gazeta de varginha - 11/05 a 13/05/2013

16
VARGINHA , 11 A 13 DE MAIO DE 2013 R$ 1,00 Página 2 PONTO PONTO PONTO PONTO PONTO DE DE DE DE DE VIST VIST VIST VIST VISTA Atos 25 Paulo perante Festo. Apela para César Máx: 25°C / Mín: 8°C O comércio de Varginha vai funcionar até as 18h nes- te sábado (11), véspera do Dia das Mães. A data é con- siderada a segunda mais im- portante para o comércio varejista, perdendo apenas [email protected] www .jornalgazet adevarginha.com facebook.com/gazetavga twitter .com/gazet avarginha LOCAL/PÁGINA 05 LOCAL/PÁGINA 06 Câmara promove audiência pública sobre transporte coletivo Comércio de Varginha fica aberto até as 18h na véspera do Dia das Mães EDIÇÃO - 8.739 A data é considerada a segunda mais importante para o comércio, perdendo apenas para o Natal Uma homenagem do Jornal Gazeta de Varginha para o Natal. No domingo (12), Dia das Mães, não ha- verá expediente do comér- cio, apenas em estabeleci- mentos do ramo alimentício. Segundo o Sindvar, a data possui forte apelo emocional e comercial Audiência será na próxima quinta (16). Boa faz jogo-treino contra Três Pontas neste sábado Dando sequência aos treinamentos para a estreia na Série B do Brasileiro, a equipe do Boa Esporte re- alizará neste sábado (11), às 16h, no Estádio Munici- pal Melão, em Varginha, o primeiro jogo-treino desta fase de preparação. O ad- versário do Boa será um combinado da cidade de Três Pontas. A entrada para a parti- da será de graça, para que o torcedor conheça a nova equipe do Boa, que fará sua estreia na Série B diante da Chapecoense/SC, no dia 24 de maio, às 21h50, também no Melão.

Upload: gazeta-de-varginha

Post on 10-Mar-2016

242 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Edição 8.739

TRANSCRIPT

Page 1: Gazeta de Varginha - 11/05 a 13/05/2013

VARGINHA , 11 A 13 DE MAIO DE 2013R$ 1,00

Página 2

PONTOPONTOPONTOPONTOPONTO DEDEDEDEDE VISTVISTVISTVISTVISTAAAAA

Atos 25Paulo perante Festo. Apela para César

Máx: 25°C / Mín: 8°C

O comércio de Varginhavai funcionar até as 18h nes-te sábado (11), véspera doDia das Mães. A data é con-siderada a segunda mais im-portante para o comérciovarejista, perdendo apenas

[email protected]

www.jornalgazetadevarginha.com

facebook.com/gazetavga

twitter.com/gazetavarginha

LOCAL/PÁGINA 05

LOCAL/PÁGINA 06

Câmarapromove

audiênciapública

sobretransporte

coletivo

Comércio de Varginha fica aberto atéas 18h na véspera do Dia das Mães

EDIÇÃO - 8.739

A data é considerada a segunda mais importante para o comércio, perdendo apenas para o Natal

Uma homenagem do Jornal Gazeta de Varginha

para o Natal. No domingo(12), Dia das Mães, não ha-verá expediente do comér-cio, apenas em estabeleci-mentos do ramo alimentício.

Segundo o Sindvar, a data possui forte apelo emocional e comercial

Audiência será napróxima quinta (16).

Boa faz jogo-treino contraTrês Pontas neste sábado

Dando sequência aostreinamentos para a estreiana Série B do Brasileiro, aequipe do Boa Esporte re-alizará neste sábado (11),às 16h, no Estádio Munici-pal Melão, em Varginha, oprimeiro jogo-treino destafase de preparação. O ad-versário do Boa será um

combinado da cidade deTrês Pontas.

A entrada para a parti-da será de graça, para queo torcedor conheça a novaequipe do Boa, que fará suaestreia na Série B diante daChapecoense/SC, no dia 24de maio, às 21h50, tambémno Melão.

Page 2: Gazeta de Varginha - 11/05 a 13/05/2013

GAZETA DE VARGINHA, 11 A 13/05/2013

PONTO DE VISTA02 PONTO DE VISTA02

ATOS 25

Palavras de VidaPalavras de VidaPalavras de VidaPalavras de VidaPalavras de Vida

CNPJ: 21.535.075/0001-47

A redação não se responsabilizapor conceitos emitidos em artigos

assinados, mesmo sobpseudônimos, que são de inteira

responsabilidade de seus autores.

Diário de CirculaçãoRegional - Diretora

Administrativa:Ana Maria Silva Piva -Jornalista Responsável:

Lanamara Silva -MTB -8304 JP - Editor:Rodrigo S. Fernandes

Sindjori - MG 312/99 -Administração/Revisão:Lanamara Silva - Paulo

Ribeiro da Silva Fernan-des

(Jornalista e superinten-dente de redação-

TB.16.851) - Horário defuncionamento das08:00hs às 18:00hs

ABRAJORI - AssociaçãoBrasileira de Jornais do

InteriorSINDJORI - Sind. Prop. de

Jornais e Revistas doInterior

ADJORI - Associação dosJornais do Interior

ADI - Associação dosJornais do interior de

Minas Gerais

ENDEREÇO:Redação e Departa-mento de Publicidade

Av. dos Imigrantes,445 - Santa Maria -

CEP 37022-560 -VARGINHA/MG

E-mail: gazetade-varginha @gmail.com ga-z e t a c o m e r c i a l 2@ y a h o o . c o m . b rEndereço eletrônico:www.gazetavarginha.com.br

Telefones (35)3221-4668(35)3221-4845

Paulo perante Festo.Paulo perante Festo.Paulo perante Festo.Paulo perante Festo.Paulo perante Festo.Apela para CésarApela para CésarApela para CésarApela para CésarApela para César

1-Entrando, pois, Festo na província, subiu dalia três dias de Cesaréia a Jerusalém.

2-E o sumo sacerdote e os principais dos ju-deus compareceram perante ele contra Paulo, e lherogaram,

3-Pedindo como favor contra ele que o fizessevir a Jerusalém, armando ciladas para o matarem nocaminho.

4-Mas Festo respondeu que Paulo estava guar-dado em Cesaréia, e que ele brevemente partiria paralá.

5-Os que, pois, disse, dentre vós, têm poder,desçam comigo e, se neste homem houver algumcrime, acusem-no.

6-E, havendo-se demorado entre eles mais dedez dias, desceu a Cesaréia; e no dia seguinte, as-sentando-se no tribunal, mandou que trouxessemPaulo.

7-E, chegando ele, rodearam-no os judeus quehaviam descido de Jerusalém, trazendo contra Paulomuitas e graves acusações, que não podiam provar.

8-Mas ele, em sua defesa, disse: Eu não pe-quei em coisa alguma contra a lei dos judeus, nemcontra o templo, nem contra César.

9-Todavia Festo, querendo comprazer aos ju-deus, respondendo a Paulo, disse: Queres tu subir aJerusalém, e ser lá perante mim julgado acerca des-tas coisas?

10-Mas Paulo disse: Estou perante o tribunalde César, onde convém que seja julgado; não fiz agra-vo algum aos judeus, como tu muito bem sabes.

11-Se fiz algum agravo, ou cometi alguma coi-sa digna de morte, não recuso morrer; mas, se nadahá das coisas de que estes me acusam, ninguém mepode entregar a eles; apelo para César.

12-Então Festo, tendo falado com o conselho,respondeu: Apelaste para César? para César irás.

13-E, passados alguns dias, o rei Agripa e Be-renice vieram a Cesaréia, a saudar Festo.

14-E, como ali ficassem muitos dias, Festo con-tou ao rei os negócios de Paulo, dizendo: Um certohomem foi deixado por Félix aqui preso,

15-Por cujo respeito os principais dos sacerdo-tes e os anciãos dos judeus, estando eu em Jerusa-lém, compareceram perante mim, pedindo sentençacontra ele.

16-Aos quais respondi não ser costume dosromanos entregar algum homem à morte, sem que oacusado tenha presentes os seus acusadores, e pos-sa defender-se da acusação.

17-De sorte que, chegando eles aqui juntos, nodia seguinte, sem fazer dilação alguma, assentadono tribunal, mandei que trouxessem o homem.

18-Acerca do qual, estando presentes os acu-sadores, nenhuma coisa apontaram daquelas que eususpeitava.

19-Tinham, porém, contra ele algumas ques-tões acerca da sua superstição, e de um tal Jesus,morto, que Paulo afirmava viver.

20-E, estando eu perplexo acerca da inquiriçãodesta causa, disse se queria ir a Jerusalém, e lá serjulgado acerca destas coisas.

21-E, apelando Paulo para que fosse reserva-do ao conhecimento de Augusto, mandei que o guar-dassem até que o envie a César.

22-Então Agripa disse a Festo: Bem quisera eutambém ouvir esse homem. E ele disse: Amanhã oouvirás.

23-E, no dia seguinte, vindo Agripa e Berenice,com muito aparato, entraram no auditório com os tri-bunos e homens principais da cidade, sendo trazidoPaulo por mandado de Festo.

24-E Festo disse: Rei Agripa, e todos os senho-res que estais presentes conosco; aqui vedes umhomem de quem toda a multidão dos judeus me temfalado, tanto em Jerusalém como aqui, clamando quenão convém que viva mais.

25-Mas, achando eu que nenhuma coisa dignade morte fizera, e apelando ele mesmo também paraAugusto, tenho determinado enviar-lho.

26-Do qual não tenho coisa alguma certa queescreva ao meu senhor, e por isso perante vós o trou-xe, principalmente perante ti, ó rei Agripa, para que,depois de interrogado, tenha alguma coisa que es-crever.

27-Porque me parece contra a razão enviar umpreso, e não notificar contra ele as acusações.

O perfil dos usuários nas redes sociaisApesar da inegá-

vel importância das mí-dias sociais, pequenase médias empresasainda tem atuado timi-damente nesses lo-cais. A justificativamais comum é o des-conhecimento de comoagir e atingir o público-alvo.

A produção deconteúdo relevante ali-ada a imagens convida-tivas e bem elaboradassão, sem dúvida, 50%do trabalho bem feito.Entretanto, duas outrasforças são igualmentepoderosas: o SAC efi-ciente dentro das redese, é claro, conhecerquem está do outrolado da telinha ou dosmartphone.

Para conheceresses usuários e ajudaras empresas a elabora-rem estratégias de co-municação, o IBOPErealizou em março de2013, uma pesquisaque apontou que “con-siderando-se o acessoem casa e no trabalho,53% dos usuários deredes sociais são ho-mens e 47%, mulhe-res”. Ou seja, estamosbem equilibrados nes-te quesito.

A grande surpre-sa fica por contada faixa etária, já queimaginava-se que opúblico mais jovemfosse maioria na rede.

Para surpresa,os internautas maisativos são os adultosentre 25 a 34 anos eos de 35 a 49 anos, representando 26%dos usuários. A “pré”terceira idade também

surpreendeu. As pes-soas de 50 a 64 anossão responsáveis por13% do acesso às re-des sociais, imediata-mente seguido dosjovens entre 18 a 24anos (12%) e dos ado-lescentes entre 12 a 17anos (11%). Outro que-sito importante é o graude escolaridade dosusuários: 35% possu-em o ensino fundamen-tal (23% completo e12% incompleto) e19% têm menos que oensino fundamental.

O percentual deusuários com ensinosuperior é de 17%(12% completo e 5%incompleto).

Abordei algunspontos da pesquisapara mostrar que, alémde eclético, parte dopúblico das mídias so-ciais ainda é desconhe-cido. Informações so-bre poder aquisitivo,região e perfil profissi-onal não são mencio-nadas nos perfis emescala suficiente para amedição. Portanto, ain-da há um bom caminhoa ser percorrido nessaseara.

Uma dica parapequenas e médiasempresas que quereminvestir no Facebook,por exemplo, é ficarematentas aos relatóriosde perfis que a rede deZuckerberg oferece.Além da faixa etária esexo, o relatório deter-mina a região (país ecidade) em que os fãsresidem, bem comoidentifica o alcance dosposts e quais forammais compartilhados e

comentados. Algumasferramentas extra mídi-as sociais e com baixocusto também ofere-cem relatórios ricos eminformações, facilitan-do o caminho de em-presas com verbasmodestas e tornando ofoco mais objetivo.

Vale reforçartambém o poder do pú-blico nas redes, que porsua vez, tem alavanca-do marcas ou determi-nado mudanças namaneira de interagircom o consumidor.

Poder esse queempresas como Bra-desco tem dedicado reforço redobrado aoatendimento nas mídi-as sociais, sendo essemuito mais eficaz eágil do que o atendi-mento telefônico daempresa.

Esta atenção dedicada pode ser de-senvolvida com igualeficiência por empre-sas pequenas, desdeque a empresa perce-ba sua incontestávelimportância. A transfor-mação da comunica-ção atingiu uma veloci-dade jamais vista antesna história. Para acom-panhar, só mesmo ace-lerando para não ficarpara trás, seja a marcapequena, média ougrande.

* Por Acácia Lima

Page 3: Gazeta de Varginha - 11/05 a 13/05/2013

GAZETA DE VARGINHA, 11 A 13/05/2013

LOCAL 03

Aeroporto Internacional de Cargaspode se tornar realidade em Varginha

Pedido foi levado ao governador Anastasia pelo deputado estadual Dilzon Melo, atendendo solicitação da prefeitura

O deputado estadu-al Dilzon Melo levou àsautoridades mineirascompetentes uma solici-tação da administraçãomunicipal para transfor-mar o aeroporto de Var-ginha em um AeroportoInternacional de Cargas.

O pedido foi feito aogovernador AntonioAnastasia, ao secretáriode Estado de Transpor-tes e Obras Pública, Car-los Melles, ao secretáriode Estado Extraordináriopara Belo Horizonte,Fuad Jorge Noman Filhoe ao diretor-presidenteda Agência Nacional deAviação Civil (Anac), Mar-celo Pacheco dos Gua-ranys.

Como Aeroporto In-ternacional de Cargas, oatual terminal aeroviárioteria capacidade para re-ceber e manejar cargasaéreas, procedentes doexterior e do território bra-sileiro, bem como embar-cá-las diretamente paraseus destinos, fora oudentro do país, utilizan-do-se de aviões carguei-ros de qualquer tamanho.

“É importante salien-tar que toda a carga tran-sitada no ano de 2012pelo Porto Seco de Var-ginha movimentou nosaeroportos de Guarulhose Campinas um valoraproximado de R$ 250milhões”, explicou o de-putado.

Segundo ele, “trata-se de uma reivindicaçãode grande importância,pela localização geográ-fica, praticamente no cen-tro da América do Sul edo parque industrial ecomercial brasileiro, po-dendo, portanto, suprir anecessidade logísticacom a rapidez necessá-rias de um centro de re-cepção e distribuição decarga aérea”.

Ainda de acordo comDilzon, “trata-se de um in-vestimento de relevânciapara Varginha e região,razão pela qual entreinessa batalha, confiantede que a cidade e o povode Varginha só terá aganhar com a iniciativa”.Atualmente, o aeroporto só está habilitado para fazer transporte de passageiros

Sancionada lei que muda tempo de contribuição da pessoa com deficiênciaFoi publicada no Di-

ário Oficial da União(DOU) desta quinta-fei-ra (9) a sanção pela pre-sidenta Dilma Roussefda Lei Complementar no142/2013, que regula-menta a concessão deaposentadoria à pessoacom deficiência segura-da do Regime Geral dePrevidência Social (RGPS). A norma, publicadana Seção I do DOU, re-duz o tempo de contribui-ção e a idade para a con-cessão de aposentado-ria, dependendo do grau

de deficiência do segu-rado. O Poder Executivoterá o prazo de seis me-ses para regulamentar osdetalhes e fazer os ajus-tes necessários para quea lei seja aplicada.

A a Lei Complemen-tar no 142/2013 definecomo pessoa com defi-ciência “aquela que temimpedimentos de longoprazo de natureza física,mental, intelectual ousensorial, os quais, eminteração com diversasbarreiras, podem obs-truir sua participação ple-

na e efetiva na socieda-de em igualdade de con-dições com as demaispessoas”.

No caso de segura-do com deficiência gra-ve, a aposentadoria seráconcedida após 25 anosde tempo de contribui-ção para homens e 20anos para mulheres. Otempo de contribuiçãopassa para 29 anos parahomens e 24 anos paramulheres no caso de se-gurado com deficiênciamoderada. Quando adeficiência for leve, o

tempo de contribuiçãopara a concessão daaposentadoria é de 33anos para homens e 28anos para mulheres.

A lei define aindaque, independentemen-te do grau de deficiência,homens poderão se apo-sentar aos 60 anos e,mulheres, aos 55 anosde idade, desde quecumprido tempo mínimode contribuição de 15(quinze) anos e compro-vada a existência de de-ficiência durante igualperíodo. Regulamento

do Poder Executivo defi-nirá as deficiências gra-ve, moderada e leve. Aavaliação da deficiênciaserá médica e funcional

e o grau de deficiênciaserá atestado por períciaprópria do Instituto Naci-onal do Seguro Social(INSS).

Page 4: Gazeta de Varginha - 11/05 a 13/05/2013

GAZETA DE VARGINHA, 11 A 13/05/2013

LOCAL04

Festival do Colégio Pio XII estimula talentos dos alunos

Descobrir e esti-mular talentos. Está é aproposta do FACE, oFestival Artístico Cultu-ral do Colégio Pio XII.Em sua quarta edição,o evento reuniu alunosda Instituição, pais e vi-

sitantes, e contou coma participação da can-tora Luciana Andrade.O FACE foi realizado noClube de Varginha, nosdias 8 e 9 de maio.

O FACE é um dosmaiores festivais artís-

ticos envolvendo estu-dantes e chega a sua 4ªedição pautado nocompromisso que oColégio Pio XII tem emoferecer educação dequalidade. “Estamosnão apenas formando

alunos, e sim preparan-do os jovens para osdesafios da vida.

A arte é uma dasmaneiras de alcançareste objetivo, pois nosleva a desenvolver osenso crítico e o traba-lho em equipe”, ressal-ta a Profa. Ma. CarolTelles Brito, diretora doColégio Pio XII.

O primeiro dia dofestival foi dedicado àapresentação dos alu-nos. Estiveram envolvi-dos estudantes dos en-sinos Fundamental eMédio.

Eles prepararamapresentações audiovi-suais, de dança e mú-sica. “Educação e artecaminham juntas. OFACE é uma maneiradescobrir e incentivaros talentos dos nossosalunos, que muitas ve-zes passam desperce-bidos aos olhos da so-ciedade”, comenta o

coordenador do festival,professor Paulo Henri-que Rosestolato.

Na quinta-feira(9), a cantora LucianaAndrade, que, além dejurada, é madrinha doFACE, abriu a noite comum show. Por diversosmomentos da apresen-tação, os alunos foramconvidados a subiremno palco para dança ecantar com a artista.“Tenho carinho especi-al por estes alunos epelo FACE.

A região precisade eventos como este,onde a cultura é incen-tivada. Fico feliz porcontribuir com o desen-volvimento desses es-tudantes”, comentouLuciana Andrade.

A segunda noitedo festival foi tambémde premiação. Os alu-nos conheceram osnomes dos ganhadoresnas modalidades de

dança e música. Osvencedores receberamtroféu, que leva o nomeda madrinha do FACE.Entre as turmas de 6º,7º e 8º ano, na catego-ria dança, os vencedo-res foram os alunos do8º ano, com a coreogra-fia “Hip Hop Club”. Namesma categoria, en-tre as turmas de 9º anoe Ensino Médio, o tro-féu ficou com a coreo-grafia “Habibi”, do 9ºano.

Na categoria amúsica, o primeiro lu-gar ficou com a músi-ca “Beatiful”, interpreta-da por alunos do 8º anodo Ensino Fundamen-tal e 1º ano do EnsinoMédio. Duas apresen-tações forma eleitaspelos jurados comodestaque: a coreografia“Dançando, dançando”,do 3º ano do EnsinoMédio, e “Starships” do7º ano.

Os vencedores receberam troféu, que leva o nome da madrinha do F ACE.

Page 5: Gazeta de Varginha - 11/05 a 13/05/2013

GAZETA DE VARGINHA, 11 A 13/05/2013

LOCAL 05

Comércio de Varginha fica aberto atéas 18h na véspera do Dia das Mães

O comércio de Vargi-nha vai funcionar até as18h neste sábado (11),véspera do Dia dasMães. A data é conside-rada a segunda mais im-portante para o comérciovarejista, perdendo ape-nas para o Natal. No do-mingo (12), Dia dasMães, não haverá expe-diente do comércio, ape-nas em estabelecimen-tos do ramo alimentício.

Segundo o Sindicatodo Comércio Varejista deVarginha (Sindvar), o Diadas Mães possui forteapelo emocional e co-mercial e, com isso, geraoportunidades de negó-

A data é considerada a segunda mais importante para o comércio, perdendo apenas para o Natal

cios para as atividadescomerciais direcionadasao público feminino, mo-vimentando os setoresde vestuário, calçados,acessórios pessoais e dedecoração, artigos parao lar, perfumaria, eletro-domésticos, eletrônicos,celulares, livrarias, CD’s,joalherias e floriculturas.

A data também aque-ce os segmentos de tu-rismo, lazer e serviços erestaurantes, institutosde belezas, organiza-ções culturais, agênciasde viagens e hotelaria.“Ciente de que a data é,sem dúvida, muito favo-rável ao varejo, cabe ao

empresário do comérciose destacar perante osseus concorrentes e au-mentar significativamen-te o seu lucro. É neces-sário focar em ações deestímulos às compras,com a oferta de atributosde motivação, com vistasa garantir a satisfação docliente dentro do climafestivo proporcionadopela data”, disse o pre-sidente do Sindvar, Au-reliano Zanon Alves.

Uma pesquisa reali-zada pela Federação doComércio de Bens, Ser-viços e Turismo do Esta-do de Minas Gerais (Fe-comércio- MG), entidade

cujo Sindvar está inseri-do, apresenta excelentesperspectivas para o Diadas Mães de 2013, vistoque 35,8% da populaçãopretendem gastar maiscom o presente dasmães, do que em 2012.Dentre os diversos pro-dutos preferidos pelosconsumidores, as roupaslideram com 47,6% dasintenções de compra,seguidas pelos perfumes(13,4%), flores (7,4%),eletrodomésticos/ eletrô-nicos (6,1%) e artigos dolar/ decoração (5,6%).

Outro ponto positivoapontado pela pesquisaé que, em 2013, 56,3%

dos consumidores pre-tendem pagar suas com-pras à vista (dinheiro) e31,6% no cartão de cré-dito (parcelado), en-quanto que 6,9% plane-jam comprar com o car-tão de débito (à vista).Destes, 62,6% estimamgastar de R$ 30,00 aR$100,00 em seu pre-sente. Nos tempos emque a Internet é um forteconcorrente aos lojistaslocais, vale enaltecercada estabelecimentocom decoração, bonspreços e ótimo atendi-mento.

“Prova disso é que36,9% dos consumido-

res são atraídos às lojaspelas promoções e17,6% optam pelos pre-ços baixos. Mas, 52,1%dos clientes desistemdas compras devido aomau atendimento,34,4%, devido aos pre-ços altos, e 12,5% pelapouca variedade de pro-dutos”, ressaltou Aureli-ano.

Mais informaçõessobre o Sindvar podemser obtidas na sede daentidade localizada àAvenida Rio Branco, 288A, no Centro, pelo sitewww.sindvar.com.br ouno telefone (35) 3690-4311.

Abertura dos Jogos InternosMaristas será neste sábadoNeste sábado (11), às

18h, no Ginásio Poliespor-tivo (Maristão), será abertooficialmente os Jogos Inter-nos Maristas do ColégioMarista de Varginha, na suadécima quarta edição. Emparceria com o Serviço deEducação Física e Espor-tes (SEFE) e o Serviço deArte e Cultura (SEAC) asapresentações artísticasprometem animar o público.

O JIM tem o objetivo depromover a integração, par-ticipação, o congraçamen-to social e esportivo entre

os estudantes do ColégioMarista e a comunidade.

Este ano, o tema dosjogos é: “Quem joga emequipe chega mais longe”,que tem como inspiração aCampanha da Fraternidadecom o lema: Fraternidade eJuventude, “Eis-me aqui, en-via-me”.

É tradição no ColégioMarista que a abertura sejapreparada pelos estudantesdos 3ºs anos do EnsinoMédio e a cada ano elessurpreendem com criativida-de, disciplina e organiza-

ção. A intenção dos jovensprotagonistas é abrilhantaro evento e surpreender fa-miliares, convidados e co-munidade educativa.

Até 17 de maio, dia emque os jogos serão encer-rados, estudantes do 6º anodo Ensino Fundamental ao3º ano do Ensino Médioparticiparão das competi-ções em diversas modalida-des: futsal, futebol de cam-po, handebol, basquetebol,voleibol, peteca, atletismo,badminton, tênis de mesa,dança, xadrez e natação.

Page 6: Gazeta de Varginha - 11/05 a 13/05/2013

06

GAZETA DE VARGINHA, 11 A 13/05/2013

LOCAL

O presidente doCentro do Comérciode Café do Estado deMinas Gerais - CC-CMG, Archimedes ColiNeto, participou da reu-nião da Câmara Seto-rial de Café. O encon-tro foi realizado na Ci-dade Administrativa,em Belo Horizonte/MG, na semana passa-

Presidente do CCCMG participa de reunião na Câmara Setorial de Café em BH

Já foi publicado nosite da OAB/MG o resul-tado da 1ª fase do X Exa-me, realizado no dia 28/04/2013. A FADIVA Fa-culdade de Direto emVarginha manifesta suasatisfação, uma vez queinúmeros alunos e

Câmara promove Audiência Pública paradiscutir sobre Transporte Coletivo Urbano

O assunto Trans-porte Coletivo Urbanotem sido sempre desta-que no Município de Var-ginha. Sempre há ques-tionamentos, suges-tões e reclamações re-lacionadas ao tema.Com o objetivo de colo-car em discussão esseserviço que é tão impor-tante e necessário paraa população, a CâmaraMunicipal promove umaAudiência Pública, a pe-dido do vereador Zaca-rias Piva, que irá reuniras principais autorida-des envolvidas no as-sunto. A Audiência será

Os estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) deVarginha estão sem transporte gratuito desde o do final de abril

na próxima quinta-feira(16), às 18h30, no Ple-nário da Câmara de Ve-readores de Varginha.

Foram convida-dos para participar: re-presentantes da Auto-trans, do Departamen-to de Trânsito do Muni-cípio, de instituições deensino e outras autori-dades. A população, nogeral, também está con-vidada e poderá fazerquestionamentos eemitir opiniões.

Entre os assuntosque mais deverão serdestacados estão a im-plantação da bilheta-

gem eletrônica, o trans-porte escolar, o trans-porte de deficientes fí-sicos, ampliação de li-nhas e do número deveículos para atenderaos passageiros, co-brança de passagempara pessoas entre 60e 65 anos, cancela-mento do passe esco-lar para alunos do Ce-fet-MG e outros temas.

É muito importan-te que a população par-ticipe para poder ques-tionar e, também, apre-sentar sugestões paraa melhoria desse ser-viço.

A Câmara Municipal promove uma Audiência Pública, a pedido do vereador ZacariasPiva, que irá reunir as principais autoridades envolvidas no assunto

da, e debateu váriosassuntos ligados à ca-feicultura, dentre eles:ICMS, Fundo Estadualde Café - Fecafé e ou-tros.

Na oportunidade,Archimedes falou sobrea instalação de umaempresa em Varginha,no Sul de Minas. A em-presa é uma indústria

que atua no ramo deequipamentos agríco-las com alta tecnologia.O presidente do CC-CMG luta para a fixaçãodessa fábrica na cida-de e no Estado paramelhorar as condiçõesdo recebimento de cré-dito presumido de pro-dutores, cooperativas eempresas.

Fadiva parabeniza alunos e egressos aprovados na 1ª fase da OABegressos obtiveram êxi-to em referente exame.“Em nome de todo ocorpo docente e admi-nistrativo, parabenizo osalunos e egressos apro-vados na 1ª fase daOAB. Os professoresestão orgulhosos, pois

alunos que ainda estãono início do 5º ano fo-ram aprovados nesteexame. A expectativa éde que esse sucessotambém ocorra na 2ªfase,” comentou o Dire-tor da FADIVA, Prof. Ál-varo Vani Bemfica.

Page 7: Gazeta de Varginha - 11/05 a 13/05/2013

GAZETA DE VARGINHA, 11 A 13/05/2013

REGIONAL 07

Elói Mendes e Pouso Alegre vencemprêmio de boas práticas de gestão

Araguari, Carmo doParanaíba, Coronel Xa-vier Chaves, Delta, ElóiMendes, Nova Ponte,Pouso Alegre e São Gon-çalo do Rio Abaixo sãoos oito municípios ven-cedores do terceiro ciclodo Prêmio Mineiro deBoas Práticas na GestãoMunicipal. Os ganhado-res foram anunciadosapós a reunião Banca deJuízes, realizada nasede da União Brasileirapara a Qualidade (UBQ),chanceladora do prêmio;e o evento de premiaçãofoi realizado no dia 8 demaio, durante o 30º Con-gresso Mineiro de Muni-cípios, promovido pelaAssociação Mineira de

Municípios (AMM). Nes-te ano, os municípios ins-critos puderam concorrerem quatro categorias:Gestão da Educação,Saúde, Desenvolvimen-to Social, Desenvolvi-mento Urbano e Adminis-trativa.

Na categoria Gestãoda Educação, foram pre-miados São Gonçalo doRio Abaixo e Nova Pon-te. Carmo do Paranaíbae Coronel Xavier Chavesforam reconhecidos nacategoria Desenvolvi-mento Social. Na catego-ria Desenvolvimento Ur-bano e Administrativa,foram agraciados Ara-guari e Pouso Alegre.Por fim, Elói Mendes e

Delta foram os premia-dos na categoria Gestãoda Saúde. O prêmio éuma iniciativa da AMM,chancelado pela UniãoBrasileira para a Quali-dade (UBQ).

Neste ano, uma ca-tegoria especial agra-ciou os municípios queconseguiram reduzir sig-nificativamente a inci-dência da dengue. A pre-miação foi dividida emtrês subcategorias: mu-nicípios de até 10 mil ha-bitantes que manifesta-ram alto índice de infes-tação e conseguiram re-verter esse quadro; mu-nicípios entre 10 mil e 50mil habitantes que tam-bém conseguiram redu-

zir o alto índice da doen-ça e municípios que po-tencialmente seriam afe-tados, mas apresenta-ram baixos índices de in-festação e conseguirammanter esse número. Deacordo com o presiden-te da AMM, Ângelo Ron-

calli, essa categoria teveo objetivo de mostrar aimportância da reversãodo quadro da epidemia.

“Devido ao expressi-vo aumento da incidên-cia da dengue em MinasGerais, o prêmio teve aintenção de agraciar

aqueles municípios queconseguiram se destacarcom a implantação deações efetivas de com-bate”, explica.

A Banca de Juízes éformada pelo diretor exe-cutivo do Instituto Quali-dade Minas (IQM) e con-sultor em gestão empre-sarial, Caio Marcio Be-cker Soares, o coorde-nador executivo do nú-cleo estadual do Gespú-blica da Polícia Rodovi-ária Federal, Edimar An-tonio Nunes Junior, a vicepresidente da FundaçãoJoão Pinheiro, RosaneCosta e o coordenadortécnico do Prêmio Minei-ro de Qualidade, AlfredoPalmer Baeta da Costa.

Prêmio é uma iniciativada Associação Mineira de

Municípios (AMM)

Page 8: Gazeta de Varginha - 11/05 a 13/05/2013

REGIONAL

GAZETA DE VARGINHA, 11 A 13/05/2013

08

Operação da Polícia Civil prende300 pessoas em Minas Gerais

Foco é coibir crimes de homicídio, tráfico e roubo à mão armada;na região de Juiz de Fora, foram realizadas 66 prisões

A Polícia Civil deMinas Gerais realizanesta quinta-feira (9) a“Operação da Legalida-de” em todas as regi-ões do estado. De acor-do com o delegado ecoordenador de Opera-

ções da Superintendên-cia de Investigações ePolícia Judiciária, até as19h35, 300 pessoas jáhaviam sido detidas emMinas. A ação faz partede uma operação naci-onal, batizada de “PC

27”, que ocorre nos 26estados brasileiros e noDistrito Federal.

Vidal destaca queo alvo da polícia minei-ra são “as pessoas quepraticam crime de for-ma contumaz”. Segun-

do o delegado, o foco écoibir a prática de cri-mes de homicídio, trá-fico de drogas e rouboà mão armada.

Conforme a Polí-cia Civil, até o início danoite, foram cumpridos493 mandados de bus-ca e apreensão no es-tado. Também foramapreendidos 37 armas,entre elas uma subme-tralhadora, cerca decinco quilos de maco-nha, 385 pedras de cra-ck, 1,5 quilo da mesmadroga, cerca de quatroquilos de cocaína eaproximadamente R$33 mil. A corporação in-formou ainda que fo-ram encontradas balan-ças de precisão, apare-lhos celulares, aves dafauna silvestre e até lu-netas, usadas por cri-

minosos para monito-rar a chegada da polí-cia. O coordenador deOperações da Superin-tendência de Investiga-ções e Polícia Judiciá-ria diz que um dos des-taques da ação foi aquantidade de prisõesrealizadas no entornode Juiz de Fora, naZona da Mata, onde 66suspeitos foram deti-dos. Na mesma região,em Ubá, foi encontradoum foragido da Justiça.Segundo o delegado,contra o suspeito que éde Duque de Caxias(RJ), havia três manda-dos de prisão em aber-to por roubo, latrocínioe homicídio.

Vidal também res-salta a desarticulaçãode uma quadrilha deroubos, ligada a uma

organização criminosade outro estado, na re-gião da cidade de Po-ços de Caldas, no Sulde Minas. Segundo ele,cinco pessoas que fa-riam parte do grupo fo-ram detidas.

Dos 300 presosem Minas Gerais, 12são autores de crimescontra a mulher. O de-legado explica que elesestavam descumprin-do medidas protetivasdeterminadas pela Jus-tiça. “A operação foimuito importante, nãosó pelo resultado, pelosnúmeros absolutosatingidos. Minas Geraisfoi um estado de des-taque nesta operaçãonacional. Com as pri-sões, os criminosos seenfraquecem e socie-dade ganha”, avalia.

A ação faz parte de uma operação nacional, batizada de “PC 27”, queocorre nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal

Vencedor da mega-sena fez apenas uma aposta em NepomucenoO único vencedor

da mega-sena anunci-ado após o sorteio des-ta quarta-feira (8) fezapenas uma aposta deR$ 2. O sortudo de Ne-pomuceno (MG) ga-nhou sozinho a boladade R$ 26 milhões.

Nas ruas e no co-mércio da cidade o as-sunto desta quinta-fei-ra (9) foi o mesmo: ten-tar descobrir quem é o

novo milionário. Exis-tem apenas duas ca-sas lotéricas no muni-cípio de 25 mil habitan-tes.

O local onde aaposta vencedora saiufoi inaugurado há ape-nas quatro meses.

“Pedi para umamigo checar paramim e quando ele medisse que o vencedorfoi aqui de Nepomuce-

no eu quase cai pratrás”, diz o dono da lo-térica, Wallace Morei-ra.

A atendente da lo-térica Priscila Gabrielda Silva foi quem re-gistrou a aposta. Elanão tem certeza dequem é o novo milioná-rio, mas espera não seresquecida. “Acho quemereço um prêmio,que pode ser R$ 50,

mas se a pessoa qui-ser me dar mais semproblemas”, brinca.

Segundo o eco-nomista Carlos Frade,o dinheiro aplicado na

poupança rende R$ 4,5mil por dia, o que dá R$135 mil ao mês.

Page 9: Gazeta de Varginha - 11/05 a 13/05/2013

09GAZETA DE VARGINHA, 11 A 13/05/2013

COLUNA SOCIAL

Ama por AmorTodos os dias deveriam ser especiais

para todas as mulheres, afinal, elas são usa-das por Deus como uma “sementeira” paramultiplicação do ser humano.

Porém, foi escolhido o mês de Marçopara comemorar seu dia e o mês de Maio paracomemorar o dia das Mães. Sendo Mãe ounão, toda mulher é um ser privilegiado porDeus. Em um momento de sublime inspira-ção ele fez a mulher.

Os poetas, os teólogos, os psicólogos en-tre outros, tentam escolher uma expressãopara qualificar a mulher. Mas é difícil expres-sar na realidade o que ela significa para a hu-manidade. Há quem diz que ela é o anjo dafamília, mãe, amiga, companheira, filha, na-morada, esposa. A mulher, principalmente aMãe é a carícia da vida, a prova mais eloquen-te de que Deus cuida com carinho da humani-dade.

Quem não tem mulher, não tem bem, nãotem prazer legítimo, não tem alegria, não tembenção, não tem Amor e não pode ser cha-mado homem.

Sabemos que o homem realiza grandesatos e talentos de heroísmo, mas é a mulherque o inspira. Está escrito que “Aquele queencontra uma esposa, achou um bem, e al-cança a benevolência do Senhor Deus! Pro-vérbios 18:22”

Que toda mulher, mãe ou ainda não, pos-sa receber constantemente de Deus, a graça,sabedoria, entendimento e discernimento paraque suas virtudes possam brilhar diante dequalquer circunstancia, e ser o pólo positivopara todas as soluções do Mundo.

AnaGazeta

MãesMãesMãesMãesMães

Page 10: Gazeta de Varginha - 11/05 a 13/05/2013

SAIBA SEUS DIREITOSGAZETA DE VARGINHA, 11 A 13/05/2013

10

Mande sua pergunta para: [email protected]

Dr. VITORDr. VITORDr. VITORDr. VITORDr. VITORCOMUNIANCOMUNIANCOMUNIANCOMUNIANCOMUNIAN

OAB.MG 31.931RUA DELFIM MOREIRA,

258 CENTRO - VARGINHAMG.TEL: 3221-3787

CEL:9806-1122

[email protected]

OAB/MG 65099Av Salum Assad.

David, 70 - Santa LuizaTel: ( 35) 3214-5051

Drª. PatríciaDrª. PatríciaDrª. PatríciaDrª. PatríciaDrª. PatríciaBregalda LimaBregalda LimaBregalda LimaBregalda LimaBregalda Lima

[email protected]

OAB/ MG 84.17620ª Sb-Seção

Rua Maria Benedita,63 -sala 106- Vila Pinto

3223-5362/Cel :9988-3485

Dr. VicenteDr. VicenteDr. VicenteDr. VicenteDr. VicenteLima LorêdoLima LorêdoLima LorêdoLima LorêdoLima Lorêdo

[email protected]

OAB/MG 81667Delfim Moreira, 258,

sala 201- Centro-Varginha -MG

Tel: 3222 2851

Dr. Daniel PivaDr. Daniel PivaDr. Daniel PivaDr. Daniel PivaDr. Daniel Piva

[email protected]

OAB/MG 81424Av Princesa do Sul,556 - Varginha - MGTel: 3222-4801

[email protected]

Dr. Gustavo Chalfun

OAB/MG 106.276R Argentina, 169

- Vila PintoTel: (35) 3222-1049

Dr. GustavoDr. GustavoDr. GustavoDr. GustavoDr. GustavoPinto BiscaroPinto BiscaroPinto BiscaroPinto BiscaroPinto Biscaro

[email protected]

Considerações e aspectos jurídicos sobre a poluição marítima1. IntroduçãoConhecido como

Amazônia azul, devidoa sua grande extensãoe biodiversidade, o marterritorial brasileirocompreende uma faixade doze milhas maríti-ma de largura, medidasa partir da linha de bai-xa-mar do litoral conti-nental e insular[1]. Aesses locais, também éaplicável a soberaniado Brasil que se esten-de ao mar territorial, aoespaço aéreo sobreja-cente, bem como aoseu leito e subsolo.

A fiscalização eproteção do mar territo-rial são realizadas pelaMarinha do Brasil, res-ponsável por uma áreaaproximada de 3,5 mi-lhões de km. Há aindaa possibilidade de oPaís conquistar junto àComissão de Limitesda Plataforma Conti-nental da Convençãodas Nações Unidas so-bre o Direito do Mar aampliação desta áreaem 963 mil km. Seráentão maior que aAmazônia verde e cor-respondente a mais dametade do territóriobrasileiro.

Toda esta biodi-versidade que não érestrita apenas àságuas marítimas doBrasil, mas a todo omundo, corre perigo namedida em que crescea poluição causadapelo aumento da frota

marítima, a descargade detritos e a pescaindiscriminada. Aságuas oceânicas co-brem cerca de 69% dasuperfície da Terra.

O objetivo destetrabalho é analisar al-guns aspectos da legis-lação internacional ebrasileira que versemsobre a poluição deáguas marítimas. Nãoserão aprofundadas ascausas e aspectos bio-lógicos destas.

Foram utilizadosdiversos sítios da Inter-net, destacam-se, po-rém pela quantidade deinformação e confiabi-lidade: Companhia deTecnologia de Sanea-mento Ambiental[2];Tribunal Marítimo daMarinha nacional[3];Tribunal Internacionalpara o Direito doMar[4]; Programa Am-biental das Nações Uni-das – UNEP[5] e Presi-dência da RepúblicaFederativa do Brasil[6].

2. Distribuiçãogeográfica das águasmarítimas

As águas maríti-mas do Oceano Atlân-tico banham os territó-rios do Amapá, Mara-nhão, Piauí, Ceará, RioGrande do Norte, Para-íba, Pernambuco, Ala-goas, Aracaju, Bahia,Espírito Santo, Rio deJaneiro, São Paulo,Paraná, Santa Catarinae Rio Grande do Sul.

No mundo, ape-

nas Afeganistão, An-dorra, Armênia, Áustria,Botsuana, Bolívia, Bu-tão, Burkina Faso, Bu-rundi, Bielorrússia, Ca-zaquistão, Chade, Es-lováquia, Hungria,Laos, Lesoto, Lie-chtenstein, Luxembur-go, Macedônia, Moldá-via, Mongólia, Mali,Malaui, Níger, Nepal,Paraguai, Quirguistão,República Checa, Ru-anda, São Marinho,Sérvia, Suazilândia,Suíça, Tadjiquistão,Uzbequistão, Uganda,Vaticano, Zâmbia eZimbábue não possu-em mar territorial[7].

3. Definição depoluição

A definição de po-luição é dada, na legis-lação brasileira, peloart. 37, § 1, do decreto-lei nº 221 de 1967:

§ 1º Considera-sepoluição qualquer alte-ração das propriedadesfísicas, químicas ou bi-ológicas das águas,que possa constituirprejuízo, direta ou indi-retamente, à fauna e àflora aquática.

Já a Comissão In-ternacional para a Ex-ploração do Mar (ICES)dispõe que a poluiçãoé a introdução pelo ho-mem, direta ou indire-tamente, de substânci-as ou energias no meiomarinho que resultamem efeitos deletérioscomo prejuízo aos re-cursos vivos; prejuízo à

saúde humana; dificul-dade das atividadesmarítimas, inclusive apesca; impedimento dautilização da água paraos fins adequados eredução das amenida-des.

Essa alteração,causada indubitavel-mente pelo homem,pode ser resultado dedescarte de lixo nasmargens dos rios quetêm conexão com osoceanos ou nas praias;de esgoto, provenientedas cidades e do vaza-mento de óleos de na-vio, fato agravado peloaumento da quantidadede navios.

4. Formas de Po-luição Marítima

4.1. Descarte deLixo Plástico

A quantidade deobjetos de plástico quechega às águas maríti-mas tornou-se um pro-blema mundial, agrava-do pelo fato de não serbiodegradável e ampla-mente engolido pelosanimais marítimos. Oestudo realizadopelo Greenpeace Plas-tic Debris in the World’sOceans (DestroçosPlásticos nos Oceanosdo Mundo) aponta queao menos 267 diferen-tes espécies sofreramcom complicações ouingestão de detritosencontrados no mar,incluindo aves mari-nhas, tartarugas, focas,leões marinhos, baleias

e peixes.4.2. Descarte de

esgotoEste tipo de polui-

ção resulta de um fla-gelo humano: a pobre-za. Em grandes centrosurbanos, o crescimen-to desordenado de fa-velas sem um mínimoplanejamento básicoacaba por contaminar oleito dos rios e por con-seqüência, a costa oce-ânica. É o caso de ci-dades como Recife, porexemplo.

Os nutrientes denatureza orgânica joga-dos no mar são absor-vidos pela flora e faunaaquática, agindo comofertilizante e alterandoo ecossistema local. Háum crescimento desor-denado de algumasespécies em detrimen-to das outras, consu-mindo mais oxigênio eespaço. Metade dopeso seco dos dejetoshumanos é compostopor bactérias. Muitasdelas viram alimentospara certas plantas domar. O alastramento deum tipo de fitoplânctonde coloração vermelhaé o causador do fenô-meno “maré vermelha”.

Os nutrientesinorgânicos derivadosdo esgoto podem cau-sar doenças como he-patite[8].

4.3. Agentes quí-micos

De acordo com aFundação Universitária

do Rio Grande – FURGexiste uma distinçãoentre os poluentes quí-micos prioritários[9] eos nãos prioritários[10].

As indústrias têx-til, química, alimentar ede papel e celulosedespejam metais alta-mente perigosos para asaúde da fauna e floramarinha e, indiretamen-te, para a humana. Ór-gãos ligados ao Gover-no ou à sociedade civilmonitoram a costa su-deste-sul, controlandoos níveis de toxicidadedas águas.

Os derivados depetróleo são tambémprodutos químicos dealta periculosidade queentram em contato como mar. Devido ao tráfe-go de navios, há sem-pre a possibilidade dehaver acidentes e vaza-mento de seus tan-ques. A legislação bra-sileira e a internacionaltêm sido rígidas na con-denação das compa-nhias, em uma tentati-va de coibir a imprudên-cia e a falta de preocu-pação com a vida ma-rítima.

Outro tipo de inci-dente comum é causa-do pelo vazamento deóleo e acidente nas pla-taformas petrolíferasem alto mar. O vaza-mento nas plataformase nos navios contribuiem 10% para a polui-ção global dos ocea-nos.

Page 11: Gazeta de Varginha - 11/05 a 13/05/2013

SAÚDE 11GAZETA DE VARGINHA, 11 A 13/05/2013

Plano de Saúde que negar atendimento terá de justificar por escritoComeça a valer hoje a regra que garante ao cidadão acesso aos motivos da

recusa no atendimento a um procedimento médico em 48hNa última terça-

feira (7), os planos desaúde que negaremautorização a algumprocedimento médicoterão de apresentar ajustificativa por escritosempre que o benefici-ário solicitar. Após opedido, a operadoraterá prazo de 48 horaspara comunicar o moti-vo da recusa, por cor-respondência ou meioeletrônico, conforme aescolha do beneficiáriodo plano. Ele pode te-lefonar para a operado-ra e anotar o número doprotocolo em que fez opedido.

A informação da

negativa deverá ser emlinguagem clara, indi-cando a cláusula con-tratual ou o dispositivolegal que a justifique.Em casos de urgênciae emergência, contudo,a cobertura não pode-rá ser negada.

As operadoras ti-veram prazo de 60 diaspara se adequar à nor-ma. A Resolução Nor-mativa Nº319 da Agên-cia Nacional de SaúdeSuplementar (ANS) foipublicada no Diário Ofi-cial da União em 6 demarço deste ano.

A ação do Minis-tério da Saúde está vol-tada à defesa do usuá-

rio e da qualidade dosplanos de saúde. Aideia é regulamentar aprestação de informa-ções aos beneficiários,por escrito, acerca danegativa de autoriza-ção dos procedimentosmédicos solicitados. Amedida também visagarantir transparênciano relacionamento coma operadora, uma vezque o cidadão terá umdocumento com o po-sicionamento oficial daoperadora.

MULTASAgora, se a ope-

radora deixar de infor-mar por escrito os mo-tivos da negativa de

cobertura previstos emlei, sempre que solici-tado pelo beneficiário,pagará multa de R$ 30mil. A multa por negati-va de cobertura indevi-da é de R$ 80 mil e, emcasos de urgência eemergência, R$ 100mil.

Cerca de 62 mi-lhões de brasileiros têmcobertura de planosmédicos e/ou odontoló-gicos no país. Duranteo ano de 2012, a ANSrecebeu 75.916 recla-mações de consumido-res de planos de saú-de. Destas, 75,7%(57.509) são referentesa negativas de cobertu-

ra.As operadoras

sempre foram obriga-das a informar toda equalquer negativa decobertura. O que mudaé que a partir de agorao usuário poderá solici-tar a negativa tambémpor escrito e contará

com prazo para o rece-bimento.

Na prática, o queacontece é que as jus-tificativas por escritodas operadoras pode-rão ser anexadas aeventuais processoscom que os usuáriosingressem na Justiça.

Consumo de leite com formolnão é seguro, alerta Anvisa

A Agência Nacio-nal de Vigilância Sani-tária (Anvisa) divulgoucomunicado dia (9)alertando que o consu-mo de leite com pre-sença de formol não éseguro. O alerta foi pu-blicado em decorrênciada Operação LeiteCompen$ado, defla-grada pelo Ministérioda Agricultura em par-ceria com o MinistérioPúblico do Rio Grandedo Sul (MP-RS), quedescobriu a adição deágua e ureia para au-mentar o volume do lei-te. Transportadores doproduto foram aponta-dos como os responsá-veis pela fraude.

De acordo com aAnvisa, o formol ou for-

maldeído é toxico seingerido, inalado ou setiver contato com a pelee é considerado cance-rígeno pela Agência In-ternacional de Pesqui-sa do Câncer (Iarc)desde junho de 2004.Segundo a agência re-guladora, mesmo empequenas concentra-ções, o formol apresen-ta risco à saúde, “poisa substância não pos-sui uma dose segurade exposição”. A subs-tância foi encontradano leite adulterado.

No entanto, o in-forme técnico apontouque a ureia, em dosesrazoáveis, causa poucaou nenhuma toxicidadepara seres humanos.Isso porque a ureia não

causa preocupaçãopara a saúde humana,mas é usada para ma-quiar a quantidade deproteína no leite. A An-visa recomenda aosconsumidores que te-nham em casa produ-tos dos lotes fraudadosque não os consumampor haver risco à saú-de. As fabricantes pro-dutoras do leite UHTadulterado foram sub-metidas ao Regime Es-pecial de Fiscalização eestão impedidas devender os produtos. Aproibição é valida atéque correções sejamaprovadas e que trêsamostras consecutivasapresentem resultadoslaboratoriais dentro dospadrões.

Com o crime,transportadores lucra-vam 10% a mais do queos 7% já pagos sobre opreço do leite cru, emmédia R$ 0,95 por litro.O total de leite movi-mentado pelo grupo, noperíodo de um ano,chega a 100 milhões delitros. Mais de 100 tone-ladas de ureia foramcompradas pelos envol-vidos.

Até a última terça-feira, cobertura nacionalda vacina contra a gripe não chegava a 70%

Até o meio-dia deterça-feira (7), 5 mi-lhões de pessoas ain-da não tinham se vaci-nado contra a gripe,segundo informou oMinistério da Saúde. Acobertura nacional naúltima terça-feira (7)atingiu 69,55 %, totali-zando 22.131.209 mi-lhões de pessoas vaci-nadas.

Estão excluídasda estatística as dosesaplicadas em doentescrônicos (4,2 milhões) ena população carcerá-ria (120 mil). A campa-nha de vacinação con-tra a gripe terminou

sexta-feira (10). Nesteano, o público-alvosoma 31,3 milhões depessoas, entre gestan-tes, mulheres com até45 dias depois do parto(puerpério), crianças de6 meses a 2 anos deidade, idosos a partir de60 anos, profissionaisda área de saúde, do-entes crônicos e pre-sos. O ministério alertaestados e municípiosque devem atingir ameta de 80% de vaci-nação em todos os gru-pos. A Região Sulchegou a superar ameta, com 4 milhõesde pessoas imuniza-

das (83,6% do público-alvo).

Nesse percentualnão se incluem os do-entes crônicos e os pre-sos. As demais regiõesainda não alcançaramos 80% de cobertura.

No Sudeste, fo-ram imunizados 67,6%,mais de 9,4 milhões depessoas. No Norte dopaís, a vacinação che-gou a 67,5% (mais de1,6 milhão). No Centro-Oeste, o percentual éde 66,9% (mais de 1,4milhão) e no Nordeste,65,8%, ou seja, mais5,6 milhões de pesso-as.

Page 12: Gazeta de Varginha - 11/05 a 13/05/2013

12 EVANGÉLICA

GAZETA DE VARGINHA, 11 A 13/05/2013

Pastor Abner Ferreira lançaráprojeto de evangelismo online

O pastor AbnerFerreira, líder da Igre-ja Assembleia deDeus de Madureira,anunciou que irá lan-çar um grande projetode evangelização on-line, e afirma que a in-ternet pode ser umagrande ferramentapara transmitir o evan-gelho. “Temos tantacoisa na internet – coi-sas boas. Por que nãousar estas ferramen-tas a favor do evange-lismo mundial? En-quanto um culto ou um

projeto de bairro atingealgumas centenas depessoas, um projetode evangelismo digitalatingirá milhares e atémilhões de pessoas”,explica o pastor.

Abner Ferreiradisse também que empoucas semanas deveanunciar o nome doprojeto, e que já estáfazendo melhorias nossites e nas redes soci-ais de seu ministério.

O projeto teria aintenção de incentivara criação de mais con-

teúdos evangélicos nainternet, como a cria-ção de aplicativos paraAndroid e iPhone, jo-gos com temática bí-blica, incentivo aos por-tais de notícias cristãs,entre outros projetos.

O líder assem-bleiano, pretende reu-nir diversas personali-dades evangélicaspara contribuir com aestratégia voltada paraa promoção de conteú-dos das redes sócias,vídeos, blogs, entreoutros.O projeto teria a intenção de incentivar a criação de mais conteúdos evangélicos

Homem que perdeu a casa durante o furacãoSandy agradece a Deus cumprindo promessa

Durante a passa-gem do furacão Sandyno último ano, AimanYoussef, 43 anos, per-deu sua casa, sua vane sua empresa, que fo-ram destruídos na épo-ca. Porém, Youssefconseguiu salvar suamãe, seu sobrinho eseu cachorro de esti-mação, antes que setornassem vítimas datempestade que varreuo bairro de Midland Be-ach, em Staten Island.

Durante o ápiceda tempestade, a casade Yousef foi invadidapela água, numa altu-ra superior à sua cabe-ça. Como não sabenadar, acredita que es-

tar vivo junto com suafamília é um milagre.

Em gratidão,Youssef – que é cristãode origem síria – fezuma oração prometen-do a Jesus que duran-te o ano seguinte, iriase dedicar exclusiva-mente a ajudar pesso-as necessitadas, fos-sem vítimas do furacãoSandy ou vivessem emdificuldades por outrosmotivos.

De acordo com oDaily News, Youssefmanteve sua promes-sa nos últimos seismeses, e pretendecontinuar trabalhandopara ajudar o próximoaté dia 29 de outubro,

quando se completaráum ano desde os inci-dentes.

“Desde a passa-gem do Sandy eu tenhomantido esta tenda dealimentos aqui na ave-nida Midland”, disseYoussef. A tenda fica nolocal onde antes ficavasua casa.

“Estamos no Fa-cebook e recebemosdoações de alimentosde instituições de cari-dade por toda a cidadee conseguimos servircerca de 700 refeiçõespor dia a outras pesso-as que ficaram desa-brigadas depois doSandy”, diz o voluntá-rio.

Durante o ápice da tempest ade, a casa de Yousef foi invadida pela água,numa altura superior à sua cabeça.

Page 13: Gazeta de Varginha - 11/05 a 13/05/2013

GAZETA DE VARGINHA, 11 A 13/05/2013

Mãe, é a certeza do seuamor que nos faz ousar, ir

e vir, por saber que, seformos vitoriosos,

seremos por elaaplaudidos; Sefracassarmos,assim mesmoteremos o seu

perdão epodemos ainda

contar com seu amor!

Parabéns a todas asMães, e a essa tão

especial que me deuo título de pai, a

minha esposa.

É preciso que o filho cultive o amor de Mãe através do respeito, carinhoe atenção, para que essa dádiva tão linda da mulher, seja completa.

Quem ama, quer Amor. Quem cuida, quer ser cuidada. Nada mais justocorresponder à dedicação de uma vida com a gratidão.

Airton RibeiroPresidente do Sindserva

Feliz Dia dasMães!

Ser Mãe vai muito além de padecer no paraíso...

“A alma das Mães é constituída de umaluz, além de um brilho eterno que só os

anjos compreendem”.

Mãe, magia que advinha, intui, protege,ama.

“O amor de Mãe é chama que nunca seextingue, luz que aquece e paz que

persiste”.

Não existe palavras para direcionar oamor de Mãe, só sei que a mãe é a

mulher que tem o lugar maisprivilegiado no coração de todo ser

humano, ainda que esse “ser” seja omais bandido ou inconveniente que

exista, mais no coração tem reservado oAmor de sua Mãe!

Desejo a todos, toda felicidade queDesejo a todos, toda felicidade queDesejo a todos, toda felicidade queDesejo a todos, toda felicidade queDesejo a todos, toda felicidade queo mundo possa oferecero mundo possa oferecero mundo possa oferecero mundo possa oferecero mundo possa oferecer.....

São os votos deJosé Paulino Neto

Presidente do Sindicato dosRodoviários de Varginha

Page 14: Gazeta de Varginha - 11/05 a 13/05/2013

GAZETA DE VARGINHA, 11 A 13/05/2013

COLUNA DO ADAURY14

Quero iniciar a colunade hoje pedindo descul-pas pela coluna passa-da. Vocês, meus leitoresmerecem respeito etoda a minha conside-ração. Desde que come-cei a escrever vocês sãoos meus companheirose amigos. A coluna saiuincompleta. Vamos aosreparos. A coluna foiilustrada por este colu-nista e a ex- namoradaque nem sei por andeanda.O personagemcujo apelido era Dão,pois bem, ele nasceu emuma pequena casa narua Santa Cruz, preci-samente em frente aEscola Técnica de Co-mercio.

Dão não morava com afamília, pois fora rejei-tado aos doze ou trezeanos. Todos os dias nahora do almoço lá esta-va ele na casa do meuavô Mauricio para pe-gar a bóia. Certo diameu avô disse a minhaavó Carolina: “ Se con-tinuarmos a dar comi-da para o Dão ele ja-mais vai procurar em-prego. Amanhã vocêdeixa que eu mesmopreparo sua marmita.

No outro dia na horacerta lá estava o Dãocom sua mamitinha”.Meu avô começou a pora comida...( o restanteda história esta na co-luna da semana passa-da que foi faltando estaparte). Peço a você sin-ceras desculpas!

Agora vamos começarnossa coluna.

Parte I – O SermãoPor volta de 1950 ou1951, amanhece um diade domingo, lindo e en-solarado pássaros can-tando e borboletas es-voaçando por entre asflores, as donas de casasainda bocejando vãopegar os pães e o leite,nas portas ou nos peito-rais das janelas. Por vol-ta das seis horas se hou-ve a Ave Maria a seguiro badalar do grandesino de bronze da igrejaMatriz chamando osfieis a oração. O Párocoera o saudoso Padre Ber-nardo, não sei dizer qualera sua nacionalidade,porém ele falava razo-avelmente o português,tinha ele setenta ou se-tenta e dois anos. Eramuito querido por todaa comunidade. Vamosaos fatos, missa das dezhoras, igreja lotada, si-

Aos leitores,bom dia!

lêncio absoluto.

Quando o padre termi-nou o sermão um ho-mem levantou e gritoualto e em bom som para

que todos pudessemhouvir: Ei Sr. Padrequando é que o senhorvai me pagar os qui-nhentos que eu lhe em-prestei? O padre Anto-

nio sem entender, res-pondeu: “Quinhentos?Eu não sei de que qui-nhentos o senhor estafalando”. O homem : “Não se faça de bobo eme pague os quinhen-tos”. Nesse momentoum fazendeiro muitodevoto, vendo o emba-raço do padre tambémse levantou e disse aohomem:”O senhor estáenganado, não foi o pa-dre que pediu os qui-nhentos para o senhor,foi eu que pedi”. O ho-mem respondeu:” Há é,

o senhor e outros qui-nhentos, primeiro eurecebo do padre depoiseu acerto com o se-nhor”. O fazendeiro erao Sr.Quita Tavares.

Você que quer presente-ar aquela que você tan-to ama pelo seu dia. Narelojoaria Central comcerteza você encontra-rá jóias, pulseiras, reló-gios lindíssimos. Sem-pre no gentil atendi-mento do senhor Wag-ner Pio e seus colabora-dores. E por falar nissoquero desejar a todas asmães felicidades peloseu dia e que tenhamsempre ao seu convívioaqueles que lhe são ra-ros.

Quero aqui registrar ogentil telefonema do Sr.Antonio Silva (não onosso querido prefeito),sugeriu-me ele que euabrisse um espaço paraque meus leitores pudes-sem opinar sobre osmais diversos assuntos.Pois não Sr. Antonio oespaço está aberto.

Opinem, telefone:3223-7857.

Pensamento do dia,mais vale um na mãodo que dois voando,menos marimbondo.

Ilustrando a colunade hoje, nosso queri-do ex-prefeito (se-mre elegante) Aloy-sio Ribeiro de Almei-da, Dona Cléia Ro-drigues de Almeida ea Rainha da Cidade.

Por hoje é só, voei!

Mais vale um na mão do que doisvoando, menos marimbondo

Page 15: Gazeta de Varginha - 11/05 a 13/05/2013

BRASIL 15

GAZETA DE VARGINHA, 11 A 13/05/2013

Inseminação é vetada amulher com mais de 50 anos

Mulheres com maisde 50 anos de idadenão poderão mais re-correr à reproduçãoassistida para engravi-dar.

Polêmica e restriti-va, a resolução do Con-selho Federal de Medi-cina (CFM) deve provo-car alterações na rotinados consultórios - nãoé rara hoje a veiculaçãode notícias sobre mãescinquentenárias.

Segundo o órgão, adecisão é baseada empesquisas e visa evitarcomplicações para apaciente. “O limite élastreado em estudoscientíficos”, afirma JoséHiran Gallo, coordena-dor da câmara técnicaresponsável pela revi-

são das normas. O ór-gão argumenta que,após os 50 anos, háum aumento significati-vo do risco de parto pre-maturo e complicaçõesna gestação.

O coordenador doLaboratório de Repro-dução Humana do Hos-pital Sírio-Libanês, Car-los Alberto Petta, ressal-ta que o limite estipula-do tem respaldo médi-co, subsidiado por situ-ações reais vivencia-das nos consultórios.

“A gravidez acimados 50 anos gera mai-or risco para a saúde damãe, como diabete ehipertensão. Por maisque possa ser polêmi-ca, essa decisão não ébaseada em nenhum

tipo de preconceito,mas em evidênciasmédicas”, diz.

Apesar de ter apoiomédico, a fixação do li-mite foi precedida demuita polêmica.

“Havíamos propos-to inicialmente o limitede 48 anos. Mas, dian-te das argumentações,estendemos um poucoo prazo”, explica Gallo.Ele observa, no entan-to, que tradicionalmen-te o fim da vida repro-dutiva da mulher ocor-re em torno dos 45anos.

Alguns exemplos,no entanto, fogem à re-gra. Em outubro, umamulher de 61 anos deuà luz gêmeos em San-tos, no litoral paulista,

após ser submetida atratamento.

ÓvulosA câmara também

determinou o limite deidade para doações deóvulos e espermatozoi-des.

De acordo comGallo, tanto óvulosquanto espermatozoi-des apresentam umaredução da qualidadecom o passar do tem-po, o que acaba dificul-tando o sucesso da fer-tilização. A partir deagora, óvulos poderãoser doados até 35 anose espermatozoides, atéos 50.

As regras tambémtratam do destino dosembriões congeladoshá mais de cinco anos.Eles poderão ser doa-dos para pesquisas oudescartados. Se o ca-sal quiser conservá-los,será preciso expressara vontade e assumir asresponsabilidades dadecisão.

Relatório da Agên-cia Nacional de Vigilân-cia Sanitária (Anvisa)mostra que no Brasil26.283 embriões foramcongelados em 2011.Na média, casais pa-gam uma taxa mensalque varia entre R$ 600e R$ 1,2 mil para man-tê-los.

As regras também tratam do destino dos embriões congelados hámais de cinco anos.

Helicóptero deturismo cai noMorro da Urca

Um helicópterocaiu no último dia (8)por volta das 13h30no Morro da Urca,zona sul do Rio,quando aterrissavano heliponto, ao ladoda estação do Bondi-nho do Pão de Açú-car. A helicóptero le-vava seis pessoas.Não há registro de fe-ridos.

As informaçõessão do Corpo deBombeiros. Equipesdo Quartel de Humai-tá foram ao local. Deacordo com a corpo-ração, uma rajada de

vento arrastou o heli-cóptero no momentodo pouso. Três pes-soas foram encami-nhadas para a 10ªDelegacia de Polícia,em Botafogo. Um ca-sal de turistas ameri-canos não quis ir àdelegacia. A políciainformou que, se ficarcomprovado que hou-ve erro do piloto, aodecolar em condi-ções ruins de vento,ele pode responderpor lesão corporal cul-posa. O laudo ficapronto entre 15 e 30dias.

Polícia Federal bate carro em avião e impedefuga de suspeitos com 230 kg de cocaína

Mais de 230 qui-los de pasta-base decocaína foram apre-endidos em Santa Vi-tória, no Triângulo Mi-neiro, nessa quarta-feira (8).

A grande quanti-dade da droga foitransportada até a ci-dade em um avião,que foi interceptadopor agentes da PolíciaFederal de Uberaba.

A apreensão foifeita no momento emque a aeronave erapousada em uma pis-ta clandestina de umausina de açúcar àsmargens da BR-364.

Ao notar a pre-sença da polícia, o pi-loto e acompanhantetentaram fugir, mas ospoliciais jogaram a vi-atura contra as asasda aeronave e ainda

at i raram contra ospneus do avião.

A dupla foi presaem flagrante, assimcomo outros três ho-mens que seriam res-ponsáveis por receberos entorpecentes. Otrio foi até ao local emuma caminhoneteS10.

Os det idos fo-ram investigados por20 dias.

Page 16: Gazeta de Varginha - 11/05 a 13/05/2013

16GAZETA DE VARGINHA, 11 A 13/05/2013

ESPORTE

Advogado do atleta, Afonso Vilar, diz que jogador do Boa será julgado por contravenção penal no dia 20 de junhoO polêmico caso da

suposta tentativa de estu-pro do jogador MarcelinhoParaíba contra a advogada

Acusado de estupro, MarcelinhoParaíba pode ser apenas multado

Rosália Zabatos de Abreuparece que está perto deuma conclusão. Segundo oadvogado que representa o

desacato à autoridade poli-cial e resistência à prisão.

O grupo participava deuma festa em CampinaGrande, terra natal do joga-dor, para comemorar a boacampanha de MarcelinhoParaíba na Série B daqueleano. Ele marcou 12 gols peloSport e foi peça determinan-te para o acesso do clube àSérie A. Por volta das 4h30,Marcelinho teria tentado bei-jar a força a vítima, que éirmã do também delegadode Polícia Civil Rodrigo Pi-nheiro. Na época, os advo-gados do jogador confirmama tentativa de beijo, mas dis-seram que o atleta não pas-sou disto.

O irmão da vítima, noentanto, foi quem chamoua polícia e formulou a acu-sação, diz que MarcelinhoParaíba passou para aagressão diante da recusada mulher em beijá-lo. Eleteria puxado o cabelo delae a mordido. O irmão, quetambém vai responder a pro-cesso sob a acusação deter feito disparos dentro dacasa do jogador, diz aindaque ele tentou estuprá-la.

atleta nessa ação, AfonsoVilar, agora Marcelinho res-ponde apenas por uma con-travenção penal, que pode

gerar, no máximo, uma mul-ta.

- O que aconteceu éque como a acusação nãotinha sustentação e por issoagora o que fica para ser jul-gado é apenas uma contra-vensão penal, que no máxi-mo pode acarretar em pa-gamento de uma multa porparte do Marcelo. Mas nósestamos confiantes e acre-dito que ele vai sair inocen-tado dessas acusações -explicou o advogado.

Segundo Afonso Vilar,será realizada uma audiên-cia de conciliação no dia 20de junho, em CampinaGrande, para tentar pôr umfim ao caso que acaboucom a prisão do jogador pa-raibano no final do ano de2011. Além de MarcelinhoParaíba, outras três pesso-as (João Crivaldo da Silva,Leandro Silva e WellingtonPorto da Silva) que estavamem companhia do atleta nodia da confusão, tambémacabaram sendo detidospela Polícia Militar.

Atualmente com 37anos, Marcelinho Paraíba éum dos principais nomes da

equipe do Boa Esporte, queestava disputando a primei-ra divisão do CampeonatoMineiro. No final de 2012,Marcelinho disse que esta-va negociando sua voltapara o Sport Recife, mas asconversas acabaram nãoevoluindo e o jogador seguiuno clube mineiro.

Relembre o casoNo final de novembro de

2011, Marcelinho Paraíba foipreso ao lado de mais trêsamigos: João Crivaldo daSilva, Leandro Silva e We-llington Porto da Silva. Alémda acusação de estuproque pesa contra Marcelinho,os quatro ainda foram en-quadrados na acusação de

MãeMãeMãeMãeMãe é umapalavra mágicaque move todos

os corações.Felicidade para

todas asmulheres que

são mães.

FFFFFeliz dia!eliz dia!eliz dia!eliz dia!eliz dia!