fundação cultural cassiano ricardo apresentam: prefeitura ... · poema com o suor do seu rosto,...

2
QUE É O POETA? UM HOMEM QUE TRABALHA O POEMA COM O SUOR DO SEU ROSTO. UM HOMEM HOMEM. QUE TEM FOME COMO QUALQUER OUTRO Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo apresentam: 51 ª fccrsjc www.fccr.sp.gov.br apoio realização palestras • mesas redondas • exposição apresentações musicais • intervenções OUTUBRO.2017 18 A 22 Poema de Capa: Trecho de POÉTICA, do livro Jeremias Sem-Chorar, de Cassiano Ricardo. ‘Que é o poeta? Um homem que trabalha o poema com o suor do seu rosto, um homem que tem fome como qualquer outro homem’. O trecho é do poema Poética, do livro Jeremias Sem-Chorar, do escritor e poeta joseense Cassiano Ricardo, que mais uma vez é o centro das atenções da 51ª Semana Cassiano Ricardo. A data marca 50 anos de realização do evento e 80 de quando o escritor ingressou na Acade- mia Brasileira de Letras (ABL). A programação deste ano está focada na vida e obra do escritor. Durante cinco dias será possí- vel acompanhar debates, palestras, encontro literário, noite de autógrafos, premiação, inter- venção teatral, gincana, apresentações musi- cais e visitar uma exposição sobre o poeta no Museu Municipal. Entre os convidados estão o jornalista e escritor Roberto Wagner de Almeida, principal incenti- vador da criação da Semana Cassiano Ricardo; Regina Célia Ricardo, neta de Cassiano Ricar- do; o jornalista Ricardo Soares, um dos criado- res e primeiro apresentador do programa Metrópolis, da TV Cultura; os arquitetos José Zanine Caldas Filho e Alexandre Penedo, a jornalista Fabiana Pupio e o documentarista Fabrício Grellet. A edição deste ano conta com as parcerias da Academia Joseense de Letras e Secretaria de Educação da Prefeitura de São José, que estarão diretamente envolvidas em dois momentos distintos da programação, onde alunos de escolas municipais poderão conhecer, de maneira lúdica e didática, a obra do poeta. UM HOMEM HOMEM. QUE TEM FOME COMO QUALQUER OUTRO

Upload: buiminh

Post on 02-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

QUE É O POETA?UM HOMEM

QUE TRABALHA O POEMACOM O SUOR DO SEU ROSTO.

UM HOMEM

HOMEM.

QUE TEM FOMECOMO QUALQUER OUTRO

Prefeitura de São José dos Campos eFundação Cultural Cassiano Ricardo apresentam:

51ª

fccrsjc • www.fccr.sp.gov.br

apoio realização

palestras • mesas redondas • exposiçãoapresentações musicais • intervenções

OUTUBRO.201718 A 22

Poema de Capa: Trecho de POÉTICA, do livro Jeremias Sem-Chorar, de Cassiano Ricardo.

‘Que é o poeta? Um homem que trabalha o poema com o suor do seu rosto, um homem que tem fome como qualquer outro homem’. O trecho é do poema Poética, do livro Jeremias Sem-Chorar, do escritor e poeta joseense Cassiano Ricardo, que mais uma vez é o centro das atenções da 51ª Semana Cassiano Ricardo. A data marca 50 anos de realização do evento e 80 de quando o escritor ingressou na Acade-mia Brasileira de Letras (ABL).

A programação deste ano está focada na vida e obra do escritor. Durante cinco dias será possí-vel acompanhar debates, palestras, encontro literário, noite de autógrafos, premiação, inter-venção teatral, gincana, apresentações musi-cais e visitar uma exposição sobre o poeta no Museu Municipal.

Entre os convidados estão o jornalista e escritor Roberto Wagner de Almeida, principal incenti-vador da criação da Semana Cassiano Ricardo; Regina Célia Ricardo, neta de Cassiano Ricar-do; o jornalista Ricardo Soares, um dos criado-res e primeiro apresentador do programa Metrópolis, da TV Cultura; os arquitetos José Zanine Caldas Filho e Alexandre Penedo, a jornalista Fabiana Pupio e o documentarista Fabrício Grellet.

A edição deste ano conta com as parcerias da Academia Joseense de Letras e Secretaria de Educação da Prefeitura de São José, que estarão diretamente envolvidas em dois momentos distintos da programação, onde alunos de escolas municipais poderão conhecer, de maneira lúdica e didática, a obra do poeta.

UM HOMEM

HOMEM.

QUE TEM FOMECOMO QUALQUER OUTRO

Noite de autógrafos do livro‘Entre o Zero e o Nada’, do jornalista e escritor Roberto Wagner de Almeida, responsável pela sugestão de criação da Semana Cassiano Ricardo. Roberto Wagner será homenageado com o Troféu Cassiano Ricardo por sua colaboração com a cultura local.Mediação de Júlio Ottoboni.

DIA 19 [QUINTA]

DIA 20 [SEXTA]

DIA 21 [SÁBADO]

DIA 22 [DOMINGO]

NOITE DE AUTÓGRAFOS E ENTREGA DO TROFÉU CASSIANO

19h30 • Auditório do Museu Municipal

INTERVENÇÃO: CASSIANO ITINERANTE,FRAGMENTOS QUE SE JUNTAM

INTERVENÇÃO: CASSIANO ITINERANTE,FRAGMENTOS QUE SE JUNTAM

PALESTRA: ZANINE CALDAS, O POETA DA MADEIRA

Os arquitetos José Zanine Caldas Filho e Alexandre Penedo discorrem sobre Zanine Caldas, arquiteto que se tornou um ícone na construção de maquetes e casas modernistas com uso das madeiras brasileiras. Zanine foi o primeiro em seu meio a promover um discurso ambiental e nacionalista, assim como Cassiano Ricardo. Mediação de Júlio Ottoboni.

16h • Residência Olivo Gomes - Parque da Cidade

ENCONTRO LITERÁRIO

Encontro de artistas e escritores em que serão recitados poemas de Cassiano Ricardo e obras autorais. A manhã também contará com a participação do compositor e cantor Joca Freire, com o show ‘A Flauta que me Roubaram’, com poemas musicados de Cassiano, entre eles “Subsolo” e “Hereges”, do livro “Os Sobreviventes”.

10h • Residência Olivo Gomes - Parque da Cidade

15h30 • Arena do Parque da Cidade

ATIVIDADE LÚDICA: VIAGEM DE HOGWARTS ÀS ESTAÇÕES DE CASSIANO RICARDO

Atividade lúdica realizada pela Academia Joseense de Letras com os alunos do Projeto de Aprofundamento Literário “Ordem da Fênix” da EMEF “Professora Vera Babo de Oliveira”. Durante toda a manhã, os alunos viajam pela história de Cassiano Ricardo em vários pontos do Parque.

Atividade sobre o livro ‘Vamos Caçar Papagaios’ com alunos de escolas municipais, conduzido pelos escritores Rodrigo Cabreira e Wilson Roberto, da Academia Joseense de Letras, e a profes-sora Dulcinéia Magalhães Itacarambi Peneluppi, representando a Secretaria de Educação da Prefeitura de São José.

8h30 • Parque da Cidade Roberto Burle Marx

INTERVENÇÃO: CASSIANO ITINERANTE,FRAGMENTOS QUE SE JUNTAM

14h e 19h30 • Auditório do Museu Municipal

DEBATE: VAMOS CAÇAR PAPAGAIOS

14h • Auditório do Museu Municipal

Palestra e debate com a jornalista Fabiana Púpio e o documentarista Fabricio Grellet. Mediação de Júlio Ottoboni. Grellet é reconhecido internacionalmente por seu trabalho em animação e, principalmente em HQ, além de desenvolver documentários em novas mídias. 

DOCUMENTÁRIO SOBRE UM ILUSTRE DESCONHECIDO: DIFICULDADES E SURPRESAS

19h30 • Auditório do Museu Municipal

DIA 18 [QUARTA]

ABERTURA

INTERVENÇÃO: CASSIANO ITINERANTE,FRAGMENTOS QUE SE JUNTAM

Curta encenação realizada pelo ator Cláudio do Vale e pelo músico Márcio Oliveira apresentando, na linguagem teatral, a obra de Cassiano Ricardo, para que as pessoas tenham contato com a sensibilidade do poeta e passem a conhecer um pouco mais do seu trabalho.

19h30 • Auditório do Museu Municipal

EXPOSIÇÃO: QUE É O POETA?

Abertura da exposição que mostra a última e menos estudada fase de Cassiano Ricardo, em seu encontro com a poesia concreta e sua migração para a poesia práxis. A mostra ficará aberta até 20 de janeiro de 2018 e o agendamento de escolas com visita monitorada pode ser feito pelo telefone: (12) 3921-7587.

21h • Auditório do Museu Municipal

A DESCONSTRUÇÃO DE UMA OBRA E SEU AUTOR E A CONSTRUÇÃO DO MITO: PERVERSIDADES DA DESINFORMAÇÃO

19h30 • Auditório do Museu Municipal

Debate mediado pelo jornalista Júlio Ottoboni, com a participação do jornalista Ricardo Soares e da neta de Cassiano Ricardo, Regina Célia Ricardo.Júlio Ottoboni é jornalista há 33 anos e estuda o poeta Cassiano Ricardo desde os anos 80. Regina Célia é formada em Administração de Empresas e tem pós-graduação em Análise Empresarial e Organização & Métodos.Ricardo Soares é escritor, jornalista, diretor e roteirista. Foi um dos criadores e o primeiro apresentador do programa Metrópolis, da TV Cultura.

16h • Residência Olivo Gomes - Parque da Cidade