geoprocessamento na estimativa da perda de solo giovanna … · 2018-02-21 · title: microsoft...

1
Universidade do Sagrado Coração Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil – CEP: 17011-060 – Bauru-SP – Telefone: +55(14) 2107-7000 www.usc.br 25 GEOPROCESSAMENTO NA ESTIMATIVA DA PERDA DE SOLO NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARDO-SP Giovanna Osti Colaço 1 ; Anderson Antonio da Conceição Sartori 1 ¹Centro de Ciências Exatas – Universidade do Sagrado Coração – [email protected]; [email protected] Tipo de pesquisa: Iniciação Científica - PIBIC Agência de fomento: CNPq Área do conhecimento: Exatas– Engenharia Ambiental e Sanitária A Bacia do Rio Pardo representa muito bem a situação de grande parte do território brasileiro, onde a perda do solo é um dos resultados do processo desordenado de uso e ocupação do solo, trazendo prejuízos ao meio físico natural e antrópico. O objetivo desse projeto é analisar os fatores que influenciam na perda do solo, utilizando o geoprocessamento com a combinação do modelo quantitativo de perda de solo, através da Equação Universal de Perdas de Solos, USLE. Para o mapeamento da sub-bacia do Rio Pardo, foram utilizadas imagens orbitais do satélite Landsat 8. As análises da estimativa de perda do solo foram realizadas através dos cálculos dos fatores que empregam a USLE, e depois foram exportados ao software SIG, tendo como fonte de dados os mapas temáticos, os quais foram identificadas as áreas de maior criticidade, as principais fontes de degradação da sub-bacia, subsidiando a tomada de decisões para um planejamento conservacionista regional, como também a conscientização no uso e manejo correto dos recursos naturais. Palavras-chave: Erosão. Práticas Conservacionistas. Geotecnologias. SIG. USLE.

Upload: vuongdiep

Post on 13-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Universidade do Sagrado Coração Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil – CEP: 17011-060 – Bauru-SP – Telefone: +55(14) 2107-7000

www.usc.br 25

GEOPROCESSAMENTO NA ESTIMATIVA DA PERDA DE SOLO NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARDO-SP

Giovanna Osti Colaço1; Anderson Antonio da Conceição Sartori1

¹Centro de Ciências Exatas – Universidade do Sagrado Coração – [email protected]; [email protected]

Tipo de pesquisa: Iniciação Científica - PIBIC

Agência de fomento: CNPq Área do conhecimento: Exatas– Engenharia Ambiental e Sanitária

A Bacia do Rio Pardo representa muito bem a situação de grande parte do território brasileiro, onde a perda do solo é um dos resultados do processo desordenado de uso e ocupação do solo, trazendo prejuízos ao meio físico natural e antrópico. O objetivo desse projeto é analisar os fatores que influenciam na perda do solo, utilizando o geoprocessamento com a combinação do modelo quantitativo de perda de solo, através da Equação Universal de Perdas de Solos, USLE. Para o mapeamento da sub-bacia do Rio Pardo, foram utilizadas imagens orbitais do satélite Landsat 8. As análises da estimativa de perda do solo foram realizadas através dos cálculos dos fatores que empregam a USLE, e depois foram exportados ao software SIG, tendo como fonte de dados os mapas temáticos, os quais foram identificadas as áreas de maior criticidade, as principais fontes de degradação da sub-bacia, subsidiando a tomada de decisões para um planejamento conservacionista regional, como também a conscientização no uso e manejo correto dos recursos naturais.

Palavras-chave: Erosão. Práticas Conservacionistas. Geotecnologias. SIG. USLE.