fusanprev x caderneta de poupança - veja onde é de olho ... · vacina de prevenção contra a...

5
Saber Mais! saúde e previdência | 1 FECHAMENTO AUTORIZADO. PODE SER ABERTO PELA ECT Rua Ébano Pereira, 309 - Centro - CEP 80410-240 | Curitiba - PR Acompanhe o balanço das melhorias no FusanPrev (pág. 5) SaneSaúde é homenageado pela UNIDAS (pág. 3) Contribuição ideal para o FusanPrev passou a ser 7,62% do salário? (pág. 6) FUNDAÇÕES SANEPAR • www.fundacaosanepar.com.br • www.fundacaosanepar.com.br/blog • Abril/2013 • Ano 23 • n° 163 Fique atento com a vacina de prevenção contra a gripe (pág. 8) FusanPrev x Caderneta de Poupança - veja onde é melhor investir seu dinheiro (pág. 7) De olho no futuro

Upload: trinhdat

Post on 16-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: FusanPrev x Caderneta de Poupança - veja onde é De olho ... · vacina de prevenção contra a gripe (pág. 8) ... forma, o SaneSaúde fica à ... usar creme dental com flúor, evitar

Saber Mais! saúde e previdência | 1

FECHAMENTO AUTORIZADO.PODE SER ABERTO PELA ECT

Rua Ébano Pereira, 309 - Centro - CEP 80410-240 | Curitiba - PR

Acompanhe o balanço das melhorias no FusanPrev(pág. 5)

SaneSaúde é homenageado pela UNIDAS(pág. 3)

Contribuição ideal para o FusanPrev passou a ser 7,62% do salário?(pág. 6)

FUNDAÇÕES SANEPAR • www.fundacaosanepar.com.br • www.fundacaosanepar.com.br/blog • Abril/2013 • Ano 23 • n° 163

Fique atento com a vacina de prevenção contra a gripe (pág. 8)

FusanPrev x Caderneta de Poupança - veja onde é melhor investir seu dinheiro(pág. 7)

De olho no futuro

Page 2: FusanPrev x Caderneta de Poupança - veja onde é De olho ... · vacina de prevenção contra a gripe (pág. 8) ... forma, o SaneSaúde fica à ... usar creme dental com flúor, evitar

| Saber Mais! saúde e previdência2 Saber Mais! saúde e previdência | 3 | Abril/2013 • n° 163

FUSANDiretoria Executiva Diretor-Presidente: José Luiz Costa Taborda RauenDiretor Administrativo-Financeiro: Luiz Carlos da SilvaDiretor de Seguridade: Marcos César TodeschiPresidente do Conselho Deliberativo: Cristiane Schwanka

Fundação SaneparDiretoria ExecutivaDiretor-Presidente: José Luiz Costa Taborda RauenDiretor Administrativo-Financeiro: Luiz Carlos da SilvaDiretor de Serviços Sociais: Marcos César TodeschiPresidente do Conselho de Representantes: Agenor Zarpelon

Fundações Sanepar www.fundacaosanepar.com.br | www.fundacaosanepar.com.br/blog Rua Ébano Pereira, 309 | Fone: 41 3307-9191 | Fax: 41 3307-9199CEP: 80410-240 | Curitiba | PRE-mail: [email protected]

Saber Mais! saúde e previdência Assessora de Comunicação: Alice Romeiro de Almeida SoaresCoordenação Fusan: Eliziane SalvadorCoordenação Fundação Sanepar: Aderval Paulo FilhoJornalista responsável: Alex Gruba | MTb: 5021/PRDireção de arte: Ana Cristina Almeida Diagramação: Lado A estúdio de criaçãoImpressão: Gráfica Infante Tiragem: 8.930 exemplares

Saber Mais! saúde e previdência é uma publicação bimestral das Fundações Sanepar. As matérias deste jornal visam informar os participantes da Fusan e os beneficiários da Fundação Sanepar sobre o funcionamento e eventuais alterações dos respectivos planos.

Editorial

Missão das Fundações: Proporcionar saúde, qualidade de vida e benefícios previdenciários.

Expediente

Educa Ação

Previdência Saúde

O Relatório de Execução do Programa de Educação Financeira e Previdenciária – Educa Ação, foi aprovado pela Previc – Superintendência Nacional de Previdência Complementar. Para 2013 a entidade tem várias ações programadas. A Família Níquel vai entrar em ação para estimular o equilíbrio financeiro dos Saneparianos Ativos, Aposentados e Pensionistas do FusanPrev.Com a aprovação pela Previc, a Fusan está dispensada de imprimir seu Relatório Anual de Informações referente ao ano de 2012, bastando disponibilizar os dados no site das Fundações Sanepar.

Para acessar o relatório: www.fundacaosanepar.com.br

A resposta para sua dúvida pode estar aqui!

FusanPrev Quais são os procedimentos para alterar a contribuição mensal no FusanPrev ou fazer contribuições extraordinárias?

A alteração de contribuição se faz sempre por autorização por escrito do participante. O pedido de alteração deve ser feito até o dia 5 de cada mês através do Núcleo de Relacionamento ou com os Representantes Regionais.A Fusan fornece o formulário próprio para alteração. O aumento da contribuição mensal prevê a permanência do pagamento por no mínimo três meses.No caso das contribuições extraordinárias, não existe limite de depósitos durante o ano.

Você também pode acessar o formulário, através do site: www.fundacaosanepar.com.br

?Tira dúvidas

Abril/2013 • n° 163 |

SaneSaúde O que são convênios de reciprocidade?

São convênios celebrados com planos de saúde na modalidade de autogestão, na sua maioria com empresas de saneamento ou energia elétrica de outros Estados. O principal objetivo destes convênios é oferecer aos beneficiários do SaneSaúde uma maior comodidade e segurança quando estão fora do Paraná e necessitam de atendimento médico. Da mesma forma, o SaneSaúde fica à disposição destes outros planos para prestar atendimento a seus beneficiários quando estes estiverem em nosso Estado.

Para ter acesso à relação destes convênios e também para obter informações de funcionamento destes atendimentos, consulte o site: www.fundacaosanepar.com.br/sanesaude/convenios-em-outros-estados.

Homenagem

O plano de todos os saneparianos, o SaneSaúde, recebeu homenagem da Unidas – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde, chancelada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. A homenagem aconteceu no 4º Seminário sobre saúde corporativa promovido pela Unidas no último dia 15 de abril, na cidade de Brasília-DF.Na oportunidade, a diretoria daquela instituição enalteceu o excelente desempenho do SaneSaúde perante os quesitos exigidos pela ANS, para que a nota máxima fosse atingida, inclusive pela segunda vez consecutiva.

SaneSaúde é homenageado pela

nota máxima no IDSS

Fusan: Previc aprova relatório do Programa

Educa Ação

Nosso jeito de fazer gestão

Tão logo iniciamos nossa gestão nas Fundações Sanepar, identificamos a necessidade de dar mais transparência a seu funcionamento.Afinal, como temos afirmado, os saneparianos são, além de clientes do SaneSaúde e do FusanPrev, donos do negócio.As Fundações têm enorme responsabilidade com o presente e o futuro dos saneparianos. Cuidam da saúde, do dinheiro, da renda e dos sonhos dos beneficiários e participantes.Transparência, portanto, é fundamental. Mas, deve vir acompanhada de mais dois elementos, sob pena de esvaziamento.Por isso, a atual administração, além da transparência, tem dois outros pilares em sua filosofia de trabalho: gestão compartilhada e direito à interpelação.Compartilhar a gestão só é possível quando se tem transparência, e aqueles que participam de cada um dos níveis da administração, de acordo com suas competências, tendo uma visão ampla dos processos, podem conscientemente opinar ou, ao menos, compreender.Havendo, então, transparência e compartilhamento de gestão, falta apenas uma das pernas para completar o tripé de sustentação desse modelo de gerir: o direito de interpelar.

Estamos sempre em busca de melhorias, criando oportunidades e canais através dos quais as pessoas possam sugerir, criticar, opinar e interagir quanto a rumos, estratégias, decisões, modo de funcionamento e condução de gestão, de maneira geral.Mas é imperioso transportar os discursos para a prática, porque, em caso contrário, eles de nada servem.É nesse sentido que as Fundações têm feito um grande esforço para estarem mais próximas dos saneparianos ativos e aposentados.O que queremos com tal esforço é estender a “mão institucional” ao seu encontro.Mas é preciso que você também estenda a sua, participando das reuniões convocadas, visitando nosso site, usando o atendimento presencial ou telefônico e acionando nossa Ouvidoria, quando for o caso.

Nós, afinal, trabalhamos por você!

José Luiz Costa Taborda Rauen Diretor-Presidente

Page 3: FusanPrev x Caderneta de Poupança - veja onde é De olho ... · vacina de prevenção contra a gripe (pág. 8) ... forma, o SaneSaúde fica à ... usar creme dental com flúor, evitar

| Saber Mais! saúde e previdência4 Saber Mais! saúde e previdência | 5 | Abril/2013 • n° 163

Previdência

Balanço das mudanças

Pela 1ª vez na história da Fusan, mais de 2 mil participantes aumentaram suas contribuições para o FusanPrev em aproximadamente um mês, num sinal claro de que a mensagem levada nas Reuniões Itinerantes do Plano foi compreendida.

Quando começaram as reuniões no dia 08 de março de 2013, com os sindicatos dos empregados vinculados à Sanepar, o FusanPrev contava com apenas 1.081 participantes com contribuição mensal acima de 7,62%, ou seja, 15% dos participantes. Ao final de um mês este número pulou para 34,5%!

A meta da Fusan é que a contribuição mínima que o participante faça ao FusanPrev seja de 7,62% do salário objeto de desconto. Afinal a Sanepar coloca 100% da contribuição do empregado até este limite. Assim, serão depositados na Fusan 15,24% ao mês (7,62% + 7,62%), onde a maior parte, neste caso 11,02%, vai direto para o Fundo de Aposentadoria.

ACOMPANHE ABAIXO OS NÚMEROS:

Reuniões com Saneparianos ATIVOS: 2.405 – 36%com Saneparianos APOSENTADOS: 335 – 15%

Saúde

Saúde

Café faz mal para os baixinhos? A bebida não é das mais indicadas, porque a cafeína pode deixar a criança agitada. Porém, uma xícara pequena de café puro por dia não faz mal a ninguém, para alívio das mães que não abrem mão do pretinho misturado com o leite. Se você já ouviu dizer que ele prejudica a absorção de cálcio, saiba que não há razão para se preocupar. “A quantidade de cafeína presente em um copo de café com leite é tão pequena que não interfere na retenção do mineral pelo organismo”, esclarece o nutrólogo e pediatra Mauro Fisberg, da Universidade São Marcos, em São Paulo.

1 - Existe um tipo de escova dentária adequada? Em que momento devemos trocá-la? “Não, atualmente existe uma variedade muito grande de escovas, devemos escolher uma de acordo com o tamanho de nossa arcada dentária, para que de preferência a escova atinja todas as superfícies dentárias que devemos limpar. Devemos trocá-la assim que sentirmos que as cerdas estão se deformando, vai variar de pessoa para pessoa, pois depende do tipo, da intensidade e frequência de escovação.”

2 - Comer doces a noite, prejudica os dentes?“Prejudica, se após a ingestão não fizermos a higiene adequadamente. Se no entanto comermos doces e antes de dormir, passarmos bem o fio dental e os escovarmos bem, não teremos prejuízo algum.”

3 - Qual o uso correto do fio dental?“O fio dental deve ser passado diariamente, de preferência antes da escovação e após sua passagem devemos ainda fazer um bochecho com àgua para só após escovarmos bem os dentes. Ele deve ser passado entre os dentes e deve entrar dentro do sulco gengival (aquele pequeno espaço livre de gengiva nas margens da coroa dentária), para remover toda a placa bacteriana que fica nesse local e nas superfícies dentárias, bem como os resíduos de alimentos.”

4 - O anti-séptico bucal é realmente eficaz? A partir de que idade é recomendado?“O anti-séptico bucal é eficaz principalmente no pós-cirúrgico( quando o paciente faz algum tipo de cirurgia, como uma extração, a colocação de

Saúde Bucal com Maristela Andrade Azrak

Maristela é Cirurgiã Dentista, Especialista e Mestre em Dentística Restauradora, especialista em Periodontia e Odontologia do Trabalho, atua como clínica geral,

auditora e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

implantes, etc e não consegue escovar direito os dentes). Se no entanto o paciente tem um efetivo controle de placa com o uso de fio dental e uma escovação bem adequada, pode até dispensá-los. Só deve ser usado por pacientes que conseguem fazer bochechos sem o risco de engoli-lo. Portanto crianças muito pequenas não devem utilizá-los.”

5 - Quais os cuidados devemos tomar para evitar as cáries?“Procurar passar diariamente o fio dental e escovar bem os dentes no mínimo três vezes ao dia, após as principais refeições. Se o paciente tiver um controle efetivo da placa bacteriana não terá cáries. No entanto, outros cuidados devem também ser tomados, como por exemplo tomar água fluoretada, usar creme dental com flúor, evitar a ingestão de dieta rica em carboidratos e procurar estar com um estado de saúde ideal.”

6 - Com que frequência é preciso ir ao dentista?“Cada paciente tem uma necessidade, vai depender do grau de risco de cada um, e quem deve determinar é o Cirurgião dentista, pois conversando com o paciente e analisando sua condição bucal, terá possibilidade de saber dessa necessidade. Pacientes chamados de “alto risco”devem ir com mais frequência, já os pacientes que tem um controle adequado da famosa placa bacteriana, com uma maior resistência tanto à cárie como a doença periodontal podem ter uma maior tranquilidade, indo ao dentista pelo menos uma vez ao ano.”

Saneparianos aprovam as melhorias do FusanPrev!

Hallage, Diretor Administrativo da Sanepar, Rauen, Diretor-Presidente das Fundações

Luiz Carlos da Silva, Diretor Administrativo-Financeiro das Fundações

Marcos César Todeschi, Diretor de Seguridade e Serviço Social das Fundações

Marcos César Todeschi, Diretor de Seguridade e Serviços Sociais das Fundações

Reunião com os sindicatos que representam os empregados da Sanepar

José Luiz Costa Taborda Rauen, Diretor-Presidente das Fundações

APOIO NA DECISÃO

Para ajudar o Sanepariano a decidir-se pelo aumento de contribuição, foi montado um esquema de atendimentos por todo Estado.

Também foi alterada a norma interna que impedia a mudança de contribuição antes de 3 meses, permitindo que mesmo aqueles que recentemente haviam feitos ajustes pudessem rever seu percentual para se beneficiar.

100% dos Participantes com contribuição abaixo de 7,62% receberam uma correspondência que os convidava a mudarem sua contribuição. Ninguém ficou de fora!

EXTRATO REGISTRA MUDANÇAS

Objetivando dar transparência ao processo, está sendo distribuído um extrato que demonstra o valor da contribuição do Sanepariano, da Sanepar e a aposentadoria projetada do FusanPrev.

E para aqueles que não foram nas reuniões, é preciso lembrar:

Você ainda não alterou sua contribuição? Não perca tempo e dinheiro, programe-se e solicite sua alteração de contribuição diretamente com o seu Representante Regional, pelo e-mail [email protected], ou em Curitiba pelo telefone (41) 3307-9120.

62 reuniões em 3 semanas Em

Previdência Complementar:Colhe quem planta!

Foco das Fundações: As Fundações existem em função dos seus Beneficiários, Participantes, Patrocinadores e Instituidores. Valores das Fundações: Ética, Dignidade da Pessoa Humana, Resiliência, Transparência, Segurança e Comprometimento. Abril/2013 • n° 163 |

Curitiba Curitiba Ponta Grossa

Londrina Curitiba Cascavel

Page 4: FusanPrev x Caderneta de Poupança - veja onde é De olho ... · vacina de prevenção contra a gripe (pág. 8) ... forma, o SaneSaúde fica à ... usar creme dental com flúor, evitar

| Saber Mais! saúde e previdência6 Saber Mais! saúde e previdência | 7 | Abril/2013 • n° 163 Abril/2013 • n° 163 |

De olho no futuro

Previdência

Visão das Fundações: Ser referência em saúde suplementar e previdência complementar.

Informação Financeira

A contribuição

ideal

Previdência

A contribuição ideal para o FusanPrev passou a ser 7,62% do salário de contribuição?

Não! Esta deve ser a contribuição mínima para o FusanPrev, pois até este limite a Sanepar dobra sua contribuição. Atualmente o plano conta com 2.331 participantes que pagam mais do que 7,62%, mas com o passar do tempo este número tende a aumentar. Um motivo muito simples é a redução gradativa que o valor da aposentadoria do INSS vem sofrendo, ou seja, na hora da sua aposentadoria o valor do benefício pode ser menor do que o que você espera. Por isso, não espere chegar a aposentadoria para perceber que é tarde demais. Simule os valores de aposentadoria, na Fusan e no INSS, e aumente sua contribuição no FusanPrev.

É verdade que um casal pode morrer simultaneamente?

Muitos empregados justificam a escolha pelo Resgate de Contribuições em comparação à escolha da aposentadoria, alegando que após a aposentadoria o casal pode morrer simultaneamente. Então, pergunta-se: Qual é a probabilidade de um casal morrer simultaneamente?

Caderneta de Poupança

Seu depósito não recebe reforço da Sanepar;

Não tem benefícios vinculados, como o Auxílio Doença, Auxílio Acidente do Trabalho, Aposentadoria por Invalidez, Pecúlio por Morte e Pensão por Morte;

Não tem vinculada uma linha de crédito. Por exemplo: Empréstimos;

A administração é feita por um banco, entidade que tem fins lucrativos;

Rentabilidade histórica – Posição mar/2013: 12 últimos meses: 6,38%24 últimos meses: 14,27%Desde 01/2001: 160,07%

Pode ser sacada a qualquer tempo;

Saque dos depósitos realizados mais rentabilidade;

Administrada por um banqueiro, com intervenção do governo - quem não se lembra do Confisco das Poupanças no Plano Collor?;

Sem taxa de administração;

A retirada mensal de recurso tende a zerar o patrimônio acumulado.

FusanPrev

Até o limite de 7,62% do seu salário de contribuição, a Sanepar dobra sua contribuição. É como se, no mês, a sua contribuição tivesse uma rentabilidade de 100%;

Oferece benefícios vinculados, Auxílio Doença, Auxílio Acidente do Trabalho, Aposentadoria por Invalidez, Pecúlio por Morte e Pensão por Morte, de acordo com o Regulamento;

Oferece Carteira de Empréstimos;

A Fusan é uma entidade sem fins lucrativos;

Rentabilidade histórica – Posição mar/2013: 12 últimos meses: 18,18%24 últimos meses: 31,49%Desde 01/2001: 389,12%

O resgate depende da rescisão de contrato com a Sanepar;

Saque das contribuições pessoais e parte das contribuições da Sanepar, realizadas para fins de aposentadoria, mais rentabilidade;

Administrada por diretores certificados e participantes do FusanPrev;

Com taxa de administração de 0,48%;

Garante a concessão de aposentadorias vitalícias, e, na morte do Sanepariano, a pensão paga ao cônjuge é vitalícia.

Em maio do ano passado, a Caderneta de Poupança passou por ajustes na taxa que rentabiliza os depósitos, um reflexo da conjuntura econômica do Brasil. Esta reforma produz rentabilidades em patamares muito menores que no passado, seguindo a tendência de outros investimentos. Antes havia a garantia de 0,5% ao mês + a TR (Taxa Referencial). Com a mudança, passou para 70% da Taxa Selic + TR.Agora que você viu tudo, é possível escolher. Você tem no mínimo 8 razões para escolher o FusanPrev! Faça isso e veja o seu futuro mudar!

É melhor aplicar em Caderneta de Poupança ou no FusanPrev?

Compare abaixo e veja você mesmo que o FusanPrev ganha disparado!

Benefícios ConcedidosAposentadoria Fev/2013

Participante RegionalAntonio Mauro de Souza MaringáAparecido Gomes Ribeiro MaringáBenedito Carlos da Silva ToledoIvo Rosset CuritibaJoaquim Alves de Moraes LondrinaJose Angelo Carignano CuritibaMaria Aparecida Roscia CuritibaValter Silva dos Santos CascavelVanderlei Moraes Padilha Francisco Beltrão Pensão Fev/2013

Participante Falecido RegionalAugusta Maria dos Santos CuritibaMarlene Izabel Pavesi Pires CuritibaGeni Agostinho da Rocha Bedendo LondrinaRosa Mlot Ponta Grossa Pecúlio por Morte Fev/2013

Participante Falecido RegionalPrimo Bedendo LondrinaBenedito Julio da Cunha ToledoJoao Amaro da Silva Umuarama

Aposentadoria Mar/2013

Participante RegionalCarlos Alberto Dresch CascavelLuiz Carlos Pimenta Cornélio ProcópioGilberto Maia CuritibaIsaias Avilar de Almeida ApucaranaEduardo Miranda MaringáClauci Muraro Pinto Cornélio ProcópioValdemar Alexandrino Freire CuritibaJuvenilio Gonçalves Oliveira CuritibaTelmo Bernardi CascavelFlorisvaldo Figueiredo Cornélio Procópio

Pensão Mar/2013

Participante Falecido RegionalLarissa Coutinho De Lima LondrinaRosalina Lopes Cunha ApucaranaMaria Margarida Dos Santos Campo Mourão Pecúlio por Morte Mar/2013

Participante Falecido RegionalBenedito Julio Da Cunha ToledoOanadir Belão Curitiba

Verdade: Em 31 anos de Fusan este fato ocorreu apenas uma vez, com um casal que estava em férias. Há sim a chance de isso acontecer novamente, mas é mais fácil um raio atingir uma pessoa. Experimente lembrar se você conhece alguma história de casais que morreram simultaneamente.

Mito ou Verdade?

1)

2)

3)

4)

5)

6)

7)

8)

9)

10)

Page 5: FusanPrev x Caderneta de Poupança - veja onde é De olho ... · vacina de prevenção contra a gripe (pág. 8) ... forma, o SaneSaúde fica à ... usar creme dental com flúor, evitar

| Saber Mais! saúde e previdência8 | Abril/2013 • n° 163

Todo ano é a mesma coisa: chega o frio e as complicações respiratórias aumentam. Saber diferenciar tais doenças ajuda na prevenção e, principalmente, no tratamento eficaz.

Com a chegada do outono e a proximidade do inverno, a maior incidência das doenças respiratórias afeta todas as pessoas, principalmente as crianças que, no geral, têm um baixo grau de imunidade. E isso ocorre porque, nessa época no ano, as temperaturas, além de baixarem, mudam bruscamente, as oscilações térmicas se intensificam, há pouca chuva e aumento da poluição nos centros urbanos.

Antes de se decidir por um determinado tratamento, é imprescindível saber diferençar as mais simples e comuns doenças respiratórias.

A gripe é uma doença que ocorre em nosso sistema respiratório, provocada por um vírus que se chama influenza. Se não tratada corretamente, pode evoluir para uma doença respiratória chamada pneumonia.

Resfriado e gripe não são a mesma coisa. O resfriado é causado por três tipos de vírus diferentes: rinovírus, adenovírus e parainfluenza. É transmitido da mesma forma que a gripe, mas é bem mais brando e causa menos complicações.

Gripe – Vacinação

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações.A vacina contra gripe (influenza) possui eficácia de

O que é?Doença provocada pela deficiência de produção ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características. O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves consequências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente.

Comer muito açúcar pode tornar uma pessoa diabética?Não. O desenvolvimento do diabetes ocorre por causas variadas, como: obesidade, histórico

até 90% em pessoas saudáveis. Ou seja, a cada 10 pessoas vacinadas, de 7 a 9 não terão gripe, enquanto pelo menos 1 pode apresentar a infecção, neste caso com os sintomas geralmente mais brandos.

A vacinação deve ser repetida anualmente e deve ser feita especialmente nos grupos de risco (idosos, crianças e doentes crônicos).

O grupo prioritário que será vacinado abrange gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos, idosos a partir de 60 anos, indígenas, presidiários, profissionais da saúde, doentes crônicos ou imunodeprimidos e mulheres até 45 dias após o parto (novo grupo). Com a inclusão dessas pacientes, deve haver um aumento de 30% no número de pessoas consideradas o público-alvo, saltando de 30 milhões para 39,2 milhões.

Na Sanepar, a Campanha da Vacinação também começa em abril e é gratuita para todos os empregados da empresa. Os dependentes dos empregados, beneficiários do SaneSaúde, poderão ser vacinados. O custo integral da dose será cobrado em contracheque.

Referências:www. gripe.orgwww.bonde.com.brhttp://g1.globo.com/bemestar

Entenda a diferença entre resfriado e gripe

Curiosidades sobre o Diabetesfamiliar, estilo de vida inadequado ou falência na produção de insulina.

Como sou diabético, não posso comer nada que contenha açúcar?Este é um esforço extremo que não é necessário. O açúcar e os demais carboidratos são metabolizados da mesma forma. Se você balancear o seu uso, negociando consigo mesmo o que você prefere comer, certamente poderá, em raras ocasiões, saborear aquela sobremesa que você adora, mas sempre controlando os seus níveis de glicose.

Saúde