geração 13

4
FOCAS EM AÇÃO A C A O G E R A C A O G E R A C A O G E R A C A O G E R Informativo Quinzenal Interno * Ano 07 * Edição 13 * 12/11/2010 Horário: 19h30 Duração: ___ horas 8 DE MARÇO No dia 25 de outubro os alu- nos do 5˚ano do Colégio Funda- mentum, acompanhados de suas professoras visitaram os pontos turísticos da cidade de Campinas e o jornal Correio Popular. Na visita ao jornal eles tive- ram a oportunidade de conhecer desde a redação até a impressão do jornal e descobriram a impor- tância que eles dão à reciclagem. Também visitaram vários pon- tos turísticos importantes para a história como o Jockey Club, on- de as pessoas se reuniam e assisti- am as corridas a cavalo e hoje as pessoas se reúnem em restauran- tes, bares e lojas, o Palácio dos Jequitibás, onde está a prefeitura, o Palácio dos Azulejos que recebe este nome por causa dos azulejos de porcelana portuguesa que re- vestem sua fachada (o prédio hoje abriga o Museu da Imagem e do Som). Visitaram também o Largo do Carmo, considerado o Marco Zero da cidade. ALUNOS FAZEM TOUR EM CAMPINAS Alunos do 5º ano aprimoram o conhecimento com visita à cidade Evento realizado no Colégio, acontece com alunos de 6º a 9º ano CAMPEONATO DE ROBÓTICA No dia 06 de novembro, houve o Campeonato de Ro- bótica no Colégi. Participaram do evento alunos do 6º ao 9º ano, com diferentes provas fo- cando na preservação do pla- neta. As provas eram: colocar os animais em extinção em suas proteções, fechar a tor- neira, colocar as árvores em seus lugares e cobrir o vaza- mento de petróleo (para o 8° e 9°ano). As equipes vencedoras foram: Nível I - 7º ano A: Caio, Bruno, Giancarlo e Renan; Nível II - 8º ano A: Mateus, Alexandre, Gustavo, Nicolas e Felipe.

Upload: raphael-rocha-dias

Post on 23-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Edição 13 do Jornal Interno do Colégio Fundamentum

TRANSCRIPT

Page 1: Geração 13

FOCAS EM AÇÃO

ACAOGERAAACCCAAAOOOGGGEEERRRACAOGERAAACCCAAAOOOGGGEEERRRInformativo Quinzenal Interno * Ano 07 * Edição 13 * 12/11/2010

Horário: 19h30Duração: ___ horas

8 DE MARÇO

No dia 25 de outubro os alu-nos do 5˚ano do Colégio Funda-mentum, acompanhados de suas professoras visitaram os pontos turísticos da cidade de Campinas e o jornal Correio Popular. Na visita ao jornal eles tive-ram a oportunidade de conhecer desde a redação até a impressão do jornal e descobriram a impor-tância que eles dão à reciclagem. Também visitaram vários pon-tos turísticos importantes para a história como o Jockey Club, on-de as pessoas se reuniam e assisti-am as corridas a cavalo e hoje as pessoas se reúnem em restauran-tes, bares e lojas, o Palácio dos Jequitibás, onde está a prefeitura, o Palácio dos Azulejos que recebe este nome por causa dos azulejos de porcelana portuguesa que re-vestem sua fachada (o prédio hoje abriga o Museu da Imagem e do Som). Visitaram também o Largo do Carmo, considerado o Marco Zero da cidade.

ALUNOS FAZEM TOUR EM CAMPINASAlunos do 5º ano aprimoram o conhecimento com visita à cidade

Evento realizado no Colégio, acontece com alunos de 6º a 9º anoCAMPEONATO DE ROBÓTICA

No dia 06 de novembro, houve o Campeonato de Ro-bótica no Colégi. Participaram do evento alunos do 6º ao 9º ano, com diferentes provas fo-cando na preservação do pla-neta. As provas eram: colocar os animais em extinção em suas proteções, fechar a tor-

neira, colocar as árvores em seus lugares e cobrir o vaza-mento de petróleo (para o 8° e 9°ano). As equipes vencedoras foram: Nível I - 7º ano A: Caio, Bruno, Giancarlo e Renan;Nível II - 8º ano A: Mateus, Alexandre, Gustavo, Nicolas e Felipe.

Page 2: Geração 13

Kids

VAMOS COLORIRVAMOS COLORIR

O QUE É°°? O QUE É?O QUE É°°? O QUE É?O QUE É°°?O QUE É? Resposta: Alho.

Tem cabeça, mas não é gente. Tem dente, mas não é pente?

Alunos de Ed. Infantil a 5º Ano finalizam atividades acadêmicas

DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS A Mostra de Projetos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 foi realizada no dia 6 de novembro, uma experiência em que os alunos interagiam com os pais, mos-trando o assunto trabalhado por eles no segundo semestre, com objetivo interdiciplinar. Cada projeto foi dividido em horários nos quais os pais puderam apreciar o trabalho da classe de seu filho.

Houve vários temas variados como: Infantil 1 – Passarinhos; Infantil 2 – Diferentes cães; Infantil 3 – Uma aventura no jardim; Infantil 4 A – Morcegos; Infantil 4 B – Horta viva; 1° ano A – Mundo das flores; 1° ano B – Quatro estações; 1° ano C – Cada um tem seu jeito de ser; 2° ano A e B – Projeto lá na roça; 3° ano – Projeto animal; 4° ano – Projeto consumo; 5° ano – Projeto Jornal na sala de aula.

No dia 22 de outubro, a pro-fessora de educação especial, Karen Amodio, veio aumen-tar o conhecimento do 1° ano C em relação às pessoas espe-ciais, que é o projeto da classe. Ela ensinou aos alunos o alfa-

beto em língua de sinais e mostrou aos alunos a música que eles cantaram na apresen-tação do projeto no dia 06/11. Foi uma experiência muito legal.

EDUCAÇÃO ESPECIALAlunos do 1º Ano aprendem a respeitar diversidades

Page 3: Geração 13

Teens

Alunos de 6º a 8º ano apresentam projetos acadêmicos no Colégio MOSTRA DE PROJETOS No sábado 23 de outubro, houve, no Colégio, a mostra de projetos do 6º ao 8° anos. Os alunos apresentaram seus projetos iniciados desde o co-meço do ano para os pais. Os temas variaram de recursos naturais a adolescência. Hou-ve também os standes do CIA, Esquadrão AntiBullying e do Geração. Os alunos treinaram para o Campeonato de Robó-tica, que foi aberto ao público. No stand do Geração tivemos nossa enquete, tanto para os pais quanto para os teens. Veja abaixo nosso resultado.

Melhores respostas:

“Eu escolhi a opção 'outras sugestões', pois durante as assembléias com a professora Vânia já havia a sugestão de colocar pedestais com elásticos (igual ao de cinema) para uma melhor organização.”

'Selecionei as opções 'criar uma senha para ser atendido' e 'ajudar num trabalho de conscientização para as pessoas serem mais educadas'. Creio que criar uma senha seja uma opção que resolveria, mas é muito importante o trabalho de conscientização. Quando todos tiverem consciência e aprenderem a respeitar a vez do outro, a senha será dispensável'.

Melhores respostas:

·Depende da situação - “As vezes na hora certa funciona mais que o diálogo (as palmadas), embora sou a favor do diálogo.·Discorda da decisão do governo - “Sou totalmente contra a violência, mas uma “palmada” as vezes é necessária. A juventude de hoje está cada vez mais sem limites, e acho que o governo deveria se preocupar com a violência e falta de segurança em geral.·Concorda com a decisão do governo – “Agressão gera agressão não existe justificativa para o ato.

Page 4: Geração 13

ACAOGERAAACCCAAAOOOGGGEEERRREQUIPE

Redação

Coordenação

Produção Supervisão GeralPatrocinador

Cecília Sochiarelli da Costa Valquíria de Andrade Berardi

Profª Marilena Amaral Martins Cunha

Raphael Rocha Dias Laura Mendonça Pimenta Agessi

Gabriela Brumatti Ribeiro

Ana Luíza Juliato Torrezin Nathália Macedo Gravalos

AniversariantesAniversariantesAniversariantesAniversariantesNOVEMBRO

FUNCIONÁRIOS AGENDA

Fale Conosco: [email protected]

06 - João Matheus R Paniago06 - Arthur Alfonso V Lima06 - Vitor Henrique P Torquato07 - Mariana B de Almeida08 - Lucas Albano08 - João Luiz de C Schilling09 - Paloma Barduchi Barbin09 - Vinicius Ramos Pavan10 - Victoria Monteiro da Silva10 - Caio Sandes L Miguel10 - Barbara Ramos Pavan11 - Juliana A Brugnoli11 - Guilherme Farina Fachada11 - Jérvece Patrick Mazetto11 - Pedro Paulo C Bernardo12 - Nícolas Gabriel Dias12 - Brenda Turchetti14 - Valquíria de A Berardi15 - Bruno Rocha Altafin15 - Carolina M M Castro

15 - Ana Clara de O P Parma15 - Luiz Gustavo R Pernassi15 - Rayssa Caroline Damazio16 - Lucas Cavalcante de Sousa16 - Rafaella Giardelli Caetano16 - Chen Jia Min16 - Larissa Bérgamo Fassini18 - Rodrigo Queiroz Marchetti19 - Mateus C de Sousa22 - Iolanda Beatriz G Andrade22 - Victor Matheus D Secafim22 - Natália Batista Conti23 - Lara David23 - Pedro Henrique Lopes24 - Flávio Ferrari Zanivan25 - Alexandre S de Carvalho25 - Murilo Moraes28 - Danillo Feitosa da Silva29 - Gabrielle Rosa Thomazi29 - Juliana Abbade Pereira

Rua José Paulino, 70 - Campinas - SP - 3236-1778

22 - Alexandra Pereira24 - Ana Paula26 - Izaura

Qual foi o seu maior mico? Micaela, a protagonista deste livro, tem vários para contar. E não se envergonha deles. Desde que trocou o Rio de Janeiro pela (nem tão) pacata Monterey do Lajedo, a menina experimentou - um por um, dia após dia todos os sete tipos de mico catalogados na

Micos de Micaela (Angélica Lopes)

RATODE

BIBLIOTECA

27 - Janaina Leonardi27 - Jussara30 - D. Cida

ALUNOS DO 9º ANO APRESENTAM BIOGRAFIASAtividade de Português desenvolve habilidade de pesquisa e escrita Na semana de 03 a 05 de novembro, os alunos do 9º ano apresentaram biografias de vários escritores e persona-gens históricos, na aula de Português. O grande objetivo do tra-balho foi ensinar os alunos que a Internet é fonte de pesquisa tal como a enciclo-pédia, jornais, etc. A conclusão final, no entan-to, deve ser um texto de auto-ria, escrito pelos próprios alu-nos. Veja um destes textos:

18 de novembro

19 de novembro

20 de novembro

23 de novembro

26 de novembro

* Festival de Teatro - 6º e 9º

* Festival de Teatro - 7º e 8º* Dia da Bandeira - Comemoração Interna

* Festival de Teatro - 2º ao 5º

* Avaliação Substitutiva - 6º ao 9º

* Último dia de aula - 6º ao 9º

CONFIRA NA PRÓXIMA EDIÇÃO:

PROJETO INDIVIDUAL REALIZADO PELOS

ALUNOS DO 9º ANO

PROJETO INDIVIDUAL REALIZADO PELOS

ALUNOS DO 9º ANO

Biografia de Monteiro Lobato Monteiro Lobato, precursor da literatura infantil no Brasil, nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo em 1882. Quando seus pais faleceram ficou sob tutela com o avô materno, o Visconde de Tre-membé, por vontade deste cursou a universidade de Di-reito, mas na verdade preferia ter cursado a Escola de Belas-Artes.

quatro filhos. Em 1918, mudou-se para São Paulo onde inaugurou a primeira editora nacional: Monteiro Lobato e Cia. Como era entusiasta da eco-nomia brasileira chegou a fun-dar diversas companhias para a exploração do petróleo na-

No dia 28 de março de 1908, casou-se com Maria Pureza da Natividade que gerou seus

cional, após sua iniciativa de fracasso deu-lhe assunto em um artigo. Lobato escritor reencontrou as esperanças no Brasil, após ter ficado isolado na prisão. Ao voltar a São Paulo no dia 04 de julho de 1948 Lobato falece com 66 anos por um derrame.

Texto escrito por Ana Beatriz, Juliane e Mariana - 9ºA

história da humanidade. Tudo isso num intervalo de apenas sete dias e com o agravante de ser na cidade. Mas, para seu consolo, ela sabe que, no fundo, ‘‘uma vida sem micos é que é um tremendo mico’’.

nova