fórum de formação contínua e desenvolvimento de carreira de moçambique

32
24 a 26 de Outubro de 2014 www.eliteic.net Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique Maputo

Upload: elite-international-careers

Post on 07-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Guia do Fórum Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique 24-26 de Outubro de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

24 a 26 de Outubro de 2014

www.eliteic.net

Fórum deFormação Contínuae Desenvolvimentode Carreira deMoçambique

Maputo

Page 2: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique
Page 3: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique
Page 4: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

DÁ O SALTO EM SAPO.MZ

Quando o SAPO dá o salto a internet dá o salto. Quando o SAPO dá o salto a tecnologia dá o salto. A informação dá o salto, o país dá o salto, o mundo dá o salto. O SAPO deu o salto para uma imagem mais moderna, mais simples de navegar e com novos conteúdos. Vamos todos dar o salto?

O SAPO DEU O SALTO.

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

AF_Imprensa_MZ_Sapo_Salto_210x297mm_v2.pdf 1 03/10/14 17:12

Page 5: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

5Elite International Careers - Fórum de Recrutamento para Moçambique - Maputo 2014

É com muito prazer que os recebemos neste 2º Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira, nos dias 24 a 26 de Outubro de 2014!

No seguimento do sucesso dos fóruns anteriores, onde empresas e candidatos participantes tiveram experiências e resultados muito positivos, a expansão para Moçambique pareceu-nos um passo evidente a ser dado.

A entrada em Moçambique foi feita no ano de 2013 com a realização do 1º Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carrerira. Este Fórum contou com a presença 12 empresas e 700 candidatos presentes.

Nos últimos 4 meses a equipa de Recrutamento da Elite empenhou-se na atracção de potenciais candidatos, utilizando para isso diversos meios.

Como candidato seleccionado, faz parte de um grupo diverso de candidatos motivados, que abrange, desde finalistas universitários,

sem experiência de trabalho, a profissionais experientes.

Durante os dois dias do fórum, as empresas participantes estarão a divulgar as suas actividades, fornecendo informações sobre as diversas oportunidades relacionadas com aprendizagem, formação e desenvolvimento, além das suas vagas actualmente disponíveis.

Aproveito esta oportunidade para agradecer a todas as instituições e indivíduos que apoiaram a nossa iniciativa, principalmente, a todos os nossas candidatos sem esquecer a contribuição dos nossos Embaixadores em Maputo – Silas Nequice e Nuno Macheca, em Tete – Mauro Rodrigues, na Beira – Abdul Chaual e em Nampula – Eduardo Januário, que fizeram um network incansável em nome da Elite, recomendando-nos aos seus familiares, amigos e colegas.

Queria também, em nome da Elite, deixar as nossas profundas condolências à familia e amigos do nosso Embaixador Hegel

Materula, que nos deixou tragicamente. O seu espírito de cooperação e dedicação a este projecto não ficará esquecido.

Agradecemos igualmente às empresas participantes, em especial, ao patrocinador platina Vale e patrocinador ouro Hidroeléctrica de Cahora Bassa.

Utilize esta revista ao máximo pois este é o seu guia do fórum. Nas páginas seguintes encontrará informações úteis que visam tornar a sua participação mais efectiva. Não deixe de conferir as páginas mais importantes: horário das Apresentações Corporativas e as Dicas para Aproveitar o Fórum.

Fazemos votos para que tenha uma boa experiência e alcance os resultados esperados.

Com os melhores cumprimentos,Miguel Vieira,Director-Geral, Fóruns de Recrutamento

bem-vindo

Page 6: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

6 Elite International Careers - Fórum de Recrutamento para Moçambique - Maputo 2014

A equipa de recrutamento é composta por jovens dinâmicos, com experiência em recrutamento e selecção.

A Elite desempenha um papel activo no processo de repatriação de Capital Humano, especializada na procura de quadros com o objectivo de satisfazer as necessidades das empresas nacionais e internacionais nos países em que operam. Desde 2013 a Elite tem apostado no mercado Moçambicano, tentando juntar a crescente necessidade de capital humano local, presentes numa economia em forte expansão, e a crescente formação de quadros nacionais nas mais diversas áreas.

É esta a motivação para identificar estudantes finalistas e recém-licenciados com o potencial de contribuir com as competências adquiridas, bem como profissionais dispostos a partilhar os seus conhecimentos e aptidões.

A preparação para o fórum, uma etapa importante!

Para a divulgação deste Fórum, a equipa de recrutamento da Elite contou com a colaboração imprescindível dos nossos Embaixadores, espalhados por diversas Províncias Moçambicanas. Um reconhecido kanimambo a Silas Nequice, Nuno Macheca, Mauro Rodrigues, Abdul Chaual e Eduardo Januário, que trabalharam com o objectivo

de divulgar esta iniciativa para o maior número de candidatos possíveis no país.

Este Fórum teve a preparação de cerca de 12 meses de atracção e campanhas de networking, campanhas de publicidade específicas em todos os canais e redes sociais. Este ano tivémos pela primeira vez o nosso próprio spot numa rádio Universitária, aproximando cada vez mais a Elite dos nossos potenciais candidatos.

Durante este período, a equipa de Recrutamento recebeu cerca de 1200 candidaturas, as quais passaram pelo processo de triagem com o objectivo de maximizar o evento tanto para as empresas que procuram preencher as suas necessidades de recrutamento, como para os candidatos que foram convidados.

O apoio ao candidato, a grande aposta da Elite!

Ao longo de cinco anos, a Elite tem vindo a criar várias oportunidades para candidatos espalhados pelo mundo, não só a partir dos populares Fóruns de Recrutamento, mas também pelas outras iniciativas que passam por serviços de recrutamento a nível local. Assim, com este contributo, procura incentivar o desenvolvimento de carreira dos candidatos de acordo com a área de formação. Uma vez que Moçambique se tornou claramente num mercado emergente, a maior procura das empresas multinacionais concentra-se em perfis de

Engenharias, Finanças, Economia, Gestão de Recursos Humanos e Logística, para mencionar os mais procurados.

Caro candidato, aproveite esta oportunidade única!

Numa sociedade como a de Moçambique, todos os quadros contribuem muito para o desenvolvimento sócio-económico e cultural. Moçambique tem sido um país cada vez mais notável no que diz respeito à comunidade internacional.

É com grande satisfação que a Elite anuncia o seu segundo Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Careira em Moçambique. A equipa de recrutamento tem trabalhado arduamente para garantir que seja um evento de sucesso tanto para as empresas participantes como para os candidatos, reunindo num só fim-de-semana as melhores empresas com uma qualidade única de candidatos de acordo com as necessidades de recrutamento de cada empresa participante. Esperamos que aproveitem ao máximo esta iniciativa, não apenas na busca de uma oportunidade de carreira, mas também como forma de aumentar a rede de networking, exposição ao mercado laboral, troca de experiências com representantes das empresas e com outros candidatos.

Kanimambo de toda a equipa da Elite.

Parceiros Media Fornecedores Parceiros

Equipa Elite

Page 7: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

7Elite International Careers - Fórum de Recrutamento para Moçambique - Maputo 2014

Empresas Participantes

Page 8: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

COLABORE: Ofereça Mochilas e Produtos de Higiene sabonete corpo e sabão amarelo para roupa, escova e pasta de dentes

Faça-se amigo em www.facebook.com/girlmove

MISSÃOCapacitar as mulheres jovens e raparigas adolescentes para que sejam motores activos de desenvolvimento económico, social e humano na sociedade Moçambicana.

Contribuir para que as raparigas adolescentes de comunidades com poucos recursos em Nampula, tenham:• Maior acesso ao ensino secundário.• Oportunidades de qualidade e relevância para desenvolver habilidades para a vida (auto- estima, conhecimentos de higiene e saúde e oportunidades de realização pessoal)

PROJECTO PILOTOMWARUSI. Acredita em ti.

ACADEMIA DE LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO SOCIAL

A formação e a capacitação em liderança e empreendedorismo social de jovens universitárias com elevado potencial para se tornarem agentes de desenvolvimento do seu país.

Estas Mentoras da Mudança têm como trabalho de campo a formação das raparigas adolescentes no Projecto Mwarusi. Acredita em ti.

Page 9: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique
Page 10: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

10 Elite International Careers - Fórum de Recrutamento para Moçambique - Maputo 2014

Planta da Área de Stands

01 Coca-Cola Sabco Moçambique

02 Eni East Africa 03 UNICEF 04 Sasol Petroleum Temane, Lda

05 Vale Moçambique 06 Barclays Bank Moçambique, SA

07 ACIS 08 Cervejas de Moçambique

09 Girl Move 10 SAPO MZ 11 Cimentos de Moçambique

12 Hidroeléctrica de Cahora Bassa

13 Mozal 14 Banco Comercial e de Investimentos (BCI)

15 Elite

07 10

09

13

03 04

05

02

01 08

14

11

06

12

15

Page 11: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

11Elite International Careers - Fórum de Recrutamento para Moçambique - Maputo 2014

Agenda

25 de Outubro, Sábado

Horário Actividade Localização

09:15 Abertura do registo para candidatos (Sessão 1) Foyer da Sala Embondeiro

10:00 Abertura do Fórum (Sessão 1) Sala Embondeiro

10:00 – 13:30 Networking na área de stands das empresas (Sessão 1) Sala Embondeiro

10:00 – 13:30 Apresentações de Recrutamento das Empresas Sala Umbila

14:00 Abertura do Fórum (Sessão 2) Foyer da Sala Embondeiro

14:00 – 18:00 Networking na área de stands das empresas (Sessão 2) Sala Embondeiro

14:00 – 18:00 Apresentações de Recrutamento das Empresas Sala Umbila

18:00 Encerramento do Fórum Sala Embondeiro

26 de Outubro, Domingo

Horário Actividade Localização

09:15 Abertura do registo para candidatos (Sessão 3) Foyer da Sala Embondeiro

10:00 Abertura do Fórum (Sessão 3) Sala Embondeiro

10:00 – 13:30 Networking na área de stands das empresas (Sessão 3) Sala Embondeiro

10:00 – 13:30 Apresentações de Recrutamento das Empresas Sala Umbila

14:00 Abertura do Fórum (Sessão 4) Foyer da Sala Embondeiro

14:00 – 18:00 Networking na área de stands das empresas (Sessão 4) Sala Embondeiro

14:00 – 18:00 Apresentações de Recrutamento das Empresas Sala Umbila

18:00 Encerramento do Fórum Sala Embondeiro

Page 12: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

12 Elite International Careers - Fórum de Recrutamento para Moçambique - Maputo 2014

Apresentações

10:30 – 11:15Apresentação Institucional sobre a ValePaula EllerDirectora de Recursos Humanos

25 de Outubro, Sábado

11:30 – 12:15Hidroeléctrica de Cahora Bassa - O Orgulho de MoçambiqueIsabel GuembeAdministradora - Pelouro dos Recursos HumanosVanessa MangueiraDirectora de Recursos Humanos

12:30 – 13:15Processo de Seleção & RecrutamentoEni East Africa

14:30 – 15:15Juntos Moldamos o FuturoGaspar BuqueDirector de Recursos Humanos de MoçambiqueHercildo MassuanganheConsultor Sénior de Recursos Humanos

15:30 – 16:15Cimentos de Moçambique pólo de desenvolvimento localJorge ReisDirector GeralPreciosa MiamboDirectora de Recursos Humanos

16:30 – 17:15Coca-Cola Sabco Moçambique, Empresa de Classe Mundial Samuel MaputsoDirector Nacional de Recursos HumanosAna FernandesDirectora da Área de Logística

Page 13: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

13Elite International Careers - Fórum de Recrutamento para Moçambique - Maputo 2014

Apresentações

10:30 – 11:15Atraímos e Desenvolvemos pessoas para uma relação a longo prazoJosé MoranDirector de Vendas e DistribuiçãoImran EsmaelGestor de Desenvolvimento Organizacional

26 de Outubro, Domingo

11:30 – 12:15Apresentação sobre CarvãoAnivaldo ChevaneGeólogo

12:30 – 13:15Trabalhe para a UNICEF – Unidos pelas criançasKoenraad VanormelingenRepresentante – Chefe do Escritório de UNICEF em MozambiqueYolanda CorreiaChefe de Comunicação

14:30 – 15:15The GO-TO EmployerMelba JorgeHR Business PartnerIrina de MatosCommunication Manager

Sugerimos que esteja presente 5 minutos antes do início da apresentação porque o número de lugares é limitado!

15:30 – 16:15Hidroeléctrica de Cahora Bassa - O Orgulho de MoçambiqueIsabel GuembeAdministradora - Pelouro dos Recursos HumanosVanessa MangueiraDirectora de Recursos Humanos

Page 14: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

YEBOYEBOYEBO

À procura de um novodesafio profissional?

Há encontros que nos marcam para sempre.

[email protected] • +44 0207 9935 057 • +44 0207 0784 382

Registe-se hoje!empregoland.com

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

AD_EMPREGOLAND_MOZ 2014_final.pdf 1 07/10/2014 13:11

Page 15: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

15Elite International Careers - Fórum de Recrutamento para Moçambique - Maputo 2014

Funções

EMPR

ESA

Banc

o Co

mer

cial

e

de In

vest

imen

tos (

BCI)

Barc

lays

Ban

k M

oçam

biqu

e, S

A

Cerv

ejas

de

Moç

ambi

que

Cim

ento

s de

Moç

ambi

que

Coca

-Col

a Sa

bco

Moç

ambi

que

Eni E

ast A

fric

a

Hidr

oelé

ctric

a de

Ca

hora

Bas

sa

Moz

al

Saso

l Pet

role

um

Tem

ane,

Lda

UNIC

EF

Vale

Moç

ambi

que

ÁREAS DE FUNÇÃOAdministração • • • •Auditoria •Banca •Ciências do Ambiente •Ciências da Computação/ IT • • • • • •Ciências Linguísticas e Traduções •Ciências Sociais •Ciências Laboratoriais / Técnicos Laboratoriais • •Comercial • • •Comunicações Externas e Relações Internacionais •Contabilidade • • • • • •Curso Médio de Contabilidade/Finanças • •Curso Médio de Engenharia Civil • •Curso Médio de Engenharia Eléctrica/Electrónica • • • •Curso Médio de Engenharia Mecânica • • •Direito •Economia • • • •Educação • •Engenharia Alimentar •Engenharia Ambiental • •Engenharia Automóvel •Engenharia Civil • • • •Engenharia Eléctrica e Electrónica • • • • • • • • •Engenharia Industrial • • • •Engenharia Marinha •Engenharia Mecânica • • • • • • •Engenharia Mineira •Engenharia Petrolífera •Engenharia Química •Engenharia Saúde e Segurança • • •Engenharia Submarina •Finanças • • • • •Geociências •Geologia •Gestão em Consultoria •Gestão de Empresas • • •Gestão de Frota •Gestão em MBA • • •Gestão de Risco •Gestão de Projectos • •Hidrologia •Logística • • • • • •Nutrição •Operações • • • •Publicidade/Relações Públicas • •Recursos Humanos • • • • •Saúde e Segurança (SHST) • • • • •Segurança •Serviço ao Cliente • •Vendas e Marketing • • •

Page 16: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

TRIANGULAÇÃORua Bento de Jesus Caraça, 16 - 2º Dtº1495-686 CRUZ [email protected]

MOVIMÉDIARua Dr. Frederico Welvitchia, 82 Maculusso Luanda — AngolaTm.: (+244) 923 424 000 | (+244) 912 442 [email protected]

Contactos e Assinaturas

Seja assinantee benefi cie dos descontosque oferecemos

A única revista sobre Áfricaem língua portuguesa

www.africa21online.com

PUB3 para Elite.indd 1 03-10-2014 12:58:32

Page 17: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

17Elite International Careers - Fórum de Recrutamento para Moçambique - Maputo 2014

Actualmente, a Vale opera a Mina Carvão Moatize e Tete, produzindo carvão metalúrgico, usado na produção de aço em conjunto com o minério de ferro, e o carvão térmico, usado para produzir energia em termoeléctricas. Investe também nos sector de logística, através do Projecto Corredor Nacala, que consiste na construção de um sistema logístico ferro portuário integrado.

A Vale em Moçambique emprega mais de 16 mil pessoas, entre trabalhadores próprios e

terceiros, sendo 87 % de locais.

Juntamente com os trabalhadores, clientes, parceiros, accionistas e as comunidades das quais é parte integrante, a Vale empenha-se em garantir um futuro melhor para o nosso planeta, através de um forte comprometimento de responsabilidade social e ambiental nas suas operações.

Vale Moçambique

Patrocinador Platina

www.vale.com

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa S. A. é uma empresa moçambicana de capital maioritariamente nacional.

Moçambique detém 92,5% do controlo accionista contra os anteriores 15% antes da reversão registada a 27 de Novembro de 2007.

Hidroelétrica de Cahora Bassa

Patrocinador Ouro

www.hcb.co.mz

A Vale é uma empresa pioneira na mineração mundial. Transforma recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável. Presente em mais de 30 países, tem sua sede no Brasil.

Em Moçambique está presente desde 2004 quando foi vencedora do concurso internacional para o desenvolvimento de estudos na região carbonífera de Moatize.

Perfis

Foi constituída a 23 de Junho de 1975, nos termos do protocolo assinado entre a Frente de Libertação de Moçambique e o Governo Português.

O empreendimento hidroeléctrico de Cahora Bassa, o maior complexo hidroeléctrico da África Austral em termos de capacidade de geração de corrente eléctrica, localiza-se na Vila do Songo, Distrito de Cahora Bassa, Província Central de Tete.

Page 18: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique
Page 19: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

19Elite International Careers - Fórum de Recrutamento para Moçambique - Maputo 2014

Barclays Bank Moçambique, SAwww.barclays.co.mz

O Grupo Barclays África é detido em 62,3% pelo Barclays Bank PLC e está listado na Bolsa de Valores de Joanesburgo. Somos um dos maiores provedores de serviços financeiros em África, oferecendo serviços a nível particular e empresarial, banca de investimento, gestão de investimentos e banca-seguros. Combinamos o conhecimento global de produtos com a experiência regional e temos uma presença local extensiva e sólida.O Grupo formado a 31 de Julho de 2013, junta o Grupo Absa Limitada e o Barclays

Operações em África. Reflectindo o foco na região pan-Africana, a 2 de Agosto de 2013 o Grupo Absa Limitada passou a chamar-se Grupo Barclays Africa Limitada. Estamos sedeados em Joanesburgo e somos maioritários nos bancos do Botswana, Gana, Quénia, Maurícias, Moçambique, Seychelles, África do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia. Temos igualmente representações na Namíbia e Nigéria, e operações de banca-seguros no Botswana, Moçambique, África do Sul e Zâmbia.

Banco Comercial e de Investimentos (BCI)www.bci.co.mz

O BCI é um Banco Universal, orientado para todos os segmentos de mercado, criado em 1996, e que hoje tem como principais accionistas a CGD (51%), o BPI (30%) e a INSITEC (18,12%). Missão: contribuir para o desenvolvimento económico e social de Moçambique, criando valor e gerando satisfação nos seus Clientes, Accionistas, Colaboradores, Parceiros e Comunidade, de modo socialmente responsável.

Visão: ser um Banco de cultura moçambicana e uma referência no sistema financeiro na África Subsariana, proporcionando uma qualidade de serviço com vista à liderança do mercado nacional. O BCI dispõe de uma vasta e crescente rede de canais de acesso em todo o país, actualmente constituída por 150 Agências, 362 ATM’s e 5114 POS, para além de serviços de eBanking e BCI Directo Mobile.

Perfis Prata e Bronze

Page 20: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

20 Elite International Careers - Fórum de Recrutamento para Moçambique - Maputo 2014

Cervejas de Moçambiquewww.sabmiller.com

A Cervejas de Moçambique (CDM), líder no mercado de bebidas alcoólicas em Moçambique, subsidiária da SABMiller plc (líder mundial no negócio de cervejas e refrigerantes), é uma empresa construída sobre um legado de tradição cervejeira com mais de 100 anos. A CDM produz e alimenta marcas locais e internacionais que sejam as preferidas pelos consumidores.Nós estamos no negócio de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, trazendo momentos de lazer e sociabilidade para

milhões de pessoas em todo o mundo que apreciam as nossas bebidas; e trabalhamos para melhorar o modo de vida das comunidades onde operamos.A CDM conta actualmente com 4 fábricas de produção e 8 depósitos de vendas em todo o país, empregando mais de 1000 colaboradores, mais de 20 marcas; e como subsidiária da SABMiller plc, as nossas fronteiras estendem-se por 80 país com mais de 70’000 colaboradores, e mais de 200 marcas.

Cimentos de Moçambiquewww.intercement.com

A Cimentos de Moçambique S.A., é uma sociedade anónima constituída em 1994. O Grupo INTERCEMENT/CIMPOR, um dos vinte maiores produtores mundiais de cimento, é o accionista maioritário da empresa, com 82,4% de acções. As operações do Grupo em Moçambique estão focalizadas em dois segmentos de negócio: a produção e comercialização de cimento e betão. Com uma capacidade instalada de 1.922.400 toneladas de cimento/ano e com quatro unidades de produção nas regiões sul (Matola), centro (Dondo) e Norte (Nacala), a Cimentos de Moçambique lidera

o mercado cimenteiro nacional, com uma quota de mercado de cerca de 80%. A capacidade instalada para a produção de betão é de 420.000 m3/ano. Actualmente possui nove centrais, a operar nas três regiões do país. A Cimentos de Moçambique orgulha-se de ser a maior cimenteira nacional e uma das cem maiores empresas de Moçambique. O compromisso e ambição da empresa é consolidar a posição de liderança no mercado e afirmar-se como referência na qualidade.

Perfis Prata e Bronze

Page 21: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

21Elite International Careers - Fórum de Recrutamento para Moçambique - Maputo 2014

Coca-Cola SabcoMoçambiquewww.cocacolasabco.com

Coca-Cola Sabco Moçambique é subsidiária da Coca-Cola Sabco (África do Sul), operando em Moçambique desde 1994. Somos líderes no mercado de bebidas não-alcoólicas, refrescando Moçambicanos com produtos de superior qualidade (Coca-Cola, Fanta, Sprite e outros). Atualmente, contamos com 1.000 colaboradores (99% são moçambicanos), nas nossas fábricas na Machava, Chimoio e Nampula. Acreditamos no potencial de Moçambique e no nosso povo. Por isso, estamos investindo significativamente em equipamentos e maquinaria, mas sobretudo nas pessoas, através de programas robustos de

aprendizagem de recém-graduados, formação interna, e desenvolvimento professional. A verdadeira RECEITA do nosso sucesso esta fora da garrafa! No quadro do nosso crescimento, estamos a inagurar uma linha PET em Chimoio e a construir uma fábrica raiz e de padrões internacionais na Matola-Gare. Estamos activamente envolvidos em projectos de investimento social corporativo em todo o País, nas áreas de Água, Educação, Saúde, Empoderamento Economica das Mulheres, Desporto e Empreendedorismo.

Eni East Africawww.eni.com

Somos uma das maiores empresas integradas de energia, comprometida com o crescimento nas actividades de pesquisa, produção, transporte, transformação e comercialização de petróleo e gás. Temos operações globais em 85 países, possuindo uma excelente experiência e ocupamos posições de liderança nos

principais mercados internacionais. Em 2013, fomos uma vez mais incluídos entre as maiores empresas nos índices Dow Jones Sustainability World and Europe e FTSE4Good.

Perfis Prata e Bronze

Page 22: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

22 Elite International Careers - Fórum de Recrutamento para Moçambique - Maputo 2014

Mozalhttp://www.bhpbilliton.com

A Mozal é uma fundição de alumínio construída em duas fases, com a participação da BHP Billiton 47%, da Mitsubishi 25%, da Industrial Development Corporation (IDC) 24% e do Governo de Moçambique 4%. A Mozal produz aproximadamente 565 mil toneladas de alumínio. A fundição é uma dos maiores de seu tipo no mundo ocidental, e sua planta é reconhecida como uma das mais baixas produtoras de alumínio do sector. A Mozal consome energia elétrica em torno de 950 MW. As Receitas de exportação em Moçambique cresceram de $ 220 milhões para US $ 2,3 bilhões e, a Mozal tem contribuído entre 3

e 7% para o produto interno bruto do país desde 2002. A Mozal emprega 1120 funcionários permanentes, 650 contractados e ajuda na criação de emprego indirecto de +/- 6500 pessoas.A Mozal irá contribuir para o desenvolvimento da indústria em Moçambique ao fornecer lingotes à Midal Cable Lda. Esta posição estratégica visa aproximar e incorporar a Mozal como um promotor do desenvolvimento industrial em Moçambique.

Sasol Petroleum Temane, Lda www.sasol.com

Comprometida com a excelência em tudo que fazemos, a SASOL é uma empresa internacional de energia e química que aproveita o talento e a experiência dos nossos mais de 35 000 profissionais que trabalham em todo o mundo. A SASOL desenvolve e comercializa tecnologias e constrói e opera instalações de escala mundial, de modo a produzir uma vasta gama de fluxos de produtos, incluindo os combustíveis líquidos, produtos químicos de alto valor e electricidade com baixo teor de carbono.

Ao manter vivo o seu compromisso com a sua sede na África do sul, a SASOL tem vindo a expandir-se a nível internacional, com base numa proposta de valor único.Temos operações de fabrico e comercialização de produtos químicos na África do Sul, Europa, Médio Oriente, Ásia e nas Américas. O nosso enfoque está direccionado para a comercialização, a nível internacional, da nossa tecnologia de transformação do gás em líquidos (GTL) e tecnologias seleccionadas de transformação do carvão em líquidos (CTL).

Perfis Prata e Bronze

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Page 23: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

23Elite International Careers - Fórum de Recrutamento para Moçambique - Maputo 2014

UNICEFwww.unicef.org/mozambique

O UNICEF é a força motriz que ajuda a construir um mundo onde são realizados os direitos de cada criança. Acreditamos que o desenvolvimento e o cuidado pelas crianças são os pilares do progresso humano. O UNICEF foi criado com este propósito em mente: Trabalhar com parceiros para superar os obstáculos que a pobreza, violência, doenças e discriminação colocam no caminho de uma criança. Acreditamos que juntos podemos promover e progredir a causa da humanidade. O mandato do UNICEF é de apoiar os países para assegurar o respeito pela Convenção sobre os Direitos da Criança.

Trabalhamos para garantir a igualdade para os que são discriminados, em particular as raparigas e mulheres.O UNICEF abriu o seu primeiro escritório em Moçambique em 1975.O Programa actual do País está organizado em seis áreas: Saúde e Nutrição da Criança; Água, Saneamento e Higiene; Educação Básica; Proteção da Criança; Política Social, Planificação, Informação e Monitoramento; e Comunicação, Advocacia, Participação e Parcerias. Essas áreas do Programa são suportadas por um departamento Administrativo e de Operações.

22.9.2014 - Half-Page Advert for Elite Magazine - HR Support.indd 1 24-Sep-14 14:57:46

Perfis Prata e Bronze

Page 24: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

218_13_M_ENI_Recruitment_Angola_210x148.indd 1 17/07/14 16.38

LIDERANDO O MERCADO E CRESCENDO COM AS PESSOAS.

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

ANUNCIO.pdf 9/10/2013 9:34:47 AM

Page 25: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique
Page 26: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

26 Elite International Careers - Fórum de Recrutamento para Moçambique - Maputo 2014

Porquê?

Os Fóruns são um excelente meio para interagir directamente com os empregadores e obter mais informações sobre colocações e perspectivas profissionais oferecidas – tudo num único espaço.

Durante o fórum

Tome nota!Prepare-se para o Fórum

01. Chegue com alguma antecedência e dedique algum tempo a conhecer o espaço.

02. Mantenha o contacto visual para transmitir segurança e interesse.

03. Esteja familiarizado com o seu CV, para responder assertivamente as questões colocadas.

04. Utilize o guia do fórum para saber mais sobre as empresas. Este fornecer-lhe-á informação sobre as empresas que estão a participar e as posições que estão a recrutar.

05. Visite primeiro o stand das empresas em que está interessada(o). Depois aproveite para fazer uma visita a todas as outras empresas. Poderá haver posições disponíveis na sua área de especialização. É possível que encontre empresas que inicialmente não despertaram muito interesse mas que poderão ser a melhor opção para si.

06. Evite andar pelo fórum em grupo. As empresas podem não perceber que está interessado nas suas ofertas simplesmente porque, por exemplo, os seus amigos são mais comunicativos e/ou demonstram mais atenção, perdendo assim uma oportunidade.

07. Apresente-se de forma breve e segura. Lembre-se de sorrir e colocar as dúvidas que preparou.

08. Na maioria dos casos, as empresas solicitarão uma cópia do seu CV, podendo também solicitar o preenchimento de um formulário de candidatura.

09. Não visite o stand apenas para retirar o catálogo da empresa – utilize esta oportunidade para interagir com os representantes das empresas e obter o máximo de informação possível.

Para tirar o maior proveito da sua participação neste fórum, é importante que passe algum tempo a preparar-se.

Tente compreender o propósito do fórum e obtenha informações sobre os empregadores participantes. Isto vai fazer com que se sinta mais confiante, especialmente quando entrar em contacto com os representantes das empresas no fórum, transmitindo uma primeira impressão bastante confiante e positiva.

Page 27: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

27Elite International Careers - Fórum de Recrutamento para Moçambique - Maputo 2014

Tome nota!Entrevistas

01. Seja pontual: Chegar atrasado não contará a seu favor. Planeie o tempo de deslocação e tenha em consideração o movimento do trânsito perto da hora da entrevista. Idealmente, deve chegar 15-20 minutos antes da hora da entrevista.

02. Apresente-se de forma cuidada: a entrevista tem um carácter profissional, sendo exigida roupa formal. Fato e gravata é opcional, mas desaconsel-hamos roupa casual como jeans, t-shirts ou ténis.

03. Coloque o seu telemóvel no modo ‘Silêncio’ ou desligue-o antes de entrar para a entrevista. Deste modo evitará distrações e interrupções!

04. Cumprimente o seu entrevistador com um aperto de mão e sorria. Apre-sente-se de forma breve e segura.

05. Aguarde que o(a) convidem a sentar-se e mantenha uma postura correcta, mas relaxada – Respire! Evite nervosismos e ansiedades.

06. Mantenha uma linguagem corporal positiva – tente descontrair, fazer gestos delicados quando fala – nada de cruzar os braços ou ‘refastelar-se’ na cadeira.

07. Responda com clareza e precisão às questões que lhe são colocadas.

08. Peça esclarecimentos sempre que uma questão não lhe pareça clara.

09. Se necessário, concretize as ideias com exemplos práticos, mencionando trabalhos da Universidade, experiências anteriores, obstáculos que ultrapassou, etc.

10. Mostre empenho, vontade de aprender e interesse pela posição e/ou empresa a que se candidata.

11. Delicadamente, peça explicações sobre a posição em causa e sobre as condições de emprego: pacote salarial, oportunidades de formação e de crescimento dentro da empresa.

12. Aguarde que seja o entrevistador a dar por terminada a entrevista e despeça-se agradecendo a oportunidade.

Encare a entrevista como um desafio que vai vencer!

A entrevista é um passo fulcral no processo de recrutamento. Veja alguns tópicos fundamentais para garantir um excelente desempenho nas suas entrevistas.

Page 28: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

28 Elite International Careers - Fórum de Recrutamento para Moçambique - Maputo 2014

Tome nota!Perguntas difíceis

Sugestões de perguntas que poderá fazer nos stands das empresasEncontre abaixo algumas sugestões de perguntas que poderá fazer durante o Fórum nos stands das empresas.Evite fazer perguntas que  podem ser respondidas através de uma simples consulta no site da empresa.

Perguntas para os Representantes das empresas nos stands

• Actuais posições disponíveis e em que níveis: licenciado, nível médio, sénior, lo-calização, áreas de negócios, etc.

• Critérios de selecção que vão ser utilizados, competências necessárias e processo de recrutamento.

• Oportunidades de desenvolvimento de carreira e formação dentro da empresa.

Perguntas que NÃO deve fazer

• O que é que a sua empresa faz?• Porque é que eu deveria trabalhar para

esta empresa?• O que têm para me oferecer?

Entrevistas

Perguntas que as empresas lhe poderão fazer

Note que estas perguntas são apenas exemplos de perguntas que poderão ser usadas pelo entrevistador e que a intenção aqui é apenas guiá-la/o.

Pergunta: Para além dos conhecimentos académicos, que competências adquiriu pelo facto de ter frequentado a universidade?

Exemplos de resposta:I. Adquiri várias aptidões. Aprendi a organizar

o trabalho para as tarefas que me eram atribuídas, pesquisar a informação, cumprir prazos e trabalhar em projectos em con-junto com outros estudantes foram algumas das mais significativas.

II. Ao viver longe de casa pela primeira vez, aprendi rapidamente como é difícil gerir um orçamento reduzido, mas isso fez-me muito bem e aprendi muitíssimo sobre a tomada de decisões e resolução de prob-lemas por mim próprio e penso que ganhei também em bom senso.

Referência: HODGSON, Susan. Respostas Brilhantes para Entrevistas de Emprego,

2008, Academia do Livro.

Pergunta:Fale-me de si.

Exemplos de Resposta:Nas entrevistas abertas quando empregador só diz fale-me de si, deve aproveitar para salientar as suas competências e habilidades inerentes à vaga a que se candidata, assim como falar da sua experiencia profissional e formação académica.

Pergunta: Qual é o salário que deseja auferir?

Exemplos de Resposta: Prepare-se para responder à questão salarial de acordo com a sua circunstância (recém-licenciado ou experiente). O ideal é não dizer o valor exacto, mas sim a escala por exemplo entre 5 a 7 mil, para dar margem. Ser flexível a negociações, considerar outros benefícios como: possibilidades de formação, planos de saúde, viagem, flexibilidade horário.

Page 29: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

29Elite International Careers - Fórum de Recrutamento para Moçambique - Maputo 2014

Tome nota!Dicas

Perguntas que poderá fazer aos entrevistadoresEstas perguntas são apenas exemplos de perguntas que poderá fazer, de acordo com a empresa, o sector de actividade e a posição à qual se está a candidatar.

• Que tipo de formação me será dada se obtiver esse emprego?

• Quais são os planos de carreira em poten-cial que podem estar disponíveis para mim?

• Em que novos mercados a empresa está actualmente a considerar entrar?

• Esta empresa fornece algum modelo de gestão em particular?

DicasVenda a sua personalidade, mas conserve a alma.

• Seja honesto consigo mesmo, mas ao mesmo tempo generoso.• Discuta com os amigos e colegas os seus pontos fortes e fracos. Quando pensar

nos seus interesses, seja o mais abrangente possível. Interesses não são apenas as actividades de lazer, podem estar relacionados com o trabalho, por exemplo, tecnologia da informação; com o lar, por exemplo, receber amigos ou desenhar o jardim; ou com a participação na comunidade, por exemplo, membro da as-sociação de pais e professores.

• Estabeleça uma relação entre todas as suas actividades e aptidões e o emprego a que se candidatou.

Dicas

• Aproveite a oportunidade para saber mais sobre a empresa, do trabalho que desenvolve e do papel que poderá vir a desempenhar nela.

• Lembre-se de que esta é uma oportunidade útil para si.• Prepare-se antes da entrevista pode ajudar a pensar em algumas perguntas

pertinentes, que indicam que o candidato veio preparado na sua abordagem aquele trabalho e que pensou a sério no seu futuro naquele contexto, nas ne-cessidades de formação e na maneira que a empresa poderia recompensar o seu esforço.

• Faça perguntas que demonstrem que gostaria de permanecer na empresa durante algum tempo e que está a pensar a longo prazo. Não faça perguntas para as quais já recebeu resposta.

• Não desperdice o tempo do entrevistador a tentar encontrar uma pergunta para colocar.

Page 30: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

30 Elite International Careers - Fórum de Recrutamento para Moçambique - Maputo 2014

A minha experiência no FórumA experiência foi boa, pelo facto de estar perante várias empresas do meu ramo de formação no mesmo local e no mesmo dia. Isto permitiu-me interagir com os representantes de cada empresa e saber quais as suas oportunidades de empregabilidade. Este fórum é único, confiável e bastante oportuno para todos os que procuram uma nova oportunidade.

A opção pela ValeApós análise das hipóteses escolhi a Vale devido à combinção de benefícios que oferecem. Na Vale as prespectivas de crescimento profissional são muito boas e tem uma equipa fantástica.

Os meus conselhos aos candidatosVale a pena participar nos fóruns da Elite, eu não tinha muitas esperanças de ser contactado para uma entrevista e, no momento que menos esperava, fui contactado para uma entrevista e passei. Hoje sou contratodo em regime de estágio com a possibilidade de ser funcionário efectivo. O meu conselho é que, participem nos fóruns da Elite e acreditem que serão chamados para alguma entrevista.

A minha experiência no FórumAntes de participar tive sempre em mente, que ter fé em si mesmo e na sua capacidade de conseguir e nunca, jamais, desistir é o mais importante. E hoje, eu digo, a partir de tentativas, victórias, quedas e recomeços, se constrói a experiência e a fórmula do sucesso. Pela grandeza das qualidades da Elite, três palavras para defini-la são poucas, mas resumindo diria que a Elite é uma Oportunidade, Objectiva e Credível.

A opção pelo BCIGosto de experiências diferentes, BCI é um banco de mérito, que pela terceira vez consecutiva arrecadou o prémio de melhor Banco Comercial em Moçambique.

Os meus conselhos aos candidatosCaros Candidatos, o êxito na vida não se mede pelo que você conquistou, mas sim, pelas dificuldades que superou no caminho. Você nunca sabe que resultados virão após a sua acção. Mas se não fizer nada, não existirão resultados. Só por ser candidato seleccionado és vencedor.

Luciano Sebastião foi recrutado no Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira, Maputo 2013, e trabalha como Engenheiro Civil na Vale.

Telma Nhamuchue foi recrutada no Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira em Maputo, 2013, e trabalha como Administrativa da Direcção de Canais Electrónicos no Banco Comercial e Investimentos.

Testemunhos

Vânia Bastardo foi recrutada no Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Maputo, 2013. Trabalha como Engenheira Civil “C” na Mota-Engil Moçambique.

A minha experiência no FórumAntes do Fórum, eu não sabia muito bem o que esperar, mas a Elite disponibilizou informação bastande elucidativa do que seria o fórum e qual deveria ser a abordagem pelos participantes. Esta informação foi-me bastante útil uma vez que esta foi a primeira vez que participei de um evento deste género. Após o fórum, posso dizer que foi uma experiência positiva, pois para além das entrevistas marcadas, fiquei com alguma noção de como funciona o processo de recrutamento nalgumas empresas, e de como interagir num meio assim. Antes do fórum consegui agendar três entrevistas e durante o fórum foi uma, tendo havido mais duas depois do fórum, mas também na sequência do fórum.

A opção pela Mota-EngilOs motivos que me levaram a aceitar a proposta foram o interesse mostrado por parte da empresa, na possibilidade de eu fazer parte do quadro da empresa, e a possibilidade de crescimento dentro da empresa.

Os meus conselhos aos candidatosO conselho que dou é que tenham um foco, que sejam objectivos. Para tal é preciso estar informado à cerca das empresas participantes no fórum, estar preparado, tanto para expor dúvidas, como para esclarecer.

Page 31: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique
Page 32: Fórum de Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira de Moçambique

24 a 26 de Outubro de 2014

www.eliteic.net

Fórum deFormação Contínuae Desenvolvimentode Carreira deMoçambique

Maputo

Ficha TécnicaPropriedade

Contactos

Director-Geral, Fóruns de Recrutamento Miguel Vieira

Director-Geral, Procura e Selecção Nick Jesani-Lee

Director Executivo Rudolph Botha

Directora de Formação e Desenvolvimento Gisela Gonçalves

Directora de Eventos Jessica Mason

Analistas de Desenvolvimento de Negócios Linda Tedesco, Miguel Martins, Natália Melo, Nuno da Costa

Líder da Equipa de Recrutamento Inês Trindade

Consultoras de Recrutamento Adama Djaló, Anastácio Teixeira, Adriana Pieterse , Iura Pacheco, Nivalda Manhique, Sara Cardoso

Gestoras de Eventos e Logística Bárbara Freitas-Daniels, Mariana Castro Caldas

Gestora Adjunta de Eventos Sophie Fresle

Gestora de Marketing e Comunicação Joana Moleirinho

Designer João Pereira

Embaixadores Elite Abdul Chaual, Eduardo Januário, Hegel Materula, Mauro Rodrigues, Nuno Macheca, Silas Nequice

Elite Great Portland Street Londres W1W Reino Unido +44 (0) 203 195 9540 www.eliteic.net

Impressão F&F GROW – Publicidade e Comunicação