geografia o brasil e o mercosul

40
O comércio exterior brasileiro Unidade 69 – Pág. 395 – 399 [email protected]

Upload: padme-vader

Post on 05-Jun-2015

23.114 views

Category:

Technology


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Geografia   O Brasil E O Mercosul

O comércio exterior brasileiro

Unidade 69 – Pág. 395 – 399

[email protected]

Page 2: Geografia   O Brasil E O Mercosul

• Com frequência os jornais publicam matériassobre o déficit ou superávit da balançacomercial brasileira. E muitas pessoas temdificuldades em compreender o que issosignifica. Os termos déficit, superávit, balançacomercial fazem parte de uma área de conhecimento específico, que vamos tratar nesta aula.

Page 3: Geografia   O Brasil E O Mercosul

Balança Comercial

• Balança comercial: a diferença entre as exportações e as importações de umdeterminado país. Por exportações, entendemos todo bem que o país vende para o resto do mundo, enquanto que importaçõessão todos os bens que o país compra do resto do mundo.

Page 4: Geografia   O Brasil E O Mercosul

• Quando as importações superam as exportações, o saldo da balança é negativo e ocorre déficit comercial. Quando as exportações superam as importações, o saldo da balança é positivo e ocorre superávit comercial.

• Portanto, a balança comercial favorável(saldo positivo) ou desfavorável (saldo negativo) indicará a diferença entre as exportações e importações de uma nação.

Page 5: Geografia   O Brasil E O Mercosul

De colônia a país subdesenvolvidoindustrializado

• As características do comércio exterior brasileiro acompanharam as mudanças da participação do nosso país na DivisãoInternacional do Trabalho (DIT).

• A princípio, como colônia (1500 – 1822), e depois como país subdesenvolvido, os principais itens da nossa pauta de exportações foram produtos primários(açúcar, ouro, café).

Page 6: Geografia   O Brasil E O Mercosul

• Com o início do processo de industrializaçãoem 1930, além dos produtos do setorprimário, o Brasil passou a exportar tambémprodutos do setor secundário. Do mesmomodo, excluiu da sua lista de bensimportados muitos produtos que começou a industrializar. De 1930 até hoje, a política do governo brasileiro com relação ao comércioexterior teve dois períodos distintos:

• 1930 – 1990 – substituição de importações• 1990 – 2001 – liberalização de importações

Page 7: Geografia   O Brasil E O Mercosul

Substituição de importações• A industrialização por substituição de

importações (ISI) verifica-se empiricamentequando ocorre crescimento da produçãoindustrial com expansão da demanda interna, simultaneamente a uma redução do coeficiente de importações da indústria(participação relativa das importações no produto industrial). De um modo geral, a SI contribuiu positivamente para dinamizar o crescimento da produção interna, principalmente nas fases iniciais da industrialização.

Page 8: Geografia   O Brasil E O Mercosul

• No caso do Brasil, foi particularmente importante entre o início da década de 1930 e fim da década de 1970.

• Ao final desse período, porém, suacontribuição para o crescimento da produçãoindustrial já era apenas marginal. Segundo dados do Instituto de Pesquisa EconômicaAplicada (IPEA) para 1975-80, o crescimentoda produção da indústria de transformaçãonesse período foi explicado principalmente pelo aumento da demanda interna (77,3%), tendo a expansão das exportaçõescontribuído com 14,4% e a substituição de importações com apenas 8,3%.

Page 9: Geografia   O Brasil E O Mercosul

• Mas esta última era ainda relativamente importante em indústrias específicas, tais como produtos metalúrgicos, equipamentosmecânicos, elétricos e de comunicações e celulose/papel. Daí por diante, a substituiçãode importações praticamente deixou de ser relevante como fonte de crescimento da produção industrial.

• Isto leva a duas ponderações importantes:

Page 10: Geografia   O Brasil E O Mercosul

• 1) que a demanda interna tem papel preponderante como fonte de variação do produto industrial. Seu efeito dinamizador, entretanto, pode ocorrer em presença tanto de uma intensificação da SI (redução do coeficiente de importações) quanto de umaredução da SI (aumento do coeficiente de importações) ou mesmo de um processoneutro de SI (coeficiente de importaçõesconstante); e

Page 11: Geografia   O Brasil E O Mercosul

• 2) a SI e a expansão das exportações como fontes de crescimento não são processosexcludentes, mas sim simultâneos e vinculados, sendo a SI geralmente umesforço prévio de construção de uma base industrial e de aprendizado tecnológico.

Page 12: Geografia   O Brasil E O Mercosul

Liberalização de importações

• Em 1990, o governo brasileiro introduziu umprograma de liberalização financeira externa e de eliminação das barreiras protecionistasna importação, cujos principais pontos foram:

• Abolir barreiras não tarifárias, como reserva de mercado, cotas e proibições;

• Reduzir a média das tarifas de exportação.

Page 13: Geografia   O Brasil E O Mercosul

A balança comercial brasileira

• O Plano Real criado em 1994, valorizou a moeda nacional (o real) e facilitou a entrada de produtos estrangeiros mais competitivos que os nossos, por serem mais baratos e, muitas vezes, por representarem o “novo” emrelação aos já conhecidos produtosnacionais.

Page 14: Geografia   O Brasil E O Mercosul

• Outros fatores desse déficit comercial sãochamados genericamente de “custo Brasil”. Entre esses fatores podemos destacar: as altas taxas de juros (muito maiores que as cobradas nos mercados internacionais, o que inibe investimentos produtivos); a defasagemtecnológica de nossas indústrias ( o que diminui a competitividade); pouca integraçãode infra-estrutura portuária, ferroviária e rodoviária, além de insuficiente e cara.

Page 15: Geografia   O Brasil E O Mercosul

• Entre os produtos exportados pelo Brasil entre 2005 e 2006 destacamos:

(*) janeiro a agosto

-11,11,8392,069Carne de frango

23,91,8821,519Motores

0,91,9001,883Aviões

13,11,9241,701Eletroeletrônicos

11,81,9261,723Carne bovina

20,21,9271,603Autopeças

53,72,3201,509Açúcar em bruto

7,13,0782,875Automóveis

56,64,1312,638Petróleo em bruto

18,54,4813,782Soja em grão

29,75,7444,428Minério de ferro

Var.%20062005Produto

(US$ milhões)

Principais produtos exportados - Brasil – 2005-06(*)

Fonte: http://cepa.epagri.sc.gov.br/Infconj/textos06/IC

arnes/ICarnes1509.htm

Page 16: Geografia   O Brasil E O Mercosul

• Os principais produtos importados pelo Brasil são petróleo e derivados, maquinaria industrial e equipamentos, produtos químicos e farmacêuticos etc.

• Os maiores parceiros comerciais do Brasil são: os Estados Unidos, a Argentina, a Alemanha, a Holanda e o Japão.

Page 17: Geografia   O Brasil E O Mercosul

• As regiões SE e S, por serem as maisindustrializadas, são as que respondem pelas principais áreas exportadoras do país.

• Nos gráficos a seguir é possível verificar quais foram os estados que mais exportarame os que mais importaram no ano de 2000.

Page 18: Geografia   O Brasil E O Mercosul

Principais estados exportadores - 2000

36%

29%

12%

10%

8% 5% São Paulo

Minas Gerais

Rio Grande do Sul

Paraná

Espírito Santo

Demais Estados

TÉRCIO, Lúcia Marina e. O comércio exterior brasileiro. Geografia. São Paulo: Ática. Pág. 395 – 399.

Page 19: Geografia   O Brasil E O Mercosul

Principais estados importadores - 2000

46%

9%8%7%

7%

23% São Paulo

Rio de Janeiro

Paraná

Rio Grande do Sul

Amazonas

Demais Estados

TÉRCIO, Lúcia Marina e. O comércio exterior brasileiro. Geografia. São Paulo: Ática. Pág. 395 – 399.

Page 20: Geografia   O Brasil E O Mercosul

O Brasil no comércio mundial

• O comércio mundial é realizado em doisníveis:Entre países e em blocos econômicos.

• Além de fazer parte do Mercosul, da Aladi e do Projeto da Alca, o Brasil realiza trocascomerciais com outros blocos econômicos e com vários países do mundo.

Page 21: Geografia   O Brasil E O Mercosul

O Brasil e o Mercosul

• Mercosul é a União Aduaneira (livre comérciointrazona e política comercial comum) entre Argentina, Brasil, Paraguai, Venezuela e Uruguai, instituída pela assinatura do Tratado de Assunção, em 26 de março de 1991. A Venezuela passou a fazer parte do Mercosulno ano de 2006.

Page 22: Geografia   O Brasil E O Mercosul

• O Mercosul evoluiu a partir de um processode aproximação econômica entre Brasil e Argentina, iniciado em meados dos anos 80. Em 1985, os presidentes do Brasil e da Argentina firmaram um acordo de integraçãoconhecido como "Declaração de Iguaçu".

Page 23: Geografia   O Brasil E O Mercosul

• Em 1986, assinou-se a Ata para IntegraçãoArgentino-Brasileira, ocasião em que foiinstituído o Programa de Integração e Cooperação Econômica - PICE, entre os doispaíses; A Ata baseia-se nos princípios que mais tarde nortearam o Tratado de Assunção: flexibilidade, que permitiria ajustes no ritmo e objetivos, gradualismo, simetria (para que houvesse harmonização de políticas específicas que interferem na competitividadesetorial) e equilíbrio dinâmico ( que proporcionaria uma integração setorialuniforme).

Page 24: Geografia   O Brasil E O Mercosul

• Em 1988, assinou-se o Tratado de Integração, Cooperação e DesenvolvimentoArgentina - Brasil. Na oportunidade, foramassinados Protocolos (perfazendo um total de 24) sobre diversos temas, tais como: bens de capital, trigo, produtos alimentíciosindustrializados, setor automotivo, cooperação nuclear, transporte marítimo, transporte terrestre, entre outros.

Page 25: Geografia   O Brasil E O Mercosul

• Em julho de 1990, foi firmada a Ata de Buenos Aires, que fixou para janeiro de 1995 a data do início da vigência de um mercado comum entre os dois países. Em dezembrode 1990, os Protocolos acima referidos foramconsolidados em um só instrumento denominado Acordo de ComplementaçãoEconômica-ACE 14, firmado entre Brasil e Argentina, que constituiu o referencial adotado posteriormente no Tratado de Assunção.

Page 26: Geografia   O Brasil E O Mercosul

• Em 26 de março de 1991 foi firmado o Tratado de Assunção entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai para a constituição do Mercado Comum do Sul - MERCOSUL.

Page 27: Geografia   O Brasil E O Mercosul

263.668.89 milhõesTotal

25,730,435 (est. Julho 2006) CIAVenezuela

6,506,464 (est. Julho 2006) CIAParaguai

3,431,932 (est. Julho 2006) CIAUruguai

188,078,227 (est. Julho 2006) CIABrasil

39,921,833 (est. Julho 2006) CIAArgentina

NúmeroPaís

População

Fonte: http://www.global21.com.br/guiadoexportador/mercosul.asp

Page 28: Geografia   O Brasil E O Mercosul

Fonte: http://www.global21.com.br/guiadoexportador/mercosul.asp

Page 29: Geografia   O Brasil E O Mercosul

12.773.875 Km²Total

912,050 Km²Venezuela

406,750 Km²Paraguai

176,220 Km²Uruguai

8,511,965 Km²Brasil

2,766,890 Km²Argentina

ÁreaPaís

Área Total

Fonte: http://www.global21.com.br/guiadoexportador/mercosul.asp

Page 30: Geografia   O Brasil E O Mercosul

US$176.4 bilhões (est.2006)Venezuela

US$30.64 bilhões (est.2006)Paraguai

US$36.56 bilhões (est.2006)Uruguai

US$1.616 trilhões (est.2006)Brasil

US$599.1 bilhões (est.2006)Argentina

PIBPaís

PIB (paridade com poder de compra)

Fonte: http://www.global21.com.br/guiadoexportador/mercosul.asp

Page 31: Geografia   O Brasil E O Mercosul

Fonte: http://www.global21.com.br/guiadoexportador/mercosul.asp

Page 32: Geografia   O Brasil E O Mercosul

Constituição do Mercosul

• O Mercosul está constituído pelos quatroEstados Parte, a Argentina, Brasil, Paraguai, Venezuela e Uruguai.

• Atualmente, os Países Associados aoMercosul são:

• Chile (1996), Bolívia (1997),Peru (2003), Colômbia (2004) e Equador (2004).

Page 33: Geografia   O Brasil E O Mercosul

Principais Objetivos• Integração econômica que tem como objetivo a

conformação de um mercado comum, por meiode:

• Livre circulação de bens, serviços e fatoresprodutivos;

• Eliminação das restrições incidentes sobre o comércio recíproco;

• Estabelecimento de uma tarifa externa comum; • Adoção de políticas comerciais comuns face à

terceiros países; • Coordenação de políticas macroeconômicas e

setoriais.

Page 34: Geografia   O Brasil E O Mercosul

1.006.099.582849.577.665667.048.159Uruguai

1.230.507.661961.092.561871.844.907Paraguai

11.713.819.0749.915.423.4977.373.217.826Argentina

200620052004Exportações

Intercâmbio Comercial Brasil - Mercosul US$ FOB

Fonte: http://www.global21.com.br/guiadoexportador/mercosul.asp

Page 35: Geografia   O Brasil E O Mercosul

Fonte: http://www.global21.com.br/guiadoexportador/mercosul.asp

Page 36: Geografia   O Brasil E O Mercosul

618.224.396493.684.111522.855.590Uruguai

295.904.197318.935.985297.825.436Paraguai

8.053.681.2536.241.072.6995.569.723.302Argentina

200620052004Importações

Intercâmbio Comercial Brasil - Mercosul

Fonte: http://www.global21.com.br/guiadoexportador/mercosul.asp

Page 37: Geografia   O Brasil E O Mercosul

Fonte: http://www.global21.com.br/guiadoexportador/mercosul.asp

Page 38: Geografia   O Brasil E O Mercosul

Os “corredores” de exportação e os principais portos brasileiros

• Para organizar o embarque de produtos nos portos marítimos do país, o governo criou, nadécada de 1970, os “corredores” de exportação: eixos que reúnem condições de transporte de cargas por ferrovias, rodovias(meio mais comum) ou hidrovias, de armazenamento (em silos ou contêineres) e sistema portuário.

Page 39: Geografia   O Brasil E O Mercosul

• Nossos principais portos marítimos estãonesses “corredores”, com destaque para o Porto de Santos, o mais importante do país.

• Suas instalações ocupam 7,7 milhões de m2 e cerca de 14 Km de extensão, alcançandoambas as margens do estuário e estendendo-se até Guarujá e Cubatão.

Page 40: Geografia   O Brasil E O Mercosul

Bibliografia

• TÉRCIO, Lúcia Marina e. O comércio exterior brasileiro. Geografia. São Paulo: Ática. Pág. 395 – 399.

• http://cepa.epagri.sc.gov.br• www.global21.com.br• www.metro.santo.sp.gov.br• www.mre.gov.br• http://www.sfiec.org.br