gestão de risco de desastres na bacia do rio dois rios - rj · gestão de risco de desastres na...

2
Setembro, 2014, NEWSLETTER 1 2 Gestão de Risco de Desastres na Bacia do Rio Dois Rios - RJ INTECRAL - Pacote de Trabalho 4: Monitoramento da Água, Modelagem, Saneamento e Gestão de Bacia O Projeto INTECRAL é uma cooperação cienfica desenvolvida conjuntamente e apoiada pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha e a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro (SEAPEC – Programa Rio Rural). O objevo é aprimorar a compevidade do setor econômico rural, considerando devidamente a gestão sustentável de bacias, incluindo migação de risco ambiental e proteção dos recursos naturais A avaliação começou com entrevistas formais e diálogos informais realizados no dia 28 de julho de 2014, no in-tuito de avaliar o estado da arte concernente aos Processos de Gestão de Risco de Desastres (DRM) na area de estudo, no âmbito da avidade do Projeto INTECRAL: “Governança e Planejamento de MIRH“. Instuições envolvidas ITT / CUAS, Rio Rural / SEAPEC, Inea, Prefeitura de Nova Friburgo, DRM Niteroi, CPRM, Defesa Civil, Emater-Rio, AGEVAP Nova Friburgo, Comitê de Bacia do Rio Dois Rios. Colaboradores Marcelo Costa, Jarbas Saraiva e Helga Hissa (Rio Rural); André Bohre (AGEVAP) e as pessoas entrevistadas das instuições mencionadas acima. Área de pesquisa A pesquisa foi realizada em toda a região da Bacia R2R, com as principais avidades tendo como ponto de parda Nova Friburgo (Figura 1). Avidades A primeira fase desta pesquisa teve como avidade principal a realização de entrevistas com atores chave. Essas entrevistas veram como objevo avaliar o atual processo de previsão, alerta, disseminação, migação e resposta à emergência, de acordo com os papéis específicos de cada instuição. O progresso dessa avidade de pesquisa inclui: a) entrevistas qualitavas individuais com 3 a 4 pessoas de cada instuição; b) dois encontros com o Comitê de Bacia R2R e representantes das instuições municipais envolvidas; c) workshop de lançamento com 50 parcipantes, realizado nos dias 28 e 29 de agosto; e c) duas excursões de campo às áreas afetadas para reconhecimento de danos ocorridos em 2011. Reunião com representantes de instituições e o Comitê da Bacia Rio Dois Rios sobre assuntos e prioridades relativos à água INTECRAL Workshop Rio Rural: Gestão Participativa WP4 Resultados Os principais resultados dessa primeira avaliação podem ser resumidos em: Esquema básico dos processos principais e redes de informação entre as instuições na cadeia de DRM. → Fluxograma do processo com ações e atores responsáveis em cada uma das três instuições principais. → Informações específicas sobre a area do R2R (pluviosidade e tabelas temporais de escoamento, enchentes e mapas de risco, planos de conngência). → Critérios de priorização do Comitê R2R de assuntos relavos à água. Validação e informação da pesquisa em curso na area do R2R com os interessados trabalhando no local. Figure 1. Área de Pesquisa

Upload: vanque

Post on 07-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Setembro, 2014, NEWSLETTER

1

2

Gestão de Risco de Desastres na Bacia do Rio Dois Rios - RJINTECRAL - Pacote de Trabalho 4: Monitoramento da Água, Modelagem, Saneamento e

Gestão de Bacia

O Projeto INTECRAL é uma cooperação científica desenvolvida conjuntamente e apoiada pelo Ministério Federal deEducação e Pesquisa da Alemanha e a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro (SEAPEC –

Programa Rio Rural). O objetivo é aprimorar a competitividade do setor econômico rural, considerando devidamentea gestão sustentável de bacias, incluindo mitigação de risco ambiental e proteção dos recursos naturais

A avaliação começou com entrevistas formais e diálogos informais realizados no dia 28 de julho de 2014, no in-tuito de avaliar o estado da arte concernente aos Processos de Gestão de Risco de Desastres (DRM) na area de estudo, no âmbito da atividade do Projeto INTECRAL: “Governança e Planejamento de MIRH“.

Instituições envolvidasITT / CUAS, Rio Rural / SEAPEC, Inea, Prefeitura de Nova Friburgo, DRM Niteroi, CPRM, Defesa Civil, Emater-Rio, AGEVAP Nova Friburgo, Comitê de Bacia do Rio Dois Rios.

ColaboradoresMarcelo Costa, Jarbas Saraiva e Helga Hissa (Rio Rural); André Bohre (AGEVAP) e as pessoas entrevistadas das instituições mencionadas acima.

Área de pesquisa A pesquisa foi realizada em toda a região da Bacia R2R, com as principais atividades tendo como ponto de partida Nova Friburgo (Figura 1).

AtividadesA primeira fase desta

pesquisa teve como atividade principal a realização de entrevistas com atores chave. Essas entrevistas tiveram como objetivo avaliar o atual processo de previsão, alerta, disseminação, mitigação e resposta à emergência, de acordo com os papéis específicos de cada instituição. O progresso dessa atividade de pesquisa inclui: a) entrevistas qualitativas individuais com 3 a 4 pessoas de cada instituição; b) dois encontros com o Comitê de Bacia

R2R e representantes das instituições municipais envolvidas; c) workshop de lançamento com 50 participantes, realizado nos dias 28 e 29 de agosto; e c) duas excursões de campo às áreas afetadas para reconhecimento de danos ocorridos em 2011.

Reunião com representantes de instituições e o Comitê da Bacia Rio Dois Rios sobre assuntos e

prioridades relativos à água

INTECRAL Workshop Rio Rural: Gestão Participativa WP4

ResultadosOs principais resultados dessa primeira avaliação podem ser resumidos em:

→ Esquema básico dos processos principais e redes de informação entre as instituições na cadeia de DRM.

→ Fluxograma do processo com ações e atores responsáveis em cada uma das três instituições principais.

→ Informações específicas sobre a area do R2R (pluviosidade e tabelas temporais de escoamento, enchentes e mapas de risco, planos de contingência).

→ Critérios de priorização do Comitê R2R de assuntos relativos à água.

→ Validação e informação da pesquisa em curso na area do R2R com os interessados trabalhando no local.

Figure 1. Área de Pesquisa

CONTATOITT— CUAS: [email protected]; SEAPEC RIO RURAL Project: [email protected]

Web Page: http://intecral-project.web.th-koeln.de/

2

Agradecimentos Os pesquisadores agradecem a todos os colaboradores mencio-nados acima e especialmente à equipe do Rio Rural por seu suporte no levantamento de informações e logística.

Do mesmo modo, obrigado a Marie Ikemoto, Wilson Duarte de Araujo, Cinthia Avellar Martins, Jose Teixeira, Ingrid Lima, Claudio Amaral, Jorge Pimentel, Edgar Shinzanto, Celso Graminha, Viviane G. Melo, Percio Portz, Licius Freire e a todos que fizeram parte da primeira fase da pesquisa.

Gostaríamos de agradecer o Ministério Federal Alemão da Educação e Pesquisa (BMBF) pelo financiamento do projeto INTECRAL.

Próximas etapas → Os próximos passos para o período 2014 - 2015 são:

→ Planejar o trabalho participativo em outros dois municípios (reunir interessados e estabelecer datas).

→ Desenvolver metodologia para a segunda fase, com abordagem direta para a população com possibilidade de ser afetada e suas contribuições.

→ Validação da metodologia com a equipe do Rio Rural.

Validação dos próximos passos no workshop INTECRAL Rio Rural (29.08.14)

Esquema processual em gestão de risco de desastre.

Autor: Alicia BustillosFormato e design: Laura NoriegaFotos: © Alicia Bustillos

Excursão de campo à fazenda de Percio Portz para reconhecimento das conse-quências da enchente de 2011 (19.09.14)