globo cbpm dezembro pronto

28
Ano 3 - n o 37 Edição Dezembro / 2014 A advogada Mara Lúcia é a nova Secretária Executiva da Caixa Beneficente Setor é responsável por auxiliar a presidência e analisar todas as documentações que entram na instuição. Filósofo e Comandante Geral Interino da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. UPPs do Rio viram referência em me- diação de conflitos Coronel Ibis Pereira assume o maior posto da Corporação com o desafio de reestruturar a PM. Ibis fica no comando até janeiro, quando o Coronel Alberto Pinheiro assume definivamente. Com desconto de mais de R$ 1,5 na adesão ao Refis, instuição pretende quitar todos os impostos deixados por gestões passadas e legalizar situação fiscal da Caixa. Pág. 11 Presidente da Caixa Benefi cente divulga balanço patrimonial da instituição. Caixa Beneficente entra no Programa de Recuperação Fiscal do Governo Federal Na história da Caixa Beneficente, em mais de 110 anos de existência, essa é a pri- meira vez que uma administração na CBPM torna público o balancete financeiro. Conheça os bastidores da Unidade Prisional da Polícia Militar, comandada por um coronel linha dura. Págs. 6 e 7 Págs. 12 à 23 Recuperação Pág 10 Experiências foram desenvolvidas por PMs Pág 5

Upload: ronaldo-cabral

Post on 07-Apr-2016

239 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Globo cbpm dezembro pronto

Ano 3 - no 37

Edição Dezembro / 2014

A advogada Mara Lúcia é a nova Secretária Executiva da Caixa Benefi centeSetor é responsável por auxiliar a presidência e analisar todas as documentações que entram na insti tuição.

Filósofo e Comandante Geral Interino da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

UPPs do Rio viram referência em me-diação de confl itos

Coronel Ibis Pereira assume o maior posto da Corporação com o desafi o de reestruturar a PM. Ibis fi ca no comando até janeiro, quando o Coronel Alberto Pinheiro assume defi niti vamente.

Com desconto de mais de R$ 1,5 na adesão ao Refi s, insti tuição pretende quitar todos os impostos deixados por gestões passadas e legalizar situação fi scal da Caixa.

Pág. 11

Presidente da Caixa Benefi cente divulga balanço

patrimonial da instituição.

Caixa Benefi cente entra no Programa de Recuperação Fiscal do Governo Federal

Na história da Caixa Benefi cente, em mais de 110 anos de existência, essa é a pri-meira vez que uma administração na CBPM torna público o balancete fi nanceiro.

Conheça os bastidores da Unidade Prisional da Polícia Militar, comandada por um coronel linha dura.

Págs. 6 e 7

Págs. 12 à 23

A advogada Mara Lúcia é a

Recuperação Pág 10

Experiências foram desenvolvidas por PMs

Pág 5

Page 2: Globo cbpm dezembro pronto

CBPMERJEdição Ano 3 Edição 34

O Jornal CBPM INFORMA: é uma Publicação da Panorama Comunicação da Baixada CNPJ 08219620/0001-28

Tiragem desta edição: 50.000 exemplaresDistribuição gratuíta e dirigida

Diretora Executiva Editora: Elaine Dourado MRT 29872

Repórter: Cleiton FernandesFotógrafo: Gustavo Duque

Marketing: Novità eventos e comunicação

[email protected]ção: Diego O. de Azevedo

Projeto Gráfico: Genaro Braga - MRT 28443-RJ

www.genarobraga.com.brO Jornal CBPM INFORMA: é um produto de circulação mensal, com caráter informativo ao público em geral. Não nos responsabilizamos por opiniões e conceitos emitidos em artigos assinados. O material

publicado só poderá ser reproduzido com autorização expressa da direção ou dos respectivos autores.Contatos: PABX: (21) 2117-2023 / (21) 2696-8522

www.cbpmrj.com.br e-mail: [email protected]

Edição 37- Ano 3

APRESENTAÇÃO

02Especializada Tramita no Congresso o Projeto de Lei 7028/13 que cria varas especializadas em crimes

de trânsito com o objetivo de coibir a violência nas estradas.

Caixa Beneficente apresenta a nova Secretária ExecutivaDoutora Mara Lúcia fala sobre suas atribuições e expectativa na instituição

A Caixa Beneficente da Po-lícia Militar está com uma nova Secretária Executi-va. Trata-se da advogada

e professora de Direito, Mara Lúcia Marques. A função de Secretária Executiva engloba toda a parte de documentação da empresa, pois antes de chegar ao presidente, os documentos passam por todo um exame. Segundo a doutora Mara, um secretário executivo não precisa necessariamente ser um advogado, mas quando há essa possibilidade, o trabalho só tende a somar. “Eu não trabalho como advogada da empre-sa, mas como tenho essa experiên-cia jurídica de mais de 20 anos, eu assessoro de alguma forma a empre-sa nnessa parte também”, enfatiza.

A doutora Mara detalha como funcionará o trâmite de documenta-ção na empresa, com a sua chegada. Segundo ela, quando assumiu o se-tor, encontrou uma certa deficiência com relação a documentação. Ela fri-sa que as administrações anteriores não tinham uma preocupação com

esse arquivamento de dados. Com a nova administração, criou-se um novo sistema, um arquivo que não existia para fazer todo esse trâmite. “Como havia um desleixo e temos em torno de dez mil associados, va-mos precisar de algum tempo para reorganizar todos os documentos. Para dar um exemplo, estão surgin-do ações de pessoas que fizeram requerimento na gestão passada e nunca mais entraram em contato. Aí está a dificuldade”, ressaltou. De acordo com a Secretária Executiva, que também é responsável pela elaboração de atas, a Caixa Benefi-cente criou um sistema de proces-so mais rápido para resolver todas essas pendências. O associado vem, faz o requerimento na recepção da CBPM, faz o requerimento , que é imediatamente encaminhado para o setor de benefícios ou para o contro-le. Nesses setores eles vão verificar se esses associados têm benefícios a receber e o requerimento vai para a presidência para ser analisado.

Mara, também falou sobre a sua

expectativa dentro da instituição. “ Eu costumo dizer que a Caixa Bene-ficente da Polícia Militar do Rio de Ja-neiro é uma instituição do meu cora-ção, pois a vida toda eu convivi com policiais militares na minha família. O presidente Pedro Chavarry tem um sonho de sanar todas as situa-ções de pendências de gestões ante-riores até o término de sua gestão. E o meu sonho é poder colaborar com isso, colaborar para que quando fe-char a gestão do atual presidente, toda a documentação esteja organi-zada para a próxima administração, todos os benefícios estejam pagos ou alinhados para pagamento e toda a casa esteja organizada. Este é o so-nho do presidente e o meu também. Estou aqui para somar” , completou.

Além das atribuições citadas, a doutora Mara também é responsá-vel pelo ambiente interno e externo da instituição, verificação de docu-mentação que vem das lojas e ave-riguação de algum documento que esteja faltando no atendimento.

Page 3: Globo cbpm dezembro pronto

RejaitadaA Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável rejeitou a proposta inclui a PM entre os órgãos competentes para fiscalizar atividades que degradam o meio ambiente

Edição 37 - Ano 3 03

LAZER

Espaço passou por reformas para atender melhor os hóspedes e associados

Pousada de Cabo Frio comemora a chegada da alta temporadaAproveitando o clima quente do

verão carioca, a pousada das Dunas, em Cabo Frio, começa a se preparar para alta tempora-

da. A expectativa é a melhor possível, já que no mesmo período do ano passado a pousada esteve bastante movimentada.

A pousada das Dunas leva o mesmo nome da praia e está situada entre os magníficos montes de areias e uma exu-berante praia que chega até ao Farol de Arraial do Cabo. Para um delicioso banho de mar, basta apenas atravessar a rua da pousada.

Um de seus diferenciais é a localiza-ção. O fácil acesso de ir e vir tanto do centro de Cabo Frio, como para as praias de Arraial do Cabo facilita e muito a vida dos hóspedes.

Luciana Nunes Luiz, coordenadora da pousada, está há um ano na administra-ção e disse estar empolgada para a alta temporada. “No ano passado a procura foi bastante alta. Nesta temporada esta-mos na expectativa de ser melhor ain-da. O associado que quiser desfrutar da nossa estadia, pode ter a certeza que vai ter o máximo de conforto e comodidade possível”, disse.

Nathalia Scarpelli, que ajuda Luciana na administração do local, também falou de sua expectativa para os próximos me-ses. “Como aconteceu algumas melho-rias no local, a minha expectativa é que a pousada possa lotar todos os dias, pois estamos cada vez mais oferecendo um serviço de alta qualidade e comodidade para nossos associados e hóspedes”, res-saltou.

A Pousada das Dunas passou recen-temente por adequações em sua infra-estrutura para melhor atender aos seus hóspedes. Agora ela conta com 22 suítes equipadas com ar-condicionado, frigo-

bar, internet Wi-Fi e uma progra-mação diferenciada na TV a cabo. A pousada possui ainda na sua área de lazer uma belíssima piscina e um es-tacionamento próprio. Além disso, a pousada é totalmente adaptada para receber cadeirantes.

Em Cabo Frio, além de desfrutar de todo o conforto oferecido pela pousada, os associados poderão vi-sitar vários pontos lindos da cidade. Praias, ilhas, Espaços culturais, mu-seus, parques e casas noturnas são alguns dos atrativos da cidade.

Page 4: Globo cbpm dezembro pronto

Edição 37 - Ano 3

PREMIAÇÃO

04Proteção A Câmara dos Deputados colocou na pauta de votação o projeto que permite a adoção imediata

pela polícia de medidas de urgência para proteção da mulher vítima de violência doméstica

Segundo Batalhão da PM premia os melhores do último trimestreCom a presença de fa-

miliares, autoridades e tendo como cenário o Memorial Getúlio Var-

gas, na Glória, o comando do 2º BPM (Botafogo) homenageou, dia 15 de outubro, os policiais que tiveram o melhor desempe-nho no último trimestre.

Os policiais que se destaca-ram durantes as ocorrências na unidade, receberam uma pre-miação de incentivo. A Caixa Beneficente da Polícia Militar, representada no evento pelo vi-

ce-presidente, Coronel Robson Paulo, presenteou os PMs com um final de semana com a fa-mília em uma das pousadas da instituição.

Para o coronel Robson, o re-conhecimento é fundamental e serve de incentivo para a tropa durante as ações nas ruas. “Com policiais motivados, a população só tem a ganhar. Acho funda-mental esse reconhecimento e a Caixa Beneficente tem a maior honra de fazer parte desse mo-mento”, ressaltou Robson.

O comando do 2º BPM, diri-gidos pelo Coronel Lima e Major Maxwell, direcionou a solenida-de de homenagem, destacando as ações dos policiais. Agradeceu a participação de todos e ressal-tou a importância da atuação da Caixa Beneficente na solenidade.

Estiveram presentes ao evento também, a Secretária Executiva da Caixa Beneficente, Dra. Mara Lúcia e o Assessor da Presidência e responsável pelo trabalho de-sempenhado na unidade junto ao comando, Ronald Paulo.

Sempre presente no co-tidiano dos policiais das Unidades de Polícia Paci-

ficadora (UPPs), a Caixa Bene-ficente da Polícia Militar, reali-

zou dia 26 de setembro, mais uma ação em prol dos policiais militares do Rio de Janeiro. Com a participação do Coor-denador do Projeto nas UPPs,

Ronald Paulo, a Caixa Benefi-cente entregou kits do projeto Caixa Cegonha aos futuros e atuais papais e mamães, po-liciais da UPP Arará_Mandela,

Caixa Beneficente realiza ação em UPP de ManguinhosAÇÃO SOCIAL

em Manguinhos. O evento foi organizado em conjunto com a Soldado Viviane Araújo, re-lações públicas da UPP.

Os policiais presente agra-deceram a diretoria da Caixa Beneficente pelo projeto que visa beneficiar os policias militares. O Tenente Duarte, Subcomandante da unidade, elogiou a iniciativa da insti-tuição, ressaltando que os PMS não recebem nenhum tipo de apoio e que esse tra-balho da Caixa Beneficente é de suma importância para os policiais, como um gesto de reconhecimento e estímulo à Corporação.

O vice- presidente, Coro-nel Robson Paulo, também fez

questão de frisar a importân-cia do projeto de estar sem-pre presente no cotidiano da tropa. “Nosso projeto não vai parar. Existe uma base de qua-se 40 UPPs e o Arará_Mandela é uma das UPPs beneficiadas pelo nosso projeto. Estamos com vários projetos para os PMs e para dentro das UPPs, como Colônia de Férias para os filhos de policiais associa-dos à Caixa Beneficente. Este projeto da Caixa Beneficente nas UPPs jà vem a quase 3 anos e nesse período ele se tornou um projeto direciona-do para todas as UPPs com apoio total do comando da Coordenadoria de Polícia Paci-ficadora-CPP”, destacou.

Page 5: Globo cbpm dezembro pronto

Edição 37 - Ano 3 05

CONDECORAÇÃOBalas A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de Lei

6788/13, que regulamenta a produção e o uso de armas que utilizam balas de borracha.

Caixa Benefi cente participa de condecoração a policiais em Santo Antônio de Pádua

Batalhão homenageou policiais por excelente desempenho no último trimestre

Bravura e dedicação foram alguns dos atri-butos que levaram o comando do 36º BPM,

em Santo Antônio de Pádua, inte-rior do estado, a homenagear os policiais da unidade que mais se destacaram no último trimestre.

O evento ocorreu no Clube Campestre de Pádua, com a pre-sença do comando da unidade, do Assessor da Presidência da Caixa Beneficente da PMERJ, Ronald Paulo, e autoridades militares e ci-vis da região.

Os policiais agraciados foram homenageados pela Caixa Benefi-cente da PMERJ e receberam um vale hospedagem a ser utilizado na rede hoteleira da Caixa, além

de um convite especial para co-nhecer a nova Caixa Beneficente e futuramente, fazerem parte da associação. A partir desse mês, a instituição estará implantando um projeto no interior do estado, vi-sando beneficiar os policiais e seus dependentes. A Caixa Beneficen-te, em parceria com o comando da unidade, visando beneficiar os quase 500 policiais do batalhão, estará implantando um ponto de atendimento na unidade até o final de 2014.

O comando da unidade, Tenen-te Coronel Silvio Guerra, agrade-ceu a participação da Caixa Benefi-cente e a iniciativa da Presidência, no reconhecimento aos serviços prestados pelos policiais que se

destacaram na região, quando o batalhão ficou sessenta dias sem registrar uma ocorrência, devido ao ótimo trabalho que vem sendo feito pela tropa.

O assessor da presidência, Ro-nald Paulo, destacou a importância de a Caixa prestigiar os eventos da Corporação. “Acho de suma importância esse reconhecimen-to aos policiais e essa iniciativa da Caixa Beneficente em ampliar suas ações pelos batalhões do interior do Estado do Rio de Janeiro. Fomos muito bem recebidos pela tropa e a aceitação à nova Caixa Benefi-cente foi um sucesso. Espero voltar em breve para consolidar esse tra-balho no 36º BPM. Parabéns, guer-reiros”, enfatizou Ronald.

Rogério Sant’AnaSecretário Municipal de Direitos Humanos de Mesquita

Rogério Sant’Ana

UPPs do Rio viram referência mundialO projeto de mediação

de conflitos desenvolvido por policiais militares em comunidades com UPPs (Unidades de Polícia Paci-ficadora) foi apresentado como referência, no último dia 25, no Global Mediation Rio, maior evento sobre o tema da América do Sul. O fórum internacional tem como parceira a ONU (Orga-nização das Nações Unidas) e visa debater metodologias

na resolução de conflitos e a reflexão sobre o acesso à Justiça e o fortalecimento da cidadania.

Page 6: Globo cbpm dezembro pronto

Edição 37 - Ano 3

Eventos A Câmara analisa o Projeto de Lei 6500/13, do deputado Chico Alencar (Psol-RJ), que proíbe a violência policial em manifestações e eventos públicos.

BASTIDORES

06

O dia na Unidade Prisional (UP) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, antigo Batalhão Especial Prisio-

nal(BEP), começa com o “confere” dos acautelados. Após isso, a rotina se inicia com o café da manhã, de-pois atividades esportivas e cursos profissionalizantes. O trabalho é in-tenso e focado na ressocialização.

A unidade é destinada exclusiva-mente para o acautelamento de po-liciais militares.O PM é encaminha-do para a Unidade Prisional de duas formas: ou ele vai por ordem judicial ou por prisão em flagrante. A ordem judicial pode ser por prisão preventi-va, temporária, cautelar ou por sen-tença judicial.A UP está preparada para receber os acautelados para todos os tipos de regimes prisionais como o aberto, semiaberto, fecha-do e penas especiais. Atualmente, a unidade conta com 231 presos.

O tempo ocioso é quase sempre preenchido com atividades. Há o cur-so de técnica e segurança no trabalho e um projeto de parceria com a Firjan para ter um Pré-Enem com cursos de matemática, português, inglês e con-tabilidade doméstica. A estrutura ain-da conta com fábricas de vassouras, fraldas, marcenaria, posto médico, academia e salas de práticas de reli-giões, católica, evangélica e espírita. As galerias contam com oito celas, composta por oito policiais em cada uma. Os ex-policiais possuem camas individuais e há também quadras para prática de esportes e uma enor-me biblioteca no local.

Em todo processo de ressociali-zação dos PMs, há também um pro-grama voltado para as famílias. Está em desenvolvimento um projeto em parceria com a Secretaria Esta-dual de Prevenção a Dependência Química, onde as famílias dos po-liciais que tem usuários de drogas são assistidas com palestras, cursos e orientações.

Nos bastidores da Unidade Prisional da Polícia Militar do Rio de Janeiro

Unidade é comandada por linha duraCom rotina bem regrada, a

Unidade Priosional é coman-dada pelo coronel linha dura, João Jacques Busnello. Oita-vo oficial a assumir a direção do unidade nos últimos cinco anos, o coronel teve a missão de moralizar a unidade, após denúncias de regalias dos acautelados.

Busnelo tem um históri-co aguerrido na Polícia Mi-litar. Foi subcomandante do Batalhão de Operações Es-peciais (Bope). Em junho de 2013, liderou uma incursão ao Complexo da Maré, onde oito bandidos morreram. Em 2009, quando era atirador de elite da Polícia Militar, Busnello foi atingido por um

disparo durante um confron-to com traficantes do Morro dos Macacos, em Vila Isabel. Os bandidos conseguiram derrubar um helicóptero da PM no tiroteio, matando dois policiais. Meses antes, o novo comandante da unidade ha-via ganhado fama ao salvar a vida de uma comerciante refém de um assaltante que portava uma granada, tam-bém em Vila Isabel.

A escolha para comandar a Unidade Prisional foi feita em cima do seu histórico pro-fissional na Corporação com o perfil firme de comandar. Com a sua chegada, há oito meses, a unidade já passou por diversas mudanças.

Page 7: Globo cbpm dezembro pronto

Edição 37 - Ano 3 07

Com a palavra, Coronel Busnello.

Empenho e dedicação na ressocialização dos policiais

A professora Glacy Kelly Pinheiro tem um pa-pel fundamental na unidade. É ela quem

ministra aulas de ética e postu-ra militar voltada para a reinte-gração social dos policiais mi-litares. Este curso possui uma variedade de aulas embutidas. Para o policial que não tem se-gundo grau, é proporcionado as aulas para a conclusão. Já para os PMs que não possuem curso técnico, é proporcionado o curso de Técnica e Segurança no Trabalho.

Dedicada ao trabalho de res-soacialização, Glacy Kelly, pre-para os ex- policiais para a volta à sociedade, quando a Justiça determinar. “Os policiais que tiverem provado a inocência, voltarão para a Corporação. Os outros não perderão a condição de policial. E é aonde eu entro, pois além de todo esse trabalho de ressocialização, eu também arrumo emprego para eles. Te-nho policiais trabalhando comi-go em departamento pessoal, parte financeira, na parte de casamentos, entre outros. Eu acompanho inclusive os que não trabalham comigo e é legal de

vê-los mudarem. O crescimento de cada policial é incrível, nós temos de todos os tipos, do que fez tudo ao que está por engano. O legal é ver o que fez de tudo se moldando através do tempo, sentindo o desejo de mudar. A transformação é uma coisa linda de ver”, destaca.

Os projetos, sob o comando da professora, são de extrema importância para a vida dos acautelados. A aula de técnica e segurança no trabalho tem duração de um ano e quatro meses. Já a aula de Ética e Pos-tura Militar dura o tempo em que o policial permanecer na unidade. Dentre as atividades estão aulas de reciclagem; de como lidar com a sociedade e com a família; de Doenças Sexu-almente Transmissíveis (DSTs); de comportamento de direito; comportamento familiar e tra-to com a sociedade. “Tratamos de vários assuntos que contri-buem para a reintegração de cada policial. O objetivo é esse, é moldar o ser humano, pegar a pedra bruta e lapidar ou trans-formar o que chamam de “lixo” em papel de seda”, ressalta Gla-cy Kelly.

SEMPRE COM RESPOSTAS OBJETIvAS, CORONEl BuSNEllO FAlA SOBRE A uNIDADE PRISIONAl, SOB SEu COMANDO.

mudanças

Instalações e alterações

denúnCIas de mordomIa

dIfICuldade e volta para o ConvívIo em soCIedade“Nós possibilitamos a in-

trodução de novas formas de estudo e de trabalho. Criamos um canal de comunicação com os acautelados, com reuniões e palestras, uma interação até para evitar qualquer proble-ma. Temos um diálogo franco com os ex-policias que estão acautelados aqui e procuramos ajudar ao máximo. Enquanto o policial estiver acautelado aqui, o que a administração puder fazer, ela o fará, para que eles tenham seus direitos garantidos e cumpra-se a obri-gação que a Justiça nos obriga a fazer”.

“Estamos passando por al-gumas obras de melhorias. Na ala de religião já há disponibi-lidade para o grupo evangéli-co, espírita e católico. Estamos terminando de reformar mais uma área onde vamos encaixar o pessoal da Macumba. Não queremos fazer nenhum tipo de descriminação aqui”.

“Na minha administração foram removidos 60 condi-cionadores de ar, geladeiras, equipamentos eletrônicos e as galerias foram planificadas em celas de oito acautelados. Aca-bou toda a mordomia que era oferecida pela administração anterior. Já o processo de dis-ciplina é regulado pelo regula-mento penitenciário do estado do Rio de Janeiro, pelo Regula-mento Disciplinar da PMERJ e pelos Códigos Penais comum e Militar. A disciplina aqui segue a ordenação jurídica”.

“A dificuldade é a discriminação por terem passado pela Unidade Prisional, seja de forma preventiva ou de forma sentencial. Eles enfrentam as sequelas em relação às famílias, as novas visões de vida que terão e adaptação. Essas dificuldades quase todos enfrentam ao deixarem a unidade”.

Page 8: Globo cbpm dezembro pronto

08 Edição 37- Ano 3

TRABALHOSaúde Câncer é a doença que mais mata crianças no mundo. Estimativa deste ano do Inca é de 11.840

novos casos no Brasil, sendo 940 no Estado do Rio

Administração sempre pautada pela transparência

Pela primeira vez na história, instituição divulga balanço financeiro na íntegra

A transparência na ad-ministração é uma obrigação. Essa é uma das afirmativas

chave dita por Pedro Chavarry, presidente da Caixa Beneficen-te, em todas as reuniões com sua equipe de trabalho. A pou-cos meses de completar qua-tros anos à frente da instituição e controlar o seu endividamen-to, o dirigente comemora os grandes avanços, principalmen-te, no quesito transparência, onde foi possível abrir a “caixa preta” para que os associados pudessem conhecer a realidade da instituição.

Desde que assumiu a presi-dência da Caixa Beneficente in-terinamente, em virtude de uma intervenção emergencial, Cha-varry primou pela transparên-cia, iniciando uma auditoria em todos os setores. Poucos meses depois, as primeiras informa-ções colhidas pelos auditores já eram de conhecimento de todos

os associados. De Lá para cá, não foi diferente, todos os atos praticados pela administração, até hoje, foram publicados neste informativo institucional.

De acordo com Chavarry, não poderia ser diferente numa instituição como a Caixa Benefi-cente, que vem de um histórico de má administração. “Sempre tive muito apoio dos associados e a chave para ter essa confian-ça, tão desgastada por gestões anteriores, se deu pelo chama-mento que sempre fiz aos asso-ciados para participarem ativa-mente da instituição”.

Chavarry ressalta que mos-trar a realidade da Caixa aos associados, sem ressalvas, per-mitiu uma maior compreensão, principalmente, nas negocia-ções para pagamentos de bene-fícios atrasados. Em entrevista ao jornal da Caixa Beneficente, Chavarry detalha mais sobre o planejamento de sua adminis-tração focado na transparência.

Confira a publicação do balancente patrimonial a partir da página 12

Page 9: Globo cbpm dezembro pronto

Edição 37 - Ano 3 09

entrevista pedro Chavarry (presidente da Caixa Beneficente da polícia militar)

CB: Presidente, pela primeira vez, uma gestão da Caixa divulga um balanço real de seu patrimô-nio. O que o levou a esta atitude?

CB: Como tem sido liderar uma instituição com milhares de asso-ciados e conter as crises diárias?

CB: Falando sobre a verba que o Estado deve à instituição, como está a situação deste processo? CB: Com quase quatros à frente

da instituição, qual o balanço que faz de sua gestão?

Pedro Chavarry - Hoje nós temos real controle sobre da instituição. Sabemos exatamente onde cada centavo é devido ou investido. Levamos um bom tempo para produzir esse conteúdo, que na minha opinião, deve ser de conhecimento de cada associado da instituição. Uma boa gestão se constrói com base nos valores éticos e na transparência. Nunca foi segredo para ninguém os problemas financeiros que a instituição vem enfrentando há décadas, mas o grande diferencial hoje, é que temos controle e conseguimos controlar um endividamento que poderia levar a Caixa a uma falência. Enquanto estiver na administração, nada ficará obscuro. Qualquer ação será de conhecimento de todos.

Pedro Chavarry - Tento ser o mais transparente possível em todos os aspectos. Tanto no trato com minha equipe, como na relação com meus associados. Sou acessível e estou sempre aberto ao diálogo. Diariamente temos que contornar crises e a sinceridade é sempre posta diante do associado. Tentamos juntos buscar uma solução que seja plausível para ambos. Como é de conhecimento, nosso maior problema está em cima do financeiro. Enquanto não conseguirmos que o Estado devolva à instituição o valor retido, teremos que apagar incêndios todos os dias. Para mim, é imprescindível que o associado entenda toda a situação da Caixa, como era antes da minha chegada e como está agora. Este conhecimento gera uma compreensão que facilita

Pedro Chavarry - Esta verba é referente há anos anteriores, no início da década de 90, onde o Estado deixou de repassar à Caixa. As despesas chegaram, no entanto, o repasse não foi feito. Dali surgiu uma bola de neve que se estendeu até os dias de hoje. A ação contra o estado durou anos, mas conseguimos vencer o processo, não cabendo mais qualquer recurso ao estado, a não ser pagar. Estamos em uma fila aguardando a nossa vez. Já estive com o governador Pezão algumas vezes, onde tive a oportunidade de conversar

Pedro Chavarry - Como sou sempre otimista, a minha avaliação é sempre a melhor. Até porque me empenho e dou o meu melhor para administrar a Caixa Beneficente. Conseguimos controlar o endividamento, estabilizando as contas. Agora tomamos um passo super importante, onde descemos alguns degraus, mas que futuramente, subiremos muitos outros

Entrevista

nosso planejamento para atender financeiramente o maior número de pensionistas. Hoje estamos com inúmeros processos parcelados e que estão sendo pagos corretamente.

sobre a situação da Caixa e a importância desse valor para a nossa instituição. Resolveria nossos problemas financeiros. Tenho certeza que o governador, que acabou de ser eleito, vai ter mais sensibilidade e nos devolverá o que é de direito.

Page 10: Globo cbpm dezembro pronto

10 Edição 37- Ano 3

RECUPERACÃOVerão Temperaturas do verão vão superar as de 2014, diz instituto. Aumento seria de até 2 graus

Celsius; fenômeno El Niño pode provocar mais chuvas

A fim de recuperar sua situação tributária, Caixa adere ao Programa de Recuperação Fiscal do GovernoC om o objetivo de

regularizar sua si-tuação tributária, a Caixa Beneficen-

te da Polícia Militar aderiu ao Programa de Recuperação Fiscal do Governo Federal. O programa consiste em um re-gime opcional de parcelamen-to de débitos fiscais proposto pelo governo a instituições que possuem dívidas perante à Secretaria da Receita Fede-ral (SRF), a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Com esta adesão, a Caixa Beneficente passou a dar anda-mento a dois Refis, o da Copa e o da Crise. A oportunidade dis-ponibilizada pelo Governo Fede-ral foi de extrema importância, pois possibilitará a reorganiza-ção das dívidas contraídas por administrações anteriores.

A Caixa Beneficente pos-suía débito com o governo na

ordem de R$ 7 milhões. Com a adesão aos Refis da CRISE e da Copa, a Caixa obteve um desconto de mais de R$ 1,5 milhão. Um desconto impor-tante na regularização junto ao governo e que viabiliza in-clusive, na quitação do INSS, com a aposentadoria justa e digna dos funcionários da ins-tituição.

“Nossa meta agora é con-quistar o parcelamento do Fundo de Garantia por Tem-po de Serviço (FGTS), que também não era recolhi-do anteriormente, com va-lor em atraso estimado em R$600 mil. Tal solução pos-sibilitará que alguns funcio-nários com mais de 20 anos de dedicação à CBPMERJ possam ter acesso ao crédi-to em financiamento imobi-liário.” ressalta o presidente da instituição, Pedro Chavar-ry, em comunicado feito aos associados.

Page 11: Globo cbpm dezembro pronto

Edição 37 - Ano 3 11

COMANDOConheça um pouco da história do Coronel Ibis Pereira, filósofo e comandante geral interino da Polícia Militar do Rio.

Nascido e criado em Anchieta, subúrbio da Zona Norte do Rio de Janeiro, o comandante geral interino da Polícia Militar, coro-

nel Ibis Silva Pereira, nasceu com o dom da palavra. É capaz de silenciar uma multidão apenas para ouvi-lo em seu discurso filosó-fico impecável.

Filho de uma dona de casa e um pai ferroviário, o comandante interino da PM, coronel Ibis Silva Pereira, sempre teve uma vida simplória. No entanto, ao longo dos anos, com a oportunidade de ingressar em uma universidade pública e na Polícia Militar do Rio de Janeiro, se tornou uma figura de extrema importância dentro da Corporação.

O coronel Ibis Silva Pereira já integrou o Comando de Policiamento de Área da Re-gião Serrana, foi relações-públicas da Cor-poração e comandou a Escola Superior, que prepara os oficiais para assumirem os cargos de comando. Graduado em Direito e Física é pós-graduado em Filosofia Contemporânea. Antes de assumir o cargo máximo da PM do Rio, era subdiretor-geral de Ensino e Ins-trução. Influenciado pela teologia da liber-tação, o coronel Ibis diz adorar a militância cristã, tanto é, que usa um anel de tucumã, adereço comum aos católicos praticantes.

Sereno, calmo e esclarecedor, Ibis diver-ge do padrão atual dos comandantes, que busca amedrontar através de pulso firme e medidas drásticas. Intelectual e filosófico, o

novo comandante alerta que livros podem evitar a violência da PM. Em sua sala, po-demos ver um pouco de sua formação. Li-vros de diversos autores de ciências política, sociologia, literatura, discos de música eru-dita de compositores como Mozart, Verdi e Villa-Lobos. O coronel que é também mes-trando em história na Uerj, diz que a leitura de Foucault é essencial para a formação de novos oficiais.

Com uma infância muito difícil, o coronel Ibis perdeu o pai com apenas um ano e oito meses em circunstâncias trágicas. O pai, usuário de drogas, acabou cometendo sui-cídio. Este episódio acabou sendo um tram-polim para ele entrar no ramo militar. Ainda quando estudava física na UFRJ, viu na área militar uma chance de continuar seus estu-dos, ajudar a sua família e colaborar para uma sociedade melhor.

Assim que entrou na corporação, Ibis foi influenciado pelas ideias do comandante geral, à época, Carlos Nazareth Cerqueira, um dos primeiros oficiais do país a defender uma polícia próxima ao cidadão.Defensor dos direitos humanos, o coronel diz que a PM deve repensar e construir uma ideia de polícia de eficiência de policial a partir de um viés dos direitos humanos. “A polícia é respeitada a partir do momento que ela res-peita os direitos humanos”.

O coronel Ibis assumiu interinamente o comando da PM do Rio de Janeiro e pro-mete reestruturar e combater a corrupção.

Indicado para assumir o cargo até o início do próximo ano, quando o futuro comandante, coronel Alberto Pinheiro Neto, assume a função, o coronel preparará várias mudan-ças na corporação.

Com 31 anos de trabalho na Polícia Mili-tar, o comandante interino sempre esteve à frente dos processos de mudanças e melho-rias nas questões ligadas ao ensino e forma-ção da tropa.Tanto, que garantiu, que todos os acessos às promoções de cargos serão revistos nesse período transitório. “Vamos diminuir o poder das comissões de promo-ções e dos coronéis neste sentido. O policial para ser promovido terá que mostrar quem é e o que fez, ser o próprio responsável pela promoção de sua carreira. E não pela amiza-de dele com alguém da comissão”, criticou.

Em entrevista recente ao portal Depois de Junho, Ibis falou da sua visão da Polícia Militar.

“Desde que eu entrei na Polícia eu enten-di o que deve ser uma polícia em um estado democrático de direito. Ao longo desses 30 anos, eu ajo de acordo com o que a consti-tuição da república determina para a polícia, dignidade do ser humano é um princípio básico, assim como cidadania. Eu procuro sempre ser fiel a esses princípios, indepen-dentemente da visão de terceiros. A Polícia é uma oportunidade de diminuir o sofri-mento humano, de ajudar a humanidade” salientou o comandante que prepara uma série de mudanças na corporação.

A gente passa pela vida amealhando títulos e sai dela sem ter aprendido a viver. A gente aprende a viver quando a gente entende que o tempo passa. Quem quiser exercer o poder sobre outra criatura humana, tem que lembrar que é pó, igualzinho a todos os seres humanos. Isto é a primeira lição que todos aqueles que têm o dever de mando tem que aprender para exercer com sabedoria o poder para não tripudiar sobre outra criatura humana, para não pegar gosto pela injustiça. O poder precisa ser uma ferramenta a serviço da coletividade e não para alimentar e sustentar a vaidade deste pó que somos nós. A humildade é o principio de sabedoria e uma lição que se deve aprender. Que Deus abençoe cada um de vocês. Quero agradecer por esses 30 anos dedicados à Casa. Sejam felizes e amem suas famílias. Aproveitem o tempo que Deus designou a cada um de vocês”.

Discurso proferido por Ibis

Pereira para cadetes da

Academia D. João VI, em

Sulacap, em fevereiro de

2013, durante passagem

de policiais militares para a

inatividade.

Page 12: Globo cbpm dezembro pronto

12 Edição 37- Ano 3

BALANÇOCaixa Beneficente da Polícia Militar divulga Balanço Patrimonial referente aos anos de 2010, 2011 e 2012.

Page 13: Globo cbpm dezembro pronto
Page 14: Globo cbpm dezembro pronto
Page 15: Globo cbpm dezembro pronto
Page 16: Globo cbpm dezembro pronto
Page 17: Globo cbpm dezembro pronto
Page 18: Globo cbpm dezembro pronto
Page 19: Globo cbpm dezembro pronto
Page 20: Globo cbpm dezembro pronto
Page 21: Globo cbpm dezembro pronto
Page 22: Globo cbpm dezembro pronto
Page 23: Globo cbpm dezembro pronto
Page 24: Globo cbpm dezembro pronto

24 Edição 37- Ano 3

BENEFÍCIOS

20040767 MILTON NASCIMENTO

20051106 JORGE REIS1152 ROGERIO MARQUES LOPES

20060479 LEOPOLDINO MEDEIROS VIEIRA

20070216 PAULO ROBERTO DOS S DECCACHE0432 PEDRO CARAMURU LIMA

20080250 CARLOS ALBERTO FERREIRA DA SIL0368 IVAN CESAR PONTES0709 JAILTON GOMES DO NASCIMENTO0109 LUIZ NASCIMENTO DA SILVA FILHO0594 MARIO LUIZ FERREIRA RIBEIRO0242 PAULO RENATO DE CARVALHO CUNHA0522 WALKER JORGE LEITE FILHO

20090607 ANTONIO DAMASCENO GOMES0638 LUIS CESAR GOMES0454 BELMIRA FERREIRA BRUNO0386 SERGIO LUIZ DA S SIQUEIRA

20110412 ADEMARIO ALVES BATISTA JUNIOR0573 ARY CARLOS DA SILVA0477 HILTON ROBERTO DOS SANTOS0600 JORGE ALBERTO DE MELLO DA SILV0776 LUIZ CESAR ARMOND0726 PAULO NEI SANTOS FERREIRA0376 PAULO ROBERTO OLIVEIRA DE SOUZ0605 ROBERTO CESAR SILVA DIAS0500 RONALDO JOSE DE OLIVEIRA

20120287 ARISTEU LEONARDO TAVARES0154 ARNALDO DOS SANTOS ADAO0226 HERMES ALMEIDA GITAHY0434 MARCO ANTONIO GUIMARAES DA SILVA0465 MARCOS DAFLON CORREA

Quitadios de janeiro a outubro de 20140047 NORMAN BRAZ RAMOS0323 ROBERTO XAVIER VIGO0089 ROGERIO SILVA DE SOUZA

20130102 JUSTINO GIOBINI0174 MARCIUS PINHO TINOCO0086 PEDRO MANOEL BAPTISTA FILHO

MORTE DO CÔNJUGE

20060707 DURGAHY DE OLIVEIRA GONCALVES0438 HORACIO MARTINS LOUREIRO

20070481 JUVENTINO DE SOUZA CAMPOS0777 JOAO DE JESUS0263 ROMEU FERNANDO PEREIRA DA SILV

20080558 MAURO FIGUEIREDO DA ROSA

20090008 ITEQUATIARA BATISTA

20110343 JUCELINO ONOFRE0420 JORGE BARRETO DE SOUZA0578 GERSON MARTINS0149 PAULO ROBERTO ALVES

CAIXA DE PECÚLIO

20021101 LUIZ FLAUSINO M SANTOS1258 FABIO GOMES DO COUTO1472 JEANETE VIEIRA DE LIMA

20040196 NILSON ESTEVES MARTINS1011 EURIDICE LUIZA DA SILVA0962 MARIA DA CONCEIÇÃO JALES PRATA0050 DANIELE DE AGUIAR CRUZ

20050250 MARCELO DE OLIVEIRA COUTINHO0041 MARCIO BRAGA PARIZ1039 SILVIO CESAR ALVES DOS SANTOS1039 SOLANGE ALVES DOS SANTOS SILVA

INATIVIDADE

Page 25: Globo cbpm dezembro pronto

0790 ISABEL MARIA BASTOS DA COSTA2006

0805 ROSARIA FARIA DOS SANTOS MAGAL0535 MONICA FRAGOSO DE LIMA DA COST0535 NORMA FRAGOSO DE LIMA0971 ARLI MARIA DA SILVA TELLES0971 GILVANIA GORETE DA SILVA TELLE0971 PAULO EMILIO DA SILVA TELLES0971 ROSANGELA A. DA SILVA TELLES0977 CATIA INÊS SOARES DE LIMA MEND0472 EMILSON CONCEIÇÃO CESPES0020 DEUZUITE DOS SANTOS PELLITO0210 JORGINA DE OLIVIEIRA SOUZA0718 YARA CAMPANELLI DE MORAIS1049 LARISSA SOUZA0595 MARCELO SOBRAL DE ALMEIDA0683 LUIZ FERREIRA DOS SANTOS0312 FABIANA PIMENTA DA CONCEICAO0312 SAMUEL REGINALDO PIMENTA DE PA0843 LOURENA GONÇALVES DE CARVALHO0591 MARIA DA GLORIA SILVA SANTOS0591 VANIA SILVA DOS SANTOS

20070223 MARIA ROSA RODRIGUES DE SOUZA0820 LUCINEA VIGNOLI MOREIRA0820 LUZIA VIGNOLI DE OLIVEIRA0054 MARIA DA PAZ COUTINHO0522 ANA NEIDE TONY0805 MARIA DA GLORIA BARBOSA MARQUE

20080004 WILLIAN MEDEIROS0043 MARIA MADALENA DOS SANTOS MARI0296 IARA MENDES DE SOUZA FATEICHA0465 YAGO ANASTACIO DE OLIVEIRA GO0711 CLAILMA DE CASTRO CARVALHO0711 CLARA REGINA VIEIRA DE CASTRO0711 CLAUDIO SEBASTIAO VIEIRA DE CA0734 MITZA MARI BASTOS LEOPOLDINA

20090148 VALERIA MADUREIRA DE SOUZA0280 DANIEL FREITAS DA SILVA0280 LAIS FREITAS DA SILVA0280 MARLY DE FREITAS SILVA0280 RODRIGO FREITAS DA SILVA0317 PAULO DOS SANTOS LIMA0421 ESTER DE FREITAS0454 BELMIRA FERREIRA BRUNO0598 WALLACE GUIMARAES OSORIO

20100055 FLAVIO LEONARDO GONÇALVES DA S0121 ALAN RAMOS0012 MARCELO RODRIGUES ROMEU

20110468 MARIA DO CARVALHO DOS SANTOS0338 ADRIANA DE CASSIA PIRES GOES

0039 ZILMAR DA COSTA FERREIRA2012

0150 MOACIR SAMPAIO DA SILVEIRA0398 MARIANGELA PELLEGRINO FERREIRA

20130288 CLAUDIA CONCEIÇAO DA SILVA0288 COSME SEVERINO CONCEIÇÃO0288 FLAVIO DE SOUZA CONCEIÇÃO0288 KELI CRISTINA CONCEIÇÃO DE FIG

CAIXA DE PECÚLIO MORTE CÔNJUGE

20060438 HORACIO MARTINS LOUREIRO0657 GILSON AMANCIO DA SILVA

20070777 JOAO DE JESUS0263 ROMEU FERNANDO PEREIRA DA SILV

CB PECÚLIO

20020980 HANNA CORDEIRO DE HOLANDA DE S1101 LUIZ FLAUSINO M SANTOS

20030622 SONIA MARA DE REZENDE GUIMARAE0894 MARA CRISTINA MENDES VEIGA

20040996 ELIANE DOS SANTOS SOUZA0996 SILVANA DOS SANTOS SOUZA0690 MARLENE MARIA DA COSTA0962 MARIA DA CONCEIÇÃO JALES PRATA0050 DANIELE DE AGUIAR CRUZ

20050873 HELENA DA SILVA SANT ANNA0790 VANDERSON BASTOS DA COSTA

20060805 ROSARIA FARIA DOS SANTOS MAGAL0535 MONICA FRAGOSO DE LIMA DA COST0971 ARLI MARIA DA SILVA TELLES0971 GILVANIA GORETE DA SILVA TELLE0971 PAULO EMILIO DA SILVA TELLES0977 CATIA INÊS SOARES DE LIMA MEND0472 EMILSON CONCEIÇÃO CESPES1161 ANA PAULA AVILA BEZERRA0595 ISABEL SOBRAL DE ALMEIDA0595 VALERIA SOBRAL DE ALMEIDA0402 ANDRE DA SERRA GRENHA0312 FABIANA PIMENTA DA CONCEICAO0452 DAYSE OLIVEIRA DE SOUSA0452 DENISE ROCHA DE OLIVEIRA0591 MARIA DA GLORIA SILVA SANTOS

20070500 MARLENE DOS SANTOS FREIRE0556 MARINALVA GARCIA SANTOS0461 RITA DE CASSIA FIGUEIREDO REI0166 THEREZINHA DE JESUS MAGALHAES

Page 26: Globo cbpm dezembro pronto

20080296 FRANCIARA MENDES DE SOUZA FATE0296 FRANCISCO MENDES DE SOUZA0296 IARA MENDES DE SOUZA FATEICHA0734 VILMA MARIA FINAMORE BAHIA0004 WILLIAN MEDEIROS0477 SELMA BORGES DA SILVA0218 JULIO RICARDO PEREIRA GONCALVE0421 GEORGINA AMORIM FIGUEIRA0077 LUIS HENRIQUE DIAS BATISTA0099 MARILENE MONTEIRO DE ANDRADE0099 NEIDE APARECIDA DUARTE MONTEIR0099 RUTH DOS SANTOS MONTEIRO0018 HILDA MUNIZ CARDOSO0018 MARISA MUNIZ CARDOSO

20090373 CLAYOÇONI LUIZ DOS SANTOS0373 TARCIANY VITORIA LUIZ DOS SANTOS0148 VALERIA MADUREIRA DE SOUZA0489 VERA LUCIA DA CONCEIÇAO MARQUE0454 BELMIRA FERREIRA BRUNO0280 DARCY FERNANDES DE MORAES0280 MARLY DE FREITAS SILVA0280 RODRIGO FREITAS DA SILVA0434 KATIA NAIR PEDROSA DA SILVA0598 EDILA GUIMARAES OSORIO

20100006 PEDRINA MEDEIROS BRITO0121 ALAN RAMOS

20110053 GERSON FRANCISCO DA SILVA0053 ROSE MARY CALLE DA SILVA WANDE

20120169 CARLOS ALBERTO ROSA DE SOUZA0169 LUIZ CARLOS ROSA DE SOUZA0169 LUZIA MARIA ROSA DE SOUZA0169 SERGIO LUIZ DE SOUZA0362 RITA DE CASSIA MARCIANO DE MORAES0054 CAMILA MARCELINO DA SILVA

PECÚLIO MORTE CONJUGE

20060738 JOCIEL FERREIRA DE MORAES

20070416 ANTONIO CARLOS SEBA MACHADO0481 JUVENTINO DE SOUZA CAMPOS0777 JOAO DE JESUS

20090454 BELMIRA FERREIRA BRUNO0368 JORGE BRAGA FERREIRA

RESSARCIMENTO FUNERAL

20090354 JORGE SANTANA0242 SERGIO LUIZ DA SILVA DE SIQUEIRA

20140261 GIVALDO ALVES DOS SANTOS

20041008 MARCIO DE FREITAS SANTOS

20061113 VANDER CLECIO BATISTA DE OLIVE

RESÍDUO INVALIDEZ

20051063 FABIANO ALVES LOURENÇO

20060160 KATIA REIS LINHARES FRAZAO

20070645 MARIA HELENA BENITES DE QUEIRO0223 MARIA ROSA RODRIGUES DE SOUZA0223 DÉLIO BARBOSA DE SOUZA

20080079 WAGNER DOS SANTOS GAMA0099 MARILENE MONTEIRO DE ANDRADE0099 NEIDE APARECIDA DUARTE MONTEIR0099 RUTH DOS SANTOS MONTEIRO

20090705 MARCIO DE OLIVEIRA

20100012 MARCELO RODRIGUES ROMEU

RESÍDUO PECÚLIO MORTE DO CÔNJUGE

20030831 JOANA VICENTE LAU1306 CATIA DE MEDEIROS1306 ANA CRISTINA DE MEDEIROS TOMAZ1306 MARCIO LUIS DE MEDEIROS1306 ROBERTA DE MEDEIROS1306 SERGIO WAGNER DE MEDEIROS

20051270 NIRCE DA CONCEICAO

20080670 TERESINHA TAVARES NOGUEIRA

20090705 GILSON DE OLIVEIRA0705 MARGARETE DE OLIVEIRA

ACORDO JUDICIAL

20140018 ADELSON TOMAZ PEREIRA0017 ALEXANDRE VILARES PRISCO0010 ALTEVINO GERMANO BEZERRA0004 ANTONIO RIBEIRO DIAS0008 DERVAL DE OLIVEIRA FILHO0002 ILSON LYRA0001 JORGE MENDES AMARAL0016 LUIZ CARLOS GONZAGA CORREIA0007 MAURICIO ANTONIO MONTEIRO DE JESUS0014 NILTON MACEDO PAIVA0019 ROMIRO BEZERRA DE GOUVEIA

Page 27: Globo cbpm dezembro pronto

27Edição 37 - Ano 3

aaaaaPUBLICAÇÃO

Empréstimo Consignado para a Polícia Militar é com a CBPMERJ.

A Parceria da Caixa Beneficente firmada em abril desse ano com a Montreal Promotora e o

Grupo Bem-Vindo Banrisul, está sendo o maior sucesso. Aqui têm crédito consignado com

desconto em folha de pagamento e taxas reduzidas. Além de ser rápido, fácil e seguro. O

empréstimo consignado, ainda é a melhor opção de mercado, pois possibilita ao cliente

acompanhar com maior transparência toda a operação. Procure a CENTRAL DO

CONSIGNADO ou UMA DE NOSSAS UNIDADES DA CAIXA BENEFICENTE e faça o seu cálculo

sem compromisso. Temos uma equipe altamente especializada, que poderá orientá-lo no

caminho correto para realização de um sonho ou até mesmo ajudá-lo a equacionar qualquer

problema de ordem financeira. PENSOU EM EMPRÉSTIMO, PENSOU NA CAIXA BENEFICENTE

DA PMERJ !!!

As melhores taxas do mercado; Pagamentos em até 60 vezes fixas; Sem consulta ao SPC e Serasa; Refinanciamos seu empréstimo; Portabilidade; Agilidade na Liberação; IREMOS ATÉ VOCÊ.

CENTRAL DE ATENDIMENTO: SEGUNDA A SEXTA DE 10h às 18h.

(21) 3243 – 2234 ou (21) 3244 – 4472

Endereço: Praça Olavo Bilac, 28 – Sala 1903 - Centro - RJ.

Page 28: Globo cbpm dezembro pronto

28 Edição 37- Ano 3

UPPSCoordenadoria de Polícia Pacificadora condecora os melhores policiais das UPPS A Coordenadoria de Polícia Paci-

ficadora (CPP) promoveu no úl-timo dia 5, uma solenidade na sede da unidade, em Bonsuces-

so, para premiar os policiais que tiveram os melhores desempenhos no terceiro trimestre de 2014 nas Unidades de Polí-cia Pacificadora (UPPs). Sempre presente nos eventos da Corporação, a Caixa Be-neficente da Polícia Militar premiou os agraciados com kits doados por empresas parceiras da instituição: um vale pousada a ser utilizado na rede hoteleira da insti-tuição e um ano de utilização, sem custo, dos convênios da Caixa Beneficente.

O Coordenador Geral de Polícia Pa-cificadora, coronel Paulo Frederico Bor-ges Caldas agradeceu o empenho dos policiais das 38 UPPs, que se destaca-

ram tanto na área operacional, como na área administrativa. “Hoje é um dia especial, pois trabalhamos com muita dificuldade no dia a dia e poder premiar vocês, dizer parabéns, para um coman-dante é um momento muito especial. Nós reconhecemos o trabalho e empe-nho de cada um e o trabalho de vocês é muito importante. Isso aqui é apenas uma pequena parcela de uma tropa tão grande que temos, mas todos, inclusi-ve os que não estão aqui hoje estão de parabéns. Eu vibrei muito com os novos policiais que foram formados recente-mente no CFAP porque é sinal de que o trabalho que as UPPs estão fazendo nesses seis anos está dando certo. Te-nho a certeza que contribuímos e muito nesse meio tempo pela cidade do Rio de

Janeiro. É um orgulho fazer parte dessa família”, disse.

Ao todo foram premiados 80 policiais. Durante a solenidade a Coordenadoria fez questão de agradecer a presença da Caixa Beneficente que após o evento reuniu todos os policiais no auditório do CPP para entrega dos kits.

O presidente da Caixa Beneficente, Pe-dro Chavarry, falou do trabalho que vem sendo feito pela instituição “Me agrada mui-to fazer esse trabalho nas UPPs. É algo que a Caixa Beneficente faz questão de realizar. Esses kits que estamos entregando é apenas um reconhecimento pelo árduo serviço que vocês prestam as comunidades. Podem ter a certeza que o trabalho vai continuar a ser-viço de todos os policiais militares do Rio de Janeiro”, ressaltou Chavarry.

Feliz natal e um próspero Ano novo!

Pedro Chavarry