fundação joão pinheiro escola de governo professor paulo...

21
portfólio Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho Gerência de Capacitação e Treinamento

Upload: others

Post on 11-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo ...novoead.fjp.mg.gov.br/pluginfile.php/1314/mod_forum... · Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas) Contextualização

1

portfólio

Fundação João PinheiroEscola de Governo Professor Paulo Neves de CarvalhoGerência de Capacitação e Treinamento

Page 2: Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo ...novoead.fjp.mg.gov.br/pluginfile.php/1314/mod_forum... · Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas) Contextualização

2

PresidenteHelger Marra Lopes

Vice-PresidenteMônica Moreira Esteves Bernardi

Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho

Diretora GeralMaria Isabel Araújo Rodrigues

Diretora-AdjuntaCarla Bronzo

Gerente de Capacitação e TreinamentoVanda Catarina Duarte

Coordenadores de cursosLuciana Paula Bonfim

Maria do Rosário Pinheiro de Carvalho MeloMarly Canassa

Raquel de Mattos VianaRenato Somberg Pfeffer

Avenida Brasil, 674 Santa Efigênia - Belo Horizonte - MG

CEP: 31.140.001Telefone: (31) 3238 1307

O Portfólio de Cursos é uma publicação da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, elaborada pela equipe da Gerência de Capacitação e Treinamento.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO

Page 3: Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo ...novoead.fjp.mg.gov.br/pluginfile.php/1314/mod_forum... · Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas) Contextualização

3

Os cursos oferecidos pela Fundação João Pinheiro (FJP), por meio da Gerência de Capacitação e Treinamento da Escola de Governo (GCT/EG) têm a finalidade de aperfeiçoar e atualizar servidores municipais, estaduais e federais e cidadãos interessados nos temas da administração e da gestão pública. Os cursos ofertados são destinados a pessoas com diferentes níveis e áreas de formação e têm curta duração, o que permite rápido aprendizado e aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Os cursos possuem ação pedagógica de caráter teórico e prático, são planejados para atender demandas atuais da administração pública e da sociedade, adotam critérios de avaliação definidos e sua oferta não é regular.

No âmbito da administração pública, identificam-se déficits diversificados de capacitação em termos de natureza, amplitude e gravidade. A crise econômica, a necessidade de renovação de pessoal e o alto grau de esvaziamento decorrente do envelhecimento do quadro de pessoal ativo deflagram a necessidade de reestruturação de setores e da solução de gargalos que dependem, para sua superação, de investimentos em capacitação.

O desafio que a FJP se coloca é desenvolver conteúdos sob medida para esse momento da administração pública que requer, além dos costumeiros cursos para a área meio, capacitações voltadas para as áreas finalísticas das instituições que compõem o Estado.

APRESENTAÇÃO

No âmbito da iniciativa privada, cada vez mais, público e privado têm se integrado, e desenvolver conhecimentos acerca de cada um tem se tornado uma necessidade mútua. Parcerias, contratos, controles, compliance são temas recorrentes e de interesse comum que precisam ser disponibilizados.

Sob essas perspectivas e para divulgar alguns dos cursos de capacitação ofertados pela Fundação João Pinheiro esse portfólio foi elaborado. São cursos que trazem ementas padrão que atendem individualmente ao público interno e externo ao setor público, mas que podem ser alteradas de acordo com a necessidade de cada organização, em se tratando de contratos institucionais.

O portfólio é organizado contemplando duas grandes áreas: Gestão e Políticas Públicas. A área da gestão abriga cursos relacionados à gestão de pessoas, direito, planejamento e finanças, gestão da informação e comunicação e governança. A área de políticas públicas oferece cursos voltados para os temas da segurança, meio ambiente, planejamento urbano, gênero, turismo, educação e outros.

Esse portfólio será revisto regularmente visando a inserção de novos cursos elaborados a partir de iniciativa da EG/GCT e de demandas apresentadas pelas instituições atendidas pela FJP.

Page 4: Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo ...novoead.fjp.mg.gov.br/pluginfile.php/1314/mod_forum... · Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas) Contextualização

4

SumárioAPRESENTAÇÃO ---------------------------------------------------------------- 3CONHEÇA A ESCOLA DE GOVERNO DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO --- 5 CONHEÇA A GERÊNCIA DE CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO ------------- 6Cursos abertos ao público ------------------------------------------------------ 7

Gestão de pessoas -----------------------------------------------------------8Cursos de Gestão ------------------------------------------------------------ 8Gestão Pública, Planejamento e Finanças ----------------------------------- 10Governança ------------------------------------------------------------------ 15Direito -------------------------------------------------------------------------16Gestão da Informação e Comunicação ---------------------------------------17

CURSOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS -------------------------------------------- 19

Page 5: Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo ...novoead.fjp.mg.gov.br/pluginfile.php/1314/mod_forum... · Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas) Contextualização

5A Fundação João Pinheiro (FJP) é uma instituição pública estadual vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) e voltada à realização de projetos de pesquisa aplicada, consultorias, desenvolvimento de recursos humanos e ações de apoio técnico ao Sistema Estadual de Planejamento. Atua nas áreas da administração pública e privada, avaliação de políticas públicas, economia, demografia, estudos históricos, culturais, municipais e políticos e sociais, entre outras.

Uma das diretorias da FJP, a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho (EG) tem o objetivo de contribuir para a melhoria e modernização da gestão pública. Para tanto, utiliza-se de três instrumentos: formação e capacitação de quadros técnicos para o setor; desenvolvimento de pesquisas; e por último, assessoria a órgãos governamentais na formulação, execução, no monitoramento e na avaliação de políticas públicas. Como instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Estadual de Educação, a EG oferece o Curso Superior de Administração Pública (CSAP), em nível de graduação, o mestrado em administração pública e diversos cursos de especialização e de capacitação e treinamento.

CONHEÇA A ESCOLA DE GOVERNO DA FUNDAÇÃO

JOÃO PINHEIRO

Sob a ótica do agente público, o compromisso com a cidadania exige mais qualidade, celeridade e atenção nos serviços fornecidos. A busca por qualidade na prestação desses serviços e o comprometimento no desempenho de suas funções tornam-se consequências desse dever. Sempre atenta a isso, a Escola de Governo acumula uma experiência vasta na formação de servidores públicos nas três esferas de governo e no atendimento a demandas de organizações nacionais e internacionais. A EG também atende a empresas privadas que, a cada dia, têm mais necessidade de aprimoramento de serviços e pessoal.

Para saber mais sobre a Escola de Governo, acesse www.eg.fjp.mg.gov.br.

Page 6: Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo ...novoead.fjp.mg.gov.br/pluginfile.php/1314/mod_forum... · Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas) Contextualização

6

A Gerência de Capacitação e Treinamento (GCT) tem por finalidade planejar, coordenar, executar e monitorar as atividades relativas aos cursos de capacitação realizados pela Escola de Governo da FJP.

Seu foco de atuação é a qualificação de servidores públicos e de agentes privados para atuarem como propulsores de melhoria na gestão das organizações e na gestão de políticas públicas, preparando-os para enfrentar os desafios constantes à administração. Por isso, os cursos oferecidos se propõem a capacitar em temas transversais, a desenvolver competências para liderar, articular, gerir e pensar a ação governamental e a gestão de forma estratégica e inovadora em suas respectivas áreas de atuação.

A orientação da GCT é oferecer cursos que traduzam as necessidades dos clientes (sejam internos ou externos ao setor público) e que enfatizem também a prática. Tão importante quanto teorizar sobre o que se faz e problematizá-lo é ter foco na ação e no conteúdo prático e em sua aplicação posterior, especialmente nas matérias voltadas para atividades e processos.

A Gerência de Capacitação e Treinamento está localizada na Avenida Brasil, 674, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte/Minas Gerais. Sua estrutura conta com:

• salas de aula climatizadas;• equipamentos como TV, vídeo, projetores multimídia, microcomputadores, painéis;• sala especial para até 80 pessoas;• dois laboratórios de informática; • auditório de 200 lugares equipado com recursos audiovisuais e cabine de tradução simultânea.

CONHEÇA A GERÊNCIA DE CAPACITAÇÃO E

TREINAMENTO

A premissa é que a interação com o contratante e a negociação de cursos favoreçam o equilíbrio entre oferta e demanda. Premissa maior é a convicção de que é no quadro de pessoal que as organizações encontram a base para o cumprimento de sua missão institucional. Assim, a capacitação assume papel fundamental para ampliar a capacidade de pensar, avaliar e subsidiar a formulação de estratégias e, também, de políticas públicas.

Nesse contexto, capacitar e desenvolver pessoas implica a ampliação de habilidades, conhecimento e técnicas que favoreçam tanto o profissional quanto a organização. Ele se torna mais motivado e apto a contribuir com soluções e inovações em seu trabalho. Ela, por seu impacto nos resultados. Cada vez mais é necessário renovar o conhecimento de forma contínua. Investir em capacitação profissional é um dos principais caminhos para assegurar a qualidade de uma equipe e a geração de bons resultados.

Page 7: Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo ...novoead.fjp.mg.gov.br/pluginfile.php/1314/mod_forum... · Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas) Contextualização

7

A GCT desenvolve cursos nas seguintes modalidades:

Cursos sob demanda

Nessa modalidade os cursos são contratados por órgãos públicos ou empresas da iniciativa privada para atender a um grupo de servidores/funcionários. Esse formato de curso é produzido e coordenado por especialistas de forma personalizada, levando em consideração as especificidades do demandante, e pode ser

ofertado nas dependências da Escola de Governo ou na própria instituição contratante. O objetivo é

contemplar as necessidades do cliente no conteúdo ofertado para tornar a capacitação mais efetiva. As

necessidades identificadas podem ser atendidas na forma de cursos, workshops, seminários e/ou palestras.

Instituições interessadas nessa modalidade podem enviar a solicitação para o endereço [email protected]

Mais informações: (31) 3238-1306 e 3238-1307

Cursos abertos ao público

Esses cursos oferecem vagas em capacitações diversas abertas ao público e a entidades que necessitam de poucas vagas. A divulgação da programação semestral é feita no site da Escola de Governo (www.eg.fjp.mg.gov.br) e nos demais canais de comunicação da Fundação João Pinheiro.

O interessado deve preencher a ficha de inscrição online e, em seguida, efetuar o pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) que será enviado por e-mail. Para a efetivação da matrícula, o comprovante de pagamento deve ser

digitalizado e encaminhado para [email protected].

No caso de órgão público, o pagamento também pode ser efetuado por meio de nota de empenho, que deve ser encaminhada para o mesmo endereço de e-mail. O

pagamento será solicitado após o término do curso.Mais informações: (31) 3238-1306 e 3238-1307

A seguir são apresentados os cursos presenciais ofertados com carga horária mínima e ementa padrão. No caso de contrato entre instituições, elas podem ser alteradas de acordo com a demanda.

Cursos

Page 8: Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo ...novoead.fjp.mg.gov.br/pluginfile.php/1314/mod_forum... · Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas) Contextualização

8Cultura Organizacional (24 horas)Abordagens e perspectivas em cultura organizacional: elementos de caracterização, formação e manifestação da cultura.

Diferença entre cultura e clima organizacional. Conceitos e elementos constitutivos da cultura

organizacional. Dificuldades de gerenciamento da cultura e abordagem intercultural nas organizações.

Parâmetros de comparação de culturas organizacionais. Diversidade nas organizações. Conflitos culturais e intergeracionais. Gerenciamento de conflitos culturais.

Gestão de pessoas

Cursos de Gestão

Ética na Administração Pública (16 horas)Desenvolvimento histórico e conceitos básicos. Ética pública em sociedades democráticas e na administração pública moderna. Determinismo e liberdade de escolha. Princípios da ética pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência e dignidade da pessoa humana. O público e privado na administração pública. Ética na administração pública estadual. O Código de Conduta Ética do Servidor Público.

Gestão de Conflitos (24 horas)Poder e conflitos nas organizações. Tipologias de conflito. Ética e conflitos. Conflitos e trabalho em equipe. Conflitos e liderança. Comunicação e conflitos. Administração de conflitos.

Page 9: Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo ...novoead.fjp.mg.gov.br/pluginfile.php/1314/mod_forum... · Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas) Contextualização

9

Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas)Contextualização. Gestão de pessoas no setor público: fundamentos e tendências. Modelos de gestão na administração pública. Motivação, liderança e cultura organizacional no setor público. Missão, visão e estratégias organizacionais integradas à função de gestão de pessoas. Gestão estratégica de pessoas. Gestão de gerações. Desafios e melhores práticas em gestão de pessoas no setor público.

Liderança (20 horas)Poder, autoridade e liderança. Fundamentos da liderança e do gerenciamento. Desenvolvimento da habilidade de liderança. O exercício da liderança em processos de mudanças e de incerteza nas organizações. Liderança versus motivação. Liderança como facilitadora da aprendizagem.

Organização do Trabalho (20 horas)Identificação dos processos de trabalho. Distribuição de tarefas

versus perfil profissional dos servidores. Dimensionamento da equipe e dos recursos disponíveis para a execução

do trabalho. Quadro de distribuição do trabalho. Remodelagem de processos de

trabalho. Fluxograma de processos e de trabalho. Administração

do tempo.

Trabalho em Equipe (20 horas)Grupos versus equipe. A equipe no contexto organizacional. Caracterização de equipe de trabalho. Diferenças individuais. Desenvolvimento de equipes. O papel do líder no desenvolvimento da equipe. Administração de conflitos. Autonomia e controle.

Preparação para Aposentadoria (20 horas) Abordagem da aposentadoria como parte do processo de valorização do servidor. Legislação vigente. Montagem do processo de aposentadoria: documentos imprescindíveis, formas de análise, validação e fluxo de informações e do processo. Contagem de tempo. Melhores práticas de prestação de informação. Expedição de processos e documentos. Aspectos psicossociais: aposentadoria e um novo tempo; trabalho, identidade e aposentadoria. Previdência: novos paradigmas.

Liderança Política e Tomada de Decisão na Administração Pública (20 horas)Tomada de decisão na administração pública. Políticas públicas como resultantes das decisões dos governos e das lideranças políticas acerca de problemas coletivos. Processo decisório e agenda governamental: inclusão de problemas políticos e sociais, seleção de alternativas. Rede de atores envolvidos na definição e implementação de políticas públicas. Contexto e fatores internos e externos que afetam a tomada de decisão e a operacionalização prática da política pública. Acompanhamento, monitoramento e avaliação dos resultados das políticas públicas.

Page 10: Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo ...novoead.fjp.mg.gov.br/pluginfile.php/1314/mod_forum... · Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas) Contextualização

10

Gestão Pública, Planejamento e Finanças

Introdução à Gestão Pública (24 horas)Conceito de gestão pública. Modelo de gestão: administração pública burocrática, nova gestão pública e governança pública. Desafios

contemporâneos: o fortalecimento da democracia, a busca por eficiência e

equidade.

Gestão Pública Contemporânea (24 horas)

Modelos de gestão pública contemporânea. Temas da agenda da administração pública: governança, tensão entre eficiência e equidade, transparência, accountability, parcerias com o setor privado (especialmente o 3⁰ setor), participação, descentralização e intersetorialidade, flexibilidade e gestão em redes.

Parcerias Público-privadas (24 horas)O cenário contemporâneo de atuação do Estado e os desafios para o alcance de resultados sustentáveis: gestão compartilhada para a superação dos desafios. Princípios e conceitos da parceria público-privada (PPP). Vantagens e riscos da implementação de uma PPP. O contexto e os requerimentos necessários para concretizar uma PPP. Atores envolvidos e suas responsabilidades. O desafio da construção de um modelo ganha-ganha. A regulação e o monitoramento e a avaliação de resultados das parcerias.

Planejamento Estratégico Governamental (20 horas)O planejamento estratégico governamental como instrumento de gestão pública. Visão geral dos principais instrumentos de planejamento. Ferramentas e metodologias de planejamento: estratégico corporativo, de projetos orientados para objetivos (Zoop) e situacional: concepção, divergências, implicações e desafios. Os passos do planejamento governamental. Componentes do planejamento: objetivos e valores das organizações públicas; identificação das questões estratégicas; fluxos, capacidades e regras do jogo; resultados esperados, produtos, indicadores.

Planejamento e Desenvolvimento Regional (24 horas) Espaço e economia. Teorias da localização. Redes urbanas e sistemas de cidades. Teorias de desenvolvimento regional: polos de crescimento e base exportadora, desenvolvimento desigual, ciclo virtuoso e transmissão do crescimento. Inovação e desenvolvimento regional/local. Planejamento regional no Brasil.

Page 11: Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo ...novoead.fjp.mg.gov.br/pluginfile.php/1314/mod_forum... · Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas) Contextualização

11

Elaboração de Projeto Básico e Termo de Referência (32 horas)Conceitos básicos e ferramentas para elaboração de projetos básicos e/ou termos de referência. Detalhamento de escopo com definição de marcos das entregas. Relevância da gestão estratégica de recursos humanos e financeiros, da cadeia de suprimentos e dos processos de aquisição. Ferramentas de monitoramento e controle das entregas. Inovação e avanços tecnológicos. Benchmark. Diretrizes normativas vigentes ligadas ao processo de compras. Modalidades de licitação. Estudos de caso.

Elaboração e Gerenciamento de Projetos (40 horas)Visão geral de elaboração de projetos: ciclo de vida, levantamento e demanda, concepção, planejamento, modelos e ferramentas de elaboração. Estrutura do documento de projeto. Fundamentos em gerenciamento de projetos. Os conceitos de estratégia, objetivos estratégicos e competência de gerenciamento. O contexto do gerenciamento de projetos. Os grupos de processos de gestão de projetos e os

fatores críticos: processos de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. Áreas de conhecimento em gerenciamento

de projetos: escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições.

Elaboração de Projetos para Captação de Recursos (32 horas)Elaboração de projetos públicos e do plano de captação de recursos. Análise de viabilidade e alternativas. Caminhos críticos e indicadores. A lógica insumos-atividades-produtos-objetivos e a matriz do marco lógico. Aplicação de ferramentas. Identificação de possíveis parceiros ou financiadores (nos âmbitos governamental e não governamental, nacional e internacional). A dimensão lógica do projeto. Estratégias de captação de recursos. Processos e técnicas de negociação. Articulação e cooperação. Apresentação do projeto e formalização do acordo. Acompanhamento da execução do projeto e avaliação da estratégia de captação. Elaboração de um termo de referência ou documento de apresentação do projeto: conceituação, objetivos, estrutura. Identificação versus processamento de problemas. Identificação de soluções.

Gestão de Riscos na Administração Pública (20 horas)Os limites e desafios da gestão de projetos públicos. A gestão eficaz de riscos como elemento crucial para o serviço público. As responsabilidades e os deveres do governo em relação ao bem público e a exigência de adoção de práticas e estratégias eficazes de gestão de riscos. Ferramentas de controle que auxiliam a tomada de decisões no processo gerencial no setor público. A tomada de decisões em ambientes sociais, econômicos e políticos caracterizados pela incerteza.

Análise de Indicadores Sociais (20 horas)Indicadores sociais como fonte para o planejamento e a tomada de decisões. Indicadores sociais: do conceito às medidas; indicadores e os diagnósticos socioeconômicos, principais pesquisas e fontes de dados e de indicadores sociais. Principais produtores de dados e indicadores no Brasil. Os censos demográficos. As pesquisas amostrais e institucionais do IBGE. Registros administrativos, cadastros públicos e dados de programas.

Page 12: Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo ...novoead.fjp.mg.gov.br/pluginfile.php/1314/mod_forum... · Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas) Contextualização

12

Avaliação de Projetos (24 horas)O que é o objetivo da avaliação de projetos. Critérios de avaliação (eficiência, eficácia, impacto, sustentabilidade, análise de custos, efetividade, satisfação do beneficiário, equidade). Como transformar critérios em dados (indicadores). Metodologias de avaliação e seus limites (de metas, de impacto, de processos e meta avaliação).

Gestão Orçamentária e Financeira (32 horas)Finanças públicas: princípios do orçamento; evolução do orçamento, ciclo orçamentário. Lei nº 4.320/1964. Planejamento e orçamento na Constituição Federal de 1988: PPA, LDO, LOA. Processos de planejamento e de gestão orçamentária. Noções de receitas e despesas públicas. Classificação funcional e por programas. Lei Complementar nº 101/2000 (LRF). Relatórios de acompanhamento e gerenciais. Monitoramento. Controle interno e externo. Participação social no orçamento.

Gestão Orçamentária e Financeira (Minas Gerais) (32 horas)Finanças públicas: princípios do orçamento, evolução do orçamento, ciclo orçamentário. Lei 4.320/1964. Planejamento e orçamento na Constituição Federal de 1988 e Constituição Estadual de Minas Gerais. Lei Complementar 101/2000 (LRF). Sistema de planejamento e orçamento. Classificação funcional e por programas. Processo legislativo. Instrumentos de planejamento da ação governamental: PMDI, PPAG, LDO, LOA. O planejamento versus orçamento nas constituições federal e estadual (exigências constitucionais). Noções básicas de planejamento estratégico. Noção de classificação de gastos. Estágios da receita e da despesa. Créditos adicionais.

Gestão de Contratos (20 horas)Conceito e abordagens. Formas de contratação na administração pública. Fundamentos e dispositivos principais da legislação de contratos na administração pública. Contrato administrativo: regime jurídico, fiscalização e gestão, alteração, sanções. Riscos: motivação do gasto, compatibilidade do preço praticado, liquidação da despesa, interesse público. Atores envolvidos nos processos de contratação e gestão de contratos na administração pública.

Formação de Pregoeiros (20 horas)Conhecimentos básicos da legislação. Características e aplicabilidade da modalidade pregão. Abordagem do conceito de pregão eletrônico. Análise comparativa do pregão eletrônico versus presencial, incluindo vantagens, normas e processo de escolha. Definição do rito processual de pregão presencial e eletrônico. Simulação do processo de pregão eletrônico contemplando atribuições do pregoeiro, análise de proposta e documentos; negociação, análise de pedidos de esclarecimento e impugnação; prazo de recurso e contrarrazões; análise de recursos; homologação do certame.

Gestão de Convênios (28 horas)Convênios de entrada e saída de recursos: conceitos, evolução histórica, cenários anterior e atual, atores. Sistemas federal e estadual de gestão de convênios. Legislação federal. Documentos essenciais para celebração, monitoramento, gestão e prestação de contas. Fiscalização de contratos: orientações, checklist, cuidados, penalidades. Estudos de casos e exercícios práticos.

Page 13: Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo ...novoead.fjp.mg.gov.br/pluginfile.php/1314/mod_forum... · Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas) Contextualização

13

Modelagem e Melhoria de Processos (24 horas)Ementa: Introdução. Planejamento: visão sistêmica da gestão, alinhamento estratégico, fatores de sucesso, diretrizes, instrumentos. Mapeamento: componentes do processo, escopo, técnicas e instrumentos de mapeamento, visão geral de notações e ferramentas de modelagem. Redesenho: conceito, objetivos, benefícios, benchmarking, técnicas de análise, instrumentos, planejando a implantação. Padronização: objetivos, sistemas, tipos de padrões, atividades críticas, elaboração e implantação de procedimento operacional padrão, instrumentos para a padronização de atividades/tarefas. Implantação: plano de ação, preparação, acompanhamento, fatores de sucesso e insucesso no acompanhamento, ações preventivas, corretivas e complementares, instrumentos da implantação. Estudos de casos.

Gestão da Rotina de Processos (20 horas)Introdução. Conceitos. Gerenciamento da rotina de processos. Campo e aplicações. Planejamento, melhoria contínua e orientação para o processo. Responsabilidades.

Pano de qualidade. Fluxo do gerenciamento da rotina. Instrumentos de gerenciamento da rotina de processos adaptados para as ações do

Estado. Estudos de casos.

Gestão de Recursos Materiais e Patrimoniais (28 horas)Introdução à administração de recursos materiais e patrimoniais. Classificação de materiais e de bens patrimoniais. Princípios básicos relativos à cadeia de suprimentos: planejamento logístico, sistema de compras, contratação, avaliação da conformidade. Gestão de armazenagem e estoque. Gestão de bens patrimoniais. Economicidade e eficiência na administração pública.

Licitação e Contratos (24 horas)Introdução: conceito e princípios. Modalidades de licitação: carta convite, tomada de preços, concorrência, pregão presencial e eletrônico. Fases do procedimento licitatório: preparatória (incluindo preço de referência e elaboração do edital), convocação, habilitação, classificação, adjudicação, homologação. Comissão permanente de licitação e recursos administrativos. Dispensa e inexigibilidade de licitação.

Contabilidade Aplicada ao Setor Público (32 horas)Fundamentos contábeis: conceito, objetivo, importância, princípios, campo de aplicação, objeto e requisitos. Contabilidade aplicada ao setor público: evolução, padrões internacionais, patrimônio público sob a ótica contábil, exercício financeiro, princípios, classificações orçamentárias. Fatos contábeis na administração pública. Regime orçamentário e regime patrimonial. Receitas e despesas públicas sob a ótica patrimonial e a orçamentária. Variações patrimoniais. Plano de contas aplicado ao setor público: estrutura, subsistemas contábeis. Registros contábeis típicos da administração pública. Demonstrativos contábeis aplicados ao setor público.

Page 14: Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo ...novoead.fjp.mg.gov.br/pluginfile.php/1314/mod_forum... · Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas) Contextualização

14

Sistema de Registro de Preços (20 horas)Conceito. Princípios. Vantagens e desvantagens. Legislação referente ao sistema de registro de preços. Atores: identificação, responsabilidades, competência. Fases interna e externa do sistema de registro de preços. Formalização do compromisso. Atualização de preços no sistema. Avaliação de preços sob a ótica da eficiência e da qualidade. Visão geral.

Pesquisa de Preços (16 horas)Relevância da pesquisa de preços para a eficiência das contratações públicas. Procedimentos e cautelas que devem ser adotados para a realização da pesquisa de preços. Fontes que devem ser consultadas e/ou priorizadas nas pesquisas de preços. Entendimento dos órgãos de fiscalização (TCE, TCU, CNMP) sobre o tema. Normas estaduais e federais atualizadas. Correta instrução e/ou formalização do processo no que se refere a pesquisa de preços, formatação do mapa de preços e elaboração de justificativas circunstanciadas. Estudos de casos práticos.

Sindicância e Processo Administrativo (20 horas)Procedimentos disciplinares. Sindicâncias punitivas e ampla defesa. Processos disciplinares com infrações de autoria conhecida. Sindicância administrativa. Denúncia ou representação. Comissão sindicante: prazos e atuação. Regime disciplinar. Perda do cargo público como efeito acessório de sentença penal condenatória. Sistema de infrações disciplinares. Denúncias anônimas e comunicações de ilícitos disciplinares pela imprensa. Sindicância patrimonial. Processo administrativo disciplinar. Prescrição da ação disciplinar. Revisão do processo administrativo disciplinar. Sindicância investigativa. Independência da instância penal e da administrativa.

Concessões para Serviços de Infraestrutura (40 horas)Conceitos básicos de concessão de serviços públicos: licitação e contrato de concessão. Gestão e operação da concessão: reajuste das tarifas e equilíbrio econômico e financeiro do contrato, intervenção e continuidade dos serviços públicos com a extinção da concessão, renovações dos contratos de concessão, extinção da concessão e reversibilidade dos bens, e fiscalização da execução contratual. Contrato versus gestão. Análise de casos: entraves, erros, inconsistências, resultados etc.

Empreendedorismo Público (20 horas) Fundamentos do empreendedorismo: origens e definição. A passagem do Estado patrimonialista para o Estado empreendedor. Empreendedorismo privado versus público. Perfil e comportamento empreendedor. Habilidade intata e habilidade aprendida. Diferença entre empresário e empreendedor. Empreendedorismo estratégico. Cenários e oportunidades da gestão empreendedora no setor público. Gestão de resultados. Liderança e comportamento empreendedor. Casos de sucesso no setor público. Reflexão sobre a prática pessoal e o comportamento empreendedor.

Page 15: Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo ...novoead.fjp.mg.gov.br/pluginfile.php/1314/mod_forum... · Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas) Contextualização

15

Governança

Governança e Intersetorialidade (32 horas)Gestão pública e funções básicas (prestação de serviços e políticas públicas). Governança

pública. Estratégias de governança pública (descentralização, parcerias e participação).

Governança e intersetorialidade.

Integridade, Compliance e Combate à Corrupção (24 horas)Política de integridade. Análise do Plano Mineiro de Promoção da Integridade e seus desafios. Organização do sistema de integridade (modelos de políticas e códigos de conduta). Construção de estratégia de comunicação e engajamento. Monitoramento da aplicação de política de integridade e adequações necessárias. Estudo da legislação anticorrupção. Responsabilização dos agentes públicos e das empresas. Análise de riscos e compliance.

Accountability (24 horas)Fundamentos históricos e conceituais de accountability no Brasil. Contexto contemporâneo e a relevância da accountability. A responsabilização democrática dos agentes públicos: fundamentos e instrumentos legais, políticos e gerenciais. Dimensões da accountability: transparência, controlabilidade, imputabilidade, responsabilidade e responsividade. Mecanismos de accountability. Instâncias formais de controle e responsabilização: política, judiciária e administrativa. Controle administrativo, de resultados e social. Accountability horizontal e vertical. Relações entre accountability e práticas de gestão: avaliação, controle, auditoria, compliance, governança, participação e governo aberto. Accountability democrática e experiências contemporâneas de transparência: participação política, combate à corrupção, monitoramento e avaliação da gestão pública.

Governança Corporativa na Gestão Pública (40 horas)Introdução. Conceito. Princípios fundamentais, pilares e práticas. Indicadores e limites. A governança nas sociedades anônimas. Identidade. Conformidade. Integridade. Modelos de governança. Relação da governança e gestão. Gestão de risco. Governança no setor público: aspectos históricos. Sociedade de economia mista na constituição de 1988. Responsabilidades da administração pública. Lei nº 13.303/16. Combate à corrupção: prática e legislação.

Page 16: Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo ...novoead.fjp.mg.gov.br/pluginfile.php/1314/mod_forum... · Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas) Contextualização

16

Direito

Fundamentos do Direito Administrativo (24 horas)Princípios administrativos. Atos administrativos: requisitos, atributos,

classificação e espécies. Organização administrativa. Administração pública direta

e indireta. Agentes administrativos: político, servidor público, empregado público e particular

em colaboração. Poderes administrativos: hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. Serviços públicos.

Bens públicos. Controle interno e externo.

Fundamentos do direito constitucional (24 horas)Conceituação. Teoria da constituição. Poder constituinte e os poderes constituídos. Princípios fundamentais. O direito e sua conexão com a problemática da administração pública. Organização política e administrativa. A Constituição como reguladora dos direitos individuais, políticos, econômicos, sociais e culturais. Remédios constitucionais. Sistema de controle de constitucionalidade.

Direito constitucional tributário (28 horas)O conceito de tributo e as espécies tributárias. Constituição Federal: A) repartição de competência tributária, B) limitações constitucionais ao poder de tributar: princípios e imunidades. Princípio da legalidade. Princípio da ausência de surpresa tributária: anterioridade, anualidade, irretroatividade e espera nonagesimal. Princípio da igualdade. Princípio da capacidade contributiva. Princípio da negativa de confisco. Princípio da progressividade. Princípio da seletividade. Princípio da ausência de cumulatividade no ICMS e IPI. Imunidades tributárias. Conceito. Distinção entre imunidade e isenção. Espécies de imunidade genérica: recíproca, das atividades políticas, culturais, religiosas e assistenciais. Imunidade dos livros, periódicos, jornais e papel.

Legislação de pessoal na administração pública de Minas Gerais (32 horas)Administração pública. Princípios constitucionais da administração pública. Estatuto do servidor público do Estado de Minas Gerais. Deveres e direitos do servidor público. Ética na administração pública. Atos administrativos. Processo administrativo. Legislação estadual referente à gestão de pessoas e ao processo administrativo.

Page 17: Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo ...novoead.fjp.mg.gov.br/pluginfile.php/1314/mod_forum... · Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas) Contextualização

17

Gestão da Informação e Comunicação

Gestão de documentos e arquivo (20 horas)Conceitos: informação, documento,

documentação arquivística. O arquivo como uma unidade de informação na organização

pública e privada. Gestão de arquivos: teoria, classificação, métodos, técnicas para organização,

utilização e conservação, legislação. Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos.

Gestão da informação e do conhecimento (24 horas)Principais conceitos e abordagens da gestão da informação e do conhecimento. A gestão da informação e do conhecimento como suporte à estratégia organizacional. A importância do compartilhamento: cultura e sensibilização. Modelos e metodologias para a gestão do conhecimento. Tecnologia da informação como suporte para as práticas de gestão do conhecimento.

Gestão de segurança da informação (20 horas)Conceitos gerais de segurança da informação. Legislação vigente, investigação e ética. Princípios e fundamentos necessários à elaboração de uma política de segurança da informação. Gestão de incidentes de segurança da informação. Abordagem da gestão de segurança da informação sob a ótica da gestão de pessoas, da de continuidade de negócios, de segurança corporativa, de qualidade e confidência de dados. Manutenção de infraestrutura, redes e web.

MS Excel avançado para administração pública (24 horas)Recursos avançados da planilha eletrônica Excel. Criação e formatação de planilhas eletrônicas. Criação de gráficos. Criação e manuseio de tabelas dinâmicas, gravação de macros e funções especiais, como o solver, indireto e índice. Utilização da ferramenta no gerenciamento das atividades.

Produção de textos e redação oficial (20 horas)Fundamentos básicos para a elaboração de textos. Análise e interpretação de texto. Coerência e coesão textual. Tipos de textos. Produção de textos: regras básicas e específicas para cada tipo de texto, composição do texto descritivo e do dissertativo, técnicas de estruturação. Redação oficial: características, tipos, modelos. Exercícios práticos.

Page 18: Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo ...novoead.fjp.mg.gov.br/pluginfile.php/1314/mod_forum... · Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas) Contextualização

18

Português instrumental: questões gramaticais (24 horas)Noções gramaticais: acentuação, pontuação, crase. Uso de sinais: aspas, hífen, parênteses, travessão. Regência nominal e verbal. Pronomes: colocação pronominal, emprego de pronomes relativos. Tempos e modos verbais do discurso em narrativas, descrições e dissertações. Emprego dos verbos ser e haver. Significado e uso de certas palavras e expressões. Uso do gerúndio. Emprego dos porquês.

Fontes de informação digital na esfera pública (20 horas)Reconhecimento e utilização de fontes de informação digitais relacionadas à esfera pública estadual, municipal e federal. Buscas estratégicas e recuperação de

informação em bases de dados, repositórios, bibliotecas digitais e agregadores de dados/informação pública.

Pesquisa acadêmica na web (20 horas)O que pesquisar: dado e/ou informação. Como pesquisar: estratégia de busca, operadores booleanos. Onde pesquisar: bibliotecas, buscadores acadêmicos e não acadêmicos, bases de dados referenciais.

Produção de livros e trabalhos acadêmicos (20 horas)Livros: estrutura, visão global do processo editorial, registro do editor, registro da obra. Trabalho acadêmico: estrutura, apresentação gráfica, modelo.

Page 19: Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo ...novoead.fjp.mg.gov.br/pluginfile.php/1314/mod_forum... · Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas) Contextualização

19

CURSOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Gestão estratégica das organizações do sistema de segurança pública (20 horas)Estudo das organizações do sistema de segurança pública e sua inserção na

realidade social. Estrutura e relações de poder nas organizações. A teoria e a prática

da administração nas organizações do sistema de justiça criminal. A gestão organizacional em

um cenário de constante mudança.

Polícia e sociedade (20 horas)Análise comparativa do desenvolvimento das organizações policiais no Brasil e no mundo: o papel e a função da polícia na sociedade contemporânea. Reflexão sobre questões afetas às organizações policiais na sociedade brasileira: profissão, profissionalismo, modelos de policiamento, uso da força, controle e desvios e accountability, entre outros.

Violência, crime e controle social (20 horas)As diversas manifestações da violência e da criminalidade na sociedade brasileira, seus principais fatores (históricos, sociológicos e psicológicos) considerados os vários grupos sociais envolvidos, em especial os vulneráveis. As estratégias específicas de controle da violência e da criminalidade a partir desses fatores.

Page 20: Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo ...novoead.fjp.mg.gov.br/pluginfile.php/1314/mod_forum... · Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas) Contextualização

20

Identidade e cultura nas organizações do Sistema de Segurança Pública (20 horas)As dinâmicas relacionadas com os conceitos de identidade e cultura nas organizações do sistema de segurança pública e as manifestações identitárias nessas organizações. A cultura organizacional no sistema de segurança pública.

Gestão pública e segurança cidadã (20 horas)Políticas públicas voltadas para a segurança cidadã no sistema de justiça. Modelos internacionais de segurança cidadã com o contexto de prevenção à criminalidade e de promoção da qualidade de vida.

Planejamento e gestão ambiental (28 horas)Instrumentos de proteção ambiental. Política e legislação sobre

gestão ambiental no Brasil. Licenciamento ambiental: fundamentos legais, conceitos, tipos, etapas,

procedimentos e custos. Estudos ambientais. Fiscalização e auditoria ambiental.

Planejamento urbano (24 horas)Conceitos. Breve histórico do planejamento urbano no Brasil. Processo de urbanização no Brasil. O quadro urbano atual. O novo marco legal e instrumentos para planejar os municípios com participação popular: Constituição Federal; estatuto da cidade; plano diretor; Lei de Uso e Ocupação do Solo. Planejamento participativo.

Gênero e políticas públicas para mulheres (24 horas)Estratificação social: estudos de desigualdade de gênero e raça. Diferenças entre preconceito, segregação e discriminação. Medidas de discriminação. Manifestações sociais do fenômeno. Interseccionalidade de gênero e raça. Diferenças e desigualdades de gênero e raça no mundo do trabalho. Divisão sexual do trabalho e das relações sociais de gênero. Segregação ocupacional, ascensão profissional e velocidade de ascensão. Manifestações diversas de segregação organizacional. Políticas de gestão de pessoas e outras medidas adotadas pelas corporações públicas e privadas para incidir sobre as desigualdades de gênero e raça no mundo do trabalho.

Gestão e participação social no Brasil (24 horas)Princípios e conceitos básicos da gestão social. Emergência de novos sujeitos e a instituição de mecanismos democráticos de gestão social. Gestão democrática direta e indireta e a articulação com movimentos populares, partidos políticos e ongs. Desafios da gestão social participativa.

Page 21: Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo ...novoead.fjp.mg.gov.br/pluginfile.php/1314/mod_forum... · Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas) Contextualização

21

Formação docente (24 horas)Introdução às diferentes concepções de conhecimento que permeiam o processo ensino e a aprendizagem: senso comum versus conhecimento científico. A importância das estratégias didáticas nos processos de ensino e aprendizagem. O cotidiano da sala de aula, a ação docente e os objetivos institucionais. O planejamento e a organização do processo ensino, aprendizagem e avaliação em cursos de treinamento e capacitação. A articulação entre teoria e prática nos cursos de treinamento e capacitação.

Planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas (28 horas)Paradigmas e tendências contemporâneas na formação e gestão de políticas públicas. Ciclo da política pública (concepção, implementação, acompanhamento e avaliação). O papel dos diversos atores na definição e implementação de políticas públicas. Critérios e recursos teóricos para a definição e gestão de políticas sociais, com ênfase no vínculo entre o processo de formulação e implementação. Introdução de metodologias de monitoramento e avaliação de projetos e programas sociais.

Desigualdade, pobreza e política (28 horas)Perspectivas normativas acerca da pobreza e da desigualdade. Aspectos políticos da distribuição de renda. O debate sobre as causas da pobreza e suas implicações para a criação de políticas públicas para combatê-la. Inter-relações entre pobreza, desigualdade e exclusão social. Possibilidades e limites das politicas públicas no combate à pobreza e nas transferências de renda. Relações entre pobreza, desigualdade, mercado de trabalho, educação, discriminação racial e gênero.

População e política públicas (20 horas)Conceitos básicos em demografia. Fontes de dados e projeções populacionais. Componentes da dinâmica demográfica: mortalidade, fecundidade, migração. Envelhecimento populacional. Arranjos domiciliares e familiares. População e políticas públicas: impactos da mudança no padrão demográfico brasileiro nas políticas de saúde, educação, seguridade social, habitação, saneamento.