fotossintese elizangela-renata-andreia

13
A teoria na prática Ciências : fácil ou difícil Editora Biruta Nélio Bizzo

Upload: elizangela-mendonca-martins

Post on 29-Jul-2015

316 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A teoria na prática

Ciências : fácil ou difícilEditora Biruta Nélio Bizzo

“A energia para plantas e animais”

O sol e a fotossíntese

Subir uma escada, fazer um automóvel rodar e até mesmo pensar são atividades que requerem energia. Quando nos alimentamos estamos nos abastecendo de energia que está armazenada nos alimentos e que será transformada dentro de nosso corpo.

Todo ser vivo precisa de água e energia. Os animais tiram a energia dos alimentos que comem (e algumas plantas carnívoras, também).

As plantas fabricam seu próprio alimento. Absorvem a luz solar e um gás, o gás carbônico. A luz solar e o gás carbônico unem-se à água e a um elemento químico das plantas, a clorofila. Tudo isso constitui o alimento da planta, um açúcar chamado glicose. Ao mesmo tempo, a planta libera oxigênio pelas folhas. Esse processo é chamado de fotossíntese.

Ideias e Atividades

A vida em garrafa;Plantas carnívoras se alimentam de luz

Comentários gerais

A progressão conceitual dos alunos deverá ser registrada pelo professor, que deverá procurar indícios de níveis crescentes de compreensão.

O sentido de termos específicos, como “alimento” e “respiração”, deverá ser continuamente aferido pelo professor.

“O ar e suas propriedades”.

Recebe oxigênio

Libera gás

carbônico

Para haver queima, é necessário que haja oxigênio. A queima de qualquer material exige que o oxigênio seja retirado do ar, “queimado”. Ao ar é devolvido o gás carbônico.

Tudo se transforma

O primeiro cientista que percebeu que a plantas eram capazes de tornar o ar respirável foi um inglês chamado Joseph Priestley, que chamou de “ar perfeito” aquele ar que podia manter a respiração dos animais.

Lavoisier percebeu que a fórmula criada por Priestley(aquecimento de óxido de mercúrio), é outro componente do ar,e batizou o gás descoberto por Priestley com o nome de “oxigênio”.

Lavoisier cunhou a celebre frase “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”.

É possível investigar ao ar e suas propriedades em sala de aula, entendendo um pouco do trabalho de Lavoisier e, além disso, verificar como é possível criar, verdadeiramente, conhecimento na sala de aula.

Ideia e Atividades

A chama da vela

Comentários gerais

As atividades sugeridas nesta atividade trazem uma série de desafios, entre os quais o mais importante talvez seja o de mostrar o papel ativo do professor e do aluno diante do conhecimento veiculado ativamente por materiais didáticos.

Professor e alunos podem explorar suas ideias nas aulas de ciências, desenvolvendo seus conceitos, sua atitudes e sua maneira de agir.

Referências Bibliográficas:

BIZZO, Nélio. Ciências : fácil ou difícil Editora Biruta

Site: Google imagens

http://elizangelaneoqeav.blogspot.com.br

Córrego do Ouro – Goiás 2014Escola Municipal Ana Morato Professoras responsáveis: Elizangela Delfino Mendonça Martins Andréia Rodriguês dos Santos Renata Silva