ginecologista / obstetra - cepuerj · bolo. e enquanto ela serve a coca-cola, o pai risca o...

16
PROVA OBJETIVA ORGANIZADOR 1 Fundação Eletronuclear de Assistência Médica – FEAM 2012 GINECOLOGISTA / OBSTETRA

Upload: others

Post on 21-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GINECOLOGISTA / OBSTETRA - Cepuerj · bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

1

Fundação Eletronuclear de Assistência Médica – F EAM 2012

GINECOLOGISTA / OBSTETRA

Page 2: GINECOLOGISTA / OBSTETRA - Cepuerj · bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

2

Fundação Eletronuclear de Assistência Médica – F EAM 2012

LÍNGUA PORTUGUESA TEXTO 1

A última crônica

A caminho de casa, entro num botequim da Gávea para tomar um café junto ao balcão. Na realidade estou adiando o momento de escrever. A perspectiva me assusta. Gostaria de estar inspirado, de coroar com êxito mais um ano nesta busca do pitoresco ou do irrisório no cotidiano de cada um. Eu pretendia apenas recolher da vida diária algo de seu disperso conteúdo humano, fruto da convivência, que a faz mais digna de ser vivida. Visava ao circunstancial, ao episódico. Nesta perseguição do acidental, quer num flagrante de esquina, quer nas palavras de uma criança ou num acidente doméstico, torno-me simples espectador e perco a noção do essencial. Sem mais nada para contar, curvo a cabeça e tomo meu café, enquanto o verso do poeta se repete na lembrança: "assim eu quereria o meu último poema". Não sou poeta e estou sem assunto. Lanço então um último olhar fora de mim, onde vivem os assuntos que merecem uma crônica.

Ao fundo do botequim um casal de pretos acaba de sentar-se, numa das últimas mesas de mármore ao longo da parede de espelhos. A compostura da humildade, na contenção de gestos e palavras, deixa-se acrescentar pela presença de uma negrinha de seus três anos, laço na cabeça, toda arrumadinha no vestido pobre, que se instalou também à mesa: mal ousa balançar as perninhas curtas ou correr os olhos grandes de curiosidade ao redor. Três seres esquivos que compõem em torno à mesa a instituição tradicional da família, célula da sociedade. Vejo, porém, que se preparam para algo mais que matar a fome.

Passo a observá-los. O pai, depois de contar o dinheiro que discretamente retirou do bolso, aborda o garçom, inclinando-se para trás na cadeira, e aponta no balcão um pedaço de bolo sob a redoma. A mãe limita-se a ficar olhando imóvel, vagamente ansiosa, como se aguardasse a aprovação do garçom. Este ouve, concentrado, o pedido do homem e depois se afasta para atendê-lo. A mulher suspira, olhando para os lados, a reassegurar-se da naturalidade de sua presença ali. A meu lado o garçom encaminha a ordem do freguês. O homem atrás do balcão apanha a porção do bolo com a mão, larga-o no pratinho - um bolo simples, amarelo-escuro, apenas uma pequena fatia triangular.

A negrinha, contida na sua expectativa, olha a garrafa de Coca-Cola e o pratinho que o garçom deixou à sua frente. Por que não começa a comer? Vejo que os três, pai, mãe e filha, obedecem em torno à mesa um discreto ritual. A mãe remexe na bolsa de plástico preto e brilhante, retira qualquer coisa. O pai se mune de uma caixa de fósforos, e espera. A filha aguarda também, atenta como um animalzinho. Ninguém mais os observa além de mim.

São três velinhas brancas, minúsculas, que a mãe espeta caprichosamente na fatia do bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore e sopra com força, apagando as chamas. Imediatamente põe-se a bater palmas, muito compenetrada, cantando num balbucio, a que os pais se juntam, discretos: "Parabéns pra você, parabéns pra você..." Depois a mãe

Page 3: GINECOLOGISTA / OBSTETRA - Cepuerj · bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

3

Fundação Eletronuclear de Assistência Médica – F EAM 2012

recolhe as velas, torna a guardá-las na bolsa. A negrinha agarra finalmente o bolo com as duas mãos sôfregas e põe-se a comê-lo. A mulher está olhando para ela com ternura - ajeita-lhe a fitinha no cabelo crespo, limpa o farelo de bolo que lhe cai ao colo. O pai corre os olhos pelo botequim, satisfeito, como a se convencer intimamente do sucesso da celebração. Dá comigo de súbito, a observá-lo, nossos olhos se encontram, ele se perturba, constrangido - vacila, ameaça abaixar a cabeça, mas acaba sustentando o olhar e enfim se abre num sorriso.

Assim eu quereria minha última crônica: que fosse pura como esse sorriso. (SABINO, Fernando. Para gostar de ler. São Paulo: Ática, 1980, p. 40-42).

1) De acordo com o texto, o cronista procura assunto:

a) no botequim b) no cotidiano c) na Gávea d) na rua

2) A cena do aniversário é narrada de forma:

a) pessoal e subjetiva b) impessoal e objetiva c) em linguagem científica d) em linguagem jornalística

3) A palavra fragrante significa que exala bom odor; aromático, cheiroso, perfumado. No primeiro parágrafo da crônica de Fernando Sabino temos a palavra flagrante, que significa visto ou registrado no próprio momento da realização. Comparando as duas palavras é possível afirmar que se trata de:

a) homônimos homógrafos b) homônimos homófonos c) parônimos d) antônimos

4) A maior surpresa do cronista, de acordo com o texto, foi a:

a) diferença entre as classes sociais b) realidade de aniversário em um botequim c) alegria da menina diante do bolo e da Coca-cola d) pobreza do pai, incapaz de dar um aniversário melhor à filha

Page 4: GINECOLOGISTA / OBSTETRA - Cepuerj · bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

4

Fundação Eletronuclear de Assistência Médica – F EAM 2012

5) O vocábulo “balbucio”(quinto parágrafo), pode ser substituído, mantendo-se o sentido original do contexto, por:

a) brado b) suplício c) gaguejo d) sussurro

6) “A negrinha agarra finalmente o bolo com as duas mãos sôfregas e põe-se a comê-lo.” (quinto parágrafo). O referente do pronome sublinhado no trecho é:

a) bolo b) farelo c) balbucio d) sôfregas

TEXTO 2

O último poema

Assim eu quereria o meu último poema Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.

(BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. 20ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993, p. 145.)

7) Esse é o poema que contém o verso citado no primeiro e no último parágrafo da crônica de Fernando Sabino. Com base nessa informação, é possível afirmar que a crônica se utiliza da(o):

a) plágio b) paródia c) pastiche d) sarcasmo

8) Em todo o poema predomina a seguinte figura de linguagem:

a) ironia b) perífrase c) eufemismo d) personificação

Page 5: GINECOLOGISTA / OBSTETRA - Cepuerj · bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

5

Fundação Eletronuclear de Assistência Médica – F EAM 2012

9) Os versos 2, 3 e 4 – “Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais/Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas/Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume”, apresentam o seguinte valor semântico:

a) proporcionalidade b) concessão c) finalidade d) condição

10) No poema de Manuel Bandeira, é possível afirmar que a linguagem é:

a) simples, com certo hermetismo b) simples, com certo coloquialismo c) rebuscada, com certo hermetismo d) rebuscada, com certo coloquialismo

Page 6: GINECOLOGISTA / OBSTETRA - Cepuerj · bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

6

Fundação Eletronuclear de Assistência Médica – F EAM 2012

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 11) Durante o desenvolvimento embriológico, a ausência do fator antimulleriano leva à regressão dos ductos mesonéfricos e ao desenvolvimento dos ductos paramesonéfricos. Dentre os achados secundários ao incorreto desenvolvimento do sistema paramesonéfrico, pode-se encontrar:

a) útero didelfo b) cisto de Gartner c) ovário acessório d) hímen imperfurado

12) Como a extensão da endometriose é variável entre pacientes, tentativas de classificação foram feitas para acessar essa extensão, sendo a mais aceita a proposta pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva. Com relação a essa classificação, fazem parte da sua avaliação de gravidade da doença o(a):

a) tempo de evolução do quadro b) sintomatologia da paciente c) tamanho das lesões d) dosagem de CA 125

13) Na investigação de massas anexiais, tem importante papel a ultrassonografia. Dentre os critérios ultrassonográficos sugestivos de malignidade, pode-se citar:

a) septos finos b) lesões anecoicas c) fluxo de baixa resistência d) ausência de vascularização

Paciente com cinco anos de idade apresenta corrimento vaginal associado a prurido e hiperemia vulvar. 14) A principal hipótese diagnóstica é:

a) vulvovaginite inespecífica b) vaginose bacteriana c) tricomoníase d) candidíase

Page 7: GINECOLOGISTA / OBSTETRA - Cepuerj · bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

7

Fundação Eletronuclear de Assistência Médica – F EAM 2012

15) A tensão pré-menstrual é queixa frequente nos consultórios. O tratamento medicamentoso de primeira escolha, em casos de ansiedade e depressão, é:

a) benzodiazepínico b) vitamina B6 c) fluoxetina d) goserelina

16) Os anticoncepcionais orais combinados possuem uma série de benefícios não contraceptivos, dentre os quais pode-se citar:

a) prevenção da aterogênese b) prevenção do câncer de mama c) redução do risco de câncer de colo d) redução do risco de intolerância à glicose

17) O carcinoma inflamatório de mama representa um estágio avançado da doença, com prognóstico ruim. A melhor abordagem inicial, nesses casos, é:

a) radioterapia neoadjuvante b) quimioterapia neoadjuvante c) mastectomia radical modificada d) quadrantectomia e esvaziamento axilar

Paciente de 65 anos, GIIPIIA0, relata perda de urina e urgência urinária. Durante urodinâmica, observou-se perda urinária associada a contrações não inibidas do detrusor.

18) A conduta mais indicada, nesse caso, é:

a) burch b) colinérgicos c) sling transobturatório d) antidepressivos tricíclicos

19) Desde o estudo WHI, em 1993, muito se tem noticiado sobre os riscos da terapia de reposição hormonal. No entanto, esta apresenta inúmeros benefícios, dentre os quais pode-se citar:

a) melhora do perfil lipídico b) melhora da densidade óssea c) redução do risco de litíase biliar d) redução do risco de câncer de endométrio

Page 8: GINECOLOGISTA / OBSTETRA - Cepuerj · bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

8

Fundação Eletronuclear de Assistência Médica – F EAM 2012

20) A síndrome dos ovários policísticos é uma endocrinopatia com acometimento multissistêmico. Dentre as complicações a longo prazo dessa síndrome, pode-se citar:

a) insuficiência renal crônica b) coronariopatia isquêmica c) diabetes mellitus tipo I d) insuficiência hepática

Paciente de 16 anos, nuligesta, procura atendimento médico com resultado de colpocitologia colhida há seis meses, mostrando LSIL. À colposcopia, observa-se presença de mácula rubra.

21) A conduta, nessa situação, é:

a) conização a frio b) repetição de colpocitologia c) ablação com ácido tricloroacético d) excisão de zona de transformação

22) Os marcadores tumorais têm papel no diagnóstico e acompanhamento dos tumores de ovário. Com relação aos tumores de células germinativas, os principais marcadores são:

a) CA 125 e CEA b) CA 15-3 e inibina A c) CA 19-9 e inibina B d) β-HCG e α-fetoproteína

23) A histeroscopia é uma importante ferramenta diagnóstica e suas indicações estão em expansão. É considerada CONTRAINDICAÇÃO à realização deste procedimento o(a):

a) cervicite b) vulvite fúngica c) abortamento retido d) lesão intra epitelial de alto grau

24) Antibioticoprofilaxia pode reduzir as taxas de infecção secundária à cirurgia ginecológica. Dentre as cirurgias que têm indicação de profilaxia antibiótica, pode-se citar:

a) ooforectomia laparoscópica b) miomectomia histeroscópica c) histerectomia total abdominal d) mastectomia radical modificada

Page 9: GINECOLOGISTA / OBSTETRA - Cepuerj · bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

9

Fundação Eletronuclear de Assistência Médica – F EAM 2012

25) A doença inflamatória pélvica é responsável por uma série de sequelas quando não tratada, tais como infertilidade e dor pélvica crônica. Nas pacientes que preenchem os critérios para tratamento ambulatorial, um dos esquemas propostos é:

a) ceftriaxone + doxiciclina b) amoxicilina + clavulanato c) cefalexina + metronidazol d) sulfametoxazol + trimetropim

Paciente de 20 anos procura atendimento com queixa de aparecimento de lesão vulvar. Ao exame, observa-se lesão ulcerada em pequeno lábio de fundo limpo e bordos elevados.

26) Com base no quadro clínico, o exame que deve ser solicitado para confirmação diagnóstica é:

a) VDRL b) cultura de tecido c) coloração pelo Gram d) microscopia de campo escuro

27) Na avaliação do casal infértil, uma série de dosagens hormonais é realizada objetivando a avaliação ovariana. A avaliação do recrutamento folicular é feita através da dosagem de:

a) progesterona b) estradiol c) FSH d) LH

Paciente de 27 anos, virgo, relata corrimento vaginal esbranquiçado com prurido intenso. À microscopia, observa-se presença de hifas e esporos.

28) O agente etiológico é:

a) candida albincans b) gardnerella vaginalis c) trichomonas vaginalis d) streptococcus do grupo B

29) Sangramento uterino anormal é uma importante queixa nos consultórios. A principal causa de sangramento anormal em adolescentes é:

a) miomatose uterina b) coagulopatia c) anovulação d) endometrite

Page 10: GINECOLOGISTA / OBSTETRA - Cepuerj · bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

10

Fundação Eletronuclear de Assistência Médica – F EAM 2012

Paciente de 35 anos, GVPIIIAII, apresenta-se com diagnóstico de carcinoma de colo uterino com insuficiência renal e hidronefrose bilateral.

30) A melhor conduta, nessa situação, é:

a) histerectomia radical modificada b) exanteração pélvica c) quimioterapia d) radioterapia

Paciente com seis semanas de amenorreia realiza βHCG sérico com dosagem de 4000mUI/ml. Após 72 horas, repete o exame, observando valor de 4500mUI/ml.

31) Com base no conhecimento da endocrinologia da gravidez, o diagnóstico mais provável é:

a) abortamento b) prenhez ectópica c) gestação em curso d) doença trofoblástica gestacional

32) A indução do parto é indicada quando os benefícios deste para mãe e feto superam os riscos de manutenção da gestação. Assim, é considerada CONTRAINDICAÇÃO à indução do parto com métodos farmacológicos de feto morto o(a):

a) corioamnionite b) prolapso de cordão c) herpes genital ativo d) cesariana clássica anterior

Paciente primigesta é atendida na emergência com quadro de crise convulsiva na 34ª semana de gravidez. Ao exame, apresenta PA: 180x120mmHg, útero normotônico, ausência de metrossístoles, BCF = 116bpm.

33) A conduta inicial no atendimento desse caso é:

a) realização imediata de cesariana b) utilização de nitroprussiato e fenitoína c) aplicação de diazepam com posterior cesariana d) administração de hidralazina e sulfato de magnésio

Page 11: GINECOLOGISTA / OBSTETRA - Cepuerj · bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

11

Fundação Eletronuclear de Assistência Médica – F EAM 2012

34) A síndrome de Wernicke é uma complicação da hiperêmese gravídica, podendo instalar-se em casos graves da doença. Para evitar o aparecimento dessa complicação, é importante a reposição de:

a) glicose b) tiamina c) ácido fólico d) aminoácidos essenciais

35) O diagnóstico precoce da prenhez ectópica tem permitido outras modalidades de tratamento que não o cirúrgico: entre eles, o uso de metotrexate. Dentre os critérios que contraindicam o uso sistêmico do metotrexate, pode-se citar:

a) β-HCG em ascensão b) β-HCG < 1000mUI/ml c) saco gestacional ≤ 3,5cm d) batimentos embrionários ausentes

36) O descolamento prematuro de placenta é uma das causas de sangramento de terceiro trimestre e está associado a diversas complicações clínicas. Dentre estas, pode-se citar:

a) necrose tubular aguda b) síndrome de Asherman c) pancreatite hemorrágica d) necrose hepática periportal

37) A oligodramnia possui diversas etiologias, cada uma com complicações específicas. Com relação à oligodramnia secundária à malformação urinária fetal, pode-se citar como complicação o(a):

a) corioamnionite b) prolapso de cordão c) hipoplasia pulmonar d) descolamento prematuro de placenta

Page 12: GINECOLOGISTA / OBSTETRA - Cepuerj · bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

12

Fundação Eletronuclear de Assistência Médica – F EAM 2012

38) A incidência de gravidez gemelar vem crescendo em todo mundo devido a diversos fatores, como as técnicas de reprodução assistida e o adiamento da gestação, e é importante o diagnóstico da corionicidade. Entre os achados que confirmam o diagnóstico de dicorionicidade, é possível citar o(a):

a) crescimento fetal discordante b) sinal do lambda à ultrassonografia c) achado de duas vesículas vitelinas d) presença de duas cavidades amnióticas

Paciente primigesta é admitida com quadro de amniorrexe prematura na 27ª semana de gravidez. 39) A conduta inicial preconizada, nesses casos, é:

a) indicação de cesariana de urgência b) corticoterapia e posterior antecipação do parto c) antibioticoterapia e acompanhamento clínico laboratorial d) seguimento clínico com indicação do parto em caso de infecção

40) O melhor método para avaliar os casos de insuficiência placentária é a dopplerfluxometria. Na avaliação do bem-estar do feto, o vaso de maior importância clínica é:

a) artéria cerebral média b) artéria umbilical c) ducto venoso d) uterino

41) A doença hemolítica perinatal continua a ser uma realidade a despeito da existência de profilaxia. Assim, constitui indicação de uso de imunoglobulina Rh, em pacientes Rh negativas, o:

a) pós-parto de feto isoimunizado b) pós-cordocentese de feto Rh negativo c) pós-abortamento com coombs positivo d) sangramento vaginal de segundo trimestre

Page 13: GINECOLOGISTA / OBSTETRA - Cepuerj · bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

13

Fundação Eletronuclear de Assistência Médica – F EAM 2012

Paciente GIIIPIIA0, com duas cesarianas prévias, é internada em trabalho de parto a termo com o seguinte exame: metrossístoles 5/10’/60”, colo centralizado, 5cm de dilatação, feto cefálico em plano +1 de De Lee, BCF: 144bpm. Após duas horas de evolução, apresentou quadro de dor intensa e sangramento vaginal, com o exame: metrossístoles ausentes, colo centralizado com 9cm de dilatação, cefálico, plano – 3 de De Lee, BCF negativo.

42) A principal hipótese diagnóstica, diante desse quadro, é:

a) descolamento prematuro de placenta b) rotura de seio marginal c) rotura uterina d) vasa prévia

Paciente apresenta a seguinte avaliação da estática fetal: sutura sagital no diâmetro oblíquo da bacia, com pequena fontanela na articulação sacro-ilíaca materna à esquerda.

43) Com base nesse exame, a variedade de posição identificada é:

a) occipto esquerda posterior b) occipto esquerda anterior c) occipto direita posterior d) occipto direita anterior

44) Dentre as medidas que buscam diminuir o risco de hemorragia no quarto período do parto, a mais eficaz é a chamada conduta ativa do terceiro período. Esta consta de:

a) curagem uterina b) uso de misoprostol por via retal c) revisão sistemática do canal de parto d) ocitocina intramuscular e tração controlada do cordão

Paciente no sétimo dia pós-parto apresenta quadro de febre de 38ºC, mama hiperemiada, dolorosa, com calor local.

45) O tratamento para o caso é:

a) analgesia e antibioticoterapia b) drenagem com anestesia local c) massagem e esvaziamento mamário d) suspensão da lactação com carbegolina

Page 14: GINECOLOGISTA / OBSTETRA - Cepuerj · bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

14

Fundação Eletronuclear de Assistência Médica – F EAM 2012

46) No Brasil, a infecção puerperal é a terceira causa de mortalidade materna, sendo importante o conhecimento de seus fatores de risco. Destes, o mais importante é:

a) anemia materna b) anestesia geral c) cesariana d) obesidade

47) O adequado conhecimento do instrumental é imperativo na correta indicação do fórcipe. Assim, o fórcipe indicado na cabeça derradeira é:

a) Simpson b) Kielland c) Barton d) Piper

48) A pesquisa de estreptococo do grupo B através de cultura ano-retal e vaginal deve ser procedimento de rotina adotado durante o pré-natal, porém tal medida não é a realizada na grande maioria das gestantes. Dessa forma, constitui indicação para profilaxia contra estreptococia neonatal:

a) rotura de membranas > 18h com cultura negativa b) idade gestacional < 37 semanas e cultura desconhecida c) gestação prévia com cultura positiva para estreptococo β-hemolítico d) parto por cesariana eletiva realizado na ausência de trabalho de parto e rotura de

membranas com cultura positiva

49) As alterações fisiológicas observadas no organismo materno são fundamentais para o bom andamento da gravidez.Com relação a estas, pode-se afirmar que:

a) devido à elevação do diafragma, observa-se diminuição do volume-minuto e do volume-corrente

b) o aumento do débito cardíaco ocorre em função do aumento do volume sistólico, sem influência da frequência cardíaca

c) devido à hemodiluição, observa-se diminuição do hematócrito, hemoglobina, leucometria e concentração de fibrinogênio

d) a partir do final do segundo trimestre, aumenta a resistência periférica à insulina às custas do aumento de hPL, cortisol e outros hormônios

Page 15: GINECOLOGISTA / OBSTETRA - Cepuerj · bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

15

Fundação Eletronuclear de Assistência Médica – F EAM 2012

Paciente chega à consulta pré-natal com o seguinte laudo ultrassonográfico: "feto único, com CCN = 38mm com 10 semanas e 5 dias. BCF 122bpm. TN = 2,5mm". 50) A melhor conduta, nessa situação, é:

a) indicar biopsia de vilo corial b) repetir o exame após uma semana c) solicitar marcadores bioquímicos (PAPP-A e βHCG) d) complementar exame com ducto venoso e osso nasal

Page 16: GINECOLOGISTA / OBSTETRA - Cepuerj · bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

16

Fundação Eletronuclear de Assistência Médica – F EAM 2012

INSTRUÇÕES Você recebeu o seguinte material: - Uma PROVA OBJETIVA contendo 50 (cinquenta) questões, à cada qual correspondem 4 (quatro) alternativas: A, B, C e D; - Um CARTÃO RESPOSTA personalizado. 1) Após a ordem para o início da prova, confira o material recebido, verificando se a seqüência da numeração das questões e a paginação estão corretas. Caso contenha alguma irregularidade, comunique a um dos fiscais. 2) Confira, no CARTÃO RESPOSTA, se seu nome e número de inscrição estão corretos. 3) O CADERNO DA PROVA OBJETIVA poderá ser utilizado para anotações, mas somente as respostas assinaladas no CARTÃO RESPOSTA serão objeto de correção. 4) Leia atentamente cada questão e assinale no CARTÃO RESPOSTA a alternativa que mais adequadamente responde a cada uma das questões. 5) Observe as seguintes recomendações relativas ao CARTÃO RESPOSTA: - Não poderá ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados às respostas. - A maneira correta de marcação das respostas no CARTÃO RESPOSTA é cobrir fortemente, com caneta esferográfica tinta azul ou preta, o espaço correspondente à letra a ser assinalada, conforme modelo abaixo: NÃO SERÁ PERMITIDO O USO DE BORRACHA OU CORRETIVO DE QUALQUER ESPÉCIE NO CARTÃO RESPOSTA. Outra forma de marcação diferente da que foi determinada acima implicará em rejeição do CARTÃO RESPOSTA pela leitora ótica. A leitora ótica não registrará também questões em que houver: - falta de nitidez na marcação; - mais de uma alternativa assinalada. 6) A prova terá duração de 04 (quatro) horas. Os 03 (três) últimos candidatos só poderão deixar o local de prova depois que o último entregar seu CARTÃO RESPOSTA. Após o término da prova, entregue ao Fiscal:

- O CARTÃO RESPOSTA, devidamente assinado. O candidato que não devolvê-lo será eliminado do concurso.