formaÇÃo mediÚnica ii - hostgator - hospedagem de sites … · 2016-10-16 · ... “a oração...

41
FORMAÇÃO MEDIÚNICA II

Upload: lyngoc

Post on 07-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

FORMAÇÃO MEDIÚNICA II

Page 2: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

SERVIÇOS DE PASSES NA CABINE

1. LIVRO

“Nos Domínios da Mediunidade” – Cap. XVII

2. LOCALUm centro espírita na crosta terrestre.

3. SERVIÇOAtendimento de passes com médiuns passistas.

4. MÉDIUNS PASSISTASClara e Henrique.

5. DESCRIÇÃO DO AMBIENTE(Feita pelo Espírito André Luiz)

- Clara e Henrique, ladeados por entidades espirituais, recolhiamapontamentos em pequeno livro de notas.

- A atmosfera na sala de passes era radiante, pois ali se reuniam sublimadasvibrações mentais da maioria das pessoas que se beneficiavam com o socorro do passe,tomados de amor e confiança.

- Clara e Henrique, entrando em prece preparatória, nimbavam-se de luz.

6. EXPLICAÇÕES DE CONRADO(Espírito que dirigia aquele serviço de passes.)

- Atendemos a necessitados encarnados e desencarnados, duas noites porsemana.

- Os Espíritos que colaboram no serviço de passes são devidamentefichados, assim como ocorre a médicos e enfermeiros em um hospital comum.

- O êxito do trabalho reclama experiência, horário, segurança eresponsabilidade do servidor fiel aos compromissos assumidos. A Lei não podemenosprezar as linhas da Lógica.

- A substituição de um médium, por falta em caso de motivo justo, ocasionamesmo assim, pequenos prejuízos resultantes de natural desajuste.

Página 2 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 3: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

- Significado da oração em que se encontravam Clara e Henrique antes deiniciarem os passes: “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a vigorosa correntemental que atrai”.

Durante a oração, distinguem-se duas ações combinadas:

Primeira: Expulsão – Os médium expulsam do próprio mundo interor os sombriosremanescentes da atividade comum que trazem do círculo diário de luta.

Segunda: Absorção – médiuns sorvem do plano espiritual as substânciasrenovadoras de que se repletam, a fim de conseguirem operar com eficiência a favor dopróximo. Das duas ações acima, (expulsão e absorção) os médiuns não precisam receara exaustão. Tanto quanto nós, afirma o espírito Conrado, os médiuns não aparecem aquicom a pretensão de serem os senhores do benefício, mas sim na condição debeneficiários que recebem para dar. Somos nós aqui, neste recinto consagrado á missãoevangélica sob a inspiração de Jesus, algo semelhante á singela tomada elétrica, dandopassagem á força que não nos pertence e que servirá na produção de energia e luz.

COMO O ESPÍRITO ANDRÉ LUIZ VIU E DESCREVEU OS PASSES

- Das mãos de Clara e Henrique irradiavam luminosas chispas comunicandoaos doentes vigor e refazimento.

- Na maioria dos casos não precisavam tocar o corpo dos pacientes de mododireto. Os recursos magnéticos, aplicados a reduzida distância, panatravam assimmesmo o “halo vital” ou “aura” dos doentes, comunicando-lhes vigor e refazimento.

- Os passistas afiguravam-se como duas pilhas humanas deitando raios deespécie múltipla, a lhe fluírem das mãos, depois de lhes percorrerem a cabeça, aocontacto do irmão Conrado e seus colaboradores. O pensamento influi de maneiradecisiva na doação de princípios curadores. Sem a idéia iluminada pela fé e pela boavontade, o médium não conseguiria ligação com os Espíritos amigos que atuam sobreessas bases.

- Obsediados ganhavam ingresso no recinto, acompanhados de friosverdugos; no entanto com o toque dos médiuns sobre a região cortical, depressa sedesligavam, postando-se, porém, nas vizinhanças à espera das vítimas, com a maioriadas quais se recomodavam de pronto.

- Alguns enfermos não alcançavam a mais leve melhoria. As irradiaçõesmagnéticas não lhe penetravam o veículo orgânico. Faltava-lhes o estado de confiançaou fé, que funciona como uma “pressão favorável” à captação das energias sublimadas.“Sem recolhimento e respeito na receptividade, não conseguimos fixar os recursosimponderáveis que funcionam em nosso favor, porque o escárnio e a dureza do coraçãopodem ser comparados à espessa camada de gelo sobre o templo das almas”, afirmou oEspírito Conrado.

Página 3 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 4: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

COMENTÁRIOS DO MENTOR ÀULUS, SOBRE

NECESSIDADES DOS MÉDIUNS PASSISTAS

- Desejo sincero de ajudar e sentimento de solidariedade pura, sob inspiraçãoda prece.

- Estudo. “Em qualquer setor de trabalho, a ausência de estudo significaestagnação. Esse ou aquele cooperador que desista de aprender, incorporando novosconhecimentos, condena-se fatalmente às atividades de sub-nível”.

ORAÇÃO E PESSOAS QUE PODEM DAR PASSE

Oração no passe e auxílio dos espíritos no passe – “Toda oração, filha dasinceridade e do dever bem cumprido, com respeitabilidade moral e limpeza desentimentos, permanece tocada de incomensurável poder. Analisada a questão nestestermos, todas as pessoas dignas e fervorosas, com o auxílio da prece, podem conquistara simpatia de veneráveis magnetizadores do Plano Espiritual, que passam, assim, amobilizá-lo na extensão do bem. Onde surjam a humildade e o amor, o amparo divino éseguro e imediato”. (Palavras do mentor Áulus).

Descrevendo um caso...

Estado da Paciente;- André Luiz, com sua visão espiritual, observa que o fígado demonstrava a

dilatação característica das pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca. As célulashepáticas parecem uma vasta colméia, trabalhando sob enorme perturbação. A vesícula,congestionada; a bílis, comprimida, atingira os vasos e assaltava o sangue. O colédocointerdito facilitava o diagnóstico. Ligeiro exame da conjuntiva ocular confirmava. A icteríciamostrava insofismável.

Causa da Icterícia;- Afirma Conrado: “é uma icterícia complicada. Nasceu de terrível acesso de

cólera, em que nossa amiga se envolveu no reduto doméstico. Rendendo-se desarvoradaà irritação, adquiriu renitente hepatite, da qual a icterícia é a conseqüência”.

Descrição do Tratamento;I- Conrado, impondo a mão direita sobre a fronte de Clara, comunicou-lhe radiosa

corrente de forças e inspirou-a a movimentar as mãos sobre a doente, desde a cabeçaaté o fígado do enfermo.

II- André Luiz notou que o córtex encefálico da enferma revestiu de substâncialuminosa, que desceu em fios muito finos e tênues, alcançou o campo das víscerasenfermas.

Página 4 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 5: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

III- A enferma exibiu inequívoca expressão de alívio, retirando-se visivelmentesatisfeita, prometendo que voltaria ao tratamento.

O problema da cura;Perguntando se a mulher estava curada, o mentor Áulus explica que ali existiam

órgãos e vasos comprometidos, e que o tempo não pode ser desprezado na soluçãodestes problemas.

EXPLICAÇÕES DO MENTOR ÁULUS O passe é uma transfusão de energia, alterando o campo celular.Na ciência humana de hoje, o átomo não é mais o tijolo invisível da matéria.Antes do átomo encontram-se as linhas de força, aglutinando os princípios

subatômicos.Antes desses princípios subatômicos surge a vida mental determinante...Tudo é

espírito no santuário da Natureza!Renovamos o pensamento e tudo se modificará conosco.Na assistência magnética, os recursos espirituais se entrosam entre a emissão e

a recepção, ajudando a criatura necessitada para que ela ajude a si mesma.A mente reanimada reergue as vidas microscópicas que a servem, no templo do

corpo, edificando valiosas reconstruções.O passe é importante contribuição para quem saiba recebê-lo, com o respeito e a

confiança que o valorizam.O passe pode ser dispensado à distância, desde que haja sintonia entre aquele

que o administra e aquele que o recebe. Neste caso, diversos companheiros espirituaisse ajustam no trabalho do auxílio, e a prece silenciosa será o melhor veículo da forçacuradora.

Página 5 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 6: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

Página 6 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 7: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

Página 7 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 8: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

OS CENTROS DE FORÇA

ESPÍRITO INSTRUTORMinistro Clarêncio

LIVROEntre a Terra e o Céu. (Assunto de vários capítulos)

PESSOA OBSERVADAJúlio nas suas três últimas encarnações

Na ante-penúltima: Como militar, na guerra do Brasil-Paraguai seduziu a esposade um amigo inseparável que ao supreendê-los juntos, abandonou a esposa fugindo paraoutras regiões. A mesma mulher, com quem veio a conviver maritalmente, arrastada porpaixões menos dignas, veio a atrair à intimidade um militar, também amigo inseparável deJúlio.

Júlio, surpreso ante a realidade, sorveu grande quantidade de corrosivo. Salvo atempo sobreviveu à intoxicação, mas perdeu a voz em razão das úlceras que se lheabriram na fenda glótica. Ante os sofrimentos físicos e morais, suicidou-se arrojando-se ?à funda corrente de um rio.

Na vida espiritual sofreu muito, carregando consigo as moléstias que ele mesmoinfligira à própria garganta e os pesadelos da asfixia.

Na penúltima encarnação: Reencarnou junto das almas com as quais semantinha associado para a regeneração do pretérito. Desencarnou na fase infantil, sendotragado por uma onda do mar, num passeio dominical feito em família.

Após a desencarnação, foi recolhido no “Lar da Bênção”, importante colôniaeducativa, onde, apesar do ambiente favorável a sua recuperação, sofria pesadelosinquietantes, como se estivesse a sofrer sobre as águas, padecendo constantes dores degarganta também.

Nesta fase, foi visitado por André Luiz, que fazendo-lhe um exame, após omenino desencarnado abrir a boca, notou que a fenda glótica, principalmente na regiãodas cartilagens aritenóides, apresentava extensa chaga.

Na última encarnação: Renasceu novamente entre as almas ligadas ao seupassado, como flor de esperança no jardim do lar, todavia, sempre mirrado, enfermiço.

Desvelavam-se os pais por assisti-lo convenientemente, contudo, por maisadequados se categorizassem os tratamentos recalcificantes, trazia doloroso estigma nagarganta.

Extensa ferida na glote dificultava-lhe a nutrição. Em véspera do primeiro ano derenascimento, inverno rigoroso e vasto surto de gripe espalhava-se ameaçador. Teimosaamigdalite assaltava o menino febril e prostrado.

Página 8 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 9: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

O Espírito Clarêncio, instrutor de André Luiz, analisando a criança enferma,esclareceu: “A difteria está perfeitamente caracterizada. A deficiência congenial da glote,favoreceu a implantação dos bacilos”.

E assim, Júlio desencarnou sofrendo de crupe. Novamente foi recolhido no “Larda Bênção”, onde aguardou, já agora sem sofrimento, a ocasião oportuna de regresso aomundo carnal, num novo corpo físico, pelo processo de reencarnação.

EXPLICAÇÕES DE CLARÊNCIO

(No intervalo da penúltima para a última encarnação)Perguntando sobre o que havia Júlio perturbado, a ponto de ser acompanhado

pela doença na garganta, mesmo após o desencarne, o Ministro respondeu: -Perturbou oCentro Laríngeo, alteração que se expressa por enfermidade ou desequilíbrio aacompanhá-lo fatalmente à reencarnação.

- E como sanará Júlio tal deficiência?Júlio, com a atenção encadeada à dor de garganta, constrangido a pensar nela e

padecendo-a, recuperar-se-á mentalmente, para retificar o tônus vibratório do “CentroLaríngeo”, restabelecendo a normalidade em seu próprio favor. Renascerá numequipamento deficiário que, de algum modo, lhe tratará a região lesada a que nosreportamos. Sofrerá intensamente do órgão vocal que, sem dúvida se caracterizará porfraca resistência, aos assaltos microbianos, e em virtude de nosso Júlio havermenosprezado a bênção do corpo físico, será defrontado por lutas terríveis, nas quaisaprenderá a valorizá-lo. (As previsões de Clarêncio foram plenamente confirmadas).

- O magnetismo não poderia ser utilizado pelos Espíritos na cura de Júlio noLar da Bênção, e ser evitada a sua última encarnação deste estudo, que foi tão triste esofrida?

Esta pergunta de André Luiz é muito significativa, pois Clarêncio quando visitouJúlio no Lar da Bênção, no intervalo da penúltima para a última encarnação, e apesar deJúlio apresentar chaga aberta na garganta dolorida, aplicou-lhe apenas energiasanestesiantes por processos magnéticos. Acalmava a dor, mas não era a cura definitiva.

A irmã Blandina, dirigente do Lar da Bênção, explica: - O caso de Júlio é dosprocessos de mente enfermiça que só abençoadas estações regenerativas na carneconseguem curar.

Clarêncio, mais adiante, explica: - A carne, de certo modo, em muitascircunstâncias não é apenas um vaso divino para o crescimento de nossaspotencialidades, mas também uma espécie de carvão milagroso, absorvendo-nos ostóxicos s resíduos de sombra que trazemos no corpo menos denso.

Clarêncio, solicitado a explicar por que a persistência da ferida na garganta deJúlio, quando outros casos de morte por envenenamento não levam a pessoa vitimada asofrer do mesmo mal após o desencarne, esclarece: - É preciso levar em consideração oexame das causas. Há muita diferença entre ser envenenado e envenenar-se. Júlio seenvenenou. O suicídio acarreta vasto complexo de culpa. A fixação mental do remorsoopera inapreciáveis desequilíbrios no corpo espiritual. O mal como que se instala nosrecessos da consciência que arquiteta e concretiza.

Nova pergunta é feita ao Ministro: - Como interpretar o papel da enfermidade e dador na esfera humana?

Página 9 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 10: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

A enfermidade, como desarmonia espiritual, sobrevive no perispírito. As moléstiasconhecidas no mundo e outras que ainda escapam ao diagnóstico humano, por muitotempo persistirão nas esferas torturadas da alma, conduzindo-nos ao reajuste. A dor é ogrande e abençoado remédio. Reeduca-nos a atividade mental, reestruturando as peçasde nossa instrumentação, e polindo os fulcros anímicos de que se vale a nossainteligência para desenvolver-se na jornada para a vida eterna. Depois do poder de Deus,é a única força capaz de alterar o rumo de nossos pensamentos, compelindo-nos aindispensáveis modificações com vistas ao Plano Divino, a nosso respeito, e de cujaexecução não poderemos fugir sem graves prejuízos para nós mesmos.

E mais adiante afirma: Um dia, o homem ensinará ao homem, de acordo com asinstruções do Divino Mestre, que a cura de todos os males reside nele próprio. Apercentagem quase total das enfermidades humanas guarda origem no psiquismo.

Orgulho, vaidade, tirania, egoísmo, preguiça e crueldade são vícios da mente,gerando perturbações e doenças em seus instrumentos de expressão.

A função das enfermidades é importante na esfera humana. Quase todas estarãono mundo desempenhando papel na reencarnação das almas.

OS CENTROS DE FORÇA.

Como o pensamento, carregado de culpa, influencia os centros de força?(conforme vimos, era a fixação mental no remorso que mantinha a persistência da feridana garganta de Júlio).

Respondeu Clarêncio que o nosso corpo de matéria rarefeita, é o corpo espiritual,pois ele se dirigia a Espíritos, e dentra eles, a André Luiz está intimamente regido porsete centros de força, que se conjugam na ramificação dos plexos e que, vibrando emsintonia uns com os outros, ao influxo do poder diretriz da mente, estabelecem paranosso uso, um veículo de células elétricas, que podemos definir como sendo um campoeletromagnético, no qual o pensamento vibra em circuito fechado. Nossa posição mentaldetermina o peso específico do nosso envoltório espiritual, e, conseqüentemente, oambiente onde ele vai “viver”.

...Atentos a semelhante realidade, é fácil compreender que sublimamos oudesequilibramos o delicado agente de nossas manifestações, conforme o tipo depensamento que nos flui da vida íntima.

Tal seja a vibração do pensamento. Tal será a desarmonia no centro de força quereage em nosso corpo espiritual a essa ou aquela classe de influxos mentais.

LOCALIZAÇÃO DOS SETE CENTROS DE FORÇA

Onde se localiza cada um dos sete centros de força?- Apliquemos à nossa aula rápida, diz Clarêncio, tanto quanto nos seja

possível a terminologia trazida ao mundo, para que vocês, - os Espíritos que ouvem, -consigam fixar com mais segurança os nossos apontamentos. Analisando a fisiologia doperispírito, classifiquemos os seus centros de força, aproveitando a lembrança dasregiões mais importantes do corpo terrestre.

Página 10 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 11: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

Temos, por expressão máxima do veículo que nos serve presentemente, o CentroCoronário.

O CENTRO CORONÁRIO

O Centro Coronário, que na Terra é considerado pela filosofia hindu como sendoo lótus de mil pétalas, por ser o mais significativo em razão de seu alto potencial deradiações, de vez que nele assenta a ligação com a mente, fulgurante sede daconsciência. Esse Centro recebe em primeiro lugar os estímulos do Espírito, comandandoos demais; vibra com eles em justo regime de interdependência. Considerando em nossaexposição os fenômenos do corpo físico, e satisfazendo aos impositivos de simplicidadeem nossas definições, devemos dizer que dele emanam as energias de sustentação dosistema nervoso e suas subdivisões, sendo o responsável pela alimentação das célulasdo pensamento e o provedor de todos os recursos eletromagnéticos indispensáveis àestabilidade orgânica. É por isso, o grande assimilador das energias solares e dos raiosda Espiritualidade Superior, capazes de favorecer a sublimação da alma.

O CENTRO CEREBRAL

Contíguo ao Centro Coronário, que ordena as percepções de variada espécie,percepções essa que na vestimenta carnal constituem a visão, a audição, tato e a vastarede de processos de inteligência que dizem respeito à palavra, à cultura, à arte, aosaber. É no Centro Cerebral que possuímos o comando do núcleo endocrínico, referentesaos poderes psíquicos.

O CENTRO LARÍNGEO

Preside os fenômenos vocais, inclusive as atividades do timo, de tireóide e dasparatireóides.

O CENTRO CARDÍACO

Sustenta os serviços da emoção e do equilíbrio geral

O CENTRO ESPLÊNICO

No corpo denso está situado no baço, regulando a distribuição e a circulaçãoadequada dos recursos vitais em todos os escaninhos do corpo espiritual.

Página 11 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 12: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

O CENTRO GÁSTRICO

Responsabiliza-se pela penetração de alimentos e Fluídos no corpo espiritual.

O CENTRO GENÉSICO

Onde se localiza o santuário do sexo como templo modelador de formas eestímulos.

OBS.: Quando a nossa mente, por atos contrários à Lei Divina, prejudica aharmonia de qualquer um desses centros de força de nossa alma, naturalmente seescraviza aos efeitos da ação desequilibrante, obrigando-os ao trabalho de reajuste.

ATUAÇÃO NOS CENTROS DE FORÇA

Atuando nos centros de força do perispírito alterará a saúde dos encarnados?Perguntando ao Ministro Clarêncio que assim respondeu:

- Realmente, na obra assistencial dos espíritos amigos, que interferem nostecidos sutis da alma é possível, quando a criatura se desprende parcialmente da carne,a realização de maravilhas. Atuando nos centros de força do perispírito, por vezesefetuamos alterações profundas na saúde dos pacientes, alterações esses que se fixamno corpo somático, de maneira gradativa. Grandes males são assim corrigidos, enormasrenovações são assim realizadas. Mormente quando encontramos o serviço da prece namente enriquecida pela fé transformadora, facilitando-nos a intervenção pela passividadeconstrutiva no campo em que devemos operar, a tarefa de socorro concretiza verdadeirosmilagres. O corpo físico é mantido pelo corpo espiritual a cujos moldes se ajusta, e, dessemodo, a influência sobre o organismo sutil é decisiva para o envoltório de carne, em quea mente se manifesta.

A CONQUISTA DO EQUILÍBRIO

Porque Júlio teve que desencarnar duas vezes na fase infantil?- O problema é doloroso mas é simples, responde o Ministro Clarêncio. Trata-se

tão-somente de ligeira prova necessária. Júlio sofria de aflitivo desejo de permanecer naTerra, entretanto, suicida que foi, com duas tentativas de auto-aniquilamento, por duasvezes experimentou a frustração, para valorizar com mais segurança a bênção da vidaterrestre. Depois de permanecer por muitos anos nas regiões infelizes do plano espiritual,confiando-se inutilmente à volta e à inércia, passou pela prova de afogamento, e após,retornou ao mundo físico para a prova de intoxicação.

Página 12 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 13: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

PROBLEMAS DE UMA GESTANTE

LIVRO“Entre a Terra e o Céu” – Caps. XIX e XX

PESSOA OBSERVADA

Zulmira, gestante, “esperando” Júlio em sua última encarnação.

CAUSA DO TRATAMENTO

Durante a gestação, Zulmira teve dois problemas difíceis em um período de trintadias.

1º) Contraiu perigosa amigdalite2º) Não aceita alimentos (vômitos constantes).

ESPÍRITO MAGNETIZADOR

Ministro Clarêncio, observado por André Luiz e Hilário Silva.

LOCAL DO TRATAMENTO

Página 13 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 14: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

Residência dos pais de Júlio, na crosta terrestre

ESTADO DA DOENTE (ZULMIRA)

Como estava e como ficou:

a) Primeiro: com referência ao problema da amigdalite, Zulmira, no leito,demorava-se em aflita prostração. Cabelos em desalinho, olheiras arroxeadas e facesrubras de febre.

A supuração das amígdalas poluíra-lhe o hálito e lhe impunha dores lancinantes.Apenas gemia, semi-sufocada, exausta. O médico encarnado não atinava com a causaíntima da enfermidade.

Explicações de Clarêncio quanto às causas da amigdalite de Zulmira:

- “Se Zulmira atua de maneira decisiva na formação de novo veículo domenino, o menino atua vigorosamente nela, estabelecendo fenômenos perturbadores emsua constituição de mulher. A permuta de impressões entre ambos é inevitável e ospadecimentos que Júlio trazia na garganta forma impressos na mente maternal que osproduz no corpo em q se manifesta. A corrente de trocas entre mãe e filho não secircunscreve à alimentação de natureza material; estande-se ao intercâmbio constantedas sensações diversas. Os pensamentos de Zulmiraguardam imensa força sobre Júlio,tanto quanto os de Júlio revelam expressivo poder sobre a nova mãezinha. As mentes deum e de outro como que justapõem, mantendo-se em permanente comunhão, até que aNatureza complete o serviço que lhe cabe no tempo. De semilhante associaçãoprocedem os chamados “Sinais de nascença”.Certos estados íntimos da mulheralcançam, de algum modo, o princípio fetal, marcando-o para a vida inteira, ou melhor, aexistência inteira. É que o trabalho da maternidade assemelha-se a delicado processo demoldagem, requisitando, por isso, muita cautela e harmonia para que a tarefa sejaperfeita. Tratamento aplicado (problema da amigdalite)

Clarêncio aplicou-lhe recursos magnéticos, detendo-se de modo particular naregião do cérebro e da fenda glótica.

A doente acusou melhoras imediatas. Reabilitou-se o movimento circulatório. Afebre decresceu, propiciando-lhe repouso e o sono reparador surgiu por fim, favorecendo-lhe a recuperação. Em seguida, o Ministro Clarêncio, com devoção paternal, levou àcavidade pélvica, afirmando a necessidade de socorro ao útero, em vista do complicado edifícil desenvolvimento de Júlio reencarnante.

b) Segundo: com referência ao problema dos vômitos e não aceitação dealimentos: Revelava-se a gestante, efetivamente, em condições ameaçadoras. Asnáuseas repetidas provocavam a gradativa incursão da anemia. Vômitos perturbavam-nacruelmente. O sistema digestivo apresentava alterações profundas. O médico encarnadoagia baldamente, visto que o estômago da enferma zombava de todos os recursos.

Clarêncio explica as causas da ocorrência de vômitos, náuseas e perturbaçõesdiversas, com frequência, no período de gestação das mulheres em geral:

- “Estamos certos de que a ciência do porvir ajudará a mulher na defesa contraessa espécie de aborrecimento orgânico, encontrando definições de ordem fisiológicas

Página 14 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 15: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

para tais conflitos, mas no fundo, o desequilíbrio é de essência espiritual. O organismomaterno, absorvendo as emanações da entidade reencarnante, funciona como umexaustor de fluidosem desintegração, fluídos esses que nem sempre são aprazíveis oufacilmente suportáveis pela sensibilidade feminina. Daí a razão dos engulhos muitofreqüentes, de tratamento até agora muito difícil.”

E Clarêncio faz esta bela comparação:-“Imaginemos um pêssego amadurecido, lançado à cova escura, a fim de

renascer. Decomposto em sua estrutura, resistirá aos reservatórios da Natureza, todos oselementos da polpa e dos demais envoltórios que lhe revestem os princípios vitais,reduzindo-se no interior do solo ao embrião minúsculo, que se transformará, no espaço eno tempo, em novo pessegueiro”. Tratamento aplicado (problema de vômitos).Clarêncio submeteu-se a passes magnéticos de longo curso, prometendo que a medidase faria seguir das melhoras necessárias.

OUTROS “PROBLEMAS DE GESTANTES” ANALISADOS

Às vezes as gestantes revelam decréscimos de VIVACIDADE MENTAL;não raro, enunciam PROPÓSITOS EXTRAVAGANTES;há mulheres que adquirem ANTIPATIAS SÚBITAS; outras se recolhem a FANTASIAS tão inesperadas quanto injustificáveis;algumas adquirem AVERSÕES muitas vezes contra os próprios maridos.

Explicações de Clarêncio: - “A gestante é uma criatura hipnotizada a longo prazo.Tem o campo psíquico invadido pelas impressões e vibrações do Espírito que lhe ocupaas possibilidades para o serviço de reincorporação no mundo. Quando o futuro do filhona~e se encontra suficientemente equilibrado diante da Lei, e isso acontece quasesempre, a mente maternal é suscetível de registrar os mais estranhos desequilíbriosporque, à maneira de um médium, estará transmitindo opiniões e sensações de entidadeque a empolga.

As aversões pelo marido ocorre sempre que um inimigo do pretérito volta à carne,afim de resgatar débitos contraídos para com aquele que lhe servirá de pai”.

Página 15 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 16: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

DESEQUILÍBRIO EMOTIVO E NUVEM NEGRA NO CORAÇÃO

LIVRO

Missionários da Luz – Cap. XIX “Passes”.

LOCAL

Um centro espírita na crosta terrestre, em que Alexandre era mentor.

SERVIÇO

Atendimento de passes espirituais.

PESSOA OBSERVADA

Senhora respeitável, sentada à mesa.

ESPÍRITO INSTRUTOR

Anacleto – chefe dos trabalhadores de passes.

ESTADO DO PACIENTE

Solicitado por Anacleto a observar o coração e principalmente a válvula mitral,André Luiz descreve o que viu:

Detive-me em acurado exame da região mencionada e efetivamente decobri aexistência de tenuíssima nuvem negra, que cobria grande extensão da zona indicada,interessando ainda a válvula aórtica e lançando filamentos quase imperceptíveis sobre onódulo sino-auricular.

CAUSA DA PRESENÇA DA NUVEM NEGRA

“Esta amiga, explicou Aniceto, na manhã de hoje, teve sério atrito com o esposo,entrando em grave posição de desarmonia íntima. A pequena nuvem que lhe cerca oórgão vital representa meteria mental fulminatória. A permanência de semelhantesresíduos no coração pode ocasionar-lhe perigosa enfermidade.

Página 16 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 17: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

EXPLICAÇÃO TÉCNICA DO FENÔMENO

Explica Aniceto: Assim como o corpo físico pode ingerir alimentos venenosos quelhe intoxicam os tecidos, também o organismo perispiritual pode absorver elementos dedegradação que lhe corroam os centros de força, com reflexos sobre as células materiais.Se a mente da criatura encarnada ainda não atingiu a disciplina das emoções, asalimenta paixões que a desarmonizam com a realidade, pode, a qualquer momento,intoxicar-se com as emissões mentais daqueles com quem convive e que se encontramno mesmo estado de desequilíbrio.

Às vezes, semelhantes absorções constituem simples fenômenos sem maiorimportância; todavia, em muitos casos, são suscetíveis de ocasionar perigosos desastresorgânicos. Isto acontece, mormente, quando os interessados não têm vida de oração,cuja influência benéfica pode anular inúmeros males.

TRATAMENTO APLICADO

a) Anacleto tomou atitude de favorecimento de suas “expressões irradiantes”;

b) começou a atuar por imposição. Colocou a mão sobre o epigástrio da paciente,na zona inferior do externo;

c) de sua mão direita; assim colocada, saíam sublimes jatos de luz em raios deluminosa vitalidade, que se dirigiam ao coração, impulsionados pela força inteligente econsciente de Anacleto;

d) assediada pela força magnética em ação, a pequena porção de matéria negraque envolvia a válvula mitral deslocou-se vagarosamente, e, como se fora atraída pelavigorosa vontade de Anacleto veio aos tecidos da superfície, espraiando-se sob a mãoirradiada, ao longo da epiderme;

e) Anacleto inicia então o serviço mais ativo do passe, alijando a malignainfluência;

f) fez o contato duplo (as duas mãos) sobre o epigástrio, erguendo ambas asmãos , descendo-as logo após, morosamente através dos quadris até os joelhos,repetindo o contato na região mencionada e prosseguindo nas mesmas operações pordiversas vezes;

g) em poucos instantes o organismo da enferma ficou livre.

CONSIDERAÇÕES DE ANACLETO

Estivesse nossa irmã orando numa igreja católica romana ou num templobudista, receberia o socorro de nossa esfera por intermédio desse ou daquele grupo detrabalhadores do Cristo. Naturalmente que aqui, no seio de uma organização imune desombras do preconceito e do dogmatismo, nosso concurso fraternal pode ser maiseficiente e mais puro, e as suas possibilidades de aproveitamento são mito mais vastas...

Página 17 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 18: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

O AUTO-DOMÍNIO E NUVEM NEGRA NO FÍGADO

LIVRO

Missionários da Luz – Cap. XIX

LOCAL

Um centro espírita na crosta terrestre.

SERVIÇO

Atendimento de passes.

PESSOA OBSERVADA

Cavalheiro idoso, dum temperamento vivo, sendo portador de valorespositivos da personalidade humana. Nas inúmeras experiências passadas, aprendeu adominar coisas e situações, com invejável energia. Agora está aprendendo a dominar-sea si mesmo, a conquistar-se para iluminação interior, tarefa em experimenta choques devulto, pois, dentro de sua personalidade dominadora, é compelido a destruir váriasconcepções que se lhe afiguram sagradas. E neste objetivo atual, os própriosensinamentos do Cristo, que lhe servem de modelo à renovação, doem-lhe no íntimo,como marteladas, em certas circunstâncias.

Página 18 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 19: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

ESPÍRITO INSTRUTOR

Anacleto, chefe dos trabalhos de passe.

ESTADO DO PACIENTE

Com assombro,escreve André Luiz, notei-lhe o fígado profundamentealterado. Nuvem escura, cobria grande parte do órgão, compelindo-o a estranhosdesequilíbrios. Toda a vesícula biliar permanecia atingida. E via-se, com nitidez, que osreflexos negros daquela pequena porção de matérias tóxicas alcançavam o duodeno e opâncreas, modificando o processo digestivo. Alguns minutos de observação davam-me aconhecer a extrema perturbação de que o órgão da bile sentia objeto. As célulashepáticas pareciam presas de perigosas vibrações.

CAUSA DA PRESENÇA DA NUVEM NEGRA

Na luta que travava para aprender a dominar a si mesmo, sofriaintensamente, apesar de sincero e desejar de fato reformar-se. Impunha-se ausentar-sedo seu campo exclusivo a caminho do território da compreensão geral. E no círculo deconflitos dessa natureza vinha lutando, desde o dia anterior, contra certas imposições deorigem humana, necessárias ao seu aprendizado espiritual, e neste esforço mentalgigantesco, ele mesmo produziu pensamentos terríveis para o seu “ponto orgânico maisfrágil” que era o fígado.

EXPLICAÇÕES TÉCNICAS DE ANACLETO

Não fosse a oração que lhe renova as forças reparadoras, e não fosse osocorro imediato da nossa esfera, poderia ser vítima de doenças mortais do corpo. Apermanência de matéria tóxica indefinidamente, na intimidade deste órgão de importânciavital, determinaria movimentos destruidores para os glóbulos vermelhos do sangue,complicaria as ações combinadas da digestão, e perturbaria de modo fatal o metabolismodas proteínas. Isto porém não acontecerá. Na luta titânica em que se empenha consigomesmo, a vontade firme de acertar é sua âncora da salvação.

TRATAMENTO APLICADO

a – Anacleto, de pé, aplicou-lhe um passe longitudinal sobre a cabeça,partindo do contato simples (uma mão) e descendo a outra mão, vagarosamente, até aregião do fígado, onde tocava com a extremidade dos dedos irradiados;

b – repetiu a operação por alguns minutos;

Página 19 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 20: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

c – a nuvem escura se fez opaca, desfazendo-se pouco a pouco sob o influxovigoroso de Anacleto;

d – o fígado voltou à normalidade plena.

GRAVIDEZ SACRIFICIAL E NUVEM PARDACENTA NO ORGANISMO GERADOR

LIVRO

Missionários da Luz – Cap. XIX

LOCAL

Um centro espírita na crosta terrestre.

SERVIÇO

Atendimento de pessoas.

PESSOA OBSERVADA

Mulher grávida em sérias condições de enfraquecimento.

ESPÍRITO INSTRUTOR

Anacleto, chefe dos trabalhos de passe.

ESTADO DA PACIENTE

(Descrito por André Luiz)

“- Aqui, disse sensibilizado, temos uma irmã altamente necessitada de nossosrecursos fluídicos. Profunda anemia invade-lhe o organismo. Em regime desubalimentação, em virtude das dificuldades naturais que a rodeiam de longo tempo, agravidez constitui para ela um processo francamente doloroso. O marido é parcamenteremunerado e a esposa é obrigada à vigílias, noite a dentro, a fim de auxilia-lo namanutenção do lar. A prece, porém, não representa para este coração materno tão-

Página 20 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 21: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

somente um refúgio. A par das consolações espontâneas, ela recolhe forças magnéticasde substancial expressão que a sustentam no presente drama biológico. Aderindo aosaco de líquido amniótico, viam-se microscópicas nuvens pardacentas vagueando emvárias direções, dentro do sublime laboratório de forças geradoras.

Explica, novamente Anacleto:“- Se as manchas atravessarem o líquido, provocarão dolorosos processos

patológicos em toda a zona do epiblasto. E o fim da luta será o aborto inevitável”.

CAUSA DA PRESENÇA DAS NUVENS PARDACENTAS

Não obstante a fé que lhe exorna o caráter, afirma Anacleto, a nossa amiganão consegue furtar-se de todo, a tristeza angustiosa em certas circunstâncias. Há seisdias permanece desalentada, aflita. Dentro de algum tempo, o esposo deve resgatar umdébito significativo, faltando-lhe porém, os recursos propícios. A pobre senhora, contudo,além de suportar a carga de pensamentos destruidores que vem produzindo, é compelidaa absorver as emissões de matéria mental doentia da companheira, que se apóia nacoragem e na resignação da mulher. As vibrações dissolventes acumuladas são atraídaspara a região orgânica, em condições anormais e por isso, vemo-lhes congregadas comopequeninas nuvens em torno do órgão gerador, ameaçando não só a saúde maternal,mas também a saúde do feto.

TRATAMENTO APLICADO

Distinguem-se duas fases:

1º) Tratamento à mãe;2º) Socorro ao feto.

Tratamento à mãe:a – Anacleto atuou por imposição das mãos sobre a cabeça da enferma, como se

quisesse aliviar-lhe a mente;b – Em seguida, aplicou-lhe passes rotatórios na região uterina; as manchas

microscópicas se reuniam, congregando-se numa só, formando pequeno corpo escuro;c – Sob o influxo magnético de um auxiliar, a reduzida bola fluídico-pardacenta

transferiu-se para o interior da bexiga urinária;d – Anacleto deu o trabalho por terminado e explica:“Não convém dilatar a colaboração magnética para retirar a matéria tóxica de

uma vez. Lançada no excretor de urina, será alijado facilmente, dispensado a carga deoutras operações.”

Socorro ao feto:a – Agora é preciso socorrer a organização fetal. A alimentação da genitora, por

força de circunstâncias que independem da sua vontade, tem sido insuficiente;b – Um espírito auxiliar de Anacleto traz uma ânfora pequenina que continha

essências preciosas;

Página 21 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 22: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

c – Anacleto retirou do vaso certa porção de substância luminosa, projetando-anas vilosidades uterinas, enriquecendo o sangue materno destinado a fornecer oxigênioao embrião (feto).

CONSIDERAÇÕES FINAIS DE ANACLETO

“- Não podemos abandonar nossos irmãos na carne, ao sabor das circunstâncias,mormente quando procuram a cooperação precisa através da prece. A oração, elevandoo nível mental da criatura confiante e crente no Divino Poder, favorece o intercâmbioentre as duas esferas e facilita nossa tarefa de auxílio fraternal”.

PENSAMENTO E ACIDENTE CIRCULATÓRIO

LIVRO

Missionários da Luz – Cap. VII

PESSOA OBSERVADA

Antônio, na proximidade dos setenta anos, era viúvo há vinte, já vinhaapresentando problemas circulatórios aos olhos “espirituais” do Espírito Alexandre; sendohomem preso a alguns problemas sérios a resolver, necessitava da bênção dapermanência entre os encarnados até a solução destes problemas.

CAUSA DO TRATAMENTO

Trombose perigosíssima, por localizar-se numa das artérias que irrigam o córtex,motor do cérebro.

ESPÍRITO MAGNETIZADOR

Alexandre, a pedido da mãe do doente, Justina, já desencarnada.

LOCAL

Residência do próprio Antônio, na crosta terrestre. Antônio estava no leito edecorriam os primeiros minutos da madrugada.

Página 22 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 23: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

CAUSA DA ENFERMIDADE

Foi acidentado pelos próprios pensamentos em conflito injustificável. Suaspreocupações excessivas criaram-lhe elementos de desorganização cerebral. Naquelanoite, levou para o berço tantas preocupações descabidas, tantas angústiasdesnecessária, que as suas criações mentais se transformaram em verdadeira tortura.

ESTADO DO PACIENTE

Da descrição de André Luiz: “Identificava-se, perfeitamente, o estado pré-agônicoem todas as suas expressões físico-espirituais. A alma confusa, inconsciente,movimenta-se com dificuldade, quase que totalmente exteriorizada, junto do corpoimóvel, a respirar dificilmente”... Mais alguns instantes e Antônio estaria desencarnado.

DESCRIÇÃO DO TRATAMENTO

Alexandre convocou pelo pensamento o grupo do Irmão Francisco, em serviçonaquela noite, e que se apresentou pouco mais de um minuto após ter sido chamado.

Disse-lhe Alexandre: - Francisco, precisamos aqui das emanações de alguns dosnossos amigos encarnados, cujo veículo físico esteja agora em repouso equilibrado.Conforme observa, estamos diante dum caso gravíssimo. É preciso muito critério naescolha do doador de fluídos.

Francisco responde que tem um companheiro encarnado, Afonso, que atenderárazoavelmente às necessidades, e sai para busca-lo.

Neste meio tempo, o espírito da mãe do doente, já desencarnada, e que estavaali presente, sugerem que fossem aproveitados os fluídos de suas netas encarnadas, queestavam dormindo nos quartos ao lado.

- Não, respondeu Alexandre, delicadamente. Elas não atenderiam às exigênciasem curso. Precisamos de alguém suficientemente equilibrado no campo mental.

Não decorreu muito tempo e Francisco voltava seguido de Afonso, ocompanheiro encarnado, a quem Alexandre dirigia a seguinte advertência:

- Afonso, não temos um segundo a perder: coloque ambas as mãos na fronte doenfermo e conserve-se em oração.

Afonso não pestanejou. Dando a impressão de um veterano nesses serviços deassistência, parecia sumamente despreocupado de todos nós, fixando-se tão-somente naobrigação a cumprir.

Foi então, afirma André Luiz, que vi Alexandre funcionar como verdadeiromagnetizador. Recordando os meus antigos trabalhos médicos nos casos extremos detransfusão de sangue, via-lhe perfeitamente o esforço de transferir vigorosos fluídos deAfonso para o organismo de Antônio, já moribundo.

À medida que o instrutor movimentava as mãos sobre o cérebro de Antônio, esterevela sinais crescentes de melhoras, e verificava André Luiz, sob forte assombro, que aForma Perispiritual do enfermo reunia-se devagarinho à forma física, integrando-seharmoniosamente uma com a outra, como se estivessem de novo, em processo dereajustamento, célula por célula.

Página 23 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 24: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

Após quinze minutos finda a intervenção, Alexandre chama a mãe do enfermo eacentua: - Justina, o coágulo acaba de ser reabsorvido e conseguimos socorrer aartéria com os nossos recursos, mas Antônio terá no máximo cinco meses a mais depermanência na Terra. Se você pleiteou o auxílio de agora para ajuda-lo a resolvernegócios urgentes, não perca as oportunidades , porque os reparos deste instante nãoperdurarão por mais de cento e cinqüenta dias. E não esqueça de preveni-lo, pelosprocessos intuitivos ao nosso alcance , quanto ao cuidado que deverá manter consigomesmo no terreno das preocupações excessivas, mormente à noite, quando ocorrem osfenômenos desastrosos mais sérios de circulação, em vistas da invigilância de muitaspessoas que se valem das horas sagradas do repouso físico para a criação de fantasmascruéis no campo vivo do pensamento. Se nosso amigo descuidar-se da auto-corrigenda,talvez desencarne antes dos cinco meses. Toda cautela é indispensável.

Após a retirada das mãos do socorrista encarnado, ordenada porAlexandre, o enfermo, reintegrado, nas suas funções orgânicas com a harmonia possível,abriu os olhos físicos como se estivesse profundamente embriagado e começou a gritarestentoricamente:

- Socorro!... Socorro!... Acudam-me, por amor de Deus! Eu morro, eu morro!Suas filhas acorreram prestimosas e o médico foi imediatamente chamado.

Aproveitando para mais uma lição, Alexandre afirma:“Geralmente, quando os nossos amigos encarnados gritam chorosos por socorro,

nosso serviço de assistência já se encontra completo. Partamos”.

OBS.: O grupo do Irmão Francisco permaneceu em oração silenciosa antes edurante a intervenção magnética.

Página 24 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 25: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

A DÉCIMA VEZ

LIVRO

Missionários da Luz – Cap. XIX

LOCAL

Um centro espírita numa cidade brasileira.

SERVIÇO

Atendimento de pessoas.

Página 25 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 26: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

PESSOA OBSERVADA

Cavalheiro idoso, simpatizante das atividades espiritualizantes, porém, portadorde temperamento menos simpático, por ser extremamente caprichoso. Freqüentava ocentro a pouco mais de três meses.. Estimava rixas freqüentes, as discussõesapaixonadas, o império dos seus pontos de vista. Não se acautelava contra o ato deencolerizar-se e despertava incessantemente a cólera e a mágoa dos que lhedesfrutavam a companhia.

Adquiria ódios com uma facilidade terrível e não percebia perigosa posição emque se confiava. Já lhe haviam sido feitas dez operações de socorro magnético integral,alijando-lhe as cargas malignas, informa Anacleto.

ESPÍRITO INSTRUTOR

Anacleto, chefe dos trabalhos de passe daquele Centro Espírita. Anacleto tinhaEspíritos auxiliares de passes.

ESTADO DO PACIENTE

Fígado e baço acusavam enorme desequilíbrio.

CAUSA DO DESEQUILÍBRIO

Cargas malignas não só dos pensamentos de angústia e represália que eleprovocava nos outros, mas também dos pensamentos cruéis que fabricava para si.

TRATAMENTO APLICADO

Após longo exame do paciente, exclama Anacleto: “-Lastimável! Entretanto,apenas poderemos aliviá-lo. Agora, após dez vezes de socorro completo, é preciso deixá-lo entregue a si mesmo, até que adote nova solução”. E dirigindo-se ao auxiliar,acentuou: “-Poderá oferecer-lhe melhoras, mas não deve alijar-lhe a carga deforças destruidoras que nosso rebelde amigo acumulou para si mesmo. Nossa missão éde amparar os que erram, e não de fortalecer os erros”.

CONSIDERAÇÕES DE ANACLETO

“- Nosso esforço é também educativo e não podemos desconsiderar a dor queinstrui e ajuda a transformar o homem para o bem. Nas normas de serviço que devemosatender nessa casa, é imprescindível ajuizar as causas na extirpação dos males alheios.Há pessoas que procuram o sofrimento, a perturbação, o desequilíbrio e é razoável que

Página 26 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 27: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

sejam punidas pela conseqüências de seus próprios atos. Quando encontramosenfermos dessa condição, salvamo-los dos fluídos deletérios em que se envolvem pordeliberação própria em dez vezes consecutivas, a título de benemerência espiritual.Todavia, se as dez oportunidades voam sem proveito para os interessados, temosinstruções superiores para entregá-los à sua própria obra, a fim de que aprendamconsigo mesmos.

Poderemos aliviá-los, mas nunca libertá-los.

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE VIDA DE DONA ALBINA

LIVRO

Obreiros da Vida Eterna – Cap. XVII

PACIENTE

Dona Albina, cujo desencarne estava em organização final. Presbiteriana, viúva,desde cedo consagrada ao labor educativo, formada a infância e a juventude no idealcristão.

CAUSA DA MAGNETIZAÇÃO

Recuperar as energias de Dona Albina, que recebeu pequena prorrogação noprazo de vida que estava findando.

ESPÍRITOS MAGNETIZADORESInstrutor Jerônimo, auxiliado por André Luiz.

LOCAL

Apartamento em moderno arranha-céu de elegante bairro da cidade do Rio deJaneiro.

ESTADO EM QUE SE ENCONTRAVA A PACIENTE

a) Insuficiência cardíaca de aneurisma, em condições ameaçadoras, coração eartéria apresentavam sintomas graves, assim como o fígado, os rins e o aparelho gastro-intestinal;

b) dispnéia castigava-a intensamente;

Página 27 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 28: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

c) a zona perigosa do corpo abatido era justamente a que situava o aneurisma,provável portador da libertação. O tumor provocara a degenerescência do músculocardíaco e ameaçava ruptura imediata.

DESCRIÇÃO DO TRATAMENTO MAGNÉTICO

a) Jerônimo começou aplicando passe de restauração ao sistema de conduçãodo estímulo, demorando-se atencioso sobre os nervos do tônus;

b) em seguida forneceu certa quantidade de forças ao pericárdio, bem como àsestrias tendinosas, assegurando a resistência do órgão;

c) logo após, magnetizou a zona em que se localizava o tumor bastantedesenvolvido, isolando certos complexos celulares;

d) Jerônimo afirma que a melhora deverá durar alguns meses;e) finda a complexa operação magnética, o coração da doente funcionava com

equilíbrio. As válvulas cardíacas passaram a denotar regularidades;f) cessou a aflição, fato q foi atribuído pelo grupo encarnado aos efeitos da prece

que estavam fazendo naquela hora, o que na verdade, segundo André Luiz, auxiliousobremaneira a intervenção magnética.

ESCLARECIMENTOS GERAIS

a) causa da prorrogação: evitar as repercussões angustiosas e aborto que donaLoide, filha de dona Albina, poderia vir a sofrer, pondo em risco reencarnação de umamenina cujo feto estava em fase adiantada de formação dentro do seu ventre;

b) quem pediu a prorrogação: João, menino de oito anos de idade, companheirode muitos séculos da menina que ia nascer, cuja acontecimento se revestiria de profundasignificação para o futuro, pois ambos possuíam admirável passado de serviço na CrostaPlanetária; c) observação de André Luiz: “Ali, numa câmara de moléstiagrave, a oração, filha do trabalho com amor, vencia o vigoroso poder da morte”.

d) a prorrogação foi concedida por autoridade superior.

Página 28 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 29: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

Controle do batimento cardíaco. O impulso acelerador desce pela medula,do centro que regula os batimentos cardíacos, no cérebro, para aumentar a atividade do“pacemaker”. O batimento é retardado pela ação do nervo vago.

PREPARAÇÃO DO MÉDIUM PARA EFEITOS FÍSICOS

LIVRO

Missionários da Luz – Cap. X

MÉDIUM

Jovem mulher.

CAUSA DA MAGNETIZAÇÃO

Preparação de médium para ceder ectoplasma em reunião de materialização.

ESPÍRITOS MAGNETIZADORES

Instrutor Alexandre, auxiliado por Verônica e mais três Espíritos.

LOCAL

Página 29 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 30: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

Casa residencial na crosta, em uma cidade brasileira.

DESCRIÇÃO DO TRATAMENTO OU OPERAÇÃO MAGNÉTICA

Duas fases distintas são observadas:

1ª fase – Aceleramento do processo digestivo:a – os cinco espíritos colocam as mãos em forma de coroa sobre a fronte da

jovem;b – as energias assim reunidas formavam vigoroso fluxo magnético, que foi

projetado sobre o estômago e fígado da médium;c – estômago e fígado acusam imediatamente novo ritmo de vibrações;d – concentram-se as forças emitidas, gradualmente, sobre o plexo solar,

espalhando-se por todo sistema nervoso vegetativo;e – André Luiz observa com espanto que se acelerava o processo químico da

digestão;f – as glândulas do estômago começaram a segregar pepsina e ácido clorídrico

em maior quantidade, transformando-se rapidamente o bolo alimentar;g – havia elevada produção de enzimas digestivas;h – o pâncreas trabalhava ativamente, lançando grandes porções de tripsina na

parte inicial dos intestinos, que parecia grande hospedaria de bacilos acidificantes;i – o fígado parecia sofrer especial influenciação, e exercia suas funções na

produção da bile, e nos fenômenos nutritivos relacionados com a vida dos glóbulos dosangue;

j – as células hepáticas esforçavam-se, apressadas, armazenando recursos denutrição ao longo das veias interlobulares que se assemelhavam a pequeninos canais deluz;

l – em poucos minutos o estômago permanecia inteiramente livre.

2ª fase – Preparação do sistema nervoso para saídas de força:

a – é diferente o fluxo magnético nas duas fases. Aqui, não mais os cincoEspíritos com as mãos na fronte da médium;

b – separam-se os espíritos magnetizadores. Enquanto Alexandre projetava aenergia que lhe era peculiar, sobre a região do cérebro, Verônica e os três outrosespíritos, lançavam os recursos que lhes eram próprios sobre todo o sistema nervosocentral, encarregando-se cada um de determinada zona dos nervos cervicais, dorsaislombares e sacros;

c – a limpeza era eficiente e enérgica, provocada pelas forças projetadas, sendoarrancados dos centros vitais, resíduos escuros

d – sob o influxo luminoso da mão direita de Alexandre, o cérebro alcançarabrilho como se fora espelho cristalino;

e – todas as glândulas mais importantes resplandeciam à maneira de núcleosvigorosos, excitados por elementos sublimes;

f – a chuva de raios parecia restaurar o equilíbrio elétrico na intimidade de todasas células orgânicas;

Página 30 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 31: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

g – Alexandre: o aparelho mediúnico foi submetido à operações magnéticas,destinadas a socorrer-lhe o organismo nos processos de nutrição, circulação,metabolismo e ações protoplásmicas, a fim de que o seu equilíbrio seja mantido acima dequalquer surpresa desagradável.

OUTRAS INSTRUÇÕES RETIRADAS DO TEXTO: O DESDOBRAMENTO

Para o desdobramento, é especialmente estimulado o centro dasensibilidade senão vejamos:

a – Verônica colocava a mão direita sobre a cabeça da jovem, demorando-se nocentro da sensibilidade;

b – Alexandre explica que ela está aplicando passes magnéticos como serviço deintrodução ao desdobramento necessário aos trabalhos de materialização.

A FORÇA NERVOSA – OU ECTOPLASMA

a – sob a ação do orientador espiritual de tarefa, exterioriza-se a força nervosa damédium, à maneira dum fluxo abundante de neblina espessa e leitosa;

b – a força nervosa da médium é matéria plástica e profundamente sensível àsnossas criações mentais;

c – a exteriorização se faz parcialmente através da boca e ouvidos da médium.

Página 31 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 32: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

DESENCARNAÇÃO DE DIMAS

LIVRO

Obreiros da Vida Eterna – Caps. XIII e XIV

PESSOA OBSERVADA

Dimas: colaborador de trabalhos espíritas, médium assíduo aos trabalhos,sempre a serviço de necessitados e sofredores. Tem pouco mais de 50 anos de idade.

O estudo é feito com a observação direta de André Luiz no processo dedesencarnação de Dimas.

CAUSA DA MAGNETIZAÇÃO

Desencarnar o espírito de Dimas.

ESPÍRITO MAGNETIZADOR

Assistente: Jerônimo.Auxiliares: André Luiz, Hipólito (ex-padre) e Luciana.

LOCAL

Residência de Dimas em pequena cidade do interior.

ESTADO EM QUE SE ENCONTRAVA O PACIENTE (NO DIA DADESENCARNAÇÃO)

a) atacado de cirrose hipertrófica;b) fígado desorganizado começara paralisar suas funções;c) estômago, pâncreas e duodeno apresentavam anomalias estranhas;d) os rins parecem praticamente mortos;e) os glomérulos prendiam-se aos ramos arteriais como pequeninos botões

arroxeados;f) os tubos coletores enrijecidos prenunciavam o fim do corpo;g) sintomas de gangrena em toda a atmosfera orgânica;h) corpúsculos das mais variadas espécies nadavam nos líquidos acumulados no

ventre;o coração trabalhava com dificuldade.

Página 32 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 33: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

DESCRIÇÃO DO PROCESSO DESENCARNADOR

1. Resumo Teórico: os cuidados necessários da alma (feito pelo assistenteJerônimo).

”- Há três regiões orgânicas fundamentais que demandam extremo cuidado nosserviços de liberação da alma”.

Primeira – o centro vegetativo, ligado ao ventre, como sede das manifestaçõesfisiológicas;

Segunda – o centro emocional, zona dos sentimentos e desejos, sediado notórax;

Terceira – centro mental, mais importante por excelência, situado no cérebro.

Isolamento do Sistema Nervoso: Antes de iniciar o desligamento das três regiõesacima descritas, Jerônimo, com o auxílio de André Luiz, que ficou com as mãoscolocadas na fronte do enfermo, fez as seguintes operações magnéticas no sistemanervoso:

1º - insensibilizou inteiramente o vago, para facilitar o desligamento nas vísceras;2º - a seguir, utilizando passes longitudinais, isolou o sistema nervoso simpático;3º - neutralizou as fibras inibidoras no cérebro.

3. A Desencarnação de Dimas: (feita por Jerônimo) – acompanhar com o resumoteórico do item 1.

Primeiro – o Centro Vegetativo: começou a operar sobre o plexo solar, desatandolaços que localizavam forças físicas. Com espanto, André Luiz notou que certas posiçõesde SUBSTÂNCIA LEITOSA extravasava do umbigo, pairando em torno. Esticaram-se osmembros inferiores, com sintomas de esfriamento. Dimas gemeu alto, semi-inconsciente.

Segundo – Centro Emocional: Jerônimo, com passes concentrados no tórax,relaxou os elos que mantinham a coesão celular no centro emotivo, operando sobredeterminado ponto de coração, que passou a funcionar como bomba mecânica,desreguladamente. Desprenderam-se mais substâncias do epigástrio à garganta. O corpofísico oferecia resistência, insistindo nela retenção do ser espiritual, ocasionandoangustiosa aflição a Dimas; todos os músculos opunham-se à libertação das forçasmotrizes.

Terceiro – o Centro Mental: Jerônimo concentrou-se no cérebro. Aplicou todo seupotencial de energia na fossa rombordal e quebrou alguma coisa que André Luiz nãopôde perceber com minúscias. Como conseqüência, brilhante chama violeta-douradadesligou-se da região craniana, absorvendo instantaneamente a vasta porção desubstância leitosa já exteriorizada anteriormente dos outros centros. André Luiz afirmaque era difícil a chama, tal a sua intensidade. A chama mencionada transformou-se emmaravilhosa cabeça, idêntica à do corpo físico e após ela, foi-se formando todo o corpoperispiritual de Dimas, membro a membro, traço a traço. Dimas, desencarnado, elevou-sealguns passos acima de Dimas-cadáver, apenas ligado ao corpo através de leve cordão

Página 33 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 34: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

prateado, semelhante a sutil elástico, entre o cérebro de matéria densa, abandonado, e océrebro do corpo espiritual.

OBSERVAÇÃO

À medida que o novo organismo perispiritual surgia, a luz violeta-dourada,fulgurante no cérebro, empalidecia gradualmente, até desaparecer de todo, como se orepresentasse conjunto dos princípios superiores da personalidade, momentaneamenterecolhidos a um único ponto, espraiando-se em seguida, através de todos os escaninhosdo organismo perispiritual, assegurando, deste modo, a coesão dos diferentes átomosdas novas dimensões vibratórias.

FLUIDOS ANESTESIANTES NO ORGANISMO GERADOR

1 – LIVROAção e Reação – Cap. X (André Luiz)

2 – LOCALUm hospital em uma movimentada cidade terrestre.

3 – SERVIÇOAtendimento de passes espirituais.

4 – PESSOA OBSERVADASenhora grávida, preste a dar a luz à mais um filho.

Página 34 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 35: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

5 – ESPÍRITO INSTRUTORSilas – Dirigente Espiritual

6 – Estado do pacienteEnvolta nos fluídos anestesiantes que lhe são desfechados pelos perseguidores,

durante o sono, tem a vida uterina sensivelmente prejudicada por extrema apatia.

7 – CAUSA DA PRESENÇA DA NUVEM NEGRA

- Não podemos, assim de relance, mergulhar pormenorizadamente no pretérito quelhe diz respeito. Entretanto, a título de nossa edificação espiritual, posso adiantar-lhesque as penas de Laudemira, na atualidade, resultam de pesados débitos por elacontraídos, há pouco mais de cinco séculos. Dama de elevada situação hierárquica naCorte de Joana II, Rainha de Nápoles, de 1414 a 1435, possuía dois irmãosconsangüíneos que lhe apoiavam todos os planos loucos de vaidade e domínio. Casou-se, mas sentindo na presença do marido um entrave ao desdobramento das leviandadesque lhe marcavam o caráter, acabou constrangendo-o a enfrentar o punhal dos favoritos,arrastando-o para a morte. Viúva e dona de bens consideráveis, cresceu em prestígio,por haver favorecido o casamento da rainha, então viúva de Guilherme, Duque daÁustria, com Jaime de Bourbom, Conde de la Marche. Desde aí, mais intimamenteassociada às aventuras de sua soberana, confiou-se a prazeres e dissipações, nos quaisperturbou a conduta de muitos homens de bem e arruinou as construções domésticas,elevadas e dignas, de várias mulheres de seu tempo. Menosprezou sagradasoportunidades de educação e beneficência que lhe foram concedidas pela BondadeCeleste, aproveitando-se da nobreza precária para desvairar-se na irreflexão e no crime.Foi assim que, ao desencarnar, no fastígio da opulência material, nos meados do séculoXV, desceu a medonhas profundezas infernais, onde padeceu o assédio de ferozesinimigos que lhe não perdoaram os delitos e deserções. Sofreu por mais de cem anosconsecutivos nas travas densas, conservando a mente parada nas ilusões que lhe erampróprias, voltando à carne por quatro vezes sucessivas, por intercessão de amigos doPlano Superior, em cruciantes problemas expiatórios, no decurso dos quais, na condiçãode mulher, embora abraçando novos compromissos, experimentou pavorosos vexames ehumilhações da parte de homens sem escrúpulos que lhe asfixiavam todos os sonhos...

8 – EXPLICAÇÃO DO INSTRUTOR SILAS

Quando a queda no abismo é de longo curso, ninguém emerge de um salto. Elanaturalmente entrava pela porta do túmulo e saía pela porta do berço, transportandoconsigo desajustes interiores que não podia sanar de momento para outro. Entretanto,nossa irmã, com o amparo de abnegados companheiros, voltou ao pagamento parceladodas suas dívidas, reaproximando-se de credores reencarnados, não obstantementalmente jungida aos planos inferiores, desfrutando a bênção do olvido temporário,com o que lhe foi possível angariar preciosa renovação de forças.

Página 35 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 36: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

9 – EXPLICAÇÃO PARA O TRATAMENTO

Na portaria do hospital, um dos vigilantes espirituais dirigiu-se ao instrutor Silaspreocupado com o estado de Laudemira. Tudo faz acreditar que a pobrezinha sofreráperigosa intervenção. O cirurgião voltará dentro de uma hora e, na hipótese de osrecursos aplicados não surtirem efeito, providenciará uma cesariana como remédioaconselhável...

Nosso amigo (instrutor) mostrou funda preocupação a vincar-lhe o semblantehabitualmente calmo, e ajuntou:

- Uma operação dessa espécie acarretar-lhe-á grandes prejuízos para o futuro.Consoante o programa organizado, em favor dela, cabe-lhe receber ainda mais três filhosno templo do lar, de modo a utilizar-se do presente estágio humano, com tanta eficiênciaquanto se torne possível...

10 – TRATAMENTO APLICADO

Silas, sob atenção de Clarindo e Leonel que nos seguiam, surpresos, convocou-nos, a Hilário e a mim, para o socorro imediato.

Determinando permanecêssemos ambos em oração, com a destra ao cérebro dadoente, começou a fazer operações magnéticas excitantes sobre o colo uterino.

Substância leitosa, qual neblina leve, irradiava-se-lhe das mãos, espalhando-sesobre todos os escaninhos do aparelho genital.

Decorrido alguns minutos de pesada expectativa, surgiram contrações que, poucoa pouco, se acentuaram intensamente.

Silas, atencioso, controlou a evolução do parto, até que o médico ingressou norecinto.

Longe de registrar-nos a presença, sorriu, satisfeito, reclamando o concurso decompetente enfermeira.

A cesariana foi esquecida.Convidou-nos o assistente ao regresso, informando-nos mais tranqüilo:- O organismo de Laudemira reagiu brilhantemente. Esperamos possa continuar na

obra que lhe compete, com o êxito necessário.

TRATAMENTO MAGNÉTICO COM RECURSOS NATURAIS

1 – LIVROAção e Reação – Cap. XIII (André Luiz)

2 – LOCALUm casebre em uma área rural pobre e triste.

3 – SERVIÇO

Página 36 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 37: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

Atendimento de pessoas.

4 – PESSOAS OBSERVADASUma mulher e seu filho, um anão paralítico e doente.

5 – ESPÍRITO INSTRUTORSilas, dirigente da equipe espiritual.

6 – ESTADO DA PACIENTE

O coração da enferma apresentava alarmante arritmia, figurando-se-nos agitadoprisioneiro a emaranhar-se nas artérias estreitas em estranhas calcificações.

Os vasos enfraquecidos do miocárdio ameaçam ruptura próxima. A parada súbitado órgão central pode ocorrer de um instante para outro.

7 – TRATAMENTO APLICADO

O Assistente comunicou-nos que a enferma reclamava medicação imediata,considerando, porém, que naquela hora da noite não era fácil trazer algum companheiroencarnado ao sítio deserto, nem dispúnhamos, ali, de recursos quaisquer.

Ainda assim, vimo-lo aplicar-lhe passes na glote, com desvelada atenção.Logo após, administrou recursos fluídicos à linfa pura.Compreendemos que Silas ativara a sede da doente, constrangendo-a a servir-se

da água simples então convertida em líquido medicamentoso.Despendendo enorme esforço, Poliana abandonou o leito e buscou o pote

humilde.Após beber ligeiros goles, asserenou as próprias ânsias, qual se houvera sorvido

valiosa poção calmante.Decorrido alguns minutos, Poliana mostrava-se plenamente fora do vaso físico,

mas sem a necessária lucidez espiritual para identificar-nos a presença. A enfermaausente do corpo de carne. Como num sonho consolador, foi convenientementeacomodada por Silas no tapete de relva macia.

Finda essa operação, o Assistente convocou-nos à prece.Após a prece, energias imponderáveis da Natureza, associadas aos fluidos de

plantas medicinais, foram trazidas à nossa enferma, que as inalava a longos sorvos, e,em tempo breve, vimos Poliana surpreendentemente refeita, pronta a retomar o envoltóriopara a necessária restauração.

8 – EXPLICAÇÃO SOBRE O DÉBITO

- Temos sob nossa atenção lamentável débito congelado. Nosso pobrecompanheiro, deploravelmente tombado, praticou numerosos delitos na Terra e no PlanoEspiritual e, há mais de mil anos, vem sucumbindo, vaidoso e desprevenido, às garras dacriminalidade... De existência a existência, não soube senão consumir os recursos do

Página 37 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 38: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

campo físico, tumultuando as paisagens em que o Senhor lhe concedeu viver.Calamidades diversas, como sejam homicídios, rebeliões, extorsões, falências, suicídios,abortos e obsessões foram por ele provocados, desde muitos séculos, porquanto nadaviu à frente dos olhos senão o seu egoísmo a saciar... Entre o berço e o túmulo, é odesatino incessante, e, do túmulo para o berço, é a maldade fria e inconseqüente. Quasesempre inspirado nos pontos de vista de Poliana, que lhe vem sendo a companheira demúltiplas jornadas, cristalizou-se como infeliz empresário do crime, agigantando-se-lhe detal modo o desequilíbrio na viciação, que não houve outro remédio para ele senão oinsulamento absoluto na carne, ao nevoeiro da romagem presente, na qual identificamos,assim, como fera enjaulada na armadura de células aviltantes, sob a custódia da mulherque ajudou nas quedas sucessivas, erigidas agora à posição de enfermeira maternal doseu longo infortúnio. Poliana, a companheira fútil e transviada do bem, que habitualmenteescolheu para si a condição de boneca do prazer delituoso, acordou, além-túmulo, paraas realidades da vida antes dele...

Nosso amigo, até que se amadureça em espírito para a renovação necessária,guarda a mente trabalhando em circuito fechado, isto é, pensa constantemente para simesmo, incapaz da permuta de vibrações com os semelhantes, exceção feita comPoliana, de quem se fez satélite mudo e expectante, como parasita em fronde seivosa.Sabino é um problema de débito estacionário, porque jaz em processo de hibernaçãoespiritual, compulsoriamente, a fim de que possa, de futuro, encarar o montante doscompromissos em que se enleia, promovendo-lhes solução digna nos séculos próximos,a golpes de férrea vontade na renunciação de si mesmo.

AÇÃO MAGNÉTICA ESPIRITUAL AGINDO SOBRE O VEÍCULO CARNAL

1 – LIVROAção e Reação – Cap. XII (André Luiz)

2 – LOCALPequena moradia, lar terreno, constituída de três peças desataviadas e estreitas.

3 – SERVIÇOAtendimento de passes

4 – PESSOA OBSERVADACompanheira reencarnada há quase 30 (trinta) anos. Encontra-se agoniada e

exausta.

5 – ESPÍRITO INSTRUTOR E MAGNETIZADORSilas, orientador das atividades de socorro.

Página 38 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 39: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

6 – ESTADO DA PACIENTE

Jovem agoniada e exausta. A infeliz, de joelhos, beijava sofregamente uma meninade dois a três anos, mostrando a indefinível angústia dos que se despedem para sempre.

- Deus meu, rogou Marina, Pai de infinita Bondade – implorou em voz alta –compadece-te de mim e perdoa-me o fracasso! Não suporto mais... Sem minhapresença, meu marido viverá mais tranqüilo no leprosário e minha desventurada filhinhaencontrará corações caridosos que lhe dispensem amor... Não tenho mais recursos...Estou doente... Nossas contas esmagam-me... Como vencer a enfermidade que devora,obrigada a costurar sem repouso, entre o marido e a filhinha que me reclamamassistência e ternura?

Logo após, em movimento rápido, tomou de um copo em que se encontravabeberagem cujo teor tóxico não nos deixava qualquer dúvida.

7 – CAUSA DO ATENDIMENTO

Solicitação de Luísa, desencarnada, mãe de Marina, encarnada.Luisa comenta a situação de Marina no passado:- Marina veio de nossa Mansão (posto de atendimento espiritual) para auxiliar a

Jorge e Zilda, dos quais se fizera devedora. No século passado, interpôs-se entre os dois,quando recém-casados, impelindo-os a deploráveis leviandades que lhes valeramangustiosa demência no Plano Espiritual... Depois de longos padecimentos e desajustes,permitiu o destino, o nascimento dos três no mesmo quadro social, para o trabalhoregenerativo. Marina, a primogênita do lar de nossa irmã Luísa, recebeu a incumbênciade tutelar a irmãzinha... quando moças feitas, há alguns anos, eis que, ... a jovem Zildareencontra Jorge e reatam, instintivamente, os elos afetivos do pretérito. Amam-se comfervor e confiam-se ao noivado... Marina, porém longe, de corresponder às promessasesposadas no Mundo Maior... completamente cega e surda aos avisos da suaconsciência, começou a envolver o noivo da irmã em larga teia de seduções... E Jorge,inconscientemente dominado, transferiu-se do amor por Zilda à simpatia por Marina...Todavia, em faltando apenas duas semanas para a realização do consórcio, surpreende-se a pobrezinha com a inesperada e aflitiva confissão... Jorge expõe-lhe a chaga que lheexcrucia o mundo interior... Não lhe nega admiração e carinho, mas desde muitoreconhece que somente Marina deve ser-lhe a companheira no lar... desesperada,consegue na mesma noite do entendimento a dose de formicida com que põe termo àexistência física... Foi assim que Jorge e Marina, livres casaram-se... entretanto, doisanos após o enlace, receberam Zilda em rendado berço, como filhinha estremecida...nasceu surda-muda e mentalmente retardada... A vida corria-lhes regularmente, nãoobstante atribulada pelas provas naturais do roteiro, quando, há meses, Jorge foiapartado para o leprosário onde se encontra em tratamento. Desde então, entre o esposodoente e a filhinha infeliz, Marina padece o abatimento em que a encontramos, marteladaigualmente pela tentação do suicídio.

8 – TRATAMENTO APLICADO

Página 39 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 40: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

Antes, porém, de colocar o copo à boca em febre, eis que o Assistente Silas,espírito desencarnado, lhe disse em voz segura:

- Como podes pensar na sombra da morte, sem a luz da oração?A desventurada não lhe ouviu a pergunta com os tímpanos de carne, mas a frase

de Silas invadiu-lhe a cabeça qual rajada violenta.Lampejaram-lhe os olhos como novo brilho e o copo tremeu-lhe nas mãos, agora

indecisa.Nosso orientador estendeu-lhe os braços envolvendo-a em fluidos anestesiantes

de carinho e bondade... e, sob vigorosa influência do diretor de nossa excursão, levantou-se automaticamente e estirou-se no leito...

Silas administra-lhe passes magnéticos de prostração e, induzindo-a ligeiromovimento do braço, fez que ela mesma, num impulso irrefletido, batesse com força nocopo fatídico, que rolou no piso do quarto, derramando o líquido letal.

Com a mente mais serena e com acentuada passividade o Assistente a conduz aosono provocado...

Silas emitiu forte jacto de energia fluídica sobre o córtex encefálico dela, e grandetorpor lhe invade o campo nervoso, deixando-se adormecer pesadamente qual houverasorvido violento narcótico.

Silas, no entanto, interessado em conduzir até o fim, administrou novos recursosmagnéticos à mãezinha debilitada...

Marina ergue-se em espírito sobre o corpo somático e pousou em nós o olhar vagoe inexpressivo...

... como a despertar-lhe as percepções do Espírito, afagou-lhe as pupilas, com asmãos aureoladas de fluidos luminescentes e, de repente, à maneira do cego que retornaà visão,... viu a genitora.

9 – EFEITOS DO TRATAMENTO

1º) Dominada de novos pensamentos, recolocou o perigoso recipiente no lugarprimitivo;

2º) No leito, fez uma prece;3º) Com ligeiro movimento do braço, induzida pelo orientador, bate com força no

copo fatídico, que rolou no piso do quarto, derramando o líquido letal;4º) Novamente se põe a orar em silêncio, com evidentes sinais de temor e

remorso;5º) Adormece pesadamente, qual se houvera sorvido violento narcótico;6º) Ergueu-se em espírito sobre o corpo somático;7º) Viu a mãe e refugiou-se-lhe no regaço;8º) Ajoelhada e lacrimosa, osculava as mãos da genitora, clamando em súplica: “- Mãe querida, perdoa-me! Perdoa-me!...”9º) A moça renovada ressurge, transformada.

Página 40 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II

Page 41: FORMAÇÃO MEDIÚNICA II - HostGator - Hospedagem de Sites … · 2016-10-16 · ... “A oração é prodigiosa banho de forças, tal a ... até o fígado do enfermo. II- André

Página 41 de 41

Estudando a Doutrina EspíritaTema: Formação Mediúnica II