gabarito -...

6

Upload: others

Post on 29-Oct-2020

12 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GABARITO - portal.singular.com.brportal.singular.com.br/arquivos/2019/CURSINHO/SIMULADOS/Resoluçã… · Ambos os trechos representam formas de citação em discurso indireto, por

PV ● Alfa ● Simulado Unifesp - 1º Dia ● 2019

001002003004005006007007008009010011012013014014015

DBBCBEDDCDEBAAEEA

PortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguês

016017018019020021022022023024025026027028029029030

ABCCDCAABEADCECCB

PortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguês

031032033034035036037037038039040041042043044044045

BDEDBBAAECABBCEEB

InglêsInglêsInglêsInglêsInglêsInglêsInglêsInglêsInglêsInglêsInglêsInglêsInglêsInglêsInglêsInglêsInglês

Questão / Disciplina / Gabarito

GABARITO

Page 2: GABARITO - portal.singular.com.brportal.singular.com.br/arquivos/2019/CURSINHO/SIMULADOS/Resoluçã… · Ambos os trechos representam formas de citação em discurso indireto, por

1

SIMULADO UNIFESP

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

E LÍNGUA INGLESA

TIPO

NX

RESOLUÇÕES E RESPOSTAS QUESTÃO 1: Resposta D

Setor: Entendimento de texto

Ao afirmar que não pode “baixar a guarda nem por um minuto”, o personagem sugere que a breve pausa para reflexão, no segundo quadro, bastou para que ele padecesse do sofrimento amoroso. Com isso, revela-se a fragilidade da estratégia adotada.

QUESTÃO 2: Resposta B

Setor: Gramática

Com a afirmação de que não pode “baixar a guarda”, o personagem sugere que sofre sua desilusão caso fique sem trabalhar. Logo, em “Trabalhando o tempo todo, não sofro com o pé na bunda que levei”, a oração destacada assume um valor condicional (algo como “Se trabalhar o tempo todo” ou “Caso trabalhe o tempo todo”).

QUESTÃO 3: Resposta B

Setor: Gramática

O pronome relativo “que” está funcionando como complemento do substantivo “vítima”. Como este rege à preposição “de”, o pronome deve ser assim preposicionado.

QUESTÃO 4: Resposta C

Setor: Entendimento de texto

A maior parte do trecho apresentado é dedicada a mostrar que a obra do poeta Beit-Halachmi tratou de alguns dos principais problemas existentes na época do estabelecimento do Estado de Israel (acampamentos provisórios de imigrantes, o racionamento, a colonização do deserto, a drenagem de pântanos, o superpovoamento, os ataques etc.) e incluiu um retrato da atuação de alguns dos principais grupos sociais (os jovens, os diversos grupos de inimigos de Israel, os dissidentes internos, os comunistas, os intelectuais cínicos e alienados etc).

QUESTÃO 5: Resposta B

Setor: Entendimento de texto

O autor se refere à “segunda morte” como aquela que se dá quando a pessoa não é mais lembrada por ninguém e é como se ela nunca tivesse existido. Trata-se, portanto, de um fenômeno da memória.

QUESTÃO 6: Resposta E

Setor: Gramática

O conectivo “pois” inicia uma oração coordenada sindética explicativa e introduz uma justificativa para o fato de que a lembrança mencionada no contexto não era mais do que uma sombra passageira.

QUESTÃO 7: Resposta D

Setor: Gramática

“Risonhas” foi empregado em sentido figurado, já que não é compatível com “rimas” que estejam sorridentes, mas que manifestem alegria. O substantivo “ingenuidade” foi usado no sentido literal de “simplicidade, candura, singeleza”. “Sombra” foi usado no sentido figurado de “indício, traço, sinal”.

Page 3: GABARITO - portal.singular.com.brportal.singular.com.br/arquivos/2019/CURSINHO/SIMULADOS/Resoluçã… · Ambos os trechos representam formas de citação em discurso indireto, por

ANGLO VESTIBULARES

2

QUESTÃO 8: Resposta C

Setor: Gramática

Segundo o dicionário Houaiss, o verbo “morrer” apresenta regência transitiva direta quando se quer especificar um tipo determinado de morte, em frases análogas à do texto, tais como “morreu uma morte serena”. No caso em questão, “uma segunda morte, uma derradeira morte” são objetos diretos do verbo “morrer”.

QUESTÃO 9: Resposta D

Setor: Literatura

O Simbolismo explorou a vagueza e a sugestão na arte como forma de renovação estética, em oposição aos ideais racionalistas de clareza e de exatidão que foram muito recorrentes no Realismo, movimento que o precedera.

QUESTÃO 10: Resposta E

Setor: Entendimento de texto

A letra da canção inteira é baseada em sucessivas oposições. No final da segunda estrofe, há uma oposição entre a Portela, escola de samba carioca cujas cores são o azul e o branco, e a Mangueira, caracterizada pelo verde e rosa.

QUESTÃO 11: Resposta B

Setor: Entendimento de texto

O eu lírico fala de uma mulher, na letra da canção, que parece se comportar sempre de maneira diferente, com atitudes contraditórias, que levam o eu lírico a defini-la pela inconstância, pela volubilidade, pela variação de humor.

QUESTÃO 12: Resposta A

Setor: Entendimento de texto

Em todos os versos da primeira estrofe, há pelo menos uma ocorrência de um pronome possessivo de primeira pessoa, o que é traço de subjetividade: “Arrasa o meu projeto de vida, / Querida, estrela do meu caminho, / Espinho cravado em minha garganta (garganta), / A santa, às vezes, troca meu nome (e some)”.

QUESTÃO 13: Resposta C

Setor: Literatura

O poema tem um esquema de rimas incomum, em que a última palavra de cada verso rima com o início de verso subsequente: “Arrasa o meu projeto de vida, / Querida, estrela do meu caminho, / Espinho cravado em minha garganta (garganta), / A santa, às vezes, troca meu nome”.

QUESTÃO 14: Resposta E

Setor: Gramática

O termo “altas” funciona como substantivo, assim como “falsa” na alternativa E.

QUESTÃO 15: Resposta A

Setor: Literatura

O romântico idealiza a natureza como o espaço de realização, por excelência, dos anseios de liberdade e de ideais nacionalistas. Esse dinamismo na representação da natureza não se nota entre os árcades, para os quais a natureza tem caráter mais estático, atuando como cenário de amenas cenas de amor entre pastores, prefigurando situações íntimas que evoluiriam para o sentimentalismo que o Romantismo consagraria.

QUESTÃO 16: Resposta A

Setor: Entendimento de texto

O termo “muralhas” se refere, no primeiro quadro, à Muralha da China e, no segundo, ao protecionismo alfandegário. Desse modo, assume respectivamente sentido literal (denotativo) e sentido figurado (conotativo).

Page 4: GABARITO - portal.singular.com.brportal.singular.com.br/arquivos/2019/CURSINHO/SIMULADOS/Resoluçã… · Ambos os trechos representam formas de citação em discurso indireto, por

SIMULADO UNIFESP TIPO NX— 5/2019

3

QUESTÃO 17: Resposta B

Setor: Entendimento de texto

Com a comparação entre a Muralha da China, uma barreira física, e as tarifas adotadas pelos EUA, postula-se uma crítica aos impostos cobrados sobre as importações naquele país. Com isso, infere-se uma posição contrária ao protecionismo alfandegário.

QUESTÃO 18: Resposta C

Setor: Gramática

A locução verbal da frase original, redigida na voz passiva, apresenta o verbo “ser” no presente do indicativo: “é cercada”. Na voz ativa, o verbo deverá manter a conjugação no mesmo tempo verbal, resultando no seguinte enunciado: Diminutos soldados com pouco mais de 1 metro de altura cercam nossa pequena caminhonete Toyota.

QUESTÃO 19: Resposta C

Setor: Gramática

A expressão sublinhada no trecho transcrito para a questão desempenha função sintática de aposto do substantivo “Bavi”, uma vez que mantém com ele uma relação de equivalência semântica. Isso também se verifica no trecho transcrito em C, uma vez que estabelece a mesma relação de equivalência de sentido com os substantivos “diamantes, ouro, cobalto, cobre, estanho e tântalo”.

QUESTÃO 20: Resposta D

Setor: Gramática

No contexto em que ocorre, o trecho descreve as ações de intimidação dos soldados meninos que trabalham para a milícia que controla a milionária mina da região de Bavi. Trata-se dos seguranças privados que garantem o domínio da região, por meio da ameaça a quem por ali circula: o cerco ao carro e o fuzil AK-47 materializam a ideia de amedrontamento.

QUESTÃO 21: Resposta C

Setor: Entendimento de texto

O sorriso ao mesmo tempo apatetado (simplório, ingênuo) e malandro do garoto de cerca de 14 anos constitui uma descrição mais ligada à juventude dos que integram as milícias no Congo. Dessa forma, salta aos olhos do leitor o absurdo com que crianças e jovens são feitos peças do jogo de poder em um lugar onde o Estado não consegue arbitrar sozinho as disputas por minerais preciosos.

QUESTÃO 22: Resposta A

Setor: Gramática

Causa espanto ao autor do texto – e a qualquer leitor – que um país com uma riqueza natural tão vasta e tão valorizada no mercado internacional abrigue um povo tão miserável e traumatizado por guerras. A divisão extremamente desigual da riqueza é agravada ainda pelo poder das milícias regionais, que recrutam crianças e jovens para a proteção de seus negócios.

QUESTÃO 23:Resposta B

Setor: Entendimento de texto

No primeiro parágrafo, há uma caracterização do tratamento dado às pessoas consideradas loucas na cidade, o qual consistia em trancar em casa os casos mais graves e deixar soltos nas ruas os “mansos”. Tal costume é retomado no texto pela expressão “hábitos absurdos”.

QUESTÃO 24: Resposta E

Setor: Gramática

Ambos os trechos representam formas de citação em discurso indireto, por apresentarem conjunção integrante e modificações de elementos da situação enunciativa, como pessoa e tempo. O primeiro trecho reproduz uma fala de D. Evarista e o segundo, de Simão Bacamarte.

Page 5: GABARITO - portal.singular.com.brportal.singular.com.br/arquivos/2019/CURSINHO/SIMULADOS/Resoluçã… · Ambos os trechos representam formas de citação em discurso indireto, por

ANGLO VESTIBULARES

4

QUESTÃO 25: Resposta A

Setor: Gramática

No contexto, o verbo “arguir” tem sentido de “acusar, qualificar algo como”. No caso, os cronistas acusariam a vereança de Itaguaí de não se importar com pessoas consideradas “dementes”.

QUESTÃO 26: Resposta D

Setor: Entendimento de texto

No trecho, a expressão “a Câmara” refere-se ao conjunto de vereadores da Câmara da Vila. Portanto, trata-se de uma substituição de caráter metonímico, já que existe uma relação de contiguidade entre os elementos em jogo.

QUESTÃO 27: Resposta C

Setor: Gramática

A expressão “todas as coisas”, no trecho em destaque, concorda com o verbo “parecer” e com o adjetivo “adequado”, o que exigiria apenas as modificações desses termos para o plural e o feminino.

QUESTÃO 28: Resposta E

Setor: Literatura

A maneira insinuante como o enunciador revela que escrevia versos furtados para a namorada desconstrói, com humor, a imagem de paixão sincera e dilacerante que era comum no Romantismo — escola da qual Álvares de Azevedo é um dos nomes mais expressivos.

QUESTÃO 29: Resposta C

Setor: Literatura

A obra de Machado de Assis se notabilizou por apresentar, por meio de um humor finamente irônico, personagens psicologicamente densos, em meio ao cenário social e político do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX. Sua obra desvela as motivações profundas dos atos mais cotidianos dos personagens, cujas ações orientam-se à satisfação de egoísmos e de vaidades. Pela qualidade excepcional de seu trabalho, o escritor deu, enfim, um caráter universal à literatura brasileira.

QUESTÃO 30: Resposta B

Setor: Literatura

O texto teórico menciona que os pintores relacionados ao movimento em questão não trabalham a paisagem de maneira detalhada mas apenas a sugerem por meio de pequenas manchas que acabam por produzir o efeito desejado na percepção humana. Trata-se de uma referência a aspectos importantes do Impressionismo. A obra da alternativa C demonstra esse procedimento, ao sugerir, sem grande preocupação com os detalhes, por exemplo, as pessoas e os animais da cena.

QUESTÃO 31: Resposta B

Semana: Não há semana específica para questões de entendimento do texto ou vocabulário.

Encontra-se no segundo parágrafo do texto: When the disease started to ravage humans, Ugandans mistook it for witchcraft or some misfortune because medical science then had no answers to it.

QUESTÃO 32: Resposta D

Semana: Não há semana específica para questões de entendimento do texto ou vocabulário.

Encontra-se em: As a result, the Health Ministry reports, an estimated 1.8m children have been orphaned by the disease.

QUESTÃO 33: Resposta E

Semana: Não há semana específica para questões de entendimento do texto ou vocabulário.

No texto, o pronome it refere-se a “doença” (disease).

QUESTÃO 34: Resposta D

Semana: Não há semana específica para questões de entendimento do texto ou vocabulário.

A expressão to be on the rise significa, em português, “estar em crescimento; estar aumentando”.

Page 6: GABARITO - portal.singular.com.brportal.singular.com.br/arquivos/2019/CURSINHO/SIMULADOS/Resoluçã… · Ambos os trechos representam formas de citação em discurso indireto, por

SIMULADO UNIFESP TIPO NX— 5/2019

5

QUESTÃO 35: Resposta B

Semana: Não há semana específica para questões de entendimento do texto ou vocabulário.

O verbo to tackle equivale, em português, a “solucionar; lidar com”.

QUESTÃO 36: Resposta B

Semana: Não há semana específica para questões de entendimento do texto ou vocabulário.

Encontra-se em: Nuru was prepared for the worst when she went to get screened for HIV eight years ago.

QUESTÃO 37: Resposta A

Semana: Não há semana específica para questões de entendimento do texto ou vocabulário.

É possível confirmar a alternativa no seguinte trecho: “The way the health worker delivered it to me, it was like, ‘It’s worse than HIV’. I was confused, I was suicidal,” says Nuru.

QUESTÃO 38: Resposta E

Semana: Não há semana específica para questões de entendimento do texto ou vocabulário.

O referente para o pronome it está no final da oração seguinte: “because no one ever talks about hep B”. Hep B, nesse caso, equivale a hepatitis B, como indica a alternativa E.

QUESTÃO 39: Resposta C

Semana: Não há semana específica para questões de entendimento do texto ou vocabulário.

“But because more than 250 million people live with chronic HBV infections, more than 7 times the number with HIV, its global death toll now rivals that of the more-feared virus.” A frase na qual a oração está inserida indica que as infecções de HBV ultrapassam as de HIV em número, tornando o vírus um dos mais temidos. Portanto, o pronome its refere-se a HBV.

QUESTÃO 40: Resposta A

Semana: Não há semana específica para questões de entendimento do texto ou vocabulário.

O advérbio “likely” está colocado na função de indicar comparação entre o HIV e o HBV. Neste caso, portanto, indica que é menos provável que o HBV seja fatal, em relação ao HIV. Está posta a relação de probabilidade.

QUESTÃO 41: Resposta B

Semana: Não há semana específica para questões de entendimento do texto ou vocabulário.

Encontra-se em: In 2016, the most recent year for which estimates are available, the number of deaths worldwide from viral hepatitis rose to 1.4 million, outstripping those from tuberculosis, HIV or malaria individually.

QUESTÃO 42: Resposta B

Semana: Não há semana específica para questões de entendimento do texto ou vocabulário.

Considerando o aspecto de contraste da conjunção but, é possível substituí-la, sem prejuízo de sentido, por outra conjunção que apresente contraste, como é o caso de however.

QUESTÃO 43: Resposta C

Semana: Não há semana específica para questões de entendimento do texto ou vocabulário.

É necessário considerar que a frase inicial é concessiva, isto é, demonstra que, apesar do fato, algo segue acontecendo. Essa ideia está contida também na alternativa C.

QUESTÃO 44: Resposta E

Semana: Não há semana específica para questões de entendimento do texto ou vocabulário.

Like, assim como such as, pode ser traduzida para “tal como” em língua portuguesa.

QUESTÃO 45: Resposta B

Semana: Não há semana específica para questões de entendimento do texto ou vocabulário.

O referente para o termo “there” está na frase anterior: “Other high-risk regions, such as the Western Pacific (which stretches from China to New Zealand), have long inoculated children against the virus, following a 1992 WHO decision to include HBV in routine vaccination protocols.”