Crédito Imobiliário,com garantia da Caixa EconômicaFederal, para a captação de poupançadestinada ao Sistema Financeiro daHabitação.

LFT – Letra Financeira do Tesouro.Título pós-fixado, cuja rentabilidadesegue a variação da taxa SELIC. Suaremuneração é dada pela variação dataxa SELIC diária registrada entre adata de liquidação da compra e a datade vencimento do título, acrescida, sehouver, de ágio ou deságio nomomento da compra.

LIQUIDAÇÃO. É o processo final deuma operação de compra e venda deações realizadas no pregão da Bolsade Valores, quando ocorre aliquidação física (ações) e financeira(dinheiro).

LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL.Regime que pode ser decretado peloórgão fiscalizador da EFPC, quandoconstatada a inexistência decondições para o funcionamento daentidade ou a inviabilidade de suarecuperação, mediante a nomeaçãode liquidante com amplos poderes deadministração e liquidação, com afinalidade básica de organizar oquadro geral de credores, realizar oativo e liquidar o passivo da entidade.

LIQUIDANTE. Responsável na EFPCem liquidação extrajudicial,empossada pelo órgão fiscalizadorcompetente, com amplos poderes deadministração, representação eliquidação.

Page 36: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

LIQUIDEZ. Maior ou menor facilidadede se negociar um título,convertendo-o em dinheiro.

LOTE. Quantidade de títulos decaracterísticas idênticas.

LOTE FRACIONÁRIO. Quantidade deações inferior ao lote-padrão.

LOTE-PADRÃO. Lote de títulos decaracterísticas idênticas e emquantidade prefixada pelas bolsas devalores.

LTN – Letra do Tesouro Nacional. Sãotítulos de renda-fixa emitidos peloTesouro Nacional.

LUCRATIVIDADE. Ganho líquidopropiciado por um investimento.

LUCRO BRUTO. É o resultadoapurado do total de receitas menos ototal de despesas de uma empresa,não considerando a dedução de IR eas participações.

LUCRO CESSANTE. Aquele que ocredor deixou de obter durante operíodo em que o devedor nãocumpriu as obrigações.

LUCRO LÍQUIDO. É o saldo queresulta após a dedução de imposto derenda e diversas participações sobre oLucro Bruto.

LUCRO PRESUMIDO. Um dosregimes tributários existentes noBrasil no qual o imposto devido écalculado com base em um lucro quenão é apurado de maneira formal,mas sim estimado com base em umaalíquota fixa sobre o faturamento daempresa. É sobre esse lucro queempresa, então, recolhe o imposto derenda.

LUCRO REAL. Forma de apuração dolucro da empresa para fins de cálculodo Imposto de Renda e daContribuição Social na qual osimpostos são calculados com base nolucro efetivamente obtido pelaempresa, apurado considerando-setodas as receitas, menos todos oscustos e despesas, de acordo como oregulamento do Imposto de Renda.

LUCRO RETIDO. É o saldoremanescente dos lucros líquidos edos dividendos ainda não distribuídose não capitalizados, mas jáapropriados para constar noPatrimônio Líquido na data doBalanço.

Page 37: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

M MARGEM. Montante, fixado pelasbolsas de valores ou caixa de registroe liquidação, a ser depositado emdinheiro, títulos ou valoresmobiliários, pelo cliente que efetuauma compra ou uma venda a termoou a futuro, ou um lançamento adescoberto de opções.

MARKET SHARE. Expressão eminglês que significa participação nomercado. É a fatia das vendas de umproduto que cada fabricante detém,ou seja, corresponde à participação demercado de uma empresa ou grupodentro do seu segmento de atuação.

MATRIZ DE RISCOS. Documentoonde são registrados os riscosidentificados e a avaliação de seusimpactos e probabilidade deocorrência, para os processos, etapase atividades das unidades de negócio.

META ATUARIAL. Parâmetro mínimodesejado para o retorno deinvestimentos, geralmente fixadocomo sendo a taxa real de jurosadotada na avaliação atuarialconjugada com o índice do plano.

MÉTODO DE FINANCIAMENTOATUARIAL. Metodologia adotada peloatuário para estabelecer o nível deconstituição das reservas necessáriasà cobertura dos benefíciosestruturados no regime financeiro decapitalização, em face dascaracterísticas biométricas,demográficas, econômicas efinanceiras dos participantes.

MÉTODO DE RECORRÊNCIA.Método matemático utilizado paraprojetar valores efetivamenteavaliados em determinada data.

MERCADO À VISTA. Mercado noqual a liquidação física (entrega dostítulos pelo vendedor) se processa no2o dia útil após a realização donegócio em pregão e a liquidaçãofinanceira (pagamento dos títulos pelocomprador) se dá no 3o dia útilposterior à negociação, somentemediante a efetiva liquidação física.

MERCADO DE AÇÕES. Segmento domercado de capitais, que compreendea colocação primária em mercado deações novas emitidas pelas empresase a negociação secundária (em bolsasde valores e no mercado de balcão)das ações já colocadas em circulação.

MERCADO DE BALCÃOORGANIZADO. Sistema organizadode negociação de títulos e valoresmobiliários de renda variável,administrado por entidade autorizadapela Comissão de Valores Mobiliários– CVM.

MERCADOS DE CAPITAIS. Conjuntode operações de transferência derecursos financeiros de prazo médio,longo ou indefinido, efetuadas entreagentes poupadores e investidores,por meio de intermediáriosfinanceiros.

MERCADO DE OPÇÕES. Mercado noqual são negociados direitos decompra ou venda de um lote devalores mobiliários, com preços eprazos de exercício preestabelecidoscontratualmente. Por esses direitos, otitular de uma opção de compra pagaum prêmio, podendo exercê-los até adata de vencimento da mesma ourevendê-los no mercado. O titular deuma opção de venda paga um prêmioe pode exercer sua opção apenas nadata do vencimento, ou poderevendê-la no mercado durante operíodo de validade da opção.

Page 38: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

MERCADO DE RENDA FIXA. Tipo deinvestimento que possui umaremuneração paga em intervalos pré-definidos e em condições pré-definidas.

MERCADO DE RENDA VARIÁVEL.Tipo investimento cuja remuneraçãoou retorno de capital não pode serdimensionado no momento daaplicação.

MERCADO FINANCEIRO. É omercado voltado para a transferênciade recursos entre os agenteseconômicos.

MERCADO FUTURO. Mercado noqual são realizadas operações,envolvendo lotes padronizados decommodities ou ativos financeiros,para liquidação em datas prefixadas.

MONOPÓLIO. Situação de mercadoem que uma empresa domina a ofertade um determinado produto ouserviço. Termo econômico quedescreve a condição em que um únicovendedor domina o mercado, podendodiscriminar preços. A legislação damaioria dos países desencoraja omonopólio, que só é aceito quandoexercido pelo Estado em segmentosestratégicos, como energia, porexemplo.

MORATÓRIA. Prorrogação de prazosolicitado pelo devedor, ou concedidopelo credor, para pagamento de umadívida. De acordo com a definição doDireito Comercial, o termo pode serusado para determinar a prorrogaçãode prazo solicitado pelo devedor,também podendo ser concedida pelocredor para pagamento de umadívida. Difere da concordata pelo seucaráter não judicial.

MUTUALISMO. Significa que osriscos do plano de benefícios sãodistribuídos entre todos osparticipantes.

Page 39: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

N

NASDAQ. Principal instituição norte-americana operando no mercado debalcão. Neste tipo de mercado ostítulos são negociados por meio depregão eletrônico e não por meio dopregão ao vivo.

NEGOCIAÇÃO COMUM. É aquelarealizada em pregão, entre doisrepresentantes de diferentessociedades corretoras, a um preçoajustado entre ambos.

NEGOCIAÇÃO DIRETA. Realizadasob normas especiais por um mesmorepresentante de sociedade corretorapara comitentes diversos. Osinteressados nessa operação devempreencher o cartão de negociação oudigitar um comando específico – nocaso de negociação eletrônica –indicando que estão atuando comocomprador e vendedor ao mesmotempo.

NOTA DE CORRETAGEM.Documento que a sociedade corretoraapresenta ao seu cliente, registrandoa operação realizada, com indicaçãoda espécie, quantidade de títulos,preço, data do pregão, valor danegociação, da corretagem cobrada edos emolumentos devidos.

NOTA TÉCNICA ATUARIAL.Documento técnico elaborado poratuário contendo as expressões decálculo das provisões, reservas efundos de natureza atuarial,contribuições e metodologia de cálculopara apuração de perdas e ganhosatuariais, de acordo com as hipótesesbiométricas, demográficas, financeirase econômicas, modalidade dosbenefícios constantes doRegulamento, métodos atuariais e

metodologia de cálculo.

NOTAS EXPLICATIVAS. Comentárioincluído nas demonstraçõesfinanceiras, que visa explicar maisdetalhadamente as atividadesoperacionais, a situação contábil, ououtros fatos financeiros consideradosrelevantes.

NOVO MERCADO. Nome dado aonovo segmento da BM&F Bovespacom a proposta de manter umsistema de negociação separado naBolsa, no qual serão negociadasapenas ações de empresas queatendam a um conjunto de exigênciasque protegem os acionistasminoritários. O objetivo é atrair maiornúmero de investidores, nacionais einternacionais, e aumentar o volumede negócios. A adesão das empresasé voluntária.

NTN – Título de Responsabilidade doTesouro Nacional emitido paracobertura de déficit orçamentário.

NYSE. É a Bolsa de Valores de NovaYork, a maior e mais importante Bolsade Valores do mundo. Localizada naWall Street, Nova York, ali sãonegociados títulos e ações dasprincipais empresas dos EstadosUnidos e do mundo. O índice quemostra a evolução desses negócios é o Dow Jones.

Page 40: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

OOBRIGAÇÃO. Dívida ou exigibilidadegeralmente associada a um título decrédito emitido por um ente públicoou privado.

OFERTA PRIMÁRIA. É quando aempresa, com capital aberto ou não,faz uma emissão de novas ações. Ospapéis são emitidos para aquelanegociação e o dinheiro da operaçãovai todo para o caixa da companhia.

OFERTA PÚBLICA DE COMPRA.Proposta de aquisição, por umdeterminado preço, de um loteespecífico de ações, em operaçãosujeita à interferência.

OFERTA PÚBLICA DE VENDA.Proposta de colocação, para o público,de um determinado número de açõesde uma empresa.

OFERTA SECUNDÁRIA. É quando aempresa, que já tem capital aberto,negocia papéis que já haviam sidoemitidos e estavam em poder docontrolador ou de um fundo. Odinheiro da negociação não vainecessariamente para o caixa daempresa, e sim para quem estávendendo as ações.

OPÇÃO. Contrato que envolve oestabelecimento de direitos eobrigações sobre determinadostítulos, com prazo e condiçõespreestabelecidos

OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES.Direito outorgado ao titular de umaopção de, se o desejar, adquirir umlote-padrão de determinada ação, porum preço previamente estipulado,durante o prazo de vigência da opção.

OPÇÃO DE VENDA DE AÇÕES.Direito outorgado ao titular de umaopção de, se o desejar, vender umlote-padrão de determinada ação, porum preço previamente estipulado, nadata de vencimento da opção.

OPERAÇÃO COM PARTICIPANTES.Empréstimos e financiamentosconcedidos pela EFPC aosparticipantes.

OPERAÇÃO DE CÂMBIO. Negociaçãode troca de moeda de um país pela deoutro.

OPERAÇÕES À FUTURO.Caracterizam-se pela negociação deativos com liquidação financeira diáriae entrega futura. O seu principalobjetivo é a manutenção, a cada dia,dos valores das posições compradas evendidas de qualquer contrato, nosníveis do mercado.

OPERAÇÕES À TERMO. Sãooperações com prazos de liquidaçãodiferidos, a um preço fixado, para aentrega em uma data definida, apartir da data da negociação. O preçoa termo de uma ação resulta daadição, ao valor cotado no mercado àvista, de uma parcela correspondenteaos juros, que são fixados livrementeem mercado, em função do prazo docontrato. Quanto maior o prazo, maiora taxa de juros.

OPERAÇÕES À VISTA. Caracteriza-se pela compra ou pela venda de umadeterminada quantidade de ações, aum preço estabelecido em pregão.Assim, quando um negócio érealizado, o comprador deve arcarcom o valor financeiro envolvido naoperação, e o vendedor deve fazer aentrega dos títulos-objeto datransação. Os preços são formadosem pregão pela dinâmica das forças

Page 41: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

de oferta e de demanda de cada ação.

OPERADOR DO SISTEMAELETRÔNICO. Representante de umasociedade corretora, que executaordens de compra e de venda deações e/ou opções pelo sistema depregão eletrônico da Bovespa.

ORDEM. Instrução dada por umcliente a uma sociedade corretora,para a execução de compra ou vendade valores mobiliários.

ORDEM DE COMPRA. Orientação doanalista para compra de um papel. Nojargão do mercado também se usa apalavra em inglês buy.

ORDEM DE PAGAMENTO. Qualquerdocumento escritural em que umapessoa autoriza outra a receberpagamento de uma terceira.

ORDEM DE VENDA. Orientação doanalista para venda de um papel. Nojargão do mercado também é usada apalavra em inglês sell.

ÓRGÃOS ESTATUTÁRIOS. Unidadesque compõem a estruturaadministrativa de uma EFPC, previstasem seu respectivo estatuto.

ÓRGÃO FISCALIZADOR. Ver.PREVIC – Superintendência Nacionalde Previdência Complementar.

ÓRGÃO REGULADOR. Ver CNPC –Conselho Nacional de PrevidênciaComplementar.

OSCILAÇÃO. Variação (positiva ounegativa) verificada no preço de ummesmo ativo em um determinadoperíodo de tempo.

Page 42: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

P PARECER ATUARIAL. Documentoelaborado pelo atuário no qualcertifica o nível de reservas e situaçãofinanceiro-atuarial do plano emdeterminada data, expressa seuscomentários técnicos a respeito dosmétodos, hipóteses, dados eresultados obtidos na avaliaçãoatuarial do Plano de Benefícios, fazrecomendações e expressa conclusõessobre a situação do plano ou qualqueroutro assunto inerente a suacompetência.

PARIDADE DAS CONTRIBUIÇÕES.Limite máximo de contribuição normalestabelecido para as Patrocinadorasenquadradas na LC 108/01, paraefetuar contribuições para osParticipantes do seu Plano deBenefícios.

PASSIVO. Contrapartida do ativo, nobalanço de um sujeito econômico.Compreende basicamente asobrigações a pagar, isto é, asquantidades que a empresa deve aTerceiros.

PARTICIPANTE. Pessoa física queadere ao Plano de Benefíciosadministrado por uma EntidadeFechada de PrevidênciaComplementar.

PARTICIPANTE ASSISTIDO. Ver.Assistido.

PARTICIPANTEAUTOPATROCINADO. VerAutopatrocínio.

PASSIVO ATUARIAL. Valor atual,calculado atuarialmente, doscompromissos presentes e futuros doPlano de Benefícios para com a sua

massa de participantes na data daavaliação.

PASSIVO ATUARIAL DOS RISCOSEXPIRADOS. É o valor presente,atuarialmente calculado, dosbenefícios referentes aos empregadosque já são elegíveis a algum benefíciodo plano.

PATRIMÔNIO DO PLANO. É oconjunto dos bens destinados àcobertura dos benefícios prometidos,normalmente na forma de ações,debêntures, imóveis, títulos dogoverno e outros.

PATRIMÔNIO LÍQUIDO. Diferençaexpressa no balanço patrimonial entreos bens e direitos, e as exigibilidadese obrigações.

PATRIMÔNIO LÍQUIDO DOPLANO. Ver. Recursos Garantidores.

PATROCINADOR(A). Empresa ougrupo de empresas, a União, osEstados, o Distrito Federal, osMunicípios, suas autarquias,fundações, sociedades de economiamista e outras entidades públicas queinstituam, para seus empregados ouservidores, Plano de Benefícios decaráter previdenciário, administradopor uma EFPC.

PEA – População EconomicamenteAtiva. Sigla usada para determinar apopulação economicamente ativa dopaís, ou seja, a parcela da populaçãoque tem condições de trabalhar.

PECÚLIO. Montante a ser pago deuma só vez ao beneficiário na formaestipulada no regulamento do planode benefícios.

PENSÃO. Benefício assegurado aobeneficiário na eventualidade de

Page 43: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

falecimento do participante,observadas as condições doRegulamento do Plano de Benefícios.

PENSIONISTA. Beneficiário em gozode pensão pelo Plano de Benefícios.

PERFIL DE RISCO. Termo usadopara determinar qual a disposição queum investidor tem em correr riscos nahora de investir seu dinheiro.

PERFORMANCE. Desempenho obtidoem alguma atividade. No mercadofinanceiro, uma taxa de performanceé cobrada em fundos deinvestimentos quando a rentabilidadeultrapassa um mínimo acordadopreviamente.

PERÍODO DE DIFERIMENTO.Período de tempo durante o qual oparticipante que optou pelo BenefícioProporcional Diferido aguarda oimplemento dos requisitos.

PESSOA JURÍDICA. Entidadeabstrata com personalidade jurídicaprópria.

PIB – Produto Interno Bruto.

PIB PER CAPITA. Relação econômicaestabelecida entre o PIB e apopulação de um país ou região.

PLANO ASSISTENCIAL. Aquele queoferece aos seus participantes eassistidos serviços assistenciais àsaúde, com custeio específico, econtabilização e patrimônio mantidosem separado em relação ao Plano deBenefícios Previdenciários.

PLANO DE AUTOGESTÃO EMSAÚDE. Programa de assistência àsaúde administrado por fundos depensão.

PLANO DE BENEFÍCIOS. Conjuntode direitos e obrigações reunidos emum regulamento com o objetivo depagar benefícios previdenciais ouassistenciais aos seus participantes ebeneficiários, mediante a formação depoupança advinda das contribuiçõesde patrocinadores e participantes e darentabilidade dos investimentos.Possui independência patrimonial,contábil e financeira.

PLANO DE BENEFICIO DEFINIDO.Plano cujo os participantes têm agarantia do recebimento dosbenefícios programados no valor ounível previamente estabelecido, ondeas contribuições poderão variar aolongo dos anos.

PLANO DE BENEFÍCIOSORIGINÁRIO. Plano de Benefícios doqual são portados os recursosfinanceiros que representam o direitoacumulado do participante,transferidos por meio do instituto daPortabilidade para o plano receptor.

PLANO DE BENEFÍCIOSRECEPTOR. Plano de Benefícios parao qual são portados os recursosfinanceiros que representam o direitoacumulado do participante,transferidos do plano originário pormeio do instituto da Portabilidade.

PLANO DE CONTAS. Codificaçãoestabelecida pelo órgão regulador dasEFPCs para padronizar a escrituraçãocontábil.

PLANO DE CONTRIBUIÇÃODEFINIDA (CD). Plano cujo osvalores dos benefícios programadosserá com base no saldo de contaacumulado para o participante. Ondeas contribuições serão definidas peloparticipante e pela patrocinadora.

Page 44: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

PLANO DE CONTRIBUIÇÃOVARIÁVEL (CV). Modalidade deplano cujos benefícios programadosapresentem a conjugação dascaracterísticas das modalidades decontribuição definida e benefíciodefinido.

PLANO DE CUSTEIO. Documentoelaborado, com periodicidade mínimaanual, pelo atuário responsável peloacompanhamento do Plano deBenefícios, no qual é estabelecido onível de contribuição necessário àconstituição das suas reservasgarantidoras de benefícios, fundos eprovisões, e à cobertura das demaisdespesas, em conformidade com oscritérios fixados pelo órgão reguladore fiscalizador.

PLANO SALDADO. Consiste em umplano em extinção cujo benefíciopleno programado foiproporcionalizado na data-base dosaldamento, geralmente comcessação das contribuições normais.

POLÍTICA DE INVESTIMENTO.Documento elaborado e aprovado noâmbito da EFPC, com observância dalegislação e de acordo com oscompromissos atuariais do Plano deBenefícios, com o intuito de definir aestratégia de alocação dos RecursosGarantidores do Plano no horizonte deno mínimo cinco anos, com revisõesanuais.

POPULAÇÃO. Nos Fundos de Pensão,é a soma do total dos participantes ede seus dependentes.

PORTABILIDADE. É o instituto quefaculta ao participante transferir osrecursos financeiros correspondentesao seu direito acumulado para outroplano de benefícios de caráterprevidenciário operado por entidade

de previdência complementar ousociedade seguradora autorizada aoperar o referido plano.

PORTFÓLIO. Carteira de títulosmantida por um fundo mútuo ou porum investidor. A finalidade doportfólio é reduzir o risco por meio dadiversificação dos investimentos.

PÓS-FIXADO. Característica de uminvestimento no qual a rentabilidadegeralmente é vinculada a algum tipode indexador e, portanto, só éconhecida a posteriori.

POSIÇÃO EM ABERTO. Saldo deposições mantidas pelo investidor emmercados futuros e de opções.

PRAZO DE ACUMULAÇÃO. Tempodecorrido entre o aporte de recursosno plano de benefícios mantido porentidade de previdênciacomplementar, ou por sociedadeseguradora, e o pagamento relativoao resgate ou ao benefício.

PRAZO DE SUBSCRIÇÃO. Prazofixado por uma sociedade anônimapara que o acionista exerça seudireito de preferência na subscriçãode ações de sua emissão.

PRECATÓRIO. Formas de pagamentodas dívidas dos governos Federal,Estaduais e Municipais originadas pordecisões da Justiça.

PREÇO DE EXERCÍCIO DA OPÇÃO.Preço por ação pelo qual um titularterá direito de comprar ou vender atotalidade das ações-objeto da opção.

PREÇO-ALVO. Significa o valor limitede um papel, já considerando avalorização esperada no período deum ano.

Page 45: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

PRÉ-FIXADO. Quando arentabilidade é conhecida antes de oinvestidor fazer a aplicação, o opostoda pós-fixado.

PREGÃO. Sessão durante a qual seefetuam negócios com papéisregistrados em uma bolsa de valores,diretamente na sala de negociaçõese/ou pelo sistema de negociaçãoeletrônica.

PREGÃO ELETRÔNICO. Sistemaeletrônico de negociação porterminais, que permite a realização denegócios, por operadores e corretorascredenciados, nos mercados a vista, atermo e de opções, com papéis ehorários definidos pela BOVESPA.

PREJUÍZO ACUMULADO. Nacontabilidade, prejuízo acumulado éum subitem do patrimônio líquido quesurge quando a empresa acumulaprejuízos.

PRÊMIO. Valor pago pelo segurado àcompanhia de seguros para que estaassuma a responsabilidade dedeterminado risco.

PRÊMIO DE RISCO. Diferença entrea taxa de retorno esperada de umaaplicação com risco (no mercadoacionário, por exemplo) e a taxa deretorno esperada de uma aplicaçãosem risco,

PREMISSAS ATUARIAIS. VerHipóteses Atuariais.

PREVIC – Superintendência Nacionalde Previdência Complementar.Autarquia federal vinculada aoMinistério da Previdência Socialresponsável pela aprovação,acompanhamento e fiscalização dasEFPCs.

PRIME RATE. Indica nos EstadosUnidos, a taxa preferencial de juros,mais baixa que a vigente no mercadoe cobrada de tomadores deempréstimos privilegiados.

PRIVATIZAÇÃO. Aquisição ouincorporação de uma companhia ouempresa pública por uma empresaprivada.

PRIVATE EQUITY. Termorelacionado ao tipo de capitalempregado nos fundos de privateequity, que em sua maioria sãoconstituídos em acordos contratuaisprivados entre investidores egestores, não sendo oferecidosabertamente no mercado e sim pormeio de colocação privada. Asempresas receptoras desse tipo deinvestimento ainda não estão noestágio de acesso ao mercado públicode capitais, mas possuem altopotencial de crescimento erentabilidade.

PROBABILIDADE. Possibilidade daocorrência de um evento aleatório.

PROVISÃO MATEMÁTICA.Corresponde ao valor necessário parao pagamento dos benefíciosconcedidos e a conceder.

PROVISÃO MATEMÁTICA DEBENEFÍCIOS A CONCEDER.Corresponde ao valor necessário parapagamento dos benefícios que serãoconcedidos pelo plano.

PROVISÃO MATEMÁTICA DOSBENEFÍCIOS CONCEDIDOS.Corresponde ao valor necessário parapagamento dos benefícios que jáforam concedidos pelo plano.

PROVISÕES TÉCNICAS.Representam a totalidade dos

Page 46: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

compromissos dos planos debenefícios previdenciais administradospelas entidades fechadas deprevidência complementar.

PULVERIZAÇÃO DO RISCO.Significa distribuir ou dividir asresponsabilidades do risco assumidopelo Segurador, através do cosseguroou do resseguro.

Page 47: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

Q

QUARENTENA. Impedimento a queficam sujeitos os ex-diretores deEFPCs patrocinadas pela União, estados, municípios,autarquias, empresas públicas etc.

QUOTA. Parte ideal de um fundo ouclube de investimento, cujo valor éigual à divisão de seu patrimôniolíquido pelo número existente dequotas.

Page 48: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

R RATING. É a avaliação e aclassificação de ativos, fundos deinvestimento, empresas ou mesmopaíses, com base principalmente nocritério de risco, feitas por companhiaindependente, especializada nesteprocesso. O rating é expresso numaespécie de nota, sendo que cadainstituição tem seu próprio sistema de notas.

RAZÃO SOCIAL. É o nomedevidamente registrado sob o qualuma pessoa jurídica se individualiza eexerce suas atividades. A razão socialdiferencia-se do nome dado a umestabelecimento ou do nomecomercial com que a empresa podeser reconhecida junto ao público.

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO.Direitos realizáveis após o término doexercício subsequente.

RECEITAS PREVIDENCIAIS.Contribuições recebidas ou devidaspelos patrocinadores, participantes eassistidos, de acordo com oRegulamento do Plano de Benefícios.

RECIBO DE SUBSCRIÇÃO.Documento que comprova o exercíciodo direito de subscrição, passível deser negociado em bolsas de valores.

RECURSO ADMINISTRATIVO. É aforma pela qual a parte pode obter oreexame de uma decisão tomada naesfera administrativa.

RECURSOS GARANTIDORES.Recursos destinados à cobertura dosbenefícios oferecidos pelo plano.

REGIME DISCIPLINAR.Procedimento administrativo para

apuração de responsabilidade porinfração à legislação no âmbito dasEFPC.

REGIMES ESPECIAIS. São formasespeciais de administração, quepodem ser decretadas pela PREVIC,em decorrência de anormalidades nofuncionamento da Entidade ou Planode Benefícios a fim de resguardar osdireitos dos participantes e assistidos.São regimes especiais a intervenção,a liquidação extrajudicial eadministração especial.

REGIME FINANCEIRO. Método definanciamento do plano de benefícios.

REGIME FINANCEIRO DECAPITALIZAÇÃO. Caracteriza-sepela capitalização dos recursosadvindos das contribuições dosparticipantes e empregadores, alémda rentabilidade dos recursosinvestidos ao longo do tempo paraconstituição de reservas até aintegralização do valor necessáriopara garantir o compromisso total dospagamentos dos benefícios.

REGIME FINANCEIRO DEREPARTIÇÃO SIMPLES. É aqueleque determina a contribuição, em umdeterminado período, suficiente paracobrir a despesa estimada nestemesmo período.

REGIME TRIBUTÁRIOPROGRESSIVO. Forma de tributaçãoaplicada aos benefícios e resgatespagos por Plano de Benefíciosconforme a tabela progressiva doimposto de renda na fonte.

REGIME TRIBUTÁRIOREGRESSIVO. Forma de tributaçãoaplicada aos benefícios, nasmodalidades CD e CV, ou resgates

Page 49: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

pagos pelo Plano de Benefíciosconforme alíquotas regressivas emrazão do tempo dos recursos noplano.

REGULAMENTO DO PLANO DEBENEFÍCIOS. Conjunto dedispositivos jurídicos que definem ascondições, direitos e obrigações doparticipante, do patrocinador ouinstituidor do plano de benefícios.

RELATÓRIO ANUAL. Documentoelaborado para os participantes eassistidos com informações sobre odesempenho da EFPCs e do plano.

RENDA. Série de pagamentos ou derecebimentos subsequentes, de valorpecuniário considerando taxa de jurose periodicidade.

RENDA FIXA. Ver. Mercado de RendaFixa.

RENDA VARIÁVEL. Ver. Mercado deRenda Variável.

RENDA VITALÍCIA. Prestaçãomensal paga vitaliciamente aosassistidos pelo Plano de Benefícios.

RENDIMENTO DOS ATIVOS DOPLANO. São os juros, dividendos,aluguéis e outras receitas, ganhos eperdas, realizados ou não, derivadosdos ativos do plano, deduzidos oscustos de sua administração e de todotributo incidente sobre as receitas,sobre o resultado e sobre os própriosativos do plano.

RENDIMENTO POR AÇÃO. Oresultado da divisão dos lucros daempresa pelo número de ações

RENDIMENTO REAL. Conjunto deganhos obtidos numa operação jádescontadas as perdas com a inflação.

RENDIMENTO BRUTO. Emaplicações financeiras, é o conjunto deganhos obtidos numa operação antesdo desconto do Imposto de Renda.

RENDIMENTO LÍQUIDO. Emaplicações financeiras, é o conjunto deganhos obtidos numa operação após odesconto do Imposto de Renda.

RENTABILIDADE. Taxa de retornode um investimento calculada pelarazão entre o valor do acréscimoobtido e o valor inicial doinvestimento.

RESERVA DE CONTINGÊNCIA.Excedente patrimonial em relação aoscompromissos do plano constituídoaté o limite de 25% das provisõesmatemáticas.

RESERVA ESPECIAL PARAREVISÃO DO PLANO DEBENEFÍCIOS. Excedente patrimonialque ultrapassa o valor da reserva decontingência.

RESGATE. Instituto que faculta aoparticipante o recebimento de valordecorrente do seu desligamento doplano de benefícios conformeregulamento do plano.

RESSEGURO. Operação facultada àsEFPCs, prevista em lei e sujeita aregulamentação, com o intuito deassegurar compromissos assumidosjunto aos participantes e assistidos deum Plano de Benefícios.

RESSEGURADORA. Pessoa jurídicaque aceita, em resseguro, a totalidadeou parte das responsabilidadesrepassadas pela seguradora direta, oupor outros resseguradores – estaúltima operação recebe o nome deretrocessão.

Page 50: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

RESULTADO ACUMULADO.Diferença entre déficit e superávittécnicos.

RESULTADO DOSINVESTIMENTOS. O retornoauferido com aplicação dos ativosfinanceiros do plano.

RETIRADA DE PATROCÍNIO. É aoperação pela qual se encerra arelação previdenciária entre opatrocinador ou instituidor em relaçãoa um determinado plano debenefícios, por meio da rescisão doconvênio de adesão firmado.

REVERSÃO EM PENSÃO. Conversãodo benefício de aposentadoria empensão em decorrência do falecimentodo participante aposentado, segundoas regras previstas no regulamento doplano de benefícios.

RGPS – REGIME GERAL DEPREVIDÊNCIA SOCIAL. Regime dePrevidência, de caráter obrigatório econtributivo, instituído e administradopelo Estado e gerenciado peloInstituto Nacional de SeguridadeSocial (INSS).

RISCO. Possibilidade de ocorrência deperda, provocado por acontecimentoinesperado.

RISCO BIOMÉTRICO. É aprobabilidade de perdas com a nãoaderência às tábuas biométricasutilizadas nas hipóteses atuariais.

RISCO DE CRÉDITO. É aprobabilidade de a contraparte nãocumprir sua obrigação de pagamentoprevisto.

RISCO DE LIQUIDEZ. É aprobabilidade da EFPC não terrecursos disponíveis para honrar os

compromissos em determinadomomento.

RISCO DE MERCADO. É aprobabilidade de eventuais perdas novalor do Portfólio da EFPC decorrentesde variações nas taxas e preços demercado de ativos, passivos e demais instrumentos financeiros.

RISCO LEGAL. É a probabilidade deperdas decorrentes do nãocumprimento das normas legais denatureza fiscal, previdenciária,trabalhista, regulamento dos planos,processos judiciais, ações legais,dentre outros.

RISCO OPERACIONAL. É aprobabilidade de perdas comoperações e procedimentosinadequados seguidos emdesconformidade com padrõesutilizados para um melhordesempenho operacional daorganização. Esse tipo de risco estámuito ligado a erros humanos. Sendotanto internos com externos.

RISCO SISTÊMICO. Ver. Risco deMercado.

RPC – REGIME DE PREVIDÊNCIACOMPLEMENTAR. Regime deprevidência privada, de carátercomplementar e organizado de formaautônoma em relação ao regime geralde previdência social, facultativo,baseado na constituição de reservasque garantam o benefício contratadoe operado por entidades deprevidência complementar.

RPPS – REGIME PRÓPRIO DEPREVIDÊNCIA SOCIAL. Regime dePrevidência, instituído pela União,Estados, DF ou Municípios emsubstituição ao RGPS para seusrespectivos membros e servidores.

Page 51: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

ROTATIVIDADE. Hipótese adotadana avaliação atuarial que mede aexpectativa de desligamento ou dedesistência do participante do planode benefícios.

Page 52: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

S SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO. Ver.Salário de Participação.

SALÁRIO DE PARTICIPAÇÃO. Basepara o cálculo da contribuição a servertida para o plano de benefícios. Asparcelas incluídas no salário departicipação são definidas norespectivo regulamento.

SALÁRIO MÍNIMO. Menorremuneração do trabalho previsto porlei.

SALÁRIO REAL DECONTRIBUIÇÃO. Ver. Salário deParticipação.

SALDAMENTO DE PLANO. Ver.Plano Saldado. SEGURO. Contrato emque uma das partes (segurador) seobriga para com a outra (segurado),mediante o recebimento de umaimportância estipulada (prêmio), aindenizá-la de um prejuízo (sinistro),resultante de um evento futuro,possível e incerto (risco), indicado nocontrato.

SEGURIDADE SOCIAL. Conjuntointegrado de ações de iniciativa dosPoderes Públicos e da sociedade,destinadas a assegurar aos cidadãosos direitos relativos à saúde, àprevidência e à assistência social, nostermos da Constituição Federal.

SERVIÇO DE CUSTÓDIA. A custódiaé um serviço que a Bolsa e asSociedades Corretoras prestam aosinvestidores e que consiste na guardade títulos e de valores mobiliários,controlando o estoque de títulos eapresentando de forma atualizada edinâmica, as posições de cadainvestidor. SINDAPP. Sindicato

Nacional das Entidades Fechadas dePrevidência Complementar.

SISTEMA ESPECIAL DELIQUIDAÇÃO E DE CUSTÓDIA –SELIC. Destina-se ao registro,custódia e liquidação financeira dasoperações realizadas com títulospúblicos emitidos pelo TesouroNacional ou Banco Central, títulosestaduais e/ou municipais e depósitosinterfinanceiros.

SOBRAS DE SUBSCRIÇÃO. Direitosreferentes ao não-exercício depreferência em uma subscrição.

SOCIEDADE ANÔNIMA. Empresaque tem o capital dividido em ações,com a responsabilidade de seusacionistas limitada proporcionalmenteao valor de emissão das açõessubscritas ou adquiridas.

SOCIEDADE LIMITADA. Sociedadecomercial por cotas deresponsabilidade limitada onde cadasócio responde apenas na medida dasua cota. Deve adotar uma razãosocial denominada “limitada” ou“Ltda”.

SOCIEDADE CORRETORA.Instituição auxiliar do sistemafinanceiro, que opera no mercado decapitais com títulos e valoresmobiliários, em especial no mercadode ações. É a intermediária entre osinvestidores nas transações em bolsasde valores e administra carteiras deações, fundos mútuos e clubes deinvestimento, entre outrasatribuições.

SOCIEDADE DISTRIBUIDORA.Instituição auxiliar do SistemaFinanceiro, que participa do sistemade intermediação de ações e outrostítulos no mercado primário,

Page 53: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

colocando-os à venda para o público.

SOLVÊNCIA. Capacidade de cumpriros compromissos com os recursos queconstituem seu patrimônio ou seuativo.

SPE – Sociedade de PropósitoEspecífico. Sociedade constituída parafinanciamento de novos projetos, comprazo de duração determinado efixado na data de sua constituição, eatividades restritas àquelas previstasno objeto social definido na data desua constituição.

SPLIT. Elevação do número de açõesrepresentantes do capital de umaempresa pelo desdobramento, com acorrespondente redução de seu valornominal.

SPPC – SECRETARIA DE POLÍTICASDE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR.Órgão do Ministério da PrevidênciaSocial responsável pela promoção dePolíticas Públicas para o segmento dasEFPCs.

SPREAD. Taxa adicional de riscocobrada no mercado financeirovariável.

SECRETARIA DA RECEITAFEDERAL DO BRASIL. Órgão doMinistério da Fazenda encarregado daarrecadação de tributos federais.

SUB-ROGAÇÃO. Direito do seguradorde reaver no causador do dano o valorda indenização para ao segurado.

SUPERÁVIT DO PLANO. Situaçãoem que a diferença entre os ativos eos compromissos do plano debenefícios é positiva.

SUPERVISÃO BASEADA EM RISCO.A atividade de o órgão fiscalizador,

em todas as suas atribuições,supervisionar de forma direta eindireta o regime de previdênciacomplementar operado pelasentidades fechadas de previdênciacomplementar quanto a sua exposiçãoa riscos.

SUSEP – Superintendência deSeguros Privados. Autarquia vinculadaao Ministério da Fazenda, responsávelpelo controle e fiscalização dosmercados de seguro, previdênciaprivada aberta, capitalização eresseguro no Brasil.

SWAP. Concessão de empréstimorecíproca entre bancos, em moedasdiferentes e com taxas de câmbioidênticas. O swap costuma serutilizado para antecipar recebimentos em divisas estrangeiras.

Page 54: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

T

TÁBUAS BIOMÉTRICAS.Instrumentos estatísticos edemográficos utilizados pelos atuáriospara medir, em cada idade, asprobabilidades dos eventos de morte,sobrevivência, morbidez e invalidez dedeterminado grupo de pessoasvinculadas a um Plano de Benefícios.

TAC – TERMO DE AJUSTAMENTO DECONDUTA. Termo de compromissofirmado entre a PREVIC e osrepresentantes das entidades e dospatrocinadores ou instituidor comvistas à adequação de eventuaiscondutas à legislação e às diretrizesestabelecidas para as EFPCs.

TAFIC – Taxa de Fiscalização. Taxacobrada pela PREVIC em decorrênciado exercício das atividades defiscalização e supervisão.

TAKE OVER. Processo de aquisiçãodo controle societário de umaempresa por outro grupo, através dacompra em bolsa de valores de açõesda empresa.

TARIFAÇÃO. Procedimento de cálculodo prêmio de forma que ele sejaadequado conforme a avaliação dorisco de uma pessoa física ou jurídica.

TAXA DE ADMINISTRAÇÃO.Percentual incidente sobre o montantedos recursos garantidores dos planosde benefícios.

TAXA DE CARREGAMENTO.Percentual incidente sobre a soma dascontribuições e dos benefícios pagospelo plano.

TAXA DE CORRETAGE. Ver.Corretagem.

TAXA DE CUSTÓDIA. Taxa cobradapelo serviço de custódia de títulos.

TAXA DE JUROS ATUARIAIS. Taxautilizada na avaliação atuarialdestinada a projetar os recursosgarantidores e para determinar ovalor atual de qualquer compromissodiferido do Plano de Benefícios.

TAXA DE MORTALIDADE. Relaçãoexistente entre a frequência demortes de membros de um grupo depessoas e a quantidade de membrosque compõem este grupo, num certoperíodo de tempo.

TAXA DE PERFORMANCE.Percentual cobrado pelos bancossobre a parcela da rentabilidade deum investimento que exceder avariação de um determinado índicepactuado.

TAXA INTERNA DE RETORNO.Determina a rentabilidade de uminvestimento ou projeto.

TAXA NOMINAL DE JUROS. Valorda taxa de juros sem descontar ainflação.

TAXA REAL DE JUROS. Taxa dejuros equivalente ao crescimento dosativos do Plano de Benefíciosdecorrente do retorno dosinvestimentos, apurada em umdeterminado período, descontado oefeito da inflação.

TAXA SELIC. É a taxa que reflete ocusto do dinheiro para empréstimosbancários, com base na remuneraçãodos títulos públicos.

TBAN. É o teto das taxas de juros nomercado nas operações entreinstituições financeiras. O percentual

Page 55: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

é fixado pelo COPOM.

TERMO DE OPÇÃO. Documento peloqual se manifesta o participantemanifesta sua opção pelo instituto doAutopatrocínio, do BenefícioProporcional Diferido, do Resgate ouda Portabilidade.

TERMO DE PORTABILIDADE.Documento que formaliza atransferência dos recursoscorrespondentes ao direito acumuladodo participante entre entidades deprevidência complementar, peloexercício da Portabilidade.

TIPO DE ADMINISTRAÇÃO DOSRECURSOS FINANCEIROS. Formade administração dos ativosfinanceiros da entidade. Podendo serexterna, interna ou mista.

TITULAR DE OPÇÃO. Aquele quetem o direito de exercer ou negociaruma opção.

TÍTULOS. São papéis vendidos pelosgovernos ou empresas ao mercadofinanceiro para captar recursos.

TÍTULOS DA DÍVIDA EXTERNA. OGoverno Federal visando obterdinheiro no exterior para financiar suaoperação, pode vender títulos dadívida externa a investidoresestrangeiros que emprestam seudinheiro em troca de uma taxa dejuros definida. O IDU (interest dueunpaid) é um exemplo de um título dadívida externa.

TÍTULO DO TESOURO NACIONAL.São papéis vendidos pelo governofederal, para captar recursosestrangeiros.

TÍTULO PÚBLICO FEDERAL. Títulosvendidos pelo governo federal com a

finalidade de captar recursos.

TR – TAXA REFERENCIAL. É a taxaque define o rendimento dasCadernetas de Poupança e do SFH(Sistema Financeiro de Habitação).

TRANSFERÊNCIA DE PATROCÍNIO.Ocorre quando uma empresa sucede àoutra no patrocínio de determinadoplano de benefícios.

TRIBUTO. Toda prestação pecuniáriacompulsória, prevista em lei e quenão constitui sanção de ato ilícito,cobrada mediante atividadeadministrativa plenamente vinculada.

TURNOVER. Movimentação, girocomercial. O número de vezes que osvalores e recursos de uma empresasão substituídos em um dado período.

Page 56: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

U UNDERWRITERS. Instituiçõesfinanceiras especializadas emoperações de lançamento de ações nomercado primário. No Brasil, taisinstituições são, em geral, bancosmúltiplos ou bancos de investimento,sociedades distribuidoras e corretoras.

UNDERWRITING. Esquema delançamento de ações mediantesubscrição pública, para o qual umaempresa encarrega um intermediáriofinanceiro, que será responsável porsua colocação no mercado.

UNIFUNDO. Situação que caracterizaa gestão compartilhada dosinvestimentos de mais de um plano debenefícios.

Page 57: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

V VALOR ATUAL. Valor financeiroapurado em uma determinada data,obtido pela aplicação da taxa dedesconto (baseada na taxa de juros)sobre um fluxo futuro de um valor ouuma série de valores.

VALOR ATUAL DASCONTRIBUIÇÕES FUTURAS.Expressão habitualmente utilizadapara designar o valor atual do fluxoprojetado das contribuições futurasque ingressarão no Plano deBenefícios, calculado atuarialmente,considerando as hipóteses biométricase econômicas utilizadas, apurado nadata da avaliação atuarial.

VALOR ATUAL DOS BENEFÍCIOS.Expressão habitualmente utilizadapara designar o valor atual do fluxoprojetado dos benefícios futuros aserem pagos aos participantes doPlano de Benefícios, calculadoatuarialmente, considerando ashipóteses biométricas e econômicasutilizadas, apurado na data daavaliação atuarial.

VALOR DE EXERCÍCIO DA OPÇÃO.Preço de exercício por ação,multiplicado pelo número de açõesque compõem o lote-padrão de umaopção.

VALOR DE MERCADO DOPATRIMÔNIO. Valor que o planodeveria receber por uma “venda”justa do seu patrimônio na data daavaliação.

VALOR DE REFERÊNCIA SERPRO(VRS). Valor base de cálculo para ascontribuições e benefícios do PlanoSerpro II (PS-II).

VALOR FUTURO. Valor do título ouvalor mobiliário em uma data futura,obtido a partir do exercício decapitalização.

VALOR INTRÍNSECO DA OPÇÃO.Diferença, quando positiva, entre opreço a vista de uma ação-objeto e opreço de exercício da opção, no casode uma opção de compra, e entre opreço de exercício e o preço a vista,no caso de uma opção de venda.

VALOR JUSTO. É o valor pelo qualum ativo pode ser negociado ou umpassivo liquidado entre partesinteressadas, em condições ideais ecom a ausência de fatores quepressionem para a liquidação datransação ou que caracterizem umatransação compulsória.

VALOR NOMINAL DA AÇÃO. Valormencionado no estatuto social de umaempresa e atribuído a uma açãorepresentativa de seu capital.

VALOR PATRIMONIAL DA AÇÃO.Resultado da divisão entre opatrimônio líquido e o número deações da empresa.

VaR – VALUE AT RISK. Termo doinglês que significa “valor em risco”.Forma de cálculo que aponta a perdamáxima a que está exposta umacarteira em um determinado períodode tempo.

VARIAÇÃO. Diferença entre ospreços de um determinado título emdois instantes considerados.

VARIAÇÃO CAMBIAL. Percentualque indica a valorização ou não demoedas estrangeiras numdeterminado período de tempo.

VOLATIVIDADE. Indica o grau médio

Page 58: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

de variação das cotações de um títuloem um determinado período.

VOTO. Direito que tem o proprietáriode ações ordinárias (ou preferenciaisnão destituídas dessa faculdade) departicipar das deliberações nasassembleias gerais.

Page 59: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

W

WARRANT. Título que confere ao seuportador o direito, mas não umaobrigação, de comprar o ativo quelastreia esse título, a um preçopredeterminado (preço de exercício) eaté uma data preestabelecida (datade vencimento). Trata-se de umaopção não-padronizada, em geral delongo prazo, emitida por instituiçõesdetentoras de posições expressivas devalores mobiliários como debêntures,commercial paper etc.

Page 60: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

Z ZONA DE LIVRE COMÉRCIO.Conjunto dos países que organizamentre si a livre circulação dasmercadorias produzidas nos seusterritórios.

ZONA FRANCA. Área de um paísonde, por decisão dos governantes,são permitidas reduções alfandegáriase, frequentemente, concedidosbenefícios fiscais, por certo período detempo.

ZONA MONETÁRIA. Conjuntoconstituído em seguimento a umacordo formal ou em consequência deum estado de fato, por um grupo depaíses ou territórios, que observamregras particulares nas suas relaçõesmonetárias e conferem à moeda doprincipal destes países um papelessencial nos pagamentos internos dazona e com o resto do mundo.

Page 61: GLOSSÁRIO - serpros.com.br · Termo em inglês que significa capacidade de prestar contas, e que no mercado financeiro ... Em português significa Gestão Ativo/Passivo

Fonte:

• Fundos de Pensão: coletânea de normas. Brasília: MPS, SPPC, 2015,disponível em www.previdencia.gov.br/sppc.php

• Plano de Benefícios Serpro II: PS-II Regulamento, disponível em www.serpros.com.br/wp-content/uploads/2014/03/reg_complementar_ps2.pdf

SERPROS – Fundo Multipatrocinado

Rua Fernandes Guimarães, 35Botafogo – Rio de Janeiro – RJ

CEP: 22290-000Telefone: 0800 721 10 10

E-mail: [email protected]