gestão comunitária participativa...gestão de projetos a compreensão da gestão de projetos busca...

32
Gestão Comunitária Participativa Global Communities Brasil GUIA DO FACILITADOR Módulo 5 Gestão de Projetos

Upload: others

Post on 13-Jun-2020

4 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

Gestão ComunitáriaParticipativa

GlobalCommunitiesBrasil

GUIA DO FACILITADOR

Módulo 5Gestão de Projetos

Page 2: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples
Page 3: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

Bem-Vindo ao Guia de Facilitador do PACE

Se você chegou até aqui, é porque apresentou as qualidades necessárias para ser um facilitador dessa metodologia desenvolvida pela Global Communities para aperfeiçoar a capacidade das comunidades. Você, será o disseminador do conhecimento e das ferramentas presentes nessa metodologia.

Esse material, tem por objetivo direcionar o trabalho do facilitador, trazendo não só o passo a passo da facilitação dos módulos, mas também todo o ferramental necessário para que isso se dê forma clara, simples e acima de tudo contagiante para os capacitados e instrutores.

Com esse material você terá acesso a toda metodologia, não só em sua forma de abordagem, mas também da importância de cada módulo, sua formulação e os resultados esperados ao serem trabalhados.

Com esse material, o instrutor terá em seu poder o subsidio necessário para uma boa condução das capacitações, alternativas de abordagem e diferentes exemplos práticos para consolidar o conhecimento, saindo da esfera teórica e abordando na prática vários aspectos importantes para o correto desenvolvimento, não só dos capacitados, mas fundamentalmente das comunidades por ele representada.

Com a metodologia PACE, esperamos que cada pessoa capacitada por um instrutor de posse desse material seja uma disseminadora das boas práticas na condução do desenvolvimento de suas comunidades.

Aproveite esse material ao máximo para que ele seja fonte não só de conhecimento, mas acima de tudo inspiração para o desenvolvimento.

Navegue no mar da sabedoria e seja o capitão do seu destino

Page 4: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples
Page 5: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

SUMÁRIO

MÓDULO 5

Gestão de Projetos

Programa de Atividades . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Pré-Seminário Preparação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Conteúdo Convite Amostra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Módulo 1: Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1. Introdução, Projetos Sociais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2. Contextualização de Projetos Sociais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3. Passos de Um Projeto Social . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

4. Organização das Atividades, Plano de Ação e Cronograma . . . . . . . . . . . . . . . . . .

5. Projeto e Orçamento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

6. Acompanhamento e Finalização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Materiais de Apoio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Flipcharts . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Apostilas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

23

Page 6: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples
Page 7: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

Módulo 5Gestão de Projetos

A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples aos mais complexos. Não há uma formula fechada que servirá para qualquer projeto, mas sim, passos que devem ser seguidos e itens que não podem ser esquecidos para a concepção, elaboração e execução de um projeto. Esses passos buscam facilitar o entendimento das etapas a serem cumpridas facilitando a realização de um projeto.

Page 8: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples
Page 9: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

Módulo 5 | 09

PROGRAMA DE ATIVIDADES

PROGRAMA DE ATIVIDADES

DIA 1

Hora/ Tempo

18:45–18:505min

18:50-19:1020min

19:10-19:3020min

19:45-20:1545min

20:15-20:3015min

20:30-21:2050min

21:20-22:1050min

22:10-22:3020min

Atividade

- Boas vindasApresentação da agenda

Introdução de Projeto Social

Contextualização de projeto

Passos de um projeto + exercício prático

Intervalo

Plano de Ação + apresentação

Explanação e Elaboração do projeto

Combinados finais

Materiais

Agenda

Apresentação,equipamento multimídia

Apresentação,equipamento multimídia

Apresentação, equipamento multimídia + flips e canetões

Apresentação, equipamentomultimídia + flips e canetões

Apresentação, equipamentomultimídia + flips e canetões

Page 10: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

PRÉ-SEMINÁRIO PREPARAÇÃO

Use a seguinte lista de exemplos e recomendações nas semanas antecedentes da execução dos módulos da capacitação:

Organizar local (ver sugestões abaixo)

Identificar os participantes (ver sugestões abaixo)

Enviar os convites, incluindo descrição de trabalhos de capacitação e preparação pré-capacitação com, pelo menos, uma semana de antecedência (ver exemplo abaixo)

Acompanhamento dos inscritos 1-2 dias antes da capacitação.

Preparar todos os cartazes e folhetos de impressão (ver anexos do manual)

Preparar outros materiais necessários:

Materiais para as dinâmicas (Fichas de papel, ao menos 30; canetões coloridos; lápis; borracha e Flipchart em branco)

Fita ou outro material para fixar cartazes em paredes

Grampeador, tesoura

PRÉ-SEMINÁRIO PREPARAÇÃO

CHEKLISTüüü

Esta capacitação é geralmente executada em um espaço que permite uma discussão em grupos (7-10 pessoas). Além disso, as atividades práticas podem requerer espaços maiores caso seja executada com um número maior de pessoas.

LOCALA agenda sugere ter na manhã e à tarde intervalos, bem como o almoço durante um dia (ou 2 dias, dependendo limitações de tempo), de modo que o local deva acomodar essas pausas também.

Objetivos principais: (1) Apresentar o que é e o que se quer com um projeto social, (2) Contextualizar um projeto social e os itens que compõe o mesmo, (3) Projetar o desenvolvimento que pode ser alcançado com um projeto social, (4) Auxiliar na programação de ações para que o projeto se concretize, (5) Auxiliar na orçamentação de um projeto social em todos os escopos. Um bom entendimento dos módulos anteriores contribui muito para uma boa condução das atividades, visto que gestão de projetos é um apanhado de tudo que foi tratado anteriormente. Uma leitura do material trabalhado até então ajuda na compreensão de gestão de projetos.

PARTICIPANTES

Recomendamos a leitura do documento em anexo sobre Gestão de Projetos Comunitários para familiarizar-se com o assunto a ser abordado. Recomenda-se que o facilitador atente ao fato de existir a possibilidade de se trabalhar com pessoas de capacidades

A capacitação é mais eficaz com grupos menores, entre 7 a 10 participantes, mas poderia ser executado com grupos maiores, mas não superior a 35 pessoas.

Ao se trabalhar com grupos maiores é importante que o espaço tenha condições de ser dividido para a formação de subgrupos de no máximo 10 pessoas. Também é importante frisar que devido a necessidade de acompanhamento individual para cada grupo, ao realizar as atividades práticas o tempo necessário aumenta substancialmente.

FACILITADOR

Gestão de Projetos10 |

Page 11: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

Use o seguinte convite como uma diretriz para um convite que você possa enviar aos participantes para prepará-los para o workshop:

CONTEÚDO CONVITE AMOSTRA

PRÉ-SEMINÁRIO PREPARAÇÃO

Descrição da Capacitação de Gestão de Projetos A gestão de projetos é uma das séries da capacitação sobre a abordagem PACE, buscando aumentar o nosso conhecimento sobre como elaborar, executar, monitorar e alcançar os objetivos de um projeto social feito pela e para a comunidade. Durante a capacitação vamos trabalhar em um processo dos passos para identificar possíveis lacunas a serem trabalhadas bem como as maneiras de projetar e executar as atividades. A capacitação inclui uma série de exercícios para entender melhor o propósito de uma gestão de projetos comunitários.

Objetivo da Oficina 1. Apresentar o que é e o que se quer com um projeto social;2. Contextualizar um projeto social e os itens que compõe o mesmo; 3. Projetar o desenvolvimento que pode ser alcançado com um projeto social;4. Auxiliar na programação de ações para que o projeto se concretize;5. Auxiliar na orçamentação de um projeto social em todos os escopos.

Agenda Oficina

Atribuição Pré-CapacitaçãoPor favor, vir para a capacitação preparado para discutir vários itens: identificar carências do bairro ou município, como identificar as capacidades existentes, identificar o que se pode fazer com as capacidades internas, o que necessita capacidades externas, entre outros.

Hora/ Tempo18:45–18:50

5min

18:50-19:1020min

19:10-19:3020min

19:45-20:1545min

20:15-20:3015min

20:30-21:2050min

21:20-22:1050min

22:10-22:3020min

Atividade- Boas vindas

Apresentação da agenda

Introdução de Projeto Social

Contextualização de projeto

Passos de um projeto + exercício prático

Intervalo

Plano de Ação + apresentação

Explanação e Elaboração do projeto

Combinados finais

MateriaisAgenda

Apresentação,equipamento multimídia

Apresentação,equipamento multimídia

Apresentação, equipamento multimídia + flips e canetões

Apresentação, equipamentomultimídia + flips e canetões

Apresentação, equipamentomultimídia + flips e canetões

Módulo 5 | 11

Page 12: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

MÓDULO 1:INTRODUÇÃO

1 • Introdução, Expectativas, Agenda Comentada e Regras básicas

A primeira sessão do workshop é extremamente essencial para o sucesso dos módulos restantes. Os participantes irão participar da oficina por várias razões, e têm uma série de expectativas. Alguns participantes podem vir à oficina com algum grau de incerteza: Será que o treinador é amigável e aberto para que os participantes possam falar livremente? Vou ter que produzir algo na oficina? Será que vou ser avaliado em minha participação no workshop? Será que o treinador vai ouvir as opiniões dos participantes? Será que a oficina vai ser útil para mim e será possível modificar a agenda? A primeira sessão deve esclarecer todas estas preocupações. Se isso for bem feito, o tom certo vai ser definido para o resto do dia permitindo que os participantes se sintam livres para contribuir com discussões e exercícios ao longo do workshop.

A experiência mostra que estes primeiros momentos de uma oficina são muito importantes, mesmo quando o treinador e os participantes já se conhecem. Por favor, preste atenção a esta fase crítica.

MÓDULO 1

SESSÕES DESTE MÓDULO

Após a cerimônia de abertura e de boas-vindas aos participantes, você pode iniciar o workshop. O primeiro módulo vai permitir aos formadores e participantes conhecer uns aos outros, discutir as expectativas dos participantes, rever os temas da agenda, e em forma de seminário apresentar as regras básicas. O primeiro módulo trará temas que além da introdução e conduções iniciais, abordará os primeiros passos para a elaboração de um projeto social, tais como: Passo 1: O que é e para que serve um projeto social? O que se pretende atingir realizando um projeto social?, Como contextualizar um projeto, Como determinar quem será atingido ou contemplado e Como projetar os resultados a serem alcançados.

Gestão de Projetos12 |

Page 13: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

INTRODUÇÃO, PROJETOS SOCIAIS

MÓDULO 1

111

Permitir que os participantes se familiarizem com ofacilitador(es) e os demais participantes

OBJETIVOS

Aproximadamente 20 minutos - depende do número de participantes.

TEMPO

• Flip Chart (Definição de projeto social)• Papel e caneta para os participantes

MATERIAIS REQUERIDOSüüü

1. Boas-vindas aos participantes.

2. Se você sabe quem são as pessoas no grupo, perguntar como estão fazendo, o que mudou em sua vida desde que você viu no último encontro, etc.

3. Se esta é a primeira vez que você está encontrando o grupo, realizar o quebra-gelo que vai ajudar os participantes a se conhecerem e a partilharem experiências uns com os outros.

4. Para o quebra-gelo, em primeiro lugar, pedir aos participantes para dar a sua definição da palavra "projeto social". Muitas vezes, os participantes vão dar alguns exemplos específicos e uma definição que se baseia em sua experiência passada ou atual do programa.

5. Coloque Flip Chart Definição de Projeto Social e leia para o grupo, explicando que esta é uma definição muito geral.

6. Explicar aos participantes que sempre que trabalharem em grupo é importante estabelecer algumas regras básicas ou normas para o trabalho em conjunto fluir. Iniciar uma sessão de brainstorming, perguntando por que essas regras são importantes. Em seguida, perguntar se poderia ser útil estabelecer algumas regras básicas para o grupo. Exemplos: Ater-se aos horários após os intervalos; ouvir uns aos outros; trabalhar em conjunto na formação em todas as divisões habituais (por exemplo política, social, etc); falar um de cada vez; desligar telefones celulares para que todos possam prestar total atenção sem serem incomodados por chamadas de telefone

A SESSÃO

ANOTAÇÕES

Módulo 5 | 13

Page 14: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

MÓDULO 2

222

Permitir que os participantes entendam e se familiarizem com aspectos como: Tema, Problema e Objetivos.

OBJETIVOS

Aproximadamente 20 minutos – depende do número de participantes.

TEMPO

• Flip Chart (Tema, Problema e Objetivos)• Papel e caneta para os participantes,

MATERIAIS REQUERIDOSüüü

1. Apresentar os conceitos de tema, problema e objetivos

2. Apresentar alguns casos práticos dos pontos mencionados anteriormente. Certificar-se de que os participantes entenderam a aplicação e a importância de uma boa definição de tema, problema e objetivos.

3. Utilizando Flip Charts em branco, motive os grupos a pensarem em algo que pudesse ou deveria ser feito, algo importante para a comunidade. Peça que após um período de reflexão os grupos escrevam um tema, os problemas que serão encontrados e os objetivos a serem perseguidos.

4. Peça para os participantes apresentarem seu Flip Chart apontando os passos que deverão ser cumpridos para alcançar os objetivos.

A SESSÃO

ANOTAÇÕES

Gestão de Projetos14 |

Page 15: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

PASSOS DE UM PROJETO SOCIAL

MÓDULO 3

333

Permitir que os participantes entendam e se famil iar izem com as partes interessadas analisando quem o projeto atingirá bem como criar mecanismos para projetar os resultados esperados com o projeto.

OBJETIVOS

Aproximadamente 45 minutos – depende do número de participantes.

TEMPO

• Flip Chart (Quem será atingido ou contemplado)• Flip Chart (Como projetar os resultados)• Papel e caneta para os participantes,

MATERIAIS REQUERIDOSüüü

1. Apresentar os passos fundamentais para a elaboração de um projeto social.

2. Fazer com que os participantes façam um exercício de identificação de quem será impactado positiva e negativamente pelo projeto, bem como identificar as pessoas envolvidas nos processos, a fim de mensurar os resultados e suas possibilidades.

3. Escrever em um Flip Chart em branco, as pessoas que estarão envolvidas direta ou indiretamente com o projeto, também escrever quem será atingido e quais as eventuais consequências negativas da execução do projeto.

4. Trabalhar para que os participantes visualizem os resultados esperados, quantas pessoas pretendo atingir, quais ruas serão contempladas, serão jovens, idosos, etc. A mensuração correta dos resultados ajuda os proponentes do projeto e os envolvidos a não se frustrar ao longo do projeto.

5. Escrever em um Flip Chart em branco os resultados de curto médio e longo prazo que se busca alcançar com o projeto. Também devem ser colocados os pontos ou objetivos que o bairro ou comunidade conseguem realizar internamente, sem que se precise buscar questões ou ajudas externas.

A SESSÃO

ANOTAÇÕES

Módulo 5 | 15

Page 16: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, PLANO DE AÇÃO E CRONOGRAMA

MÓDULO 4

444

Permitir que os participantes se familiarizem com a criação de um plano de ação e de um cronograma de atividades de um projeto social.

OBJETIVOS

Aproximadamente 50 minutos – depende do número de participantes.

TEMPO

• Flip Chart (Plano de Ação)• Flip Chart (Cronograma de Atividades)• Papel e caneta para os participantes,

MATERIAIS REQUERIDOSüüü

1. Apresentar os passos fundamentais para a elaboração de um plano de ação por objetivo a ser atingido.

2. Fazer com que os participantes entendam a importância do detalhamento do plano de ação. Quanto mais detalhado um plano de ação, mais fácil comprometer as pessoas e alcançar os objetivos.

3. Mostrar que para ideias que podem ser concretizadas apenas com os ativos do bairro ou comunidade, não é preciso fazer um projeto completo, mas sim um bom plano de ação e cronograma podem ser suficientes.

4. Trabalhar na prática um plano de ação para uma atividade específica que pode ser realizada apenas com ativos internos. Os participantes devem pensar e discutir quais as ações devem ser realizadas para realizar tal atividade. Aqui, ajuda no entendimento utilização da ferramenta 5w2h. Devem ser trabalhados exemplos para melhor entendimento.

5. Após especificado as ações a serem realizadas, os participantes devem criar um calendário e fazer o cronograma esperado para cada ação até a finalização das atividades.

6. Com um um Flip Chart em branco, os participantes devem escrever as ações e o cronograma das mesmas e apresentar aos demais. Nesse momento, uma boa discussão com os demais grupos pode ajudar a fixar e entender melhor como utilizar a ferramenta sugerida.

A SESSÃO

ANOTAÇÕES

Gestão de Projetos16 |

Page 17: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

PROJETO E ORÇAMENTO

MÓDULO 5

555

Permitir que os participantes se familiarizem com a elaboração de um projeto e com a orçamentação do mesmo para atingir os resultados esperados e conseguir fazer a devida prestação de contas aos interessados.

OBJETIVOS

Aproximadamente 50 minutos – depende do número de participantes.

TEMPO

• Flip Chart (Projeto) • Flip Chart (Orçamento)• Papel e caneta para os participantes,

MATERIAIS REQUERIDOSüüü

1. Apresentar os aspectos que devem constar em um projeto para que o mesmo possa ser submetido a entidades e fim de arrecadar recursos para sua execução.

2. Fazer com que os participantes entendam a importância de uma boa e idônea orçamentação a fim de dar transparência ao projeto e facilitar o acesso aos recursos disponíveis.

3. Mostrar a importância de uma boa prestação de contas para que a entidade que propôs o projeto não caia em descrédito perante a sociedade.

4. Trabalhar na prática um ou mais modelos de projetos que podem ser submetidos a entidades de fomento social.

5. Trazer algumas possibilidades de captação de recursos em uma Cidade, Estado ou País bem como as exigências impostas para captação.

A SESSÃO

ANOTAÇÕES

Módulo 5 | 17

Page 18: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

ACOMPANHAMENTO E FINALIZAÇÃO

MÓDULO 6

666

Juntamente com os grupos colaborativos, auxiliar na elaboração, finalização e submissão de um projeto social.

OBJETIVOS

Aproximadamente 60 minutos – depende do número de participantes.

TEMPO

• Papel,• Caneta,• Calculadora.

MATERIAIS REQUERIDOSüüü

1. Individualmente, ajudar os membros dos grupos colaborativos a elaborar um projeto final com condições de ser submetido a outras entidades a fim de captar recursos para sua execução.

2. Construir o plano de ação, o cronograma e fazer o orçamento do projeto em questão.

A SESSÃO

ANOTAÇÕES

Gestão de Projetos18 |

Page 19: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

MATERIAIS DE APOIO

MATERIAIS DE APOIO

FLIPCHARTS

APOSTILAS

Módulo 5 | 19

316 | Módulo 1

319 | Apostila 1.1

320 | Apostila 2.1

321 | Apostila 3.1

324 | Apostila 5.1

Page 20: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

FLIPCHARTS:

MATERIAIS DE APOIO

Flipchart 1.1

Flipchart 1.2

Flipchart 1.3

Gestão de Projetos20 |

Page 21: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

FLIPCHARTS:

MATERIAIS DE APOIO

Flipchart 1.4

Flipchart 1.5

Flipchart 1.6

Módulo 5 | 21

Page 22: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

FLIPCHARTS:

MATERIAIS DE APOIO

Flipchart 1.7

Flipchart 1.8

Flipchart 1.9

Gestão de Projetos22 |

Page 23: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

APOSTILAS:

MATERIAIS DE APOIO

Apostila 1.1

MÓDULO I

INTRODUÇÃO:

•� O que é Projeto Social?

Projeto social é uma ferramenta de ação que delimita uma intervenção quanto aos objetivos, metas, formas de atuação, prazo de execução, responsabilidades e critérios de avaliação.

Projetos sociais são iniciativas de grupos, instituições ou setores governamentais que estejam relacionados a uma ampla possibilidade de ações e objetivos. Devem ter em comum o direcionamento de esforços e o planejamento a partir de diretrizes e metodologias voltadas para a ação.

Um projeto social ou comunitário, precisa nascer das ideias coletivas e comunitárias, pois assim como os destinatários são os próprios cidadãos, e os protagonistas do mesmo. Assim um projeto nasce e se desenvolve com a participação da comunidade.

•� Por que elaborar um projeto social e o que pretendemos atingir com ele?

Como mencionado anteriormente, um projeto social é uma ferramenta de ação, da coletividade para a coletividade. Por esse motivo, acredita-se que um projeto social, bem estruturado e baseado nas necessidades do coletivo, seja a forma mais eficaz de se atacar e corrigir uma possível fragilidade identificada pelas comunidades.

Para que um projeto social seja eficaz, ou seja, que consiga solucionar as demandas aparentes, é importante definir bem os resultados que almejamos conquistar. Ter uma delimitação clara sobre o que queremos com o projeto ajuda no desenvolvimento e concretização do mesmo.

Módulo 5 | 23

Page 24: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

APOSTILAS:

MATERIAIS DE APOIO

Apostila 2.1

MÓDULO II

•� Contextualização do Projeto Social:

Essa etapa do projeto é de suma importância, é nela que identificamos o tema, ou a que se destina o projeto, a justificativa, problema a ser enfrentado e os objetivos. A contextualização é a espinha dorsal do projeto social visto que esta define as diretrizes do projeto.

Tema: pode surgir tanto de um problema identificado no diagnóstico, quanto de uma escolha preliminar (querer fazer algo pelas crianças, pelo ambiente, pela cidade, ...) de uma oferta institucional, entre outras possibilidades. Ex: Escolinha de Futebol para inserção social das crianças do bairro X.

Justificativa: é uma breve explanação sobre a importância e os resultados esperados pelo projeto. Basicamente, é mostrar, justificar por que vale a pena dispender recursos e tempo para realizar o projeto.

Problema a ser enfrentado: A forma mais clássica é aquela que resulta de um diagnóstico amplo dos problemas, elegendo um como situação a ser mudada. Um bom diagnóstico deve apontar a totalidade dos problemas de um determinado espaço, região, cidade, bairro.... Como não se resolverão todos os problemas no mesmo momento, é necessário identificar os principais problemas, dimensioná-los, identificar suas causas e seus impactos.

Objetivo Geral: busca identificar o que o projeto trará em termos de resultado e está vinculado aos motivos pelos quais o projeto deve ser desenvolvido e se procura apontar para uma transformação ampla, é basicamente a que o projeto se refere. Pode trazer dados concretos que se busca atingir em um período temporal determinado.

Objetivos Específicos: descrevem de maneira mais detalhada, o caráter operacional e mostram as ações a serem desenvolvidas com a população-alvo (ou beneficiários) do projeto. Cada objetivo específico está conectado a uma ação pontual que fará parte do projeto geral.

Fixação: Alguns exemplos práticos de tema, problema e objetivos.

Gestão de Projetos24 |

Page 25: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

APOSTILAS:

MATERIAIS DE APOIO

Apostila 3.1

MÓDULO III

•� Quem será atingido ou contemplado?

Tendo claros os aspectos da contextualização, fica mais fácil identificar quem será atingido e contemplado pelo projeto. É importante lembrar que toda ação via de regra tem impactos positivos e negativos. Identificando todos que serão afetados, podemos tentar maximizar os efeitos positivos e minimizar ao máximo os efeitos negativos.

Vamos pensar!!! Quem será atingido direta ou indiretamente? O que o nosso projeto trará de bom e quais eventuais problemas ele pode causar?

� • Como projetar os resultados a serem alcançados?

Como os resultados esperados de um projeto social são de caráter qualitativo e quantitativos é preciso definir estratégias para determinar que tipos de resultado são esperados e se realmente é possível alcança-los. Para não existir frustração e desmotivação, é importante projetar resultados alcançáveis. Não só projetar o que se quer alcançar, mas estabelecer métodos e ferramentas para medir se e como estamos chegando aos objetivos é de suma importância.

Podemos projetar resultados, e formas de medi-los e apresenta-los, para cada objetivo específico. Apresentar os resultados esperados e monitorá-los, dá credibilidade ao projeto e aos envolvidos no mesmo.

Vamos pensar!!! Quantas pessoas eu pretendo atingir? Quais bairros, casas, ruas, etc.? Em quanto tempo eu pretendo atingir esses resultados? Esses resultados são compatíveis com as possibilidades, de equipe, de recursos, de engajamento, etc.?

Módulo 5 | 25

Page 26: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

APOSTILAS:

MATERIAIS DE APOIO

Apostila 4.1

MÓDULO IV

• Como devemos organizar as atividades e criar um cronograma.

Cada ação é um instrumento para alcançar as mudanças na realidade social onde o projeto está sendo desenvolvido. Cada meta tem uma ação e funciona como uma régua ou um “padrão” que nos ajuda a medir ou avaliar como os objetivos estão sendo atingidos e a realidade se modificando.

Organizar as atividades e criar um bom cronograma, que não sobrecarregue ninguém e ao mesmo tempo não deixe a morosidade tomar conta do projeto é uma das chaves para que alcance seus objetivos.

É importante separar as atividades em grupos e criar um perfil das pessoas e dos recursos necessários para realiza-las.

Alguns elementos são fundamentais para o êxito das ações e podermos avaliar na sequência. Para isso é fundamental buscar responder as seguintes perguntas sobre o projeto?

• O quê?

• Por quê?

• Quanto custa?

• Quem?

• Quando?

• Onde?

• Como?

Vamos pensar!!! O que cada um vai fazer? Para que vai fazer essa atividade? Quanto tempo levará? Quem estará envolvido nessa etapa? Quando será feito? Onde e como faremos? O que utilizaremos para isso?

Ação(o quê?)

Por quê? Onde? Quando? Quem? Como? Quanto custa?

Sensibilização de

moradores

Apresentaçãoda ideia de atividade

Planejamento e divisão

de tarefas

Execução das atividades pré-festa

Festa

Para que todos entendam a

importância da participação

A participação da comunidade

é importante para o sucesso

Para que todas as

necessidadessejam atendidas

Para que tudo que necessita para a festa

esteja preparado

Para unir a comunidade e estabelecer

laços fraternais

No bairro,de casa em casa

Na casa de

Sicrano

Na casa de

Fulano

Na casa de cada um do envolvidos

Na praça do bairro

Primeira quinzena de junho

Segunda quinzena de Junho

Primeira quinzena de julho

Primeira e segunda semana de julho

Dia 23 de julho às 18:00hrs

Sicrano e Fulano

Grupo colaborativo

Grupo colaborativo

Grupo colaborativo e

demais moradores cooperativos

Todos os moradores

Conversasinformais e entrega de convite

Reunião

Reunião

Cada um cuida de sua

responsabilidade

Cada um levando o que ficou

responsável.

Gestão de Projetos26 |

Page 27: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

Atividades Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov

Módulo 5 | 27

Page 28: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

APOSTILAS:

MATERIAIS DE APOIO

Apostila 5.1

MÓDULO V

· O que deve constar e o que não pode faltar na orçamentação do projeto.

O orçamento é de grande importância para a colocação em prática de um projeto social e quanto mais detalhado ele for, mais fácil fica de administrá-lo. Um orçamento bem feito, nos dará a visão e a condição de seguirmos em frente.

Também deve constar no orçamento, quais serão as fontes de recursos para cada etapa a ser concretizada. Assim saberemos como gerenciar esses recursos da melhor maneira e prestar contas para os apoiadores do projeto.

A transparência e a prestação de contas são fundamentais para um bom andamento do projeto.

MODELO DE PROJETO:

RESUMO DO PROJETO:

1-Proponente:(Razão Social, CNPJ, endereço, telefone)

2-Representantes da proponente:(Nomes, RG, endereço, telefone)

Gestão de Projetos28 |

Page 29: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

3-Objeto do projeto:(especificação do que se pretende custear)

4-Valor do projeto, em moeda(R$):

5-Justificativa:

Valor Total do Projeto:_________________________________________________________________________

Valor da Contrapartida:________________________________________________________________________

Valor Pleiteado:______________________________________________________________________________

Módulo 5 | 29

Page 30: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

6-Número de pessoas atingidas/beneficiadas diretamente:

7-Outras Considerações:

Gestão de Projetos30 |

Page 31: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples
Page 32: Gestão Comunitária Participativa...Gestão de Projetos A compreensão da Gestão de Projetos busca auxiliar na elaboração de projetos sociais em diferentes níveis, dos mais simples

55 3537-3132Rua Uruguai, 1220 - 2º andar, Sl. 1Horizontina - RS

www.globalcommunitiesbrasil.org/

/GlobalCommunitiesBrasil

GlobalCommunitiesBrasil

Nós prevemos um mundo

onde todos têm a liberdade,

meios e capacidade de viver

e prosperar com dignidade.

Nossa Visão:

Nossa missão é ser um

catalisador para mudanças

positivas e duradouras nas

comunidades de renda baixa

e vulneráveis no mundo todo,

ajudando-as a melhorar suas

condições sociais,

econômicas e ambientais.

Nossa Missão:

• Genuínos

• Conectados

• Comprometidos

• Decididos

Nossos Valores:

A Global Communitiesé uma organização internacionalsem fins lucrativos que trabalhaem estreita colaboração com ascomunidades em todo o mundo

para trazer mudançassustentáveis que melhoram as

vidas e os meios de subsistênciados mais vulneráveis.

O desenvolvimento não é algoque fazemos para pessoas,

é algo que fazemos com eles.Acreditamos que as pessoas

que melhor entendem suasnecessidades são as pessoas

da própria comunidade.

Nós fazemos a diferença por seenvolver com as comunidades,

governos, setor privado e ONGscomo parceiros para melhor

reunir forças complementarese responsabilidades para

trabalhar em direçãocompartilhada para objetivos

comuns.