web viewtermos em português. definição. termos em inglês. abordagem...

21
Larissa Cristine Silva Martins Lizie Cremonezi Projeto Integrador Domínio: Direito Sub-área: Direito público Tema específico: Direito do consumidor TERMOS EM PORTUGUÊS DEFINIÇÃO TERMOS EM INGLÊS 1. Abordagem abusiva Violação dos direitos de personalidade de consumidores, notadamente a sua honra subjetiva e imagem, em face dos constrangimentos que tal atuação abusiva necessariamente enseja. Abusive approach 2. Abordagem proativa Antecipação por meio do controle e da autoiniciativa, tendo ênfase em assegurar o êxito e tornar possível a realização dos objetivos fixados na situação em apreço. Proactive approach 3. Ação governamental Conjunto de operações cujos produtos preservam um território e uma população, promovendo o processo de autodesenvolvimento na Government action

Upload: phamxuyen

Post on 01-Feb-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Web viewTERMOS EM PORTUGUÊS. DEFINIÇÃO. TERMOS EM INGLÊS. Abordagem abusiva. Violação dos direitos de personalidade de consumidores, notadamente a sua

Larissa Cristine Silva Martins

Lizie Cremonezi

Projeto Integrador

Domínio: Direito

Sub-área: Direito público

Tema específico: Direito do consumidor

TERMOS EM PORTUGUÊS

DEFINIÇÃO TERMOS EM INGLÊS

1. Abordagem abusiva Violação dos direitos de personalidade de consumidores, notadamente a sua honra subjetiva e imagem, em face dos constrangimentos que tal atuação abusiva necessariamente enseja.

Abusive approach

2. Abordagem proativa Antecipação por meio do controle e da autoiniciativa, tendo ênfase em assegurar o êxito e tornar possível a realização dos objetivos fixados na situação em apreço.

Proactive approach

3. Ação governamental Conjunto de operações cujos produtos preservam um território e uma população, promovendo o processo de autodesenvolvimento na sociedade na qual está integrada, além das interações sociais desenvolvidas pela população no território nacional.

Government action

4. Acordo Ato de concordância celebrado entre fornecedores e consumidores, incluindo a definição dos serviços cobertos, as taxas a aplicar, o montante e as modalidades de reembolso.

Agreement

5. Advogado Representante do provedor de serviço ou do consumidor perante um tribunal. Lawyer6. Alegação Argumento apresentado em juízo em favor de uma causa. Claims

Page 2: Web viewTERMOS EM PORTUGUÊS. DEFINIÇÃO. TERMOS EM INGLÊS. Abordagem abusiva. Violação dos direitos de personalidade de consumidores, notadamente a sua

7. Análise Distinção e separação das partes de um todo com vista a conhecer os respectivos princípios ou elementos.

Analysis

8. Aplicação da lei Garante o cumprimento e a execução da lei evitando que o consumidor seja enganado pelos provedores de serviços sem que os mesmos sejam punidos.

Law enforcement

9. Artigos de defesa do consumidor

Maneira pela qual se organizam as normas da área do direito do consumidor para facilitar seu manuseio.

Articles of the consumer law

10. Atividades empresariais

Grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com objetivo de produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes.

Business activities

11. Autoridade competente Pessoa legalmente investida em aprovar as cláusulas de um contrato e também de resolver assuntos de quebra de contrato assim como modificações das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas.

Competent authority

12. Banco Instituição negociante de dinheiro e fornecedor de outros serviços financeiros. Bank13. Caso Ocorrido necessitado de julgamento ou investigação minuciosa. Case14. Cláusulas abusivas Disposições gerais elaboradas sem prévia negociação individual, desfavoráveis à parte

mais fraca na relação contratual de consumo levando proponentes ou destinatários indeterminados a se limitarem, respectivamente, a subscrever ou aceitar.

Unfair terms

15. Cláusulas contratuais Disposições ou condições responsáveis por expressar a vontade dos contratantes, formando o corpo do contrato.

Contract terms

16. Código de proteção e defesa do consumidor

Conjunto de normas relacionado à proteção e defesa dos direitos do consumidor, e à disciplina das relações de consumo entre fornecedores e consumidores finais.

Consumer protection policy

17. Comércio eletrônico Transações de compras e transferências de fundos eletronicamente, especialmente através da Internet.

Electronic commerce

18. Comissão União de superiores com o objetivo de tomar decisões importantes relacionadas a alguma instituição.

Commission

19. Competição Atividade rival de duas ou mais pessoas ou empresas. Competition20. Comportamento

econômicoAções expressas em diversos setores, tais como comprar, poupar, endividar-se, investir, dar presentes, socialização econômica, pagar impostos, entre outras.

Economic behavior

21. Compra/ ou hábitos de compra

Aquisição de um bem ou serviço mediante pagamento. Purchase or buying habits

22. Confiança Credibilidade depositada pelo consumidor para com o fornecedor ou vínculo contratual. Liability

Page 3: Web viewTERMOS EM PORTUGUÊS. DEFINIÇÃO. TERMOS EM INGLÊS. Abordagem abusiva. Violação dos direitos de personalidade de consumidores, notadamente a sua

23. Confiança do consumidor

Situação costumeira de proposição de oferta pelo comerciante ao consumidor, gerando interesse por parte do segundo na oferta, devido às garantias oferecidas.

Consumer confidence

24. Consórcios públicos Parcerias formadas por dois ou mais entes da federação, para a realização de objetivos de interesse comum, em qualquer área.

Public consortia

25. Consumidor Toda pessoa física ou jurídica adquirente de algum produto ou serviço. Consumer 26. Contrato Conjunto de cláusulas aprovadas pelas autoridades competentes ou estabelecidas

unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo.

Contract

27. Contrato de consumo Cláusulas específicas entre contratante e consumidor, sem negociação. Consumer contract

28. Custos Gasto econômico o qual representa a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço.

Costs

29. Decisão Processo cognitivo pelo qual se escolhe um plano de ação, baseados em variados cenários, ambientes, análises e fatores, para uma situação ou problema dentro de uma empresa ou comércio.

Decision

30. Desenvolvimento econômico

Processo pelo qual a renda nacional real de uma economia aumenta durante um longo período de tempo.

Economic development

31. Direito Sistema de normas de conduta imposto por um conjunto de instituições para regular as relações sociais

Law

32. Direito do consumidor Ramo do direito responsável por conflitos de consumo e com a defesa dos direitos dos consumidores.

Consumer laws

33. Direito internacional privado

Ramo do Direito responsável pelo estudo da solução de casos com presença de elemento estrangeiro.

Private international law

34. Direito privado Conjunto de preceitos regulamentadores das relações dos particulares entre si. Private law35. Direito público Conjunto de preceitos destinado a satisfazer os interesses gerais da coletividade. Public rights36. Empresa pública Entidade da administração pública indireta, instituído para explorar atividade econômica

ou para prestar serviços, relativos à administração pública.Public company

37. Empresas privadas Organização sem ligação governamental. Private business

38. Ética Conjunto de princípios morais observados no exercício de uma atividade. Ethical39. Fornecedor Pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, desenvolvedores de Supplier

Page 4: Web viewTERMOS EM PORTUGUÊS. DEFINIÇÃO. TERMOS EM INGLÊS. Abordagem abusiva. Violação dos direitos de personalidade de consumidores, notadamente a sua

atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

40. Fornecimento de produtos

Ação ou efeito de fornecer, provisão, abastecimento de qualquer tipo de produtos. Supply of goods

41. Fornecimento de serviço

Realização de trabalho oferecido ou contratado por terceiros (comunidade ou empresa), incluindo assessorias, consultorias e cooperação interinstitucional.

Supply of services

42. Funcionários Pessoas prestadoras de serviços de uma empresa. Staff43. Garantia Utilizado por empresas ou pessoas nas suas relações contratuais com terceiros

(fornecedores, prestadores de serviços e empreiteiros de obras), para a prevenção contra o risco de descumprimento dos contratos.

Warranty

44. Imposto Retribuição em dinheiro exigida pelo Estado de pessoas físicas ou jurídicas para as despesas de administração.

Tribute

45. Inciso Subdivisão de um artigo, representado por um algarismo romano. Item46. Indenização Compensação devida a alguém de maneira a anular ou reduzir um dano, geralmente, de

natureza moral ou material, originado por incumprimento total, ou cumprimento deficiente de uma obrigação, ou através da violação de um direito absoluto.

Indemnification

47. Informação do consumidor

Informa o direito do consumidor. Consumer information

48. Instância Grau da hierarquia do Poder Judiciário. Judicial level49. Instituições financeiras Pessoa jurídica de direito público ou privado, que tenha como atividade principal ou

acessória, a captação, intermediação ou aplicação de recursos financeiros de terceiros, ou a custódia, emissão, distribuição, negociação ou administração de valores mobiliários.

Financial institutions

50. Interesse público Conceito central para a política, a democracia e a natureza do próprio governo. Public interest51. Juros Remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro, expresso em percentual sobre o

valor emprestado (taxa de juro), podendo ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos.

Interest rates

52. Legislação Totalidade de leis de um Estado, ou de algum dos ramos do Direito: a legislação brasileira; a legislação penal.

Legislation

53. Legislação consumerista

Nomenclatura usada para se referir ao Código de Defesa do Consumidor. Consumer protection legislation

54. Leis de proteção Normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social. Protection laws

Page 5: Web viewTERMOS EM PORTUGUÊS. DEFINIÇÃO. TERMOS EM INGLÊS. Abordagem abusiva. Violação dos direitos de personalidade de consumidores, notadamente a sua

55. Lucro Retorno positivo de um investimento feito por um indivíduo ou uma pessoa nos negócios, afetando ao consumidor quando o fornecedor é desleal com o valor verdadeiro do produto.

Profit

56. Mandado Ordem escrita de autoridade pública, judicial ou administrativa, para o cumprimento determinada diligência ou medida.

Writ

57. Mercado consumidor População economicamente ativa de um país, o qual compra ou utiliza os produtos de empresas específicas.

Consumer Market

58. Mercado interno Opera dentro de limites demarcados, e que por sua vez está rodeado por um mercado maior.

Internal Market

59. Mercado único Facilita as trocas e, de uma maneira geral, os contatos entre os países-membros, e reforça a importância da União enquanto principal potência comercial do mundo.

Single Market

60. Negociação Processo de comunicação bilateral, entre fornecedor de serviços e consumidor, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta

Negotiation

61. Parte Toda pessoa que participa de um processo. Part62. Petição inicial Peça inicial do processo, na qual o autor faz seu primeiro requerimento à autoridade

judiciária para que se inicie o processo ou se comece a demanda.Initial petition

63. Plano de saúde Seguro de proteção de pessoas contra o risco de terem que vir a incorrer em despesas médicas.

Health care

64. Poder econômico Detém a exclusividade do uso da força em relação à totalidade dos grupos sob sua influência.

Economic power

65. Política Habilidade para tratar das relações humanas com o objetivo de obter os resultados desejados.

Policy

66. Política de proteção ao consumidor

Conjunto de normas responsável pela proteção dos direitos do consumidor e pela disciplina das relações e responsabilidades entre fornecedor (fabricante de produtos ou o prestador de serviços) e consumidor final, estabelecendo padrões de conduta, prazos e penalidades.

Consumer protection policy

67. Práticas abusivas Cobrança não representada por prestação de serviço ao cliente, servindo apenas como estratagema para redução de riscos da atividade do fornecedor.

Abusive practices

68. Práticas comerciais Procedimentos, mecanismos, métodos e técnicas utilizados pelos fornecedores para, mesmo indiretamente, fomentar, manter, desenvolver e garantir a circulação de produtos e serviços até o destinatário final.

Commercial practices

69. Precatório Determinação da Justiça para que um órgão público pague uma indenização devida. Precatory

Page 6: Web viewTERMOS EM PORTUGUÊS. DEFINIÇÃO. TERMOS EM INGLÊS. Abordagem abusiva. Violação dos direitos de personalidade de consumidores, notadamente a sua

70. Processo Conjunto de peças, pareceres e atos ordenados responsável em instruir e consubstanciar o pedido do requerente, com o objetivo de obter ou não a concordância da municipalidade.

Procedure

71. Produtos Qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial. Products72. Produtos eletrônicos Produtos responsáveis por serviços através das redes de computadores ou aparelhos

eletrônicos.Eletornic products

73. Propaganda Modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação.

Marketing

74. Propaganda enganosa Ação indutora a erro, mostrando características e vantagens que um determinado produto não tem.

Deceptive marketing

75. Propriedade Direito/faculdade de usar, gozar e dispor de algum bem, atributivo de posse a alguém que passa a se denominar proprietário, além do direito de reaver um bem de quem injustamente o possua ou detenha.

Property

76. Propriedade intelectual Expressão genérica cujo objetivo garante a inventores ou responsáveis por qualquer produção do intelecto, o direito de auferir, ao menos por um determinado período de tempo, recompensa pela própria criação.

Intellectual property

77. Proteção ao consumidor

Atendimento às necessidades dos consumidores, respeito à sua dignidade, saúde e segurança, proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo.

Consumer protection

78. Proteção de dados Possibilidade de cada cidadão determinar de forma autônoma a utilização feita de seus próprios dados pessoais, em conjunto com o estabelecimento de uma série de garantias para evitar que estes dados pessoais sejam utilizados de forma a causar discriminação, ou danos de qualquer espécie, ao cidadão ou à coletividade.

Data protection

79. Proteção jurídica Direito das pessoas singulares e coletivas sem fins lucrativos as quais não tenham condições econômicas de acederem ao direito e aos tribunais. A proteção jurídica inclui consulta jurídica e apoio judiciário

Legal protection

80. Reclamações dos consumidores

Expressão de insatisfação feita a uma organização, em relação aos seus produtos/serviços, ou ao próprio processo de tratamento de reclamações, para qual explicitamente ou implicitamente espera-se uma resposta ou solução.

Consumer complaints

81. Relação jurídica Vínculo entre pessoas, em razão do qual uma pode pretender um bem a que outra é obrigada; seus elementos são: sujeito ativo e passivo; objeto imediato e mediato; fato propulsor (acontecimento).

Legal relationship

Page 7: Web viewTERMOS EM PORTUGUÊS. DEFINIÇÃO. TERMOS EM INGLÊS. Abordagem abusiva. Violação dos direitos de personalidade de consumidores, notadamente a sua

82. Relações contratuais Liberdade das partes para estipular como melhor lhes convier. Liberdade de contratar, sendo respeitados os limites da lei. Autonomia da vontade é relativa, sujeita-se à lei e aos princípios da moral e da ordem pública.

Contractual relationship

83. Renda Quantia de dinheiro recebida por uma empresa, mensalmente ou anualmente, sendo administrada conforme as necessidades da mesma.

Income

84. Requisitos legais Leis, decretos e portarias estabelecidas em níveis federais e específicos do Estado. Legal requirement

85. Rescisão Direito à desistência do tipo de contrato regulado pelo Código de Defesa do Consumidor. Withdraw86. Responsabilidade

socialIdeologia ética ou teoria de uma entidade, seja ela organização ou indivíduo com obrigação de agir em benefício da sociedade em geral.

Social responsability

87. Saúde Situação de perfeito bem-estar físico, mental e social da pessoa física, considerada ultrapassada, primeiramente, por visar a uma perfeição inatingível, atentando-se as próprias características da personalidade.

Health

88. Seção Partes de uma repartição pública. Section89. Serviço Tipo específico de bem com características de intangibilidade. Service 90. Serviço público Oferta de utilidade ou comodidade material fruível singularmente pelos administrados. O

Estado assume como pertinente a seus deveres em face da coletividade cujo desempenho deve se efetuar sob regime de direito público.

Public service

91. Serviços financeiros Assistências econômicas fornecidas pelo setor financeiro, que englobam uma ampla gama de organizações responsáveis por gerenciar o dinheiro, incluindo cooperativas de crédito, bancos, corretoras de ações, e algumas empresas patrocinadas pelo governo.

Financial services

92. Sistema jurídico Conjunto de normas jurídicas interdependentes, reunidas segundo um princípio unificador.

Legal system

93. Soberania Direito exclusivo de uma autoridade suprema sobre uma área geográfica, grupo de pessoas.

Sovereignty

94. Termos e condições Pessoas ou órgãos competentes para negociar em nome da autoridade pública concernente e o procedimento para dar efeito aos termos e condições de serviço acordados devem ser definidos por lei ou regulamentos nacionais ou por outros meios apropriados.

Terms and conditions

95. Transação eletrônica Comércio e transferências de fundos efetuados de forma eletrônica especialmente pela internet.

Eletronic transaction

96. Transação penal Possibilidade do promotor para negociar com o acusado, evitando que o processo Criminal

Page 8: Web viewTERMOS EM PORTUGUÊS. DEFINIÇÃO. TERMOS EM INGLÊS. Abordagem abusiva. Violação dos direitos de personalidade de consumidores, notadamente a sua

continue. transaction97. Tribunal de justiça Corte responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil,

seguindo os princípios constitucionais e a garantia e defesa do Estado de Direito.Supreme court

98. Venda Transferência de propriedade de (bem ou mercadoria) em troca de pagamento convencionado.

Sale

99. Vendedor Profissional da área de vendas responsável pela troca de um produto ou serviço por um determinado valor.

Seller

100. Vítimas Espectadores casualmente atingidos pelo defeito provocado do acidente de consumo. Victims

Page 9: Web viewTERMOS EM PORTUGUÊS. DEFINIÇÃO. TERMOS EM INGLÊS. Abordagem abusiva. Violação dos direitos de personalidade de consumidores, notadamente a sua

TERMOS EM INGLÊS

DEFINIÇÃO TERMOS EM PORTUGUÊS

1. Abusive approach Violação dos direitos de personalidade de consumidores, notadamente a sua honra subjetiva e imagem, em face dos constrangimentos que tal atuação abusiva necessariamente enseja.

Abordagem abusiva

2. Abusive practices Cobrança não representada por prestação de serviço ao cliente, servindo apenas como estratagema para redução de riscos da atividade do fornecedor.

Práticas abusivas

3. Agreement Ato de concordância celebrado entre fornecedores e consumidores, incluindo a definição dos serviços cobertos, as taxas a aplicar, o montante e as modalidades de reembolso.

Acordo

4. Analysis Distinção e separação das partes de um todo com vista a conhecer os respectivos princípios ou elementos.

Análise

5. Articles of the consumer law

Maneira pela qual se organizam as normas da área do direito do consumidor para facilitar seu manuseio.

Artigos de defesa do consumidor

6. Bank Instituição negociante de dinheiro e fornecedor de outros serviços financeiros. Banco7. Business activities Grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com objetivo de produzir um bem ou

serviço que tem valor para um grupo específico de clientes.Atividades empresariais

8. Case Ocorrido necessitado de julgamento ou investigação minuciosa. Caso9. Claims Argumento apresentado em juízo em favor de uma causa. Alegação10. Commercial

practicesProcedimentos, mecanismos, métodos e técnicas utilizados pelos fornecedores para, mesmo indiretamente, fomentar, manter, desenvolver e garantir a circulação de produtos e serviços até o destinatário final.

Práticas comerciais

11. Commission União de superiores com o objetivo de tomar decisões importantes relacionadas a alguma instituição.

Comissão

12. Competent authority

Pessoa legalmente investida em aprovar as cláusulas de um contrato e também de resolver assuntos de quebra de contrato assim como modificações das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas.

Autoridade competente

13. Competition Atividade rival de duas ou mais pessoas ou empresas. Competição14. Consumer Toda pessoa física ou jurídica adquirente de algum produto ou serviço. Consumidor15. Consumer

complaintsExpressão de insatisfação feita a uma organização, em relação aos seus produtos/serviços, ou ao próprio processo de tratamento de reclamações, para qual explicitamente ou

Reclamações dos consumidores

Page 10: Web viewTERMOS EM PORTUGUÊS. DEFINIÇÃO. TERMOS EM INGLÊS. Abordagem abusiva. Violação dos direitos de personalidade de consumidores, notadamente a sua

implicitamente espera-se uma resposta ou solução.16. Consumer

confidenceSituação costumeira de proposição de oferta pelo comerciante ao consumidor, gerando interesse por parte do segundo na oferta, devido às garantias oferecidas.

Confiança do consumidor

17. Consumer contract

Cláusulas específicas entre contratante e consumidor, sem negociação. Contrato de consumo

18. Consumer information

Informa o direito do consumidor. Informação do consumidor

19. Consumer laws Ramo do direito responsável por conflitos de consumo e com a defesa dos direitos dos consumidores.

Direito do consumidor

20. Consumer Market População economicamente ativa de um país, o qual compra ou utiliza os produtos de empresas específicas.

Mercado consumidor

21. Consumer protection

Atendimento das necessidades dos consumidores, respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo.

Proteção ao consumidor

22. Consumer protection legislation

Nomenclatura usada para se referir ao Código de Defesa do Consumidor. Legislação consumerista

23. Consumer protection policy

Conjunto de normas relacionado à proteção e defesa dos direitos do consumidor, e à disciplina das relações de consumo entre fornecedores e consumidores finais.

Código de proteção e defesa do consumidor

24. Consumer protection policy

Disciplina as relações e as responsabilidades entre o fornecedor com o consumidor final, estabelecendo padrões de conduta, prazos e penalidades.

Política de proteção ao consumidor

25. Contract Conjunto de cláusulas aprovadas pelas autoridades competentes ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo.

Contrato

26. Contract terms Disposições ou condições responsáveis por expressar a vontade dos contratantes, formando o corpo do contrato.

Cláusulas contratuais

27. Contractual relationship

Liberdade das partes para estipular como melhor lhes convier. Liberdade de contratar, sendo respeitados os limites da lei. Autonomia da vontade é relativa, sujeita-se à lei e aos princípios da moral e da ordem pública.

Relações contratuais

28. Costs Gasto econômico o qual representa a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço.

Custos

Page 11: Web viewTERMOS EM PORTUGUÊS. DEFINIÇÃO. TERMOS EM INGLÊS. Abordagem abusiva. Violação dos direitos de personalidade de consumidores, notadamente a sua

29. Criminal transaction

Possibilidade do promotor para negociar com o acusado, evitando que o processo continue. Transação penal

30. Data protection Possibilidade de cada cidadão determinar de forma autônoma a utilização feita de seus próprios dados pessoais, em conjunto com o estabelecimento de uma série de garantias para evitar que estes dados pessoais sejam utilizados de forma a causar discriminação, ou danos de qualquer espécie, ao cidadão ou à coletividade.

Proteção de dados

31. Deceptive marketing

Induz o consumidor a um erro, mostrando características e vantagens que um determinado produto não tem.

Propaganda enganosa

32. Decision Processo cognitivo pelo qual se escolhe um plano de ação, baseados em variados cenários, ambientes, análises e fatores, para uma situação ou problema dentro de uma empresa ou comércio.

Decisão

33. Economic behavior

Ações expressas em diversos setores, tais como comprar, poupar, endividar-se, investir, dar presentes, socialização econômica, pagar impostos, entre outras.

Comportamento econômico

34. Economic development

Processo pelo qual a renda nacional real de uma economia aumenta durante um longo período de tempo.

Desenvolvimento econômico

35. Economic power Detém a exclusividade do uso da força em relação à totalidade dos grupos sob sua influência.

Poder econômico

36. Electronic commerce

Transações de compras e transferências de fundos eletronicamente, especialmente através da Internet.

Comércio eletrônico

37. Eletornic products Produtos responsáveis por serviços através das redes de computadores ou aparelhos eletrônicos.

Produtos eletrônicos

38. Eletronic transaction

Comércio e transferências de fundos efetuados de forma eletrônica especialmente pela internet.

Transação eletrônica

39. Ethical Conjunto de princípios morais observados no exercício de uma atividade. Ética 40. Financial

institutionsPessoa jurídica de direito público ou privado, que tenha como atividade principal ou acessória, a captação, intermediação ou aplicação de recursos financeiros de terceiros, ou a custódia, emissão, distribuição, negociação ou administração de valores mobiliários.

Instituições financeiras

41. Financial services Assistências econômicas fornecidas pelo setor financeiro, que englobam uma ampla gama de organizações responsáveis por gerenciar o dinheiro, incluindo cooperativas de crédito, bancos, corretoras de ações, e algumas empresas patrocinadas pelo governo.

Serviços financeiros

42. Government action

Conjunto de operações cujos produtos preservam um território e uma população, promovendo o processo de auto-desenvolvimento na sociedade na qual está integrada,

Ação governamental

Page 12: Web viewTERMOS EM PORTUGUÊS. DEFINIÇÃO. TERMOS EM INGLÊS. Abordagem abusiva. Violação dos direitos de personalidade de consumidores, notadamente a sua

além das interações sociais desenvolvidas pela população no território nacional.43. Health Situação de perfeito bem-estar físico, mental e social da pessoa física, considerada

ultrapassada, primeiramente, por visar a uma perfeição inatingível, atentando-se as próprias características da personalidade.

Saúde

44. Health care Seguro de proteção de pessoas contra o risco de terem que vir a incorrer em despesas médicas.

Plano de saúde

45. Income Quantia de dinheiro recebida por uma empresa, mensalmente ou anualmente, sendo administrada conforme as necessidades da mesma.

Renda

46. Indemnification Compensação devida a alguém de maneira a anular ou reduzir um dano, geralmente, de natureza moral ou material, originado por incumprimento total, ou cumprimento deficiente de uma obrigação, ou através da violação de um direito absoluto.

Indenização

47. Initial petition Peça inicial do processo, na qual o autor faz seu primeiro requerimento à autoridade judiciária para que se inicie o processo ou se comece a demanda.

Petição inicial

48. Intellectual property

Expressão genérica cujo objetivo garante a inventores ou responsáveis por qualquer produção do intelecto, o direito de auferir, ao menos por um determinado período de tempo, recompensa pela própria criação.

Propriedade intelectual

49. Interest rates Remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro, expresso em percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro), podendo ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos.

Juros

50. Internal Market Opera dentro de limites demarcados, e que por sua vez está rodeado por um mercado maior.

Mercado interno

51. Item Subdivisão de um artigo, representado por um algarismo romano. Inciso52. Judicial level Grau da hierarquia do Poder Judiciário. Instância53. Law Sistema de normas de conduta imposto por um conjunto de instituições para regular as

relações sociaisDireito

54. Law enforcement Garante o cumprimento e a execução da lei evitando que o consumidor seja enganado pelos provedores de serviços sem que os mesmos sejam punidos.

Aplicação da lei

55. Lawyer Representante do provedor de serviço ou do consumidor perante um tribunal. Advogado 56. Legal protection Direito das pessoas singulares e coletivas sem fins lucrativos as quais não tenham

condições econômicas de acederem ao direito e aos tribunais. A proteção jurídica inclui consulta jurídica e apoio judiciário

Proteção jurídica

57. Legal relationship Vínculo entre pessoas, em razão do qual uma pode pretender um bem a que outra é Relação jurídica

Page 13: Web viewTERMOS EM PORTUGUÊS. DEFINIÇÃO. TERMOS EM INGLÊS. Abordagem abusiva. Violação dos direitos de personalidade de consumidores, notadamente a sua

obrigada; seus elementos são: sujeito ativo e passivo; objeto imediato e mediato; fato propulsor (acontecimento).

58. Legal requirement Leis, decretos e portarias estabelecidas em nível Federal e específicos do Estado. Requisitos legais59. Legal system Conjunto de normas jurídicas interdependentes, reunidas segundo um princípio unificador. Sistema jurídico60. Legislation Totalidade de leis de um Estado, ou de algum dos ramos do Direito: a legislação brasileira;

a legislação penal.Legislação

61. Liability Credibilidade depositada pelo consumidor para com o fornecedor ou vínculo contratual. Confiança62. Marketing Modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou política

que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação.Propaganda

63. Negotiation Processo de comunicação bilateral, entre fornecedor de serviços e consumidor, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta

Negociação

64. Part Toda pessoa que participa de um processo. Parte65. Policy Habilidade para tratar das relações humanas com o objetivo de obter os resultados

desejados.Política

66. Precatory Determinação da Justiça para que um órgão público pague uma indenização devida. Precatório67. Private business Organização sem ligação governamental. Empresas

privadas68. Private

international lawRamo do Direito responsável pelo estudo da solução de casos com presença de elemento estrangeiro.

Direito internacional privado

69. Private law Conjunto de preceitos regulamentadores das relações dos particulares entre si. Direito privado 70. Proactive

approachAntecipação por meio do controle e da autoiniciativa, tendo ênfase em assegurar o êxito e tornar possível a realização dos objetivos fixados na situação em apreço.

Abordagem proativa

71. Procedure Conjunto de peças, pareceres e atos ordenados. Instruem e consubstanciam o pedido do requerente, com o objetivo de obter ou não a concordância da municipalidade.

Processo

72. Products Qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial. Produtos73. Profit Retorno positivo de um investimento feito por um indivíduo ou uma pessoa nos negócios,

afetando ao consumidor quando o fornecedor é desleal com o valor verdadeiro do produto.Lucro

74. Property Direito real, dá a uma pessoa (denominada então "proprietário") a posse de uma coisa, em todas as suas relações. É também o direito/faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, além do direito de reavê-la de quem injustamente a possua ou detenha.

Propriedade

Page 14: Web viewTERMOS EM PORTUGUÊS. DEFINIÇÃO. TERMOS EM INGLÊS. Abordagem abusiva. Violação dos direitos de personalidade de consumidores, notadamente a sua

75. Protection laws Normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social. Leis de proteção76. Public company Entidade da administração pública indireta, instituído para explorar atividade econômica ou

para prestar serviços, relativos à administração pública. Empresa pública

77. Public consortia Parcerias formadas por dois ou mais entes da federação, para a realização de objetivos de interesse comum, em qualquer área.

Consórcios públicos

78. Public interest Conceito central para a política, a democracia e a natureza do próprio governo. Interesse público 79. Public rights Conjunto de preceitos destinado a satisfazer os interesses gerais da coletividade. Direito público80. Public service Oferta de utilidade ou comodidade material fruível singularmente pelos administrados. O

Estado assume como pertinente a seus deveres em face da coletividade cujo desempenho deve se efetuar sob regime de direito público.

Serviço público

81. Purchase or buying habits

Aquisição de um bem ou serviço mediante pagamento. Compra/ ou hábitos de compra

82. Sale Transferência de propriedade de (bem ou mercadoria) em troca de pagamento convencionado.

Venda

83. Section Partes de uma repartição pública. Seção84. Seller Profissional da área de vendas responsável pela troca de um produto ou serviço por um

determinado valor.Vendedor

85. Service Tipo específico de bem com características de intangibilidade. Serviço 86. Single Market Facilita as trocas e, de uma maneira geral, os contatos entre os países-membros, e reforça

a importância da União enquanto principal potência comercial do mundo.Mercado único

87. Social responsability

Ideologia ética ou teoria de que uma entidade, seja ela uma organização ou indivíduo, tem a obrigação de agir em benefício da sociedade em geral.

Responsabilidade social

88. Sovereignty Direito exclusivo de uma autoridade suprema sobre uma área geográfica, grupo de pessoas.

Soberania

89. Staff Pessoas prestadoras de serviços de uma empresa. Funcionários90. Supplier Pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, desenvolvedores de

atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

Fornecedor

91. Supply of goods Ação ou efeito de fornecer, provisão, abastecimento de qualquer tipo de produtos. Fornecimento de produtos

Page 15: Web viewTERMOS EM PORTUGUÊS. DEFINIÇÃO. TERMOS EM INGLÊS. Abordagem abusiva. Violação dos direitos de personalidade de consumidores, notadamente a sua

92. Supply of services Realização de trabalho oferecido ou contratado por terceiros (comunidade ou empresa), incluindo assessorias, consultorias e cooperação interinstitucional.

Fornecimento de serviço

93. Supreme court Corte responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil, seguindo os princípios constitucionais e a garantia e defesa do Estado de Direito.

Tribunal de justiça

94. Terms and conditions

Pessoas ou órgãos competentes para negociar em nome da autoridade pública concernente e o procedimento para dar efeito aos termos e condições de serviço acordados devem ser definidos por lei ou regulamentos nacionais ou por outros meios apropriados.

Termos e condições

95. Tribute Retribuição em dinheiro exigida pelo Estado de pessoas físicas ou jurídicas para as despesas de administração.

Imposto

96. Unfair terms Disposições gerais elaboradas sem prévia negociação individual, desfavoráveis à parte mais fraca na relação contratual de consumo levando proponentes ou destinatários indeterminados a se limitarem, respectivamente, a subscrever ou aceitar.

Cláusulas abusivas

97. Victims Espectadores casualmente atingidos pelo defeito provocado do acidente de consumo. Vítimas98. Warranty Utilizado por empresas ou pessoas nas suas relações contratuais com terceiros

(fornecedores, prestadores de serviços e empreiteiros de obras), para a prevenção contra o risco de descumprimento dos contratos.

Garantia

99. Withdraw Direito à desistência do tipo de contrato regulado pelo Código de Defesa do Consumidor. Rescisão100. Writ Ordem escrita de autoridade pública, judicial ou administrativa, para o cumprimento

determinada diligência ou medida.Mandado