fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

26
Fotorreportagem das atividades desenvolvidas EB1/JI das Galinheiras Ano letivo 2011/2012

Upload: eb1ji-galinheiras

Post on 09-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2010/2011

TRANSCRIPT

Page 1: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

Fotorreportagem das atividades desenvolvidas

EB1/JI das Galinheiras

Ano letivo 2011/2012

Page 2: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

“Não há uma segunda oportunidade para causar uma primeira boa

impressão”

Esta máxima esteve na base da iniciativa de levar a efeito o 2.º Seminário para Assistentes Operacionais desta Escola, que contou, este ano, com a participação de quatro elementos da Escola D. José I, sede deste Agrupamento de Escolas. Num encontro informal, em que se partilharam experiências e se ouviram contributos para uma melhor compreensão das dificuldades em presença, foi abordado um vasto leque de atitudes e competências indispensáveis a uma relação de comunicação eficaz, à projeção da imagem e à construção de uma boa reputação. O elevado interesse demonstrado pelo tema resultou no agendamento de um novo encontro, a realizar no 2.º período letivo. O seminário, que durou um dia, procurou valorizar o papel específico dos auxiliares de ação educativa, na perspetiva da melhoria do desempenho profissional. A iniciativa visou, genericamente, contribuir para uma melhoria das práticas de comunicação interna e externa com diversos públicos, em contexto escolar, de forma a dotar estes profissionais de competências específicas para o desempenho das suas funções, sem as quais, por vezes, resulta a fraca imagem profissional que persiste, impedindo os AO de serem verdadeiros agentes ativos do processo educativo.

Page 3: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

Mensagem do Subcomissário Vítor Rodrigues

Recebemos com sincera tristeza a mensagem de correio eletrónico do nosso querido amigo Subcomissário Vítor Rodrigues, Comandante da 41.ª Esquadra – Bairro da Cruz Vermelha- Musgueira. Também nós, docentes e assistentes operacionais, gostaríamos de deixar registado o prazer que tivemos em colaborar com ele e de salientar a disponibilidade e o profissionalismo que demonstrou ao longo dos vários encontros de trabalho que mantivemos. Novos desafios se lhe apresentarão, mas, para nós, será recordado como alguém com um profundo conhecimento do tecido social desta comunidade, que soube gerir com sobriedade e alto sentido cívico. É, pois, uma perda para a comunidade, que não podemos deixar de lamentar. Mas, como afirmou Gandhi, “temos de nos tornar na mudança que queremos ver” e o Subcomissário Rodrigues faz, como nós queremos fazer, parte da mudança! Um sentido obrigado! Deixamos aqui transcrita a amável mensagem que nos enviou: “Bom dia, Professora Paula. Quero informá-la de que fui transferido de serviço no dia 10 de Agosto, para o Núcleo de Deontologia e Disciplina do COMETLIS, sita na Av. António Augusto de Aguiar, nº 20, 7º Andar-Lisboa. Foi com muito orgulho que tive o prazer de conviver com a comunidade escolar de toda a área da Esquadra e em especial com a senhora. Nessa Escola senti uma brisa de ar saudável, onde existia o rigor da disciplina, alegria, vontade de vencer e muito humanismo. Que bom que seria se assim fosse sentido neste nosso Pais. Quero dizer-lhe que vou ter muitas saudades vossas e que me encontro disponível para o que for necessário. Os meus cumprimentos Vítor Rodrigues”

Page 4: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

Boas Vindas à Biblioteca

“Há o hábito de

pensar que se entra

numa biblioteca para

procurar um livro.

Não é verdade. Sim,

por aí se começa, mas

o que na realidade se

procura é a

aventura.”

Humberto Eco Este ano, acreditamos ter alguém que corporizará este pensamento. A comprová-lo, a excelente primeira abordagem que a Professora Rita Borges teve junto dos alunos desta Escola. Alegria, criatividade, empenho e, sobretudo, uma enorme capacidade de passar a mensagem de que a brincar se aprendem coisas muito sérias.Vimos como uma obra pode ser trabalhada para diferentes faixas etárias e ser sempre motivadora e inovadora. Parabéns e obrigada, Professora Rita, em nome de todos os meninos que participaram nesta atividade tão imaginativa.

Page 5: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

Dia Mundial da Alimentação - “Bem Comer para Bem Viver…”

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, realizámos uma palestra, proferida pelo Professor Paulo Malhão, na qualidade de coordenador dos projectos em curso na Escola. Foi assim possível abordar e discutir com os alunos questões tão prementes como a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo e o encorajamento à participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida, numa linguagem acessível a todas as crianças. Procuramos com esta iniciativa, que se insere no nosso subprojeto “Bem Comer para Bem viver…” a promoção de estilos de vida saudáveis e sustentáveis, uma melhor consciencialização das questões da fome que assola várias regiões do Mundo, bem como as questões da segurança alimentar e prevenção de acidentes. Desta forma foi possível analisar para além do vídeo que foi projetado o conteúdo do livro “O Meu Primeiro Livro de Receitas”, gentilmente cedido pela Dra. Gregória Paixão von Amann, Coordenadora do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes, DGS.

Page 6: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

RTP faz cobertura de lançamento de livro de mediador de etnia cigana

Tivemos o grato prazer de assistir ao lançamento, na nossa Escola, do livro “História do Ciganinho Chico”, da autoria do mediador de etnia cigana Bruno Gonçalves. A sessão teve lugar no nosso Centro de Recursos e participaram, além dos alunos das turmas dos 3.º e 4.º anos, todos os alunos da referida etnia. A história visa um maior esclarecimento acerca da origem e da cultura do povo cigano e é uma edição do Centro de Estudos Ciganos. A obra surge, segundo o autor, para “colmatar uma lacuna de que os manuais escolares enfermam, que é a de não contemplarem nos conteúdos programáticos qualquer alusão à cultura cigana”. De acordo com Bruno Gonçalves, "também era notório o desconhecimento dos meninos ciganos sobre as suas origens e sobre o percurso do povo cigano ao longo dos séculos". O autor iniciou a sua vida de mediador há mais de 10 anos, numa escola em Coimbra, e foi o testemunho dessa experiência que transportou para o livro. Concebido numa linguagem acessível às crianças do 1.º ciclo, visa contribuir para um dos pilares da Escola: o de transformar o saber experimental em saber explícito, logo, em conhecimento. Esta iniciativa vem ao encontro do tema já abordado no nosso ciclo de palestras “Dois dedos de Conversa…”, que no ano letivo transato trouxe a esta Escola a socióloga Professora Doutora Maria Cortez, para uma conferência subordinada ao tema “Cultura cigana ou só Cultura?” e que reuniu mais de uma centena de participantes.

Page 7: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

Alunos participam no Festival Europeu de Música e Aventura – Centro Cultural

de Belém

O BIG BANG é um projecto internacional que envolve parceiros de cinco países diferentes: Bélgica, Portugal, Noruega, França) e (Hungria. Apoiado pelo Programa Cultura da União Europeia, este festival visa a criação de uma plataforma de encontro de compositores, músicos, performers e seus projectos de criação, tanto portugueses como europeus, de forma a estimular e contribuir para a criação e apresentação de música contemporânea de qualidade para crianças. O BIG BANG é inspirado pelo Festival Oorsmeer e em Lisboa, será co-organizado pelo CCB/Fábrica das Artes e pela Zonzo Compagnie. Este convite endereçado a professores (no caso Professoras Joana Pereira e Mária Nicolau) decorreu no âmbito do Programa de Educação Estética e Artística da Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, que as mesmas frequentam Foi uma viagem aliciante de descoberta partilhada, destinado a crianças e adultos que as acompanham.

Page 8: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

Escola acolhe workshop de GoalBall

Associação Grupo Esperança Direitos Iguais (AGEDI), organizou um Workshop de GoalBall - desporto praticado por pessoas com deficiência visual – com a colaboração da equipa da Associação Olhar Ativo de Sintra e da EB1/JI Galinheiras. Esta atividade decorreu no ginásio da EB1/JI Galinheiras. Iniciou-se com uma explicação sobre as regras do jogo e uma demonstração da modalidade por parte da equipa da Associação Olhar Ativo, que veio acompanhada pela treinadora. Após esta demonstração os alunos (2 turmas do 4º ano, 1 turma do 3º ano e 1 turma do 2º ano) da escola tiveram oportunidade de jogar, e de vivenciar as dificuldades deste tipo de desporto. O goalball requer concentração por parte dos atletas e também silêncio dos espectadores, já que a audição é um dos sentidos que permite o bom desempenho dos atletas. Os alunos depressa se habituaram e quase todos eles quiseram repetir a experiência. Esta atividade visou mobilizar os alunos para a prática de um desporto inclusivo e direcionado para a deficiência visual. Permitiu, também, desenvolver uma articulação entre a AGEDI e a EB1/JI Galinheiras e demonstrar que uma deficiência não é limitativa para a prática de desporto, e que através do desporto as pessoas com deficiência conseguem uma maior integração na sociedade. Texto da responsabilidade da AGEDI

Page 9: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

Passaporte Escolar apoia visita ao “Amadora BD”

Afim de adquirem uma visão sobre o universo da Banda Desenhada os nossos alunos aceitaram o convite do “Passaporte Escolar”. A Promoção da Leitura em especial da Banda Desenhada esteve na base da nossa opção pedagógica em realizar esta visita. Aspetos como: Promoção da Banda Desenhada e das Artes que lhe são próximas, Ilustração, Cartoon, Cinema de Animação foram motivo de curiosidade e aprendizagem das crianças. Porque os tempos são difíceis, nada mais oportuno que dedicar esta 22.ª edição ao “Humor na Banda Desenhada” e nós acrescentamos; no “quotidiano escolar dos nossos alunos” Foi pois com o maior interesse que os meninos, do JI e 1.º Ciclo percorreram e interagiram com esta louvável iniciativa. Viva o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora

Page 10: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

Peça de teatro “Zeca e Alice no País Desmaravilhas”

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa desenvolve-se no âmbito do programa de educação ambiental “Lisboa Limpa Tem Outra Pinta” e está integrada na oferta educativa para o ano lectivo 2011-2012. A peça, que tem a duração de cerca de 40 minutos, recorre ao imaginário infantil, fazendo uma incursão bem-humorada pelo célebre conto de Lewis Carroll (Alice no País das Maravilhas). A história tem por base conceitos ligados à temática ambiental como a limpeza da cidade, a prevenção da produção de resíduos, a separação e a reciclagem. As personagens principais são o Zeca Limpão, já conhecido no âmbito do programa “Lisboa Limpa Tem Outra Pinta” agora transformado em eco-herói e a sua inesperada irmã Alice. Foi pois neste ambiente “ecológico” e alegre que recebemos os colegas da Escola Maria da Luz de Deus Ramos, e os professores que os quiseram acompanhar, facto que nos encheu de alegria! Por aqui acreditamos que a amizade e a sã camaradagem é também um bem a preservar, como o belo “Planeta Azul”. Certo? Obrigada atores, obrigada Gentil!

Page 11: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

Atual e ótima a preleção de Malaca Casteleiro

No nosso 2.º Ciclo de Palestras “Dois Dedos de conversa…”, tivemos o privilégio de contar como orador o Professor Doutor João Malaca Casteleiro, prestigiado linguista, docente jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e coordenador científico do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea e do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, que encantou uma plateia entusiástica e tão numerosa que esgotou a lotação da sala. A assistência, composta maioritariamente por docentes, alunos de mestrado em Linguística, alunos do 5.º ano de escolaridade, pais e assistentes operacionais, teve oportunidade de colocar as suas dúvidas e de expor críticas ao Acordo, que tanta polémica tem suscitado. No final, foi servido o já tradicional “chá de palestra”.

Page 12: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

EB1/JI das Galinheiras colabora com Centro de Saúde do Lumiar

O Plano Nacional de Vacinação é o calendário de toma de vacinas recomendado pelas autoridades de saúde em Portugal. É recomendado que as vacinas devam ser tomadas numa base de rotina, bem como as respetivas idades de vacinação. As vacinas incluídas no PNV são administradas universal e gratuitamente ao maior número possível de crianças, não existindo barreiras para a sua administração, exceto, evidentemente, no caso em que um indivíduo tenha contraindicações médicas. Foi com base neste pressuposto que a Enfermeira do Centro de saúde do Lumiar, Isabel Vilaça, e a EB1/JI Galinheira se juntaram no sentido de proceder à atualização do processo de vacinação de todos os alunos(*) da escola. Desta forma foi possível, através da unidade móvel, e após um levantamento exaustivo das situações, vacinar todas as crianças que se encontravam em situação irregular. http://www.vacinas.com.pt/pt/calendario-nacional/ (*) só estão publicadas as fotos dos alunos cujos pais para esta situação específica deram autorização.

Page 13: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

Fundação Montepio convida alunos desta Escola a entrar n’O Mundo Mágico de Jack

Numa clara conjugação entre a responsabilidade social de uma instituição e a aposta na abertura às diferentes formas de cultura, que o nosso Plano Anual de Atividades reflete, foi possível que toda a Escola assistisse a um momento único de arte teatral, extraordinariamente bem interpretado pelo Teatro Infantil de Lisboa - TIL. João e o Pé de Feijão é um conto de fadas publicado, pela primeira vez, em Londres, por Benjamin Tabart, sob o título A História de Jack e o Pé de Feijão. Para resumir o enredo, poderíamos começar pelo tradicional: era uma vez… quando Jack nasceu... há muitos, muitos anos... Os pais viviam num lugar que, nessa altura, era uma terra de ninguém! Esse lugar tinha tudo... que mais podiam desejar? E todos se davam bem, cultivavam, partilhavam e a felicidade era tanta que ao fim do dia cantavam! Mas um dia, um triste dia, algo estranho aconteceu... Relâmpagos, trovoada! Dizem que a terra tremeu... Foi então que perceberam, que tudo estava diferente! Dos terrenos cultivados não havia nem sinal e os animais fugiram, algumas casas caíram... Foi então que perceberam que tudo estava diferente! Foi nesse dia distante... pois, foi mesmo nesse dia... que o nosso Jack nasceu… e a magia ficará para sempre nos nossos corações. Obrigada TIL, obrigada Fundação Montepio!

Page 14: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

Visita a “O Mundo dos Dinossauros"

O programa de atividades natalícias, que já incluiu uma ida ao Teatro Armando Cortez, para assistir à peça “O mundo mágico de Jack”, prosseguiu com uma visita a “O Mundo dos Dinossauros", grande exposição patente na Fábrica Nacional de Cordoaria (na zona de Belém), com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. “O Mundo dos Dinossauros” compõe-se de figuras de animais em escala real e interativas com a presença e o movimento dos visitantes, tornando-a mais dinâmica e apelativa. Proporcionámos, assim, aos nossos alunos uma oportunidade única de realizarem uma viagem didática e espetacular, por entre cenários de florestas, bosques e desertos, que transportam a nossa imaginação até milhões de anos atrás, quando os dinossauros dominavam o planeta Terra. Vimos bem de perto os grandes répteis do “Parque Jurássico”, como os fantásticos Velociraptor, Oviraptor e T-Rex, este, claro, o mais procurado pela pequenada.

Page 15: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

Associação de Pais (APEAL) promove Rugby em meio escolar

As escolas são locais privilegiados para a abordagem e prática de todos os desportos. O rugby como desporto coletivo não é exceção à regra. A prática do rugby na escola, à partida encontra-se "limitada" a pisos duros, o contacto, fator fundamental no processo de ensino - aprendizagem, terá que ser orientado para a educação de conduta de comportamento, por forma a garantir as condições de segurança individual e de grupo. Nada disso foi impeditiva para que tivéssemos passado uma manhã de experiências inesquecíveis Assim, na passada terça-feira, o Rugby na Alta de Lisboa esteve presente na nossa escola, fazendo uma demonstração da modalidade. Explorando novos territórios e acedendo a um convite por nós formulado, três treinadores passaram a manhã dando a conhecer o rugby e permitindo que todos os alunos do 1º ciclo experimentassem a modalidade, (mesmo os mais pequenos do JI tiveram a oportunidade de fazer alguns jogos com a bola de rugby. Devido à riqueza de situações que o rugby proporciona, consideramos ser uma iniciativa louvável por parte da Associação de Pais das Escolas da Alta de Lisboa, uma vez que este tipo de modalidade constitui um meio formativo por excelência.

Page 16: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

“Lanche Partilhado” junta 103 pais e a comunidade sénior

As festividades de Natal, que se iniciaram com uma visita à Fundação Gulbenkian e prosseguiram com uma ida ao Teatro, uma visita à exposição dos Dinossauros, um festival de Rugby juvenil, um espetáculo oferecido pela Junta de Freguesia da Ameixoeira (com a participação de Sérgio Batista, considerado pelos críticos um dos melhores ventríloquos do mundo), culminaram com o já tradicional “Lanche Partilhado”. Partilhar significa dividir, repartir, compartilhar, participar, distribuir… Procurámos, assim, enfatizar que o ato de partilha não se refere só a coisas, mas também ao tempo, à convivialidade, à criatividade, visando reforçar a promoção de aprendizagens de carácter social, emocional, cívico e afetivo. Estas atividades, que envolveram toda a Escola num verdadeiro espírito natalício e que, durante duas semanas, incluíram palestras, debates, conversas, entre outras iniciativas relacionadas com a temática da Família, célula fundamental do desenvolvimento das relações, que se querem próximas e profícuas, terminaram em festa! E foram de afetos as horas que se viveram no nosso lanche partilhado de Natal. Uma vez mais, a generosidade e a adesão dos pais (103) superaram as melhores espectativas! Tivemos, ainda, o privilégio de contar com a Senhora Presidente da Junta de Freguesia, que se juntou a nós nesta Festa de Natal.

Page 17: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

Natal 2011 junta amigos em animado jantar

Finalizámos o primeiro período letivo com uma animado jantar de Natal, num restaurante da moda da nossa bela cidade de Lisboa. Alegria, boa disposição e um convívio saudável pautaram a noite. A equipa está mais forte e mais unida que nunca! Ficaram as saudades das colegas que saíram (por imperativos pessoais ou profissionais). As nossas companheiras Isabel Miguel, docente, e Idalinda, AO, não estiveram fisicamente, mas participaram em espírito; recordámo-las num brinde através da frase da escritora Allessandra Melo - "A amizade é como as estrelas; mesmo à distância elas brilham!” Brindámos ao Natal e ao Novo Ano e desejámos que, nos tempos difíceis que se avizinham, saibamos manter esta alegria de viver e este sentimento de pertença, partilha e amizade, o que tornará tudo mais simples e belo. Bom Ano 2012!

Page 18: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

Ser Idoso e a Gerontologia Social

Com a presença da Senhora Presidente da Junta de Freguesia da Ameixoeira, Maria Albertina Ferreira, realizámos mais uma das nossas palestras “Dois Dedos de Conversa…”, desta feita proferida por Vasco Fernandes, aluno finalista do Curso de Gerontologia Social. Os objetivos definidos num texto do Prof. Doutor Joaquim Marujo, Coordenador do Curso de Gerontologia Social, da Escola Superior de Educação João de Deus, espelham bem a importância e a necessidade de se dar a conhecer esta temática. Pela qualidade da palestra, pela profundidade na abordagem do papel dos idosos na sociedade contemporânea, bem como pela disponibilidade para responder a todas as questões ao longo do debate, os nossos sinceros agradecimentos. Com o seu contributo voluntário, ficámos mais “ricos” enquanto pessoas e enquanto profissionais da Educação. Obrigado Vasco. Esta Escola estará sempre disponível para o receber!

Page 19: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

EB1/JI escolhida para estudo internacional sobre hábitos alimentares

Este projeto sociológico, coordenado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, tem como objetivo analisar os hábitos alimentares das crianças na escola e em casa, e a forma como aderem ou não ao serviço de refeições escolar. Questões como - Quais os pratos favoritos? O que gostam mais de comer? O que mais detestam comer? Como comem? Com quem comem? Que conhecimentos têm sobre os animais, legumes e frutas?, são algumas das interrogações abordadas no estudo. Realizámos a primeira parte - um grupo de discussão com crianças, em que estes temas foram tratados. No mesmo dia, decorreu, também, um grupo de discussão com os pais/encarregados de educação, para se perceber o grau de satisfação relativamente ao serviço de refeições, as suas opiniões e pontos de vista em relação à alimentação em geral, e à alimentação saudável em particular. A intenção do projeto reside em compreender os vários pontos de vista e não fazer juízos de valor sobre os hábitos alimentares, tanto das crianças como das suas famílias. Compreender e não julgar, analisar sem impingir formas mais saudáveis de comer, são objetivos fundamentais desta iniciativa coordenada pela investigadora Mónica Truninger. Daremos mais notícias por ocasião da segunda etapa…

Page 20: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

Associação de Andebol de Lisboa assina protocolo com a nossa Escola

Na sequência da dinâmica comunitária resultante dos Mini-Jogos da Lusofonia e no quadro de uma estratégia de aproximação entre as entidades locais, nomeadamente as Escolas e as Associações de Base Local, teve início, no mês de Abril de 2009, no Centro de Atletismo das Galinheiras, uma Escola de Andebol dirigida aos alunos deste estabelecimento. A iniciativa contou com o apoio da Associação de Andebol de Lisboa, tendo sido assinado um protocolo entre as três instituições: a EB1/JI Galinheiras, o Centro de Atletismo das Galinheiras e a Associação de Andebol de Lisboa. Para o futuro, aqui fica registado o momento da assinatura do acordo de colaboração entre as partes envolvidas.

Page 21: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

Viagem virtual ao Kruguer Park

O Kruguer Park é o maior parque nacional da África do Sul, com 19 mil km quadrados, um santuário da vida selvagem africana e o mais visitado por turistas em busca de safaris fotográficos. Foi o que fez o nosso amigo Professor Doutor Pedro Fidalgo, que, tendo ali obtido dezenas e dezenas de imagens, nos fez a surpresa de vir à Escola mostrá-las. Foi uma manhã passada a descobrir e a valorizar a biodiversidade, em que aprendemos como vivem os hipopótamos, girafas, zebras, leões, elefantes, búfalos, leopardos, entre outros animais, e bem assim como é o seu habitat natural. Obrigada Professor Pedro, principalmente por ter querido voltar à nossa Escola. Através dos seus olhos e da sua câmara, viajámos pela reserva do Kruger e pela vida dos animais em LIBERDADE!!!

Page 22: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

O espírito do Carnaval “visitou” a nossa da Escola

Este ano, inspirados no tema “Vamos reciclar as máscaras”, vivemos e convivemos um dia especial. A ideia, simples, consistiu em que as “fantasias” do ano anterior fossem trocadas entre colegas. Assim, foi possível que todos tivessem a sua máscara, porquanto alguns meninos decidiram adquirir uma nova deixando a sua antiga para a referida troca. Criámos o nosso mundo de fantasia, onde nem faltaram as “anjinhas”, a provarem que continuamos nesta Escola, a “viver no céu”! Para alegrar e colorir ainda mais a festa, a Profª Maria Prata convidou uma amiga, que produziu belíssimas pinturas faciais e ensinou alunos e professores a criar figuras com balões. Vejam e partilhem os vossos comentários. Até para o ano!!!!

Page 23: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

“Palestras de Palmo e Meio…” traz equipa de Arqueólogos à

nossa Escola Humanos modernos – Homo sapiens – viveram milhares de anos antes de começarem a escrever a sua história. O período antes de começarmos a rabiscar os nossos pensamentos na pedra e no papel (o que os historiadores chamam pré-história) pode ser revelado apenas por meio da pesquisa, da descoberta e da interpretação das coisas materiais que os nossos ancestrais deixaram para trás. Foi para nos falarem de tudo isto que uma equipa de arqueólogos, coordenada pela Professora Doutora Lucy Evangelista, membro da ERA-Arqueologia, em linha com a política de Responsabilidade Social desta organização se propõe sensibilizar para a importância do conhecimento do passado, ajudar a encontrar vestígios de anteriores ocupações neste território e a dotar a comunidade, incluindo públicos escolares, de conhecimento para participar nestas ações de descoberta. Esta iniciativa contou com o apoio em parceria com o K’Cidade.

Page 24: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

Encontro com a escritora Luísa Ducla Soares

Convidar escritores para apresentarem a sua obra e debaterem com os alunos o seu conteúdo continua a ser um dos objetivos desta iniciativa. Entretanto, já tivemos o grato prazer de receber uma das maiores escritoras de literatura para a infância - Luísa Ducla Soares. Neste encontro, juntaram-se a nós as alunas do Mestrado de Literatura Infantil da Escola Superior de Educação João de Deus, acompanhadas pela coordenadora do Mestrado, a Professora Doutora Violante Magalhães. A receção à autora foi preparada com semanas de antecedência. Por um lado, com o trabalho desenvolvido pela Profª Rita Borges, responsável pela dinamização da nossa Biblioteca, que apresentou de forma lúdica e criativa a obra aos alunos da Escola; e por outro, pelos docentes, que recriaram e “recontaram” as obras que os alunos elegeram para serem abordadas e aprofundadas na turma. No final, oferecemos à escritora não só um ramo de flores, adquirido com a verba apurada no “Mealheiro para a Luisinha”, que cada turma organizou, como deliciosos scones confecionados pelos pais/alunos que participam, neste momento, no projeto “Bem comer para bem viver…” tendo os ingredientes sido gentilmente oferecidos por pais, professores e educadoras da nossa Escola.

Page 25: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

Dia da Árvore e da Floresta comemorado em festa!

A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso. A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913. Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra. Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal. Fonte: ICN (http://www.icn.pt/). Este ano, e uma vez mais, contámos com a colaboração e presença, sempre disponível da Presidente nossa Junta de Freguesia (Ameixoeira). Este ano plantou-se um belo jacarandá!

Page 26: Fotorreportagem das atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012 (até março)

“Chuva de Perguntas” – Visita ao Museu Berardo

Os alunos do 2.º ano da Professora Maria Prata, deslocaram-se ao Museu Berardo para participarem na atividade “Chuva de perguntas”. Esta atividade pedagógica desenvolvida para grupos escolares insere-se no conceito PARTICIPAR, que procura encorajar o diálogo entre a Escola e o Museu. Tendo como premissa que “as perguntas são como a água, não conseguimos viver sem elas”, pé ante pé, caminharam por entre as perguntas que vão surgindo no Museu Berardo. O desafio foi o de descobrir se existe só uma resposta para todas as perguntas. Foi isso que os alunos partiram à descoberta… De forma lúdica e muito interativa as responsáveis por acompanhar os alunos transformaram a visita num momento inesquecível para estas crianças.