Ó glorioso deus altíssimo! - clarisas.cat cristo de sao damiao79.pdf · Ó glorioso deus...

4
www.clarisas.cat 1 Ó glorioso Deus altíssimo! Oração ao Cristo de São Damião 8 www.clarisas.cat

Upload: lemien

Post on 12-May-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ó glorioso Deus altíssimo! - clarisas.cat Cristo de sao Damiao79.pdf · Ó glorioso Deus altíssimo, ... percorrendo com o olhar os que estavam sentados à volta dele, ... presentes

www.clarisas.cat 1

Ó glorioso Deusaltíssimo!

Oração ao Cristo de São Damião

8 www.clarisas.cat

Page 2: Ó glorioso Deus altíssimo! - clarisas.cat Cristo de sao Damiao79.pdf · Ó glorioso Deus altíssimo, ... percorrendo com o olhar os que estavam sentados à volta dele, ... presentes

2 www.clarisas.cat

«Ó GLORIOSO DEUS ALTÍSSIMO»

Introdução:O Cristo de São Damião é aexpressão da nossa fé franciscana. A oraçãoao Cristo de São Damião é o primeiro escritode Francisco: leva-nos ao tempo da suaconversão. Tracta-se de uma oração rezada porFrancisco, provavelmente em Janeiro de 1206,quando, passando perto da Igreja de sãoDamião entrou, como lhe foi inspirado, e põem-se a orar fervorosamente diante duma imagemdo Cristo Crucificado. Como El, rezemos todosjuntos:

Ó glorioso Deus altíssimo,

ilumina as trevas do meu coração,

concede-me uma fé verdadeira,

uma esperança firme e um amor perfeito.

Mostra-me, Senhor,

o recto sentido e conhecimento

para cumprir a tua santa e verdadeiravontade. Ámen.

www.clarisas.cat 7

percorrendo com o olhar os que estavamsentados à volta dele, disse: «Aí estão minhamãe e meus irmãos. Aquele que fizer a vontadede Deus, esse é que é meu irmão, minha irmãe minha mãe.

Silêncio meditativo

Oração final:

Onipotente, santíssimo, altíssimo esoberano Deus,

que sois todo o bem,

o sumo bem, a plenitude do bem, que sóvós sois bom,

nós vos tributamos todo o louvor,

toda a glória, toda a ação de graças,toda a exaltação e todo o bem. Assim

seja! Ámen.

Page 3: Ó glorioso Deus altíssimo! - clarisas.cat Cristo de sao Damiao79.pdf · Ó glorioso Deus altíssimo, ... percorrendo com o olhar os que estavam sentados à volta dele, ... presentes

www.clarisas.cat 3

Introdução:Nesta primeira oração já sãopresentes alguns pontos claves daespiritualidade de Francisco: o «glorioso Deusaltíssimo» é o que concede todas as graças; sóa fé, a esperança e a caridade podem iluminaro coração e levar-nos a uma nova vida; oconhecimento, indispensável para amar, éinútil senão cumprimos a sua santa everdadeira vontade. Nós meditaremos cadapetição da oração de Francisco acompanhadade um relato do Evangelho, regra e vida deFrancisco e de toda a família franciscana.

Ó glorioso Deus altíssimo,

ilumina as trevas do meu coração

Do Evangelho de Lucas (11, 34-36)

A candeia do teu corpo são os teus olhos. Seos teus olhos estiverem sãos, todo o teu corpoestará iluminado; mas se estiverem em mauestado, o teu corpo estará em trevas.

Examina, pois, se a luz que há em ti não éescuridão. Se todo o teu corpo está iluminado,não tendo parte alguma tenebrosa, todo eleserá luminoso, como quando a candeia teilumina com o seu fulgor.

6 www.clarisas.cat

em grupo. E um deles, que era legista,perguntou-lhe para o embaraçar : «Mestre,qual é o maior mandamento da Lei?» Jesusdisse-lhe:

Amarás ao Senhor, teu Deus,com todo o teu coração,com toda a tua almae com toda a tua mente.

Este é o maior e o primeiro mandamento. Osegundo é semelhante: Amarás ao teu próximocomo a ti mesmo.

Cântico: Ubi caritas

Mostra-me, Senhor,

o recto sentido e conhecimento

para cumprir a tua santa e verdadeiravontade

Do Evangelho de Marcos (3,31-35)

Nisto chegam sua mãe e seus irmãos que,ficando do lado de fora, o mandam chamar. Amultidão estava sentada em volta dele, quandolhe disseram: «Estão lá fora a tua mãe e osteus irmãos que te procuram.» Ele respondeu:«Quem são minha mãe e meus irmãos?» E,

Page 4: Ó glorioso Deus altíssimo! - clarisas.cat Cristo de sao Damiao79.pdf · Ó glorioso Deus altíssimo, ... percorrendo com o olhar os que estavam sentados à volta dele, ... presentes

4 www.clarisas.cat

Cântico: A luz de Cristo...

Concede-me uma fé verdadeira

Do Evangelho de Marco (9,15-24)

Assim que viu Jesus, toda a multidão ficousurpreendida e acorreu a saudá-lo. Eleperguntou: «Que estais a discutir uns com osoutros?» Alguém de entre a multidão disse-lhe:«Mestre, trouxe-te o meu filho que tem umespírito mudo. Quando se apodera dele, atira-o ao chão, e ele põe-se a espumar, a ranger osdentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulosque o expulsassem, mas eles nãoconseguiram.» Disse Jesus: «Ó geraçãoincrédula, até quando estarei convosco? Atéquando vos hei-de suportar? Trazei-mo cá.» Elevaram-lho.

Ao ver Jesus, logo o espírito sacudiuviolentamente o jovem, e este, caindo por terra,começou a estrebuchar, deitando espuma pelaboca. Jesus perguntou ao pai: «Há quantotempo lhe sucede isto?» Respondeu: «Desde ainfância; e muitas vezes o tem lançado ao fogoe à água, para o matar. Mas, se podes algumacoisa, socorre-nos, tem compaixão de nós.»

«Se podes...! Tudo é possível a quem crê», disse-lhe Jesus. Imediatamente o pai do jovem disseem altos brados: «Eu creio! Ajuda a minhapouca fé!

www.clarisas.cat 5

Silêncio meditativo

Uma esperança firme

Do Evangelho de Mateus (9,1-6)

Depois disto, subiu para o barco, atravessouo mar e foi para a sua cidade. Apresentaram-lhe um paralítico, deitado num catre. VendoJesus a fé deles, disse ao paralítico: «Filho,tem confiança, os teus pecados estãoperdoados.» Alguns doutores da Lei disseramconsigo: «Este homem blasfema.»

Jesus, conhecendo os seus pensamentos,disse-lhes: «Porque alimentais esses mauspensamentos nos vossos corações? Que é maisfácil dizer: ‘Os teus pecados te são perdoados’,ou: ‘Levanta-te e anda’? Pois bem, para quesaibais que o Filho do Homem tem, na terra,poder para perdoar pecados - disse Ele aoparalítico: ‘Levanta-te, toma o teu catre e vaipara tua casa.

Cântico:

E um amor perfeito

Do Evangelho de Mateus (22,34-34)

Constando-lhes que Jesus reduzira ossaduceus ao silêncio, os fariseus reuniram-se