g sletter #2 - coimbra.cne-escutismo.pt · durante uma semana “iremos recuar” ao tempo do homo...

4
XIV ACAREG NEWSLETTER #2

Upload: hamien

Post on 07-Feb-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

XIV ACAREGNEWSLETTER #2

Newsletter #2

XIV ACAREGRegião de Coimbra

COM(SEGUiR) ACAREG 2018

Caríssimos Exploradores/Moços, é com elevada satisfação que, em nome da Equipa de Animação da II Secção me dirijo a vós, desejando que o ACA-REG 2018 seja inesquecível para todos os que tor-nam possível esta grande aventura. Durante uma semana “iremos recuar” ao tempo do Homo erectus Tautavelensis, em que a vida em gru-po, em cavernas e o saber COM(unicar) foram es-senciais para a convivência e para a sobrevivência. Com muita criatividade, imaginação e cooperação, todos teremos de saber Com(unicar) com os Ou-tros e com Deus, de formas diversas, sempre num espírito de muita partilha e alegria !Brevemente entramos em contacto contigo, para que fiques a saber o que tens que levar.Boa caça e Boa pesca!

Orlando Ferreira – chefe sub-campo COM(unicar)

Olá lobitos, bem vindos ao ACAREG 2018 e a TAN-GSHAN. TANGSHAN é a caverna onde habitam os Homo erectus nankinensis. A família NANQUIN vive sozinha e isolada, porque os seus vizinhos de-sapareceram, arriscaram, não tiveram medo e par-tiram para o “amanhã”. A Neep, a Abuela, o Nito, o Qvest, o Urit, o Ips e o Moz estão em TANGSHAN à vossa espera, para vos ajudar a COM(SEGUiR) su-perar os medos, COM(eçar) a sair da caverna, se-guir a “luz” e encontrar o “amanhã”. Para chegar ao “amanhã” serão colocados à prova e terão de supe-rar desafios e viver muitas aventuras. E chegados lá, será o momento de REUNiR com os vizinhos e celebrar, porque todos foram capazes de COM(SEGUiR).Bem vindos ao ACAREG...Bem vindos a TANGSHAN...Informações específicas Sub-Campo COM(eçar) – lobitos:- Cada elemento terá de levar uma vestimenta típi-ca do Homo erectus nankinensis. Até dia 8 de Ju-nho receberão qual o “modelo” que corresponderá a cada bando/agrupamento, dado que dependerá da distribuição pelas diferentes grutas da Caverna TANGSHAN. Marianella Santos – Chefe Sub-Campo COM(eçar)

“Iremos recuar ao tempo do Homo erectus Tautavelensis ” Mensagem Chefe Sub-Campo COM(unicar)

“ACAREG 2018 e a TANGSHAN.” Mensagem Chefe de Sub-Campo COM(eçar)

“É preciso saber quando uma etapa chega ao fim. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerran-do ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos que já se acaba-ram. As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas possam ir embora.Deixar ir embo-ra. Soltar. Desprender-se.” Este é o convite que temos para ti, desprende-te. Desapega-te daquilo que te liga ao que está garan-tido na tua vida. Sai dessa caverna e vê o mundo com um novo olhar. Busca em cada coisa a novida-de, a alegria de a ver com os olhos de um recém-nascido. Aventura-te por trilhos e cruzeiros nunca navegados, descobre o que nunca foi descoberto. Deixa-te guiar por essa luz, essa fé que te move, que te faz ir mais além e agradece pelo fio invisível que te liga aos nossos para sempre. O campo da IV quer celebrar a vida contigo, quer fazer esta viagem ao teu lado. Traz o coração aberto e a mochila “vazia”. Ana Pinto - Chefe Sub-Campo COM(provar)

Caros Pioneiros e Marinheiros,em nome da Equipa de animação do campo da III Secção, escrevo estas palavras que reflectem o nosso empenho em tor-nar esta actividade memorável para todos nós que vamos vivê-la. O desafio que te propomos é que te lances numa aventura cujo o inicio é o da própria humanidade e o da vida em sociedade. É impor-tante voltar à ”casa de partida” para nos conhecer-mos e compreendermos melhor e não te esqueças que o “ essencial é invisível aos olhos”. Para viveres esta aventura em Lantian com a tua equipa, terão de trazer/fazer:Um abrigo inspirado numa caverna.Material para construir uma cozinha e uma mesa.Uma “lança” por elemento sendo que a do guia terá que identificar a sua equipa/elementos/agrupa-mento. Aqui fica um link para um video que irá ser bastante útil : https://drive.google.com/file/d/1cC-Nc4PCErtZvLPPGrNN12UtGRiSFRJ4t/.Por isso lança-te, compreende-te e, claro, diverte-te! Boa caça e Boa pesca!Nuno João Chefe Sub-Campo COM(preender)

Newsletter #2

COM(SEGUiR) ACAREG 2018

XIV ACAREGRegião de Coimbra

“É preciso saber quando uma etapa chega ao fim.” Mensagem Chefe Sub-Campo COM(provar)

“Aventura em Lantian” Mensagem Chefe Sub-Campo COM(preender)

Newsletter #2

XIV ACAREGRegião de Coimbra

COM(SEGUiR) ACAREG 2018

Lobitos, escuteiros e dirigentes da Região de Coim-bra, o nosso ACAREG 2018 está a chegar e juntos vamos COM(SEGUiR). COM os irmãos somos de-safiados a SEGUiR o “caminho” da evolução, num “descobrir e consolidar” de opções, decisões e cres-cimento constantes, sempre com o objetivo de tor-nar o mundo melhor. E para cumprir estes propó-sitos é fundamental REUNiR com os outros, dando e partilhando esforços, saberes, capacidades, expe-riências e dotes. Para esta experiência de evolução somos chamados a entrar no Pleistoceno inferior, viajando 300.000 anos atrás e revivendo o período em que viveu o Homo erectus. Este foi, na evolução da espécie humana, o expoente máximo do desen-volvimento dos aspetos relacionados com a organi-zação social. O Homo erectus resulta do desenvolvimento de no-vas capacidades exigidas pela Natureza, entre elas a necessidade de permanecer junto à água. A água

“Juntos vamos COM(SEGUiR)” Mensagem Coordenador pedagógico campo COM(seguir)

que encontrou o seu trajeto sob a forma de largas ri-beiras e rios, cujos leitos vieram a ocupar planícies, outrora secas e inférteis. A subsistência da espécie deixa de estar centrada no indivíduo e passa a depender do esforço coletivo. O Homo erectus desenvolveu-se como um ser so-cial, organizando-se a partir de hierarquias, dividin-do as suas tarefas diárias por todo o povo com quem vivia. Este crescimento conjunto levou-o a viver em comunidades cada vez mais organizadas e comple-xas, que lhe veio a conferir a capacidade de viver em união. Esta etapa da evolução foi marcada pelo COM(SE-GUiR) do FOGO, e pela necessidade de COM(eçar), COM(preender), COM(unicar) e COM(provar) o po-der deste elemento tão místico. Na semana de 6 a 11 de Agosto de 2018, junto ao Grande Lago Azul, em Ferreira do Zêzere, várias fa-mílias de Homo erectus irão estar reunidas. Estas serão oriundas de Lantian, Solo, Nanquim e Tauta-vel, e virão para descobrir, partilhar e demonstrar as suas capacidades. Juntas querem COM(SEGUiR), tornar o mundo melhor, nada as pode parar, como um rio que corre, da serra até ao mar.Ricardo DiasCoordenador pedagógico campo COM(seguir)