geografiaparaprofessores.files.wordpress.com  · web viewprofessor: rafael furlan data...

5
Aluno(a): nº. 9° ano Professor: Rafael Furlan Data ____/____/2010 Prova de Recuperação de GEOGRAFIA 3º Trimestre/2011 Visto do professor Nota: (6,0) 1) O texto abaixo relata as descobertas científicas sobre uma cordilheira descoberta embaixo da camada de gelo e neve da Antártida. Utilize-o para responder as questões. Cientistas explicam formação de 'cordilheira fantasma' na Antártida Pesquisa indica que Gamburtsevs, montanhas cobertas pelo gelo antártico, formaram-se há mais de um bilhão de anos Cientistas dizem que agora podem explicar a origem do que talvez sejam as mais extraordinárias montanhas da Terra. As Gamburtsevs são do tamanho dos Alpes europeus e totalmente cobertas pelo gelo antártico. Sua descoberta na década de 1950 foi uma grande surpresa. A maioria supunha que o continente fosse plano e sem grandes variações. Mas dados de estudos recentes sugerem que a cadeia de montanhas formou-se há mais de um bilhão de anos, segundo o trabalho divulgado na publicação científica Nature. As Gamburtsevs são importantes por serem o local onde sabemos hoje que o gelo iniciou sua expansão pela Antártida. Estudos climáticos A descoberta da história das montanhas ajudará portanto em estudos climáticos, auxiliando cientistas a descobrir não apenas mudanças passadas da Terra, mas também possíveis cenários futuros. "Pesquisar estas montanhas foi um enorme desafio, mas fomos bem- sucedidos e produzimos um trabalho fascinante", disse Fausto Farraccioli, da British Antartic Survey (BAS), à BBC. Ele foi o pesquisador principal do projeto AGAP (sigla em inglês para Província Antártica de Gamburtsev). A equipe de cientistas de várias nacionalidades viajou algumas vezes durante os anos de 2008 e 2009 ao Objetivos: Conhecer as características naturais básicas do continente antártico; Identificar interesses geopolíticos e geoeconômicos relacionados diretamente à Antártida e seu território; Conhecer, interpretar e posicionar- se sobre o Tratado da Antártida e suas consequências. Instruções: 1. A avaliação é individual e sem consulta; 2. Responda com caneta azul ou preta; 3. Evite rasuras e não use corretivo; 4. A interpretação do enunciado faz parte do processo de avaliação; 5. Só copie frases do texto se for solicitado; se não for solicitado, escreva sempre frases suas, usando suas próprias palavras; 6. Confira se sua prova não contém falha de impressão e o total de páginas (quatro páginas). Caso necessite, informe imediatamente o professor presente. Escola Municipal de Ensino Fundamental “Profa. Eda Mantoanelli”

Upload: danghuong

Post on 13-Feb-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Aluno(a): nº. 9° anoProfessor: Rafael Furlan Data ____/____/2010

Prova de Recuperação de GEOGRAFIA3º Trimestre/2011

Visto do professor Nota:

(6,0)

1) O texto abaixo relata as descobertas científicas sobre uma cordilheira descoberta embaixo da camada de gelo e neve da Antártida. Utilize-o para responder as questões.

Cientistas explicam formação de 'cordilheira fantasma' na AntártidaPesquisa indica que Gamburtsevs, montanhas cobertas pelo gelo antártico, formaram-se há mais de um bilhão de anos

Cientistas dizem que agora podem explicar a origem do que talvez sejam as mais extraordinárias montanhas da Terra.

As Gamburtsevs são do tamanho dos Alpes europeus e totalmente cobertas pelo gelo antártico. Sua descoberta na década de 1950 foi uma grande surpresa.

A maioria supunha que o continente fosse plano e sem grandes variações. Mas dados de estudos recentes sugerem que a cadeia de montanhas formou-se há mais de um bilhão de anos, segundo o trabalho divulgado na publicação científica Nature.

As Gamburtsevs são importantes por serem o local onde sabemos hoje que o gelo iniciou sua expansão pela Antártida.

Estudos climáticos A descoberta da história das montanhas ajudará portanto em estudos climáticos, auxiliando

cientistas a descobrir não apenas mudanças passadas da Terra, mas também possíveis cenários futuros.

"Pesquisar estas montanhas foi um enorme desafio, mas fomos bem-sucedidos e produzimos um trabalho fascinante", disse Fausto Farraccioli, da British Antartic Survey (BAS), à BBC.

Ele foi o pesquisador principal do projeto AGAP (sigla em inglês para Província Antártica de Gamburtsev). A equipe de cientistas de várias nacionalidades viajou algumas vezes durante os anos de 2008 e 2009 ao leste do continente gelado, mapeando o formato da montanha escondida usando um radar capaz de penetrar o gelo. Outros instrumentos registraram os campos gravitacionais e magnéticos, enquanto sismômetros estudavam as profundezas da Terra.A equipe AGAP acredita que estes dados podem agora construir uma narrativa consistente para explicar a criação das Gamburtsevs e sua existência através do tempo geológico.

Supercontinente É uma história que começou pouco antes de um bilhão de anos atrás, muito antes de

formas de vida complexas se formarem no planeta, quando os continentes estavam se atraindo para formar um supercontinente conhecido como Rodínia. A colisão que aconteceu gerou as enormes montanhas.

Objetivos: Conhecer as características naturais básicas do continente antártico; Identificar interesses geopolíticos e geoeconômicos relacionados diretamente à Antártida e seu território; Conhecer, interpretar e posicionar-se sobre o Tratado da Antártida e suas consequências.

Instruções: 1. A avaliação é individual e sem consulta; 2. Responda com caneta azul ou preta; 3. Evite rasuras e não use corretivo; 4. A interpretação do enunciado faz parte do processo de avaliação; 5. Só copie frases do texto se for solicitado; se não for solicitado, escreva sempre frases suas, usando suas próprias palavras; 6. Confira se sua prova não contém falha de impressão e o total de páginas (quatro páginas). Caso necessite, informe imediatamente o professor presente.

Escola Municipal de Ensino Fundamental“Profa. Eda Mantoanelli”

No decorrer de centenas de milhões de anos, os picos sofreram gradualmente um processo de erosão. Apenas as "raízes", ou bases, das montanhas teriam sido preservadas.

Mas entre 250 e 100 milhões de anos atrás, quando os dinossauros habitavam o planeta, os continentes começaram a se separar em uma série de fissuras próximas à base gelada das montanhas. Este movimento aqueceu e rejuvenesceu as "raízes", criando as condições necessárias para que a terra se elevasse mais uma vez, fazendo com que as montanhas fossem restabelecidas.

Seus picos cresceram ainda mais na medida em que vales profundos foram sendo cortados por rios e geleiras a seu redor. E teriam sido as geleiras que escreveram os capítulos finais, há cerca de 35 milhões de anos, quando elas se expandiram e se fundiram para formarem o Manto Antártico Oriental, encobrindo a cadeia de montanhas neste processo.

Mistério solucionado "Esta pesquisa realmente soluciona o mistério de por que você pode ter montanhas

aparentemente jovens em meio a um velho continente", diz a pesquisadora principal do estudo, Robin Bell, da universidade de Columbia. "As montanhas originais provavelmente foram erodidas, para retornar como uma fênix. Elas tiveram duas vidas", disse ela.

A ideia é agora conseguir financiamento para escavar as montanhas em busca de amostras de solo, que poderiam confirmar o modelo divulgado na Nature.

Os pesquisadores também buscam determinar o local mais adequado para fazer a escavação no gelo. Ao examinar bolhas de ar presas na neve compactada, os pesquisadores podem determinar detalhes do passado, como condições ambientais, incluindo a temperatura e a concentração de gases na atmosfera, como dióxido de carbono.

Acredita-se que em algum local da região de Gamburtsev seja possível a coleta de amostras de gelo com mais de um milhão de anos. A amostra seria ao menos 200 mil anos mais antiga do que o gelo antártico já analisado por cientistas.

(Extraído de http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/cientistas-explicam-formacao-de-cordilheira-fantasma-na-antartid/n1597374905455.html , publicado e acessado em 19/11/2011)

Lake: LagoRange: CordilheiraRift system: Sistema de fendas ou rachaduras

a) O que os cientistas imaginavam sobre o relevo da Antártida antes de começarem as pesquisas sobre a cordilheira de Gamburtsev? (0,5)________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Qual a importância da cordilheira de Gamburtsev para os estudos de Climatologia? (0,5)________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Segundo os cientistas, qual foi a importância do gelo na formação e conservação da cordilheira? (0,5)________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) Como as amostras antigas de gelo, retiradas de futuras escavações, poderão ajudar a entender as transformações do meio ambiente? (0,5)________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Analise a charge a seguir, que trata da questão do aquecimento global.

a) Segundo a ciência, qual a relação entre a criação de gado e o aquecimento global? (0,75)________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Que consequências o derretimento das geleiras poderia causar para a biodiversidade? (0,75)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Há cientistas que admitem a existência do aquecimento global, mas negam a culpa da poluição causada pelas fábricas, pelo desmatamento e pela criação de animais. Segundo estes cientistas, como se pode explicar o aquecimento do planeta? (0,5)________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Sobre as características físicas e humanas do continente antártico, assinale (V) para verdadeiro, ou (F) para falso. (0,2 cada)

( ) A pesca praticada pelos japoneses é uma grande ameaça à biodiversidade marinha na Antártida.( ) A Antártida é um imenso bloco de gelo que se formou sobre o oceano, no Polo Sul.( ) O Tratado da Antártida proíbe testes militares em todo o continente antártico.( ) O Tratado da Antártida também proíbe experiências científicas em todo o continente antártico.( ) O Acordo de Madri (também chamado de Protocolo de Madri) foi criado para proteger o meio ambiente na Antártida.( ) Com o Acordo de Madri, os países se comprometem a não explorar os recursos minerais (como urânio, ferro e outros) existentes na Antártida.( ) A Península da Antártida é a área mais fria do continente, por isso, não há bases científicas nessa região.( ) Todo o continente antártico é marcado pelos climas frio de montanha, temperado e subtropical.( ) O Brasil não possui bases na Antártida, o que força os pesquisadores brasileiros a dependerem de parcerias com outros países.( ) Pesquisas na Antártida são importantes para o desenvolvimento de ciências naturais, como a Geologia, a Climatologia e a Biologia.

Boa prova!