fundamentos de espanhol

40
FUNDAMENTOS DE ESPANHOL FRANCISCO THIBÉRIO ARRUDA SALES UNIDADE 4

Upload: others

Post on 29-Jun-2022

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

FRANCISCO THIBÉRIO ARRUDA SALES

U N I D A D E 4

Page 2: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

A Linguística sofreu uma mudança significativacom a criação do Estruturalismo europeu, tendocomo principal precursor Ferdinand de Saussure.Por outro lado, essa ciência também teve acorrente norte-americana, liderada porBloomfield, no entanto, não ficou tão conhecidoquanto o Estruturalismo de Saussure.

UNIDADE 4 | INTRODUÇÃO

Page 3: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

1. Conceituar comunicação;

2. Conceituar a nível básico algumas teorias linguísticas;

3. Identificar as dicotomias de Saussure (2000);

4. Relacionar a estrutura do canal da comunicação de Jakobson com o processo comunicativo.

UNIDADE 4 | INTRODUÇÃO

Page 4: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Sem a menor dúvida, a comunicaçãoestá intrinsicamente relacionada coma interação entre indivíduos e é poresse motivo que o comportamentoda sociedade reflete diretamente oque chamamos de comunicação.

PARA QUÊ COMUNICAR

Page 5: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Ao separar a comunicação, Bessa (2006) afirma que a comunicação pode serdividida em três grupos:

• Comunicação Interpessoal: Esse primeiro tipo de comunicação ocorre quandoas pessoas interagem diretamente entre si sendo que essa interação pode serdada de forma: Direta e Imediata e Indireta e Mediada.

Page 6: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

• Comunicação Institucional: A comunicação institucional se parece muito com acomunicação interpessoal, a única diferença é que a comunicação institucional sedá em um ambiente mais formal, ou seja, teoricamente não é permitido queusemos o mesmo nível de familiaridade que temos com os nossos parentes com onosso chefe, por exemplo.

Page 7: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

• Comunicação de massa: O principal objetivo é atingir o público de formamassiva. Temos como principais exemplos as produções audiovisuais comojornais, rádio e televisão.

Uma grande característica da comunicação em massa é o uso da linguagemsimplificada, porém, isso não quer dizer que essa linguagem deve ser informal,isso vai depender de cada caso.

Page 8: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

É importante entender que para transmitiruma mensagem precisamos de informações.Em uma notícia, aquele que disponibiliza umainformação é chamado de fonte e que podeser: Uma pessoa, um grupo, uma instituição.

ELEMENTOS QUE FACILITAM A COMUNICAÇÃO

Page 9: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Se a informação não for transmitida de forma clara, pode ser que o destinatáriointerprete a mensagem da forma contrária como se pensava.

Em linhas gerais, Bessa (2006) afirma que a comunicação pode ser caracterizada de trêsformas diferentes.

As pessoas em relação a mensagem;

A relação entre as pessoas por meio das mensagens;

A interação entre as pessoas e com as mensagens (nem as pessoas nem as mensagenspodem ser separadas nesse processo).

Page 10: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Sabemos que a comunicação pode ser dada de diferentes formas, sendo que elapode acontecer com uma ou várias linguagens. Imaginemos que em umadeterminada comunidade linguística todos falam o mesmo idioma, então, podemosentender que esse exemplo se trata do uso de uma linguagem, no entanto, senessa comunidade linguística existem indivíduos que falam outras línguas, faz-senecessário a sua tradução para que os demais possam entender.

Page 11: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Dentro da linguagem, existe um termo muito importante que se chama signolinguístico. Esse signo linguístico representa a composição de um significante esignificado (uma das dicotomias de Saussure que será trabalhado mais adiante).

Não é necessário que duas os mais linguagem tenham signos em comum, o querealmente importa é que cada uma delas apresente os seus próprios signos.

Page 12: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Diante do exposto, é necessário entender que a Semiótica é a ciência que estuda ossignos linguísticos e foi desenvolvida principalmente por Peirce, por outro lado,temos Ferdinand de Saussure que estuda o significante e o significado.

Page 13: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Os principais pressupostos só vieram à tona logoapós a morte precoce de Ferdinand de Saussure(1857-1913), também conhecido como o pai daLinguística. O seu livro foi publicado no ano de 1916e representa o resultado da união de anotações deaula por parte dos seus estudantes.

TEORIAS LINGUÍSTICAS

Page 14: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Por mais estranho que isso possa parecer, o seu livro foi publicado no ano de 1916 erepresenta o resultado da união de anotações de aula por parte dos seus estudantes.

A união dessas anotações resultaram na primeira publicação do livro “Curso deLinguística Geral”, de Ferdinand de Saussure, no entanto, quem fez toda essacompilação foram os seus estudantes Charles Bally e Albert Sechehaye.

Page 15: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Naquela época, o curso ministrado por Saussure se chamava Linguística Geral (é por issoque o livro também se chama dessa forma) que foi ditado entre os anos 1906 e 1911.

Dentro dessa teoria existe um questionamento sumamente importante que podedesmoronar todos os pressupostos teóricos do Curso de Linguística Geral: o seu livro nãofoi escrito pelo próprio autor.

Page 16: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

É normal que muitos duvidem sobre a veracidade das teorias presentes no livro vistoque Saussure não as escreveu, o livro foi o resultado das anotações feitas em sala deaula (como já foi mencionado anteriormente). Pois bem, como o nosso objetivo nessadisciplina não é questionar a veracidade desses fatos, deixamos essa polêmica de ladoe partamos para os seus principais pressupostos teóricos.

Page 17: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Para Saussure (1916), a ciência passou por três grandes recorridos e mesmo assim oprincipal objeto de estudo (que é a linguagem) ainda não foi reconhecido em suatotalidade. Os três processos são: Gramática Normativa, Filologia e Estudosistemático das línguas.

Page 18: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

A partir dessas três grandes fases que aconteceram no século XX que Saussure vaipropor a sua teoria completando as lacunas deixadas pelos mesmos. E como primeiropasso e para não cometer o mesmo erro de Bopp, Saussure tratou logo de definir oprincipal objeto de estudo da Linguística, como:

• Todas as manifestações da linguagem;

• Todas as manifestações de expressões;

• Análise de comunidades linguísticas sem escrita (como é o caso das línguas ágrafas).

Page 19: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Para entender essa primeira dicotomia énecessário entender o que é linguagemantes de prosseguir, acompanhe:

AS DICOTOMIAS DE SAUSSURE

Page 20: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Linguagem: Para Saussure (1916), a linguagem representa todos os fenômenoslinguísticos. Tendo como principais características, segundo Gil (2001): Físico (graçasaos sons que são percebidos); Fisiológico (devido a articulação dos sons); Psíquico(representam conceitos); São individuais (graças as falas do cotidiano); Social.

Page 21: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Língua: É um sistema que está presente em toda comunidade linguística e éexatamente por essa razão que dizemos que a língua apresenta um caráter social eestá presente na mente de todos os falantes de uma forma geral assim comotambém de forma individual.

Page 22: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Fala: É um elemento exclusivo de cada falante visto que cada um de nós temos umaforma particular de comunicação. A fala de cada indivíduo também se relaciona com asexperiências sociais adquiriras ao longo dos anos. Em outras palavras, a fala representao uso do sistema voltada para as relações cotidianas.

Page 23: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Saussure cria a dicotomia significantee significado. Dito autor opta porconservar a palavra signo e substituios termos conceito e imagem acústicapor significante e significado.

SIGNIFICANTE E SIGNIFICADO

Page 24: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Podemos entender que as palavras de qualquer idioma são considerados signos.

Signo linguístico é arbitrário, ele afirma que um signo é considerado arbitrário porquenão existe um laço entre o significante e o significado, ou seja, o conceito (baleia) nãoestá ligado obrigatoriamente por nenhuma imagem acústica (b-a-l-e-i-a).

Page 25: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Gil (2001) afirma que o signo linguístico é arbitrário e se diferencia, porexemplo, de outros signos.

Para Saussure (1916), uma onomatopeia representa um som do mundo naturale também porque elas imitam o som do mundo real. Por outro lado, temos aspalavras/frases exclamativas que não existe nenhum vínculo motivado entre“Ai” de dor e outras manifestações contextualizadas.

Page 26: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Na terceira dicotomia de Saussure temos asincronia e diacronia. Dentro da língua podemosencontrar a sincronia e diacronia, mas paracomeçar, você sabe por que a sincronia e adiacronia se encontram na língua e não na fala?

SINCRONIA E DIACRONIA

Page 27: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

É muito simples: a língua é algo que é coletivo e que depende da comunidade linguística,por outro lado, temos a fala, que é individual e pode variar de pessoa para pessoa. Então,podemos entender essa relação da seguinte forma:

• A sincronia está relacionada com o estudo da língua em um determinado momento, emum período delimitado. Por outro lado, a diacronia é a evolução da própria língua, ouseja, as transformações que ela passa ao longo do tempo.

Page 28: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

• Uma característica bastante interessante é que Saussure (1916) explica esse sintagmaatravés de eixos para explicar a combinação e a seleção de palavra durante as nossas“escolhas”.

• Para começar, é necessário entender que o paradigma representa a seleção de palavrasque transmitem o mesmo significado; por outro lado, o sintagma são as combinaçõespossíveis de palavras para tornar uma oração coerente.

Page 29: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Com respeito ao eixo sintagmático, precisamos fazer a combinação quecorresponde, ou seja, se realmente eu desejo um computador, eu não possosubstituir esse substantivo por televisão, vídeo game etc.

Em suma, o sintagma e o paradigma se configura baseado nos seguintes processos:Substituição e Combinação.

Page 30: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Nos estudos de Bloomfield (1961) sobre o Estruturalismo, ele excluiu o estudo daSemântica visto que o seu principal ponto de interesse estava nas regras gramaticais.

Baseado na combinação desses três elementos: Sintático, Morfológico e Fonológico,Bloomfield (1964) acreditava que o funcionamento de uma língua poderia ser descritofocado nas regras gramaticais de cada idioma.

Page 31: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

O Círculo Linguístico de Praga (CLP) foifundado em 1926 e foi de grandeimportância para os estudos da LinguísticaTeórica, tendo como principais linguistasKarcevskij, Jakobson e Trubetzkoy.

O CANAL DA COMUNICAÇÃO E A TEORIADA COMUNICAÇÃO DE JAKOBSON

Page 32: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Uma das principais teorias desse grupo é que eles consideravam que a línguaera o produto da atividade humana. Esse pensamento foi muito importantepara o desenvolvimento tanto do CLP quanto da própria Linguística em si jáque um dos principais objetos de estudo da Linguística é a atividade humana(no que diz respeito ao uso da linguagem).

Page 33: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Para o Círculo Linguístico de Praga (CLP), a língua é um sistema que apresenta:Função e finalidade.

O Círculo Linguístico de Praga (CLP) tem relação direta com o Formalismo Russo eé por esse motivo que o CLP deu continuidade a alguns estudos. Veja bem, o fatode ter dado continuidade não quer dizer que o CLP tenha seguido fielmente ospressupostos dos formalistas russos.

Page 34: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Definitivamente, Jakobson foi o maior destaque do CLP principalmente por causa dasua multidisciplinaridade, pois além de se preocupar com a literatura, ele tambémcontribuiu de forma significativa para a Linguística.

Dentro da Linguística, Jakobson (1975) criou o que conhecemos hoje como modelode comunicação. Esse modelo está composto da seguinte forma: Contexto, Emissor,Mensagem, Receptor, Código e Canal.

Page 35: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Ainda sobre o CLP e para que você entenda a importância do Estruturalismo paraa Linguística, a corrente Saussureana influenciou diretamente o Círculo Linguísticode Praga (CLP), onde Jakobson (1975) usa vários tipos de relações de elementosque constituem uma língua, como por exemplo a sua historicidade para descreveros fenômenos linguísticos e literários.

Page 36: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Baseado no modelo comunicacional, eletambém desenvolveu as funções dalinguagem.

Veja agora a definição de cada uma dessasfunções e seus respectivos exemplos emlíngua espanhola:

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Page 37: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

• Função Emotiva: Esse tipo de função está centrada diretamente no emissor,onde o uso de gestos, por exemplo é considerado uma forma de transmissãode mensagens.

• Função Referencial: Esse tipo de função se relaciona diretamente com ainformação, ou seja, o principal objetivo da mensagem é transmitir dados reaisdo que está acontecendo.

Page 38: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

• Função poética: Essa função, como o próprio nome já sugere está relacionado apoesia. Esse tipo de função está voltado para a estética e para os aspectosliterários de um idioma.

• Função Conativa: Essa função, ao contrário da emotiva, está focado diretamenteno destinatário. Em outras palavras, a mensagem foi elaborada para persuadir odestinatário, convencê-lo de algo.

Page 39: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

• Função fática: Esse tipo de função é mais comum do que nós imaginamos, ela estápresente nas conversas informais do nosso cotidiano. O principal objetivo desse tipode função é que o emissor mantenha contato com o receptor com o intuito de manterum vínculo social.

• Função metalinguística: Esse tipo de função está focado diretamente no código,podendo ser escrito ou oral. Geralmente, essa função é encontrada no cinema, namúsica, na pintura, na fotografia etc.

Page 40: FUNDAMENTOS DE ESPANHOL

Obrigado!