1  · o sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo. quando ... - não, quem é...

20
1 www.sincor-es.com.br ]

Upload: vodung

Post on 22-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1www.sincor-es.com.br

]

2www.sincor-es.com.br

OPINIÃO[

SEDE PRÓPRIAEndereço:- Rua Frederico Lagassa, Nº 30 Conj. 509/512 - Edf. Scheila - Bairro Gurigica, Vitória,

ESSite: www.sincor-es.com.br

E-mail: [email protected]

DiretoriaPresidente: José Romulo da Silva1º Vice-Presid.: Pedro de Paula Pinto2º Vice-Presid.: Leovigildo José Bello1º Secretário: José Alexandre Cid Pinto2º Secretário: Antonio Nelson B. Fortunato1º Tesoureiro: Antonio José A. Imperial2º Tesoureiro: Rene Neves FariasDiretor Social: Leonardo Souza BergaminiDir. Marketing: Willian da Silva AraújoDir. Informática: Jaime Balbino de OliveiraDir.Rel.c/Merc.: Neudon de Almeida Valadão

SuplentesAna Julia Merotto, Antonio Dimas Neto e

Deusdete Mantovanelli

Conselho FiscalSanta de Luzie Laiber Oliveira, Luiz Carlos

da Silva Porto e Maria Angélica Baptista

SuplentesEdneia Bossaneli Araújo, Jocarly Santos

Spinasse e Marisa Machado Imperial

Delegados Representantes junto a Fenacor-EfetivosJosé Romulo da Silva e Nicolau Marino Calabrez

Delegados Representantes junto a Fenacor-SuplentesCleber Calabrez e Paulo Henrique Rocha Latado

Jornalista ResponsávelMarcilene Forechi MTB ES00690JP

Redação e EdiçãoMarcilene Forechi

[email protected]

DiagramaçãoIvo Tadeu Basilio

ImpressãoGM Gráfica e Editora Ltda

EXPEDIENTE

Telefones para ContatoSINCOR-ES

Geral....................................... 2125-6666................................................ 2125-6667Deptº Adm./Financ.................. 2125-6669Cadastro Corretor................... 2125-6676Atend. D.P.V.A.T..................... 2125-6674Fax......................................... 2125-6672Revista Sincor-ES.................. 2125-6671Assistente de Diretoria.......... 2125-6670

Empresas ColigadasCREDICORES....................... 3315-5027............................................... 3315-5028FUNENSEG-ES..................... 2125-6673............................................... 2125-6683CVG-ES................................. 2125-6675CAMASEG-ES....................... 2125-6666

José Romulo da SilvaPresidente do Sincor-ES

Decisão com responsabilidadeQuando esta revista chegar às mãos dos nossos leitores, já

estaremos próximos de irmos às urnas escolher os representantes para o governo federal, governo estadual, assembléia legislativa e Congresso Nacional. Devemos nos lembrar que o simples ato de apertar alguns botões exige responsabilidade e compromisso. A eleição pode até ser encarada por muitos brasileiros como uma obrigação desnecessária, enfadonha e sem sentido, face aos muitos desmandos e irresponsabilidades que sobre os quais temos notícia diariamente.

Mas, gostaria de lembrar que o ato de votar, antes de se cons-tituir em mera obrigação, trata-se de um ato de cidadania que diz respeito a nossas vidas, seja no plano pessoal ou profissional. Ao votar, escolhemos aqueles que irão decidir econômica, social e politicamente os destinos do nosso país. E não podemos esquecer que há muitos interesses em jogo quando se trata de decidir sobre assuntos tão abrangentes e que nos atingem de alguma forma.

Por isso, acho importante que façamos uma avaliação conscien-te antes de darmos o nosso voto. Temos que buscar informações sobre a pessoa que nos pede seu voto e que irá nos representar. Muitas vezes, e isso já foi mostrado em pesquisas, as pessoas votam e quatro anos depois não se lembram quem foram os seus esco-lhidos e tampouco saberiam falar de alguma realização dele em benefício da sociedade.

Nós temos no nosso segmento de seguros, vários profissionais que têm se dedicado à vida pública e que têm trabalhado no sentido de melhorar a sociedade. Em Vitória, elegemos recentemente um corretor de seguros para a Câmara Municipal e no Congresso Nacional temos vários representantes da categoria que sempre pautam assuntos relativos ao mercado e que repercutem na vida da sociedade.

Sei que cada um é livre para fazer suas escolhas, mas, ainda assim, peço que avaliem a importância de nos fazermos represen-tar nas instâncias legislativas do nosso estado e do nosso país e considerem nossos colegas corretores de seguros como possíveis escolhas no dia 3 de outubro. Assim, levem isso em consideração e, é claro, outros atributos que um representante público deve ter, como a honestidade, a retidão de caráter, a disponibilidade, a ética e o compromisso.

Tenham todos uma boa leitura!

3www.sincor-es.com.br

SUMÁRIO]04 Notícias do Sincor

JOSÉ ROMULO DA SILVAPRESIDENTE DO SINCOR-ES

B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

10 Novos corretores

Gestão de corretoras foi tema de palestra mensal do CVG-ES

13 Qualificação

Sincor-ES e Bradesco Vida e Previdência ofe-recem coquetel para novos corretores

09 Sala de Visitas

A responsabilidade civil dos corretores de seguros, por Elias Moscon

19 Artigo

“A cadeira”

14 Perspectiva Corretora é premiada com Talento de Seguros 2010

O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo. Quando o sacerdote entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabe-ça apoiada num par de almofadas.

Havia uma cadeira ao lado da cama, fato que levou o sacerdote a pensar que o homem estava aguardando a sua chegada.

- Suponho que estava me esperan-do?

- disse o sacerdote. - Não, quem é você? - respondeu o

homem enfermo. - Sou o sacerdote que a sua filha

chamou para orar por você; quando entrei e vi a cadeira vazia ao lado da sua cama, imaginei que você soubesse que eu viria visitá-lo.

- Ah sim, a cadeira! Entre e feche a porta.

Então o homem enfermo lhe disse: - Nunca contei para ninguém, mas

passei toda a minha vida sem ter apren-dido orar.

Não sabia direito como se deve orar. E nunca dei muita importância para a

oração. Pensava que Deus estava muito distante de mim.

- Assim sendo, há muito tempo aban-donei por completo a idéia de falar com Deus.

Até que um amigo me disse:“José, orar é muito simples. Orar é

conversar com Jesus, e isto eu sugiro que você nunca deixe de fazer... você se

senta numa cadeira e... ...coloca outra cadeira vazia na sua frente. Em seguida, com muita fé, você imagina que Jesus está sentado ali, bem diante de você. Afinal Jesus mesmo disse:

- “Eu estarei sempre com vocês”. - Portanto, você pode falar com Ele

e escutá-lo, da mesma maneira como está fazendo comigo agora.

- Pois assim eu procedi e me adaptei à idéia. Desde então, tenho conversado com Jesus durante umas duas horas diárias. Tenho sempre muito cuidado para que a minha filha não me veja... pois me internaria num manicômio ime-diatamente.

O sacerdote sentiu uma grande emo-ção ao ouvir aquilo, e disse a José que era muito bom o que estava fazendo e que não deixasse nunca de fazê-lo. Em seguida orou com ele e foi embora. Dois dias mais tarde, a filha de José comunicou ao sacerdote que seu pai havia falecido.

O sacerdote então perguntou:- Ele faleceu em paz? - Sim, quando eu estava me prepa-

rando para sair, ele me chamou ao seu quarto.

Ele disse que me amava muito e me deu um beijo. Quando eu voltei das compras, uma hora mais tarde, já o encontrei morto. Porém há algo de estranho em relação à sua morte, pois aparentemente, antes de morrer, che-gou perto da cadeira que estava ao

lado da cama e encostou a cabeça nela. Foi assim que eu o encontrei.

Porque será isto? – perguntou a filha. O sacerdote, profundamente emo-

cionado, enxugou as lágrimas e res-pondeu:

- Ele partiu nos braços do seu melhor amigo...

Mercado

4www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR[

Diretoria aprova mudanças no prêmio Destaques do Ano do Mercado de Seguros

As categorias1- Profissional Corretor de Seguros: Física Todos

os Ramos-(Auto e RE);2- Empresa Corretora de Seguros: Jurídica

Todos os Ramos-(Auto RE);3- Profissional Corretor de Seguros: Física Bene-

fícios-(Vida/Previdência e Capitalização);4- Empresa Corretora de Seguros: Jurídica

Benefícios-(Vida/Previdência e Capitaliza-ção);

5- Destaque 2010-Todos os Ramos e Benefícios Região Norte e Noroeste;

6- Destaque 2010-Todos os Ramos e Benefícios Região Sul;

A diretoria do Sincor-ES decidiu, em reunião realizada no dia 14 de setem-bro, suspender, temporariamente, as premiações “Seguradora Destaque do Ano”, “Executivo Destaque do Ano” e “Funcionário de Seguradora Destaque do Ano”. O assunto havia sido discutido na reunião conjunta da diretoria com re-presentantes de seguradoras, no dia 2 de setembro. O principal argumento para a extinção foi o fato de que, nos 10 anos em que foi concedida a premiação, apenas

duas seguradoras foram contempladas: Banestes Seguros e Porto Seguro.

O presidente do Sincor-ES, José Ro-mulo da Silva, explica que a suspensão é temporária, pois será contratada uma empresa para avaliar os critérios de forma a tornar a premiação mais abran-gente. José Romulo lembra ainda que a sugestão partiu exatamente das duas seguradoras – Porto Seguro e Banestes Seguros – contempladas nos 10 anos de realização do prêmio.

Acompanhantes pagarão em festa de final de anoComo ocorre todo ano, o Sincor-ES

vai realizar a festa de encerramento das atividades do mercado junto com a solenidade de premiação dos “Des-taque do Ano do Mercado de Seguros do Espírito Santo”. A festa, marcada para o dia 17 de dezembro, será rea-lizada no Centro de Convenções de Vitória e deve reunir cerca de 700 pes-soas, entre corretores, representantes de seguradoras e convidados.

Nesse ano, além da alteração do local, a distribuição de convites so-

freu modificações. Cada corretor de seguros associado terá direito a um e não mais a dois convites. Assim, caso queira levar acompanhantes, o corre-tor deverá pagar a quantia de R$ 50 pelo primeiro convite e R$ 100 para os demais limitados a 5 convites.

Os corretores de seguros que dese-jarem levar acompanhantes deverão entrar em contato com Dagmar (2125-6676) e solicitar a emissão do boleto de pagamento. Os convites deverão ser retirados na sede do Sincor-ES até o

dia 17 de novembro e, para os convites extras, será necessário apresentar o comprovante de pagamento.

Cada seguradora patrocinadora terá direito a uma mesa reservada com seis lugares e receberá seis convites individuais. Elas poderão, no entanto, adquirir mais convites, limitados a cinco por seguradora, ao custo individual de R$ 100,00. A festa de encerramento das atividades é realizada pelo Sincor-ES com patrocínio das seguradoras parcerias.

5www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR]

Presidente do Sincor-ES recebe homenagem da Tokio Marine

Temperos da Bahia inspiram encontro

O presidente do Sincor-ES, José Ro-mulo da Silva, foi homenageado pela Tókio Marine Seguradora, durante o “X Encontro de Corretores Ouro”, realiza-do de 19 a 22 de agosto, no Iberostar Hotéis & Resort, em Salvador (BA). A placa alusiva ao “Encontro Corretores Ouro-Temperos da Bahia” foi entregue a José Romulo pelo presidente da Tokio Marine, Akira Harashim.

José Romulo foi o único presidente de sindicato de corretores de seguros convidado a participar do evento. Além dele, esteve presente apenas o

presidente do Sincor-BA, que tem sede em Salvador, cidade onde foi realizado o encontro.

O Encontro Corretores Ouro é um evento que premia empresas correto-ras de seguros classificadas a partir do cumprimento de metas estabelecidas pela companhia. Durante quatro dias do X Encontro, os convidados participa-ram de shows com artistas renomados e de passeios pela praia do Forte e outros pontos turísticos. Para a festa de entrega da premiação, os convidados se vestiram de branco.

As cores e os temperos da Bahia serviram de inspiração para a realiza-ção do “X Encontro de Corretores Ouro Tokio Marine”. A ideia foi promover uma analogia entre a gastronomia local, marcada por pratos condimentados e sabores acentuados, com os vários ingredientes que compõem a parceria de sucesso entre a seguradora e seus

parceiros corretores de seguros. Cada dia da programação recebeu

o nome de um ingrediente da culinária baiana. O primeiro dia foi dedicado ao leite de coco. No segundo dia, a inspi-ração foi buscada no cheiro e no sabor do dendê. O terceiro dia foi dedicado à pimenta e, para finalizar o evento, o sabor marcante do gengibre.

6www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR[

Sincor-ES patrocina atleta campeão

Club Gourmet Sincor-ES inicia nova edição

O Club Gourmet Sincor-ES iniciou mais uma edição, agora sob as novas regras estabelecidas no estatuto da or-ganização, recentemente modificado. A primeira reunião nesse novo formato ocorreu no dia 31 de agosto, no Espaço José Romulo da Silva, na sede da SulA-mérica Seguradora, na Praia do Canto. Os chefs da noite foram os diretores do Sincor-ES e coordenadores do Club, José Alexandre Cid Pinto e William da Silva Araújo.

O novo regulamento do Club Gour-

met prevê que 25 sócios cativos paga-rão mensalmente a importância de R$ 50, independente de sua participação no jantar mensal. Os pagamentos serão feitos por meio de boleto bancário, expedido pelo Sincor-ES, que poderá ser quitado em qualquer instituição bancária. Caso os associados queiram levar convidados, eles deverão informar à coordenação do Club e pagar o valor do rateio antecipadamente.

As reuniões serão realizadas men-salmente em espaço privado, que

será divulgado previamente para os integrantes. O desenvolvimento dos encontros não foi alterado. Assim, a cada encontro um membro do Club fará as vezes de chef da noite e será responsável por preparar os pratos que serão saboreados pelos demais.

O Club Gourmet Sincor-ES foi criado com o objetivo de proporcionar um momento de descontração e confrater-nização em torno do prazer de saborear boa comida e apreciar bons vinhos.

O atleta Denílson Freitas foi classifi-cado para participar do XTerra World Chanpionship 2010, na Ilha de Mauí, no Havaí, no dia 23 de outubro. A clas-sificação ocorreu após a participação do atleta no XTerra Brasil, realizado no dia 7 de agosto, no município de Man-garatiba, no Rio de Janeiro.

Denílson contou com apoio do Sin-cor-ES, que contribuiu com as despesas de transporte. O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, destacou que a premiação é importante para o atleta e para o Espírito Santo. “Nós temos mui-ta satisfação de apoiar eventos e profis-sionais do esporte, pois acreditamos no valor dessas atividades”

Flashes do jantar

7www.sincor-es.com.br

]NOTÍCIAS DO SINCOR

Bom momento para Credicores Projeto Segs

Sincor-ES denuncia atividade irregular

Diretores da Credicores se reuniram no dia 13 de agosto, na sede do Sincor-ES, para discutir questões relacionadas ao relacionamento com clientes e com o mercado de seguros. Segundo avaliação do diretor Financeiro da Credicores e pre-sidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, a instituição vive um ótimo momento com boas perspectivas de crescimento.

Segundo ele, é preciso aproveitar esse bom momento para planejar novos negócios. “Vivemos um bom momento

não apenas do ponto de vista financei-ro como em relação à credibilidade e confiança dos nossos cooperados. A instituição tem sido pautada por uma administração séria e comprometida e isso se reflete nos resultados”, afirmou.

Estiveram presentes à reunião: An-tonio José Alvarenga Imperial (diretor Administrativo), João Hartur de Medeiros (diretor), Pedro de Paula Pinto (presiden-te) e Raquel Rodrigues Santos Rangel (gerente).

O Sincor-ES tem recebido vários pedi-dos de denúncias ligadas a associações e cooperativas que comercializam, de forma irregular, produtos securitários para seus associados. O presidente do sindicato, José Romulo da Silva, informa que para encaminhar qualquer denúncia para a Fenacor e, posteriormente, para a Susep, é preciso que sejam anexados documentos que possam subsidiar inves-tigações e providências por parte dos órgãos competentes.

A última denúncia recebida foi contra a Associação Nacional de Amparo aos Irmãos do Evangelho, instituição que oferece uma série de produtos com características de seguro. “Infelizmente, apenas com o anúncio da venda e o

nome da instituição não podemos fazer nada”, diz José Romulo. Segundo ele, é preciso buscar junto ao Cartório de Regis-tro de Pessoas Jurídicas cópia do estatuto social da instituição, no qual constem a composição da diretoria o endereço.

Também é necessário que haja pro-vas da comercialização. “É preciso que junto ao processo seja anexada cópia de um contrato firmado com a associação ou cooperativa”, diz José Romulo. Até o dia 31 de agosto desse ano, 82 entidades foram denunciadas em todo o Brasil por prática irregular da atividade seguradora. No Espírito Santo, o Sincor-ES encaminhou denúncias contra as seguintes instituições: Ascatran, Coopsefes, Coopetran, Astrac, Avep e Union.

Será nos dias 4 e 5 de novembro a próxima etapa de treinamento do projeto Sistema de Gestão em Excelência Sindical (Segs), na sede da Fenacor, na cidade do Rio de Janeiro. O projeto, desenvolvido pela Federação em parceria com a Confederação Nacional do Comér-cio de Bens e Serviços (CNC), conta com a participação de sindicatos de corretores de seguros de todo o Brasil. O Sincor-ES participou de todas as etapas do projeto, que visa, entre outras coisas, aperfeiço-ar o modelo de gestão sindical por meio de avaliações e implantação de novas praticas gerenciais. O funcionário Marcelo Paulino é o res-ponsável pelos treinamentos e pelas avaliações sugeridas pelo projeto.

Oficinas indicadasO segurado não é obrigado

a aceitar a realização de serviço coberto pela apólice em oficinas indicadas pela seguradora. A Circu-lar Susep 269/2004, em seu artigo 14, garante ao segurado a livre escolha de oficinas para recuperação de veículos envolvidos em acidentes.

IndenizaçõesAs indenizações por invalidez

permanente pagas pelo DPVAT em casos de acidentes envolvendo motocicletas representam 52,2% do valor total daquelas pagas por acidentes. Já o número de vítimas beneficiadas representa 60,6% do total. O DPVAT indeniza por morte e invalidez permanente parcial ou definitiva passageiros de veículos ou pedestres vítimas de acidentes envolvendo veículos automotores. O valor da indenização pode chegar a R$ 13,5 mil.

8www.sincor-es.com.br

[ NOTÍCIAS DO SINCOR

CVG-ES e Sincor-ES oferecem Curso de Excel para corretores

Atualização para recadastramento

Novos livros

Trinta corretores participaram do curso de Excel oferecido no dia 28 de agosto pelo CVG-ES em parceria com o Sincor-ES. O curso foi ministrado no auditório do sindicato pelo instrutor Dayvison Ângelo de Assis com o objetivo de capacitar os profissionais a usarem os recursos básicos do Excel no seu dia-a-dia.

O MS-Excel 2003 é um programa

(software) desenvolvido para criação de planilhas eletrônicas e que pode ser muito útil no dia-a-dia dos corretores de seguros.

Com o programa, é possível organi-zar informações numéricas em forma de tabelas, fazer rapidamente cálculos sim-ples ou complexos e criar gráficos. Essas tarefas, feitas manualmente, poderiam demandar muito tempo.

A Fenacor realizou nos dias 26 e 27 de agosto, em sua sede no Rio de Janeiro, treinamento de atualização em análise de processos e uso de sistema de cadas-tro. O objetivo do evento foi padronizar procedimentos e tirar dúvidas sobre o processo de recadastramento obrigatório dos corretores de seguros e empresas corretoras de seguros.

A funcionária do Sincor-ES, Dagmar Alves, responsável pelo cadastramento no sindicato, participou do treinamento. Segundo ela, não houve mudanças no processo, mas uma atualização sobre os procedimentos, que envolvem o

recebimento e encaminhamento dos documentos necessários para o reca-dastramento.

Duas novas publicações da Esco-la Nacional de Seguros, que tratam do microsseguro, estão disponíveis para consulta e empréstimo na Bi-blioteca do Seguro, que funciona na sede do Sincor-ES. A biblioteca conta com um acervo de 527 volumes, que abordam mais de 220 temas relativos ao mercado de seguros. A Bibliote-ca do Seguro tem sido procurada, principalmente, por profissionais que querem conhecer melhor o mercado e se especializar em alguma área.

ObrigatoriedadeFoi sancionada pelo governador

Paulo Hartung, no dia 31 de agosto, a lei que determina a inclusão de in-formações sobre o Seguro DPVAT nos boletins de ocorrência de acidentes de trânsito. Em seu artigo segundo, a Lei 9.508 determina que seja incluído no BO os seguintes dizeres: “A vítima de acidente envolvendo veículo automotor em vista terrestres ou seu beneficiário poderá obter informa-ções sobre como requerer a indeni-zação do Seguro Obrigatório DPVAT por meio do site www.dpvatseguro.com.br ou através do canal de aten-dimento 0800-0221204”.

Esforço coletivoO presidente do Sincor-ES, José

Romulo da Silva, destaca a importân-cia da lei e diz que ela vem somar aos esforços que têm sido empreendidos pelo sindicato e pelo BPTran no senti-do de orientar e contribuir para que as indenizações do DPVAT cheguem às pessoas que, de fato, têm direito. Ele destaca que algumas medidas já são tomadas, entre elas a entrega pelo BPTran dos boletins de ocor-rência somente às vítimas ou seus beneficiários. Essa medida, segundo José Romulo, dificulta a ação de atravessadores e inescrupulosos.

9www.sincor-es.com.br

]

10www.sincor-es.com.br

NOVOS CORRETORES[

Sincor-ES e Bradesco Vida e Previdência oferecem coquetel para novos corretores

Formação de mesa da solenidade

Quarenta e três profissionais rece-beram certificados de conclusão do “Curso de Habilitação para Corretores de Seguros”, em cerimônia no dia 10 de setembro, no Hotel Senac, na Ilha do Boi. A cerimônia contou ainda com coquetel e música ao vivo patrocinado pela Bradesco Vida e Previdência.

A partir de agora, os profissionais estão aptos a requerer junto à Supe-rintendência de Seguros Privados (Su-sep) seus registros como corretores de seguros. Do total de alunos, 20 estão

aptos a receber registro de corretor de Capitalização, Vida e Previdência e 23 poderão requerer registro de Corretor de Todos os Ramos.

O Curso de Habilitação para Cor-retores de Seguros é oferecido pela Escola Nacional de Seguros, em parce-ria com o Sincor-ES. O corpo docente é formado por profissionais da área e com larga experiência no mercado. A formação é condição para que o profissional possa atuar como corretor de seguros.

A mesa solene para entrega dos certificados aos alunos do “Curso de For-mação para Corretores de Seguros”, no dia 10 de setembro, foi formada por representantes de instituições do mercado de seguros: José Romulo da Silva, presidente do Sincor-ES; Danny Zanini, superintendente da Bradesco Vida e Previdência; Pedro de Paula Pinto, presidente da Credicores; Gustavo Caldas, professor da Funenseg; Valéria Maria Cid Pinto, professora da Funenseg; Elias Moscon, advogado do Sincor-ES; e o vereador de Vitória, Serjão.

Flashes da Formatura

11www.sincor-es.com.br

]

12www.sincor-es.com.br

[

13www.sincor-es.com.br

]QUALIFICAÇÃO

Modelo de gestão para corretoras de seguros

O controle interno é uma questão de sobrevivência para as empresas corretoras de seguros, na visão do consultor Cleber Sousa, que ministrou palestra sobre “Modelo de Gestão para Corretoras de Seguros”, em Vitória, no dia 17 de agosto. O evento fez parte da programação mensal do CVG-ES em parceria com o Sincor-ES e reuniu 40 pessoas no restaurante Dom Cama-leone, na Praia do Canto.

De acordo com o consultor, a gestão administrativa básica de uma corretora de seguros deve ter cinco áreas definidas: operacional, de pes-soal, financeira, contábil e tributária. Na gestão operacional, o corretor deve ser um gestor e não apenas um executor. Isso significa manter controles internos, delegar funções e investir em tecnologia.

Na área de gestão de pessoas, Cle-ber Sousa diz que é preciso equalizar os objetivos dos empregados e da corre-tora. O palestrante destacou ainda que é preciso ficar atento às condições de contratação e levar em consideração a mão-de-obra disponível no mercado.

Em relação à gestão financeira, Cleber Sousa afirmou ser necessário encontrar o ponto de equilíbrio entre receitas e despesas. Na área contábil, o grande desafio é fazer a apuração da lucratividade e viabilidade da em-presa aliada a um balancete mensal. A questão tributária foi apresentada pelo consultor a partir dos impostos que uma corretora paga e dos tipos de tributação possíveis. “Não basta ser corretor vendedor. É preciso ser corretor empresário e isso significa vender bem e administrar melhor ainda”, finalizou.

Tudo pronto para o 14º ConecJá está tudo pronto para o 14º

Conec, que será realizado de 7 a 9 de outubro, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. O evento, que vai reunir mais de 5 mil pessoa, tem como tema “Agora é a hora”, que privilegia as oportunidades ante a realização das Olimpíadas e da Copa do Mundo.

Ao todo serão 24 palestras, entre técnicas, motivacionais e de orien-tação ao corretor de seguros, com apresentações simultâneas em três auditórios. Paralelamente ao evento, acontece a Exposeg, feira com mais de 50 expositores distribuídos em 3,5 mil metros quadrados.

CertificaçãoAté 8 de outubro, interessados em

prestar os exames para certificação internacional do American Institute for Chartered Property Casualty Un-derwriter e do Insurance Institute of America (AICPCU/IAA), representa-dos no Brasil pela Escola Nacional de Seguros, poderão se inscrever para as provas de dezembro. Os candidatos poderão escolher entre quatro op-ções: Introdução ao Seguro de Bens e Responsabilidade Civil, Introdução à Subscrição, Introdução a Sinistros e Introdução ao Gerenciamento de Riscos. O investimento é de R$ 220,00, sendo que reprovados no exame de julho deste ano têm 50% de desconto na nova inscrição. Para confirmar inscrição, é preciso preencher ficha disponível para download no www.funenseg.org.br e enviá-la para [email protected], juntamente com comprovante de depósito da taxa e cópias do CPF e RG.

Encontro da MulherO Sincor-SC realizou, nos dias

9 e 10 de setembro, o 3º Encontro Catarinense da Mulher Profissional de Seguros”. O evento, no balneário Camboriú, foi aberto na noite do dia 9, com a palestra “100 comentários – uma comédia corporativa”, e depois foi oferecido um jantar para as participantes. No dia seguinte, foram ministradas quatro palestras, que trataram de assuntos profissio-nais e pessoais.

AniversárioO ex-ministro do Trabalho e Em-

prego, Arnaldo Prieto, ministrou pa-lestra no Centro de Convenções de Vila Velha, no dia 27 de agosto, em evento organizado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 13ª Região (Creci-ES) e o Sindimóveis/ES. O Sincor-ES foi representado pelo diretor Paulo Henrique Latado.

14www.sincor-es.com.br

[

Perspectiva é premiada com Talento de Seguros 2010

MERCADO

Apólice comemora 15 anos

A Perspectiva Corretora de Seguros recebeu o prêmio Talento, concedido pela Bradesco Seguros às empresas que se destacaram em suas regiões. A corre-tora obteve o primeiro lugar no quesito crescimento, alcançando a marca de 30% acima da meta estabelecida.

O prêmio foi entregue à corretora durante solenidade realizada no Hotel Transamérica, na Ilha de Comanda-tuba, no litoral sul da Bahia. O evento reuniu todos os finalistas da campanha “Talento de Seguros 2010 – uma seleção de campeões”. Os presidentes da Bra-

desco Seguros e do Bradesco, Marco Antônio Rossi e José Luiz Carlos Trabu-co, respectiva-mente.

O Esp í r i to Santo integra a regional da Bradesco Segu-ros que abran-ge ainda os es-tados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Foi no dia 1º de setembro a cerimô-nia de entrega do “I Prêmio Melhores do Seguros, realizado pela Revista Apólice. O evento reuniu mais de 300 convida-dos, entre seguradores, resseguradores, corretores de seguros e prestadores de serviços. Além da premiação, os con-vidados comemoraram os 15 anos do lançamento da Revista.

Foram entregues 27 troféus em três modalidades distintas: cases de sucesso, votação online e pesquisa entre corretores. A descontração do

evento ficou por conta da atriz Marisa Orth, mestre de cerimônia da festa, que brincou com os convidados e falou de suas impressões sobre o setor.

“Do ponto de vista organizacional, foi perfeito! Ficamos envaidecidos com a presença de dirigentes de empresas do setor, das lideranças do mercado e outras autoridades. Foi uma cerimônia curta que refletiu os princípios da Re-vista, de objetividade, ética e transpa-rência”, destacou Francisco Pantoja, diretor executivo da Revista Apólice.

Fórum EmpresarialO maestro João Carlos Martins foi

o convidado do 7º Fórum Empresarial Unimed Vitória, no dia 27 de agosto, no Centro de Convenções de Vitória. A palestra, realizada para convidados, tratou da história de superação e per-sistência do maestro, que iniciou sua carreira nacional aos 13 anos e aos 18 era conhecido internacionalmente. Aos 26 anos, perdeu a mobilidade dos dedos em um acidente. Esse foi a primeira de outros três episódios que o fizeram se afastar da música.

Novo siteA Aconseg-RJ está reformulando

seu site de forma a tornar mais ágil o fluxo de informações para associados, seguradores e parceiros. A reformula-ção do site está a cargo da IT Consul-toria e a intenção é incluir uma área para a Revista da Aconseg-RJ, em fazer de desenvolvimento. A previsão é que até o mês de outubro o novo site esteja no ar.

InflaçãoOs serviços e produtos relaciona-

dos ao mercado de veículos registrou reajuste abaixo da inflação nos últimos 12 meses. Levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com 19 itens mostrou que nove deles se en-contram abaixo do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) no período de agosto de 2009 até julho desse ano.

Dicas de segurosA SulAmérica Seguros e Previdên-

cia lançou o Dicas para Iniciantes, nova área no site institucional da seguradora, na qual os visitantes po-derão esclarecer suas dúvidas sobre seguros, previdência e investimentos. O objetivo do espaço é orientar na busca de soluções nestas áreas, por meio de perguntas básicas.

15www.sincor-es.com.br

]MERCADO

Sancionada lei que cria fundo de catástrofes e autorregulação da atividade da corretagem

A Lei Complementar nº 137, que trata da criação do Fundo de Catástrofes do Seguro Rural, foi sancionada pelo pre-sidente da república em 26 de agosto. A lei institui também a “autorregulação da atividade da corretagem”, iniciativa da Susep, ainda na administração de Armando Vergilio, que contou com total apoio da Fenacor.

A autorregulação da atividade da corretagem constitui-se em uma grande conquista para os corretores e fortalecimento do próprio mercado da corretagem, segundo avaliação da Federação. A Lei Complementar nº 137 estabelece um novo marco regulatório no que diz respeito ao disciplinamento, à fiscalização e ao modelo punitivo a

corretores.Segundo o presidente da Fenacor,

Robert Bittar, a autorregulação é a ca-pacidade que os integrantes de uma categoria profissional, seja pessoa física ou jurídica, têm de criar as normas de procedimentos e condutas abaixo do conjunto de leis que a regem, fiscalizar seu cumprimento e aplicar a sanção, quando for o caso.

Assim, Bittar acredita que, por meio da autorregulação, haverá a uniformiza-ção de procedimentos de fiscalização e ações preventivas que melhor disci-plinem a atividade e, principalmente, haverá mais celeridade na análise e julgamento das denúncias. “Isto equivale ao Conselho Federal, há tantos anos buscado pela categoria dos Corretores de Seguros, porém, em um modelo mais moderno, visto que se vinculará, exclu-sivamente, ao Conselho Nacional de Seguros Privados, por meio da Susep”.Fonte: Fenacor, em 27/08/10

16www.sincor-es.com.br

[

Porto Seguro lança Campanha “Incentivo Extra na Comissão”

MERCADO

Linha direta

MetLife tem lucro de R$ 19,2 milhões

Corretores de todo o Brasil, ativos (pessoa física e/ou jurídica), cadastra-dos na base da Porto Seguro, poderão participar da campanha “Incentivo Extra na Comissão”, válida de 1º de se-tembro a 31 de dezembro de 2010. De acordo com o regulamento, para cada proposta emitida do Porto Seguro Auto que tiver como forma de pagamento o Cartão Porto Seguro Visa, será conce-dido um prêmio de R$ 15,00.

A premiação, que será paga sema-nalmente via comissão, de acordo com o lote emitido, é destinada a seguros novos e renovações feitas até o final

deste ano. A Porto Seguro lembra ainda que não serão contabilizados endossos, propostas devolvidas ou aquelas cuja forma de pagamento for alterada du-rante a emissão da apólice.

A companhia reforça também que os demais incentivos permanecem inalterados para pagamentos com o Cartão Porto Seguro Visa: R$ 60,00 para a venda do cartão em tempo de pro-posta, R$ 50,00 caso o cliente opte pela ativação do cartão e R$ 10,00 na con-tratação do Seguro Perda e Roubo. Fonte: CQCS, por Pedro Duarte, em 03/09/2010

A MetLife Seguros e Previdência Privada SA superou a marca dos R$ 2 bilhões de ativo total, em 30 de junho de 2010, conforme foi divulgado em seu balanço financeiro do primeiro semestre do ano. A empresa obteve um cresci-mento médio anual de quase 50% nos últimos quatro anos.

O lucro líquido no semestre de R$ 19,2 milhões sobre o patrimônio líquido de R$ 362 milhões resultou em um re-torno sobre o PL de 11% anualizado. Os

fundos de VGBL e PGBL acumularam, no conjunto, o montante de R$ 1,1 bilhão, um crescimento de 64% em relação ao ano anterior.

O volume de contribuição foi de R$ 103,7 milhões no semestre. Os Prêmios Retidos totalizaram no primeiro semestre deste ano R$ 299,8 milhões, representan-do um aumento de 10,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, que foi de R$ 271,3 milhões.Fonte: Apólice, em 02/09/2010

Usuários de planos de saúde que tiverem procedimentos negados poderão acionar diretamente a Agência Nacional de Saúde (ANS), que exigirá resposta das operadoras em até cinco dias. Caso o problema não for resolvido, o órgão abrirá pro-cedimento administrativo que poderá resultar em multa de R$ 80 mil para o plano de saúde. Esse instrumento de mediação de conflitos é a Notifica-ção de Investigação Preliminar (NIP), que vai tratar exclusivamente de ca-sos de negativa de cobertura.

AvaliaçãoDas 30 operadoras de planos de

saúde que atuam no Espírito Santo, apenas uma recebeu nota máxima: a Caixa de Assistência dos Emprega-dos do Sistema Financeiro Banestes. A avaliação de desempenho foi feita pela Agência Nacional de Saúde (ANS) em todo o país. As notas são elaboradoras a partir do Índice de Desempenho da Saúde Suplemen-tar, que varia de 0 a 1. Outras sete operadoras no ES conquistaram a segunda maior nota, entre elas a Unimed Vitória.

Tentativas de fraudeA Susep registrou, de janeiro a

julho deste ano, 703 denúncias de tentativas de golpes contra empre-sas e consumidores do mercado de seguros, previdência aberta e ca-pitalização. Isso representa média mensal de pouco mais de 100 regis-tros, ou acima de três por dia. Em relação ao mesmo período do ano passado, foi apurada uma queda de 40,6% nas denúncias de tentati-vas de golpes. Segundo estatísticas de atendimento da autarquia, nos sete primeiros meses deste ano, fo-ram feitas, no total, 28.343 consultas, denúncias e reclamações.

Um dos alunos do curso de Habilitação para Corre-tores de Seguros, Wevertib Terra, comemorou seu ani-versário no dia 26 de agosto junto com os colegas, duran-te a aula do curso. Ele (que está de camisa vermelha) completou a fase de Capi-talização, Vida e Previdência e está apto a requerer seu registro junto à Susep.

Aniversário na sala de aula

17www.sincor-es.com.br

]MERCADO

Governo fecha acordo para criar agência de garantias

HDI tem primeiro semestre lucrativo

Microsseguro

O governo e a Confederação Na-cional das Empresas de Seguros (CN-seg) fecharam acordo para a criação de uma agência de garantias, uma empresa pública que vai administrar os diversos fundos garantidores de crédito do governo federal.

A Agência Brasileira de Garantias (ABG) deve ter alcance um pouco mais limitado do que a Empresa Brasileira de Seguros (EBS), estatal que a equipe econômica queria criar para reforçar a oferta de seguro das grandes obras de infraestrutura do país, habitação, exportações e educação.

A nova entidade, embora não seja uma seguradora clássica, estará sob a regulação da Superintendência de Seguros Privados (Susep), a quem caberá, por exemplo, definir que nível de alavancagem poderá ocorrer em operações da ABG feitas com capital próprio, fora dos fundos garantidores.

A minuta do projeto de lei foi en-tregue à CNSeg, que considerou o texto positivo para o setor. As empresas seguradoras privadas foram contra o

projeto original do governo e fizerem forte pressão no governo, que abriu negociações para mudar a proposta.

O governo lançou, no início de maio, um pacote de incentivo às ex-portações. Entre as medidas, propôs a criação da Empresa Brasileira de Seguros (EBS), que mesmo sem ter saído do papel foi apelidada de Segurobrás. O governo queria enviar logo ao Con-gresso uma medida provisória, que junto com a EBS iria também viabilizar o EximBrasil, agência para financiar as vendas externas.

A proposta de criação da EBS se tornou polêmica quando a minuta da MP feita pelo Ministério da Fazenda chegou ao setor privado. As empresas reagiram porque a proposta dava am-plos poderes à nova estatal para atuar em qualquer tipo de seguro. As segu-radoras encararam o projeto como intervenção no setor e ameaça à concorrência. Sob pressão, o governo aceitou transformar a EBS na Agência Brasileira de Garantias (ABG). Fonte: Estadão, em 03/09/2010

O lucro líquido da HDI Seguros cres-ceu no primeiro semestre de 2010, atin-gindo a casa dos R$ 28,9 milhões, ante os R$ 24,9 milhões registrados em 2009. O faturamento da seguradora com os prêmios emitidos líquidos também foi bastante positivo: R$ 660 milhões, um avanço de 21% em comparação com igual período do ano passado.

Sétima maior seguradora do país no ramo de automóveis, a HDI Seguros contabiliza hoje mais de 1,1 milhão de veículos segurados. “Os números confir-mam que nossa estratégia de expansão tem sido acertada. Nossa meta é dobrar a participação da HDI no mercado,

consolidando nossa presença em todas as regiões do Brasil, por meio da oferta de produtos e serviços de qualidade a preço justo”, destaca João Francisco Borges da Costa, presidente da HDI no Brasil.

A HDI Seguros é uma empresa do grupo Talanx, terceiro maior conglome-rado segurador da Alemanha. O grupo emprega cerca de 17 mil funcionários em 150 países e foi avaliada pela Stan-dard & Poors com o rating A+/estável. Presente no Brasil há mais de três déca-das, a HDI contra com uma estrutura composta por 59 filiais e escritórios e 33 centrais HDI Bate-Pronto.

O microsseguro – com perfil es-pecial para atender a clientes das classes C e D – foi analisado por pes-quisadores da USP, que atestaram a viabilidade do modelo no Brasil ao custo de R$ 22 anuais. Para Luís Edu-ardo Afonso, professor da Faculdade de Economia e Administração da USP e autor do trabalho juntamente com Maria Pilar Varela, a criação de pro-dutos que oferecem proteção social a baixos custos poderá dar lucro às seguradoras. Com até 1% da renda total dessas famílias, é possível bancar um seguro contra incêndio, raio e explosão na residência. O exemplo da pesquisa inclui ainda pagamento de três meses de aluguel. Usando mé-todos de formação de preço comuns no mercado, o pesquisador aponta que o valor ficaria em R$ 3,80 mensais e, em caso de sinistro, o prêmio pode passar de R$ 24 mil.

Microsseguro 2Em palestra realizada em Fortale-

za, a convite do Sincor-CE, o diretor executivo da Bradesco Vida e Previ-dência, Eugênio Velasques, destacou a importância do microsseguro para o desenvolvimento do mercado nos próximos anos. Segundo ele, com o microsseguro a participação do setor no PIB subirá dos atuais 3,5% para até 7,5% nos próximos cinco anos.

Lucro líquidoA Chubb do Brasil registrou,

entre janeiro e junho deste ano, lucro líquido de US$ 12,7 milhões, consequência de um crescimento de 9,9% nos prêmios retidos e do foco na otimização de processos. O patrimônio líquido cresceu 11% e atingiu R$ 318 milhões contra R$ 287 milhões contabilizados no mesmo período de 2009.

18www.sincor-es.com.br

[

19www.sincor-es.com.br

]ARTIGO

A importância do Seguros RC para o corretores de segurosPor: Elias Moscon*

Obrigatoriedade da reparação ao dano que o corretor vier a causar ao segurado.

Constantemente questionado por corretores de seguros sobre a impor-tância da contratação do seguro de responsabilidade civil para corretores, noto a relevância do tema, motivo pelo qual passaremos a tratar do assunto neste artigo.

Entendo que todos os corretores de seguros, aqui considerando pessoa física ou jurídica, devem contratar o seguro de responsabilidade civil, pois os riscos da profissão são grandes, tendo em vista estarem sujeitos a res-ponder civilmente perante aqueles que causarem prejuízo, caso sua conduta se enquadre dentre as modalidades culposas, negligência, imprudência e imperícia.

Como dito em artigo anterior, publi-cado nesta revista (Edição 153), com a alteração do art. 723 do Código Civil, que ampliou a responsabilidade civil do corretor, ele está obrigado a, independente de solicitação, informar ao segurado acerca da segurança ou do risco do negócio, das alterações de valores e de outros fatores que possam influir nos resultados da incumbência, sob pena de responder sob perdas e danos.

A contratação do seguro de respon-sabilidade civil é justamente para ga-

rantir cobertura securitária ao corretor para os casos em que o mesmo venha a responder por prejuízos causados ao segurado em função de ações ou omis-sões no exercício da sua atividade.

Somente os corretores que já passa-ram por situações em que tiveram que reparar prejuízos causados ao segurado sabem o quanto foi importante, nesta hora, ter um contrato de seguro RC, que lhe garante o reembolso dos valores despendidos na reparação de danos.

Não podemos esquecer que vocês, corretores, lidam com patrimônio de terceiros e que normalmente envolvem valores significantes, podendo, inclusive, em alguns casos superar o valor do patrimônio do próprio corretor. É nesta hora que a contratação de seguro de Responsabilidade civil faz a diferença, vem amenizar os efeitos econômicos negativos que tais eventos poderiam causar.

A contratação do seguro de RC, por parte do corretor, deve guardar relação com a média dos valores das importâncias seguradas contratadas por seus clientes. Isso porque, em uma eventual condenação judicial, o cor-retor se encontraria precavido. Afinal de contas, essa é a função do seguro: proteção de risco.

A análise da sua carteira influenciará diretamente no valor a ser contratado, devendo cada qual escolher o valor

que mais se aproxima da média dos contratos de seus segurados, acrescen-do ainda valores para eventuais repa-rações de danos morais, despesas com advogado e custas de processo.

Chegar ao valor ideal da importân-cia segurada não é fácil, pois depende muito do tipo de carteira que o corretor possui. Por exemplo, o corretor que trabalha com seguro automóvel, para se chegar a uma média, ele tem que levar em consideração não só o valor do veículo segurado, mas também a soma das importâncias das coberturas para terceiros.

Infelizmente, tenho visto que, na prá-tica, a maioria não contrata e quando o faz o valor da indenização nem sempre é o valor ideal para a carteira que o corretor possui.

Concluindo, não resta dúvida quan-to à importância do seguro de RC para o corretor e entendo que todos deve-riam contratar, mas, é bom lembrar que não basta contratar apenas por contratar. Essa deve ser uma decisão inteligente.

* Consultor jurídico e advogado especialista em direito do segu-ro, sócio do escritório Moscon Advogados. [email protected]; www.moscon.adv.br, www.eliasmoscon.blogspot.com/Este artigo é de caráter mera-mente informativo, sem cunho científico.

20www.sincor-es.com.br

[