gazeta de varginha - 10/05/2013

16
VARGINHA , 10 DE MAIO DE 2013 R$ 1,00 Vende-se Casa no Bairro Cidade Nova Preço da Ocasião Tel. 3221-4845 Página 2 PONTO PONTO PONTO PONTO PONTO DE DE DE DE DE VIST VIST VIST VIST VISTA Atos 24 Ananias e Tértulo acusam Paulo perante Félix Máx: 25°C / Mín: 8°C Um novo serviço vai beneficiar as pessoas que precisarem se deslocar até a UPA 24 Horas, no bairro Padre Vitor. Integração Cus- to Zero é o nome do servi- ço que será oferecido pela Prefeitura de Varginha e pela Autotrans aos usuári- os de transporte coletivo de Varginha, que vai dar direi- to de, com apenas um pas- se do coletivo urbano, reali- zar duas viagens. Segundo a assessoria da prefeitura, poderão usu- fruir do serviço os usuários que possuam o cartão Au- topass Vale Transporte ou o cartão Autopass Cidadão. [email protected] www .jornalgazet adevarginha.com facebook.com/gazetavga twitter .com/gazet avarginha LOCAL/PÁGINA 03 LOCAL/PÁGINA 05 Inscrições para o Enem têm início nesta segunda Usuários da UPA passarão a ter passe único de transporte coletivo EDIÇÃO - 8.738 Prefeitura e Autotrans implantam serviço em 20 de maio; pessoas que moram longe serão beneficiadas Voos serão retomados no dia 4 de junho em Varginha, afirma Azul LOCAL/PÁGINA 05 As provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro. O MEC espera receber até 6,1 milhões de inscrições. Acidente provocado por neblina deixa quatro feridos na BR-491 PÁGINA 09 LOCAL/PÁGINA 03

Upload: gazeta-de-varginha

Post on 28-Mar-2016

253 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição 8.738

TRANSCRIPT

Page 1: Gazeta de Varginha - 10/05/2013

VARGINHA , 10 DE MAIO DE 2013R$ 1,00

Vende-se

Casa no Bairro Cidade NovaPreço da Ocasião

Tel. 3221-4845

Página 2

PONTOPONTOPONTOPONTOPONTO DEDEDEDEDE VISTVISTVISTVISTVISTAAAAA

Atos 24Ananias e Tértulo acusam

Paulo perante Félix

Máx: 25°C / Mín: 8°C

Um novo serviço vaibeneficiar as pessoas queprecisarem se deslocar atéa UPA 24 Horas, no bairroPadre Vitor. Integração Cus-to Zero é o nome do servi-ço que será oferecido pelaPrefeitura de Varginha epela Autotrans aos usuári-os de transporte coletivo deVarginha, que vai dar direi-

to de, com apenas um pas-se do coletivo urbano, reali-zar duas viagens.

Segundo a assessoriada prefeitura, poderão usu-fruir do serviço os usuáriosque possuam o cartão Au-topass Vale Transporte ouo cartão Autopass Cidadão.

[email protected]

www.jornalgazetadevarginha.com

facebook.com/gazetavga

twitter.com/gazetavarginha

LOCAL/PÁGINA 03

LOCAL/PÁGINA 05

Inscriçõespara o

Enem têminício nesta

segunda

Usuários da UPA passarão a terpasse único de transporte coletivo

EDIÇÃO - 8.738

Prefeitura e Autotrans implantam serviço em 20 de maio; pessoas que moram longe serão beneficiadas

Voos serão retomadosno dia 4 de junho em

Varginha, afirma Azul

LOCAL/PÁGINA 05

As provas serãorealizadas nos dias 26 e

27 de outubro. O MECespera receber até 6,1milhões de inscrições.

Acidente provocadopor neblina deixa quatro

feridos na BR-491

PÁGINA 09

LOCAL/PÁGINA 03

Page 2: Gazeta de Varginha - 10/05/2013

GAZETA DE VARGINHA, 10/05/2013

PONTO DE VISTA02 PONTO DE VISTA02

ATOS 24

Palavras de VidaPalavras de VidaPalavras de VidaPalavras de VidaPalavras de Vida

CNPJ: 21.535.075/0001-47

A redação não se responsabilizapor conceitos emitidos em artigos

assinados, mesmo sobpseudônimos, que são de inteira

responsabilidade de seus autores.

Diário de CirculaçãoRegional - Diretora

Administrativa:Ana Maria Silva Piva -Jornalista Responsável:

Lanamara Silva -MTB -8304 JP - Editor:Rodrigo S. Fernandes

Sindjori - MG 312/99 -Administração/Revisão:Lanamara Silva - Paulo

Ribeiro da Silva Fernan-des

(Jornalista e superinten-dente de redação-

TB.16.851) - Horário defuncionamento das08:00hs às 18:00hs

ABRAJORI - AssociaçãoBrasileira de Jornais do

InteriorSINDJORI - Sind. Prop. de

Jornais e Revistas doInterior

ADJORI - Associação dosJornais do Interior

ADI - Associação dosJornais do interior de

Minas Gerais

ENDEREÇO:Redação e Departa-mento de Publicidade

Av. dos Imigrantes,445 - Santa Maria -

CEP 37022-560 -VARGINHA/MG

E-mail: gazetade-varginha @gmail.com ga-z e t a c o m e r c i a l 2@ y a h o o . c o m . b rEndereço eletrônico:www.gazetavarginha.com.br

Telefones (35)3221-4668(35)3221-4845

Ananias e Tértulo acusamAnanias e Tértulo acusamAnanias e Tértulo acusamAnanias e Tértulo acusamAnanias e Tértulo acusamPaulo perante FélixPaulo perante FélixPaulo perante FélixPaulo perante FélixPaulo perante Félix

4G: muita propaganda e pouca qualidadeA tecnologia do

serviço móvel privativo4G, quarta geração datelefonia móvel, tam-bém chamada de LongTerm Evolution, foi re-centemente disponibili-zada por algumas ope-radoras nas cidadessede da Copa das Con-federações. Para enten-dermos o que de fatomuda no cotidiano dosusuários, é preciso co-nhecer alguns conceitose um pouco do proces-so histórico evolutivodeste setor no Brasil.

O serviço de tele-fonia móvel foi implan-tado no início da déca-da de 1990 com a faixade frequência de opera-ção do sistema iniciadaem 800 mhz até 900mhz. Nesse período,todas as teles eram es-tatais e o sistema pos-suía alto grau de confi-abilidade e qualidade,embora fosse caro esomente uma parte dapopulação pudesse pa-gar por ele, que na épo-ca veio para substituir osistema de radiochama-da, ou simplesmentepager.

A tecnologia eraCDMA, Code DivisionMultiplex Access, quedisponibilizava apenasa aplicação de chama-das de voz aos usuári-os. Podemos dizer quehistoricamente foi nos-so 1G, ou primeira ge-ração de celular.

Com o objetivo deuniversalizar o serviço etornar o acesso possí-vel à população em ge-ral, em 1997 foi criadaa Anatel, agência regu-ladora responsável pelacriação de normas e re-gras para o setor. Nosanos seguintes, idos de1998 a 2000, iniciou-seo processo de privatiza-ção das teles e, ato con-tínuo, a criação das em-presas “espelho”, comintuito de quebrar o mo-nopólio das operadorasrecém-privatizadas ecriar o ambiente compe-titivo que propiciou aqueda no preço do ser-viço. As consideradas

“espelho”, na época fo-ram leiloadas com onome de banda “b”, eentrava em operação afaixa de 1,8 e 1,9 GHZ,com uma inovação: apossibilidade de trafe-gar pequenos pacotesde dados. A tecnologiada segunda geraçãoera TDMA, Time Divisi-on Multiplex Access.

Sem dúvida, ogrande salto qualitativoem termos de funciona-lidades e aplicações foidado com a implanta-ção da terceira geraçãode telefonia móvel, ousimplesmente 3G.

Essa tecnologiafoi desenvolvida por or-ganismos de padroniza-ção que congregamoperadoras, fabricantese entidades de padroni-zação regionais, dentreoutros, sob a luz de umprojeto específico cria-do pela União Interna-cional de Telecomunica-ções (UIT), denominadoà época Programa IMT-2000.

Duas famílias detecnologias 3G emergi-ram como as dominan-tes e foram comercial-mente implementadasno mundo, a UMTS (pa-drão desenvolvido pela3GPP - Third Generati-on Partnership Project)e a CDMA 2000 (im-plantado pela 3GPP2 -Third Generation Part-nership Project 2) . Essatecnologia permitiu oacesso a rede mundialde computadores embanda larga e utilizouem grande parte a tec-nologia GSM, GlobalSystem for Mobile Co-munication, que veiosendo aprimorada naeuropa desde a primei-ra geração de telefoniamóvel. Hoje esta é aplataforma mais utiliza-da no mundo.

Eis que agorachega a 4G para subs-tituir a 3G, com a pro-messa de velocidade denavegação na internetaté 10 vezes maior, se-gundo propaganda dealgumas operadoras.Estranhamente o Brasil

adotou a faixa de 2,5GHZ para a tecnologiacuja maior eficiênciacomprovadamenteocorre na faixa de 700mhz, fato que provoca-rá problemas na opera-ção dos usuários emambientes Indoor (re-cintos fechados). Cabeaqui um parêntesis paraexplicar o que é veloci-dade nominal e o que évelocidade real.

Velocidade nomi-nal é aquela testada emlaboratório com parâ-metros e condições fa-voráveis, já a velocida-de real é a medida emcampo, com o smar-tphone de sua operado-ra que pode variar dras-ticamente, dependendoda concentração deusuários da mesmaoperadora acessando omesmo serviço na mes-ma torre. Resumindo:se as operadoras ven-derem mais serviços doque sua capacidade deantenas e equipamen-tos pode suportar, o 4Gpode não ser essa ma-ravilha que prometem.

Outra informaçãoque fica despercebidanas propagandas é queo serviço somente esta-rá disponível em algu-mas regiões de algu-mas cidades e paraacessar o sistema é ne-cessário ter um smar-tphone compatível coma nova faixa de frequên-cia. Cabe salientar quea tecnologia 1G e 2Gforam implantadas comequipamentos de infra-estrutura de primeira li-nha, marcas tradicio-nais.

Já as redes 3G uti-lizam equipamentosque passaram a custar10% do valor original deuma marca chinesa quedominou o mercadopelo preço baixo e nãopela qualidade.

A conta é simples.Para se prestar o servi-ço a mais de 200 mi-lhões de linhas, faz-senecessário que a infra-estrutura do sistemaesteja dimensionadaem quantidade de tor-

res e equipamentos, senão o sistema entra emcolapso.

Para recuperar aqualidade, é importanteque as operadoras sepreocupem em resgatarsua imagem perante oconsumidor agindo commais sobriedade e com-prometimento com aqualidade do serviço.Para aqueles que nãovivem nas cidades sededa Copa das Confede-rações, perto de umadas torres equipadascom o 4G e com osmartphone de últimageração, hoje, a implan-tação dessas poucastorres e antenas nãomuda em nada.

Por Dane Avanzi

1-E, cinco dias depois, o sumo sacerdote Ana-nias desceu com os anciãos, e um certo Tértulo, ora-dor, os quais compareceram perante o presidentecontra Paulo.

2-E, sendo chamado, Tértulo começou a acu-sá-lo, dizendo: Visto como por ti temos tanta paz epor tua prudência se fazem a este povo muitos e lou-váveis serviços,

3-Sempre e em todo o lugar, ó potentíssimo Fé-lix, com todo o agradecimento o queremos reconhe-cer.

4-Mas, para que não te detenha muito, rogo-teque, conforme a tua eqüidade, nos ouças por poucotempo.

5-Temos achado que este homem é uma pes-te, e promotor de sedições entre todos os judeus, portodo o mundo; e o principal defensor da seita dos na-zarenos;

6-O qual intentou também profanar o templo; enós o prendemos, e conforme a nossa lei o quisemosjulgar.

7-Mas, sobrevindo o tribuno Lísias, no-lo tiroude entre as mãos com grande violência,

8-Mandando aos seus acusadores que viessema ti; e dele tu mesmo, examinando-o, poderás enten-der tudo o de que o acusamos.

9-E também os judeus o acusavam, dizendoserem estas coisas assim.

10-Paulo, porém, fazendo-lhe o presidente si-nal que falasse, respondeu: Porque sei que já vai paramuitos anos que desta nação és juiz, com tanto me-lhor ânimo respondo por mim.

11-Pois bem podes saber que não há mais dedoze dias que subi a Jerusalém a adorar;

12-E não me acharam no templo falando comalguém, nem amotinando o povo nas sinagogas, nemna cidade.

13-Nem tampouco podem provar as coisas deque agora me acusam.

14-Mas confesso-te isto que, conforme aquelecaminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus denossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei enos profetas.

15-Tendo esperança em Deus, como estesmesmos também esperam, de que há de haver res-surreição de mortos, assim dos justos como dos in-justos.

16-E por isso procuro sempre ter uma consci-ência sem ofensa, tanto para com Deus como paracom os homens.

17-Ora, muitos anos depois, vim trazer à minhanação esmolas e ofertas.

18-Nisto me acharam já santificado no templo,não em ajuntamentos, nem com alvoroços, uns cer-tos judeus da Ásia,

19-Os quais convinha que estivessem presen-tes perante ti, e me acusassem, se alguma coisa con-tra mim tivessem.

20-Ou digam estes mesmos, se acharam emmim alguma iniqüidade, quando compareci perante oconselho,

21-A não ser estas palavras que, estando entreeles, clamei: Hoje sou julgado por vós acerca da res-surreição dos mortos.

22-Então Félix, havendo ouvido estas coisas,lhes pôs dilação, dizendo: Havendo-me informado me-lhor deste Caminho, quando o tribuno Lísias tiver des-cido, então tomarei inteiro conhecimento dos vossosnegócios.

23-E mandou ao centurião que o guardasse emprisão, tratando-o com brandura, e que a ninguémdos seus proibisse servi-lo ou vir ter com ele.

24-E alguns dias depois, vindo Félix com suamulher Drusila, que era judia, mandou chamar a Pau-lo, e ouviu-o acerca da fé em Cristo.

25-E, tratando ele da justiça, e da temperança,e do juízo vindouro, Félix, espavorido, respondeu: Poragora vai-te, e em tendo oportunidade te chamarei.

26-Esperando ao mesmo tempo que Paulo lhedesse dinheiro, para que o soltasse; pelo que tam-bém muitas vezes o mandava chamar, e falava comele.

27-Mas, passados dois anos, Félix teve por su-cessor a Pôrcio Festo; e, querendo Félix comprazeraos judeus, deixou a Paulo preso.

Page 3: Gazeta de Varginha - 10/05/2013

GAZETA DE VARGINHA, 10/05/2013

LOCAL 03

Usuários da UPA passarão a terpasse único de transporte coletivo

Um novo serviço vaibeneficiar as pessoas queprecisarem se deslocar atéa UPA 24 Horas, no bairroPadre Vitor. IntegraçãoCusto Zero é o nome doserviço que será oferecidopela Prefeitura de Varginhae pela Autotrans aos usu-ários de transporte coleti-vo de Varginha, que vai dardireito de, com apenas umpasse do coletivo urbano,realizar duas viagens.

O projeto vai valer so-mente para as linhas quetem a Unidade de ProntoAtendimento (UPA) emseu itinerário, nos sentidoscentro-bairro e bairro-cen-tro. Segundo a assessoriada prefeitura, poderão usu-fruir do serviço os usuáriosque possuam o cartão Au-topass Vale Transporte ouo cartão Autopass Cida-dão.

O benefício será válidopara o deslocamento daslinhas Padre Vitor/ Rodovi-ária, Padre Vitor/Bom Pas-

tor e Santana. O serviçonão valerá para os bairrosque já tem ligação diretacom a UPA 24 Horas,como o São Francisco,Fátima, Vila Floresta eBom Pastor.

A Prefeitura afirmou,em nota que “a implanta-ção do serviço vem parafacilitar a vida daquelaspessoas que não têm con-dução própria e residemem bairros distantes deonde esta localizada a Uni-dade de Saúde”.

O tempo para obten-ção do benefício será de 45minutos entre o desembar-que no primeiro ônibus e oembarque no segundo. Ocontrole do benefício seráautomatizado e funcionaráatravés da validação doCartão Autopass no interi-or dos veículos.

Os usuários que nãopossuem o Cartão Auto-pass podem adquiri-lo nasede da empresa Auto-trans, que fica localizada

na rua Maria Figueiredo,501, Vila Adelaide, das 8hàs 11h e das 13h às 17h.O primeiro cartão não temcusto e o interessado pa-gará normalmente pelospasses adquiridos.

A prefeitura divulgouque este sistema de inte-

gração entrará em vigor apartir do dia 20 de maio de2013 e beneficiará automa-ticamente os alunos, fun-cionários e professores daUniversidade Federal de Al-fenas (Unifal), campus Var-ginha, além de moradorespróximos da UPA. Os de-

mais benefícios de integra-ção permanecerão inalte-rados.

UPA 24 HorasA Unidade de Pronto

Atendimento (UPA Horas)foi inaugurada em 8 de ju-nho de 2012, com a pre-

sença no ministro da Saú-de, Alexandre Padilha, e éatualmente uma das maisimportantes unidades desaúde pública de Varginha.A partir deste mês de maio,somente na UPA são reali-zados atendimentos de ur-gência e emergência na ci-dade. O pronto-socorro doHospital Bom Pastor pas-sou a ser responsável pe-los casos de traumas,como acidentes.

A unidade possui 2, 2mil metros quadrados deárea construída, instaladaem um terreno de cinco milmetros quadrados. Os seismédicos de plantão aten-dem em média 450 paci-entes por dia. Para viabili-zar a obra de Varginha,o Ministério da Saúde libe-rou R$ 2,6 milhões. O go-verno estadual aplicou R$2,2 milhões, para a cons-trução e compra de equi-pamentos, e a prefeitura deVarginha entrou com maisde R$ 2,2 milhões.

Prefeitura e Autotrans implantam novo serviço em 20 de maio; pessoas que moram longe serão beneficiadas

Serviço vai dar direito ao usuário de realizar duas viagens com apenas um passe

Acidente causado por neblina deixa quatro feridos na BR-491Quatro pessoas fi-

caram feridas em um aci-dente na manhã destaquinta-feira (9) na BR-491, entre Paraguaçu eElói Mendes. Segundo apolícia rodoviária, o con-dutor de um Uno entrouna contramão por cau-sa da neblina e atingiu

um Pálio. O motorista doUno, de 33 anos, ficoupreso às ferragens eprecisou ser retiradopelo Corpo de Bombei-ros. No outro carro, umPálio com placas de Ma-chado, estavam trêspessoas da mesma fa-mília.

Os três ocupantesdo Pálio, um homem de70 anos, a esposa de 61e a filha do casal, de 33,seguiam para Varginhapara uma consulta mé-dica.

Eles foram levadospara o pronto-socorrodo Hospital e Maternida-

de São Francisco deAssis, em Paraguaçu,com ferimentos leves. Ocondutor do Uno foi le-vado para o Hospital Al-zira Velano, em Alfenas,com suspeita de fraturano fêmur. A informaçãoé de que ele iria passarpor uma cirurgia.

Page 4: Gazeta de Varginha - 10/05/2013

GAZETA DE VARGINHA, 10/05/2013

LOCAL04

Loja em Varginha oferece moda plus size

A sociedade aospoucos esta deixandode admirar a magreza,nos tempo que o beloera ser uma malhadaou uma modelo de pas-sarela, a mídia, as re-

Aos Associados do Clube Olímpico RioVerde / Thermas do Sul de Minas

Conforme estabelece o Estatuto Social do Clube,são considerados dependentes: Cônjuge; Filhos soltei-ros e menores de 21 anos; Filhas, enquanto solteiras;E Pais do titular; Outros, somente com a devida compro-vação judicial.

Em consulta aos arquivos de documentos dos associa-dos, foram constatadas divergências e/ou pendênciasreferente ao artigo acima referido.Com finalidade de colocar o quadro social em conformi-dade com o Estatuto, a atual diretoria do Clube OlímpicoRio Verde, solicita aos associados que façam o reca-dastramento dos seus dependentes.A não regularização implicará em impedimento na fre-qüência às instalações do clube.

Comunicado

Informações na Secretaria do Clube ou pelotelefone 35 3222-3211

Atenciosamente,A Diretoria

vistas passam ver naspessoas com um pou-co a mais de peso, umfoco promissor no mer-cado.

Hoje, para não dei-xar de atender esse

novo padrão de consu-mo dos brasileiros, al-gumas empresas co-meçam a ter interessepelo segmento. EmVarginha, a loja Evydên-cya foi à pioneira ematender o público plussize (traduzido como“tamanho maior”, ouseja, acima do número44.

Por muitos anos,existia um receio e cer-to preconceito dos lojis-tas em ofertar peçasnos tamanhos especi-ais, porém esta barrei-ra foi superada, em fun-ção do crescimento dosegmento. O Plus Sizeesta em franca expan-são e tem tido uma óti-ma aceitação.

De Acordo coma empresária FláviaBondança o plus Size éum movimento iniciadona Europa que divulgaa mulher atual e real,que possui um formatode corpo mais curvilí-

neo. Os padrões deconsumo mudarambastante e o mercadofoi obrigado a adaptar-se a estes novos con-sumidores.

Com a era digitalo conhecimento é am-plo e muito rápido, porisso muitos consumi-dores já sabem queexiste um nicho de mer-cado que atende as nu-merações maiores.

Segundo Flávia,como empreendedorasempre buscou novastendências de merca-do, na expectativa deoferecer o produto queo cliente precisa e pro-cura, sempre estudaralgumas novas tendên-cias e oportunidades de negócios. “Vi queera um segmento quetendia a se expandir ecarente na nossa cida-de. Foi isso que me le-vou a trabalhar com amoda Plus Size.Minhaexpectativa é a melhor

possível, conheço bas-tante este nicho de mer-cado, busco sempreinovar e acredito no po-tencial da minha em-presa”, disse Flavia.Flávia também afirmaque a loja Evydêncyausa as redes sociais

para levar ao conheci-mento do público, essediferencial, a loja pro-moveu um desfile damoda plus size no últi-mo dia 29 com o lança-mento da nova coleção,seguindo as tendênciasda estação.

A loja promoveu um desfile da moda plus sizeno último dia 29

Page 5: Gazeta de Varginha - 10/05/2013

GAZETA DE VARGINHA, 10/05/2013

LOCAL 05

Voos regulares serão retomados a partirde 4 de junho em Varginha, afirma Azul

A Azul anunciou nes-ta quarta-feira (8) quevai retomar os voos co-merciais no Aeroportode Varginha, que já foi li-berado pela Anac, aAgência Nacional de Avi-ação Civil. A empresa in-formou que a data pre-vista para que os voosvoltem a ser oferecidosé 4 de junho.

Desde o início des-te mês, brigadistas da

cidade de Rezende(RJ) trabalham na cida-de. As prefeituras dosdois municípios firma-ram um convênio pararesolver o problema dafalta de brigadistas trei-nados no Aeroporto deVarginha, o que provo-cou a suspensão dosvoos desde o dia 8 deabril. A Azul ainda nãodivulgou informaçõessobre as rotas dos voos.

O convênio entre asprefeituras é válido portrês meses. Enquantoisso, a Prefeitura de Var-ginha aguarda a realiza-ção de um curso paraformação de brigadis-tas, que deverá ser ofe-recido pela Infraero e aSecretaria Nacional deAviação Civil no Aero-porto de Confins, emBelo Horizonte, aindaneste mês.

Vereador sugere criação de CVT emimóvel que deverá ser desocupado

Com a possibilidadeda Policlínica Doutor JoséMarcos, no bairro BomPastor, ser transferida parao bairro Boa Vista, parauma Unidade Básica deSaúde, o vereador Dr. Adil-son Rosa apresentou umaIndicação, que será enca-minhada para a Prefeitura,solicitando que o imóveldesocupado seja transfor-mado em um Centro Vo-cacional Tecnológico(CVT).

Os CVTs são unida-des de ensino e de profis-sionalização, voltadospara a difusão do acessoao conhecimento científico

e tecnológico, conheci-mentos práticos na área deserviços técnicos, além datransferência de conheci-mentos tecnológicos naárea de processo produti-vo. “Essa iniciativa visa daruma boa destinação àque-le imóvel, que servirácomo um espaço especí-fico para a oferta de quali-ficação profissional aosmunícipes, preparando-ospara o mercado de traba-lho, contribuindo, assim,para a evolução das em-presas aqui estabelecidase o enriquecimento da nos-sa economia”, justifica Dr.Adilson Rosa.

Esses centros são en-tidades públicas de cará-ter comunitário. Além daquestão da capacitaçãotecnológica, também sãorealizadas articulações deoportunidades concretasde inserção profissional/produtiva do trabalhador detodas as idades. Leva emconta a vocação da regiãoonde se insere, em articu-lação com diversos atores- representantes do gover-no, dos trabalhadores, dasempresas e da sociedadecivil organizada - no uso detecnologia digital como ummeio de melhoria dos pro-cessos produtivos.

Inscrições para o Enem têminício nesta segunda-feira

As inscrições para aedição de 2013 do ExameNacional do Ensino Médio(Enem) serão abertas nasegunda-feira (13), afirmounesta quarta-feira (8) o mi-nistro da Educação, Aloi-zio Mercadante. Segundoa pasta, o edital com to-das as normas da provadeve ser publicado na edi-ção de quinta-feira (9) do“Diário Oficial da União”.

Segundo Mercadante,as provas serão realizadasnos dias 26 e 27 de outu-bro. Os portões serão aber-tos às 12h (horário de Bra-sília). O ministério esperareceber até 6,1 milhões deinscrições, e o ministro fezum apelo para que só seinscrevam candidatos queefetivamente pretendam fa-zer a prova. Segundo ele,em 2012, 1,5 milhão deinscritos no exame deixa-ram de comparecer.

O ministro afirmou queo período para se inscre-ver vai dos dias 13 e 27 de

maio, e os candidatos te-rão até o dia 29 de maiopara pagarem a taxa deinscrição, que foi mantidano valor de R$ 35. Estudan-tes de escolas públicas ouque sejam de famílias comrenda per capita de até umsalário-mínimo e meio nãoprecisam pagar a taxa.

Neste ano, a logísticado exame deve envolver1.632 municípios brasilei-ros. O MEC estima queserá necessária a impres-

são de 13,5 milhões de pro-vas para os candidatos.

No ato da inscrição, oscandidatos deverão infor-mar suas necessidades es-peciais, como provas comletra em tamanho maior,locais de prova com aces-so a deficientes, salas es-peciais para lactantes eprovas após o por-do-solpara estudantes sabatis-tas.

Após o processo deinscrição, o MEC vai divul-gar um número de telefonepara que os candidatos en-trem em contato com aequipe que organiza oEnem para informar sobremudanças em suas neces-sidades. O ministro citoucomo exemplos mães quederem à luz antes do pre-visto ou estudantes que, poralgum motivo, necessitemde auxílio especial no diada prova.

MEC espera receber até 6,1 milhões de inscrições

Page 6: Gazeta de Varginha - 10/05/2013

06

GAZETA DE VARGINHA, 10/05/2013

LOCAL

Operação tapa buraco é realizadana estrada de acesso ao Lagamar

Operação tapaburaco e capina emuma estrada de aces-

so ao condomínio La-gamar em Varginha,com cinco quilômetros

de extensão, entrouna grade de programa-ção da Secretaria de

Obras nesta últ imaquarta-feira (8), aten-dendo aos pedidosdos moradores e pro-dutores rurais daque-la região.

O trabalho reali-zado tem como objeti-vo dar maior visibilida-de para motoristas epedestres, resguar-dando, assim a segu-rança de quem por alitrafega. Importante sa-lientar que se tratar deuma estrada estreita,que há anos vinha ne-cessitando passar poreste tipo de operação.

”Era uma reivindi-cação antiga dos mo-radores daquela re-

gião e conseguimosentregar mais estasobras. Mais uma mis-são Cumprida”, decla-rou o secretário EdsonGabriel.

Ainda pela manhão prefeito Antônio Sil-va apresentou aos co-laboradores do setorde manutenção da Se-cretaria de Obras, onovo chefe do Serviçode Manutenção de fro-ta, José Romaneli Fi-lho.

José Romaneli agradeceu a oportuni-dade dada pelo prefei-to e disse que daquipra frente é só traba-lhar para mostrar ser-

viço. “Sei que temosum grande caminhopara trilhar, mas seitambém que com em-penho, determinaçãoe vontade de realizar,conseguiremos ven-cer todas essas difi-culdades,” declarou.

Após a visita aosetor de manutençãode frota (oficina), An-tônio Silva se reuniãocom o secretário deobras Edson Gabriel,com José Romaneli ecom Danuzio AntônioBueno, Chefe da Divi-são de Manutenção deVias Públicas para dis-cutir e traçar algumasmetas de trabalho.

O trabalho realizado tem como objetivo dar maior visibilidade para moto-ristas e pedestres

Vereador Adilson Pé de Chumbo quer instituiçãodo Dia Municipal da Consciência Negra

O Dia da Consci-ência Negra já é insti-tuído nacionalmentecomo o dia 20 de no-vembro e, agora, o ve-reador Adilson Pé deChumbo apresentauma Indicação solici-tando que o Dia daConsciência Negratambém seja destaca-do em âmbito munici-pal.

“Meu pedido épara incluir o dia 20 denovembro no calendá-rio oficial de eventos e,também, que seja feri-ado municipal nestedia, para que seja co-memorado com ativi-

dades de conscientiza-ção com a participa-ção de alunos da RedeMunicipal de Ensino”,explica o vereador

O Dia da Consci-ência Negra é come-morado na maioria dosestados brasileiros eem várias cidades émarcado por manifes-tações, passeatas, se-minários e outras ativi-dades.

A data foi escolhi-da porque marca amorte de Zumbi dosPalmares, um dosprincipais símbolos daresistência negra à es-cravidão. Esse dia tam-

bém ficou registradocomo o do fim do Qui-lombo dos Palmares, omaior do País, situadono atual Estado de Ala-goas.

“A criação destadata em Varginha é im-portante porque servecomo um momentopara refletir sobre a im-portância do povo ne-gro na formação danossa cultura”, justificaAdilson Pé de Chum-bo. O vereadorainda conclui sua indi-cação afirmando que énecessário que a ad-ministração atenda àsmedidas indicadas,

O vereador ainda conclui sua indicação afirmando que é necessário que aadministração atenda às medidas indicada

pois resgata a impor-tância social, históricae cultural do negro na

formação do Brasil ehomenagear todosàqueles que lutam em

nome da liberdade, dademocracia e do res-peito às diferenças.

Page 7: Gazeta de Varginha - 10/05/2013

GAZETA DE VARGINHA, 10/05/2013

REGIONAL 07

Mineiros procuram oportunidadesde emprego nas unidades do SineNaiara Tamires, de 15

anos, é estudante da 9ª sé-rie do ensino fundamental.Apesar da pouca idade, ajovem, pensando no futuro,decidiu que já era a horade fazer a sua carteira detrabalho. “Gostaria de tercomeçado a trabalhar maiscedo, mas acho que aindaestá em tempo. Ainda maisagora que meu pai está de-sempregado. Minha mãetrabalha de doméstica epreciso ajudá-los”, expli-cou.

Edivaldo Soares, de 40anos, pai de Naiara, apro-va a iniciativa da filha. “Es-tudei só até a 5ª série doensino fundamental, mastrabalhei a minha vida intei-ra. Acho justo que minhafilha queira ajudar em casae fico muito orgulhoso. Du-rante três anos, trabalheicomo gari numa empresaque terceiriza serviços delimpeza, mas infelizmentehouve redução do quadro depessoal e fui dispensado”,contou.

Ainda segundo Edival-do, o valor do seguro-de-semprego é o que está ga-rantindo o pagamento doscompromissos. “Já recebia segunda parcela do se-guro, mas gostaria de nãoestar utilizando. Ele vem

De janeiro a março deste ano, 147.561 trabalhadores foram encaminhados para vagas de empregosalvando a minha família,mas acredito que saio da-qui do Sine com boas chan-ces de um emprego”, rela-ta.

Histórias como essasacontecem todos os diasnas 134 unidades de aten-dimento ao trabalhador doSistema Nacional de Em-prego (Sine) do Estado.Segundo levantamento fei-to pela Secretaria de Esta-do de Trabalho e Emprego(Sete), somente no mês demarço 46.559 trabalhado-res se inscreveram no Pro-grama Mais Emprego, embusca de uma vaga no mer-cado de trabalho.

Enquanto aguardavapelo atendimento, Marinhode Jesus Cândido, de 33anos, casado e pai de trêsfilhos, elogiava o sistemade agendamento do Sine.“Isso foi uma maravilha paraa gente. Escolhi esta uni-dade, aqui no bairro SantaEfigênia, por ficar pertinhodo Centro e ser mais aces-sível para mim. Vou seratendido na hora marcadaque escolhi. Isso é respei-to”, elogiou.

De posse da sua Car-teira de Trabalho, o traba-lhador, que estudou até pri-meiro ano do ensino médio,espera sua carta de enca-

balhadores com ensinomédio completo. Casado epai de um menino, ele vaicomemorar o 1º de Maiocom a família. Há dois me-ses Rafael trabalha comovigilante em uma clínicaodontológica. “Estou aquipara tirar a segunda via daminha carteira de trabalho,que estragou. Amanhã éum dia muito importantepara todos nós trabalhado-res. Conquistamos direitosque nos ajudam a sair doemprego informal, como oseguro-desemprego e ofundo de garantia. Temosque melhorar muito, masdepende de cada um. Es-tudei para ser vigilante, masquero mais. O importanteé nunca desistir. Se o tra-balhador tem um objetivo,tem que lutar por ele”, afir-mou.

De janeiro a março,179.418 trabalhadores ha-bilitaram o seguro-desem-prego nas unidades deatendimento ao trabalhadordo Sine e 68.577 requere-ram suas Carteiras de Tra-balho e Previdência Social.Foram realizados 866.764atendimentos nas 134 uni-dades do Sine no Estado,coordenadas pela Secreta-ria de Estado de Trabalhoe Emprego.

minhamento para umanova oportunidade de em-prego. Apesar de estar tra-balhando como auxiliar delogística há cinco meses,uma oportunidade para co-brador de coletivo, vistapela televisão, chamou aatenção do profissional. “Avaga é para cobrador.Como já trabalhei nessafunção por sete mesesquero tentar. Quanto mais,melhor, não é mesmo?”.

De acordo com o le-vantamento da Sete, de ja-neiro a março deste ano,147.561 trabalhadores fo-

ram encaminhados para va-gas de emprego pelas uni-dades de atendimento aotrabalhador do Sine. São jo-vens, adultos, homens emulheres em busca da tãosonhada carteira de traba-lho assinada. No primeirotrimestre deste ano, 10.823(7.115 homens e 3.708 mu-lheres) ingressaram nomercado de trabalho. Des-ses, 3.751 estão na faixaetária de 18 a 24 anos.

Ainda segundo a análi-se, na avaliação do nível deescolaridade desses colo-cados no primeiro trimes-

tre de 2013, 3.997 possu-em ensino médio comple-to, enquanto outros 1.883ainda não completaram.Outros 1.627 possuem ofundamental completo e2.508 dos colocados nãoconcluíram as primeirasséries. Colocados com su-perior incompleto são 481.Já os profissionais coloca-dos com superior comple-to, especialização e douto-rado, possuem menor par-ticipação com 252, 15 e 1,respectivamente.

Rafael Felix Pereira, de28 anos, está entre os tra-

De janeiro a março, foram feitos 866.764 atendimentos nas unidades do Sine no Estado

PRF prende homem por tentativa de suborno em Pouso AlegreA Polícia Rodoviária

Federal prendeu um ho-mem por corrupção ati-va na manhã destaquarta-feira (8), em Pou-so Alegre, após tentarsubornar os policiais. Deacordo com a PRF, Ed-son José de Oliveira, de44 anos, se apresentouno posto policial da Ro-dovia Fernão Dias e ofe-receu R$ 3 mil para queuma carga que haviasido apreendida na noi-te desta terça-feira (7)

fosse liberada.No caminhão com

placa de Garanhuns(PE), estavam recepto-res de antena parabóli-ca, roupas, bolsas, brin-quedos, CDs, e eletrôni-cos. De acordo com aPRF, a carga está avali-ada em R$ 500 mil. Omotorista do veículotambém foi detido.

Segundo a PRF,com Oliveira foram apre-endidos mais R$ 3,8 milem dinheiro e folhas de

cheque em branco assi-nadas. Todo o materialfoi recolhido pela políciacom a ajuda de funcio-nários da Autopista, con-cessionária que admi-nistra o trecho, para serencaminhado para a Re-ceita Federal.

Tanto o motorista docaminhão como Oliveirasão de Pernambuco enão têm passagens pelapolícia. Até essa publica-ção, os dois continua-vam detidos.Motorista ofereceu R$ 3 mil por carga que havia sido apreendida

Page 8: Gazeta de Varginha - 10/05/2013

REGIONAL

GAZETA DE VARGINHA, 10/05/2013

08

Prêmio de R$ 26 milhões da Mega-Sena

sai para apostador de NepomucenoUma única aposta acertou as seis dezenas: 04 - 09 - 18 - 44 - 46 - 48

Uma única apos-ta acertou as seis de-zenas do concurso1.492 da Mega-Sena,realizado nesta quarta-

feira (8) na capital pau-lista. A aposta vencedo-ra, que foi feita em Ne-pomuceno (MG), vaireceber R$ 26. 460.

707,33. Veja as deze-nas sorteadas: 04 - 09- 18 - 44 - 46 - 48. Se-gundo a Caixa Econô-mica Federal, 232

apostas acertaram aQuina e cada uma vaireceber R$ 12.349,72.Outras 12.719 apostasacertaram a Quadra ecada uma vai levar R$321,80.

O próximo sorteio,previsto para ocorrer nosábado (11) tem prêmioestimado em R$ 2,4milhões.

A Caixa faz sortei-os da Mega-Sena duasvezes por semana, àsquartas e aos sábados.As apostas devem serfeitas até as 19h (horá-rio de Brasília) do dia dosorteio em qualqueruma das 11,9 mil lotéri-cas. A aposta mínimacusta R$ 2.

Outras 232 apostas acertaram a Quina e cada uma vai levar R$ 12.349,72.

Estelionatários fogem com veículosdurante teste drive no Sul de Minas

Ir a concessioná-rias, solicitar um testedrive e fugir com o veí-culo. Este é um novotipo de golpe aplicadoem concessionárias deveículos no Sul de Mi-nas. Cinco cidades daregião já registraram omesmo tipo de golpe. Ocaso mais recenteaconteceu em Lambari(MG), onde o esteliona-tário se passou por cli-ente em uma concessi-onária e fugiu com umcarro.

As câmeras desegurança do estabele-

cimento flagraram omomento em que eleentrou na loja e depoisde 12 minutos sai daloja, sem voltar mais.“Ele se passou por cli-ente. O perfil de um ver-dadeiro comprador, ave-riguou várias coisas epediu para fazer um tes-te drive, experimentar ocarro. Após um tempode conversa, saiu como carro e não voltoumais”, disse o comerci-ante Paulo FernandesPereira, que teve umprejuízo de R$ 19 mil.

Em agosto de

2012 o dono de outraloja de carros usados,em Três Corações(MG), também foi vítimado mesmo tipo de gol-pe. “O homem chegouna loja por volta das8h30 da manhã e de-pois de muita conversa,saiu com uma caminho-nete, que era de um cli-ente.

O prejuízo foi deR$ 60 mil”, contou o co-merciante Paulo Fran-cisco Andrade.

De acordo com aPolícia Civil, este tipo deestelionato foi aplicado

também em São Lou-renço (MG), São Gon-çalo do Sapucaí (MG) eCaxambu (MG). Nocaso de Três Corações,já foi instaurado inquéri-to para apurar o caso ea polícia não descarta apossibilidade de ligaçãoentre os crimes.

A orientação, paraos donos e funcionáriosde concessionárias, ésolicitar o máximo dedados pessoais e quemfor sair com o carro paraum teste drive, como onúmero de telefone, en-dereço e documentos.

Cinco cidades da região já registraram o mes-mo tipo de golpe.

Jovem de 18 anos leva droga

para detentos em cadeia

de NepomucenoNo último dia (08), a PM recebeu denún-

cia de que um indivíduo, 18 anos, em compa-nhia de outro estariam deslocando para a ca-deia pública para levarem substâncias entorpe-centes ao detento de 27 anos. Os policiais des-locaram-se para a Rua Professor João De AbreuSalgado, Centro, com intuito de localizar os au-tores. Durante patrulhamento, os militares visu-alizaram o autor na Rua Capitão Francisco Lima,transitando em uma bicicleta. Ele foi abordadoe submetido à busca pessoal, sendo localizadono bolso de sua bermuda a quantia de R$50,00e um celular. O telefone celular tocou e um indi-víduo que identificou-se como sendo o citadodetento disse que a droga chegara e que erapara ele entregar o dinheiro para outro envolvi-do. Diante da situação, os militares deslocaram-se para a cadeia pública, onde, juntamente como agente penitenciário, foi realizado uma buscana cela, sendo localizado 05 porções de maco-nha e 01 bucha da mesma substância. O de-tento confirmou que a droga era de sua propri-edade e que havia chegado naquele momento.Ele foi preso em flagrante delito e encaminhadoà autoridade judiciária, juntamente com os ma-teriais apreendidos.

Page 9: Gazeta de Varginha - 10/05/2013

RODRIGO SILVA FERNANDES é advogado earticulista político do Jornal Gazeta de Varginha - Escreve

todas as quartas e sextas - Contatos coma coluna pelo e-mail: [email protected]

FATOS E VERSÕESGAZETA DE VARGINHA, 10/05/2013

09

Lixo da DiscórdiaDentro de 15 meses, vence o prazo para que os

municípios brasileiros regularizem a coleta e o trata-mento do lixo. Mas, em Minas, pelo menos 267 cida-des não deram sequer o primeiro passo para cumprira Política Nacional de Resíduos Sólidos. Cerca de 70%dos municípios mineiros ainda não se prepararam paracumprir a legislação. Destaca-se o caso da históricaSão João del-Rei, cidade natal do presidente Tancre-do Neves e onde o senador Aécio Neves passou ainfância. Há 11 anos, 90 toneladas de lixo são deposi-tadas diariamente num morro onde se localiza a nas-cente do rio das Mortes, responsável por parte do abas-tecimento de água potável para a cidade.

Um professor do Departamento de Geografia daUniversidade Federal de São João del-Rei, LeonardoRocha, diz que a água do rio contaminada pelo lixovem sendo consumida sem qualquer tratamento pelapopulação rural e, com tratamento, por moradores dazona urbana. A prefeitura admite que 70% do lixo po-deriam ser reciclados.

Outro exemplo é Muriaé, um dos 38 municípiosda Zona da Mata que ainda não se livraram dos li-xões. No mês passado, o Ministério Público propôsação contra o Departamento Municipal de SaneamentoUrbano, para proibir que o funcionamento do lixão con-tinue contaminando as águas do rio Glória. Já há en-tendimentos de que o prazo para a regularização dosmunicípios quanto ao lixo precisa ser prorrogado. Afi-nal, em todo o Brasil, a maioria dos municípios, tantosda base governista ou da oposição, não vão cumprira determinação. A falta de recursos é o maior entravealegado pelos prefeitos, segundo o diretor de Gestãode Resíduos da Feam, Renato Teixeira Brandão, paradescumprir a lei. Mas, para outra parte do próprio go-verno estadual, neste caso o secretário estadual Ale-xandre Silveira, é difícil que o governo atenda ao pra-zo do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que esti-pulou que até 2 de agosto de 2014 nenhum municípiodo país despeje resíduos em lixões. “Este prazo é umaimposição absurda”, disse. Segundo o secretário, oGoverno de Minas tem trabalhado na criação de umaParceria Público Privada – PPP, para que empresasparticulares assumam o gerenciamento dos aterrossanitários, coleta seletiva, reciclagem e tratamento dolixo, juntamente com associações de catadores, ondeelas existam. Ou seja, diferente de Varginha, onde oGoverno de Minas e a Prefeitura estão querendo im-por a entrega do tratamento do lixo à Copasa, em BeloHorizonte e região metropolitana, os Governos esta-dual Tucano e prefeituras querem é entregar a ques-tão do lixo à iniciativa privada, por entender que é umaopção melhor e até mais barata. Daí a dúvida, porqueem Varginha o governo entende diferente? Porque doispesos e duas medidas?

Lixo da Discórdia 2A pressão dos Executivos estadual e municipal

para que o (inacabado) aterro sanitário de Varginhaseja entregue para gerenciamento da Copasa tem au-mentado e já compromete a “harmonia” entre PP ePTB e pode causar a primeira séria crise política dogoverno. Nesta semana, além do vice-prefeito VerdiMelo (PSDB) que tem acompanhado e pressionado abase aliada na Câmara, o próprio prefeito entrou nocircuito político para tentar garantir a votação do pro-jeto, que está travado na Câmara. O projeto elabora-do pelo Executivo municipal e encaminhado para vo-tação dos vereadores possui diversas “lacunas nãoexplicadas”, e não vai andar no Legislativo até que ogoverno comprove a viabilidade político/econômica daentrega do aterro à Copasa ou diga “a quem interessaque o projeto seja votado as pressas”. Prefeito e vice

já encaminharam e-mails aos vereadores cobrandoaprovação do projeto e a briga esta só no começo,pois os vereadores não engoliram as “razões do go-verno para entregar de porteira fechada a política deresíduos sólidos da cidade à Copasa, num contratomilionário que pode, entre outras coisas, enriquecerempreiteiros e comprometer o meio ambiente na mai-or região produtora de alimentos de Varginha, que é aregião da Vargem”.

Lixo da Discórdia 3No início da semana o vice-prefeito encaminhou

um e-mail para os vereadores explanando as razoesdo Executivo para que o projeto que entrega o aterrosanitário por 26 anos à Copasa fosse votado e apro-vado com urgência. “Sem tentar pressionar” o vice ale-ga que “a lei permite o convênio entre os entes públi-cos”, no caso Prefeitura e Copasa (Governo de Mi-nas) para gerenciamento do aterro, e que “o lixão naregião do Corcetti, já não suporta mais receber lixo”.O vice destacou que, neste caso do lixo em Varginha,três etapas precisam ser completadas para uma solu-ção jurídica e administrativa definitiva para o proble-ma. A 1ª delas é contratar uma empresa para recupe-rar o local onde hoje funciona o lixão no Corceti. Oque é exigido por lei. A 2ª etapa seria contratar umaempresa para terminar o aterro sanitário na Vargem,que ainda padece de melhorias e reformas para seadaptar as normas exigidas pela legislação. A 3ª eta-pa seria contratar uma empresa para gerenciar o ater-ro. O que vai consumir por mês uma boa grana doscofres públicos. O preço inicial da Copasa é em tornode R$ 70 por tonelada, reajustados periodicamente,isso basicamente para aterrar o lixo sem maiores téc-nicas modernas de reciclagem ou aproveitamento dogás, papel, metal entre outros dividendos que o lixopode dar. Vale ressaltar que em todas estas contrata-ções que devem ser feitas por licitação, há a possibi-lidade de recursos e protelações que podem atrasar oinício dos trabalhos. E tempo é importante, pois pelalei federal e as cobranças do MP, os municípios tematé 2014 para acabarem com os lixões a céu aberto.Além disso, o vice deu a entender que, contratando-se a Copasa, a mesma empresa poderia fazer as trêsetapas e ainda ter “facilidades” com a obtenção daslicenças ambientais e governamentais, uma vez quea empresa pertence ao governo estadual, o que, se-gundo o vice, em tese, garantiria capacidade técnicae de recursos para investimento.

Lixo da Discórdia 4Os argumentos do vice não foram suficientes

para os vereadores, alguns empresários e ambienta-listas que facilmente, “desmontaram” a frágil argumen-tação do político. Embora a “prosopopéia do governomunicipal subtenda que a Copasa é a única ou me-lhor capacitada legal e financeiramente para assumiro aterro, a realidade não mostra isso”, se não, veja-mos: A Copasa pretende implantar um projeto pilotoem Varginha, que não é a especialidade da empresa,que a princípio, tem como missão precípua, apenas,o tratamento de água e esgoto. Além disso, nada im-pede que uma única empresa particular, devidamen-te capacitada, seja contratada para realizar todo o ge-renciamento do lixo em Varginha, ademais, diversasempresas privadas e especializadas, atuam em Mi-nas com permissão legal e técnicas modernas no tra-tamento e reciclagem de lixo e gerenciamento de ater-ros sanitários, inclusive com a adoção de coleta sele-tiva e apoio a cooperativa de catadores, serviços quea Copasa não se dispõe a fazer com modernidade.Além disso, o tempo para licitar e contratar empresaespecializada ou a Copasa, em pouco mudaria, le-vando-se em conta que, um erro de escolha neste pro-cesso poderia comprometer por 26 anos toda a políti-ca ambiental, financeira e outros setores do municí-pio. Será que vale a pena correr o risco? Por certonão! Além disso, o fato da Copasa pertencer ao Go-verno de Minas, não significa que tenha o melhor pre-ço! Na verdade, pode ser até o contrário. Afinal, em

Belo Horizonte e região metropolitana, como anteci-pou a coluna, o próprio governo do Estado tem esti-mulado a criação de consórcios e parcerias públicoprivadas - PPP, com a contratação de empresas parti-culares para tratar do lixo, pois estas empresas temapresentado técnicas mais modernas e, por vezes,mais baratas que a Copasa. Vale dizer que, com acontratação de uma empresa particular, o municípiopode ter maior controle sobre a política de gestão dolixo, cobrando de perto a empresa e fiscalizando otrabalho, mesmo porque, o contrato seria por um tem-po bem menor que os 26 anos desejados pela Copa-sa. Vale dizer ainda que, em caso de contratação daCopasa pelo projeto apresentado na Câmara, nadaimpende que, no futuro, seja criada uma taxa pagadiretamente pelo cidadão na conta de água para fi-nanciar a coleta e tratamento do lixo, coisa que hojenão existe! Ou mesmo que, a Copasa, atendendo adesejos estaduais, venha a pleitear no futuro o depó-sito de lixo de outras cidades no aterro de Varginha,que em caso de contratação da estatal, estaria a ser-viço dos interesses políticos e administrativos da polí-tica pública estadual e não da cidade. Além disso, acontratação da Copasa não é certeza de investimentona cadeia de tratamento do lixo, afinal, a muitos anosos investimentos pactuados pela empresa estatal emdiversas cidades, como Varginha por exemplo, nãosão cumpridos no prazo. Prova disso é que os bairrosda região do Lagamar, por exemplo, não tem trata-mento de esgoto, a ETE do Resende ainda incomodaa região pelo mau cheiro e alguns bairros mais altoscomo o Bom Pastor por vezes, possuem problemasde falta de água. O que comprova a falta de investi-mentos da estatal!

Lixo da Discórdia 5Ainda no meio da semana, vendo que a atua-

ção do vice não funcionaria, o próprio prefeito inter-veio. E como dizem as más línguas, “chegou dandovoadora nos inimigos do projeto”. O prefeito suposta-mente também encaminhou e-mail a autoridades lo-cais falando do tema. Porém, sua abordagem foi polí-tica e não técnica. O chefe do Executivo teria dito queo deputado federal majoritário do PP em Varginha, “te-ria orientado os vereadores do seu partido a votaremcontra o projeto com o intuito de fazer a política doquanto pior melhor, na tentativa de prejudicar o go-verno”. A atuação do prefeito, de acordo com o quedizem, contradisse a realidade política local, se nãovejamos: o Partido Progressista – PP faz parte da basedo governo, afinal, o PTB do prefeito e o PSDB dovice apoiaram a eleição da mesa do Legislativo co-mandada pelo PP, que, aliás, tem votado a favor doExecutivo com sua bancada de três vereadores, mai-or bancada da casa. Parece ofensivo o prefeito acharque os vereadores do PP, sua base de apoio, seriammesmo influenciados pelo colega federal do Legisla-tivo, por ouvirem outras opiniões que não a do gover-no municipal, ou simplesmente por não concordar coma tese da Prefeitura. Se concordassem com a “pres-são do Executivo”, os vereadores do PP seriam con-siderados independentes? Vale ressaltar ainda quenão foram só os vereadores do PP que discordaram,mas a ampla maioria do Legislativo, inclusive comvereadores do PT, e do próprio PTB, partido do prefei-to. A suposta atitude do prefeito, por certo, não foi es-trategicamente pensada, uma vez que os poderes eos vereadores são independentes e capacitados a to-marem a decisão que melhor atende a cidade. Comode fato fizeram, propondo ampla discussão para umtema importante e de tamanho impacto para VarginhaA coluna vai continuar ouvindo lideranças da cidade,inclusive do Executivo, que não tem discutido ampla-mente o caso, e voltará a falar do assunto na semanaque vem!

Page 10: Gazeta de Varginha - 10/05/2013

SAIBA SEUS DIREITOSGAZETA DE VARGINHA, 10/05/2013

10

Mande sua pergunta para: [email protected]

Dr. VITORDr. VITORDr. VITORDr. VITORDr. VITORCOMUNIANCOMUNIANCOMUNIANCOMUNIANCOMUNIAN

OAB.MG 31.931RUA DELFIM MOREIRA,

258 CENTRO - VARGINHAMG.TEL: 3221-3787

CEL:9806-1122

[email protected]

OAB/MG 65099Av Salum Assad.

David, 70 - Santa LuizaTel: ( 35) 3214-5051

Drª. PatríciaDrª. PatríciaDrª. PatríciaDrª. PatríciaDrª. PatríciaBregalda LimaBregalda LimaBregalda LimaBregalda LimaBregalda Lima

[email protected]

OAB/ MG 84.17620ª Sb-Seção

Rua Maria Benedita,63 -sala 106- Vila Pinto

3223-5362/Cel :9988-3485

Dr. VicenteDr. VicenteDr. VicenteDr. VicenteDr. VicenteLima LorêdoLima LorêdoLima LorêdoLima LorêdoLima Lorêdo

[email protected]

OAB/MG 81667Delfim Moreira, 258,

sala 201- Centro-Varginha -MG

Tel: 3222 2851

Dr. Daniel PivaDr. Daniel PivaDr. Daniel PivaDr. Daniel PivaDr. Daniel Piva

[email protected]

OAB/MG 81424Av Princesa do Sul,556 - Varginha - MGTel: 3222-4801

[email protected]

Dr. Gustavo Chalfun

OAB/MG 106.276R Argentina, 169

- Vila PintoTel: (35) 3222-1049

Dr. GustavoDr. GustavoDr. GustavoDr. GustavoDr. GustavoPinto BiscaroPinto BiscaroPinto BiscaroPinto BiscaroPinto Biscaro

[email protected]

A insignificância no Direito Penal modernoI) OS FUNDA-

MENTOS JURÍDICOSDO DIREITO PENALMODERNO MÍNIMO

O Direito Penalmoderno tem com fun-damento basilar a in-tervenção mínima des-te ramo nas condutashumanas.

A área penal deveser vista sob a ultimaratio, ou seja, a últimasolução para o proble-ma jurídico apresenta-do para apreciação eenquadramento, e issose dá pela aspereza daresposta apresentadapelo sistema penal acondutas que violemseus preceitos típicos,com a cominação dapena que passa darestrição ou limitaçãoda liberdade humanaaté a multa penal.

A fragilização domicrosistema penal sedá em virtude do legis-lador expandir suamargem solucionadorados desequilíbrios so-ciais.

A ampliação ilimi-tada dos horizontes dodireito penal, para quesolucione problemasque outras áreas jurí-dicas não resolvam, dámargem a uma distor-ção na própria caracte-rização desse ramocomo ciência, pois,foge dos seus objeti-vos traçados nos pri-mórdios da vida huma-na em sociedade, que

é o repúdio aos bensjurídicos em que a tu-tela é mais importantena hierarquia constitu-cionalmente firmada.Isso se dá assim, pois,hodiernamente vive-mos uma “criminaliza-ção política” das con-dutas e “legislando noimpacto dos fatos”,sem ponderação dareal importância da tu-tela penal e da neces-sidade de sua existên-cia no cenário jurídico.

A crise da ciênciapenal hoje em dia par-te da sua utilizaçãosem precedentes, in-vadindo áreas onde oilícito é meramente ad-ministrativo, civil ou tri-butário.

A importância dotipo penal e sua signi-ficação na estrutura-ção da proteção da so-ciedade encontram-sedesgastada e em detri-mento ao princípioconstitucionalmentefirmado da intervençãomínima estatal, impor-tando ao legisladorquando da feitura dasleis penais uma maiorreflexão.

Esse princípioque acima menciona-mos é bem explicadopor Luiz Régis Prado:“O princípio da inter-venção mínima ou dasubsidiariedade esta-belece que o DireitoPenal só deve atuar nadefesa dos bens jurídi-

cos imprescindíveis àcoexistência pacíficados homens e que nãopodem ser eficazmen-te protegidos de formamenos gravosa.

Desse modo, a leipenal só deverá inter-vir quando for absolu-tamente necessáriopara a sobrevivênciada comunidade,como ultima ratio” [1].

Assim, o Estadodeve-se valer das for-ças do direito penalquando: demonstrarclaramente a insufici-ência dos demais ra-mos do direito em pu-nir com a veemêncianecessária a conduta equando restar provadoque o ilícito violou va-lores cuja alçada deatribuição para punir édo direito penal. Des-sa sorte, tudo queafasta essas duas áre-as de atuação escapaa aplicabilidade do di-reito penal. E isso sedá por força de manda-mento constitucional-mente firmado, comstatus de cláusula pé-trea (artigo 60 § 4º, IV,CR).

René Ariel Dottilembra: “O princípio daintervenção penal mí-nima foi recepcionadopela CF através de clá-usula geral previstapelo § 2º do art. 5º: “Osdireitos e garantias ex-pressos nesta Consti-tuição não excluem ou-

tros decorrentes do re-gime e dos princípiospor ela adotados, oudos tratados internaci-onais em que a Repú-blica Federativa doBrasil seja parte”.

O princípio emanálise tem sua raiz noart. 8º da Declaraçãodos Direitos do homeme do cidadão (Paris,1789), ao proclamarque a lei deve estabe-lecer “penas estrita eevidentemente neces-sárias” [2].

Os tratados inter-nacionais os quais oBrasil é signatário econtém normas de di-reitos fundamentaistrazem automatica-mente para o rol do ar-tigo 5º com igual forçae relevância os coman-dos, sendo pela teoriada recepção incorpora-dos.

Hans Welzelquando de seus escri-tos mencionou o cará-ter social da lei penal,ao mencionar a neces-sidade não só de umaadequação aos ele-mentos normativos,subjetivos e objetivosdo tipo penal, devendoainda encartar a “ade-quação social” da figu-ra penal, ou seja, a so-ciedade admitir tal con-duta como afrontosaaos valores sagrados amanutenção da paz eequilíbrio a esfera jurí-dica, então, deman-

dando a aplicação depena visando o contro-le social, que é máxi-me da norma penal. Openalista alemão foi opercussor dos ideaisque hoje alastram o di-reito penal e comba-tem o movimento lei eordem que ganhou for-ça. Francisco de AssisToledo explica que:“podem as condutassocialmente adequa-das não ser modela-res, de um ponto devista ético. Delas seexige apenas que sesituem dentro da mol-dura do comportamen-to socialmente permiti-do ou, na expressãotextual de Welzel, den-tro do quadro da liber-dade da ação social”[3].

II) A INSIGNIFI-CÂNCIA PENAL

Atualmente a in-significância penal ga-nha aceitação, hajavista, o notório insu-cesso das penas comomeio ressocializadordo réu, que ao adentrarno sistema carceráriopor muitas vezes aca-ba sendo corrompido ea sanção penal acabapor se perder dos seusobjetivos finais.

Dessa forma, ascondutas que lesembens jurídicos de pe-quena relevância,onde o impacto socialdo crime é leve a ten-dência é a de atestar a

atipicidade da condutapela insignificância dobem lesado ou pelainocorrência da lesãoembora haja a violaçãodo tipo penal. O que sequestiona na aplicaçãodesse princípio é a efi-cácia do preceito penale isso, ao nosso ver, éinteressante, pois, per-quirir a vox socialis ésacramental para o di-reito.

A doutrina penalmoderna inclina-se aesse princípio para quese excluam delitos emque não haja o alcan-ce da resposta deman-dada pela sociedade,como o que ocorrecom o crime de dano(art. 163, CP), sendona verdade é um ilícitocivil, que atinge a es-fera patrimonial e seresolveria com umareparação de danos ouuma ação de regresso,sendo a via penal des-necessária em situa-ções desse porte.

Damásio de Je-sus faz interessanteponderação: “...reco-menda que o DireitoPenal, pela adequaçãotípica, somente inter-venha nos casos de le-são jurídica de certagravidade, reconhe-cendo a atipicidade dofato nas hipóteses deperturbações jurídicasmais leves (pequenís-sima relevância mate-rial)” [4].

Page 11: Gazeta de Varginha - 10/05/2013

SAÚDE 11GAZETA DE VARGINHA, 10/05/2013

Minas Gerais terá novos serviços paraassistência a pessoas com deficiência

Será um centro de reabilitação com transporte gratuito e três oficinas de próteses no estado, que passarátambém a ofertar mais exames do teste do pezinho. Ministério da Saúde anunciou R$ 205,2 milhões por ano

para atendimento especializado, inclusive oferta de cadeira de rodas motorizadas

As pessoas comdeficiência passarão ater acesso a novos ser-viços e equipamentos noSistema Único de Saúde(SUS). O Ministério daSaúde anunciou na últi-ma terça-feira (7), emBrasília, uma série deações que terão aportede R$ 205,2 milhões evão beneficiar 944 milpessoas por ano. Serãoinaugurados 29 CentrosEspecializados de Rea-bilitação (CER) e 18 ofi-cinas de órteses e pró-teses sendo um centro etrês oficinas em MinasGerais.

O Estado receberáainda um micro-ônibuspara transporte dessespacientes até os servi-ços de saúde de um to-tal de 20 que serão en-tregues no país. Alémdisso, passará a ofere-cer mais exames no tes-te do pezinho para diag-nóstico de doenças em

recém-nascidos e rece-berá recursos para aqualificação do atendi-mento a esse público emseis Centros de Especi-alidade Odontológica(CEO).

O Sistema Únicode Saúde passará a ofer-tar mais seis novos mo-delos de cadeiras de ro-das e o sistema FM,acessório para apare-lhos auditivos. Ministérioda Saúde inaugura tam-bém 18 oficinas de órte-ses e próteses e vai libe-rar recursos para qualifi-car o atendimento a pes-soas com deficiência em47 Centros de Especia-lidade Odontológica(CEO) no país, aumen-tando em 50% o valorpara que os profissionaissejam capacitados parausar técnicas especiali-zadas para tratamentodesse público. CadaCEO terá uma cadeirade rodas 40 horas por

semana para atendimen-to. Mais de 200 CEOs jáforam qualificados.

Essas são as pri-meiras medidas do pro-grama Viver Sem Limite,Plano Nacional dos Di-reitos da Pessoa comDeficiência, lançado pelaPresidenta da República,Dilma Rousseff, em2012. Os novos serviçose equipamentos estãovoltados à inclusão soci-al dos brasileiros com

deficiência, garantindoautonomia e indepen-dência a esse público epossibilitando melhorqualidade de vida.

O ministro da Saú-de, Alexandre Padilha,disse que “o Sistemaúnico de Saúde está seorganizando para que aspessoas com deficiêncianão tenham limitações.Quem impõe limites aesses brasileiros é a so-ciedade que não se or-

ganiza”, disse, acres-centando que /quando ogoverno federal lançou oprograma Viver Sem Li-mite inaugurou um novopadrão de atendimentopara essa grande popu-lação brasileira”, com-pletou.

Padilha disse ain-da que a “a presidentaDilma Rousseff, ao lan-çar o Viver Sem Limiteobrigou os centros desaúde a se organizar

para atender esses cida-dãos para que possamviver plenamente, semlimites, com qualidadede vida e autonomia”,concluiu.

Os CER são ser-viços de qualidade assis-tencial em reabilitaçãoque atendem pessoascom deficiência física,visual, auditiva e intelec-tual, conforme o númerode modalidades habilita-das.

Consumidor com fome tende a comprar alimentos calóricos, diz estudoEvite ir ao super-

mercado quando esti-ver com fome, poisvocê estará mais pro-penso a comer coisaspouco saudáveis, comobatatas fritas e doces.

É essa a mensa-gem de pesquisadoresamericanos que averi-guaram se longos perí-odos sem comer afe-tam as escolhas de ali-mentos.

A pesquisa, daCornell University, indi-cou que pessoas quepassam cinco horassem comer antes deirem às comprar tendi-am a comprar mais ali-mentos ricos em calo-rias do que quando jáestão alimentados.

No experimento,68 participantes pagosreceberam instruçõesde não comer por cin-

co horas e de em se-guida fazer compras dealimentos online no sitesimulado de um super-

mercado.Cada produto ca-

lórico (entre eles doces,batatas fritas e carnes

vermelhas) foi exibidoao lado de itens poucocalóricos (como frutas,vegetais e peito defrango), mas os preçosnão foram mostrados.

A cada sessão, osparticipantes recebiamum prato de biscoitospara comer até que nãosentissem mais fome.

Com ou sem fomeEm um segundo

estudo, consumidores

foram monitorados en-quanto iam a um super-mercado ou depois doalmoço, quando já es-tavam fartos, ou antesdo jantar, quando ti-nham fome.

Os resultados dosestudos mostram quepessoas com fome ten-dem a escolher um nú-mero elevado de ali-mentos com alto valorcalórico.

Sobe para 32 as mortes na Chinapelo vírus da gripe aviária H7N9O governo da

China divulgou ontemquinta-feira (9) quesubiu para 32 o núme-ro de mortos pelo vírusH7N9 da gripe aviáriae que, em todo país,há 129 casos de con-taminação pela novacepa da doença.

O recente óbito éde um homem de 56anos, morador deZhengzhou, na provín-

cia de Henan. Ele ha-via sido diagnosticadocom a doença há duassemanas, de acordocom um comunicadodo Departamento deSaúde, divulgado pelaagência estatal de im-prensa Xinhua.

Segundo o infor-me, a vítima teve febredurante uma semanaantes de ser admitidono hospital, já em esta-

do crítico. Na terça-fei-ra (8), autoridades in-formaram a morte deoutras quatro pessoaspelo vírus da gripe avi-ária e dois novos con-tágios nas provínciasde Jiangsu, Zhejiang eAnhui. Até o momen-to, a maioria dos casosestá restrito à China.Já há registro de 42pessoas que se recu-peraram da gripe.

Page 12: Gazeta de Varginha - 10/05/2013

12 EVANGÉLICA

GAZETA DE VARGINHA, 10/05/2013

Mercado evangélico movimentoumais R$ 11 milhões em 2012

Um estudo reali-zado pela Escola Su-perior de Propaganda eMarketing (ESPM) re-

velou que em 2012 omercado evangélicomovimentou aproxima-damente R$ 12 bilhões

com a venda de produ-tos como CDs, livros,materiais de papelaria,roupas, brinquedos en-

tre outros.De acordo com a

Câmara Brasileira doLivro, os livros voltadospara o público evangé-lico movimentaram cer-ca de R$ 479 milhõesdurante o ano passado,mas é a indústria fono-gráfica que leva a mai-or fatia do segmentocom R$1,5 bilhões anu-ais.

“O mercado estámuito mais exigente doque há 10 anos. A men-talidade que imperavaera: sou evangélico evou fazer um produtopara evangélicos. En-tão não precisa ser tãoprofissional, porque deirmão para irmão se

aceita qualquer coisa.Nessa época, produtoevangélico era sinôni-mo de falta de qualida-de. A música, por exem-plo, não era aceita porquem não era do meio”,disse o fundador do siteAmoremcristo.com,Carlos Vinícius, emuma entrevista ao siteMundo do Marketing.

O gerente de ma-rketing da Central Gos-pel, Marcos Barboza,também comenta que aexigência do consumi-dor aumentou. “Osevangélicos deixaramde ser a minoria da po-pulação e tornaram-semais exigentes no quediz respeito à exclusivi-

dade e especificidadede produtos. A qualida-de não é mais tratadacomo diferencial, mascomo essencial. Essabusca por novos dife-renciais obrigou os pro-dutores deste mercadoa se profissionaliza-rem, encontrarem no-vas técnicas e apre-sentarem soluçõespara que seus produtossejam mais atrativos aopúblico”, disse.

Hoje os evangéli-cos representam maisde 22% da populaçãobrasileira e os empre-sários começaram aentender que os evan-gélicos são um nichodo mercado lucrativo.

O gerente de marketing da Central Gospel, Marcos Barboza, tambémcomenta que a exigência do consumidor aumentou.

Aos 95 anos, evangelista Billy Grahamse aproxima de sua última ministraçãoBilly Graham, pre-

gador norte-americano,95 anos, vai liderar esteano a sua última cruza-da evangelística, devi-do a sua idade avança-da e sua condição desaúde.

Entretanto, espe-cialistas afirmam quesua última cruzada Mi-nha Esperança podeser a com maior alcan-ce, batendo todos osrecordes de audiênciajá conseguidos por Bi-lly Graham durante seis

décadas de ministério.A Associação

Evangelística BillyGraham vem organi-zando uma campanhamaciça de divulgação ecom isso, usando todasestratégias à disposi-ção.

Franklin Graham,filho de Billy, publicourecentemente um vídeoem que destaca a atualcruzada como umaação que “combina oimpacto dos progra-mas com o poder das

relações pessoais”.Segundo informa-

ções do site em inglêsda revista CristianismoHoje, a organizaçãodesta edição da cruza-da Minha Esperançatem incentivado os cris-tãos a montarem víde-os caseiros falando so-bre sua experiência deconversão, e depois,compartilharem essesvídeos com seus ami-gos e vizinhos. Essaação funcionaria comouma prévia e um convi-

te para assistir a últimaministração de BillyGraham.

A edição 2005 dacruzada mundial doevangelista BillyGraham envolveu uminvestimento de US$6,8 bilhões, e foi trans-mitida em 20 idiomas,com o apoio de 1.424diferentes denomina-ções. Em 2013, as pla-taformas digitais serãoo meio usado para ex-pandir a capacidade dealcance do projeto.

Essa ação funcionaria como uma prévia e um convitepara assistir a última ministração de Billy Graham.

Page 13: Gazeta de Varginha - 10/05/2013

Momento, Sabor e Alegria ...Momento, Sabor e Alegria ...Momento, Sabor e Alegria ...Momento, Sabor e Alegria ...Momento, Sabor e Alegria ...ÁGUA DOCE CACHAÇARIAÁGUA DOCE CACHAÇARIAÁGUA DOCE CACHAÇARIAÁGUA DOCE CACHAÇARIAÁGUA DOCE CACHAÇARIA

13COLUNA SOCIALGAZETA DE VARGINHA, 10/05/2013

Page 14: Gazeta de Varginha - 10/05/2013

INTERNACIONALGAZETA DE VARGINHA, 10/05/2013

14

Mulher sequestrada por 10 anos nosEUA ficou grávida 5 vezes, diz TVMichelle Knight, uma

das três mulheres que foimantida refém por 10anos em uma casa emCleveland, Ohio, disse àpolícia que ficou grávidapelo menos cinco vezesenquanto esteve em ca-tiveiro, segundo reportaa rede de TV “CNN”. Se-gundo a jovem, ela eraagredida e passava fomeenquanto estava grávi-da, até perder os bebês.

Em depoimentos ini-ciais logo após ser liber-tada, Michelle contouque quando Ariel Castro,apontado como o res-ponsável pelos seques-tros, descobria que elaestava grávida, a faziaabortar.

Castro deve serapresentado a Justiçanesta quinta-feira (9)pela primeira vez, en-quanto as acusaçõescontra ele se tornamcada vez mais graves.

Michelle contou à po-lícia que Ariel a fazia pas-sar fome por pelo menosduas semanas, e depoisdava socos em seu es-tômago até que ela so-fresse o abordo.

O tratamento dado aoutra refém, AmandaBerry, foi diferente. Ela

também ficou grávida,mas quando foi dar à luz,Castro ordenou que Mi-chelle a ajudasse, segun-do uma fonte policial queparticipa da investigação.

Depois que a crian-ça nasceu, todos entra-ram em pânico – o bebêparou de respirar, e to-dos começaram a gritar,segundo a fonte. Arielameaçou matar Michellese a criança não sobre-vivesse.

A família de Michelle,que desapareceu em2002, não chegou a re-portar o desaparecimen-to, segundo a imprensaamericana. O irmão dela,Freddie, disse que nãosabia que ela estava de-saparecida até que viu ahistória na TV. “Eu esta-va pirando porque eunão sabia que minha irmãfoi sequestrada”, disseele. “Minha mãe nuncame disse nada”, argu-mentou.

A mãe da jovem, Bar-bara Knight, disse à NBCnesta quarta-feira (8)que ela ainda não tinhafalado com a filha. “Elaestá provavelmente zan-gada com o mundo, por-que ela achava que nun-ca seria encontrada, mas

graças à Deus que al-guém fez”, disse à NBC.Quando lhe pergunta-ram o que ela diria a suafilha, ela disse: “Eu teamo”.

O relatório da políciaem suas notas desapa-recimento diz que Miche-le Knight “tinha um pro-blema mental e muitasvezes ele foi confundidocom seu desaparecimen-to”, o que talvez levou aacreditar que ela se afas-tou.

Entenda o casoAutoridades da cida-

de de Cleveland acusa-ram nesta quarta-feira omotorista escolar ArielCastro de quatro crimesde sequestro e três deabuso sexual no casodas três mulheres desa-parecidas em Ohio queforam libertadas apóscerca uma década decativeiro na casa dele.

Castro, de 52 anos,será indiciado no tribunalna quinta-feira, afirmou oprocurador municipal Vic-tor Perez em entrevistacoletiva. Os irmãos deCastro, Pedro, de 54anos, e Onil, de 50 anos,não foram acusados nomomento, disse Perez.

Segundo a rede CNN, Michelle Knight era agredida pelo sequestrador e passava fome para perder bebêsSegundo ele, não há ne-nhum indício de que elestinham envolvimento ouque sabiam da existênciadas mulheres.

Michelle Knight, vistapela última vez em 2002,Amanda Berry, que desa-pareceu em 2003, e GinaDe Jesus, ausente des-de 2004, foram encontra-das vivas na noite de se-gunda-feira na casa deAriel Castro, depois queum vizinho ajudou Berrya arrombar uma porta.Casa onde as mulheres eram mantidas em cativeiro

Imprensa especula sobre tentativa deassassinato de ditador norte-coreano

A entrega da medalhaao mérito a uma policial detrânsito norte-coreana ali-menta as especulações daimprensa sul-coreana sobreuma possível tentativa deassassinato do líder da Co-reia do Norte, Kim Jong-Un.

Algumas informaçõesdestacam que a policial RiKyong-Sim (foto) resgatouKim de um acidente de trân-sito, que na verdade pode-ria ser uma tentativa de as-sassinato. No dia 5 demaio, a agência oficial de

notícias KCNA informou emuma breve nota que Ri foicondecorada com a meda-lha “Herói da República”.

“Ri demonstrou o herói-

co espírito de sacrifício deproteger a segurança dasede da revolução em umasituação inesperada”, afir-mava o texto.

Page 15: Gazeta de Varginha - 10/05/2013

15

GAZETA DE VARGINHA, 10/05/2013

LOCAL

SERVIÇO AUTONOMO DE AGUA E ESGOTO DE ELÓI MENDES-MG-SAAE-ELÓI MENDESEXTRATO DO 4º ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Nº 002/09, firmado em 02/01/09, nos termos da Lei 8.666/93.Contratante: SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO do Município de Elói Mendes e CONTRA-TADO: RONEY LUIZ, SUELI DE ABREU E ADVOGADOS ASSOCIADOS: Prorrogação da vigência pormais 12(doze) meses, iniciando-se em 02/01/2013 a 31/12/2013. FORMA DE PAGAMENTO: Men-sal- VALOR: R$ 660,00 ( Seiscentos e sessenta reais )DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA:7.512.0052.3390.39.00-DATA DA ASSINATURA DO ADITIVO AO CONTRATO: 31/12/2012(A) JOSÉMAURÍCIO DOS REIS- DIRETOR DO SAAE

SERVIÇO AUTONOMO DE AGUA E ESGOTO DE ELÓI MENDES-MG-SAAE-ELÓI MENDESEXTRATO DO 5º ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Nº 013/08, firmado em 01/03/08, nos termos da Lei 8.666/93.Contratante: SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO do Município de Elói Mendes e CONTRA-TADO: DIRETRIZ NET SAFE LTDA: Prorrogação da vigência por mais 12(doze) meses, iniciando-seem 02/01/2013 a 31/12/2013. FORMA DE PAGAMENTO: Mensal- VALOR: R$ 553,71 ( Quinhentose cinqüenta e tres reais e setenta e um centavos )DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA:17.512.0052.3390.39.00-DATA DA ASSINATURA DO ADITIVO AO CONTRATO:02/01/13(A) JOSÉMAURÍCIO DOS REIS- DIRETOR DO SAAE

SERVIÇO AUTONOMO DE AGUA E ESGOTO DE ELÓI MENDES-MG-SAAE-ELÓI MENDESEXTRATO DO 5º ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Nº 012/08, firmado em 01/03/08, nos termos da Lei 8.666/93.Contratante: SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO do Município de Elói Mendes e CONTRA-TADO: DIRETRIZ INFORMÁTICA LTDA: Prorrogação da vigência por mais 12(doze) meses, inician-do-se em 02/01/2013 a 31/12/2013. FORMA DE PAGAMENTO: Mensal- VALOR: R$ 698,07 ( Seis-centos e noventa e oito reais e sete centavos )DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA:17.512.0052.3390.39.00-DATA DA ASSINATURA DO ADITIVO AO CONTRATO:02/01/13(A) JOSÉMAURÍCIO DOS REIS- DIRETOR DO SAAE

SERVIÇO AUTONOMO DE AGUA E ESGOTO DE ELÓI MENDES-MG-SAAE-ELÓI MENDESEXTRATO DO 5º ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Nº 015/08, firmado em 05/05/08, nos termos da Lei 8.666/93.Contratante: SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO do Município de Elói Mendes e CONTRA-TADO: MARLY ROSANGELA SEBASTIAO ARAUJO. Prorrogação da vigência por mais 12(doze)meses, iniciando-se em 02/01/2013 a 31/12/2013. FORMA DE PAGAMENTO: Mensal- VALOR: R$1.980,00 ( Hum mil, novecentos e oitenta reais )DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA:17.512.0611.6.021.3390.39.00-DATA DA ASSINATURA DO ADITIVO AO CONTRATO:02/01/13(A) JOSÉ MAURÍCIO DOS REIS- DIRETOR DO SAAE

SERVIÇO AUTONOMO DE AGUA E ESGOTO DE ELÓI MENDES-MG-SAAE-ELÓI MENDESEXTRATO DO 3º ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Nº 001/10, firmado em 04/01/10, nos termos da Lei 8.666/93.Contratante: SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO do Município de Elói Mendes eCONTRATADO:GESTCOM INFORMATICA LTDA. Prorrogação da vigência por mais 12(doze) me-ses, iniciando-se em 02/01/2013 a 31/12/2013. FORMA DE PAGAMENTO: Mensal- VALOR: R$1.599,07 ( Hum mil, quinhentos e nove reais e sete centavos )DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA:17.512.0611.6.021.3390.39.00-DATA DA ASSINATURA DO ADITIVO AO CONTRATO:02/01/13(A) JOSÉ MAURÍCIO DOS REIS- DIRETOR DO SAAE

SERVIÇO AUTONOMO DE AGUA E ESGOTO DE ELÓI MENDES-MG-SAAE-ELÓI MENDESEXTRATO DO 3º ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Nº 002/10, firmado em 04/01/10, nos termos da Lei 8.666/93.Contratante: SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO do Município de Elói Mendes eCONTRATADO:INOVAÇÃO COMPUTAÇÃO MOVEL LTDA. Prorrogação da vigência por mais 12(doze)meses, iniciando-se em 02/01/2013 a 31/12/2013. FORMA DE PAGAMENTO: Mensal- VALOR: R$507,00 ( Quinhentos e sete reais )DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 17.512.0611.6.021.3390.39.00-DATA DA ASSINATURA DO ADITIVO AO CONTRATO:02/01/13(A) JOSÉ MAURÍCIO DOS REIS- DIRETOR DO SAAE

SERVIÇO AUTONOMO DE AGUA E ESGOTO DE ELÓI MENDES-MG-SAAE-ELÓI MENDESEXTRATO DO 2º ADITAMENTO AO CONTRATO DE LOCAÇAO DE MAO DE OBRA TEMPORARIANº 003/11, firmado em 16/05/11, nos termos da Lei 10.520/2002.Contratante: SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO do Município de Elói Mendes eCONTRATADO:PONTAL PRESTADORA DE SERVIÇOS LTDA. Prorrogação da vigência por mais12(doze) meses, iniciando-se em 02/01/2013 a 31/12/2013. FORMA DE PAGAMENTO: Mensal-VALOR: R$ 8,70 ( Oito reais e setenta centavos hora/trabalho )DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA:17.512.0611.6.021.3390.39.00-DATA DA ASSINATURA DO ADITIVO AO CONTRATO:02/01/13(A) JOSÉ MAURÍCIO DOS REIS- DIRETOR DO SAAE

HOMOLOGAÇÃO DE PROCEDIMENTO LICITATORIO PARAFORNECIMENTO DE COMBUSTIVEIS.

DATA DA HOMOLOGAÇÃO: 22/02/13. Ratifico nos termos do Inciso II, letra a do artigo 23 da Lei8.666/93 com suas posteriores alterações. MODALIDADE: CARTA CONVITE Nº 002/13. EXTRATODO CONTRATO DE FORNECIMENTO DE COMBUSTÍVEIS Nº 002/13.CONTRATANTE: SAAE-SERVI-ÇO AUTÔNOMO DE AGUA E ESGOTO do Município de Elói Mendes e a CONTRATADA: POSTOTREVO ELOI MENDES LTDA. OBJETO: Fornecimento de 7.000( sete mil lts de gasolina comum,4.000( Quatro mil) lts de álcool hidratado e 5.500 ( cinco mil e quinhentos) lts de Diesel. PRAZO: 10MESES, iniciando-se em 01/03/13 e encerrando-se em 31/12/2013.FORMA DE PAGAMENTO: Men-sal mediante entrega da Nota Fiscal: Valor R$ 2,995( dois reais e noventa e nove centavos) o lt degasolina, R$ 2,295 ( Dois reais e vinte e nove centavos ) o lt de álcool hidratado e R$ 2,209 ( Doisreais e vinte centavos) o lt do Diesel. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 17.512.0611.3390.30-00- DATADA ASSINATURA DO CONTRATO: 01/03/2013 (a) JOSÉ MAURÍCIO DOS REIS- DIRETOR DO SAAE

SAAE - SERVIÇO AUTONOMO DE AGUA E ESGOTO DE ELÓI MENDES-MG

HOMOLOGAÇÃO DE PROCEDIMENT O LICITATORIO PRA FORNECIMENTO DE CLORO PARATRATAMENTO DE ÁGUA.DATA DA HOMOLOGAÇÃO: 24/04/2013. Ratifico nos termos do Inciso II, letra a do artigo 23 da Lei8.666/93 com suas posteriores alterações. MODALIDADE: CARTA CONVITE Nº 006/13. EXTRATODO CONTRATO DE FORNECIMENTO DE 3.00O KG CLORO Nº 005/13.CONTRATANTE: SAAE-SERVI-ÇO AUTÔNOMO DE AGUA E ESGOTO do Município de Elói Mendes e a CONTRATADA: GENERALCHEMICAL COMERCIO E DERIVADOS LTDA. FORMA DE PAGAMENTO: 10 dias após entregal medi-ante Nota Fiscal: Valor R$ 13,79( Treze reais e setenta e nove centavos o quilo ). DOTAÇÃOORÇAMENTÁRIA: 17.512.0611.3390.30-00- DATA DA ASSINATURA DO CONTRATO: 02/05/2013 (a)JOSÉ MAURÍCIO DOS REIS- DIRETOR DO SAAE

HOMOLOGAÇÃO DE PROCEDIMENT O LICITATORIO PRA FORNECIMENTO DE SULFATO DEALUMINIO FERROSO LIQUIDO , E ORT OPOLIFOSFATO.DATA DA HOMOLOGAÇÃO: 24/04/13. Ratifico nos termos do Inciso II, letra a do artigo 23 da Lei8.666/93 com suas posteriores alterações. MODALIDADE: CARTA CONVITE Nº 006/13. EXTRATODO CONTRATO DE FORNECIMENTO DE 25.000 KG DE SULFATO DE ALUMINIO , 1.500 KG DEORTOPOLIFOSFATO Nº 003/13.CONTRATANTE: SAAE-SERVIÇO AUTÔNOMO DE AGUA E ESGOTOdo Município de Elói Mendes e a CONTRATADA:INDUSTRIAS QUIMICAS CUBATAO LTDA..FORMADE PAGAMENTO: 10 dias após entrega mediante Nota Fiscal: Valor R$ 0,68(Sessenta e oito centa-vos o quilo )de SULFATO DE ALUMINIO e R$ 16,50 ( Dezesseis reais e cinquenta centavos) o quilode ortopolifosfato. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 17.512.0611.3390.30-00- DATA DA ASSINATURADO CONTRATO:02/05/2013 (a) JOSÉ MAURÍCIO DOS REIS- DIRETOR DO SAAE

HOMOLOGAÇÃO DE PROCEDIMENT O LICITATORIO PRA FORNECIMENTO DE CLORO PARATRATAMENTO DE ÁGUA.DATA DA HOMOLOGAÇÃO: 24/04/2013. Ratifico nos termos do Inciso II, letra a do artigo 23 da Lei8.666/93 com suas posteriores alterações. MODALIDADE: CARTA CONVITE Nº 006/13. EXTRATODO CONTRATO DE FORNECIMENTO DE 25.00O KG GEOCALCIO Nº 004/13.CONTRATANTE: SAAE-SERVIÇO AUTÔNOMO DE AGUA E ESGOTO do Município de Elói Mendes e a CONTRATADA: MIIKANACIONAL LTDA. FORMA DE PAGAMENTO: 10 dias após entrega mediante Nota Fiscal: Valor R$0,58( cinquenta e oito centavos o quilo ). DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 17.512.0611.3390.30-00-DATA DA ASSINATURA DO CONTRATO: 02/05/2013 (a) JOSÉ MAURÍCIO DOS REIS- DIRETOR DOSAAE

HOMOLOGAÇÃO DE PROCEDIMENTO LICITATORIO TAPA BURACOS DATA DA HOMOLOGAÇÃO: 17/04/13. Ratifico nos termos do Inciso II, letra a do artigo 23 da Lei8.666/93 com suas posteriores alterações. MODALIDADE: CARTA CONVITE Nº 005/13. EXTRATODO CONTRATO Nº 002/13. Objeto: contratação de empresa para prestação de serviços de pavimentação flexívelde vias públicas (tapa buracos), incluindo preparação de solo e execução de base commaterial seco, pintura de ligação RR1C, aplicação e imprimação, com massa asfálticaCBUQ - Concreto Betuminoso Usinado a Quente e mão de obra necessária para aplica-ção (prestação de serviços por tonelada aplicada), incluindo material, transporte, eserviços, sendo a comp actação por rolo comp actador , das valas abert as pelo SAAEpara reparos nas redes de distribuição de água tratada e derivações.Contratada: PAVICAN PAVIMENTAÇAO E TERRAPLANAGEM LTDA.

PORTARIA Nº 005 DE 04 DE ABRIL DE 2013“Autoriza a Srª. Naiara Lemos Menezes, contabilista regularmente inscrita no Conselho Regional deContabilidade Registro nº MG-098220/-4, a responder, pessoalmente e transitoriamente, pelo Setorde contabilidade do SAAE ELOI MENDES, podendo inclusive, assinar documentos, ficando vedadaa acumulação de vencimentos.”

Page 16: Gazeta de Varginha - 10/05/2013

16GAZETA DE VARGINHA, 10/05/2013

ESPORTE

Xerife conta que torceu e sofreu durante o tratamento: “Foi um período que fiquei agoniado”Com muita vontade

de jogar bola. Assim de-finiu o zagueiro Carcia-no, que volta ao Boa Es-porte após ter ficadoseis meses em tratamen-to no departamento mé-dico do clube. O xerifepassou por uma cirurgiano joelho esquerdo de-pois de ter se machuca-do na partida contra oJoinville, em setembrodo ano passado, pelaSérie B do CampeonatoBrasileiro.

- Estou muito conten-te em retornar para ogrupo e agradeço a to-dos que ajudaram na mi-nha recuperação. Agoraé ajudar o Boa Esporteem mais uma competi-ção - disse o zagueiro.

Após seis meses parado, Carciano voltaà defesa do Boa Esporte para a Série B

Carciano chegou emboa hora. O time de Var-ginha estreia na Série Bdeste ano no dia 24 demaio contra a Chapeco-ense no Estádio Melão.Mesmo não participandodo final da competiçãoem 2012 e dos jogospelo estadual deste ano,o zagueiro conta que tor-ceu e sofreu junto com aequipe durante todo otratamento.

- Foi um período quefiquei agoniado, princi-palmente quando nãopodia ir ao estádio. Medava uma angustia tre-menda não poder entrarem campo para ajudarmeus companheiros -relata.

O atleta de 31 anos

Zagueiro de 31 anos é velho conhecido da torcida boveta

dade de tabalhar juntocom o experiente treina-dor.

- O Nedo é um exce-lente treinador. Tive oprazer e de trabalharcom ele em 2011, quan-do quase conquistamoso acesso. Desejo muitasorte a ele e espero queeu possa repetir a boapassagem que tive na-quela época - concluiu ojogador.

Uma das atuaçõeslembradas pelo zaguei-ro em 2011 foi contra aPonte Preta, em Campi-nas. Na ocasião, o joga-dor marcou um dos golsde cabeça na vitória por2 a 1 da equipe bovetaem pleno Estádio MoisésLucarelli.

é velho conhecido datorcida boveta. Ele teveboas atuações com a

camisa do Boa Esportepela Série B de 2011,quando a equipe era co-

mandada por Nedo Xa-vier. O xerife comemoranovamente a oportuni-

Euforia toma conta dos jogadores do Atlético-MG pelas redes sociaisOs jogadores do Atléti-

co-MG, pelas redes sociais,comemoraram muito a vitó-ria sobre o São Paulo, nes-sa quarta-feira, pelas oita-vas de final da Taça Liber-tadores, no Independência.A goleada por 4 a 1 garan-tiu a classificação do timemineiro para as quartas definal da competição interna-cional. Agora, o Galo pegao Palmeiras ou o Tijuana,do México, que se enfren-tarão na próxima semana.

Além da vitória, o quemais impressionou foi a su-

perioridade do Atlético-MGsobre o rival tricolor. O timeatropelou o adversário e en-cheu de confiança a torcidae os atletas alvinegros naconquista do título.

“Classificados!!! Agora,seguuura o Galão da Mas-sa! Faltam até palavras paraexpressar minha alegria. Émais que felicidade, é orgu-lho de ver essa raça emcampo. Jogamos com von-tade e com o coração, issonão tem resultado que pa-gue. A pressão que a Mas-sa fez foi coisa de outromundo. Orgulho de vocês.O Independência virou umcaldeirão, foi demais! Muitoobrigado, de verdade. #Vai-Galooo #Galonaliberta#2milegalo #CaiuNoHorto-

Bernard, que era dúvi-da para a partida, por cau-sa de uma luxação no om-bro esquerdo, estava eufó-rico. Pelo Facebook, man-dou o recado.

TáMorto”.Ronaldinho foi mais eco-

nômico nas palavras, mas,mesmo assim, pelo Twitter,

também demonstrou a sa-tisfação com o resultado.“Muito feliz com a vitória dehoje!! #issoégalo”.