fruticultura fruticultura fruticultura · manga, graviola, banana, buriti, além de seu comércio...

2
Hoje as cooperadas detém com clareza e com nível de conhecimento maior o que precisam fazer para sair de um ponto de estagnação e avançar, sabendo onde buscar ajuda e como ser mais pró-ativa FRUTICULTURA FRUTICULTURA FRUTICULTURA Robson do Nascimento Sócio da Copaimt Histórico da cadeia O perfil da cadeia da fruticultura é bas- tante heterogêneo. Tem desde empreendi- mentos que atuam somente na produção até aqueles com estruturas complexas e bem elaboradas de produção, industrial- ização e comercialização. Neste contexto, podemos destacar algu- mas atividades: as frutas nativas da região amazônica, como a polpa do açaí, cupuaçu, graviola e pytaia. Temos os estados do Nordeste com a agroindustrialização das amêndoas, caju, manga, graviola, banana, buriti, além de seu comércio in natura. E a fruticultura ir- rigada na Região do Vale do São Fran- cisco, com a produção, beneficiamento e agroindustrialização de frutas como a goiaba, banana e uva. copaimt Telefone: 55 87 9673 8543 FRUTICULTURA FRUTICULTURA Realização: Apoio: Tel.: 55 11 4127 4747 [email protected] www.unisolbrasil.org.br Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Desenvolvimento Territorial

Upload: phungque

Post on 25-Jan-2019

231 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: FRUTICULTURA FRUTICULTURA FRUTICULTURA · manga, graviola, banana, buriti, além de seu comércio in natura. E a fruticultura ir-rigada na Região do Vale do São Fran-cisco, com

Hoje as cooperadasdetém com clareza

e com nível deconhecimento maior o queprecisam fazer para sair deum ponto de estagnação e

avançar, sabendo ondebuscar ajuda ecomo ser mais

pró-ativa

“”

FRUT

ICUL

TURA

FRUT

ICUL

TURA

FRUT

ICUL

TURA

Robson do Nascimento Sócio da Copaimt Histórico da cadeia

O perfil da cadeia da fruticultura é bas-tante heterogêneo. Tem desde empreendi-mentos que atuam somente na produçãoaté aqueles com estruturas complexas ebem elaboradas de produção, industrial-ização e comercialização.

Neste contexto, podemos destacar algu-mas atividades: as frutas nativas daregião amazônica, como a polpa do açaí,cupuaçu, graviola e pytaia.

Temos os estados do Nordeste com aagroindustrialização das amêndoas, caju,manga, graviola, banana, buriti, além deseu comércio in natura. E a fruticultura ir-rigada na Região do Vale do São Fran-cisco, com a produção, beneficiamento eagroindustrialização de frutas como agoiaba, banana e uva.

copaimt

Telefone: 55 87 9673 8543

FRUT

ICUL

TURA

FRUT

ICUL

TURA

Realização:

Apoio:

Tel.: 55 11 4127 [email protected]

www.unisolbrasil.org.br

Ministério do Desenvolvimento Agrário

Secretaria deDesenvolvimento Territorial

Page 2: FRUTICULTURA FRUTICULTURA FRUTICULTURA · manga, graviola, banana, buriti, além de seu comércio in natura. E a fruticultura ir-rigada na Região do Vale do São Fran-cisco, com

Histórico do empreendimento

A Copaimt (Cooperativa deProdução Agroindustrial do ProjetoMaria Tereza) é uma sociedadeformada por esposas e filhas deprodutores da Agricultura Familiar.Localizada na Vila km 25, ProjetoMaria Tereza, extensão com o ProjetoSenador Nilo Coelho, em Petrolina,(PE), a entidade nasceu em 2004, apartir da necessidade de um grupo demulheres, que em busca de aplicarseus conhecimentos deprocessamento de frutas, decidiramconstituir uma cooperativa deprodução, com unidade agroindustrialpara transformação de frutas empolpa (sucos) e doces.

ProduçãoO Projeto Maria Tereza envolve um total

de 500 famílias voltadas à produção defrutas. A característica desse tipo deprodução é a de gerar excedentes queacabam sendo perdidos. Dessa forma, atransformação da produção excedente emdoces e polpas foi uma boa alternativaencontrada para aproveitamento eagregação de valor à produção.

AgroindustrializaçãoA Copaimt trabalha com o processamento

de duas frutas: banana e goiaba vermelha. O manejo da matéria-prima e a compra de

insumos auxiliares da produção são feitospelos próprios cooperados, que também seencarregam do processo de fabricação epela venda dos produtos.

ComercializaçãoA cooperativa direciona seus

trabalhos para a produção artesanalde doces como: nego bom, doce debanana de corte, doce de goiaba decorte, geléia de banana, doce degoiaba cremoso. Todos estes produtossão destinados ao mercado local,feiras e eventos, prefeituras da regiãoe para a Conab (Companhia Nacionalde Abastecimento).

CopAImT Telefone: 55 87 9673 8543

Imag

ens c

edid

as p

ela

TVT