gere vendas de soluções com os guias de dimensionamento da ibm - ibm.com · os guias de...

17
ENTRE Gere Vendas de Soluções com os Guias de Dimensionamento da IBM Os guias de dimensionamento da IBM ajudam a maximizar suas oportunidades de vendas de sistemas IBM

Upload: trinhdat

Post on 19-Nov-2018

224 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ENTRE

Gere Vendas de Soluções com os Guias de Dimensionamento da IBM Os guias de dimensionamento da IBM ajudam a maximizar suas oportunidades de vendas de sistemas IBM

Gere vendas de soluções com os guias de vendas da IBM página 2<< Voltar | Avançar >>

Sumário executivo E

Essa ferramenta é o guia de dimensionamento da IBM—e este manual amplo vai possibilitar que você a personalize para as necessidades dos seus negócios e torná-la disponível para uso em menos tempo e com menos esforço do que você imagina. Nestas páginas, você vai encontrar todos os recursos necessários para entender o guia de dimensionamento da IBM e aproveita seu poder para satisfazer mais facilmente seus clientes atuais, potenciais e parceiros—tudo isso minimizando os custos operacionais. Você vai aprender o que é exatamente um guia de dimensionamento e verá razões convincentes para desenvolver e implementar um guia de dimensionamento para seus produtos, incluindo aplicativos reais que fizeram diferença decisiva para provedores de soluções como você. E o mais importante: você verá instruções passo a passo sobre como personalizar um guia de dimensionamento para seus negócios e implementá-lo de maneira rentável. Você pode configurar seu guia de dimensionamento interativo IBM para que ele “entenda” os requisitos de hardware específicos da sua solução e gere recomendações sob demanda. Deixando seu guia de dimensionamento disponível na Web para clientes atuais, potenciais, parceiros e revendedores o tempo todo, você pode manter toda a sua equipe focada nas tarefas essenciais que exigem sua atenção pessoal e deixar a IBM se concentrar no hardware melhor dimensionado para suas soluções. As recomendações de hardware geradas automaticamente sob demanda vão tirar os “achismos” da configuração de soluções e permitir que você faça de forma fácil as recomendações de produtos mais precisas possíveis. Além disso, suas recomendações terão o suporte de uma reputação de sucesso e um tipo de suporte de desenvolvimento, vendas e marketing que só pode ser dado por uma líder de mercado com a IBM. Portanto, não perca mais tempo pensando se um guia de dimensionamento da IBM serve para você. Leia este manual e confirme.

se houvesse uma ferramenta que lhe ajudasse a atender melhor seus clientes atuais com as soluções

exatas que fazem sentido para seus negócios, e preenchesse seu canal com diversos clientes potenciais qualificados, que já estão cientes dos recursos de que vão precisar para sustentar as suas ofertas? E se essa ferramenta estivesse disponível para você gratuitamente e pudesse realmente reduzir as despesas operacionais ao fazer um uso melhor dos recursos existentes? Você hesitaria em usá-la? Provavelmente não. Na verdade, você tomaria todas as medidas necessárias para se equipar com o conhecimento e habilidades necessárias para aplicá-la no melhor uso possível para seus negócios.

Exemplos de guia de dimensionamento

Estudo de caso: Bynari Systems

Perguntas mais frequentes

Recursos adicionais Seu guia de dimensionamento e o ciclo de vida de desenvolvimento

Por que você precisa de um guia de dimensionamento

Visão geral do guia de dimensionamento

O processo do guia de dimensionamento

Sumário executivo

®

Gere vendas de soluções com os guias de vendas da IBM página 3<< Voltar | Avançar >>

®

®

• Diversos sistemas operacionais, incluindo AIX®, IBM i, Linux®, Windows 2000 Server®, Windows Server 2003®, Windows Server 2008®, e Windows Server 2009®.

®

®

Os guias de dimensionamento oferecem acesso interativo a requisitos de hardware e suporte específicos para suas soluções: • Plataformas de hardware da IBM populares, incluindo servidores Power

Systems® e System x®.

Exemplos de guia de dimensionamento

Estudo de caso: Bynari Systems

Perguntas mais frequentes

Recursos adicionais Seu guia de dimensionamento e o ciclo de vida de desenvolvimento

Visão geral do guia de dimensionamentoQ Os guias de dimensionamento baseados na Web da IBM lidam com essas

complexidades oferecendo uma ferramenta para determinar automaticamente os requisitos de hardware para sustentar suas soluções de software. Essa ferramenta pode ser disponibilizada via web para sua equipe de vendas, clientes atuais, clientes potenciais e parceiros de negócios, oferecendo acesso interativo às recomendações de configuração de hardware de que eles precisam para tomar decisões informadas ao comprar ou vender suas soluções. Com apenas um investimento mínimo de tempo e esforço, você pode, de formar rápida e segura, calcular o hardware correto para sua solução ampla. Basta fazer o download do kit de ferramentas da IBM para criar seu guia de dimensionamento. Execute seu guia de dimensionamento em seu navegador da Web e confirme que ele gera as soluções que você espera e normalmente recomenda. Quando estiver satisfeito com o desempenho do seu guia de dimensionamento, pode hospedar o guia no seu site para sua equipe de vendas e seus clientes—ou pode publicá-lo na busca da IBM como um site de guia de dimensionamento de soluções. Com um guia de dimensionamento da IBM, você garante que seus dados proprietários fiquem seguros enquanto você gera recomendações de soluções viáveis e perspectivas de vendas. Se você aproveitar todas as opções disponíveis, seus clientes, parceiros de negócios e vendedores podem acessar os guias existentes e digitar seus dados particulares para gerar versões personalizadas—no seu site ou em um dos nossos.

uer você precise de mais visibilidade perante outros revendedores e vendedores diretos, quer queira que

os clientes potenciais calculem a dimensão certa para seu hardware, um servidor bem dimensionado é uma parte essencial do esforço de marketing para suas soluções. E com variáveis como a quantidade de transações, o tamanho da base de usuários e a velocidade, determinar o hardware certo pode ser uma tarefa complexa.

Guias de dimensionamento IBM

Visão geral do guia de dimensionamento

Por que você precisa de um guia de

O processo do guia de dimensionamento

Sumário executivo

Gere vendas de soluções com os guias de vendas da IBM página 4<< Voltar | Avançar >>

®

Benefícios do guia de dimensionamento Disponíveis no mundo todo, a qualquer hora Sua equipe de vendas e seus clientes podem dimensionar uma solução com seu aplicativo a qualquer hora do dia ou da noite, de qualquer lugar no mundo. Dimensionamento consistente O guia de dimensionamento oferece sempre uma solução consistente, para oferecer expectativas corretas aos seus clientes. Atualizações automáticas de sistemas Os sistemas da IBM disponíveis no momento são recomendados automaticamente, portanto você não precisa se preocupar em atualizar seu guia em relação a sistemas novos ou fora de linha.

Fácil de começar Aproveite o kit de ferramentas amigáveis da IBM para criar seu guia de forma rápida e fácil. Ampla variedade de suporte Os guias suportam os servidores Power Systems e System x da IBM, e AIX 5.3, AIX 6.1, IBM i 5.4, IBMi 6.1, Linux, Windows 2000 Server, Windows Server 2003, Windows 2008 e Windows Os guias também suportam os sistemas de disco IBM System Storage DS e XIV Gratuito A IBM fornece as ferramentas e o ambiente para criar, hospedar e executar seu guia de dimensionamento sem custo para você.

Exemplos de guia de dimensionamento

Estudo de caso: Bynari Systems

Perguntas mais frequentes

Recursos adicionais Seu guia de dimensionamento e o ciclo de vida de desenvolvimento

Por que você precisa de um guia?C Os guias de dimensionamento IBM são a ferramenta essencial que você

procurava para oferecer recomendações de hardware personalizadas, rápidas e precisas para seus clientes atuais, potenciais e parceiros—sem sacrificar os recursos de orçamento e de pessoal que podem ser melhor aplicados a projetos mais essenciais para os negócios. Além disso, a IBM oferece guias de dimensionamento sem custo algum. Você só precisa investir uma quantidade mínima de tempo e esforço de desenvolvimento. Depois que você publicar seu guia de dimensionamento, ele vai estar sempre disponível em qualquer lugar do mundo, fornecendo as recomendações de hardware pedidas por clientes potenciais, atuais e parceiros sempre que precisarem. Como o guia recomenda os sistemas de servidores IBM disponíveis atualmente, os ISVs não precisam se preocupar com listas de sistemas novos ou fora de linha.

omo provedor de soluções experiente, você está ciente da vantagem de vender para um cliente

potencial que já tenha expectativas precisas. Portanto, permitir que seus clientes saibam de antemão o que lhes aguarda em termos de custos e configurações de hardware pode ser um recurso valiosíssimo para vender suas soluções. Além disso, ter a configuração de hardware correta para sua solução de software pode fazer toda a diferença entre uma venda fechada e uma oportunidade perdida. Mas com variáveis como a quantidade de transações, o tamanho da base de usuários e a velocidade de rede, calcular o hardware certo pode ser uma tarefa complexa—e nem sempre é fácil encontrar os recursos de que você precisa para fazer essas avaliações de forma precisa sempre que o cliente exige.

Mas as vantagens dos guias da IBM não param por aí. Quando ele for publicado nos sites da IBM, você não só verá as oportunidades aparecendo e impulsionando o ciclo de vendas de forma mais rápida e fácil do que nunca, como também atingirá um nível de visibilidade entre parceiros e clientes potenciais que você nunca imaginou. E você ganhará a confiança que vem de ter a tecnologia, a experiência e a qualificação da IBM ao seu alcance para o suporte às vendas, marketing e desenvolvimento.

Sumário executivo O processo do guia de dimensionamento

Por que você precisa de um guia de dimensionamento

Visão geral do guia de dimensionamento

Gere vendas de soluções com os guias de vendas da IBM página 5<< Voltar | Avançar >>

8. Publicar na web

7. Validar

• Criar documentação de ajuda

6. Gerar o guia de dimensionamento

Continuação >>

Além disso, esta seção não deve ser sua única fonte de informação em relação ao processo de desenvolver um guia de dimensionamento. Para ter uma visão aprofundada do processo veja o documento Developing sizing guide solutions for the IBM sizing guide estimator (Desenvolvendo soluções de guia de dimensionamento para o avaliador de guia de dimensionamento IBM).

5. Realizar análise de benchmark

• Determinar requisitos de CPU/memória/disco

3. Definir o plano de teste

• Determinar a carga de trabalho do aplicativo • Estabelecer o ambiente de hardware • Executar testes exploratórios de desempenho

Embora as etapas sejam descritas de forma simples, elas podem representar um grande esforço. No decorrer do processo, é importante lembrar que a missão do guia de dimensionamento é recomendar uma configuração de sistema adequada, e não prever a utilização exata de sistema que o cliente terá no final. O objetivo de estar a uma porcentagem pequena da utilização real, na grande maioria dos casos, é suficiente. No decorrer do processo, é importante ter isso em mente à medida que compensações forem necessárias.

• Escrever scripts

4. Montar o ambiente e executar testes

• Desenvolver o banco de dados

O processo do guia A gora que você entende o que é um guia de dimensionamento e por que ele é essencial para atender seus clientes atuais,

potenciais e parceiros, você deve estar se perguntando como começar a desenvolver seu guia personalizado. Esta seção lhe dá uma visão geral de alto nível do processo do guia, incluindo as etapas principais.

• Definir perguntas

2. Preparar

• Reunir informações

1. Planejar

Seu guia de dimensionamento e o ciclo de vida de desenvolvimento

Estudo de caso: Bynari Systems

Perguntas mais frequentes

Recursos adicionais Exemplos de guia de dimensionamento

Visão geral do guia de dimensionamento

Por que você precisa de um guia de dimensionamento

O processo do guia de dimensionamento

Sumário executivo

Gere vendas de soluções com os guias de vendas da IBM página 6

Sumário executivo O processo do guia de dimensionamento

Visão geral do guia de dimensionamento

Por que você precisa de um guia de dimensionamento

Exemplos de guia de dimensionamento

Estudo de caso: Bynari Systems

Perguntas mais frequentes

Recursos adicionais Seu guia de dimensionamento e o ciclo de vida de desenvolvimento

O processo do guia Continuação

Etapa 1: Planejar A primeira etapa do processo do guia de dimensionamento—como em qualquer processo de desenvolvimento de aplicativos—é o planejamento. É importante pensar nos objetivos para seu guia, incluindo a decisão sobre o quão precisa a estimativa deve ser. A precisão da ferramenta depende de certa forma em quanto esforço você aplica para desenvolvê-la e testá-la. No entanto, desenvolver e testar além de certo ponto pode ser inútil, pois há um limite para a precisão do avaliador—e tentar desenvolver precisão acima desse nível é um esforço desperdiçado.

Etapa 2: PrepararAntes de realizar qualquer etapa concreta para desenvolver seu guia de dimensionamento, é fundamental se familiarizar com o avaliador de guia de dimensionamento, que é um dimensionador fácil de usar para servidores Power Systems e System x executando várias cargas de trabalho. Como primeira etapa, faça o download do Sizing Guide Toolkit (kit de ferramentas de guia de dimensionamento) com arquivos de exemplo e repasse as amostras e as informações fornecidas. Quando tiver uma boa idéia do fluxo geral e do nível das perguntas dos guias típicos fornecidos pela IBM, prossiga para o sizing guide developer users guide (guia do desenvolvedor de guias de dimensionamento) no kit de ferramentas. No fim das contas, você vai precisar de um entendimento detalhado desse documento, mas nesta etapa do processo, uma compreensão geral basta. Quando você se familiarizar com essas ferramentas e recursos e se sentir mais confortável com seu entendimento da experiência de dimensionar aplicativos, prossiga para o cerne da etapa de preparação—decidir as perguntas para o usuário final necessárias para dimensionar seu aplicativo. Você deve envolver bastante sua equipe de vendas nesta fase do processo, pois é provável que ela já use perguntas relacionadas a volume para ter um vislumbre dos requisitos de processamento dos clientes e possa lhe dizer em quais recursos de aplicativos os clientes se interessam com mais frequência. Além disso, ela pode lhe dar uma ideia clara do nível geral de conhecimento que um cliente típico pode oferecer e estará mais disposta a “comprar” o projeto, o que é importante, pois é ela que vai usá-lo e recomendá-lo com mais frequência. Geralmente, três tipos de informações são necessárias: Processamento: O primeiro tipo de pergunta tem a ver com os requisitos de processamento (CPU). Os volumes de transação de negócios são importantes para dimensionar os requisitos de CPU. Em algumas situações, isso pode se reduzir a perguntar simplesmente o “número de usuários”. Em outras, nem todos os usuários impõe a mesma carga sobre o servidor, portanto pode ser preciso perguntar o “número total de transações de negócios processadas”. Continuação >>

<< Voltar | Avançar >>

Planejar é extremamente importante no processo para desenvolver uma solução de guia de dimensionamento. Isso acontece porque esse esforço envolve o exame de um grande número de detalhes, como coletar e analisar os dados corretos e gerenciar o ambiente controlado de testes. As ciladas comuns a serem evitadas incluem a tendência de fazer medidas demais, a tendência oposta de fazer muito pouco delas e o potencial para fazer as medidas erradas. Até mesmo a complexidade das perguntas que devem ser respondidas pode tornar a tarefa complexa. Além disso, leve em conta o nível de experiência do público (representantes de vendas contra clientes). As configurações de servidores precisam ser balanceadas corretamente e os parâmetros de sistema devem ser definidos de forma racional para se adequarem à função do aplicativo. Outro errocomum que quase certamente distorce as descobertas de um benchmark de dimensionamento é tentar executar os testes em servidores não-dedicados. Por último, este é o momento ideal para formar uma expectativa geral do tempo, esforço e recursos de servidor necessários para realizar a iniciativa de desenvolver e verificar o guia de dimensionamento. Ao final da fase de planejamento, o esforço total pode ser estimado com mais precisão e os planos podem ser ajustados. Por exemplo, reduzindo as variações e aceitando estimativas menos precisas, você pode reduzir o total de esforço e de custo.

Gere vendas de soluções com os guias de vendas da IBM página 7

Continuação >>

<< Voltar | Avançar >>

O processo para determinar a carga de trabalho do aplicativo é o seguinte: a. Analisar o conjunto de clientes potenciais para o(s) aplicativo(s) Como dito antes, a equipe de vendas pode oferecer informações valiosas nesta etapa. Nem todos os clientes usam o mesmo conjunto de funções em um aplicativo. Os objetivos são captar as distinções importantes onde as funções de aplicativo ou volumes de banco de dados são significativamente diferentes, e ao mesmo tempo manter variáveis razoáveis para o guia de dimensionamento. Nem toda variação precisa ser medida. De uma a três categorias é uma variação típica. b. Identificar os grupos de usuários (dentro de cada conjunto de clientes) Pode ser necessário medir essas cargas de trabalho separadamente para que cada segmento possa ser dimensionado em níveis diferentes no avaliador do guia.

Etapa 3: Definir o plano de testeAgora que você está informado para o processo do guia de dimensionamento edecidiu as perguntas que vai fazer aos usuários finais, é hora de definir as medidase os processos de teste que se seguirão para dimensionar o aplicativo.

Outras perguntas podem incluir: Quantos pedidos são inseridos em um dia comum de oito horas? Qual é a o número médio de itens por pedido? Quantos empréstimos são processados? Qual o número normal de visitas por segundo para um aplicativo da Web? Memória: O segundo tipo de pergunta tem a ver com os requisitos de memória. Geralmente, os aplicativos são projetados para que tarefas e/ou armazenamentos separados sejam usados para cada usuário. Essas perguntas podem incluir: Quantos usuários entram com pedidos? Quantos usuários usam as contas a pagar? Quantos são os usuários/transações simultâneos?

1) Determinar a carga de trabalho do aplicativoA primeira etapa a definir no seu plano de teste é determinar a carga de trabalho doaplicativo. Para fazer esse cálculo com precisão, você deve estar bem ciente dasvárias maneiras em que o aplicativo é utilizado. Quando o aplicativo é usado emgrandes empresas, não é incomum encontrar grandes números de usuários e umaampla gama de propósitos. Quanto maior o número de usuários e a gama de usos,mais importante é distinguir entre os tipos de uso para estimar as necessidades derecursos. Quando o aplicativo é instalado em empresas menores, não é raro vermenos usuários e menos tipos ou grupos de usuários. Com números de usuáriosmenores e uma gama menor de usos, uma abordagem mais simples para odimensionamento pode ser aplicada.

Disco: O terceiro tipo de pergunta tem a ver com os requisitos de DASD. Quantos são os documentos e registros? Qual é o tamanho médio? Quantos SKUs são mantidos? Quantas contas de usuário? Por quanto tempo os dados de histórico são mantidos on-line? Mas seguir essas orientações em tópicos não é o suficiente para garantir que você faça as perguntas mais eficientes possíveis. É igualmente importante atingir o equilíbrio certo entre extrair informações suficientes para fazer uma recomendação precisa e buscar apenas as informações que os usuários finais saibam imediatamente. Quanto maior a probabilidade de um usuário final ter de procurar em outro lugar as respostas às perguntas do guia, menor a probabilidade dele preencher o questionário, reduzindo bastante a chance de venda. Portanto, limite o número de perguntas entre seis e dez, e redija cada uma de maneira lógica para não deixar o usuário final confuso com tantas informações. Lembre-se de que códigos podem ser aplicados para oferecer padrões razoáveis caso o usuário final não saiba de cara a resposta para uma pergunta. Na verdade, a IBM recomenda incluir valores-padrão para quase todas as perguntas de dimensionamento—ou, pelo menos, em todos os casos em que seja remotamente possível “dar um chute”.

O processo do guia Continuação

Sumário executivo O processo do guia de dimensionamento

Visão geral do guia de dimensionamento

Por que você precisa de um guia de dimensionamento

Exemplos de guia de dimensionamento

Estudo de caso: Bynari Systems

Perguntas mais frequentes

Recursos adicionais Seu guia de dimensionamento e o ciclo de vida de desenvolvimento

<< Voltar | Avançar >>Gere vendas de soluções com os guias de vendas da IBM página 8

4) Escrever os scripts Para coletar conjuntos múltiplos de dados consistentes para o dimensionamento, é necessário um método replicável para fazer o sistema trabalhar. Você pode usar algumas ferramentas de testes automatizados, ou seus desenvolvedores podem escrever seus próprios geradores de carga ou comprar outras ferramentas de testes funcionais ou de carga que também podem ser usadas para medidas de dimensionamento. Alguns geradores de carga de trabalho usam APIs para enviar transações para um servidor. Por exemplo, um programa em um servidor Power System pode enviar tarefas que mandam transações MQ para o sistema de teste. Por último, o Power Systems Benchmark Center pode ser uma fonte para desenvolver scripts de dimensionamento. Siga estas etapas ao desenvolver scripts ou um gerador de carga de trabalho:

• Use um tempo para “pensar”, para que as transações sejam ritmadas de forma a chegar ao servidor de forma realista.

• Incorpore um começo escalonado e um pouco de variabilidade nos scripts, para que os usuários não executem as mesmas funções simultaneamente—possivelmente criando picos irreais nas demandas de recursos.

• Dê tempo para o script atingir um estado constante antes de analisar os dados de desempenho do teste.

• Use dados variáveis para os scripts, para que os objetos não acabem ficando residentes na memória.

Continuação >>

c. Identificar os transações de negócios (dentro de cada grupo de usuários)Liste os tipos de transações de negócios que um usuário típico realiza e a frequência com que cada uma delas é executada. O objetivo é obter uma lista curta das principais funções. Este não é um teste funcional, no qual a cobertura completa é importante. Uma transação só deve ser incluída se ocorrer com muita frequência, ou se ocorrer com menos frequência, mas consumir recursos significativos do sistema.

3) Executar testes exploratórios de desempenhoNessa etapa da preparação é importante executar alguns testes exploratóriospara entender como o aplicativo funciona sob as cargas de trabalho definidase nas configurações de hardware planejadas. Isso é fundamental paradeterminar os testes e o hardware que vão gerar mais informações. Os testesexploratórios não servem para demonstrar resultados bons/ruins ouaprovados/reprovados com precisão. Em vez disso, eles são usados paracaptar características gerais de comportamento. 2) Estabelecer o ambiente de hardware

Com a carga de trabalho do aplicativo determinada, é necessário estabelecero ambiente de hardware. A precisão do avaliador do guia dedimensionamento é melhorada quando as fórmulas são baseadas nosresultados de vários testes em cada uma das diferentes configurações dehardware. Ao escolher o hardware no qual a carga de trabalho é executada,deve-se considerar o seguinte: • Recomenda-se dois ou mais sistemas. Três ou quatro pode ser ideal se

uma ampla gama de sistemas for modelada. • Escolha os modelos de hardware de servidor Power Systems ou System x

mais recentes disponíveis. • Se uma configuração específica for direcionada para o aplicativo, ou se for

sabido que uma configuração é popular entre clientes atuais e potenciais, não deixe de incluí-la.

• Escolha configurações que abranjam a gama de sistemas possíveis para o aplicativo.

• Escolha um hardware que você acredite que seja um exemplo de configuração “balanceada”—na qual nenhum recurso seja subutilizado ou utilizado em excesso quando os testes forem executados.

• Em relação à escolha de hardware para benchmarks nos quais a memória e o disco sejam preocupações específicas, certifique-se de que as configurações tenham recursos de memória e de disco suficientes para suportar testes hipotéticos. É melhor se planejar para usar mais disco e memória do que o realmente esperado.

Sumário executivo O processo do guia de dimensionamento

Visão geral do guia de dimensionamento

Por que você precisa de um guia de dimensionamento

Exemplos de guia de dimensionamento

Estudo de caso: Bynari Systems

Perguntas mais frequentes

Recursos adicionais Seu guia de dimensionamento e o ciclo de vida de desenvolvimento

O processo do guia Continuação

Etapa 5: Executar análise de benchmarkAgora, boa parte dos dados de desempenho foi coletada de forma ordenada edocumentada. Graças ao trabalho de preparação antes da fase de testes e aminúcia que certamente foi empregada nos testes, agora você está mais doque bem preparado para começar a parte de análise do processo. Embora oprocesso de análise de benchmark possa ficar complicado, em essência, eleé muito simples. É preciso dimensionar três recursos distintos: CPU, DASD ememória. Separadamente, a análise do desempenho de cada um dessescomponentes é mais fácil de realizar:

Continuação >>

<< Voltar | Avançar >>Gere vendas de soluções com os guias de vendas da IBM página 9

• Para tirar medidas precisas e repetíveis, pode ser necessário executar o aplicativo em um servidor dedicado, no qual as únicas tarefas executadas sejam as que integram a carga de trabalho definida.

• O ambiente deve permanecer consistente entre as execuções de desempenho; portanto, crie uma lista de verificação dos procedimentos de execução.

• Uma das tarefas essenciais na lista de procedimentos de execução é o monitoramento e coleta dos dados de desempenho. Há dois elementos no monitoramento de desempenho—o monitoramento em tempo real e a coleta dos dados a serem usados no desenvolvimento do guia de dimensionamento.

Etapa 4: Montar o ambiente e executar testes O teste de base é a primeira vez em que todas as peças do ambiente de teste ficam juntas. A carga de trabalho definida é executada usando os scripts de teste no ambiente de hardware e software prescrito. Siga os procedimentos de execução e teste para a coleta, inicialização, configuração e restauração dos dados de desempenho. Aproveite a oportunidade para ver o sistema em ação—além de revisar as configurações do aplicativo e do sistema, monitore o desempenho em tempo real e garanta que ele esteja no melhor desempenho. Se o desempenho não for satisfatório, pode ser necessário ajustar os tempos de “pensamento” ou “atraso” no gerador de carga de trabalho e então executar o teste de base novamente. Da mesma forma, pode ser importante fazer alguns ajustes ao servidor ou aplicativo e então refazer o teste. O objetivo é executar os testes em sistemas balanceados, nos quais os recursos não sejam subutilizados nem utilizados demais. É fundamental nesta etapa que o ambiente seja o mesmo para cada teste. Para garantir essa consistência, considere esses fatores:

5) Desenvolver o banco de dados Na maioria dos casos, a carga de trabalho precisa ser executada com dados—portanto, é necessário um banco de dados. Ele deve ter tamanho e estrutura similares ao ambiente que está sendo replicado. Às vezes, um banco de dados de “semente” é usado como ponto de partida e então replicado várias vezes, variando os componentes principais dos dados. Em outros casos, um provedor de aplicativos pode usar o banco de dados de um cliente real. De qualquer forma, é ideal restaurar o banco de dados para que cada teste tenha o mesmo ponto de partida, pois isso garante repetitividade e consistência entre os testes e permite a comparação dos resultados.

O processo do guia Continuação

Exemplos de guia de dimensionamento

Estudo de caso: Bynari Systems

Perguntas mais frequentes

Recursos adicionais Seu guia de dimensionamento e o ciclo de vida de desenvolvimento

Sumário executivo O processo do guia de dimensionamento

Visão geral do guia de dimensionamento

Por que você precisa de um guia de dimensionamento

Etapa 6: Gerar o guia de dimensionamentoNesse ponto, a parte difícil de gerar os valores de dados está concluída.Todos os números foram coletados e calculados. Agora, é hora de usar aferramenta de desenvolvimento de guia de dimensionamento para criar asolução de guia. Para uma descrição detalhada de como executar essatarefa, consulte o documento IBM Systems Workload Estimator Developer’sUser Guide (Guia do Usuário do Desenvolvedor do Avaliador de Carga deTrabalho de Sistemas IBM). Criar links para informações de “ajuda” on-linepara oferecer aos usuários finais referências adicionais para ajudá-los aresponder de forma precisa e completa às perguntas do guia é uma etapaimportante ao gerar seu guia de dimensionamento. Sem informações úteis,pode haver erros graves nas respostas dos usuários finais, resultando em umdimensionamento incorreto e em pouca satisfação para o cliente. Etapa 7: Validar os resultados Agora que o guia de dimensionamento foi gerado, os resultados devem serverificados em comparação aos de um servidor de produção (idealmente, devários). Esta é a última oportunidade, antes da publicação do produto dedimensionamento, para garantir sua validade em ambientes reais. Além disso,é uma excelente oportunidade para mostrar o guia de dimensionamento paraoutras pessoas em sua empresa e deixá-las trabalhar com a ferramentausando alguns dos parâmetros relevantes para situações com clientes emque eles “já saibam” a resposta. Esse feedback final pode ser usado paraajustar o guia e torná-lo ainda mais útil quando for implementado. Etapa 8: Publicar o guia de dimensionamento na web Com o guia de dimensionamento criado, testado e validá-lo, é hora deentregá-lo à sua equipe de vendas, clientes e parceiros de negócios. Issoprovavelmente é feito mais facilmente pela Web—possibilitando atualizaçõesde forma conveniente e garantindo que o “público” tenha à disposiçãoinstantaneamente a versão mais recente do guia.

<< Voltar | Avançar >>Gere vendas de soluções com os guias de vendas da IBM página 10

Requisitos de CPU: Ao determinar os requisitos de CPU, seu objetivo é encontrar a relação entre o número de transações processadas (ou o numero de usuários ativos) e a capacidade de CPU necessária. Para fazer isso, execute a mesma carga de trabalho em mais de uma configuração e utilização de CPU. Analisando as estatísticas de CPU para esses vários testes, você pode determinar as fórmulas necessárias para calcular os requisitos de CPU. As variáveis do avaliador do guia de dimensionamento são CPU não interativa (NICPW, expressa como CPW), CPU interativa (ICPW, expressa como CPW), rPerf para Power Systems, e xPerf para servidores System x. Requisitos de memória: Ao definir os requisitos de memória, o objetivo é encontrar uma fórmula para a métrica MEM. A memória geralmente é dimensionada por sessão ou por usuário. No entanto, ao dimensionar a memória para um aplicativo da Web, pode ser apropriado dimensionar por thread, por servidor ou até mesmo por transação. Há duas abordagens fundamentais para o problema de determinar os requisitos de memória. O método mais simples é usar um número como regra prática, baseado na experiência. Quando a memória não é um fator de custo significativo o bastante para justificar o tempo e os recursos necessários para testes de dimensionamento de memória mais extensos, essa abordagem pode ser adequada. A outra abordagem é baseada na execução de testes e na coleta de recursos. Requisitos de disco: Há dois objetivos na parte de dimensionamento de disco dos testes—analisar a quantidade total de armazenamento que o aplicativo exige e determinar o número de unidades de disco necessárias para o melhor desempenho. “Armazenamento” refere-se à quantidade de armazenamento exigida pelo aplicativo, e “braços” refere-se ao número de braços de discos necessários para lidar de forma adequada com a E/S da carga de trabalho de processamento do aplicativo.

Sumário executivo O processo do guia de dimensionamento

Visão geral do guia de dimensionamento

Por que você precisa de um guia de dimensionamento

Exemplos de guia de dimensionamento

Estudo de caso: Bynari Systems

Perguntas mais frequentes

Recursos adicionais Seu guia de dimensionamento e o ciclo de vida de desenvolvimento

O processo do guia Continuação

<< Voltar | Avançar >>Gere vendas de soluções com os guias de vendas da IBM página 11

Benefícios do guia de dimensionamento De modo geral, os amplos recursos de desenvolvimento do IBM PartnerWorld podem melhorar suas habilidades de vendas, técnicas, de marketing e de produtos para hardware e software da IBM. Os recursos específicos incluem: • Treinamento on-line técnico e de vendas sobre hardware e software da IBM • Assistência de portabilidade e migração para lhe ajudar a desenvolver suas soluções • Suporte técnico e de vendas por telefone em inglês, francês, italiano, espanhol e chinês • Suporte por e-mail 7 dias por semana, 24 horas por dia • Recursos de vendas e marketing projetados para ajudar a reduzir o ciclo de vendas • Recursos da IBM para desenvolvimento, testes, migração e validação de hardware e software

Sumário executivo O processo do guia de dimensionamento

Visão geral do guia de dimensionamento

Por que você precisa de um guia de dimensionamento

Exemplos de guia de dimensionamento

Estudo de caso: Bynari Systems

Perguntas mais frequentes

Recursos adicionais Seu guia de dimensionamento e o ciclo de vida de desenvolvimento

Seu guia de dimensionamento e o ciclo de vida de desenvolvimentoG Por ajudarem a impulsionar oportunidades no ciclo de vendas, os guias de

dimensionamento são parte integral do renomado programa IBM PartnerWorld.O foco específico dos recursos de desenvolvimento do IBM PartnerWorld éfornecer aos Parceiros de Negócios IBM uma ampla gama de recursostécnicos, de vendas, de marketing e de treinamento de alto calibre para portar,testar, integrar e otimizar aplicativos em plataformas IBM. A IBM oferece umavariedade de programas de co-marketing que complementam a experiência dedesenvolvimento de soluções do IBM PartnerWorld. Disponibilizados através dasua inscrição no PartnerWorld, esses programas incluem: • IBM ServerProven®

• IBM System Storage Proven • Know Your IBM • IBM SystemSeller™ • IBM Express Portfolio™

uias de dimensionamento fazem parte dos recursos de

desenvolvimento do IBM PartnerWorld, que foram projetados

para ajudar você a melhorar seu faturamento fornecendo recursos

valiosos para o desenvolvimento, marketing e suporte constante das

suas soluções de software para IBM. O IBM PartnerWorld coloca a

tecnologia, experiência e qualificação da IBM à sua disposição. O mais

importante é que recursos do programa são dedicados a lhe ajudar a

gerenciar todo o ciclo de vida do desenvolvimento de soluções,

incluindo:

VISÃO ESTRATÉGICA: Roteiros para ajudar a definir decisões de desenvolvimento para produtos e plataformas DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: Acesso às plataformas de servidores e de software da IBM para facilitar o desenvolvimento, testes e demonstrações COMERCIALIZAÇÃO: Ferramentas para permitir recomendações precisas e consistentes de dimensionamento de sistemas, além de várias iniciativas de co-marketing SUPORTE TÉCNICO: Validação de soluções e testes para atualizações de servidor, melhorias de software e suporte técnico continuado APRIMORAMENTO E REDESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES: Recursos de hardware para agregar valor e funcionalidade à solução

<< Voltar | Avançar >>Gere vendas de soluções com os guias de vendas da IBM página 12

Exemplos amplos

Faça o download dos arquivos de exemplo e de documentação para carga de trabalho ampla

A Seguem abaixo links para os exemplos de guia de dimensionamento de servidor de e-mail simples (Simple Mail Server) e de carga de trabalho ampla (Comprehensive Workload). Os exemplos de servidor de e-mail simples mostram soluções para um aplicativo de servidor de e-mail executados em vários sistemas IBM. Os exemplos de carga de trabalho ampla mostram soluções que demonstram o poder e a versatilidade dos guias de dimensionamento em mais detalhes. Se você preferir ver como os guias de dimensionamento funcionam para aplicativos reais, visite a página Search for a Solution Sizing Guide (pesquisa por guias de dimensionamento de soluções). Há uma série de guias disponíveis que geram soluções em tempo real, desde sistemas simples até soluções para vários sistemas e camadas.

gora que você aprendeu tudo sobre guias de dimensionamento—inclusive como desenvolver e

implementar o seu próprio—é hora de ver alguns exemplos. Eles vão lhe dar uma ideia melhor de como seu guia final vai ficar e como ele pode ser usado depois de publicado. Explore esses exemplos e veja as possibilidades que um guia de dimensionamento pode dar ao seu aplicativo.

Exemplos de servidor de e-mail simples

Faça o download dos arquivos de exemplo e de documentação para servidor de e-mail simples

Exemplos de guia de dimensionamento

Exemplos de guia de dimensionamento

Estudo de caso: Bynari Systems

Perguntas mais frequentes

Recursos adicionais Seu guia de dimensionamento e o ciclo de vida de desenvolvimento

Por que você precisa de um guia de dimensionamento

Visão geral do guia de dimensionamento

O processo do guia de dimensionamento

Sumário executivo

A Fortalecendo recursos existentes para aumentar a vantagem competitiva Para se manter competitiva, é fundamental que a Bynari forneça configurações de hardware que “escalonem” de acordo com os requisitos do cliente. Portanto, quando a Bynari descobriu que não podia dimensionar o hardware corretamente por falta de pessoal necessário, parecia que ela teria de adquirir recursos humanos adicionais e especialistas em desempenho para ajudar. Como desenvolver seu próprio guia de dimensionamento não era uma opção, a Bynari pensou em alguns fornecedores para ajudarmos no processo. “Pensamos na HP. Pensamos na Dell. Finalmente, escolhemos a IBM. A principal razão para isso é que, ao contrário das concorrentes, a IBM era a única empresa sofisticada o bastante para atender às nossas necessidades com Linux. Além disso, a IBM já tinha uma equipe de especialistas que entendeu nossas necessidades. Outros fornecedores não tinham a capacidade de fornecer o apoio de que precisamos”, explica Hyun J. Kim, presidente da Bynari. Simplificando a configuração de hardware A Bynari coletou as medidas de desempenho necessárias e desenvolveu um guia de dimensionamento usando o kit de ferramentas da IBM. Em seguida, ela enviou o guia à IBM para ser publicado. Por fim, salvando o guia como um arquivo HTML e carregando a página que contém a solução no seu navegador da Web, a Bynari foi capaz de testar sua solução. E o guia personalizado da Bynari logo ficou disponível no seu site para ser usado por clientes potenciais, atuais e parceiros da IBM. Como integrante do IBM PartnerWorld®, a Bynari inscreveu sua solução no Global Solution Directory da IBM, um repositório de informações de Parceiros de Negócios. Ao escolher a IBM, a Bynari simplificou o processo de configuração de hardware e obteve os recursos necessários para manter sua vantagem competitiva. Diversos fatores contribuíram para a Bynari escolher o guia oferecido pela IBM. Em primeiro lugar, com essa solução, os vendedores e clientes da Bynari sabem exatamente quais são os requisitos de hardware para atingir os resultados desejados.

Bynari, Inc., pequena empresa privada com sede no Texas, EUA, é uma firma de vanguarda que

desenvolve software e sistemas de e-mail para revenda através de vários relacionamentos de fornecedor—além dos seus próprios canais diretos de vendas e marketing. O Insight Server® da Bynari—desenvolvido para facilitar capacidades totais de envio de mensagens e colaboração—é um servidor de e-mail baseado em Linux® que utiliza componentes de código aberto para oferecer uma solução de e-mail altamente confiável, escalável e econômica para clientes de todos os tamanhos no mundo todo.

Continuação >>

<< Voltar | Avançar >>Gere vendas de soluções com os guias de vendas da IBM página 13

Estudo de caso: Bynari Systems

Seu guia de dimensionamento e o ciclo de vida de desenvolvimento

Recursos adicionais Perguntas mais frequentes

Exemplos de guia de dimensionamento

Estudo de caso: Bynari Systems

Por que você precisa de um guia de dimensionamento

Visão geral do guia de dimensionamento

O processo do guia de dimensionamento

Sumário executivo

Gere vendas de soluções com os guias de vendas da IBM página 14

O desafio • Obter recursos necessários para se manter competitiva • Determinar de forma rápida e simples o quão bem o software pode

escalonar em uma plataforma de hardware específica • Cortar custos e tempo para implementar a solução Por que escolher os guias de dimensionamento IBM? • Garantem soluções rápidas, fáceis e segura • Oferecem liberdade de escolha e controle total • Contam com pessoal experiente e processo organizado • Oferecem suporte de vendas e marketing A solução • Aproveitar os guias de dimensionamento da IBM para determinar de

forma rápida, fácil e segura o hardware correto para suas soluções de software

Os benefícios • Maior vantagem competitiva • Economias de custo adquiridas • Resultados rápidos e fáceis atingidos • Visibilidade e oportunidades de venda adicionais

Garantindo resultados rápidos e fáceis O maior benefício de que a Bynari desfruta como resultado do relacionamento com a IBM é uma vantagem competitiva amplamente melhorada. “É sempre uma história positiva, se você usa sistemas IBM. É bom ter esse grande nome apoiando você—oferece muita credibilidade e automaticamente dá conforto ao cliente, pois ele sabe que seu software é uma solução viável”, explica Kim. Além disso, a empresa obteve uma economia incrível. “Ao nos juntarmos à IBM, evitamos que milhares e milhares de dólares fossem gastos em hardware, pessoal, recursos e software.” A equipe de especialistas e as soluções comprovadas da IBM forneceram os resultados rápidos e a facilidade de uso que a Bynari procurava. “A IBM tem o processo mais detalhado que já vi—a HP, por outro lado, pareceu desorganizada. A IBM tem um processo fácil para literalmente tudo, o que é uma das razões pelas quais começamos a trabalhar com ela”, diz Kim. Enfim, as conexões da IBM ofereceram uma enorme vantagem à Bynari. “Uma das maiores oportunidades que conseguimos foi trabalhar com Parceiros de Negócios IBM. São eles que impulsionam as vendas.”

<< Voltar | Avançar >>

Visão geral do estudo de caso da Bynari

Além disso, o guia de dimensionamento é uma ferramenta muito fácil de usar.” E mais, através do uso do guia, a Bynari garante que seus dados proprietários permanecem seguros enquanto geram oportunidades de venda. De fato, desde sua instalação, centenas de clientes potenciais, atuais e Parceiros de Negócios IBM utilizaram o guia da Bynari—maximizando o tempo da empresa e os recursos dos clientes. Agora a Bynari tem a assistência de marketing e vendas essencial de que precisam.

Sucesso contínuo com uma parceria crescente Como parte de sua parceria contínua com a IBM, a Bynari está trabalhandopara integrar componentes de middleware IBM nos seus produtos. Kimconclui: “Se há outras empresas querendo parceria com a IBM, recomendoque elas façam isso. Economiza muito dinheiro no esforço de vendas emarketing, e ajuda a desenvolver sua reputação e credibilidade. Além disso,você consegue acesso aos recursos técnicos mais inovadores.”

E em segundo lugar, como os guias de dimensionamento podem ser pesquisados por parceiros e clientes, eles oferecem oportunidades de venda adicionais que são fundamentais para o sucesso da Bynari a longo prazo. Como Kim explica, “O grande número de parceiros e revendedores da IBM foi decisivo.

Continuação Estudo de caso: Bynari Systems

Sumário executivo O processo do guia de dimensionamento

Visão geral do guia de dimensionamento

Por que você precisa de um guia de dimensionamento

Exemplos de guia de dimensionamento

Estudo de caso: Bynari Systems

Perguntas mais frequentes

Recursos adicionais Seu guia de dimensionamento e o ciclo de vida de desenvolvimento

Sumário executivo Visão geral do guia de dimensionamento

Por que você precisa de um guia de dimensionamento

O processo do guia de dimensionamento

Perguntas mais frequentes

Exemplos de guia de dimensionamento

Estudo de caso: Bynari Systems

Recursos adicionais Seu guia de dimensionamento e o ciclo de vida de desenvolvimento

Perguntas mais frequentesQuais são os benefícios dos guias de dimensionamento?Os guias de dimensionamento identificam os requisitos de hardware específicos para suas soluções de software e oferecem acesso interativo a recomendações de hardware sob demanda, baseadas nas respostas dos usuários às suas perguntas de configuração. Os guias recomendam automaticamente os modelos de hardware mais recentes, portanto você permanece atualizado nos lançamentos de software. As recomendações são sempre consistentes, para atingir melhor precisão e maior satisfação dos clientes. Os guias são baseados na Web e geralmente ficam disponíveis no mundo todo, a toda hora. As sugestões de hardware são geradas em minutos, a qualquer hora e lugar necessário, e a assistência para definir preços está a um botão de distância. Se for solicitado, um representante de vendas IBM pode ver a configuração recomendada pelo guia de dimensionamento e criar uma cotação de preço detalhada.

Como os guias de dimensionamento funcionam?No momento da execução, os representantes de vendas, revendedores ouclientes respondem às suas perguntas de dimensionamento. Duas configuraçõesde hardware IBM são geradas: uma que atende às especificações e outra que dáespaço para crescimento. Os guias se comunicam com um servidor central, quegera recomendações de hardware e as envia de volta ao guia. O servidor centralmantém um inventário de servidores IBM e suas capacidades. Assim que novosmodelos de hardware forem acrescentados ao servidor central, eles podem serusados para todos os guias. Os guias estão disponíveis para os softwares maispopulares e alguns especializados. Milhares de recomendações dedimensionamento são calculadas por mês em 80 países. Como posso criar guias de dimensionamento?

Quanto os guias de dimensionamento custam? Não há custo para criar ou executar um guia, e a hospedagem na IBM é gratuita. No entanto, os guias exigem algum tempo e esforço de sua parte para serem criados.

Confira o desenvolvedor de guia de dimensionamento em http://www.ibm.com/partnerworld/wp/static/sizing/i/wdinstallinst.pdf. Como funciona o processo do guia de dimensionamento? O programa de desenvolvimento com o kit de ferramentas de guia dedimensionamento permite que você crie seu guia personalizado. Fornecemos ummanual do usuário, uma série de exemplos de dimensionamento e adocumentação para eles. Se você tiver perguntas, pode obter suporte pelo e-mail

Quem pode usar guias de dimensionamento? Qualquer um pode executar um guia de dimensionamento da IBM e receber uma recomendação de hardware—mas os guias só podem ser criados por integrantes do PartnerWorld e pelo pessoal da IBM, e são projetados para serem desenvolvidos por fornecedores independentes de software (ISVs, Independent Software Vendors).

[email protected]. Para ver o processo de instalação do desenvolvedor do guia,visite: http:www.ibm.com/partnerworld/wp/static/sizing/i/wdinstallinst.pdf.

Continuação >>

<< Voltar | Avançar >>Gere vendas de soluções com os guias de vendas da IBM página 15

Sumário executivo O processo do guia de dimensionamento

Visão geral do guia de dimensionamento

Por que você precisa de um guia de dimensionamento

Perguntas mais frequentes

Exemplos de guia de dimensionamento

Estudo de caso: Bynari Systems

Recursos adicionais Seu guia de dimensionamento e o ciclo de vida de desenvolvimento

Perguntas mais frequentes Continuação

Onde posso obter dados para criar guias de dimensionamento? Qual suporte a IBM disponibiliza para desenvolvedores de guias de dimensionamento? Sua empresa provavelmente já tem as informações necessárias em algum

formato. Qual conselho de configuração de hardware você oferece atualmente? As fontes de dados podem inclui uma ou mais das seguintes:

A IBM quer que seus guias sejam um recurso valioso para sua empresa, seusrevendedores e seus clientes. Para ajudar você a conseguir isso, oferecemosassistência qualificada para o processo rápido (Fast-Path) ou para o kit deferramentas (Toolkit). Se você optar pelo processo do questionário rápido, aIBM faz boa parte do trabalho de desenvolvimento do guia para você, mas otempo para quaisquer alterações é limitado. Se você optar pelo processo dokit de ferramentas, controlará o ambiente e poderá fazer quantas mudançasquiser. Você e a IBM compartilham o esforço para desenvolver seu guiainicial, com a IBM fornecendo assistência e suporte qualificados. A equipe doguia de dimensionamento geralmente gasta três dias para suportar odesenvolvimento rápido ou personalizado, assumindo que a equipe doaplicativo esteja preparada.

• Instalações bem-sucedidas recentes

• Conhecimento profundo do aplicativo

• Planilha de dimensionamento

• Guia de ajuste de desempenho

• Benchmarks

• Configurações de referência

Continuação >>

<< Voltar | Avançar >>Gere vendas de soluções com os guias de vendas da IBM página 16

Sumário executivo O processo do guia de dimensionamento

Visão geral do guia de dimensionamento

Por que você precisa de um guia de dimensionamento

Exemplos de guia de dimensionamento

Perguntas mais frequentes

Estudo de caso: Bynari Systems

Recursos adicionais Seu guia de dimensionamento e o ciclo de vida de desenvolvimento

Recursos adicionais

Encontre um guia de dimensionamentoPágina inicial do guia de dimensionamentohttp://www.ibm.com/partnerworld/wps/sizing/portal/search.jsphttp://www.ibm.com/partnerworld/wps/sizing/index.jsp

Crie um guia de dimensionamentoBrochura do guia de dimensionamento http://www.ibm.com/partnerworld/wps/sizing/sizingguides.jsphttp://www.ibm.com/partnerworld/wps/static/sizing/i/sg_brochure.pdf

Passo-a-passo de produto do estimador de carga de trabalho para sistemas IBM

História de sucesso do guia de dimensionamentohttp://www.ibm.com/partnerworld/wps/static/sizing/i/sg_success.pdf

Visão geral do guia de dimensionamento e tutorial para servidor de e-mail

http://www-912ibm.com/wle/HTML/en/Tutorial/BasicWalkthru.pdfhttp://www-912ibm.com/wle/HTML/en/Tutorial/AdvancedWalkthru.pdf

http://www.ibm.com/partnerworld/wps/static/sizing/i/sg_tutorial.pdf

Informações de contatoKit de ferramentas do guia de dimensionamentohttp://www.ibm.com/partnerworld/wps/sizing/sgkit.jsp

[email protected]

Instalações e instruções de download do kit de ferramentas do guia de dimensionamento http://www.ibm.com/partnerworld/wps/static/sizing/i/wdinstallinst.pdf

Guia do usuário do desenvolvedor do kit de ferramentas do guia de dimensionamento

http://www-912ibm.com/wle/HTML/en/Tutorial/developerUserGuide.pdf

<< Voltar | Gere vendas de soluções com os guias de vendas da IBM página 17