fotografia luz

21
Fotografia Luz Iluminação

Upload: sergioborgato

Post on 20-Jun-2015

3.731 views

Category:

Design


0 download

DESCRIPTION

ILUMINAÇÃO.

TRANSCRIPT

Page 1: Fotografia luz

Fotografia Luz

Iluminação

Page 2: Fotografia luz

PLANO FOTOGRÁFICO Fotografar se torna mais gratificante se seus resultados correspondem ao

objetivo desejado: ângulo escolhido perfeito; iluminação com o efeito especial imaginado; realce da beleza do rosto em close; desfocalização proposital do fundo para um ponto de interesse no primeiro plano, destacando-o dos demais.

Estas informações básicas e registro de imagens mostram, de forma ordenada e simples, os principais conhecimentos da arte fotográfica.

Fotografia vem do grego e significa escrever com a luz.

A luz é, portanto, o elemento mais importante da fotografia, ao lado de mais quatro elementos básicos:

1. Assunto2. Câmera3. Filme4. Processamento (revelação)

Para uma foto perfeita, é necessário dominar esses elementos básicos, tendo seu pleno controle

Page 3: Fotografia luz

CONTROLANDO A LUZ

Modo de medir a luz

A seleção de medida da luz pode ser: Multipontos: Faz uma avaliação de

exposição em toda a cena. Central: Faz uma avaliação de exposição

na região central da cena. Pontual: Faz uma avaliação de exposição

no centro da cena.

Page 4: Fotografia luz

O FOCO Existem duas posições de ajuste: Auto ou Manual. Multi-zona: Faz uma avaliação do foco em toda a cena. Central: Faz uma avaliação do foco na região central da cena. Pontual: Faz uma avaliação do foco no centro da cena.

Balanço de branco

Recurso disponível capaz de calibrar o branco em relação às diversas fontes de iluminação, equilibrando as cores das fotos. Os ajustes podem ser:

Auto Luz dia Tungstênio Fluorescente Nublado Manual

Page 5: Fotografia luz

LUZ NATURAL

A luz natural é proporcionada pelo sol, que pode incidir diretamente ou indiretamente sobre o assunto. O aspecto da luz solar pode variar de acordo o horário e o tempo, resultando nos mais diversos aspectos à sua fotografia. Ao amanhecer, por exemplo, provoca tons quentes, com cores avermelhadas ou alaranjadas que são muito agradáveis para paisagens. A intensidade da luz logo pela manhã e à tarde é mais fraca, e produz imagens com boa definição e detalhes definidos, sem exagerar no contraste.

Page 6: Fotografia luz

LUZ DURA E LUZ SUAVE

Nas primeiras horas da manhã e à tarde a luz é mais suave, ou seja, mais fraca, como também direcionada. A iluminação durante o resto do dia tem intensidade mais forte, produz imagens com sombras densas e também causa o efeito de "estourar" a imagem, em que áreas mais claras da foto perdem totalmente a definição e ficam totalmente brancas. Este tipo de iluminação é chamada de luz dura.

Page 7: Fotografia luz
Page 8: Fotografia luz
Page 9: Fotografia luz
Page 10: Fotografia luz

LUZ ARTIFICIAL O flash é o meio mais portátil e favorável de se adicionar luz

à cena. Ele ilumina a cena, corrige um contra luz e suaviza as sombras do sol. O flash pode ser embutido ou externo.

Existe um recurso de compensação do flash. (-2, -1, 0, +1, +2).

Os ajustes podem ser: Auto Preenchimento Desligado Redutor de olhos vermelhos.

O modelo indicado para fotógrafos avançados tem uma sapata para flash externo e uma saída PC para flash de estúdio.

Page 11: Fotografia luz

LUZ ARTIFICIAL

Além da luz natural, podemos usar outras fontes para iluminar nossas fotografia. Na maioria das vezes, usamos uma luz artificial quando a luz natural não é suficiente para iluminar a cena fotografada, como dentro de um ambiente fechado, ou em cenas noturnas.

Page 12: Fotografia luz

LUZ ARTIFICIAL

A fonte de luz artificial mais usada é o flash eletrônico. Atualmente, todas as câmeras amadoras e semi-profissionais já tem um embutido no corpo da câmera, e funciona de maneira automática. Qualquer outra fonte de luz pode ser usada para iluminar uma cena a ser fotografada, como um holofote, lâmpadas, velas... São as chamadas "fontes de luz contínua".

Page 13: Fotografia luz

LUZ ARTIFICIAL

Um detalhe importante que deve-se observar quando se usa iluminação artificial é a temperatura de cor. Ela é medida em graus Kelvin e indica. A luz do meio-dia, com temperatura de 5500º Kelvin, é a que mais se aproxima da luz branca.

Page 14: Fotografia luz

DICAS IMPORTANTES

Segure a câmera com firmeza Aproxime-se do assunto Escolha um fundo neutro e

simples Mantenha as pessoas entretidas Componha um cenário Observe a luz Escolha um ângulo diferente Congele a ação Capture sentimentos Faça experiências

Page 15: Fotografia luz

POSIÇÃO PARA FOTOGRAFAR

Segure a câmera com firmeza Uma mão sem firmeza apertando o botão disparador da câmera produzirá uma foto tremida. Segure firmemente a câmera com as duas mãos. Mantenha os braços junto ao corpo para dar maior firmeza. Aperte suavemente o botão disparador. As fotos sairão nítidas.

Page 16: Fotografia luz

OBSERVE A LUZ A iluminação tem uma influência decisiva

em sua foto. Estude a luz antes de tirar a fotografia, como os tons dourados de um amanhecer ou pôr-do-sol. Verifique como a direção da luz afeta o assunto: luz frontal (o sol atrás de quem está fotografando), para obter fotos brilhantes e nítidas; iluminação por trás (o sol por trás do assunto), para criar silhueta; iluminação lateral (o sol iluminando um dos lados do assunto) para mostrar a textura do assunto.

Page 17: Fotografia luz

SENSIBILIDADE DO FILME O filme é capaz de gravar imagens devido a sua

sensibilidade à luz. Esta sensibilidade é expressa como um número de “sensibilidade” ISO do filme. Quanto mais alto o número, “mais rápido” é o filme. Filmes mais rápidos necessitam de menos luz para fotografar.Filmes mais lentos na faixa de ISO 100 são adequados para uso em ambientes abertos sob a luz do sol.Para obter a versatilidade máxima e todos os aspectos - movimentos rápidos, ambientes externos de luz baixa e fotografia em ambientes fechados - recomendamos um filme de ISO 400 - 1600.

Page 18: Fotografia luz

AUMENTE A SENSIBILIDADE PARA EVITAR O EFEITO BORRADO

Ao fotografar sem flash em iluminação insuficiente, a velocidade de disparo lenta torna difícil evitar a trepidação da câmera e borrar o objeto em movimento. O aumento da sensibilidade minimiza os borrões. ISO100 e ISO800

Page 19: Fotografia luz
Page 20: Fotografia luz
Page 21: Fotografia luz