glossário contábil

9
Fatos Mistos: são os que combinam fatos permutativos com fatos modificativos, logo podem ser: AUMENTATIVOS - combinam fatos permutativos com fatos modificativos aumentativos. DIMINUTIVOS - combinam fatos permutativos com fatos modificativos diminutivos. Fatos Modificativos: são os que provocam alterações no valor do patrimônio líquido (PL) ou situação líquida (SL), logo podem ser: AUMENTATIVOS - quando provocam acréscimos no valor do patrimônio líquido: DIMINUTIVOS - quando provocam reduções no valor do patrimônio líquido. Fatos Permutativos: são os que não provocam alterações no valor do patrimônio líquido (PL) ou situação líquida (SL), mas podem modificar a composição dos demais elementos patrimoniais. Financeiras Líquidas: Soma das despesas de juros referentes a todas as obrigações financeiras de uma empresa, sejam elas de curto ou longo prazo, descontando-se deste montante qualquer receita de juros que a empresa venha a ter com suas aplicações financeiras. Financiamentos à Longo Prazo: Designação de mercado que se dá um Reporte no qual a compra à vista e concomitante venda a futuro por preço maior não toma em consideração o título correspondente nem a esperada evolução dos preços, pois visa unicamente realizar, no vencimento da operação a futuro, a diferença resultante das duas operações. Vide Reporte Formulas de Lançamentos: Fórmula é a maneira pela qual se faz o registro das operações mercantis pelo método das partidas dobradas no livro Diário. São 4 (quatro) as fórmulas de lançamento: Primeira fórmula(simples): uma conta devedora contra uma conta credora. Segunda Fórmula(composta): uma conta devedora contra várias credoras. Terceira Fórmula(composta): aparecem vária contas debitadas e apenas uma conta creditada.

Upload: gabriel-garschagen

Post on 23-Jan-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Glossário específico contábil financeiro

TRANSCRIPT

Page 1: Glossário Contábil

Fatos Mistos: são os que combinam fatos permutativos com fatos modificativos, logo podem ser:

AUMENTATIVOS - combinam fatos permutativos com fatos modificativos aumentativos. DIMINUTIVOS - combinam fatos permutativos com fatos modificativos diminutivos.

Fatos Modificativos: são os que provocam alterações no valor do patrimônio líquido (PL) ou situação líquida (SL), logo podem ser:

AUMENTATIVOS - quando provocam acréscimos no valor do patrimônio líquido: DIMINUTIVOS - quando provocam reduções no valor do patrimônio líquido.

Fatos Permutativos: são os que não provocam alterações no valor do patrimônio líquido (PL) ou situação líquida (SL), mas podem modificar a composição dos demais elementos patrimoniais.

Financeiras Líquidas: Soma das despesas de juros referentes a todas as obrigações financeiras de uma empresa, sejam elas de curto ou longo prazo, descontando-se deste montante qualquer receita de juros que a empresa venha a ter com suas aplicações financeiras.

Financiamentos à Longo Prazo: Designação de mercado que se dá um Reporte no qual a compra à vista e concomitante venda a futuro por preço maior não toma em consideração o título correspondente nem a esperada evolução dos preços, pois visa unicamente realizar, no vencimento da operação a futuro, a diferença resultante das duas operações. Vide Reporte

Formulas de Lançamentos: Fórmula é a maneira pela qual se faz o registro das operações mercantis pelo método das partidas dobradas no livro Diário. São 4 (quatro) as fórmulas de lançamento:

Primeira fórmula(simples): uma conta devedora contra uma conta credora.Segunda Fórmula(composta): uma conta devedora contra várias credoras.Terceira Fórmula(composta): aparecem vária contas debitadas e apenas uma conta creditada.Quarta Fórmula(complexa): aparecem várias contas debitadas e várias contas creditadas. Esta fórmula de lançamento é pouco usada, tendo caído praticamente em desuso.

Fornecedores: Qualquer organização que forneça bens e serviços, sendo que o uso destes bens e serviços pode acontecer em qualquer estágio da produção. Podem ser incluídos como fornecedores os distribuidores, revendedores, bem com os indivíduos que suprem a empresa com materiais e componentes.

Função das Contas Contábeis: Função administrativa é controlar o patrimônio e a função econômica é apurar o resultado (redito- Corresponde ao influxo bruto de benefícios econômicos durante o período proveniente do curso das atividades ordinárias de uma entidade quando esses influxos resultarem em aumentos de capital próprio, que não sejam aumentos relacionados com contribuições de participantes no capital próprio.)

Page 2: Glossário Contábil

Ganhos: Aumento, vantagem, lucro, benefício, oposto de perda. Os ganhos de comércio correspondem ao melhoramento potencial no rendimento e no consumo proporcionado pelo comércio livre e aberto.

Gratificação à Diretoria e Empregados: no direito do trabalho brasileiro, é um pagamento que pode ser feito em um mês, semestre ou ano pelo empregador ao empregado como maneira de incentivá-lo, e por isso é dito que é uma "liberalidade" do primeiro. É ligada ao desempenho profissional individual do empregado, de uma equipe de empregados ou da empresa em total. A medição do desempenho pode ser feita com ajuda de indicadores de performance (KIP) e outros meios da análise contábil. Para criar vínculos entre o desempenho e a recompensa, compartilhar os resultados da empresa e transformar custos fixos em variáveis,

Imobilizado: Conjunto dos valores aplicados em bens materiais e imateriais – bens de uso –, destinados à obtenção dos objetivos sociais da empresa.

Imóveis de Uso: Bens que são imóveis, como casas, terrenos etc., em contraposição a qualquer coisa que possa ser facilmente transportada de um lugar pra outro. Os de uso ,são aqueles utilizados pela pessoa física ou jurídica ,não objetivando lucros com seu aluguel.

Imóveis Não de Uso: Idem item acima, mas se diferenciam pela não utilização ou por serem usados para aluguel.

Impostos a Pagar: é a quantia devida referente ao valor recebido.

Impostos a Recolher: é a quantia referente à diferença do imposto a pagar e o imposto já recolhido na fonte.

Impostos a Recuperar: é a quantia a qual se tem o direito de receber caso a diferença entre o imposto pago e o imposto devido seja positivo. A recuperação só é possível devido às medidas adotadas contra a fraude e evasões fiscais. São recuperáveis os impostos não cumulativos, ou seja, aqueles em que se abatem, em cada operação, o montante dos impostos cobrados nas anteriores. Note que os impostos recuperáveis (ICMS e IPI) devem ser excluídos do custo de aquisição das mercadorias para revenda e da matéria-prima.

Impostos Faturados: Impostos Incidentes sobre Vendas) - impostos s/ faturamento - IPI, ICMS, ISS, etc

Impostos Incidentes s/Vendas: São considerados tributos incidentes sobre as vendas aqueles que guardam proporcionalidade com o preço da venda, mesmo que integrem a base de cálculo do tributo.

Índice de descontos de duplicatas: Indica quantos reais a empresa descontou para cada R$ 1,00 de duplicatas a receber.

Inventário Periódico: ocorre quando os estoques existentes são avaliados na data de encerramento do balanço, através de contagem física. O estoque, assim avaliado, é

Page 3: Glossário Contábil

denominado estoque final (Ef). O preço utilizado para sua avaliação é o de custo ou de mercado dos dois o menor.

Inventário Permanente: É aquele em que há um controle de forma contínua do estoque, pois dá-se a baixa dito custo das mercadorias vendidas a cada operação de venda. A conta Mercadorias, a qualquer momento, reflete o valor das mercadorias que se encontram em estoque. No Inventário Permanente, é indispensável a utilização de um instrumento extra contábil, a Ficha de Controle e Avaliação de Estoque, também chamada de Ficha de Estoque. Por meio da Ficha de Estoque, acompanha-se a movimentação física e contábil das mercadorias.

Juros Ativos: ocorrem com freqüência no recebimento de duplicatas quitadas após o vencimento.

Limites Impostos Para Reserva Legal: Lucro retido com o objetivo de garantir integridade do capital de uma sociedade corretora.

Liquidez Imediata, Liquidez Seca e Liquidez Geral:

Seca: Assim como o indicador de liquidez corrente, o indicador de liquidez seca reflete a capacidade de uma empresa em cumprir com suas obrigações de curto prazo. A única diferença na fórmula de cálculo é que os estoques são excluídos dos ativos circulantes da empresa. A suposição básica é de que os estoques são ativos menos líquidos e, portanto, devem ser ignorados.

Imediata: Indicador usado na análise financeira  de uma empresa, que determina o quanto esta empresa tem a receber no curto prazo em relação a cada unidade monetária que deve pagar no mesmo período. A determinação exata de um índice aceitável depende do setor onde a empresa atua. Quanto mais previsíveis forem os fluxos de caixa de uma empresa, menor será o índice de liquidez corrente exigido. O indicador é calculado como sendo o quociente entre o ativo circulante e o passivo circulante da empresa.

Geral: Indicador de análise financeira, utilizado para medir a liquidez de uma empresa. Ao contrário do indicador de liquidez corrente, que indica quanto uma empresa tem a receber em relação ao que deve no mesmo período, este indicador engloba também os ativos e passivos de longo prazo, ou seja, aqueles que serão realizados em um prazo superior a um ano. Este indicador é calculado como sendo o quociente entre a soma do ativo circulante mais o ativo de longo prazo pelo passivo circulante mais o passivo de longo prazo da empresa.

Livro Diário: O Livro Diário constitui o registro básico de toda a escrituração contábil e, por isso mesmo, a sua utilização é indispensável. Sem prejuízo de exigências especiais da lei, é obrigatório o uso de Livro Diário, encadernado com folhas numeradas seguidamente, em que serão lançados, dia a dia, diretamente ou por reprodução, os atos ou operações da atividade, ou que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial da pessoa jurídica (Decreto-lei 486/69, art. 5).

Page 4: Glossário Contábil

Livro Razão: O Livro Razão é o detalhamento, por conta, dos lançamentos realizados no diário. A pessoa jurídica tributada com base no lucro real deverá manter, em boa ordem e segundo as normas contábeis recomendadas, Livro Razão ou fichas utilizados para resumir e totalizar, por conta ou subconta, os lançamentos efetuados no Diário, mantidas as demais exigências e condições previstas na legislação (Lei nº 8.218, de 1991, art. 14, e Lei nº 8.383, de 1991, art. 62).

Lucro Líquido Ajustado: É o saldo que resulta após a dedução de imposto de renda e diversas participações sobre o Lucro Bruto (Lucro bruto menos depreciação, despesas não operacionais, imposto de renda e participações diversas. A partir do lucro líquido calcula-se o dividendo a pagar).

Lucros Acumulados: Lucro líquido acumulado dentro de um período de tempo.

Marcas e Patentes:

Marca: Determina todo sinal visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços de outros análogos, de procedência diversa, e certifica sua conformidade com as normas e especificações técnicas pertinentes. O registro de uma marca é obtido, no Brasil, por intermédio do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, que pode ser acessado pelo endereço eletrônico (www.inpi.gov.br).

Patente: Documento emitido pelo governo e concedido a um inventor ou a seus representantes, a fim de proteger seus direitos de propriedade e de exploração de uma invenção de caráter industrial.

Mecanismo de Débito e Crédito:

No ativo: As contas do ativo são debitadas e creditadas, respectivamente, pelos aumentos e diminuições de seus componentes.

No passivo: As contas do passivo são creditadas e debitadas, respectivamente, pelos aumentos e diminuições de seus componentes.

Métodos de Depreciação: Por depreciação podemos entender como sendo o custo ou a despesa decorrentes do desgaste ou da obsolescência dos ativos imobilizados (máquinas, veículos, móveis, imóveis e instalações) da empresa.

Método Linear: O método linear consiste na aplicação de taxas constantes durante o tempo de vida útil estimado para o bem e é o mais freqüentemente utilizado. Exemplo: Um bem tem vida útil de 10 anos, com taxa de depreciação de 10%.

Método da Soma dos Algarismos dos Anos: Este método consiste em estipular taxas variáveis, durante o tempo de vida útil do bem, adotando-se o seguinte critério: somam-se os algarismos que formam o tempo de vida útil

do bem, obtendo-se assim, o denominador da fração que determinará o valor da depreciação em cada período.

Page 5: Glossário Contábil

Método das Horas de Trabalho: Este método consiste em estimar o número de horas de trabalho durante o tempo de vida útil previsto para o bem. A cota de depreciação será obtida dividindo-se o número de horas trabalhadas no período pelo número de horas de trabalho estimado durante a vida útil do bem. Este método é próprio das empresas industriais.

Métodos das Unidades Produzidas: Também é utilizado por empresas industriais e consiste em estimar o número total de unidades que devem ser produzidas pelo bem ao longo de sua vida útil. A cota de depreciação de cada período será obtida dividindo-se o número de unidades produzidas no período pelo número de unidades estimadas a serem produzidas ao longo de sua vida útil.

Móveis e Utensílios: registra os móveis e utensílios de escritório, tais como equipamentos de informática, mesas, cadeiras e estantes

Necessidade de Capital de Giro-NGG: Indicador da falta ou não do capital de giro  na empresa, corresponde à diferença entre as aplicações cíclicas – somatório do ativo circulante – e as fontes cíclicas – somatório do passivo circulante. Quando essa diferença é positiva, revela a necessidade de capital de giro passível de ser obtido junto aos proprietários ou a terceiros. [ NCG = ativo cíclico – passivo cíclico]

Notas Explicativas: As notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis. As informações nelas contidas devem ser relevantes, complementares e/ou suplementares àquelas não suficientemente evidenciadas ou não constantes nas demonstrações contábeis propriamente ditas. As notas explicativas incluem informações de natureza patrimonial, econômica, financeira, legal, física e social, bem como os critérios utilizados na elaboração das demonstrações contábeis e eventos subseqüentes ao balanço.

Partidas Dobradas: A essência deste método, é que o registro de qualquer operação implica que um débito em uma ou mais contas deve corresponder um crédito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual a soma dos valores creditados, ou simplificando:

NÃO HÁ DÉBITO SEM CRÉDITO CORRESPONDENTE;DÉBITO = CRÉDITO, OU ORIGENS = APLICAÇÕES

Passivo a Descoberto: A origem do Passivo a Descoberto está relacionada com o Patrimônio Líquido, que por sua vez, compreende os recursos próprios da entidade e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo Circulante mais o Passivo Não-Circulante. Portanto, o valor do Patrimônio Líquido pode ser positivo, nulo ou negativo. De acordo com a Resolução CFC nº 1.049/2005 (que alterou a NBC T 3 - Conceito, Conteúdo, Estrutura e Nomenclatura das Demonstrações Contábeis), quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, o resultado é denominado Passivo a Descoberto. Portanto, nestes casos, a expressão Patrimônio Líquido deve ser substituída por Passivo a Descoberto.

Page 6: Glossário Contábil

PEPS, UEPS, Preço Específico e Média Ponderada:

PEPS - primeiro que entra, primeiro que sai (do inglês, FIFO - first in, first out) - as compras para reposição de estoque são feitas em diversas datas e estas compras são registradas no estoque pelo custo de aquisição. As primeiras compras são as primeiras a sair no momento da venda. Para cada venda haverá a respectiva baixa do estoque pelo preço de custo e com isso o valor do estoque fica atualizado pelo valor das ultimas entradas.

UEPS - ultimo que entra, primeiro que sai (do inglês, LIFO - last in, last out) - as primeiras compras que entram são as ultimas que saem. Por conseqüência, o valor do estoque final do período é valorado pelas primeiras aquisições, tendendo a aumentar o valor do estoque comparando com método PEPS.

MPM (média ponderada móvel) - é o método mais utilizado no Brasil. Consiste em avaliar o estoque pelo custo médio de aquisição, apurado em cada entrada de mercadorias, ponderando-se as quantidades adicionadas pelas anteriormente existentes.

Page 7: Glossário Contábil