documentg8

16

Upload: nanasimao

Post on 13-Apr-2017

881 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DocumentG8
Page 2: DocumentG8

Sumário

O G 8 é um g rupo cons t i t u ído po r o i t o pa í s e s se ndo e l e s , U S A, o J apão , a I ng l a t e r r a , a F r a nça , a I t á l i a , o Canadá , a A lem anha e a Rúss i a , e s t e g rupo fo i c r i ado em 1975 . An t e s de se r G8 j á t i nha s i do o G6 e o G7 . O G 8 t em um g rande i mpac t o no mundo po rque e l e pos s u i uma pode rosa combi nação económ ica , m i l i t a r , d i p lomá t i c a e de i n f luênc i a

Todos o s m embros do G 8 sã o o r ig iná r io s de pa í s e s de s envo lv i dos ou se j a do m undo indus t r i a l i z a do . Na s r e un iões do G8 nã o há r egu l amen t o i n t e rno . A o rga n izaç ão dos encon t ro s é de r e s ponsab i l i da de do pa í s m embro que e s t á aco lhe ndo a r eun iã o . Todos o s a nos há uma c i me i r a e é s em pre r ea l i zada num pa í s d i f e r en t e .

O G 8 t e m vá r i o s ob j ec t i vos a cumpr i r se ndo o s m a i s impor t an t e s , a b r i r novos m erca dos pa r a a s Corpo rações T ra nsna c iona i s e p r iva t i za r t udo o que que cons egu i r em, a s s im c omo t a mbém t em c r i t i c a s se ndo e l a s que o g rupo é cu lpa do de caus a r p rob l emas com o a pob reza na Á f r i ca e nos pa í s e s em des envo lv i men t o pe l a po l í t i c a de c omérc io , o aquec ime n to g loba l ( dev ido a não im p lem en taç ão de s o luçõe s e f i caz es à emi ss ão de monóx ido de ca rbono ) , o p rob lem a da A ID S, de v ido a s eve ra po l í t i c a de pa t en t e s de me d icaç ões , en t r e ou t ro s .

Palavr as -C h ave : Grupo dos 8 (G 8) , 1975 , C ime i r a e impac to no mundo .

Page 3: DocumentG8

ÍndiceO índice é composto pelo índice do trabalho e pelo índice das Figuras

Introdução I

Desenvolvimento II1.Qual a importância das actuações das organizações informais………………………………………….II2.Os constrangimentos à actuação das organizações informais……………………………………………II3.Os impactes do G8 no sistema-mundo………………………………………………………………………………II4.Os Objetivos………………………………………………………………………………………………………………………II5.Cronologia…………………………………………………….………………………………………………………………….III

6.Diferenças entre G8 e G7…………………………….…………………………………………………………………..IV 7.Críticas………………………………………………………………………………………………………………………………V 8.Outras informações sobre o G8………………………………………………………………………………………….VI ESTRUTURA do G8……………………………………………………………………………………………….……VIII

Conclusão IX

Web grafia X

Figura 1- Integração económica mundial…………………………………………………………………………………….….IIFigura 2- Representantes do G8……………………………………………………………………………………………….…….IIIFigura 3-G7…………………………………………………………………………………………………………………………………….VFigura 4-G8…………………………………………………………………………………………………………………………………….VFigura 5- Pobreza……………………………………………………………………………………………………………………………VIFigura 6- Aids………………………………………………………………………………………………………………………………….VIFigura 7-Segurança internacional……………………………………………………………………………………………………VIFigura 8- Países do G8…………………………………………………………………………………………………………………….VI

Page 4: DocumentG8

IntroduçãoNe s t e t r a ba lho vou abo rda r o G8 e conhece r ap rende r m a i s s ob re o

t em a . V ou abo rda r o s se gu in t e s t emas , a i mpor t â nc i a da s a c tuaç ões da s o rgan iz ações i n fo rm a i s , o s cons t r ang im en tos à a c tuaç ão das o rgan iz ações i n fo rma i s , o s i mpac t e s do G8 no s i s t e ma-m undo , o s ob j ec t i vos , a c rono log i a , a s d i f e r e nças en t r e G8 e G 7 , a s c r í t i c a s e ou t r a s i n fo rm ações s ob re o G 8 .

1

Page 5: DocumentG8

Desenvolvimento

1.Qual a importância das actuações das organizações informais

As o rgan i zaçõe s i n fo rma i s s ão i mpor t an t e s po rque e l a s s ão de s i gnadas como um con jun t o de r e l a ções ou in t e r acç ões que su rge m es pon tane ame n te en t r e o s s eus mem bros e que não s ão p r ev i s t a s ou fo rma l i zada s pe l a o rgan iz ação fo rm a l .

2.Os constrangimentos à actuação das organizações informais

As o rgan i zaçõe s i n fo rma i s t êm obs t ác u lo s como a f a l t a de a j uda po r pa r t e da popu laç ão e do gove rno , v i s t o que a l gumas o rgan iz ações i n fo rm a i s fo r am c r i adas pa r a a juda r f a mí l i a s ca r e nc i a das , c omo po r exe mplo o banc o Al ime n ta r .

3.Os impactes do G8 no sistema-mundo

O G 8 t e m um g ra nde im pac to no m undo po rque e l e poss u i um a pode ros a combi nação e conómi ca , mi l i t a r , d ip l omá t i ca e de i n f l uênc i a . As naç ões do G 8 poss uem uma e no rme ca pac ida de de m an ipu la r ou t r a s i n s t i t u i ç ões de o r igem gove rnam en ta l a n íve l mund i a l .

O G 8 t e m um i mpac to em t odos o s a s pe - t o s da noss a v ida , de s de quem d i r ige noss a s e s co l a s , qua i s o s po l í t i co s se r ã o f i nanc i ados e cons equen t emen t e e l e i t o s , o con t ro l e da po lu i çã o e a t é a pos se dos r e cu r sos na tu r a i s e da s ua ge r ê nc i a .

4.Objetivos

Di sc u t i r a s m udanças ec onómica s e democ rá t i ca s que oco r r em no mundo ;

De ba te r a s que s t ões c l i má t i ca s , p r inc i pa lm en te o a quec i men to g l oba l ;

P oss ib i l i t a r a c r i ação de r eg ra s come rc i a i s i n t e rnac i ona i s , poss ib i l i t ando ma io r i n t e g ração económ ica m und ia l ;

2

Figura 1- integração económica mundial

Page 6: DocumentG8

Ana l i s a r e p ropo r so l uções pa r a o s g r andes p rob le mas s oc i a i s m und ia i s ; Di sc u t i r p rob l ema s r e l ac i onados a se gu rança i n t e rna c iona l , con f l i t o s e

t am bém que s t ões m i l i t a r e s .

5.Cronologia

Em 1975 , f o i quando o G 7 se encon t rou pe l a 1 ª em Ram bou i l l e t , na F rança , a pa r t i r da í o G 7 t em se encon t r ado anua l men t e pa r a d i sc u t i r ques tões económ ica s e po l í t i c a s .

Em 1976 a c im e i r a f i cou conhe c ida como o G rupo dos Se t e ou G 7 com a ad i ç ão de Cana dá .

Em 1980 a Un i ão Eu rope i a fo i r ep re s en t ada no s e io do G 8 , mas no p r inc íp io e l a não que r i a a s sum i r um l uga r na C i me i r a .

E m 1 9 9 7 e m D e n v e r O G 7 p a s s o u a s e r o G 8 c o m a e n t r a d a d a R ú s s i a e n e s t e a n o e l e s a p l i c a r a m m e d i d a s c o m o a a d m i s s ã o d a E u r o p a d o L e s t e n a O T A N , t e r r o r i s m o , a p r o l i f e r a ç ã o n u c l e a r - q u e s t ã o p r i n c i p a l .

Em 1998 e m B i rm ingham o G8 a b r iu novos merca dos pa r a a s Corpo raçõe s T ransna c iona i s e p r iva t i zou t udo o que fo r pos s í ve l .

Em 1999 a r eun iã o de cúpu la de Co lón i a , t omou a i n i c i a t i va de s e r r e fo r ça da , com um aco rdo s ob re a r e dução dos enca rgos da d í v ida de a lguns pa í s e s ma i s pob re s , s oma ndo ma i s de 37 b i lhões de dó l a r e s .

Em 2000 na cúpu la de Ok i naw a ( J apão ) , o s che fe s de E s t ado e de gove rno conc o rda ram e m conce de r um f i nanc i a men t o ma i o r pa r a a l u t a con t r a a s doenças i n f e cc i o sa s e a dop ta r am uma c a r t a s ob re a s nova s t e cno log i a s de i n fo rma ção e o de sn í ve l e n t r e o s pa í s e s na u t i l i z açã o da t e c no log ia d ig i t a l .

Em 2001 e m G énova deu - s e o v i gés imo s é t imo enc on t ro dos mov im en tos de an t ig loba l i za ção .

3

Figura 2- representantes do G8

Page 7: DocumentG8

Em 2005 o G 8 ge rou um a po lé mica sob re o aumen t o da d ív i da A f r i cana é im prováve l que i s so t r aga be ne f í c i o s pa r a a lgué m, p r inc ipa l men te depo i s que Bus h r e s sa l t ou que e s s e s de t a lhe s não de vem muda r a agenda ame r i cana de des envo l v imen t o .

Em 2005 fo i o d i a de abe r tu r a da r eun i ão na Es cóc i a , e s t a f o i a com panhada po r um a s é r i e de a t e n t ados s i nc ron iz ados f e i t o s po r t e r ro r i s t a s em L ondre s .

Em 2006 no K ana nas k i s , o s che fe s de Es t ado e de gove rno t omaram uma dec i sã o h i s tó r i ca ao conv i da r a Rús s i a , a p r e s idê nc i a do G8 e a se d i a r pe l a p r ime i r a ve z a r eun i ão de cúpu l a .

Em 2008 , e s t e g rupo fo i a l a rgado , e ago ra a t ende pe l o nome de G20 .

Em 2009 r e a l i zou - s e a c i me i r a no 'A qu i l a . O encon t ro fo i l i de r ado pe l o p r ime i ro -mi n i s t ro i t a l i ano S í lv i o Be r lu s con i .

Em 2010 o p r i me i ro -min i s t ro canade nse S t ephen H arpe r e sc o lheu a c ida de de H un t s v i l l e em 'O n tá r i o pa r a a co lhe r a C ime i r a .

Em m arco de 2014 , o G8 pas s ou a s e r G 7 depo i s de a Rús s i a s e t e r envo lv i do em c on f l i t o s com a U crân i a .

6. Diferenças entre G8 e G7

Ant es de S e r G 8 e r a O G7 v i s t o que a Rús s i a s ó en t rou pa ra o g rupo a pa r t i r dos a nos 90 . O G 7 fo i c r i ado com o ob j e t i vo de que o s d i r i ge n t e s s e r eun i s s em s em o acompa nhamen t o de um e xé rc i t o de cons e l he i ro s , pa r a d i s cu t i r a r e s pe i t o da s ques tões mund i a i s .

O G 7 que m a i s t a rde pas sou a se r o G8 fo i c r i ado e m 1975 pe l o p r e s iden t e da F rança Va lé ry G . d ’Es t a i ng . As d i f e r enças en t r e o G 7 e o G8 é que ao G 7 pe r t encem US A , o Ja pão , a I ng l a t e r r a , a F r ança , a I t á l i a , o Cana dá , a A lem anha e no G 8 pe r t encem os m es mos pa í s e s , mas j un t a - s e a Rús s i a po r se r uma po t ênc i a mund ia l e nuc l ea r .

4

Page 8: DocumentG8

7.Críticas

As c r í t i c a s f e i t a s a o G8 s ão :

Que é cu l pado po r p rob lem as como a pob re za na Á f r i c a e nos pa í s e s em des envo lv i men t o pe l a po l í t i c a de c omérc io ,

É cu l pado pe l o aquec i men t o g loba l , de v ido a nã o imp l emen t ação de so l uções e f i caze s à e mis s ão de m onóx ido de ca rbono ,

É cu l pado pe l o p rob lema da A IDS , dev i do a s eve ra po l í t i c a de pa t e n t e s de me d ica ções

É cu l pado pe l a exc l u sã o da Ch ina , a se gunda ma i o r econom ia do mundo É cu l pado pe l a f a l t a de r ep re se n t an t e s do he mis f é r i o su l man t ém mui t a s

c r í t i c a s d i zendo que o G 8 na ve rda de , s ó que r man t e r s eu pode r e i n f luê nc i a sob re o m undo .

A re cus a de G eo rge Bus h a a s s ina r o t r a t a do de Kyo t o sob re a s emi ss ões de ca rbono

P res t açã o do G8 de a juda , e o s p l anos de des envo lv i men to e de r eduçã o da d ív i da nos pa í s e s em de se nvo lv im en to

O pa pe l dos Es t a dos U n idos na gue r r a no I r aque Tra t ame n to de M osc ou da G eórg i a .

5

Figura 4 – G8Figura 3 – g7

Page 9: DocumentG8

8.Outras informações sobre o G8

O G 8 ou G rupo dos 8 é um enc on t ro compos to pe lo s gove rnan te s dos 8 pa í se s ma i s pode rosos do mundo , que são o s US A , o J apão , a I ng l a t e r r a , a F r ança , a I t á l i a , o Ca nadá , a A le manha e po r ú l t i mo a Rúss i a .

As r eun i ões do G8 v i sa m encon t ro sse m bu roc ra t i za ção , num ca rá t e r ma i s i n fo rma l . De s t a fo rma , nã o há r egu la men t o i n t e rno . N o en t an to , aades ão a e s t a s po l í t i c a s não é ob r iga t ó r io , e emou t ro s pa í s e s pode dec id i r s e que r ou não obedec e r .

A o rga n iza ção dos encon t ro s é de r e s ponsa b i l i dade do pa í s m embro que e s t á s ed i ando . A t ua lm en te , a l ém do p r e s iden t e da Comi ss ão E u rope i a t ambé m

6

Figura 8 –Países do G8

Figura 7- a segurança internacional

Figura 5- pobreza Figura 6- Aids

Page 10: DocumentG8

sã o conv ida dos pa r a o s e ncon t ro s como obs e rva do re s a lguma s c abeça s do Banco M und ia l , do F MI , da OM C e da O N U.

Todos o s m embros do G 8 sã o o r ig iná r io s de pa í s e s de s envo lv i dos ou se j a do m undo indus t r i a l i z a do . O G 8 exc lu i a Ch i na e a Í nd i a , ape sa r de se u r áp ido c r e s c ime n to ec onómico , e não ex i s t em r ep re se n t an t e s de pa í s e s da Áf r i ca e da Am ér i c a La t ina no G 8 .

Já oco r r e r am 41 c im e i r a s de s de que o g rupo G6 s e fo rm ou (uma c i me i r a po r ano ) .

O pa í s an f i t r i ão e s t a be l e ce uma agenda pa ra a c i me i r a , bem c omo r eun iõe s de p l anea men t o e g rupos de d i s cus sã o . També m é s ua r e s ponsa b i l i dade pa r a o rgan iza r a s egu rança pa r a a c ime i r a .

Nos ú l t imos anos s empre que acon t ece um a c i me i r a / r eun i ão t em oco r r ido s im u l t a neame n te um a s é r i e de man i f e s t açõe s l i de r ada s , nã o po r pe s soa s o r i g inadas de pa í s e s pob re s , m as po r pe s soa s de pa í s e s de s envo lv idos que não a dmi t em o aum en to da des i gua lda de s oc i a l , e conóm ica e da g loba l i za ção .

Em 2014 a Rúss i a sa i do G 8 dev ido aos s eus con f l i t o s com a U crâ n i a e o t em a da c i me i r a fo i p r e c i s ame n te a i n t e rve nção mi l i t a r da Rús s i a na Uc rân i a .

Ex i s t e t am bém o “ J ún io r 8 S um mi t ” , que é c onhec ido c omo o J 8 , que é uma r eun ião a nua l de 14 -17 anos de i dade dos r ep re se n t an t e s dos pa í se s -mem bros do G 8 , ao qua l t am bém pe r t ence m o Bras i l , Ch ina , Í nd i a , Mé x ico e Áf r i ca do S u l . O s mem bros do J 8 s e r eúnem pa ra d i scu t i r a s ques tõe s l eva n tadas na Cúpu l a do G 8 de L í de re s e e l abo ra r p ropos t a s a s e r em cons ide ra das pe lo G 8 .

Em P or t uga l , a a s s oc i ação e co log i s t a GA IA e um c on jun to de c idadã os na Rede G8 des envo l ve ram in i c i a t i va s de opos i ção à do G8 que oco r r eu em Ros t ock , no N or t e da Al emanha , em 2007 .

De v ido aos p ro t e s t o s con t r a a Cúpu l a , e s t a v i u - se fo r çada a r ea l i za r a s r eun iõe s do G 8 em seg re do e em loca l idade s d i s t an t e s e i s s o l e vou a um aume n to de cus to s dev i do a s p r eocupaç ões de se gu rança de t odos aque l e s que e s t ão e nvo lv idos no G 8 .

O G 8 r ep re se n t a ce r ca de 14% da popu laçã o mund ia l , ma s r ep re se n t am ce rc a de 60 % do P rodu to M und ia l B ru to . O s l í de r e s de ou t ro s pa í s e s sã o conv ida dos pa r a a cúpu l a , mas e l e s não s ão pa r t i c ipa n te s

O G 8 p rec i s a t o rna r - s e o G 10 e pa r a i s so a con te ce r a Ch i na e a Í nd i a mere cem ga nha r um l uga r no g rupo . A Ch ina e Índ i a não pe r t ence m ao G -20 ,

7

Page 11: DocumentG8

que é um fó rum de m in i s t ro s da s f i nanç as e gove rnado re s dos bancos ce n t r a i s c r i a das pe lo an t e r io r G 7 .

Exp l i c i t ame n te , a f unç ão do G -8 é a de de c id i r qua l ou qua i s c aminhos o mundo deve se gu i r , po i s e s se s pa í s e s poss uem e conomi as conso l idada s e sua s fo r ç a s po l í t i c a s exe rcem g ra nde in f l uênc i a na s i n s t i t u i ções e o rgan iz ações mund i a i s , com o ON U , FM I , O MC.

De sde a c r i a ção do g8 houve m e lho r i a s de s de das cu rva de e mis s ões pa s sa das , á d i s t ânc i a da s me ta s de K yo to , á s em is sõe s pe r cap i t a , á s po l í t i c a s pa r a o fu tu ro e á s e ne rg i a s r enová ve i s .

Estrutura do G8

O G 8 não é cons ide rado c omo uma in s t i t u i ção i n t e rna c iona l ;

• Nã o t em e s t ru tu r a c omple xa - s em bu roc ra c i a , pe ss oa l ou de i n f r a -e s t ru tu r a ;

• En t i dade po l í t i c a i n t e rnac iona l i ndepende n te f e i t a pa r a f ac i l i t a r a gove rnanç a g loba l ;

• D i á logo i n fo rma l - pa r a de f i n i r ;

• P ross egu i r a r e s pos t a pode im ed ia t am en te e se u i n t e r e s s e - m a io re s acc ion i s t a s .

• Tem des empenha do um pape l im por t an t e a r e s o lve r a lguns dos p r inc i pa i s da s egu ranç a i n t e rnac i ona l e e conómi ca des de há t r i n t a anos .

Conclusão

8

Page 12: DocumentG8

Ne s t e t r a ba lho ap re nd i que o G 8 s e fo rmou em 1975 onde s e i nc l u í am 8 pa í s e s s endo e l e s o s U SA , o J apão , a I ng l a t e r r a , a F r ança , a I t á l i a , o Ca nadá , a A lem anha e po r ú l t im o a Rús s i a . A prend i que t odos o s anos oco r r e um a c im e i r a sem pre num pa í s d i f e r en t e e que é e s se pa í s que a s s egu ra a s egu ra nça dos r e p re s en t an t e s de cada pa í s que vão a c im e i r a .

Apre nd i que e s t e g rupo t em ob je t i vos a cumpr i r , t a i s c omo d i s cu t i r a s mudanç as económi cas e dem ocrá t i ca s que oc o r r em no mundo , de ba t e r a s ques tões c l imá t i ca s , p r i nc ipa l men t e o aquec ime n to g loba l , en t r e ou t ro s e t am bém l he s ão f e i t a s c r i t i c a s , t a i s como que é cu lpa do po r p rob lema s c omo a pob reza na Áf r i ca e nos pa í se s e m des envo lv i men t o pe l a po l í t i c a de comé rc io , que é cu lpa do pe lo aque c im en to g loba l , dev i do a não imp l eme n taçã o de s o luções e f i caze s à emi ss ão de m onóx ido de c a rbono , que é cu lpa do pe lo p rob l ema da AID S , dev ido a seve ra po l í t i c a de pa t en t e s de med i caçõe s , e n t r e ou t ro s .

9

Page 13: DocumentG8

Web grafia

http://www.coladaweb.com/geografia/o-que-e-o-g8

https://pt.wikipedia.org/wiki/G7#Do_G7_ao_G8

http://www.infoescola.com/geografia/g8-grupo-dos-oito/

https://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=https://en.wikipedia.org/wiki/G8_(forum)&prev=search

http://www.suapesquisa.com/economia/g-8.htm

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/g8.html

10