geral 8 jornal serra · jornal da serra sexta-feira, ... pesquisa e inovação do espírito santo...

8
Jornal da Serra Sexta-feira , 12 de Maio de 2017 - Ano XVII - Nº 489 -www. jornaldaserra. com - R$ 1,00 “O Mágico do Barro Preto” Livro do escritor Tiago de Melo na coluna Giro Cultural de André Romanha Lazer, página 8 Lixão na área de esporte e lazer Vereador Adilson Maria da Silva (PSL) Geral, página 2 Solene da comenda Chico Prego na Ales Lazer, página 8 Sérgio Vidigal discute reajuste na tabela SUS Política, página 8 Foto: Tonico (Ales)

Upload: vudan

Post on 21-Jan-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Jornal da SerraSexta-feira, 12 de Maio de 2017 - Ano XVII - Nº 489 -www.jornaldaserra.com - R$ 1,00

“O Mágicodo Barro

Preto”Livro do escritor Tiago

de Melo na colunaGiro Cultural deAndré Romanha

Lazer, página 8

Lixão naárea deesportee lazerVereador Adilson Mariada Silva (PSL)Geral, página 2

Solene da comendaChico Prego na Ales

Lazer, página 8

SérgioVidigaldiscutereajuste natabela SUSPolítica, página 8

Foto: Tonico (Ales)

cyan magenta amarelo preto

2ª página www.jornaldaserra.com Jornal da Serra

Jornal da SerraGrande Vitória e Região Serrana do ES

Rua Rosa-Amarela, 413Mirante da Praia

29 187 000 - Praia Grande - Fundão-ES.www.jornaldaserra.com

[email protected]é Vicente Mendes

Diretor: DRT-ES 204Adwalter BrunowEditor: MTB 3174

Redação: (27) 99 813-2329Célia Costa Vieira

Luana Gabriela BrunowAlex Sandro Xavier de Oliveira - ME

Jornais AssociadosTel.: 3721-5305

Rua Tufy Bouchardick, 229 708-070 – Vista da SerraMoacir Brotas - Colatina - ES.

Geral

Os resultados das ins-crições para o projetoFames nas comunidadesacabam de ser divulga-dos e o bairro PlanaltoSerrano, no distrito deSerra-sede, com o umalistas com os nomes dosselecionados, e já estãodisponíveis no site Direi-toshumanos do govenodo Estado.

O início das aulas estáprevisto para segunda-feira, dia 15, na EscolaEme João Calmon, naavenida Brasília, BlocoB, às 10h, quando serárealizada a aula inaugu-ral. Todos os aprovadosdevem comparecer aolocal, nesse horário, por-tando um documentocom foto, para efetuarema matrícula. Os menoresde idade precisam estaracompanhados de umadulto.

Quem não conseguircomparecer no dia 15pode fazer a matrículano decorrer das oficinas,enquanto houver vagas.

Foram ofertadas 180vagas, sendo 60 paraaulas de voz, 60 para vi-olão e 60 para percus-são. Cada oficina é rea-lizada em um período(manhã, tarde e noite),para melhor atender à

comunidade.O projeto é desenvol-

vido pela Faculdade deMúsica do Espírito San-to em parceira com aFundação de Amparo àPesquisa e Inovação doEspírito Santo (Fapes) ea Secretaria de Estadode Direitos Humanos.

Esta ação foi constru-ída exclusivamente paraatender às demandas doOcupação Social, quetem como principal obje-tivo reduzir os índices dehomicídio entre os jo-vens, que historicamen-te representam 40% dasvítimas de crimes contraa vida, no Estado.

O programa atende a25 bairros, entre GrandeVitória e Interior, identi-ficados como áreas dealta vulnerabilidade.Para mudar essa realida-de, o Ocupação Socialbusca levar novas opor-tunidades ao público jo-vem, a exemplo de cur-sos profissionalizantes,de ações de promoção ede formação em empre-endedorismo, junto comprojetos de geração derenda, acompanhados deatividades culturais e es-portivas. Já são 10 miloportunidades confirma-das para o ano de 2017.

O vereador AdilsonMaria da Silva (PSL), oAdilson de Novo PortoCanoa, solicitou por meiode indicação e ofício, nodia 5 de maio, para quehaja mudanças e adapta-ções necessárias paratransformar a área de des-carte irregular de lixo, nobairro Novo Porto Canoa,ponto viciado (lixão), estena avenida Amazonas, emuma área arborizada e des-tinada à prática de espor-te, cultura e lazer para acomunidade local e bair-ros vizinhos.

Segundo o documen-to do vereador Adilson.Como é de conhecimen-to do município, esta áreatem sido utilizada paradescarte irregular de lixoe entulho trazendo trans-torno, desvalorização de

imóveis, infestação de in-setos e roedores e proli-feração de doenças.

A comunidade local háanos deseja se ver livre doincômodo, causador dosriscos oferecidos, a saú-de representada por estelixão. Considerando o fatode que o ponto citado estásob a cabeceira de umanascente justifica-se a ne-cessidade de uma provi-dência urgente para elimi-nar o ponto viciado e ocu-par a área com um proje-to ecologicamente corre-to, para que não haja areincidência de descarteirregular de resíduos.

Lixão na área de lazer dobairro Novo Porto Canoa

“Do lixão a área destinada paraa prática de esporte e cultura”,

Adilson Maria da Silva (PSL)

Fames divulga nomesde Planalto Serrano

O prefeito AudifaxBarcelos (Rede) prome-teu receber moradoresdo bairro Balneário deCarapebus na sexta-fei-ra, dia 12, para uma so-lenidade de assinatura deOrdem de Serviço paradrenagem e pavimenta-ção de ruas na região.

De acordo com infor-mações divulgadas pelaprefeitura da Serra o en-contro está previsto paraser feito na avenida Au-gusto Ruschi, às 19 ho-ras.

A Ordem de Serviçoé um documento que re-presenta a autorizaçãodo gestor para iniciaruma atividade, conside-rando que está tudo cer-to – em termos técnicose legais – para a obra.

O prefeito Audifaxanunciou que a solenida-de faz parte do pacotede obras previstas paraeste ano no município.“Essa obra vai proporci-onar qualidade de vidapara os moradores e va-lorizar os imóveis dasfamílias. Mesmo na cri-se, a Serra está entre os35 municípios brasileiros

PMS vai pavimentaro bairro Balneáriode Carapebus

que mais realizamobras”, destacou.

De acordo com o se-cretário João Meneses(Seob) a obra vai come-çar imediatamente e aentrega está previstapara fevereiro do anoque vem, sendo concluí-da em 270 dias, de acor-do com o contrato assi-nado entre a prefeitura ea empresa responsávelpela execução dos traba-lhos.

Serão contempladas14 ruas do Balneário deCarapebus, na primeiraetapa num total de3.675,04 metros de ex-tensão de vias. Aindaestá sendo feito o levan-tamento para a continui-dade das obras nas se-gunda e terceira etapas.

Ruas contempladasna primeira etapa no tre-cho um: Bem-te-ví,Braúna, Canarinho. Ca-narinho trecho dois, narua da Ameixeira. Ruada Ameixeira, da Bicuí-ba, da Jaqueira das Acá-cias, Jacarandá, Maca-naíba, Pinheiros, traves-sa do Cravo nos trechos1 e 2.

A obra vai começar imediatamentee a entrega está prevista para

fevereiro do ano que vem

A área utilizada paradescarte irregular de

lixo e entulhotrazendo transtorno

ao moradores

Por: Elvany LopesEm reunião do Con-

selho Nacional de Enti-dades (CNE), em Curi-tiba/PR, o Secretário deDireitos Humanos daCNTE e diretor do Sin-diupes, Christovam Men-donça, propôs que o Dia17 de Maio seja um diade luta, resistência e for-mação do público LGBTe aliados. “Que discuta-mos com esse segmentocomo as reformas quepõe fim à aposentadoria,fim à CLT e precariza asrelações de trabalho afe-tam as pessoasLGBT´s”, enfatizou.

Durante a reunião, oSecretário de DireitosHumanos destacou quea terceirização excluirámais ainda travestis etransexuais do mercadode trabalho, e que gays,lésbicas e bissexuais quefogem ao padrão “cisgênero” não serão con-tratados. Além disso, res-saltou que a previdência– surreal para as pesso-as trans -, ficará mais

difícil ainda e o benefí-cio de prestação continu-ada (BPC), a que traves-tis idosas tem acesso,será destruído.

A reunião do CNE,ocorreu na quinta, dia 11,e sexta-feiras (12), noauditório da APP/Sindi-cato, em Curitiba/PR, econtou com a presençade conselheiros e conse-lheiras de cerca de 35entidades filiadas àCNTE em todo o Brasil

A data marca o DiaInternacional e Nacionalcontra a LGBTfobia. Foino dia 17 de Maio de1990 que ocorreu a ex-clusão da homossexuali-dade da ClassificaçãoEstatística Internacionalde Doenças e Proble-mas Relacionados com aSaúde (CID) da Organi-zação Mundial da Saúde(OMS). Essa foi umaimportante vitória para omovimento LGBT (gays,lésbicas, bissexuais etransgêneros) comemo-rada por pessoas eONGs de vários países.

Dia de resistência eformação do LGBT

Resistência e formação do público LGBT

Jornal da Serra jornaldaserra.com Página 3

Especial

O empresário Leo-nardo de Castro vai tomaposse como presidenteda Federação das Indús-trias do Estado do Espí-rito Santo (Findes) no diade agosto. A transiçãoesta sendo feita pelo atu-al presidente MarcosGuerra que apresentouna tarde de quarta-feira,dia 10, a nova diretoriaplenária composta por 44nomes, entre vice-presi-dentes, diretores e con-selheiros, a chapa teve oapoio de todos os sindi-catos habilitados ao votopresentes na votação.

Leonardo de Castroconhece a nova diretoriaque vai fazer a gestão daFindes nos próximos trêsanos e disse que. Estadiretoria esta mescladade lideranças conhecidase novos nomes do setorprodutivo têm o desafiode representar a diversi-dade da indústria capixa-ba. “Buscamos formaruma gestão equilibrada,com industriais ativos,gente que vivencia o diaa dia da indústria, querseja no interior ou na ca-pital, em pequenas, mé-dias e grandes empresas.Queremos uma equiperespeitada, capacitada,capaz de assumir res-ponsabilidades diante dosdesafios”, destacou.

DiretoriaO regulamento eleito-

ral da Findes prevê duasvotações no intervalo deum mês. No dia 10 deabril, o candidato de con-senso à sucessão, Leo-nardo de Castro, foi elei-to presidente da Findes

O empresário Leonardo de Castro, presidenteeleito da Findes, com o atual Marcos Guerra

Diretoria da Findes éapresentada a Leonardo

Nova diretoria plenáriada Findes é eleita por

unanimidade

por unanimidade e teveum mês para apresentara diretoria plenária, ago-ra aprovada em segun-da votação. A chapa elei-ta conta com os seguin-tes nomes: presidenteLeonardo Souza Rogériode Castro (Sindiplast-ES), 1º Vice-presidenteJosé Carlos Zanotelli(Sindiquimicos), vice-presidentes Carlos Au-gusto Lira Aguiar (Sindi-papel), José Carlos Ber-gamin (Sinconfec), JoséArmando de FigueiredoCampos (Sindimecâni-ca), Luciano RaizerMoura (Sindinfo), LuizHenrique Toniato (Sindi-madeira), Luiz Rigoni(Sindimol), Manoel deSouza Pimenta Neto(Sindifer), Paulo Alexan-dre Gallis Pereira Bara-ona (Sinduscon), Rapha-el Cassaro Machado(Sinprocim).

A diretoria adminis-trativa: Alejandro Duenas(Sindimassas), José Au-gusto Rocha (Sindicalça-dos), Edvaldo AlmeidaVieira (Sinvesco).

Diretoria financeira:Renato Miguez Menezes(Sinduscon), EduardoDalla Mura do Carmo(Sindirepa) e Elcio Alves(Sincafé).

Diretores: AdemilseGuidini (Sinvel), Cristhi-ne Samorini (Siges), Egi-dio Malanquini (Sincafé),Elder Elias GiordanoMarin (Sindifrios), EtoreSelvatici Cavallieri (Sin-difer), Franco Machado(Sindinfo), Geraldo San-tana Machado (Sindiro-chas), João Batista De-

pizzol (Siges), Luiz Car-los Azevedo de Almeida(Sindipães), NevitonHelmer Gasparini (Sindi-plast-ES), Ortêmio Loca-telli Filho (Sindimóveis),Paulo Roberto Gonçal-ves Pereira (Sindicacau),Paulo Roberto AlmeidaVieira (Sinvesco), We-lligton Villaschi (Sindi-massas), Wilmar dosSantos Barroso (Sindico-pes), Valkineria CristinaMeirelles Bussular (Sin-dibores), Vladimir Rossi(Sindifrios), Ricardo Zu-pelli de Paulo (Sinvel),Romário José Correa(Sindirecicle), SergioRodrigues da Costa (Sin-dibebidas) e Tales PenaMachado (Sindirochas).

Conselho fiscal: An-tonio Tavares Azevedode Brito (Sindicalçados),Bruno Moreira Balarini(Sinconsul), EdnilsonCaniçali (Sindicer),Aderval Casagrande(Sindifrios), Marcos Ro-berto Casagrande Binda(Sindipães) e Zilma Bau-er Gomes (Sindiquími-cos).

Natural de Muriaé(MG), Leonardo de Cas-tro tem 45 anos, é casa-do com Patrícia Castro,pai de dois filhos, Bernar-do e Victoria. Graduadoem Administração pelaUniversidade Federal doEspírito Santo (Ufes),pós-graduado em Admi-nistração e Marketingpela Fundação GetúlioVargas (SP), e mestreem Administração pelaUniversidade de Brasília(Unb), o novo presidenteatua como diretor da Fi-brasa e é Conselheiro daVTO Pólos Empresariaise da Econservation Estu-dos Ambientais. O presi-dente eleito já ocupou apresidência da Associa-ção dos Empresários daSerra (Ases) de 2003 a2005, do Sindiplast doEstado de 2009-2012, foidiretor da Findes de 2011a 2014, atualmente ocu-pa a vice-presidência daFederação e representa oEspírito Santo como con-selheiro na ConfederaçãoNacional da Indústria(CNI).

Por: Elvany LopesO Secretário de Com-

bate ao Racismo do SIin-diupes, diretor AdrianoAlbertino, foi homenage-ado em Sessão Soleneque celebrou os 168 anosda Insurreição de Quei-mado, na Assembleia Le-gislativa do Espírito San-to (Ales), na quarta-fei-ra, dia 10, em Vitória.

Membros do Coletivode Combate ao Racismodo Sindicato, entre elesa coordenadora RakelRissi, também estiverampresentes para comparti-lhar a homenagem.

Essa homenagem édedicada, anualmente, apersonalidades que sedestacam na luta contraa discriminação racial ena defesa das causas dopovo negro.

“Compartilho essahomenagem com todosos companheiros. É o re-conhecimento de um tra-balho coletivo que reali-zamos no Sindiupes e de-mais espaços de luta pelapromoção da igualdaderacial em nosso Estado”,destaca Adriano Alberti-no.

A Insurreição de SãoJosé do Queimado é con-siderada por especialistascomo o maior movimen-to em favor da liberdadee o maior símbolo da re-sistência do africano àescravatura no Estado doEspírito Santo.

O fato aconteceu em

Secretário doSindiupes recebehomenagem na Ales

Na homenagem Ronald Alves, Adriano Albertino,Ruth Rangel, Denise Araújo e Rakel Rissi

19 de março de 1849quando houve a revolta,segundo pesquisadores,por conta de uma pro-messa não concretizadade liberdade, feita pelofrei italiano GregórioJosé Maria de Bene aosescravos da localidade deSão José do Queimado,hoje distrito da Serra.

Mais de 300 homens,mulheres e até criançasparticiparam desta rebe-lião que foi liderada porChico Prego, João da Vi-úva, Elisiário e muitosoutros líderes que articu-laram seu povo para to-mar a liberdade com aspróprias mãos. Os rebe-lados foram presos e jul-gados, cinco deles con-denados à morte.

Um dos líderes daRevolta, Elisiário, esca-pou da cadeia e refugiou-se nas matas do Morrodo Mestre Álvaro e nun-ca mais foi recapturado.Chico Prego foi captura-do e enforcado, em 11 dejaneiro de 1850. Hoje,nomeia a Lei de Incenti-vo Cultural do Municí-pio.

Em referência ao 13de Maio – Dia da Aboli-ção da Escravatura, o di-retor da Secretaria deCombate ao Racismo doSindiupes, Adriano Alber-tino, propõe um reflexãosobre essa data oficial emcontraponto à realidadedo povo negro e aos seusdesafios no Brasil atual.

4ª página jornaldaserra.com Jornal da Serra

Cidade

Abertas às inscriçõespara o 24º Festival de Ci-nema de Vitória (FCV) nasegunda-feira, dia 15, epodem ser inscritos filmesnos formatos de curta elonga-metragem nos diver-sos gêneros: ficção, docu-mentário, animação, expe-rimental e videoclipe.

O Festival será de 11 a17 de setembro e, alémdas mostras competitivas,contará com: lançamentos,debates, oficinas e home-nagens. As inscrições sãogratuitas e podem ser fei-tas até o dia 23 de junhono site Festivaldevitoria.

Maior evento de audi-ovisual do Espírito Santo,o Festival de Cinema deVitória anualmente traz parao público capixaba umaseleção com as mais re-centes realizações cinema-tográficas brasileiras e in-sere o Estado no circuitonacional de festivais de ci-nema. Para a 24ª edição,serão aceitos filmes finali-zados em 2016 ou 2017que tenham sido captados,originalmente, em qualquertipo de suporte: película edigital, porém serão exibi-das apenas as produçõesque possuam cópia forma-to DCP sem KDM (DCPaberto) ou MOV H264com Áudio 5.1.

Afirmando-se comouma janela aberta às maisdiversas e recentes propos-tas de cinema desenvolvi-das nacionalmente, o 24ºFestival de Cinema de Vi-tória contará com diferen-tes mostras: 7ª MostraCompetitiva Nacional deLongas, 21ª Mostra Com-petitiva Nacional de Cur-tas, a 6ª Mostra Corsária,a 6ª Mostra Foco Capixa-ba, a 7ª Mostra Quatro Es-tações, a 4ª Mostra de Fil-mes de Animação, o 17ºFestivalzinho de Cinema, a2ª Mostra Mulheres no Ci-nema, a 2ª Mostra Cinemae Negritude e o 2º ViradãoNovo Cinema de Horror.

Entre as novidades des-te ano, o evento contará aMostra Nacional de Vide-oclipes. Esta sessão exibi-rá da produção brasileira devideoclipe e buscará evi-denciar os diversos cami-nhos e experimentaçõespresentes na atual produ-ção desse gênero. LuciaCaus, diretora do Festival,

Festival de Cinema deVitória abre inscrições

O 24º Festival de Cinema de Vitóriaabre inscrições na segunda-feira, dia 15

explica que, nos últimosanos, o videoclipe havia fi-cado de fora da programa-ção do FCV: “muitos reali-zadores questionaram por-que os videoclipes deixa-ram de fazer parte da nos-sa seleção. Nos últimosanos, esse gênero audiovi-sual cresceu em termos devolume de produção e qua-lidade estética, tendo a in-ternet como um importan-te canal de difusão. A cria-ção dessa janela buscaráapresentar um panorama eos caminhos da linguagemdo videoclipe nacional”.

Ainda completam aprogramação o lançamen-to de longas-metragensnacionais e as aguardadashomenagens a uma perso-nalidade do Cinema Naci-onal e uma do Cinema Ca-pixaba.

Ao todo, na cerimôniade encerramento do Festi-val, serão anunciadas asobras contempladas com oTroféu Vitória em cerca de20 categorias, além de pos-síveis menções honrosas.A escolha dos filmes pre-miados será feita por júrisformados por profissionaiscom reconhecida inserçãoe carreira na área audiovi-sual. Além de concorreremao Troféu Vitória em di-versas categorias e peloterceiro ano consecutivo,os filmes selecionadospara a Mostra Competitivade Curtas também concor-rem ao Prêmio Canal Bra-sil de Curtas - reconheci-mento dado a produçõesexibidas nos principais fes-tivais de cinema do país.O curta contemplado seráexibido na grade de pro-gramação do Canal Brasile receberá o Troféu CanalBrasil, além de R$15 milsob a forma de Contrato deLicenciamento.

A direção do Festival deVitória é de Lucia Caus,realizado pela Galpão Pro-duções e do Instituto Bra-sil de Cultura e Arte(IBCA), o Festival contacom o patrocínio do Mi-nistério da Cultura por meioda Lei de Incentivo à Cul-tura, e da Rede Gazeta,com o apoio institucionalda Prefeitura de Vitória edo Canal Brasil, e com oapoio da Secretaria de Es-tado da Cultura do Espíri-to Santo.

A Prefeitura Munici-pal da Serra vai recebeurepresentantes de diver-sos setores do municípiona quarta-feira, dia 10,para apresentar propos-tas de ajustes do PlanoDiretor Municipal(PDM), cujo objetivo émodernizar as regras atu-ais.

A audiência foi nasede do Centro Comuni-tário do bairro ParqueResidencial Laranjeira,durante o encontro, foiapresentado os principaispontos da proposta deajuste.

O secretário TarcísioBahia, da Secretaria deDesenvolvimento Urba-no (Sedur), disse queentre os temas que se-rão debatidos estão a pro-posta de facilitar o sur-gimento de novos em-preendimentos, flexibili-zar exigências sobre va-gas de estacionamento,além de criar regras parauso de áreas de proteçãoambiental e aumentar ocontrole social na com-posição do Conselho daCidade.

Técnicos da Sedurexplicaram que não setrata de uma mudança noPDM, mas de ajustespara adequar as regrasatuais às demandas dasociedade. O encontrotem caráter consultivo.

De acordo com a leido PDM, a audiência éum “instrumento de par-ticipação na administra-ção pública, de interessedos cidadãos, direta ou in-diretamente atingidospela decisão administra-tiva, visando à legitimida-de da ação administrati-va, formalmente discipli-nada em lei, pela qual seexerce o direito de exportendências, preferênciase opções que conduziráo Poder Público a umadecisão de aceitaçãoconsensual”.

Instituído pela Lei3.820/2012, e em vigordesde janeiro do mesmoano, o PDM é o princi-pal instrumento de orga-nização do espaço terri-torial do município, sen-do ele que define os cri-térios urbanísticos parapromover o crescimento

Audiência pública deajuste no PDM da Serra

adequado da cidade.Tarcísio Bahia expli-

cou que a lei do Estatutodas Cidades estabeleceque o PDM deve ser re-visto a cada dez anos eeste prazo vence em2022 na Serra, mas já éhora de pensar em ajus-tes no Plano Diretor.

Um dos ajustes pre-vistos pela Sedur diz res-peito às exigências parainstalação de empreendi-mentos em áreas indus-triais. Segundo ele, algu-mas atividades voltadaspara o setor industrial,por exemplo, enfrentamdificuldades se for leva-do em conta o plano atu-al. “Há casos em que oempreendedor fica en-gessado, por isso esta-mos propondo estes ajus-tes, flexibilizando paraque possam ser instala-dos novos negócios nes-tas áreas”, explicou osecretário.

Outro ponto impor-tante trata do número devagas de estacionamen-to exigido para novosempreendimentos. Se-gundo ele, há casos emque é possível reduziresta exigência para queestes novos negócios te-nham um entrave a me-nos, além de ajudar a ra-cionalizar o uso do espa-ço urbano. “A tendênciaem todo o mundo é dereduzir a demanda porvagas”, disse.

Os técnicos da Sedurcitam como exemplo ocaso de grandes cidadesem todo o mundo e deSão Paulo, explicandoque estudos já compro-varam que quanto maiora oferta de vagas, maioré a tendência do uso deautomóveis e todos osestudos hoje são feitosno sentido de reduzir onúmero de carros nasruas.

A audiência do dia 10faz parte de todo o ritolegal para a mudança noPDM, que inclui a apro-vação no Conselho daCidade e, em paralelo, aanálise da ProcuradoriaGeral. Após este proces-so, o material é encami-nhado à Câmara, o quedeve acontecer aindaneste ano. A audiência é

O Centro Estadual deEnsino Fundamental eMédio em Tempo IntegralJoaquim Beato, unidadedo programa Escola Vivado bairro Planalto Serra-no (bloco A), no distritode Serra-sede, realizará,na sexta-feira, dia 12, às14 horas, a 2ª solenidadede posse dos acadêmicosda Academia EstudantilEspírito-Santense de Le-tras “Francisco AurélioRibeiro”.

O evento que visapremiar aproximada-mente 12 estudantes queparticipam ativamente doprojeto com pesquisas,

Acadêmicos de PlanaltoSerrano tomam posse

produção textual, leitura,debates, dentre outrasatividades, referentes àsobras do autor capixaba,Francisco Aurélio Ribei-ro, acontecerá no audi-tório da instituição de en-sino.

De acordo com a pro-fessora Ivana Frota Pro-fessora, de Língua Por-tuguesa, o evento prome-te entrega de certifica-dos para os alunos des-taques. “Estamos muitoorgulhosos por nossosalunos. Eles são muitoesforçados e se dedicambastante aos estudos”,firmou.

Moradores discutem alterações no PDM da Serra

uma das instâncias cria-das pelo Estatuto das Ci-dades para fomentar aparticipação popular ecompartilhar asdecisões.No evento, osmoradores poderão co-nhecer, ainda, a propos-ta de alteração da com-posição do Conselho daCidade, que hoje tem 10

membros de cada seg-mento. A idéia é passarpara 11 membros, inclu-indo um representante amais dos moradores, dopoder público e dos em-preendedores para aten-der ao Decreto Federal7.217/10, que trata docontrole social no planode saneamento básico.

Escola Viva da Serra realizasolenidade de posse na Academia

Estudantil Espírito-Santense de Letras

Foto: Leonardo Duarte

Foto: Gabriel-Lordêllo

Jornal da Serra jornaldaserra.com Página 5

Mercado

Durante uma visitado governador PauloHartung (PMDB) nasinstalações da Brametal,a empresa anunciou queirá investir R$ 34 milhõespara expansão da plantaindustrial no município deLinhares, região Nortedo Estado. Os investi-mentos serão destinadospara a fabricação depostes metálicos que se-rão utilizados em linhasde transmissão de ener-gia e telecomunicação e,também, na fabricaçãode suportes metálicospara placas fotovoltai-cas. Ao todo, serão ge-rados 160 novos empre-gos diretos no primeiromomento.

A expansão da em-presa, que alcançará dezmil metros quadrados,acontecerá graças auma parceria firmadaentre a Brametal e aAraxá Solar para otimi-zar os recursos e reduzircustos. Com os investi-mentos da nova unidade,a estimativa é de que acompanhia aumente seufaturamento em 40% até2020.

Paulo Hartung disseque. “Tem duas coisasque asseguraram a vin-da da Brametal. A pri-meira foi o Estado fazerparte da área da Sudenee, a segunda, foi a estru-tura de políticas públicasdesenvolvida por nós(Governo do Estado)para atração de investi-mentos. A empresa co-meçou com 72 emprega-dos e, este ano, está che-gando em uma marcasuperior a 900 funcioná-rios com construção deuma nova planta indus-trial que irá abrir mais160 novos empregos.Essa é a política públicasdesenvolvimento do Es-tado”, destacou.

O governador ressal-tou que, o país vivênciaa pior crise socioeconô-mica da história e expli-cou que, apesar das ad-versidades, o Governo doEstado tem conseguidocuidar das pessoas, dascontas públicas e implan-tar políticas inovadoras.“A crise está passando enós estamos de pé. Con-

Brametal vai investirR$ 34 mi em expansão

Empresa anuncia expansão com geração de160 empregos e investimento de R$ 34 milhões

seguimos fazer leilõespara fortalecer o abaste-cimento de energia elé-trica no Espírito Santocom investimentos de R$1,6 bilhão e espero queboa parte destes recur-sos sejam utilizados naBrametal. Muro de la-mentações não resolvenossos problemas. A so-lução é trabalho planeja-do e organizado comoestamos fazendo aqui noEstado. Particularmente,acredito que a tempesta-de (crise socioeconômi-ca) está passando e, nes-te sentido, o melhor a serfeito é o que a Brametalestá fazendo, investindopara aproveitar as opor-tunidades do pós crise.Além das contas organi-zadas, o Estado estáavançando em sua infra-estrutura para ganharcompetitividade e apro-veitar as oportunidadesque aparecerão em bre-ve. Temos que tirar o paísda crise, mas com sus-tentabilidade e para issoele deve ser moderniza-do com reformas estru-turantes”, completou.

Na nova planta deLinhares, serão constru-ídos três tipos de supor-tes para painéis fotovol-taicos, produtos desen-volvidos pela Brametalcom tecnologia 100%nacional. O diferencialdesses suportes é queeles permitem que ospainéis passem maiortempo do dia seguindo osraios solares, conseguin-do, assim, maior eficiên-cia na geração de ener-gia. As peças construí-das no Estado serão ven-didas principalmentepara o Nordeste brasilei-ro, Minas Gerais e SãoPaulo, onde estão as re-giões mais propícias parareceber essas usinas.

Foto: Leonardo Duarte

José Carlos Zanotelli (*)

A língua portuguesadefine “benefício” comoganho, lucro ou vanta-gem. “Incentivo”, por suavez, representa fomento,impulso e estímulo. Go-vernos de diferentes paí-ses e, especialmente oBrasil, promovem incen-tivos de origem fiscal ou,em alguns casos, para in-fraestrutura e concessãode terrenos. No EspíritoSanto, desde seu primei-ro mandato, o governadorPaulo Hartung (PMDB)atua com um modernoconceito de gestão públi-ca, instituindo dois meca-nismos para atração denovos empreendimentos:o Invest-ES e o Compe-te-ES.

O primeiro trata sobreo diferimento do recolhi-mento de Imposto sobreCirculação de Mercadori-as e Serviços (ICMS)para empreendimentosque aqui se instalarem,reduzindo-o de maneiragradativa por um períodopré-determinado. A medi-da favorece o planejamen-to das empresas, garanteempregos imediatos paraa população e geração dereceita em médio e longoprazo para os cofres pú-blicos. Todos ganham:população, investidores eGoverno.

O segundo tambémdefine incentivos deICMS, mas abrange em-presas já instaladas emterras capixabas que com-petem, geralmente, emcondições adversas e pre-cárias na comparaçãocom Estados vizinhos.Diante da necessidade deinovar, ser mais competi-tivo, aprimorar a gestão etreinar colaboradores, osincentivos acabam por ali-mentar toda a cadeia pro-dutiva, gerando mais em-pregos e aumentando abase de cálculo, resultan-do em progresso para oscapixabas.

Definidos os concei-tos, podemos compreen-der que ambas as açõesimplantadas no EspíritoSanto são incentivos, nãobenefícios. A Indústria, de

forma geral, tem altoscustos de implantação –infraestrutura, equipa-mentos, desenvolvimentode mercados –, mas éuma das maiores induto-ras de crescimento nasdiferentes cadeias produ-tivas que compõem a eco-nomia. Atuando comoempresas-âncora, em seuentorno, instalam-se pe-quenos e médios fornece-dores de produtos e ser-viços, gerando empregosindiretos e mais receitapara municípios e Estado.É na indústria, portanto,que os efeitos dos incen-tivos se multiplicam.

Nós, representantesdo setor produtivo capi-xaba, sabemos os desafi-os que se colocam diaria-mente diante de quembusca empreender no Bra-sil. Reconhecemos que acontinuidade dessa cora-josa e justa política de in-centivos fiscais em cur-so no Espírito Santo éfundamental para o en-frentamento da crise. Amáquina pública estáajustada, nosso Estadovem sendo citado nacio-nalmente como um exem-plo de contas em dia, creioque este é o momento deavançar na criação de umambiente de negócioscom mais segurança jurí-dica para novos investi-mentos que virão.

Mais que isso, acredi-to que é hora de levar aspolíticas de incentivopara o interior, promovero desenvolvimento regio-nal com a participação detodos os atores envolvi-dos. É nos municípiosque tudo acontece, mas éneles que está a maiorcarência de um debatequalificado em prol dodesenvolvimento econô-mico. Com uma indústriamais forte, os capixabaspoderão usufruir de maisempregos, com mais ren-da, sem precisar deixar aregião onde cresceram ecriaram seus filhos.

(*) José Carlos Zanotellié industrial do setor de

tintas e presidente doSindiquímicos do estado

do Espírito Santo

Os empresários capixabas Romário JoséCorreia, José Carlos Zanotelli e Marcos Guerra

Benefício ou incentivo?

A Prefeitura Municipalda Serra, por meio da Se-cretaria de PlanejamentoEstratégico (Seplae),identificando a importân-cia do Planejamento Par-ticipativo, convida a As-sociação dos Empresári-os da Serra (Ases) parapensar a Serra como umaCidade Inteligente, Huma-na e Sustentável.

O local do encontrofoi no Espaço Metropoli-

Ase no PlanejamentoParticipativo da Serra

A diretoria do HotelJardins, do bairro serra-no de Jardim Limoeiro,fez uma apresentação nareunião da Associação deEmpresários da Serra(Ases).

Segundo informaçõesdivulgadas o Hotel Jardinsdisponibiliza espaço busi-ness center, café da ma-nhã, serviço de quartocom cardápio de refeiçõesrápidas.

As acomodações sãoamplas, confortáveis eseguras. Todos os apar-tamentos são equipados

tano de Eventos do Hos-pital Metropolitano, emLarajeiras, e o encontrodará suporte para a cons-trução do Plano Plurianu-al (PPA) 2018-2021.

A Ases destaca queeste é um momento im-portante para que o setorprodutivo que possa acobrar do gestor públicouma ação concreta e queos projetos sejam execu-tados.

Hotel Jardins fazapresentação na Ases

com bancada de trabalho“wi fi”, ar condicionadosplit, frigobar e TV acabo. Sala de Eventoscom capacidade para até60 pessoas em auditório,estacionamento, businesscenter, aquecedor solarde água e gerador deenergia.

Hotel Jardins esta se-diado a 7 km do Aeropor-to de Vitória, próximo debelíssimas praias e aindaa 4 km do Carapina Cen-tro de Eventos e próximodo Steffen Centro deEventos.

A D&R SoluçõesArquitetônicas Integra-das, empresa associadaa Ases, que atua na pres-tação de serviços nasáreas de Arquitetura eEngenharia, na realiza-ção de projetos arquite-tônicos e demais com-plementares, planeja-

D&R Soluções Arquitetônicas Integradasmento, consultoria e tra-mitação processual, li-cenciamentos de obras eambientais, bem comoalvarás junto às Prefei-turas da Grande Vitória,Corpo de Bombeiros,Meio Ambiente, Vigilân-cia Sanitária, Cartórios,INSS e demais órgãos

públicos.Dispõe de equipe téc-

nica com arquitetos, en-genheiros civis e ambi-ental, bem como equipeadministrativa e de des-pachantes documentalis-tas, para elaborar os maisdiversos projetos paraempresas e residências.

O Hotel Jardins, no distritode Carapina, esta a 7 km

do Aeroporto de Vitória

6ª página jornaldaserra.com Jornal da Serra

Estado

Os estados do Espí-rito Santo e São Paulovão firmar parceria decooperação técnica e ci-entífica para a transfe-rência de tecnologia parao desenvolvimento devariedades de café e deoutras culturas resisten-tes à seca. O anúncio foifeito, na quinta-feira, dia11, durante entrevista dovice-governador CésarColnago (PSDB) e dosecretário estadual Oc-taciano Neto, de Agricul-tura, no palácio da FonteGrande, em Vitória.

O protocolo de inten-ções que será firmadoentre os dois estados pre-vê a troca de experiên-cia de sucesso de tecno-logias desenvolvidas porSão Paulo e Espírito San-to no desenvolvimentode variedades de caféConilon e de café arábi-ca mais resistentes àseca, além de outras áre-as, como produção ani-mal, fruticultura e oleri-cultura. Desta forma, ostrabalhos desenvolvidospelo Instituto Capixabade Pesquisa, AssistênciaTécnica e Extensão Ru-ral (Incaper) e pelo Ins-tituto Agronómico (IAC)e pela Coordenadoria deAssistência Técnica In-tegral (Cati), de SãoPaulo, serão comparti-lhados para auxiliar nodesenvolvimento da agri-

cultura e da agroindús-tria.

Para Colnago. “A es-cassez hídrica que esta-mos atravessando nosúltimos anos transfor-mou a pauta da água emprioridade. Temos feitouma série de ações parareservar e preservaçãode nascentes, mas alémdisso também trabalha-mos com o desenvolvi-mento de variedades quesejam mais resistentes àseca. O Incaper é umdos institutos que maisinveste em pesquisa nacafeicultura e certamen-te a parceria com SãoPaulo irá nos ajudar arestabelecer a pujançada nossa produção”, afir-mou.

O secretário Octaci-ano Neto, afirmou que aparceria une um dosmaiores institutos de pes-quisa do Brasil. “O car-ro-chefe do Incaper édesenvolver trabalho depesquisa para o café e,por isso, o setor se de-senvolveu tanto no nos-so Estado. O IAC é umgrande instituto de pes-quisa e juntos vamos as-sinar, no sábado, dia 13,essa parceria para de-senvolver variedadesmais resistentes a seca.O café representa 40%do Produto Interno Bru-to (PIB) agropecuário doEstado”, declarou.

Cafés resistentes àseca para SP e o ES

Governos do Espírito Santo e de São Paulo assinam parceriapara pesquisa de variedades de cafés mais resistentes à seca

O governador de São Paulo, Geraldo Alck-min, virá ao estado do Espectro Santo no sába-do, dia 13 pra a assinar o convênio durante asolenidade de lançamento do 10° Ano da Cam-panha da Melhoria da Qualidade e Início daColheita do Café do Espírito Santo e do 9° No-roeste Café Conilon, no município de Pinhei-ros, no Norte capixaba. O evento será realiza-do a partir das 8 horas, na propriedade do ca-feicultor Adauto Orletti.

O anúncio da vinda do governador de SãoPaulo para participar da agenda no Espírito San-to foi feito na quinta-feira, dia 11. Assim comono Espírito Santo, algumas regiões de São Pau-lo têm sofrido nos últimos anos os efeitos daestiagem, o que tem contribuído para a quedana produção agropecuária.

No evento serão discutidos o futuro da ca-feicultura de Conilon diante das mudanças cli-máticas e as tecnologias para produção e avali-ação da qualidade deste tipo de café.

Entrevista do vice-governador César Colnago(PSDB) e do secretário estadual Octaciano Neto

Mais de 70 atletas se-rão beneficiados com oBolsa Atleta Capixaba2017 segundo a Secreta-ria de Estado de Esportese Lazer (Sesport) que fi-cou de publicar no DiárioOficial do Espírito Santo,na sexta-feira, dia 12, oresultado final do edital.

Os atletas contempla-dos tem até 10 dias corri-dos, a partir do prazo dapublicação, para compa-recerem na Sesport e re-alizarem a assinatura docontrato.

O programa é dividi-do nas categorias estu-dantil, nacional, internaci-onal, olímpico e paralím-pico. Além disso, 15%dos recursos orçamentá-rios destinados ao progra-ma irão atender as moda-lidades não olímpicas.Também terão direitoaqueles atletas não nasci-dos no Estado, mas quecomprovem ao menos 5anos de residência no Es-pírito Santo, e os nasci-dos deverão apresentarcomprovante de no míni-mo 2 anos.

Na categoria estudan-til, concorreram atletas eparatletas, de 13 a 20 anosde idade, que participaramdos últimos Jogos Estu-dantis Nacionais - escola-res ou universitários - anoanterior, obtendo até a ter-ceira colocação nas pro-vas de modalidades indi-viduais, ou selecionadosentre os três melhores atle-

Sesport divulga resultadofinal do Bolsa Atleta 2017

tas destaques das modali-dades coletivas, que con-tinuem a treinar para fu-turas competições oficiais.O valor da bolsa é de R$500 mensais.

Na categoria nacional,concorreram atletas e pa-ratletas, a partir de 13anos de idade, que parti-ciparam do evento máxi-mo da temporada nacio-nal, sendo tais competi-ções referendadas pelaconfederação da respec-tiva modalidade comoprincipais eventos ou queintegrem o ranking naci-onal da modalidade, ob-tendo, em qualquer caso,até a terceira colocaçãoano anterior, e que conti-nuem treinando para fu-turas competições oficiaisnacionais. O valor da bol-sa é de R$ 1500 mensais.

Na categoria interna-cional, atletas e paratle-tas, a partir de 13 anos deidade, que integraram aseleção nacional de suamodalidade esportiva, re-presentando o Brasil emcampeonatos ou jogossul-americanos, pan-ame-ricanos, parapan-ameri-canos ou mundiais, obten-do até a terceira coloca-ção em competições, re-ferendadas pela confede-ração da respectiva mo-dalidade como principaiseventos ano anterior, quecontinuem treinando parafuturas competições ofi-ciais nacionais. O valor dabolsa é de R$ 2 mil.

Dando continuidadeas ações de saturação, aPolícia Militar do Espíri-to Santo (PMES) vai re-alizar nesta sexta-feira,dia 12, em todo o Estadoa operação “Força TotalII”, que contará com oempenho operacional detodo efetivo da PM, in-cluindo os militares quetrabalham na administra-ção.

De acordo o coronelNylton Rodrigues Ribei-ro Filho, comandante daoperação, o objetivo éaumentar a presença da

Polícia Militar dacontinuidade naoperação Força Total

PM faz a 2ª edição da operação Força Total

Polícia Militar em todo oterritório capixaba, refor-çando a sensação de se-gurança da população.

Participarão da ope-ração todas as unidadesespecializadas e os bata-lhões de área, que atua-rão no policiamento os-tensivo.

Serão empregadasdiversas modalidades depoliciamento para refor-çar o patrulhamento pre-ventivo nas vias púbicas,por meio de cercos táti-cos, abordagens de veí-culos e suspeitos.

Mais de 70 atletas serãobeneficiados com o Bolsa

Atleta Capixaba 2017

Foto: Fred Loureiro

Jornal da Serra jornaldaserra.com Página 7

Política

Com a casa lotadaaconteceu na quinta-feira,dia 11, a sessão solenepara o Dia das Mães, coma proponente a vereadoraNeidia Maura Pimentel(PSD) presidente da Câ-mara Municipal da Serra.

A sessão do Dia dasMães foi uma forma dededicar todo carinho àtodas as mães que mere-cem o cuidado e atençãopor serem exemplos deamor incondicional. Com-puseram a mesa a propo-nente as vereadoras Quél-cia, Cleusa Paixão, os ve-readores Wellington Ale-mão e Guto Lorenzoni.Estiveram presente nasessão os vereadores Ge-raldinho Feu Rosa, Pas-tor Ailton, Roberto Cati-rica, Stefano Andrade,Adilson de Novo PortoCanoa, Raposão, NacibHaddad, Robinho Gari,Fabio Duarte e Aécio Lei-te. Na ocasião a cantora

Vanessa Reis e sua filhaKaren cantaram dois lou-vores à todas as mãescom sua lindíssima voz.

A presidenta recebeudas mãos de um de seusfilhos o Vinícius, tambémrepresentando seus doisoutros filhos a Lara e oLázaro, que fez homena-gem a essa mulher quetambém é mãe. “Estoumuito feliz, por realizaresta sessão em homena-gem a todas as queridasmamães, não só a do mu-nicípio da Serra, mastoda, todas as mãe douniverso e não há presentemaior que receber umalinda e carinhosa home-nagem das mãos de meufilho neste dia, aqui pre-sente o Vinicios mas, tam-bém da Lara e o Lázaroque não puderam estarpresentes. Amo os meusfilhos e tenho muito or-gulho de ser mãe”, con-clui.

Sessão solenedo Dia Das Mães

É antigo o pleito doshospitais e entidades fi-lantrópicas de assistên-cia à saúde pelo reajusteda tabela do SistemaÚnico de Saúde (Sús).Para que os valores pa-gos por procedimentossejam discutidos, bemcomo a importância darevisão da tabela, o mé-dico Sérgio Vidigal, de-putado federal, do PDT,estado do Espírito Santoteve requerimento apro-vado para realizar umaaudiência pública na co-missão de Seguridade eFamília da Câmara dosDeputados em Brasília(DF).

Para a discussão fo-ram convidados: MauroGuimarães Junqueirapresidente do ConselhoNacional de SecretariasMunicipais de Saúde, osecretário Francisco Fi-gueiredo da Secretariade Atenção à Saúde doMinistério da Saúde, Ed-son Rogatti presidente daConfederação das San-tas Casas e HospitaisFilantrópicos (CMB) eKleber de Melo Moraispresidente da EmpresaBrasileira de ServiçosHospitalares (Ebserh).

A audiência está pre-vista para o mês de ju-nho. Existem denúncias

O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT)

de que a tabela de pro-cedimentos do Sús nãotem reajuste há mais de20 anos. Sérgio Vidigalafirma que a tabela pre-cisa ser atualizada comurgência. “O baixo in-vestimento na remunera-ção dos profissionais dasaúde é refletido na qua-lidade do atendimento.Muitas vezes eles sãoobrigados a se submetera várias jornadas de tra-balho para garantir a so-brevivência”, explicou.

A falta de reajuste natabela faz com que se-jam baixos os valorestransferidos aos Contra-tos de Repasses comEstados, Municípios, Dis-trito Federal e entidadesprivadas sem fins lucra-tivos, que atuam de for-ma complementar aopoder público na assis-tência à saúde.

“Os custos operacio-nais têm aumentado vio-lentamente, enquantonão há reajuste real nosvalores da tabela. A au-diência pública temcomo objetivo proporpolíticas públicas paraque este sistema não que-bre pela falta de recur-sos financeiros para amanutenção dos serviçosde saúde à população”,explicou Sergio Vidigal.

A deputada federalNorma Ayub Alves, dopartido Democratas, re-cebeu, em Brasília (DF)na tarde do dia 27, osvereadores de São Ga-briel da Palha, que forambuscar o apoio da parla-mentar para conseguir adestinação de recursosfederais ao município.

Na ocasião foi tam-bém foi tratado sobre apossibilidade de funcio-namento de um hospitalem São Gabriel da Pa-lha, que atenderá a re-gião Noroeste do Esta-do, assunto abordadopela Deputada na sema-na em uma reunião como Ministro da Saúde.

Norma recebe vereadoresde São Gabriel da Palha

A deputada federalNorma Ayub e osvereadores de SãoGabriel da Palha

O deputado estadualJosias Da Vitória, líder doPDT, fez 12 projetos deindicação ao Governo doEstado nesta semanapara seis cidades das re-giões Sul, Serrana e No-roeste. Foram sugeridasintervenções nas áreasde esportes, infraestru-tura, saúde, educação eagricultura. As indica-ções foram aprovadaspelo Plenário da Assem-bleia Legislativa do esta-do do Espírito santo(Ales).

A cidade de Vila Pa-vão recebeu cinco indi-cações para reforma deginásio de esportes, aqui-sição de automóvel paraa Pestalozzi, ampliaçãode unidade de saúde bá-sica, reforma da EscolaProfessora Esther daCosta Santos e aquisiçãode Trilhadeira de Cere-ais para a Secretaria deAgricultura. Da Vitóriainformou que. “Em nos-sas últimas visitas a VilaPavão, sentimos a ne-cessidade dessas indica-ções. Elas servem paranortear o governo doEstado a investir em áre-as que realmente neces-sitam. Sentimos a neces-sidade da reforma no gi-násio, que é muito utili-zado pela população, as-sim como a unidade de

Deputado Da Vitória fazindicações para cidades

O deputado federalMarcus Vicente (PP) vi-sitou o município de Mi-moso do Sul na manhã desexta-feira, dia 5, onde sereuniu com o prefeito dacidade, Ângelo Guarçoni(Giló) (PMDB), o vice-presidente da Caixa Antô-nio Carlos Ferreira, o se-nador Ricardo Ferraço(PSDB) e o vereador Lo-pinho Marcos (PP) paraa assinatura do contratoentre o Banco e o Hospi-tal Apóstolo Pedro, quereceberá o valor de R$ 2,7milhões para reestrutura-ção financeira da institui-ção.

“Vamos alavancar ocrescimento e a importân-cia do Hospital ApóstoloPedro na região e tambémlutar pela construção dedez leitos de Unidade deTerapia Intensiva (UTI) eassim, cada vez mais, tra-zer o melhoramento daentidade”, disse o prefei-to de Mimoso do Sul.Para o vice-presidente daCaixa, essa ação darámais tranquilidade e qua-

Sérgio Vidigal discutereajuste na tabela SUS

saúde e a Escola Profes-sora Esther. A Pestaloz-zi necessita de um veí-culo para o transportedos usuários e a Secre-taria de Agricultura tam-bém precisa de uma Tri-lhadeira que irá benefi-ciar a agricultura local.São cinco indicações queirão dar uma cara novaao município”, apontou.

As cidades de AltoRio Novo, no noroeste, eSanta Teresa, na RegiãoSerrana, foram contem-pladas com dois projetoscada. Em Alto Rio Novo,as indicações foram paraaquisição de um ônibuspara transporte de alunose uma câmara resfriado-ra em forma de banca-da. Já em Santa Teresa,Da Vitória indicou a re-forma do Ginásio de Es-portes José Nilzo de Var-gas Lima e a recupera-ção e extensão de cincoquilômetros de asfalto nacomunidade de Apareci-dinha.

Colatina, Irupi e Jerô-nimo Monteiro recebe-ram uma indicação cada.Para Colatina o deputa-do solicitou a pavimenta-ção em diversas ruas dobairro Nossa SenhoraAparecida. Para Irupuifoi solicitada a aquisiçãode um caminhão-pran-cha para a Secretaria deAgricultura do municípioe para Jerônimo Montei-ro, a doação de mudas deCoco Anão, Laranja,Mexerica Pocã e Jabo-ticaba.

Marcus libera recursospara Hospital de Mimoso

lidade nos atendimentos àpopulação: “Estamos con-tribuindo em contratarum valor de aproximada-mente R$ 2,7 milhões quecolocará em dia a folha depagamento, as contascom os fornecedores edará tranquilidade para oHospital cumprir seu pa-pel de atender bem, comqualidade, principalmentepelo Saitema Único deSaúde (Sús)”.

“Estarei sempre traba-lhando em prol da quali-dade de vida da popula-ção capixaba, como sem-pre trabalhei, principal-mente se for pela saúde,que atualmente vive umasituação difícil em nossopaís, agravada pela criseeconômica”, disse o de-putado Marcus Vicente,que ajudou a viabilizar osrecursos em Brasília.Com esta parceria entre aCaixa e o Hospital Após-tolo Pedro, a entidademelhorará sua infraestru-tura e, consequentemen-te o atendimento à popu-lação de Mimoso do Sul.

Neidia Maura Pimentel (PSD) presidente da CMS

Deputado Da Vitória fez projetosde indicação para cidades das

regiões Sul, Serrana e Noroeste

Foto: Tonico (Ales)

8ª página jornaldaserra.com Jornal da Serra

Lazer

Poesia, dança, batu-cada, música e exaltaçãoà história dos negros queparticiparam da Insurrei-ção de Queimado. Tudoisso foi visto no plenárioda Assembleia Legislati-va do estado do EspíritoSanto (Ales) na sessãosolene realizada na tar-de de quarta-feira, dia10, em comemoraçãoaos 168 anos desse mo-vimento contra a escra-vatura ocorrido no muni-cípio da Serra.

O deputado PadreHonório (PT), proponen-te da solenidade, ressal-tou a participação dopovo negro na constru-ção do Brasil. “Agrade-cemos a luta dos nossosirmãos que derramaramo sangue para a liberda-de acontecer”, disse. Elelembrou que ainda hojefaltam políticas públicasvoltadas, principalmente,para a inserção dos ne-gros na sociedade brasi-leira.

“É grande a dificul-dade das pessoas só porserem negras. Visitomuitos presídios e unida-des do Iases e vejo quea maior parte são de jo-vens negros”, contou Eli-ana Dadalto (PTC). Comatuação política originá-ria em Serra, Bruno La-mas (PSB) falou sobre aimportância de manterviva a memória dos ne-gros de Queimado. “Umpovo sem cultura nãotem história nem passa-do”, frisou.

O jornalista AurélioCarlos Marques de Mou-ra, e defensor do SítioHistórico de Queimado,destacou que muitos ten-tam transformar a lutade Queimado em algocultural, mas ela foi polí-tica. “É a mesma demuitos povos aqui noBrasil que hoje a genteclassifica como pelaigualdade, pela transpa-rência e contra a malda-de”, exemplificou.

Ele pediu ajuda dosparlamentares para recu-perar o sítio histórico.“Precisamos de umaobra emergencial porquevai cair o restante dasparedes da igreja e vaiacabar a história. É umpatrimônio tombado pelo

Solene da comendaChico Prego na Ales

Solene comemora 168anos da Insurreição

de Queimado

Foto: Tonico (Ales)

Conselho Estadual daCultura. Acho que essaé a maior homenagemque poderíamos dar aosnegros que tombaram noQueimado”, afirmou.

A secretária munici-pal, Lourência Riani, deDireitos Humanos e Ci-dadania da Serra, apre-sentou o projeto de res-tauração do sítio. Elaexplicou que a ideia éfazer por fases para fa-cilitar a captação de re-cursos. “Pedimos o tom-bamento nacional para oInstituto do PatrimônioHistórico e Artístico Na-cional (Iphan), que estáfazendo os estudos. Oprojeto todo vai custarR$ 3,7 milhões e preten-demos fazer por etapas.Não é só conseguir o di-nheiro, temos de fazerreuniões com conselhose secretarias, mas a pri-meira parte é fazer aobra das ruínas”, apon-tou.

QueimadoAo final da sessão,

Padre Honório se com-prometeu a conversarcom os demais parlamen-tares no sentido de con-tribuir com emendaspara a restauração dosítio histórico. Da mes-ma forma o subsecretá-rio de Estado da Cultu-ra, José Roberto SantosNeves, informou que oexecutivo estava dispos-to a contribuir com aobra.

Além dos citados, ain-da fizeram parte daMesa o presidente daAssociação dos Defen-sores Públicos do Espí-rito Santo (Adepes), Pe-

dro Paulo Coelho; o co-mandante do 2º Batalhãoda Policia Militar emNova Venécia, Sebasti-ão Aleixo Santos Batis-ta; a especialista em Edu-cação para Relações Ét-nico-Raciais Cirleia Sil-va de Oliveira; o diretorde Esporte e Integrantede Conselhos e do Fó-rum Chico Prego, Már-cio Barros; e a vereado-ra de Vila Velha PatríciaCrizanto da Silva(PMB).

InsurreiçãoO distrito de São José

do Queimado, no muni-cípio da Serra, foi palcono século XIX de umarevolução de escravosna luta pela liberdade. Ofrei italiano GregórioJosé Maria de Bene ha-via prometido a liberda-de para os escravos queajudassem a construiruma igreja no local. De-pois de concluída, entre-tanto, o acordo não foiaceito pelos senhores deescravo, o que motivouo movimento.

A revolta teve inícioem 19 de março de 1849,Dia de São José, e duroucinco dias, resultando naprisão e morte dos líde-res insurgentes. Entreeles, de Chico Prego, quefoi enforcado e tornou-seum dos maiores símbolosda luta dos negros capi-xabas contra a opressãoe a discriminação racial.O movimento é conside-rado o mais relevante naluta contra a escravaturaem solo capixaba.

Na solenidade pesso-as que se destacaram naluta contra o preconcei-

to, a discriminação raci-al e a favor do povo ne-gro foram homenagea-das com a ComendaChico Prego e com cer-tificados.

Homenageados coma comenda: Afrozumba,Antônio Ramos, Associ-ação das Bandas de Con-go de Fundão (ABCF),Aurélio Carlos Marquesde Moura, Cirleia Silvade Oliveira, Edison Fran-cisco Monteiro (in me-moriam), Fórum de Ma-trizes Africanas de Ca-riacica, Maria Suzi Cos-ta Nunes, Mauro Natalí-cio de Souza, Movimen-to Negro de Guarapari(MNG), Mozart JoséSerafim, Sebastião Alei-xo Santos Batista, SuelyBispo, Valdeni Andrelino,Walter Francisco Assis.

Homenageados comcertificado: Adriano Al-bertino, Altamiro JoséFernandes, DomingosTeixeira Marques, Insti-tuição Rede de Povos eComunidade de RaízesAfricanas de Cariacica,Jorge Alexandre da Sil-va, José Pedro DoccaLoureiro, Leandra deAraújo Barros, Luiz Iná-cio Silva da Rocha, LuizMauro Pinheiro de Sou-za, Márcio Paulo Barrosda Silva, Patrícia Crizan-to da Silva, Paulo SérgioPereira da Silva dos San-tos, Sonia Maria PereiraRojas, Wander CaldeiraPortilho, Odmar PériclesNascimento, RodrigoRosa Miranda, ZeoneNascimento, Walter Pe-reira Lima, Renato San-tos e Maria da PenhaGaspar.

Olá amigos me cha-mo André Romanha deSouza, conhecido de for-ma artística como DjAndré Romanha. Estoufazendo minha estréianesta edição como colu-nista do Jornal da Serra,desde já agradeço a todadireção e equipe do jor-nal pela confiança emnosso trabalho e pelo es-paço cedido.

Nossa contribuiçãoserá de forma de GiroCultural. Vamos buscarsempre a valorização eo incentivo da cultura lo-cal, divulgando espaçosculturais, shows, artistas,bandas e manifestaçõesculturais diversas.

Food TruckEu inicio o Giro Cul-

tural dessa semana fa-lando de um festival quepromete reunir musica,lazer e gastronomia, tudono mesmo local. Estoufalando do Festival FoodTruck, que se iniciou naquinta-feira, dia 11, noParque da Cidade emLaranjeiras, repetindo omesmo horário de quin-ta-feira, na sexta (12) oevento se inicia às 16horas, no sábado (13) eno domingo (14) o even-to se iniciara às 14 ho-ras. O festival terá atra-ções musicais diversasnos quatro dias.

#SextouContinuando nosso

Giro Cultural vamos fa-lar da dupla sertanejaLucas & Thiago, os ir-mãos vão se apresentamsexta dia 12 de maio emColina de Laranjeiras noevento #Sextou Alambi-que no sábado, dia 13, naUsina Clube em Laran-jeiras.

Festival de ForróEssa dica agora é

para os amigos que gos-tam de um forró de qua-lidade. Dia 13 de maiovai rolar o 1º Festival deForró do Ganso, o even-to acontecera no espaçode eventos Society ShowBall em Vista da Serra I,próximo a BR 101. Agi-tando a galera o cantorLéo Gomes, André eDaniel, Cristian e Ander-son e o Forró Regaço.

FM LíderEu termino o Giro

Cultural dessa semanacom a minha agenda, nasexta, dia 12, eu estareime apresentando emuma festa de casamentono Cerimonial Cristalisem Morada de Laranjei-ras, no dia 13, sábado, euestarei a partir das 22horas na FM Líder 101,5no Programa Ta na Pis-ta, programa que vai aoar todos os sábados, queconta com as minhas mi-xagens, dos Djs LuizCláudio, Henderson, San-dro UK e a apresenta-ção de Rogério Lima.

Giro CulturalPor André Romanha

O escritor Tiago deMelo fez o lançamentodo livro ‘O Mágico doBarro Preto’, na quinta-feira, dia 11, na livrariaLogos do shopping Jar-dins em Vitória.

O autor Tiago deMelo do ‘O Mágico doBarro Preto’ tem maisde 40 livros é ganhadordo prêmio Jabuti na ca-

Livro “O Mágico do Barro Preto”

tegoria autor revelaçãono ano de 2001.

Sua obra O livro OMágico do Barro Pretoé voltado para o públicojuvenil e conta a históriade um menino com po-deres sobrenaturais eque com seus dons ini-magináveis tem a capa-cidade de transformar avida dos que o cercam.

O jornalista Aurélio de Moura, defensor do sitio diz que muitos tentamtransformar a luta de Queimado em algo cultural, mas ela foi política

Foto: Tonico (Ales)