gazeta niteroiense • número 80 (2ª edição)

13

Upload: gazeta-niteroiense

Post on 30-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Semana de 13 a 19 de abril de 2013

TRANSCRIPT

GAZETA NITEROIENSE | Semana de 13 a 19 de abril de 2013 | www.gazetanit.com.br2

www.climatempo.com.br

Local ANUNCIE • 3619-1800 facebook.com/[email protected]

[email protected]

‘Tribuna Livre’Concordo em gênero,

número e grau com o artigode autoria do Dr. Jânio Car-los, publicado na coluna“Tribuna Livre” do dia 06/04/2013 neste conceituadojornal, com o título “Moto-rista e ao mesmo tempo co-brador. Quem é quem?”. Oestresse ocasionado por to-tal absurdo desgasta moto-rista e o usuário, bem mais oque precisamos, que é asaúde física e mental.

Parabéns Dr. Jânio!Quem diz a verdade nãomerece castigo.

Carta enviada pela lei-tora Nantuza Maria Barbo-sa de Oliveira.

Barreto vai ganhar duas delegacias,sede da guarda e área de esportes

Sindilojaspropõe quecidade funcionenormalmentedurante a JMJ

O presidente do Sindi-lojas, José Luiz Pascoal,está sugerindo ao prefeitoRodrigo Neves que nãoseja decretado ponto facul-tativo nem feriado em Ni-terói durante a JornadaMundial da Juventude Ca-tólica, em julho.

“Num momento assim,com milhares de visitanteschegando, a cidade precisaestar funcionando a pleno,com todo o comércio e osetor de serviços prontospara receber os turistas”,comentou Pascoal.

O Sindicato dos Lojis-tas também se manifestouesta semana contra as fre-quentes trocas de coman-do no 12º Batalhão da PM.“A falta de continuidade naorientação, somada ao efe-tivo policial insuficientepara atender a uma cidadedo porte de Niterói, resul-ta no agravamento do qua-dro de insegurança públi-ca”, criticou.

O vereador PauloBagueira acompanhouno início da tarde destasexta-feira ( dia 12 deabril) o prefeito RodrigoNeves e o secretário es-tadual de Obras, Hud-son Braga, que juntos,anunciaram a entregapara o município da áreade mais de 44 mil metrosquadrados onde funcio-nava o antigo quartel doexército, conhecidocomo GCam, no Barreto.Na área irá funcionar asede da Guarda Munici-pal, a Delegacia de Ho-micídios de Niterói, umadelegacia para o bairrodo Barreto e uma grandeárea para a prática espor-tiva. O vereador conse-guiu junto com o prefei-to, que parte da área sejacedida ao Colégio PedroII para a construção desua sede própria. Atu-almente, o tradicionalcolégio federal funcio-na em um Ciep na RuaGeneral Castrioto, aolado da área que será en-

tregue ao município.A visita do Prefeito ser-

viu também para que o ve-reador Paulo Bagueira pe-disse uma ação urgente daPrefeitura na limpeza do lo-cal antes do início da obraque deve começar com aconstrução da Delegacia deHomicídios. “É uma exce-lente notícia para o Barretoe para Niterói . O retorno dadelegacia do Barreto é umareivindicação antiga da co-

munidade e a instalação dasede da Guarda e da Dele-gacia de Homicídios vai re-fletir em mais segurançapara os moradores, que é aprincipal queixa do bairro”,disse Bagueira.

Asfalto na portaAinda neste mês de abril,

a Prefeitura inicia o recape-amento da Rua Doutor Luiz

Palmier e Craveiro Lopese em seguida, a Rua Ge-neral Castrioto, RuaBenjamin Constant e aRua Doutor March, ascinco reivindicadas porBagueira junto à Prefei-tura. “O Prefeito tambémnos garantiu a reabertu-ra do Telecentro, quefunciona dentro do Par-que Palmir Silva, antigoHorto do Barreto”, dis-se Bagueira.

Sérgio Gomes

[email protected] | Semana de 13 a 19 de abril de 2013 | GAZETA NITEROIENSE 3

GAZETA NITEROIENSE | Semana de 13 a 19 de abril de 2013 | www.gazetanit.com.br4

Geral @gazetanit ASSINE a partir de R$12,[email protected]

Debate tira dúvidas sobrenova Lei dos EmpregadosDomésticos

A nova Lei dos Empregados Do-mésticos vai precisar ainda de muitasexplicações em relação à sua aplica-ção. Existem muitos pontos a seremesclarecidos, já que a CLT não ampa-ra os empregados domésticos. Paraesclarecer e tirar dúvidas, a OAB deNiterói promove debate dia 30 de abril.

O importante tema será discutidopela juíza do Trabalho, Maria Berna-dete Miranda Barbosa da Silva; pelavice-presidente da OAB da cidade,Fernanda Tolla; pela presidente doSindicato dos Empregados Domésti-cos, Neuza Alves, e as empregadorasLaila Garcia Vieira Guimarães e Ericade Andrade Bastos.Falta de segurançana cidade está em pauta

Preocupada com o clima de inse-gurança com a intensificação dos as-saltos e sequestros, a OAB de Niterói,através da Comissão de SegurançaPública, presidida por Bruno Paura,promoverá um debate sobre “Seguran-ça Pública” no dia 25 de abril, às 18h.

O encontro terá como convidadoso comandante da Artilharia Divisioná-ria da 1ª Divisão de Exército, generalAntônio Carlos Machado Faillace; se-cretário municipal de Segurança e Or-dem Pública, coronel Marcus Jardim;o delegado chefe da Polícia Federal emNiterói, Hylton Vieira Junior; o coronelWolney Dias Ferreira, responsável pelo4º Comando de Policiamento de Área(CPA); e o delegado da 77ª Delegaciade Polícia, Mário Luiz da Silva.Crimes previdenciáriossão tema de palestra

Em defesa dos direitos dos advo-gados e dos cidadãos, a OAB Niterói,através de sua Comissão de Previdên-cia Social, presidida por João Alvesde Góes, realizará palestra sobre “Cri-mes Previdenciários”, no dia 26 deabril, das 9h30 às 12h30. No auditórioda entidade, o evento contará com aparticipação dos juízes federais Fábiode Souza, da 2ª Vara Federal de Nite-rói, e Marcello Enes Figueira, do Tri-bunal Regional Federal da 2ª Região.As vagas são limitadas e as inscri-ções devem ser feitas pelo telefone3716-8922. Será atribuída carga horá-ria para estudantes.

ADEMI-Niterói fecha parceria para qualificar profissionaisA Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Niterói (ADEMI-

Niterói), em parceria com o Instituto George Mark Klabin, começará um pro-jeto que pretende incrementar a construção civil da cidade. No próximo dia15, começam as aulas da primeira Turma de Qualificação Profissional naConstrução Civil, que terá duração de três meses.

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da construção civil naregião e expandir os horizontes dos beneficiados, a ADEMI-Niterói e o InstitutoGMK idealizaram um curso que pretende estimular os profissionais a se aprimo-rar e buscar o crescimento profissional. Foram selecionados trinta serventes deconstrutoras associadas para participar, gratuitamente, da turma inaugural.

As aulas teóricas serão ministradas no Centro Cultural La Salle (Rua Dr.Paulo Cesar nº 107), de segunda à quinta-feira, das 16h às 19h. Os alunos quecumprirem a carga horária mínima de 70% do curso receberão certificado deconclusão do curso. Após o fim das aulas, esses profissionais estarão qua-lificados para melhores oportunidades no mercado da Construção Civil.

Assinada a Convenção Coletiva deTrabalho do Comércio de Niterói

Projeto Trilhasda Leituravai mobilizarcrianças e jovens

No próximo dia 20 de abrila Secretaria Municipal deEducação, Ciência e Tecno-logia (Smect) e a FundaçãoMunicipal de Educação(FME) promoverão no Cam-po de São Bento, às 10h, olançamento do Projeto “Tri-lhas da Leitura”. Trata-se deum projeto itinerante de fo-mento à leitura que aconte-cerá mensalmente e contem-plará praças, parques e co-munidades de todos os bair-ros da cidade, levando ativi-dades que mobilizem e sen-sibilizem crianças e jovenspara a prática da leitura.

A proposta pretende en-volver várias iniciativas coma temática da leitura como:contação de histórias, lan-çamento de livros, encontrocom autores, oficina de ori-gami, desenho, além da ex-posição de parte do acervode livros infanto-juvenis daBiblioteca Popular Munici-pal Cora Coralina.

Neste sábado, o encon-tro será com a escritora, can-tora, atriz e contadora dehistórias niteroiense BiaBedran, que lançará o seulivro “O Menino que foi aoVento Norte” e apresentaráhistórias e canções do seurepertório.

Vital Brazil organizaconcurso de fotografia

Vítimas do holocaustosão homenageadasem sessão solene

A lembrança da barbárie que tirou a vidade mais de seis milhões de judeus durante aSegunda Guerra Mundial é o tema da sessãosolene que será realizada na Câmara de Verea-dores, nesta segunda-feira (15) às 18h. Esseano, uma exposição com o tema ”Prestamistas,comerciantes e doutores - Uma história dosjudeus em Niterói”, organizada por AndreaTello Côrte, será aberta no dia da sessão.

A mostra ficará exposta no hall de entradada Câmara até o final do mês. Fotos e dadoshistóricos vão mostrar a trajetória do povo ju-deu no final do século 19 e início do século 20,até os anos 80. O evento é promovido por di-versas entidades judaicas, entre elas a Asso-ciação dos Sobreviventes do Holocausto, aComunidade Judaica de Niterói, o Centro Isra-elita, o Memorial Judaico de Vassouras, a As-sociação David Frishman de Cultura e Recrea-ção, a Sociedade Hebraica de Niterói, a Bnai-Brith, e a organização feminina Wizo-CentroScylla Schneider.

Desde 2006 o holocausto é lembrado naCâmara por força da lei municipal que instituiuem Niterói o Dia de Memória às Vítimas doHolocausto, comemorado sempre em 19 deabril, data em que os judeus promoveram oLevante do Gueto de Varsóvia. Por iniciativado presidente Paulo Bagueira, tramita na Casao projeto de lei para que a Rede Municipal deEducação inclua no currículo escolar noçõessobre a tragédia vivida pelos judeus. “É im-portante que a população tenha conhecimen-to dos horrores vividos pela comunidade ju-daica durante o holocausto. Discriminação dequalquer tipo, seja racial, econômica ou deopção sexual, não podem ser toleradas”, res-saltou Bagueira.

Fundador e Diretor Responsável: Nilson Ricardo ([email protected]) • Editora: Bárbara MarquesRepórter: Alexandre Brasil ([email protected]) • Uma publicação da Editora X Niteroiense Ltda. MEEndereço: Rua da Conceição, 137, sala 415, Centro - Niterói - RJ - CEP 24020-085 • E-mail: [email protected]/fax: (21) 3619-1800 • Seg. a sexta, das 9h às 20h • Para anunciar: [email protected] ou ligue (21) 3619-1800Na Internet em www.gazetanit.com.br • No Twitter @gazetanit • Página no Facebook www.facebook.com/gazetaniteroiense.Colaboradores desta edição: Achylles Peret e Jânio Carlos. Os artigos, crônicas e colunas assinadas são de totalresponsabilidade de seus autores e não traduzem necessariamente a opinião do jornal.

Copyright © 2011-2013 Gazeta Niteroiense - O jornal que todo mundo lê. Todos os direitos reservados.

[email protected]

Twitter @gazetanit

O comércio de Niteróireajustou os salários dosempregados com mais deum ano de casa em 6,5%,retroativos a 1º de março.O piso dos comerciáriosque trabalham na cidadepassou a ser de R$ 793(setecentos e noventa etrês reais), para os que sãofixos; e de R$ 678 (seiscen-tos e setenta e oito reais)para os temporários.

Os novos valoresconstam da Convenção

Coletiva de Trabalho queacaba de ser assinada en-tre os Sindicatos dos Lo-jistas e o dos Empregados,com validade até março de2014. “Tivemos o cuidadode, mais uma vez, compa-tibilizar a realidade finan-ceira dos pequenos co-merciantes com a necessi-dade de reajustar os gan-hos dos trabalhadores”,comentou José Luiz Pas-coal, presidente do Sindi-lojas Niterói.

O Instituto Vital Brazilorganiza um concurso defotografias antigas dobairro e seu entorno. Aideia é resgatar a históriada região, que cresceu apartir da fundação do ins-tituto, e contá-la peloolhar dos próprios mora-dores. A iniciativa faz par-te da programação do ins-tituto para 11ª Semana deMuseus, organizada peloIbram, em comemoraçãoao Dia Internacional doMuseu (18 de maio). Nosdias 17 e 18 de maio, opúblico poderá conferir atradicional extração públi-ca de veneno de cobra eescorpião, às 9h30, e as-sistir ao vídeo da inaugu-ração do instituto, realiza-da em setembro de 1943com a presença do ex-pre-sidente Getúlio Vargas.

As melhores ima-gens ficarão expostas nasede do instituto duran-te um mês, a partir do dia17 de maio.

Os arquivos devemser enviados para o [email protected] entregues pessoal-mente na sede do VitalBrazil, das 8h30 às 16h30,

até o dia 26 abril.“Desde 2007, temos

trabalhado na restauraçãode documentos, mapas efotos antigas e na publi-cação de livros que con-tam a história do institu-to. É importante ter a par-ticipação de quem viveaqui há anos e acompa-nhou o crescimento dobairro a partir da fundaçãodo instituto”, explicouLuís Eduardo, Diretor Ci-entífico do Vital Brazil.

O Instituto Vital Brazilestá localizado na Rua Ma-estro José Botelho 64.

[email protected] | Semana de 13 a 19 de abril de 2013 | GAZETA NITEROIENSE 5

Obras na Avenida Francisco daCruz Nunes entram na reta final

Inaugurado Centro de Atendimentoao Turista no Caminho Niemeyer

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, inaugurou na quinta-feira (11) o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Cami-nho Niemeyer, no Centro. Ele assinou também com o secretá-rio estadual de Turismo, Ronald Ázaro, um protocolo de inten-ções para a implantação do Programa Nacional de Desenvolvi-mento do Turismo no Estado do Rio de Janeiro (Prodetur).

O CAT funcionará diariamente, das 10h às 17h, terá funci-onários bilíngues e continuará promovendo visitas guiadaspelo Caminho. Fornecerá informações também sobre todos ospontos turísticos da cidade, além de possuir um Cyber Cafécom internet Hi-Fi para os turistas.

Além do CAT, o Caminho Niemeyer ganhou também emsua entrada um pórtico, um novo portão e uma guarita desegurança. Rodrigo Neves disse que a inauguração do CATfoi tratada com absoluta prioridade em seu governo e é maisuma meta cumprida do plano dos cem primeiros dias da suaadministração.

“Quando eu entrava no Caminho Niemeyer, eu achava umavergonha. Um projeto como esse, que é um projeto do maiorarquiteto, gênio da arquitetura mundial, o nosso querido OscarNiemeyer. Na entrada havia uma porteira de madeira e uma chou-pana. Não tínhamos um centro de informações para que as pes-soas conhecessem o Caminho Niemeyer”, disse o prefeito.

Rodrigo Neves tem encontro Sérgio Cabral

Câmara aprovalei que modificacobrança demultas municipal

A Câmara de Vereado-res aprovou, em primeiradiscussão, a mensagemexecutiva enviada peloprefeito Rodrigo Nevesque revê a forma comosão cobrados os juros emultas dos tributos muni-cipais. A mensagem ain-da receberá emendas eserá discutida nos próxi-mos 10 dias, inclusivecom o secretário de Fa-zenda Cesar Barbiero, queestará na Câmara para ex-plicar as modificações erazões de fazê-las.

A data será agendadaentre o Executivo e o líderdo Governo, VereadorMilton Cal (PP) e aconte-cerá na presidência daCasa e será exclusiva paraos vereadores.

Pelas justificativasapresentadas pelo prefei-to no projeto de lei, “osjuros moratórios no Mu-nicípio de Niterói não en-contra paralelo em ne-nhum outro ente da Fe-deração e cria estímulosao inadimplemento, bene-ficiando o devedor con-tumaz e gerando injusti-ça com os contribuintesque pagam suas obriga-ções em dia”. Com a alte-ração, justifica a mensa-gem, “passará a ser apli-cada a sistemática de cál-culo de juros de moraprevista no Código Tri-butário Nacional”.

Na primeira discussãodo projeto, os vereadoresRenatinho, Paulo Eduar-do Gomes, Henrique Viei-ra, todos do Psol e BrunoLessa (PSDB) votaramcontra o projeto, alegan-do ser prejudicial aos con-tribuintes, principalmentepor não ter um teto limitedos juros a serem aplica-dos. Na sessão de ontem,também foi lido pelo Vere-ador Leonardo Giordano(PT) projeto de lei de 1964,do então prefeito EmilioAbunahman e aprovadopelos vereadores que re-passa o Hospital Munici-pal Antonio Pedro para aUniversidade Federal doEstado do Rio de Janeiro,que posteriormente viriaa se chamar UFF (Univer-sidade Federal Fluminen-se). A lei, de acordo com overeador, comprova a fe-deralização do prédio mu-nicipal com o compromis-so de manter aberta umaemergência pública para apopulação.

Vereadores aprovamgratificação para aGuarda Municipal

Local ANUNCIE • 3619-1800 facebook.com/[email protected]

O plenário da Câma-ra de Vereadores de Ni-terói aprovou com emen-das, em segunda e últi-ma discussão, a mensa-gem-executiva que cria oRegime Adicional deServiço (RAS) para aGuarda Municipal. Duasemendas foram aprova-das por unanimidade.Uma, de autoria do vere-ador Luiz Carlos Gallo(PDT), definiu que asrestrições para receberas gratificações previs-tas na lei não serão re-troativas, passando avaler a partir da promul-gação. Outra aprovada,dos vereadores BrunoLessa (PSDB) e Verôni-ca Lima (PT), estipulouque a RET, concedida nogoverno anterior, nãoseria prejudicada com aintrodução da RAS.

Já as emendas rejei-tadas foram de BrunoLessa, que estendia osdireitos para os guardasque estivessem respon-dendo a inquérito admi-nistrativo; e a que foiapresentada pela banca-

da do PSOL _ formada pe-los vereadores Henrique Vi-eira, Paulo Eduardo Gomese Renatinho _ que pedia umaumento geral de 10% paratodos os servidores daGuarda, apresentada comoinconstitucional, por gerarreceita, pela Comissão deConstituição e Justiça.

Com a matéria aprovada,que faz parte do ProgramaNiterói Mais Segura, osguardas poderão recebergratificação de encargo es-pecial por horas trabalhadasa mais. A matéria estipula asgratificações em R$ 60 paraturnos adicionais de seishoras, R$ 80 para oito horase R$ 120 para 12 horas. Emsua justificativa, o prefeitoargumenta que “trata-se deprojeto de grande importân-cia para o aumento do con-tingente de guardas nasruas da cidade”. Na práticafica criado o chamado ProeisMunicipal, nos moldes doPrograma Estadual de Inte-gração na Segurança, quan-do policiais militares traba-lham nas horas de folga au-mentando o efetivo nasruas.

Com o início dos servi-ços de fresagem, nesta se-mana, as obras de alarga-mento da Avenida Francis-co da Cruz Nunes, em Pen-dotiba, entram na reta final.A etapa seguinte será o re-capeamento dos 812 metrosda via que foram alargados,além de pintura e sinalização.A obra, estratégica para osmoradores da Região Oceâ-nica, será entregue este mês.

Iniciados na adminis-tração passada, os servi-ços na Francisco da CruzNunes ficaram parados porseis meses, e foram retoma-dos pela atual gestãocomo meta dos 100 primei-ros dias de governo.

Várias intervenções fo-ram necessárias para darandamento ao trabalho. A

Ampla ficou responsávelpela instalação de 35 novospostes de iluminação e tam-bém pela remoção dos 35antigos. Faltam apenas cin-co a serem substituídos. AoDepartamento de PequenosReparos da Empresa de

Moradia, Urbanização e Sa-neamento (Emusa), coube alimpeza e a terraplanagemdo terreno onde será cons-truído o Terminal de Integra-ção do Largo da Batalha, oalargamento da calçada e acontenção de uma encosta.

O prefeito Rodrigo Nevesesteve reunido nesta terçafeira (09) com o governadorSérgio Cabral no Palácio Gua-nabara, em Laranjeiras. Naocasião, Rodrigo conversoucom Cabral sobre três temasde grande importância para acidade: saúde, revitalizaçãodo Centro e segurança.

O prefeito agradeceu aogovernador pelo apoio na re-abertura da emergência pe-diátrica do hospital GetúlioVargas Filho, o Getulinho,com a participação da ForçaEstadual de Saúde que, apóstrês meses de atuação, jáatingiu 15 mil atendimentos.A partir de agora, a atuaçãoda força ficará sob respon-sabilidade do município, maso governador garantiu aoprefeito que continuará acustear todos os insumosnecessários ao funciona-mento da unidade.

Na reunião também ficouacertada como será feita acessão dos terrenos do esta-do para a prefeitura para oprojeto de revitalização docentro de Niterói. No fim des-te mês, o governador irá aNiterói para assinar a doaçãodessas áreas. Rodrigo tam-bém pediu ao governadormais presença de forças desegurança em Niterói. Deacordo com o prefeito, é ne-cessário aumentar o efetivodas polícias na cidade, sobre-tudo em razão dos índices desegurança divulgados recen-temente pelo Instituto de Se-gurança Pública (ISP).

GAZETA NITEROIENSE | Semana de 13 a 19 de abril de 2013 | www.gazetanit.com.br6

O CAÇA NÍQUEL DEEDUARDO PAES... Ele

vai multar em R$ 3 milreais quem jogar

lixo nas ruas... Atéfiltro de cigarro paga

multa... Os cariocasvão pagar sorrindo...

Quando levarem oprefeito.

AS CARTAS NÃO MENTEMJAMAIS... O passatempode Dilma durante asviagens aéreas... É jogarburaco... Quem assistiu...Diz que ela sempre temum coringa... Escondidona manga.

MARACUTAIA CARIOCA... Umaempresa que faz limpeza noshospitais públicos... Precisou seregistrar no Conselho Federal dePsicologia... Para que o pessoalda limpeza pudesse trabalhar.

PARA AS DONAS DE CASA...As empregadas passaramde artigo de luxo... Paracoisa supérflua.

NOVOS TEMPOS... Antigamente aspatroas chamavam as empregadasde secretarias do lar... Agora ospolíticos, atrás de voto... Aspromoveram à presidentes dasempresas domésticas.

SINDICATOS DE PAPEL... O PTadora incentivar a criação de

sindicatos... Agora elesexistem aos milhares... Já tem

até o sindicato dasbengalas e

guarda-chuvas...E o de chapéuspara senhoras.ESTÁ TÃO MADURO QUE

PODE CAIR DO GALHO... Acampanha na Venezuelavirou bagunça... Madurochama Hugo Chávez deherói... E a oposição deanti-herói e marionetede Fidel Castro.

NA TERRA DOS ORIXÁS...O governador é ateu...E não acredita emnada... Por estemotivo osbaianos oculpam pelaseca... Edizem que asua falta defé... Afastou de láaté as pombas giras.

LULA ESTÁ ACIMA DA LEI... MarcosValério, o testa de ferro dosmensaleiros... Perdeutempo o denunciando...Inquéritos contra eleviram papel higiênico... Basta ver o escândalo da Rosimere.A RAINHA DA

INGLATERRA... Pediu aoparlamento queaumentasse o seu salárioem 20%... E só deram 16,5%%...Porque ela já recebe R$ 6 milhõesmensais... E é a mulher mais ricado mundo.

O ANDARILHO... Umdeputado federal deRoraima... Já gastou

cerca de R$ 800 milreais só com

passagens aéreas...Os colegas dizem

que só falta eleviajar para a lua. EIKE BATISTA PARECE O COMANDANTE DO

TITANIC... Todas as suas empresasestão afundando na bolsa... Até o Portode Açu esta afundando nas areias domar... Porque ele não fez alicerces.

LÁGRIMAS EM PÓ... A perícia concluiu que o cantorChorão morreu por overdose... Dizem que nem oSuper-homem teria estrutura e preparo físico...Para embarcar naquela louca viagem.

FÉ DE MAIS OU FÉ DEMENOS... A Igreja vairecepcionar o PapaFrancisco no Brasil comum mega show pop emGuaratiba... Osorganizadores preveemum público superior adois milhões.

SARKOZY ENTROU PELOCANO... Um tribunalfrancês o acusa deassediar umacaquética milionáriadona da fábrica decosméticos... Elasozinha financiou asua eleição apresidência.

GORDO PAGA TUDO EMDOBRO... As companhiasaéreas já estãooferecendo a elesacentos duplos... Quempesar acima de 50 kg...Paga US$ 2 dólares porquilo excedente degostosura.

OS BAIANOS SÃO MUITO OTIMISTAS... Eles confiam tantono “TACO” de Daniela Mercury... Que os seus fãs...Começaram há contar os nove meses para que Malu, aesposa, tenha o primeiro filho.

TRÂNSITO LIVRE... Osenador AgripinoMaia acusa Lula defaturar milhões comolobista... Diz que eleagora é umdespachante de luxo...E representa osmaiores gruposempresarias do país.

TODO BURACO NEGRO É GULOSO...Astrônomos viram um buraconegro no espaço... Engolir umplaneta 15 vezes maior queJúpiter... Imaginem o tempo queele vai levar para fazer a digestão.

MUITO TRABALHOPARA NADA... Oshackers queclonaram oscartões de créditode Michelle Obama...Ficaram boquiaber-tos... Ela estavano vermelho...Gasta todo o seudinheiro em joias.

HITLER TINHA MEDO DE SERENVENENADO... Uma ex-empregada

revelou... Que a sua comida eraservida antes para 15 provadores...

Se alguém passasse mal... Acomida era jogada no lixo.

O MELHOR NEGÓCIO NAESPANHA... É abrir umagrande lavanderia... Até a Princesa Cristina de Bourbon... Lavoucerca de R$ 15 milhões doscofres públicos... E os levoulimpinhos para casa.

MEU PAI-PAI... Sarney vai seaposentar... Mas antesvai eleger a filha,Roseana, senadorapelo Maranhão... E ofilho, Fernando, senadorpelo Amapá... E manterSarney Filho, como deputado.

[email protected] | Semana de 13 a 19 de abril de 2013 | GAZETA NITEROIENSE 7

Toques

Casa Fragnipromove Festivalde Pizza Gourmet

Neste sábado (13) será oúltimo dia desta edição deabril do Festival de Pizza Gour-met da Casa Fragni, que teveinício na quinta-feira. Entreos sabores inovadores estãoa de parma com gorgonzola.Reservas podem ser feitaspelo telefone 2616-5425ou [email protected].

ExposiçãoNoivas Festas eDebutantes vaisortear prêmios

Desde o dia 8 acontecea Exposição Noivas Festase Debutantes no NiteróiShopping. A mostra vai atéo dia 20 de abril e vai sortearmuitos prêmios aos partici-pantes, entre eles: um finalde semana inesquecível emFortaleza pela agencia Pes-car Tour, um par de aliançasde 18 kilates para o casal daloja Alzira Joias, fraque parao noivo e vestido de noivaassinados da Loja Fraque eCia, um jantar romântico parao casal no Mocellin, maqui-agem completa da noiva nosalão Visual Chique e porúltimo um curso de gastro-nomia da escola Torre. Tam-bém terá desfiles e happi-ning com vestidos de noi-vos e noivas desfilados pormodelos de Niterói.

O novo gerente de Ma-rketing e desenvolvimentodo Niterói Shopping, FabioMartins, é o autor da expo-sição e traz na sua extensabagagem cinco grandes prê-mios de produção no Rio deJaneiro e no Brasil. Respon-sável por uma série de even-tos premiadíssimos, dentroe fora dos shoppings, Fabioé especialista em ações sa-zonais e de ancoragem parapúblicos de faixa etária eclasses sociais distintas.

Belezaem altaAlex Paixão,Alexandra Medeirose Fernanda Álvaresacabam de chegarao Werner MoreiraCésar paraincrementar, aindamais, a talentosaequipe deprofissionais dosalão de Icaraí.

UV.LINEsorteia guarda-sol Colors

A UV.LINE ofereceuma ótima promoçãoneste mês de abril. Emqualquer compra de pro-dutos da loja, os clien-tes concorrem ao sor-teio de um guarda-solColors com proteçãopara raios UV. Para par-ticipar, basta preenchero cadastro após a com-pra e acompanhar a di-vulgação no facebook.Não perca essa chance.Participe!

UV.LINE - Rua Tava-res de Macedo, 95 Loja102. Icaraí. Tel. 3601-9873

Onodera Niterói participa da8ª edição do Spa Week

Continue viajando nas promoçõesAbril com muitas novidades na Encontre Sua Viagem.

A empresa oferece ofertas em todas as companhias aé-reas. São mais de 100 trechos nacionais com preços bai-xos. Mais informações pelos telefones 8047-5732 e 0800-6031232. No Facebook, Encontre Sua Viagem Niterói. Pelosite www.encontresuaviagem.com.br/10690.

Realizado no Brasil des-de 2009, o Spa Week chegaà sua oitava edição. Duran-te o evento, que acontecede 13 a 27 de abril, a Onode-ra Niterói apresentará ummenu composto por até trêstratamentos que incluirãoterapias para relaxamento –como banhos e massagens- além de cuidados com apele que contemplam trata-mentos faciais e corporais.As terapias têm preço úni-co de R$ 75 cada.

Com patrocínio oficial deDove – parceria existentedesde 2011 – o evento seapresenta como a grandechance para os brasileiros

incorporarem mais um hábi-to saudável em prol de umavida com mais qualidade,oferecendo terapias e trata-mentos com descontos emdiversos estabelecimentospelo país afora.

Por meio de terapias e tra-tamentos oferecidos pelaOnodera Niterói, o Spa Week,uma iniciativa da ABC Spas -Associação Brasileira de Clí-nicas e Spas - chega com oobjetivo de conscientizar apopulação dos benefíciosque atividades e terapias derelaxamento podem trazer.

A Onodera Niterói fica naAvenida Roberto Silveira464, em Icaraí. Tel.: 3619-8585.

Divulgação

GAZETA NITEROIENSE | Semana de 13 a 19 de abril de 2013 | www.gazetanit.com.br8

Cidades ANUNCIE • 3619-1800 facebook.com/[email protected]

Energia do Rio teráreajuste no dia 15Agência Brasil

A Agência Nacional deEnergia Elétrica (Aneel)aprovou hoje (11) o reajus-te tarifário da empresa Am-pla Energia, que atende a2,4 milhões de unidadesconsumidoras em 66 muni-cípios do Rio de Janeiro.Para os consumidores re-sidenciais, o aumento será11,93%, a partir do dia 15de abril. As indústrias te-rão reajuste de 12,43%.

Segundo a Aneel, os ín-dices aprovados hoje de-vem incidir na tarifa já re-duzida, de acordo com a Re-visão Tarifária Extraordiná-ria anunciada em janeiro.

Os reajustes anuaisdas distribuidoras refle-tem a variação do ÍndiceGeral de Preços de Merca-do (IGP-M), previsto nocontrato de concessãopara medir a inflação noperíodo, além do aumentodo custo dos Encargos deServiços do Sistema (ESS)e os gastos que as distri-buidoras tiveram com com-pra de energia, em especi-al a elevação do custo va-riável em função do au-mento da geração térmica.

Prefeitura do Rio vai multarquem jogar lixo nas ruas

Estado estimula uso da bicicletacomo meio de transporte

Bicicletas circulando como meio de transporte noscentros urbanos. Este é o objetivo principal do progra-ma Rio-Estado da Bicicleta, criado e gerido pela Secreta-ria de Transportes do Estado do Rio. Diversas ativida-des e projetos educacionais e estruturais são desenvol-vidos pelo programa em diferentes regiões fluminenses.

Um dos destaques do leque que ações do Rio-Esta-do da Bicicleta é o Plano Diretor de Transportes NãoMotorizados. O plano, desenvolvido a partir de um con-vênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimen-to (BID), é resultado de amplo estudo para dotar osmunicípios fluminenses de infraestrutura capaz de ga-rantir o desenvolvimento da mobilidade alternativa deforma consciente e segura. O estudo surgiu da necessi-dade de se criar uma referência oficial de condutas, di-reitos e obrigações dos ciclistas e dos pedestres emseus deslocamentos urbanos.

O Plano visa promover nos municípios fluminensesinfraestrutura capaz de dar suporte ao uso eficiente dabicicleta, e assegurar espaços adequados ao uso delas,como a instalação de ciclofaixas, sinalização específica,bicicletários, bikes boulevard e sistemas de traffic calm.

“Nossa meta é elevar o índice atual de deslocamentopor bicicleta de 5% para 10% até as Olimpíadas de 2016.O trabalho da Secretaria Estadual de Transportes é dire-cionado ao estímulo deste objetivo por parte dos muni-cípios”, explicou o secretário de Transportes, Julio Lo-pes.

A Secretaria de Transportes também desenvolveações práticas, como fixação de bicicletários e sinaliza-ção em diversas regiões, priorizando as áreas que facili-tem a integração com modais de transporte de massa:estações de barcas, metrô e trens, além de regiões próxi-mas a equipamentos culturais, como teatros, centros dearte e escolas públicas.

Confira abaixo a programação para embarquede bicicleta nos transportes públicos:

• SuperVia – Domingos – o dia todo• MetrôRio – Sábados, domingos e feriados – o dia todo• Barcas – De segunda à sexta – das 8h às 16h (sentido Rio – Niterói) e 16h às 22h (sentido Niterói-Rio) / Sábados e domingos o dia todo

A partir do mês de julho,quem for flagrado jogandolixo nas ruas da cidade doRio de Janeiro, será multa-do pela prefeitura. O valormínimo das penalizações éR$ 157 e aumenta de acordocom o espaço ocupado pelodejeto. O registro da multaserá feito por uma equipecomposta de um agente daGuarda Municipal, um fiscalda Companhia Municipal deLimpeza Urbana (Comlurb)e um policial militar. Ela abor-dará o infrator anotando oCPF. A multa será aplicadaindependentemente do ta-manho do resíduo largadonas vias públicas.

Os agentes estarão equi-pados com palmtop (micro-computador de mão) e umapequena impressora portá-til para emissão do docu-mento. Se a pessoa flagradase recusar a fornecer o nú-mero do CPF, ela será enca-minhada à delegacia maispróxima. De acordo com opresidente da Comlurb, Vi-nícius Roriz, aqueles que sesentirem lesados poderãorecorrer da multa pela inter-

net. O não pagamento acar-retará em protesto de títulopela prefeitura, que poderágerar restrições a créditos,como empréstimos ou com-pras parceladas.

Segundo Roriz, a lei delimpeza urbana existe desde2001. “A lei é boa, completa,mas de difícil aplicação, por-que o efetivo da Comlurb épequeno e o não pagamen-to da multa não tinha gran-des consequências”. Para odescarte de pequenos resí-duos, que tenham tamanhoigual ou menor ao de umalata de cerveja, a multa seráR$ 157. Para resíduos maio-res que uma lata de alumí-nio e menores que 1 metrocúbico, o valor atingirá R$380, e R$ 500 para descartesacima desse volume.

“A coleta de lixo domici-liar hoje é bem mais barataque o processo de varriçãoe coleta de resíduos nas viaspúbicas. O cidadão pagamais caro em função do des-carte de lixo na rua de formainadequada. Se tirarmosesse fator, vai haver um im-pacto importante, que irá

nos permitir redimensio-nar nossas equipes, quechegarão a lugares ondea cobertura não é boa”,disse o presidente daComlurb.

Por ano, a varrição deruas e a limpeza das prai-as custam aos cofresmunicipais cerca de R$16,5 milhões. Segundo aprefeitura, a operação vaicomeçar pelo centro dacapital, em seguida irápara os bairros da zonasul e concentrações co-merciais no subúrbio dacidade.

Sobre a aplicação dasmultas a visitantes naci-onais e estrangeiros, Ro-riz disse que “o problemamaior não está no turista,nós vamos abordá-lo, éclaro. Estamos vendocomo fazer com que elessofram as consequênci-as [do descarte inade-quado de lixo]. A ideianão é multar, arrecadar oureduzir os custos daComlurb. Nossa preocu-pação é de fato ter umacidade mais limpa”.

[email protected] | Semana de 13 a 19 de abril de 2013 | GAZETA NITEROIENSE 9

Niterói mantém esquema de trânsito paraútimo dia de shows no Caminho Niemeyer

Meio ambiente é destaque emexposição na Sala de Cultura Leila Diniz

Arte & Espetáculo [email protected]/gazetaniteroiense

Nesta quarta-feira(17) às 17h, a Sala deCultura Leila Diniz serápalco da abertura da ex-posição “Tom e Contra-tom”. A nova atração doespaço cultural da Im-prensa Oficial traz comotema o meio ambiente ereúne 16 desenhos, seisfotografias e três mode-lagens feitas por alunose professores do proje-to de extensão Educarpara Preservar: um Exér-cito de Cidadania.

O projeto foi criadoe coordenado pela do-cente do Laboratório deHistologia Integrativa daUniversidade Federal doRio de Janeiro (UFRJ),Lycia de Brito Gitirana,com apoio da professo-ra da Escola de BelasArtes da UFRJ, DalilaSantos, e tem a partici-pação de estudantes degraduação. A visitaçãoda mostra segue até 31de maio, de segunda asexta das 10h às 17h esábados, das 14h às 17h.A entrada é gratuita.

O objetivo da expo-sição é propor um deba-te sobre a conservaçãoda fauna e da flora, amanutenção da biodiver-sidade e o papel do ho-mem no equilíbrio ambi-ental do planeta. “É uma

forma de sensibilizar o ex-pectador sobre a anfibiofau-na, visto que o Brasil pos-sui a maior biodiversidadede espécies de anuros (sa-pos, rãs e pererecas) do pla-neta. Tom e Contra-tom éconstituída por imagens dediferentes espécies de anfí-bios com uma variedade decores (Tom) que se contra-põe à ação humana impen-sada que, ao longo de nos-sa história, vem ocasionan-do degradação ambiental(Contra-Tom)”, explicou Ly-cia de Brito Gitirana.

Entre as peças, desta-cam-se fotografias em preto

e branco do desmoronamen-to de encostas em Teresópo-lis, na região serrana do es-tado do Rio de Janeiro, e trêsmodelagens em formato desapo da espécie Rinella icte-rica feitas com isopor, papie-tagem – técnica com papelrecortado e cola -, resina etinta e que ficarão expostasno gramado do espaço.Como parte das atrações doevento, haverá ainda exibi-ção, no vídeo-wall do local,da peça infantil “A Anfifadae o Amuleto Encantado”,baseada no livro-conto demesmo nome escrito por Ly-cia de Brito Gitirana.

A Prefeitura Municipalde Niterói, através da Nit-trans, continua com esque-ma especial para o trânsitono entorno do Caminho Ni-emeyer, neste domingo, apartir das 14h, dando se-quencia ao evento “Vira-dão Carioca 2013”. A ope-ração prevê a interdição deuma faixa de rolamento daRua Jornalista Rogério Co-elho Neto, junto à calçadado Caminho Niemeyer, paraaumentar a segurança dospedestres.

Uma das faixas de rola-mento da Av. Churchill, àesquerda, será utilizada parafila dos ônibus que foremacessar o Terminal Rodovi-ário João Goulart. Os ônibusdas empresas ABC (400,401, 402, 408, 409, 409BR e409BRA), Galo Branco (530,

531 e 531A) e Rio Ita (403,403BR, 515 e 516) terão aces-so ao Terminal, desde o pe-ríodo da manhã, somentepela parte da frente.

Não haverá vagas deestacionamento no CaminhoNiemeyer. Quem for aoevento de carro deve se di-rigir aos estacionamentosparticulares da Av. Viscon-de do Rio Branco, do antigoCarrefour, do shopping BayMarket, além de outros daregião. Não será permitidoo estacionamento nas ruasde acesso ao Caminho Nie-meyer e ao Terminal Rodo-viário João Goulart.

O trecho compreendidoentre a Avenida Rio Bran-co e a Rua Jornalista Ro-gério Coelho Neto e as ruasdesse perímetro vão con-tar com agentes e operado-

res de trânsito, coibindo oestacionamento irregular,com o apoio de 2 rebo-ques, além de um esquemade segurança ostensivo,com a presença de homensda Guarda Municipal e fis-cais de Posturas da Prefei-tura, que vão reprimir ocomércio ilegal.

A Prefeitura de Niteróipede para que o público quevai assistir aos shows utili-ze o transporte público.

Confira o que rolaneste domingo, dia 14,a partir das 17h

DJ RatoBom GostoArlindo CruzPreta Gil

GAZETA NITEROIENSE | Semana de 13 a 19 de abril de 2013 | www.gazetanit.com.br10

‘Pique Unimed’ leva mais de 3 milparticipantes à orla de Niterói

Copa da Amizade tem inícioComeça neste domingo

(14) a maior competição defutebol amador de São Gon-çalo: a Copa da Amizade. Osjogos que se estendem atéo mês de junho acontecemna categoria adulta (acimade 18 anos), nos Campos doEstelino, Cordeiros, SantaLuzia, Estrelinhas, Unidos,Guaxindiba, Novo Horizon-te e Euclides. 25 equipes bri-gam pelo título.

Na primeira fase, os timesse enfrentam pelo sistema derodízio simples, isto é, jogamentre si e o primeiro coloca-do de cada chave passa paraa etapa seguinte. Já na se-gunda fase, a disputadaacontece em eliminatóriasimples, mais conhecidocomo mata-mata.

Pela Chave A, jogam: Es-trela do Sul, Renegado, FutArt, Talentos, Alvorada e Sal-gueiro. Já pela B: Amizade,Unidos da Conga, Barreira,Barreirão, River, 40 ladrões. NaC: Lusa, Máquina Vermelha,Celebridade, Juventudes,América, New Sport. Pela D:

Estrelinhas, Catarinão, IBNJ,Redil, Cascatinhas, São Gon-çalense e Audax.

A Competição é aberta aopúblico e tem entrada fran-ca. A Copa da Amizade é maisuma realização da Secretariade Esporte e Lazer da Prefei-tura de São Gonçalo.

Abertura do JESGserá nesta segunda

A Secretaria de Esportee Lazer da Prefeitura de SãoGonçalo abre nesta segun-da-feira (15) às 14h, no Ta-moio Futebol Clube, a 20ªedição dos Jogos Escolaresde São Gonçalo (JESG). Oevento espera receber o pú-blico de 600 pessoas. A pro-gramação contará com des-file das delegações estu-dantis participantes, hinonacional, entrada da tochaolímpica, juramento do atle-ta e apresentações de dan-ça e música com o balé decadeirantes Corpo em Mo-vimento da ANDEF.

São Gonçalo

Evento contou comcerca de 3 mil participan-tes e promoveu uma ma-nhã de muito esporte,saúde e qualidade devida na “Cidade Sorri-so”. Corrida de 9 km ter-mina com casal no topodo pódio

Conhecida pela ale-gria de seus moradorese pelo apelido de “Cida-de Sorriso”, Niterói vi-veu uma manhã especialneste domingo, 14 deabril, quando três milamantes do esporte sereuniram para a Corridae Caminhada Pique Uni-med. O evento contoucom uma corrida de 9 kme uma agradável cami-nhada de 3 km pelas be-lezas da cidade, além deações que promoveramo bem-estar dos partici-pantes.

O grande destaqueda corrida de 9 km, queteve início na Estaçãodas Barcas Arariboia epassou pela orla daspraias de Icarái, SãoFrancisco e Charitas, fi-cou por conta do casalformado por Auderi Du-arte e Aparecida dosAnjos. Com o tempo de30min18s, Auderi ven-ceu a disputada provamasculina, enquanto suaesposa, Aparecida, com38min23s, foi a grandecampeã da Pique Uni-

med pela segunda vez.“Sou acostumado a cor-

rer em Niterói e isso me aju-dou bastante. É precisoconcentração e disciplinanos treinos para manter oritmo forte até o final. O im-portante é ter foco, e meufoco é a linha de chegada.Corro para chegar. Se puderem primeiro, como graças aDeus consegui hoje”, disseAuderi, acompanhado da

empolgada Aparecida, quenão poupou elogios à “Ci-dade Sorriso”: “Adoro cor-rer em Niterói!”

Além da corrida e da ca-minhada, os participantes ti-veram à disposição diversasações de qualidade de vida,como alongamento, avalia-ção funcional, alimentação,hidratação, massoterapia,teste de pisada para a esco-lha do tênis adequado e de-

monstração de equipamen-tos de fitness.

A Corrida e CaminhadaPique Unimed é uma realiza-ção da Unimed Leste Flumi-nense. Patrocínio MásterOncomed, Patrocínio Bhe-ring e Sengo, DRV Saúde, La-boratórios Bittar e Associa-ção Médica Fluminense. Aprova conta ainda com oapoio da Prefeitura de Nite-rói e da CCR Barcas.

RESULTADOS

Corrida 9 km - Masculino1º lugar - Auderi Duarte (30min18s)2º lugar - Manoel Raimundo (30min22s)3º lugar - Denivaldo da Francisco (30min44s)4º lugar - Fabiano Figueiredo (31min02s)5º lugar - Nélio Marcos (31min07s)

Corrida 9 km - Feminino1º lugar - Aparecida dos Anjos (38min23s)2º lugar - Raimunda Maria (38min29s)3º lugar - Ana Cristina da Silva (38min37s)4º lugar - Giselle Cristina (41min14s)5º lugar - Bruna Ramos (41min47s)

Claudio Torós

[email protected] | Semana de 13 a 19 de abril de 2013 | GAZETA NITEROIENSE 11

Niterói apresenta plano de integração aos Jogos OlímpicosObjetivo é se integrar ao legado da olimpíada e atrair delegações, turistas, investimentos e competições para a cidade

O prefeito de Niterói,Rodrigo Neves, e o vice-prefeito da cidade, Axel Gra-el, apresentaram na manhãdesta sexta-feira (12.4), aopresidente do Comitê Olím-pico Brasileiro, Carlos Ar-thur Nuzman, o Plano de In-tegração de Niterói aos Jo-gos Olímpicos e Paralímpi-cos Rio 2016.

No encontro, realizadona sede do Comitê Rio 2016,na Cidade Nova, RodrigoNeves, Axel Grael, acompa-nhados do secretário de Es-portes de Niterói, MarceloFerreira, do Coordenador deAcessibilidade da cidade,João Carvalho, e do presi-dente da Niterói Turismo eLazer (Neltur), Paulo Freitas,fizeram uma exposição dasoportunidades que Niteróiapresenta para se integrarao legado olímpico do Rio.

De acordo com RodrigoNeves, graças à sua geogra-fia e à proximidade com a ca-pital do estado, Niterói é aopção ideal para recepcionardelegações nacionais e es-trangeiras, aclimatar espor-tistas, sediar provas de algu-mas modalidades e, também,

receber turistas. Para isso,foi criado um grupo, coorde-nado pelo vice-prefeito AxelGrael, que vem trabalhandona busca de investimentose parcerias para a cidade,além de identificar áreasonde deverão ser feitos es-ses investimentos.

De acordo com o vice-prefeito, Niterói apresentaexcelentes condições parareceber equipes de remo, velae rúgbi, não só para aclima-tação, mas também para arealização de provas, além dealgumas competições indo-or, como judô, badminton eginástica olímpica.

Axel Grael informou aopresidente do comitê olím-pico que já há delegaçõesda vela negociando suapermanência em Niterói an-tes e durante a Rio 2016,como Japão, Itália, Norue-ga, Suécia, Irlanda e NovaZelândia.

Para tornar realidadeessa negociação, uma daspropostas apresentadaspelo Secretário de EsportesMarcelo Ferreira é a cons-trução de uma estruturamodular provisória, em fren-

te ao Clube Naval, em Cha-ritas, e que será batizada deVila Náutica de Niterói. Todoo custo da implantação davila ficará a cargo das pró-prias delegações que se es-tabelecerem no município.

Mas para se integrar aolegado olímpico, não bastareceber delegações. É pre-ciso investir em melhoriasna infraestrutura da cidade.Neste aspecto, alguns pon-

tos são considerados fun-damentais pelo prefeito Ro-drigo Neves: revitalizaçãodo Centro; melhoria da mo-bilidade urbana; e aumentoda capacidade hoteleira.

Para a revitalização doCentro, Rodrigo Neves in-forma já ter lançado um edi-tal de Procedimento deManifestação de Interesse(PMI), para que empresaselaborem um plano para a

região. Ao mesmo tempo,Rodrigo Neves revela que aconstrução da TransOceâ-nica e as obras de amplia-ção da estação das barcasde Charitas vão melhorar amobilidade urbana de Nite-rói. Em relação à oferta devagas em hotéis, o prefeitoexplica que o Rio de Janeiroprecisa de 20 mil quartospara acomodar esportistas eturistas. De olho nas opor-

tunidades para Niterói, oprefeito embarca na próximasemana para Portugal, ondevai buscar investimentosestrangeiros de redes hote-leiras para ampliar a capaci-dade da cidade.

“Sabemos que o Rionão comporta esse volumee temos uma oportunidademuito boa para melhorar-mos a rede hoteleira de nos-sa cidade e receber milha-res de turistas antes, du-rante e depois dos Jogos”,afirma o prefeito.

Nuzman afirmou queNiterói terá todo o apoionecessário da instituiçãopara viabilizar seus proje-tos visando a olimpíada. Opresidente do COB desta-cou dois diretores da enti-dade para debater os pro-jetos e auxiliar o grupo detrabalho de Niterói na bus-ca de soluções que permi-tam à cidade se integrar aolegado olímpico:

“Niterói tem uma gran-de importância nesse cená-rio e nós vamos trabalharjuntos para que a cidadetorne realidade esses pro-jetos”, disse Nuzman.

Janaína Gouvêa

Ao centro, Carlos Arthur Nuzman e Rodrigo Neves

GAZETA NITEROIENSE | Semana de 13 a 19 de abril de 2013 | www.gazetanit.com.br12

Campanha Nacional deVacinação contra a Gripecomeça esta semana

Começa no dia 15 deabril a 15ª edição da Cam-panha Nacional de Vacina-ção contra a Gripe. No es-tado do Rio de Janeiro, se-rão mobilizados 1.500 pos-tos de saúde em todos osmunicípios. A meta é vaci-nar 80% dos grupos priori-tários, o que representa umtotal de aproximadamente2,7 milhões de pessoas. Acampanha vai até dia 26 deabril, sendo 20 de abril o diade mobilização nacional.

A campanha deste ano,lançada pelo Ministério daSaúde no dia 26/03, tem oslogan “Quem se lembra davacina se protege da gripe”.Serão vacinados os inte-grantes do grupo prioritário,formado por pessoas com 60anos ou mais, crianças deseis meses a dois anos, indí-genas, gestantes, populaçãocarcerária, profissionais desaúde e doentes crônicos.

Este ano, foram incluí-das no público alvo da cam-panha mulheres no períodode até 45 dias após o parto.Outra novidade é que osdoentes crônicos poderãoreceber a imunização emqualquer posto de saúde enão apenas nos Centros deReferência de Imunobiológi-cos Especiais (CRIEs).

“A inclusão das mulhe-res que acabaram de dar àluz é importante, pois prote-ge também os recém-natos,que ainda não podem ser

vacinados”, esclareceu osuperintendente de Vigilân-cia Epidemiológica e Ambi-ental da Secretaria de Esta-do de Saúde (SES), Alexan-dre Chieppe.

Assim como em 2012, ameta do Ministério da Saú-de é vacinar 80% do públi-co alvo, o que representauma população de 39,2 mi-lhões de pessoas. Paraisso, serão enviadas 43milhões de doses da vaci-na aos municípios. A cam-panha deste ano vai imu-nizar contra os três subti-pos de vírus da gripe quemais circularam no últimoinverno: A/H1N1 (gripe su-

ína); A/H3N2 e influenza B.“A gripe é uma doença

simples, na maioria dos ca-sos, mas que pode evoluirpara formas muito graves,principalmente em gestan-tes, crianças e idosos. Porisso a vacinação é tão im-portante. A vacina protegecontra os principais tipos devírus da gripe de forma ex-tremamente segura e eficaz”alertou Chieppe.

Em 2012, o estado do Riode Janeiro atingiu 83,7% decobertura, ultrapassando ameta do Ministério. Porém,entre os grupos de idosos egestantes, a meta não foi al-cançada.

Também serão vacinados os integrantes do grupo prioritário,formado por pessoas com 60 anos ou mais

[email protected] | Semana de 13 a 19 de abril de 2013 | GAZETA NITEROIENSE 13