gestão de conteúdos no entorno digital

4
Araceli Corbo, responsável pela Biblioteca-Centro de Documentação do MUSAC, um centro que conta com mais de 15.000 volumes. É especializado em arte contemporânea em nível internacional e recolhe interessantes fontes de todos os museus e editoras do mundo. Este fundo está sendo enriquecido pelo intercâmbio contínuo de publicações com outros centros de características similares: no total mantém intercâmbio com 39 museus e instituições nacionais e internacionais. Os serviços da biblioteca não se limitam a sua sede espacial e aos usuários na sala (cujo número é relevante para uma biblioteca especializada), mas ocorrem numerosas consultas on- line, uma constante difusão do Museu e do Centro de Documentação em congressos e seminários (Encontros de Artium, Ministério da Cultura, Centros Culturais Espanhóis na América Latina, Universidades estrangeiras, Congressos Nacionais como FESABID, etc.), existe a assessoria para outros profissionais sobre o funcionamento de bibliotecas especializadas, análise de instrumento de tese para universidades da Espanha, Portugal e Andorra, bibliografias específicas para especialistas e para a equipe do museu, assessoria na administração de arquivos (atualmente Fundação Cerezales Antonino y Cinia) e em outras atividades relacionadas (Fundação Germán Sánchez Ruipérez), etc. A responsável de Documentação também dá aulas como professora associada e docências extraordinárias na Universidade de León, Universidade de Salamanca, Universidade Norte de Barranquilla (Colômbia), CCE em Buenos Aires, Montevidéu, Quito, México, etc., e em Mestrados especializados na área de Museus, Documentação e Indústrias Culturais. A Biblioteca-Centro de Documentação, dirigido por Araceli Corbo, participa ativamente na produção de muitos dos recursos de informação, comunicação e documentação para a difusão e a promoção das exposições e das atividades realizadas na instituição, tanto em nível impresso quanto digital. - Durante 9 anos, administrou e atualizou diariamente a página web do Museu. - Faz parte da equipe para a elaboração do mapa web, estrutura e conteúdo da nova página web, que está sendo criada no momento. - Administra e distribui conteúdos em redes sociais como YouTube, Issuu, SlideShare, Archive.org, Goear, etc., elementos que depois são inseridos na página web. Além de compartilhar as atualizações diárias da rede social de microposts Twitter através do usuário @musacmuseo. - Cria e gere os envios de Newsletters, Convites e Save the Date's através de gestores especializados para o envio de mailings em massa. - Atualiza conteúdos sobre as exposições nas telas do hall como informação da atividade atual do Museu. - Digitaliza a documentação audiovisual das atividades realizadas no museu: encontros, congressos, cursos, além de manter a conservação e preservação da Coleção Videográfica do MUSAC. - Organiza, cria, atualiza, assim como assumiu a administração do Arquivo ADACYL.org.

Upload: crb-8-sp

Post on 10-Jul-2015

173 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Gestão de conteúdos no entorno digital

Araceli Corbo, responsável pela Biblioteca-Centro de Documentação do MUSAC, um centro que conta com mais de 15.000 volumes. É especializado em arte contemporânea em nível internacional e recolhe interessantes fontes de todos os museus e editoras do mundo. Este fundo está sendo enriquecido pelo intercâmbio contínuo de publicações com outros centros de características similares: no total mantém intercâmbio com 39 museus e instituições nacionais e internacionais.

Os serviços da biblioteca não se limitam a sua sede espacial e aos usuários na sala (cujo número é relevante para uma biblioteca especializada), mas ocorrem numerosas consultas on-line, uma constante difusão do Museu e do Centro de Documentação em congressos e seminários (Encontros de Artium, Ministério da Cultura, Centros Culturais Espanhóis na América Latina, Universidades estrangeiras, Congressos Nacionais como FESABID, etc.), existe a assessoria para outros profissionais sobre o funcionamento de bibliotecas especializadas, análise de instrumento de tese para universidades da Espanha, Portugal e Andorra, bibliografias específicas para especialistas e para a equipe do museu, assessoria na administração de arquivos (atualmente Fundação Cerezales Antonino y Cinia) e em outras atividades relacionadas (Fundação Germán Sánchez Ruipérez), etc. A responsável de Documentação também dá aulas como professora associada e docências extraordinárias na Universidade de León, Universidade de Salamanca, Universidade Norte de Barranquilla (Colômbia), CCE em Buenos Aires, Montevidéu, Quito, México, etc., e em Mestrados especializados na área de Museus, Documentação e Indústrias Culturais.

A Biblioteca-Centro de Documentação, dirigido por Araceli Corbo, participa ativamente na produção de muitos dos recursos de informação, comunicação e documentação para a difusão e a promoção das exposições e das atividades realizadas na instituição, tanto em nível impresso quanto digital.

- Durante 9 anos, administrou e atualizou diariamente a página web do Museu.

- Faz parte da equipe para a elaboração do mapa web, estrutura e conteúdo da nova página web, que está sendo criada no momento.

- Administra e distribui conteúdos em redes sociais como YouTube, Issuu, SlideShare, Archive.org, Goear, etc., elementos que depois são inseridos na página web. Além de compartilhar as atualizações diárias da rede social de microposts Twitter através do usuário @musacmuseo.

- Cria e gere os envios de Newsletters, Convites e Save the Date's através de gestores especializados para o envio de mailings em massa.

- Atualiza conteúdos sobre as exposições nas telas do hall como informação da atividade atual do Museu.

- Digitaliza a documentação audiovisual das atividades realizadas no museu: encontros, congressos, cursos, além de manter a conservação e preservação da Coleção Videográfica do MUSAC.

- Organiza, cria, atualiza, assim como assumiu a administração do Arquivo ADACYL.org.

Page 2: Gestão de conteúdos no entorno digital

- Colabora com as exposições na elaboração de dossiês, seleção de documentos e design de recursos digitais como documentação que dá aval e acompanha as mostras; além da gravação de material audiovisual e conversão a distintos formatos para apresentação em salas.

- Colabora com o departamento de registro no apoio à digitalização e gravação de material audiovisual para sua conservação e difusão da Coleção de ciclos de videoarte.

- Colabora com o departamento de imprensa na elaboração e atualização de múltiplos recursos de difusão e comunicação.

- Colabora com o departamento do DEAC preparando a documentação para as visitas guiadas, para programas educativos infantis como o programa Pequeamigos, etc.

- Criou e administra os seguintes blogs de alojamento gratuito:

# “Modelos para armar” (http://modelosparaarmar.wordpress.com) _Seleção de material de documentação para a exposição: “Modelos para armar” que aconteceu no MUSAC de 26 de junho de 2010 a 9 de janeiro de 2011.

# “Para ser construidos” (http://paraserconstruidos.wordpress.com) _Seleção de material de documentação para a exposição de mesmo nome que aconteceu no MUSAC de 26 de junho a 12 de outubro de 2010.

# “Recursos sobre arte contemporáneo” (http://recursoarte.wordpress.com/)_Documentación prévia para a elaboração de um guia de recursos eletrônicos para a atualização de conteúdos especializados em Arte Contemporânea existentes na Internet.

# Pequeño Bibliotecario (http://pequenobibliotecario.wordpress.com/ ) _Blog da atividade “Pequeno Bibliotecário” desenvolvida na Biblioteca-Centro de Documentação de maio de 2008 a novembro de 2012 em colaboração com o Departamento de Educação e Ação Cultural.

- Araceli Corbo, também cria, gere o alojamento e administra as seguintes páginas e recursos web:

# Revista de Pensamiento y Arte RADAR (http://www.radarmagazine.net)_Revista eletrônica e digital do MUSAC sobre Pensamento e Arte.

# ADACYL, Archivo de Artistas de Castilla y León (http://www.musac.es/adacyl) _Arquivo Documental de Artistas de Castela e Leão. Com mais de 110 artistas catalogados.

# Primerproforma2010 (http://www.primerproforma2010.org) _Página web sobre a exposição em processo Primer Proforma 2010 dos artistas: Sergio Prego, Jon Mikel Euba e Txomin Badiola. Conta com todos os materiais elaborados ex professo para a exposição durante 40 dias de trabalho pessoal e interno.

# Toda Práctica es Local (http://www.todapracticaeslocal.com) _Recopilação de todos os documentos surgidos por causa das quatro jornadas de trabalho sobre o estado da Arte Contemporânea em Castela e Leão. Vários autores.

Page 3: Gestão de conteúdos no entorno digital

# Encuentro de Software Libre Arte y Mujer (http://ciberfeminarte.org ) _ Web do Encontro sobre Software Livre, Arte e Mulher que ocorreu no MUSAC em 12 de novembro de 2010.

# Genealogías Feministas (http://www.genealogiasfeministas.net) _ Web da exposição “Genealogias feministas na arte espanhola: 1960-2010” que ocorreu no MUSAC de 23 de junho de 2012 a 6 de janeiro de 2013. Reúne obras, bios de artistas, documentação exposta e todos os vídeos do seminário realizado ex professo motivada pela exposição.

# Todo en parte (http://www.todoenparte.org _Web da exposição “Tudo, em parte. Publicações de artistas nas coleções do MACBA” que ocorreu no MUSAC de 22 de junho a 12 de janeiro de 2014. Reúne 100 registros das publicações expostas no espaço Vitrines do museu, além de toda a documentação surgida do seminário realizado ex professo motivada pela exposição.

# Del mapa al Territorio (http://www.mapaterritorio.org) _ Web e recurso digital motivado pela exposição “Do mapa ao território. Coletivos e espaços culturais independentes em Castela e Leão” realizada no MUSAC de 18 de janeiro a 8 de junho de 2014.

# Conferencia performativa (http://www.conferenciaperformativa.org)_Web da exposição “Conferência performativa: novos formatos, lugares, práticas e comportamentos artísticos” realizada no MUSAC de 18 de outubro de 2013 a 6 de julho de 2014.

Por outro lado, desde outubro de 2008, a Biblioteca-Centro de Documentação desenvolve um amplo programa de dinamização social e conta com uma programação própria centrada na formação e na difusão da relação de novas tecnologias com a arte, além de atividades relacionadas com o mundo do livro, das publicações, da difusão da leitura, criação de pensamento, etc. Alguns dos programas, coordenados e dirigidos por Araceli Corbo, são os seguintes:

- Virtualizarte: Projeto de alfabetização informacional no campo da edição digital.

- Público Arte: Apresentação e análise de publicações de arte.

- Fóruns da Edição: Análise do estado das publicações especializadas. Já se realizaram 3 edições baseadas em diferentes temáticas e com conferências oferecidas por importantes palestrantes.

- Grupos de Discussão: Fórum aberto ao intercâmbio de ideias e reflexões.

- Pequeno Bibliotecário: Oficina infantil onde os pequenos amigos do museu se apropriam da biblioteca.

- Congressos, encontros e outras atividades como o I, II e III Encontro de Redes Sociais em Museus e Centros de Arte. Encontros exitosos onde é analisada a visibilidade dos museus e centros de arte contemporâneo nas redes sociais. O IV Encontro está em marcha, intitulado: “Intermídia-Redes-Ecossistemas”

Page 4: Gestão de conteúdos no entorno digital

A Biblioteca-Centro de Documentação do MUSAC é uma referência dentro das bibliotecas de museus na Espanha e é chamada para sua participação e exemplo em numerosos encontros e congressos.

Em um projeto museológico, deve existir uma Biblioteca - Centro de Documentação, já que a documentação é um fator primordial para aprofundar a compreensão das obras da Coleção e ampliar o conhecimento na arte contemporânea; assim como é um espaço para a conservação, difusão e promoção dos conteúdos gerados a partir do museu.

- - - - -

Araceli Corbo

Responsável pela Biblioteca - Centro de Documentação do MUSAC (Museu de Arte Contemporânea de Castela e Leão) desde 2005. Formada em Documentação, diplomada em Biblioteconomia, especialista em Informação, com doutorado em “Estudos Interdisciplinares de Gênero” e Graduação em Salamanca. Possui um Mestrado em Edição da Universidade de Salamanca e das Ediciones Santillana, cursos de especialização e Community Manager e Marketing on-line, além de numerosos cursos sobre arte contemporânea, gestão de exposições e formação especializada em documentação de museus.

Organiza os “Encontros sobre Redes Sociais em Museus e Centros de Arte” que são realizados no MUSAC (León, 2010-2013) e as “Jornadas Arte e Redes: agentes e conteúdos” em Etopia_Centro de tecnologia e Arte (Zaragoza, 2013). Também organiza fóruns da edição sobre publicações especializadas e um seminário sobre Publicações de Artistas.

Programa oficinas de hardware e software livre para a Biblioteca-Centro de Documentação do MUSAC.

Assessorou o projeto: “Território Arquivo” da Fundación Cerezales Antonino y Cinia, é coordenadora do Arquivo Documental de Artistas de Castela e Leão (ADACYL) e foi curadora das seguintes exposições: “O mundo de hoje em 20 livros de fotografia”, “A imagem editada”, “Campo de Agramante”, “Tudo em parte. Publicações de artistas nas coleções do MACBA”, “Coletivos e Espaços Independentes de Castela e Leão” no espaço Vitrines do MUSAC.

Atualmente, é diretora do Festival Olhares de Mulheres na comunidade de Castela e Leão, e foi curadora de três exposições nesta edição 2014.