frasco chapman

4
UNIPAM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA DO AGREGADO MIÚDO POR MEIO DO FRASCO CHAPMAN - NBR 9776 Grupo: Alex Henrique; Pedro Henrique; Jean Carlos; Diego Rodrigues; Rafael Caixeta; Cássio Silva, Graduandos em Engenharia Civil-6º período- Turma A, do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM; SHEILLA PEREIRA VIEIRA, professor do curso de Engenharia Civil, matéria TECNOLOGIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM. INTRODUÇÃO A massa específica é a relação entre a massa do agregado seco e sem volume, excluindo os poros permeáveis, então é a densidade do agregado sem nenhum vazio, que não possui espaços entre os grãos. A massa específica é como se o agregado fosse totalmente comprimido de forma que não houvesse nenhum espaço (tanto internamente quanto externamente). Considerando a norma estabelecida e as observações foi possível determinar a massa específica do agregado miúdo por meio do frasco Chapman. Este relatório tem como objetivo o aprendizado e o conhecimento de como determinar a massa específica do agregado miúdo por meio do frasco Chapman, realizando o experimento necessário. MATERIAL E MÉTODOS APARELHAGEM

Upload: gabriela-teixeira

Post on 29-Nov-2015

58 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Frasco Chapman

UNIPAM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS

CURSO DE ENGENHARIA CIVILRESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II

DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA DO AGREGADO MIÚDO POR MEIODO FRASCO CHAPMAN - NBR 9776

Grupo: Alex Henrique; Pedro Henrique; Jean Carlos; Diego Rodrigues; Rafael Caixeta; Cássio Silva,

Graduandos em Engenharia Civil-6º período- Turma A, do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM;

SHEILLA PEREIRA VIEIRA, professor do curso de Engenharia Civil, matéria TECNOLOGIA DE

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM.

INTRODUÇÃO

A massa específica é a relação entre a massa do agregado seco e sem volume, excluindo os poros permeáveis, então é a densidade do agregado sem nenhum vazio, que não possui espaços entre os grãos. A massa específica é como se o agregado fosse totalmente comprimido de forma que não houvesse nenhum espaço (tanto internamente quanto externamente). Considerando a norma estabelecida e as observações foi possível determinar a massa específica do agregado miúdo por meio do frasco Chapman. Este relatório tem como objetivo o aprendizado e o conhecimento de como determinar a massa específica do agregado miúdo por meio do frasco Chapman, realizando o experimento necessário.

MATERIAL E MÉTODOS

APARELHAGEM• balança com capacidade de 1 kg e resolução de 1g; • frasco de Chapman. AMOSTRA 500 g do material seco em estufa (105ºC - 110ºC) até constância de massa. ENSAIO • Colocar água no frasco (até marca de 200 cm3); • Introduzir 500g de agregado seco; • Agitar até eliminar as bolhas de ar; • Efetuar a leitura do nível atingido pela água.

RESULTADOS

Page 2: Frasco Chapman

UNIPAM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS

CURSO DE ENGENHARIA CIVILRESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II

A massa específica do agregado miúdo é calculada pela seguinte expressão:

onde: ρ = massa específica do agregado miúdo expressa em kg/dm3; Ms = massa do material seco (500 g); Lo = leitura inicial do frasco (200 cm3); L = leitura final do frasco. A umidade do agregado miúdo é calculada pela seguinte expressão:

h=( (L−200 )∗ρ )−500

ρ (700−L)onde: h = teor de umidade (%);ρ = massa específica do agregado miúdo expressa em kg/dm3; L = leitura do frasco (cm³).

DETERMINAÇÃO 1º 2ºMs MASSA DE AREIA SECA (g) 500 500Lo LEITURA INICIAL (cm³) 200 200L LEITURA FINAL (cm³) 393 390

ρMASSA ESPECÍFICA (Kg/dm³) 2,591 2,632

VALOR MÉDIO (Kg/dm³) 2,611

DETERMINAÇÃO 1º 2ºMs MASSA DE AREIA SECA (g) 500 500Lo LEITURA INICIAL (cm³) 200 200L LEITURA FINAL (cm³) 393 390ρ MASSA ESPECÍFICA (Kg/dm³) 2,611 2,611

hUMIDADE (%) 62,90 61,30

VALOR MÉDIO (%) 62,10

Page 3: Frasco Chapman

UNIPAM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS

CURSO DE ENGENHARIA CIVILRESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II

Portanto: ρ = 2,611(Kg/dm³) e h = 62,10%

CONCLUSÕES

A massa específica é a relação entre a massa do agregado seco e sem volume, excluindo os poros permeáveis, então é a densidade do agregado sem nenhum vazio, que não possui espaços entre os grãos. A massa específica é como se o agregado fosse totalmente comprimido de forma que não houvesse nenhum espaço (tanto internamente quanto externamente). Considerando a norma estabelecida e as observações foi possível determinar a massa específica do agregado miúdo e a umidade por meio do frasco Chapman. 

REFERÊNCIAS

* ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 9776 - Agregados - Determinação da massa específica de agregados miúdos por meio do frasco Chapman.* ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 7211 - Agregados para concreto - Especificação.* ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 7216 - Amostragem de agregados - Procedimento.