fundeb estadual - atuaÇÃo do crc-go - mpgo.mp.br · os recursos do fundeb devem ser aplicados na...

31
PRESTAÇÃO DE CONTAS – FUNDEB ESTADUAL - ATUAÇÃO DO CRC-GO SEGUNDA OFICINA DO FUNDED MINISTÉRIO PUBLICO GOIÁS ABRIL 2009 Palestrante: HENRIQUE RICARDO BATISTA Vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás e do Conselho Estadual do FUNDEB

Upload: trinhhuong

Post on 15-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PRESTAÇÃO DE CONTAS – FUNDEB ESTADUAL - ATUAÇÃO

DO CRC-GO

SEGUNDA OFICINA DO FUNDEDMINISTÉRIO PUBLICO GOIÁS

ABRIL 2009

Palestrante: HENRIQUE RICARDO BATISTA Vice-presidente do Conselho Regional de

Contabilidade de Goiás e do Conselho Estadual do FUNDEB

CONSTITUIÇÃO DO FUNDEBCONSTITUIÇÃO DO FUNDEB

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB foi Profissionais da Educação – FUNDEB foi instituído pela Emenda Constitucional n.º 53, instituído pela Emenda Constitucional n.º 53, de 19 de dezembro de 2006 e regulamentado de 19 de dezembro de 2006 e regulamentado pela Medida Provisória 339, de 28 de pela Medida Provisória 339, de 28 de dezembro de 2006, convertida na Lei 11.494, dezembro de 2006, convertida na Lei 11.494, de 20 de Junho de 2007.de 20 de Junho de 2007.

CONSTITUIÇÃO DO FUNDEBCONSTITUIÇÃO DO FUNDEBLei   nº 16.071, de 10-07- 2007 , Alterada pela Lei Lei   nº 16.071, de 10-07- 2007 , Alterada pela Lei Lei nº 16.138, de 02-10-2007. Institui no âmbito do Lei nº 16.138, de 02-10-2007. Institui no âmbito do Estado de Goiás, o Conselho de Acompanhamento, Estado de Goiás, o Conselho de Acompanhamento, Controle Social e Fiscalização do Fundo de Controle Social e Fiscalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – CONFUNDEB.Educação – CONFUNDEB. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação -FNDE utiliza a nomenclatura de Educação -FNDE utiliza a nomenclatura de CACS CACS - Conselho de Acompanhamento e Controle Social - Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.do FUNDEB.

CARACTERÍSTICA FUNDEBCARACTERÍSTICA FUNDEB O Fundeb não é considerado Federal ou O Fundeb não é considerado Federal ou Estadual, por se tratar de um Fundo de Estadual, por se tratar de um Fundo de natureza contábil, formado com natureza contábil, formado com recursos recursos provenientesprovenientes das duas esferas de governo o das duas esferas de governo o Federal e o EstadualFederal e o Estadual . .Inicio da implantação em 1º de janeiro de 2007 em substituição ao FUNDEFVigência de 14 anos até 2020.

CARACTERÍSTICA FUNDEBCARACTERÍSTICA FUNDEB Alcança a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e Educação de Jovens e Adultos, , observando-se os respectivos âmbitos de atuação observando-se os respectivos âmbitos de atuação prioritária do Estado e dos Municípios Goianos.prioritária do Estado e dos Municípios Goianos.

os Municípios receberão os recursos do Fundeb com base no número de alunos da educação infantil e do ensino fundamental e o Estado com base nos alunos do ensino fundamental e médio levando-se em consideração a responsabilidade constitucional.

RECURSOS DO FUNDEB O Fundeb é composto, por recursos do próprio Estado, sendo constituído de 20% do: ICMS, FPE, IPIexp, ITRm, LC/87, IPVA , ITCMD e Receitas da dívida ativa e de juros e multas, incidentes sobre as fontes relacionadas..Receitas financeirasReceitas financeiras referente operações de curto referente operações de curto prazo ou de mercado aberto.prazo ou de mercado aberto.A complementação da União ocorre quando a A complementação da União ocorre quando a receita originalmente gerada não é suficiente para a receita originalmente gerada não é suficiente para a garantia de um valor por aluno/ano igual ou superior garantia de um valor por aluno/ano igual ou superior ao valor mínimo nacional. ao valor mínimo nacional. Fato que não ocorre no Fato que não ocorre no estado de Goiás.estado de Goiás.

RECURSOS DO FUNDEB Distribuição dos recursos e realizada com base no número de alunos da educação básica pública, de acordo com dados do último censo Escolar, sendo computados os alunos matriculados no ensino fundamental e médio.

A arrecadação dos recursos que compõem o Fundo é realizada pelo Estado, a disponibilização dos recursos gerados é realizada periodicamente, pelo Tesouro Estadual ( SEFAZ), ao Banco do Brasil, que procede o crédito em favor do fundo , em conta única e específica instituída para essa finalidade.

APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO FUNDEB

Os recursos do Fundeb devem ser aplicados na manutenção e desenvolvimento da educação básica pública.Ações voltadas à consecução dos objetivos das instituições educacionais de todos os níveis. Inserem-se no rol destas ações, despesas relacionadas à aquisição, manutenção e funcionamento das instalações e equipamentos necessários ao ensino, uso e manutenção de bens e serviços, remuneração e aperfeiçoamento dos profissionais da educação, aquisição de material didático, transporte escolar, entre outros.

APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO FUNDEB

Mínimo de 60% desses recursos deve ser destinado anualmente à remuneração dos profissionais do magistério.A parcela restante de 40%, poderá ser aplicada nas demais ações de manutenção e desenvolvimento, também da educação básica pública.É oportuno destacar que, se a parcela de recursos para remuneração é de no mínimo 60% do valor anual, não há impedimento para que se utilize até 100% dos recursos do Fundeb na remuneração dos profissionais do magistério.

CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB

O CONFUNDEB é um colegiado, cuja função principal, é proceder ao acompanhamento e controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo. O Conselho não é uma unidade administrativa do Governo, assim, sua ação deve ser independente e, ao mesmo tempo, harmônica com os órgãos da Administração Pública.

COMPOSIÇÃO DO CONSELHO – LEI COMPOSIÇÃO DO CONSELHO – LEI FEDERALFEDERAL

Mínimo de 12 membros.Mínimo de 12 membros.3 Poder Executivo estadual, 2 Poderes 3 Poder Executivo estadual, 2 Poderes Executivos Municipais, 1 Conselho Estadual Executivos Municipais, 1 Conselho Estadual de Educação, 1 União Nacional dos de Educação, 1 União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Dirigentes Municipais de Educação UNDIME, 1 Confederação Nacional dos UNDIME, 1 Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, 2 Pais Trabalhadores em Educação – CNTE, 2 Pais de alunos da educação básica pública, 2 de alunos da educação básica pública, 2 Estudantes da educação básica pública.Estudantes da educação básica pública.

COMPOSIÇÃO DO CONSELHO – LEI COMPOSIÇÃO DO CONSELHO – LEI ESTADUALESTADUAL

Mínimo de 17 membros.Mínimo de 17 membros.1 Fórum Estadual de Educação – GO, 1 1 Fórum Estadual de Educação – GO, 1 Universidade Federal de Goiás – UFG, Universidade Federal de Goiás – UFG, 1 1 Conselho Regional de Contabilidade,Conselho Regional de Contabilidade, 1 1 União Nacional dos Conselhos Municipais de União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME, 1 Comissão de Educação – UNCME, 1 Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa Educação e Cultura da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás.do Estado de Goiás.

CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB

O Poder Executivo deve oferecer ao CONFUNDEB o necessário apoio material e logístico, disponibilizando, se necessário, local para reuniões, meio de transporte, materiais, equipamentos, etc, de forma a assegurar a realização periódica das reuniões de trabalho, garantindo assim, condições, para que o Colegiado desempenhe suas atividades e efetivamente exerça suas funções.

CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB

O CONFUDEB não é uma nova instância de controle, mas sim de representação social, não devendo, por conseguinte, ser confundido com o controle interno, executado pelo próprio Poder Executivo, nem com o controle externo, executado pelo Tribunal de Contas na qualidade de órgão auxiliar do poder legislativo, a quem compete a apreciação das contas do Poder Executivo.

CONTROLE SOCIAL DO FUNDEBAtuação dos membros do CONFUNDEB:Não será remunerada. É considerada atividade de relevante interesse social. Assegura isenção da obrigatoriedade de testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício de suas atividades de conselheiro, e sobre as pessoas que lhes confiarem ou deles receberem informações.

CONTROLE SOCIAL DO FUNDEBO CONFUNDEB não é o gestor ou administrador dos recursos do Fundeb. Seu papel é acompanhar toda a gestão dos recursos do Fundo, seja com relação à receita, seja com relação à despesa ou uso desses recursos.

A administração dos recursos do Fundo é de responsabilidade do Chefe do Poder Executivo e do Secretário de Educação, que têm a responsabilidade de aplicá-los em favor da educação básica pública.

PARTICIPAÇÃO DO CRC-GO NO CONFUNDEB

Participação do Conselho Regional de Participação do Conselho Regional de Contabilidade com dois membros: Efetivo e Contabilidade com dois membros: Efetivo e Suplente a partir do mês de Fevereiro de 2008.Suplente a partir do mês de Fevereiro de 2008.

Trabalho inicial: Estudo sobre a legislação e Trabalho inicial: Estudo sobre a legislação e metodologia da prestação de conta.metodologia da prestação de conta.

PRESTAÇÃO DE CONTAS FUNDEB A legislação menciona que a prestação de contas A legislação menciona que a prestação de contas será apresentada pelo gestor do fundo, através de será apresentada pelo gestor do fundo, através de relatórios gerenciais, não oferecendo modelo.relatórios gerenciais, não oferecendo modelo.Não existe, como determina a legislação, instrução Não existe, como determina a legislação, instrução do TCE-GO sobre a prestação de contas.do TCE-GO sobre a prestação de contas.A prestação de conta é elaboradas pelo setor de A prestação de conta é elaboradas pelo setor de contabilidade e prestação de contas da Secretaria de contabilidade e prestação de contas da Secretaria de Estado da Educação , e encaminhada mensalmente Estado da Educação , e encaminhada mensalmente ao CONFUNDEB.ao CONFUNDEB. Comissão formada por conselheiros do FUNDEB Comissão formada por conselheiros do FUNDEB para elaboração de relatório padrão.para elaboração de relatório padrão.

PRESTAÇÃO DE CONTAS FUNDEB

Aprovação do relatório padrão pelos membros do Aprovação do relatório padrão pelos membros do CONFUNDEB em Fevereiro de 2008.CONFUNDEB em Fevereiro de 2008.Deliberação dos conselheiros em conjunto com Deliberação dos conselheiros em conjunto com membros da Secretaria de Estado de Educação, para membros da Secretaria de Estado de Educação, para implantação no ano de 2008.implantação no ano de 2008.Analise das prestações de contas do ano de 2007, Analise das prestações de contas do ano de 2007, nos moldes enviados pelo setor de contabilidade da nos moldes enviados pelo setor de contabilidade da Secretaria da educação, que apresentava em regra Secretaria da educação, que apresentava em regra com documentos hábeis, mas de forma desordenada.com documentos hábeis, mas de forma desordenada.

PRESTAÇÃO DE CONTAS FUNDEB A Secretaria da Educação mantém três contas A Secretaria da Educação mantém três contas bancárias para movimentação do FUNDEB, sendo bancárias para movimentação do FUNDEB, sendo uma no Banco do Brasil, para receber os recursos uma no Banco do Brasil, para receber os recursos transferidos pela conta centralizadora por conta e transferidos pela conta centralizadora por conta e ordem da SEFAZ, e as contas Banco Itaú e Banco do ordem da SEFAZ, e as contas Banco Itaú e Banco do Brasil para realizar especificamente os pagamentos Brasil para realizar especificamente os pagamentos do FUNDEB através de empenho de despesas.do FUNDEB através de empenho de despesas.Os recursos são creditados na conta do Banco do Os recursos são creditados na conta do Banco do Brasil em períodos semanal, decendial e mensal Brasil em períodos semanal, decendial e mensal conforme a ocorre o pagamento dos tributos.conforme a ocorre o pagamento dos tributos.

PRESTAÇÃO DE CONTAS FUNDEB FORMULÁRIO I: Resuma Geral da FORMULÁRIO I: Resuma Geral da Movimentação Financeira, duas partes:Movimentação Financeira, duas partes:Resumo do Fluxo Financeiro Por Conta Resumo do Fluxo Financeiro Por Conta Bancaria do Período : Saldo Inicial , Entrada, Bancaria do Período : Saldo Inicial , Entrada, Saída e Saldo Final – Informação sintética.Saída e Saldo Final – Informação sintética. Financeiro por Conta Bancaria e Tipo de Financeiro por Conta Bancaria e Tipo de Entrada e Saída – Informação analítica.Entrada e Saída – Informação analítica.

PRESTAÇÃO DE CONTAS FUNDEB FORMULÁRIO II: Demonstrativo da FORMULÁRIO II: Demonstrativo da Formação e Distribuição dos Recursos: Formação e Distribuição dos Recursos: Objetivo de compor a fonte de recurso Objetivo de compor a fonte de recurso ( tributos) e sua distribuição ( Números de ( tributos) e sua distribuição ( Números de alunos) aos Municípios e ao Estado.alunos) aos Municípios e ao Estado.Não foi possível operacionalizar este relatório Não foi possível operacionalizar este relatório por falta de informações consistente da por falta de informações consistente da Gerencia de Contas Publica da Gerencia de Contas Publica da Superintendência do Tesouro Estadual da Superintendência do Tesouro Estadual da SEFAZ.SEFAZ.

PRESTAÇÃO DE CONTAS FUNDEB

FORMULÁRIO III – Resumo das Receitas FORMULÁRIO III – Resumo das Receitas Registro das entradas de recursos– Informação Registro das entradas de recursos– Informação Sintética com Analise Percentual.Sintética com Analise Percentual.Entrada de recurso no Banco do Brasil , Entrada de recurso no Banco do Brasil , Rendimento de aplicação financeira, Rendimento de aplicação financeira, Transferência espontânea do Tesouro Transferência espontânea do Tesouro Estadual, anulação de empenho de pagamento. Estadual, anulação de empenho de pagamento.

PRESTAÇÃO DE CONTAS FUNDEB FORMULÁRIO IV – Resumo das DespesasFORMULÁRIO IV – Resumo das DespesasDespesas Correntes: Pessoal e Encargos Sociais, Despesas Correntes: Pessoal e Encargos Sociais, Outra como VT, Serviços de terceiros, Locação de Outra como VT, Serviços de terceiros, Locação de Mao de Obra.Mao de Obra.Despesas de Capital: Investimentos ex. Obras e Despesas de Capital: Investimentos ex. Obras e Instalações, Equipamento e material permanente.Instalações, Equipamento e material permanente. IV - A - Total despesa com a folha Pagamento.IV - A - Total despesa com a folha Pagamento. IV - B -Total despesa coma Folha por Função.IV - B -Total despesa coma Folha por Função.Diligencias a Superintendente executiva da SEDUC Diligencias a Superintendente executiva da SEDUC para analise de processo de pagamento.para analise de processo de pagamento.

PRESTAÇÃO DE CONTAS FUNDEB FORMULÁRIO V – Folha pagamento Por FORMULÁRIO V – Folha pagamento Por Escola e Função.Escola e Função.Não foi possível operacionalização o Relatório Não foi possível operacionalização o Relatório - Setor Recurso Humano da SEE-GO, SEFAZ - Setor Recurso Humano da SEE-GO, SEFAZ ( AGANP).( AGANP).Não foi possível realizar analise qualitativa dos Não foi possível realizar analise qualitativa dos gastos como também identificar se os recursos gastos como também identificar se os recursos foram utilizados para pagamento dos profissionais foram utilizados para pagamento dos profissionais do magistério do ensino fundamental e médio. do magistério do ensino fundamental e médio.

PRESTAÇÃO DE CONTAS FUNDEB DOCUMENTOS ANEXOS AOS FORMULÁRIO:DOCUMENTOS ANEXOS AOS FORMULÁRIO:

Copia do extrato de todas as contas bancárias.Copia do extrato de todas as contas bancárias.Relatório gerencial de conciliação das contas Relatório gerencial de conciliação das contas bancárias.bancárias.Relatório Razão Contábil das contas Relatório Razão Contábil das contas bancárias.bancárias.Copia aviso de credito do Banco do Brasil.Copia aviso de credito do Banco do Brasil.Copia Ordem de Pagamento e de Transferência Copia Ordem de Pagamento e de Transferência entre as contas bancarias.entre as contas bancarias.

PRESTAÇÃO DE CONTAS FUNDEB Confome informação do setor de contabilidade e Confome informação do setor de contabilidade e prestação de contas da Secretaria de Estado da prestação de contas da Secretaria de Estado da Educação, as contas da Educação ( Incluindo o Educação, as contas da Educação ( Incluindo o FUNDEB) é analisadas mensalmente pelo Setor de FUNDEB) é analisadas mensalmente pelo Setor de Controle Interno e enviando para o Tribunal de Controle Interno e enviando para o Tribunal de Contas do Estado de Goiás – TCE-GO.Contas do Estado de Goiás – TCE-GO.A fiscalização do FUNDEB cabe ao TCE-GO, que não exige da SEDUC o envio da prestação de contas instruída com Parecer Parecer do CONFUNDEB, como determina a legislação.

PARECER DO CONFUNDEB MODELO UTILIZADOMODELO UTILIZADOPREÂMBULO:PREÂMBULO: Com informação sobre a Com informação sobre a origem do FUNDEB a temática utilizada para origem do FUNDEB a temática utilizada para analise da prestação de conta.analise da prestação de conta.RELATÓRIO:RELATÓRIO: Montagem do fluxo de caixa Montagem do fluxo de caixa na forma descritiva e de forma analítica na forma descritiva e de forma analítica segregando as operações, mencionando o saldo segregando as operações, mencionando o saldo inicial, a entrada de recurso e a sua aplicação inicial, a entrada de recurso e a sua aplicação e o saldo final.e o saldo final.

PARECER DO CONFUNDEB MODELO UTILIZADO:MODELO UTILIZADO:PARECER PROPRIAMENTE DITOPARECER PROPRIAMENTE DITO: Analise das : Analise das variações ocorridas e comentadas no fluxo de caixa, variações ocorridas e comentadas no fluxo de caixa, de forma quantitativo, com menção de possíveis de forma quantitativo, com menção de possíveis irregularidades de pagamentos ou de recursos não irregularidades de pagamentos ou de recursos não realizada, possível descruprimento da Legislação.realizada, possível descruprimento da Legislação.Deve conter informação qualitativa referente a Deve conter informação qualitativa referente a diligencia realizada nos pagamentos realizados – diligencia realizada nos pagamentos realizados – Não esta ocorrendo comentário deste fato pelo Não esta ocorrendo comentário deste fato pelo CONFUNDEB.CONFUNDEB.

PARECER DO CONFUNDEB MODELO UTILIZADO:MODELO UTILIZADO:CONCLUSÃO: OCONCLUSÃO: O controle a ser exercido pelo controle a ser exercido pelo Conselho do FUNDEB é o controle direto da sociedade, Conselho do FUNDEB é o controle direto da sociedade, por meio do qual se abre a possibilidade de apontar, às por meio do qual se abre a possibilidade de apontar, às demais instâncias, falhas ou irregularidades demais instâncias, falhas ou irregularidades eventualmente cometidas, para que as autoridades eventualmente cometidas, para que as autoridades constituídas (TCE, MP, Poder Legislativo), no uso de constituídas (TCE, MP, Poder Legislativo), no uso de suas prerrogativas legais, adotem as providências que suas prerrogativas legais, adotem as providências que cada caso venha a exigir.cada caso venha a exigir.Dessa forma o parecer emite uma conclusão final , Dessa forma o parecer emite uma conclusão final , entendo que esta encerrado neste momento a atribuição entendo que esta encerrado neste momento a atribuição do CONFUNDEB que não tem poder de aprovar ou do CONFUNDEB que não tem poder de aprovar ou reprovar a prestação de conta.reprovar a prestação de conta.

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE Fone: (62) 3240-2270Fone: (62) 3240-2270

www.crcgo.org.brwww.crcgo.org.br

[email protected]@crcgo.org.br

““DAR O EXEMPLO NÃO É A MELHOR DAR O EXEMPLO NÃO É A MELHOR MANEIRA DE INFLUENCIAR OS OUTROS, MANEIRA DE INFLUENCIAR OS OUTROS,

É A ÚNICAÉ A ÚNICA””