glosario sap

4
5/17/2018 GlosarioSap-slidepdf.com http://slidepdf.com/reader/full/glosario-sap-55b082d8af8b5 1/4 Glossário SAP By conteudosap, on maio 25th, 2010 Glossário do mundo SAP ABAP 4  – Linguagem de programação desenvolvida pela empresa SAP e utilizada em seu sistema de gestão integrada R/3. Adiantamento de despesas  – Crédito em conta bancária depositado pela consultoria contratante mediante solicitação do consultor com base num planejamento de despesas para a viagem a ser realizada. ASAP  –  Ver definição de “Metodologia ASAP”.  Back office  –  Suporte à atividade de consultoria. Normalmente ligada as atividades operacionais e logística do serviço de consultoria. Reservas de passagens aéreas e hoteis, entrega de vouchers, depósito de adiantamento de despesas ou reembolso, recebimento de comprovantes de despesas e ligações telefônicas são alguns exemplos de atividades de back office. BADIs  – Bussiness Add-ins. São desenvolvimentos prontos no SAP que podem ser ativados. Podem ser ativados no IMG do módulo SAP ou pela transação SE19. A compatibilidade para a próxima versão é garantida pela SAP. Baseline  – É a solução “All in One” da SAP para o ERP voltado para as médias empresas.  Basis  –  Ver definição de “Equipe Basis”. Business Blueprint (BBP)  – É o principal produto da fase II da metodologia ASAP. É um documento que contem todo o detalhamento de um processo descrevendo a situação atual, a situação futura, os impactos e desenvolvimentos ABAP identificados na análise do processo. Business Objects (BO)  – Empresa francesa adquirida pela SAP em 2007. Com a aquisição, a SAP disponibilizou uma nova ferramenta para a geração de relatórios e indicadores gerenciais. O BO é uma nova plataforma do suite da SAP e tornou-se um concorrente direto do BW  – o data warehouse da SAP. Change Request (CR) –  É um “pacote” que contém parametrizações do módulo do R/3 ou um desenvolvimento ABAP. A change request guarda a parametrização feita pelo consultor no mandante de desenvolvimento “Gold” e pode ser liberada para transporte para outros mandantes e sistemas do R/3 conforme a avaliação do consultor. Ver também definição de “Sistema de transporte” Configuração  –  Ver definição de “Parametrização”.  Consultor ABAP  – Consultor-programador na linguagem de programação ABAP 4. Consultor CLT  – Consultor com carteira de trabalho assinada contratado sob a Consolidação das leis do Trabalho CLT. Possui vínculo empregatício com a empresa contratante. Consultor PJ  – Consultor que possui uma empresa, pessoa jurídica, com natureza de prestação de serviço em consultoria, que presta serviço mediante contrato de serviço firmado entre a empresa contratante e a empresa contratada, esta última a empresa do consultor. Não possui vínculo empregatício com a empresa contratante. Customização   –  Ver definição de “Parametrização”. Diária  – Valor monetário/dia definido na política de despesas para viagens internacionais da

Upload: jonas-fonseca

Post on 20-Jul-2015

56 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Glosario Sap

5/17/2018 Glosario Sap - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/glosario-sap-55b082d8af8b5 1/4

Glossário SAPBy conteudosap, on maio 25th, 2010

Glossário do mundo SAPABAP 4  – Linguagem de programação desenvolvida pela empresa SAP e utilizada em seu sistemade gestão integrada R/3.

Adiantamento de despesas  – Crédito em conta bancária depositado pela consultoria contratantemediante solicitação do consultor com base num planejamento de despesas para a viagem a serrealizada.

ASAP  –  Ver definição de “Metodologia ASAP”. 

Back office –  Suporte à atividade de consultoria. Normalmente ligada as atividades operacionaise logística do serviço de consultoria. Reservas de passagens aéreas e hoteis, entrega de vouchers,depósito de adiantamento de despesas ou reembolso, recebimento de comprovantes de despesas eligações telefônicas são alguns exemplos de atividades de back office.

BADIs  – Bussiness Add-ins. São desenvolvimentos prontos no SAP que podem ser ativados.Podem ser ativados no IMG do módulo SAP ou pela transação SE19. A compatibilidade para apróxima versão é garantida pela SAP.

Baseline  – É a solução “All in One” da SAP para o ERP voltado para as médias empresas.  

Basis  –  Ver definição de “Equipe Basis”. 

Business Blueprint (BBP)  – É o principal produto da fase II da metodologia ASAP. É umdocumento que contem todo o detalhamento de um processo descrevendo a situação atual, asituação futura, os impactos e desenvolvimentos ABAP identificados na análise do processo.

Business Objects (BO)  – Empresa francesa adquirida pela SAP em 2007. Com a aquisição, a SAPdisponibilizou uma nova ferramenta para a geração de relatórios e indicadores gerenciais. O BO éuma nova plataforma do suite da SAP e tornou-se um concorrente direto do BW  – o data warehouseda SAP.

Change Request (CR) –  É um “pacote” que contém parametrizações do módulo do R/3 ou umdesenvolvimento ABAP. A change request guarda a parametrização feita pelo consultor nomandante de desenvolvimento “Gold” e pode ser liberada para transporte para outros mandantes e

sistemas do R/3 conforme a avaliação do consultor. Ver também definição de “Sistema detransporte” 

Configuração  –  Ver definição de “Parametrização”. 

Consultor ABAP  – Consultor-programador na linguagem de programação ABAP 4.

Consultor CLT  – Consultor com carteira de trabalho assinada contratado sob a Consolidação dasleis do Trabalho CLT. Possui vínculo empregatício com a empresa contratante.

Consultor PJ  – Consultor que possui uma empresa, pessoa jurídica, com natureza de prestação deserviço em consultoria, que presta serviço mediante contrato de serviço firmado entre a empresacontratante e a empresa contratada, esta última a empresa do consultor. Não possui vínculo

empregatício com a empresa contratante.Customização  –  Ver definição de “Parametrização”. 

Diária  – Valor monetário/dia definido na política de despesas para viagens internacionais da

Page 2: Glosario Sap

5/17/2018 Glosario Sap - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/glosario-sap-55b082d8af8b5 2/4

empresa de consultoria e que é pago ao consultor quando se encontra em projeto no exterior.

Equipe Basis  – É a equipe responsável pela gestão do hardware e software para o R/3 no projeto. Aequipe trabalha e zela pela disponibilidade dos ambientes do R/3 para que as equipes de módulopossam executar as atividades de projeto. O produto fundamental entregue por Basis é o ambientede produção do R/3 com os perfis de acesso para os usuários finais.

Especificação funcional  – Documento elaborado pelo consultor funcional do módulo SAPdetalhando o GAP de processo e a sua solução através do uso de desenvolvimento ABAP ou outratecnologia.

Especificação técnica  – Documento elaborado pelo consultor sênior ou coordenador ABAP a partirdos requisitos da especificação funcional onde estabelece o uso de recursos e ferramentas dalinguagem de programação ABAP para a codificação do desenvolvimento.

Fábrica ABAP  – Um pool de consultores programadores em ABAP 4 que atendem as demandas dedesenvolvimento de um projeto, determinando o prazo, a qualidade e a entrega do desenvolvimentoABAP.

Freelancer  – Consultor que trabalha de forma independente ou autônoma no mercado deconsultoria. Possui as mesmas características do consultor PJ. Pode ter ou não contrato de serviçofirmado com a consultoria contratante. Quando presta serviço direto para o cliente, o contrato éfeito com este sem intermediação de uma consultoria.

GAP  – É uma expressão usada para fazer referência a situações de processo que não possuem umasolução standard no R/3. O GAP pode ser de natureza tecnológica, ou de processo ou daorganização. A solução para o GAP poderá ser através de uma mudança no processo, oudesenvolvimento ABAP ou desenvolvimento de interface com o sistema especialista do cliente.

GO LIVE  – É a entrada em produção do R/3 propriamente dita. A partir de uma determinada datade virada os sistemas antigos são desligados e os usuários passam a trabalhar no SAP R/3. A partirda entrada em produção é colocado a disposição dos usuários o serviço de suporte.

GO, NO GO  – É uma reunião para a tomada de decisão quanto à entrada em produção do R/3. Adecisão é por colocar o R/3 no “ar” como também não colocá-lo e decidir uma nova data para o GOLIVE. Esta reunião é realizada no final da fase 4 e envolve o comitê gestor, gerência do projeto e“sponsor” do projeto. 

Key-user  – Ou usuário-chave do módulo do R/3. São os melhores profissionais da empresa, cadaum dentro da sua especialidade, escolhidos em comum acordo entre a gerência da área e ospatrocinadores do projeto para serem cedidos e participarem da equipe do projeto de implantação doR/3. O Key-user é responsável por uma série de atividades dentro do projeto, entre elas, definir evalidar as soluções de processo.

LSMW  – Legacy System Migration Workbench – Ferramenta da SAP para geração de programasde carga de dados. Substituiu a antiga ferramenta CATT que realizava a mesma função.

Mandante do R/3  – Unidade comercial, organizacional e tecnicamente auto-contida em umSistema SAP. Os mandantes têm os seus próprios registros mestre e conjuntos de tabelas. Osusuários devem entrar uma chave de mandante quando fazem o logon no Sistema SAP. Isto define omandante em que eles pretendem trabalhar. Todas as entradas feitas são salvas por mandante.Processamento e analise de dados são também executados por mandante.

Metodologia ASAP  – Accelerated SAP – Metodologia desenvolvida pela empresa SAP para agestão de projetos de implantação do seu sistema de gestão integrada SAP R/3. Atualmente, com aferramenta de gestão de projetos “Solution Manager” é possível usar a metodologia para outros

projetos diferentes do projeto de implantação como Rollout de solução, upgrade de versão, suportee melhorias, etc.

Montante  – Valor monetário acertado entre consultor e consultoria que será pago pela realização do

Page 3: Glosario Sap

5/17/2018 Glosario Sap - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/glosario-sap-55b082d8af8b5 3/4

serviço.

Nota da SAP  – Nota de correção recomendada por consultor da SAP para aplicação no ambientepara sanar mau funcionamento do sistema. Normalmente é recomendada via chamado aberto naOSS ou em revisões de projeto realizadas pela SAP. Há também notas explicativas comprocedimento para ativar alguma funcionalidade para sanar algum problema.

OSS  – Online Service Support – Serviço de consultoria remota da SAP através da abertura dechamado pelo Solution Manager ou acesso a uma área restrita no portal de ajuda da SAP(help.sap.com). A OSS é usada exclusivamente para apontar problemas encontrados no R/3, bugs,que não sejam causados por falta de customização ou alteração abap no código de programastandard.

Parametrização  – Termo usado para designar a configuração realizada pelo consultor no módulodo R/3. A parametrização corresponde a “modelagem” do módulo para atender os processos denegócio desenhados durante a fase de Business Blueprint. Outro termo muito utilizado no mercadode SAP é “customização”. Parametrizar, configurar e customizar são sinônimos. 

Plano de Cutover  – Plano com o detalhamento de todas as atividades e o seu seqüenciamento de

execução para colocar a solução desenvolvida durante a fase 3 em produção.Perfis de acesso  – São perfis de autorização criados no R/3 e atribuídos a chave de usuário deacesso ao sistema. O conjunto de perfis atribuídos à chave de usuário, normalmente, configuramuma determinada função dentro da organização. Por exemplo, usuário para executor damanutenção, usuário para o planejador da manutenção, usuário para supervisor da manutenção,usuário para gerente da manutenção e assim por diante.

Q&Adb  – Question and Answer database. Questionário com perguntas abertas ou com opções derespostas que delimitam o escopo de um módulo SAP num projeto de implantação.

Reembolso de despesas  – Crédito em conta bancária depositado pela consultoria contratantemediante apresentação de relatório de despesas ajuntado com as notas e recibos de despesasapurados em viagem a trabalho.

Repositório de documentos  – É um sistema com interface amigável gerenciador de um banco dedados com documentos. Permite o acesso, atualização e exibição do documento mediante o perfil deacesso. Possui funcionalidades para geração de documentos como o uso de modelos de documento.O Solution Manager da SAP é um repositório de documentos. O MDM, da consultoria Accenture, éoutro exemplo de repositório de documentos.

Roadmap do projeto  – Esquema gráfico que apresenta de forma simples as fases do projeto deimplantação. No caso de implantação do R/3 são 5 fases no projeto.

R/3  – É o sistema ERP da empresa alemã SAP. Sistema integrado baseado na arquitetura

cliente/servidor de 3 camadas em tempo real comercializado mundialmente e líder de mercado. Écomum no jargão de mercado usar o termo “SAP” referindo-se ao sistema R/3.

SAP  – Sigla em inglês de Systems, Applications and Products in data processing  – Empresa deorigem alemã e distribuidora de produtos e serviços para sistemas colaborativos de negócios. É a 2ª.maior empresa independente de distribuição de software do mundo sendo líder no seu segmento. Atradução para o português de SAP é Sistemas, Aplicações e Produtos em processamento de dados.

SAP All in One (A1)  –  Ver definição de “Baseline” 

SAP Business One (B1)  – Solução desenvolvida por parceiros homologados da SAP para atender osegmento de pequenas empresas.

SAPscript  – São formulários ou modelos de impressão de documentos desenvolvidos em ABAP 4no R/3 com o objetivo de impressão. Os principais SAPscripts desenvolvidos no R/3 do cliente sãoa Nota Fiscal, Pedido de Compras, Reserva de material (ticket de reserva), Certificado de

Page 4: Glosario Sap

5/17/2018 Glosario Sap - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/glosario-sap-55b082d8af8b5 4/4

Qualidade, Ordem de manutenção e Ordem de Produção.

Sistema de transporte  – É uma funcionalidade do R/3 que realiza o “transporte” de ChangeRequests de um sistema para outro, por exemplo, do sistema de desenvolvimento (DEV) para osistema de qualidade (QAS) ou o transporte entre mandantes do mesmo sistema do R/3, exemplo,do mandante de desenvolvimento gold (DEV 200) para o mandante de teste unitário (DEV 220). Otransporte no R/3 pode ocorrer de forma automática ou manual. Após a liberação da ChangeRequest pelo consultor, o R/3 poderá transportá-la para o sistema/mandante de destino de formaautomática ou manual; esta opção é customizada pela equipe de Basis.

Sistemas ERP  –  Significa “Enterprise Resource Planning” ou na tradução livre soluçõescolaborativas de negócios. Corresponde a um tipo específico de software utilizado no mercadocorporativo. Algumas empresas no mercado oferecem produtos ERP, citando as principais: A alemãSAP, a nacional Data Sul e o ERP da americana Oracle.

Solução de backlog  – Análise e desenvolvimento de solução para um problema identificado e quese encontra sem solução. Nos clientes que tem um sistema ERP implantado já alguns anos é comumencontrar uma lista de backlogs.

Solution Manager (SOLMAN)  – É a ferramenta central utilizada durante todo o ciclo de vida deprojetos SAP. Suporta o projeto do Business Blueprint, a realização até a entrada em produção esuporte. Habilita acesso central a ferramentas, metodologias e conteúdos pré-configurados durantea avaliação, implementação e operação de sistemas SAP. Possui também a função de repositório dedocumentos do projeto.

Sponsor do projeto  – É o patrocinador e responsável direto pelo projeto. Normalmente, pode ser opresidente da empresa (CEO) ou o diretor de operações ou alguém ligado diretamente ao presidente.Em projetos diferentes do projeto de implantação, o sponsor poderá ser o diretor ou superintendenteda TI.

Usuário-chave  –  Ver definição de “Key-user” acima. 

TI  –  Sigla para representar a Tecnologia de Informação. Termo oriundo do inglês “IT InformationTecknowledge”. Atualmente, no mundo corporativo, substitui o antigo departamento de informáticada companhia.

TIC  – Tecnologias de informação e comunicação