fundações

21
Fundações Lucas Gouveia Mario Mariana Aluno 04 Aluno 05

Upload: cristiane-gouveia

Post on 23-Jul-2015

89 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fundações

Fundações

Lucas Gouveia

Mario

Mariana

Aluno 04

Aluno 05

Page 2: Fundações

IntroduçãoFundação é o elemento estrutural que tem por função transmitir a carga da estrutura ao solo sem provocar ruptura do terreno de fundação ou do próprio elemento de ligação e cujos recalques possam ser satisfatoriamente absorvidos pelo conjunto estrutural.

lucas

Page 3: Fundações

Introdução

A estrutura de uma obra é constituída pelo esqueleto formado pelos elementos estruturais, tais como: lajes (cinza), vigas (vermelho), pilares (verde) e fundações (azul)

lucas

Page 4: Fundações

Introdução

“Todas as estruturas de engenharia têm de ser suportadas, de alguma maneira, pelos materiais que formam a parte superior da crosta terrestre. Existe, portanto, uma conexão inevitável entre as condições geológicas e o projeto de fundações”

Lagget, 1962

lucas

Page 5: Fundações

Escolha do tipo de Fundação

São muitos os fatores a serem considerados na escolha do tipo de fundações. Numa primeira etapa e preciso considerar os aspectos técnicos que condicionam a escolha de um tipo ou de outro de fundação. Os principais itens a serem consideradas são:

• Topografia da área• Características do maciço de solo • Dados da estrutura• Dados sobre as construções vizinhas• Aspectos Econômicos

lucas

Page 6: Fundações

TIPOS DE FUNDAÇÃO

RASAS (superficiais ou diretas)

Executadas em pequenas profundidades (ou mesmo superficialmente) transmitem a carga da estrutura ao terreno através de sua base.

PROFUNDAS (Indiretas)

Executadas em maiores profundidades (é quando a profundidade, em relação ao terreno adjacente é superior em face da maior dimensão da área total da fundação).

Page 7: Fundações

Fundações Rasas (superficiais)

Bloco : é o elemento de fundação de concreto simples, dimensionado de uma maneira que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura.

Page 8: Fundações

Fundações Rasas (superficiais)

Sapata : é um elemento de fundação de concreto armado, de altura menor que o bloco, utilizando armadura para resistir a esforços de tração.

Page 9: Fundações

Fundações Rasas (superficiais)

Viga de Fundação : é um elemento que recebe pilares alinhados, geralmente de concreto armado, pode ter seção transversal tipo bloco, sem armadura transversal, sendo chamada de Baldrame.

Page 10: Fundações

Fundações Rasas (superficiais)

Radier : Elemento de Fundação que recebe todos os pilares da obra.

Page 11: Fundações

Fundações Rasas (superficiais)

Page 12: Fundações

Fundações Profundas

Estaca : elemento de fundação executado com auxilio de ferramentas ou equipamentos, execução essa que pode ser por cravação a percussão, prensagem, vibração ou por escavação.

Page 13: Fundações

Fundações Profundas

Os principais tipos de estacas são: • Estacas Pré-moldada : Caracteriza-se por serem cravadas no terreno.

Page 14: Fundações

Fundações Profundas

• Estacas de concreto : As estacas de concreto são comercializadas com diferentes formatos geométricos. A capacidade de carga e bastante abrangente.

Page 15: Fundações

Fundações Profundas

• Estacas Metálicas : São encontradas na forma de trilhos ou perfis. Não há possibilidade de quebra, e caso seja necessário fazer emendas, devem ser soldadas, não devendo permitir o uso de anéis ou luvas.

Page 16: Fundações

Fundações Profundas

Page 17: Fundações

Fundações Profundas

• Temos outros tipos de estacas:

• Estacas tipo Franki• Estacas Tipo Strauss• Hélice Continua • Estacas Raiz• Estacas barrete

Page 18: Fundações

Fundações Profundas

Tubulão : Elemento de forma cilíndrica, em que pelo menos na fase final de execução, há a descida do operário por dentro deste. Pode ser feio a céu aberto ou sob ar comprimido.

Custos elevados e riscos de acidentes no trabalho são fatores que limitam o processo de utilização dos tubulões a ar comprimido.

Page 19: Fundações

Fundações Profundas

Page 20: Fundações

Conclusão

• O melhor tipo de fundação e aquela que suporta as cargas da estrutura com segurança e se adequa a fatores topográficos, maciço de sólidos, fatores técnicos e econômicos, sem afetar as construções vizinhas. É importante a união do projeto estrutural e o projeto de fundações num grande e único projeto, uma vez que mudanças em um provocam mudanças imediatas no outro, resultando em obras mais seguras e otimizadas.

Page 21: Fundações

Obrigado.

Lucas Gouveia

Mario

Mariana

Aluno 04

Aluno 05