formação evino | aprendiz-iniciante

8
Aprendiz Iniciante FORMAÇÃO

Upload: evino

Post on 10-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Formação evino | Aprendiz-Iniciante

Aprendiz InicianteFORMAÇÃO

Page 2: Formação evino | Aprendiz-Iniciante

FORMAÇÃONinguém nasce sabendo. Mas, se estudarmos e nos aprofundarmos num assunto, podemos nos impressionar com o quanto conseguimos aprender em pouco tempo. Foi pensando nos que querem ingressar no delicioso mundo do vinho e aprender mais sobre ele, que bolamos a ideia de um curso:

Nele, você descobrirá a bebida dos Deuses de várias formas, a começar pela degustação!

Kit Aprendiz InicianteAqui você encontra três tintos e um branco, todos originados nos vinhedos sulamericanos que tanto souberam conquistar seu lugar no cenário internacional do vinho.

Page 3: Formação evino | Aprendiz-Iniciante

Dicas para degustar um vinho

Análise visualAcredite se quiser: a degustação começa no olhar. Incline sua taça sobre uma superfície branca e observe sua textura, seu brilho, limpidez e, principalmente sua cor - pode ser rubi, grená, violeta, ferrugem e, no caso de brancos, amarelo-palha, amarelo-esverdeado, dourado, e assim por diante.

Análise olfativaÉ aqui que a coisa fica séria. Pode colocar o nariz bem dentro da taça e inalar profundamente, tentando identificar aromas com base na sua memória olfativa. Ah! O hábito de girar a taça não é ‘enochatice’, não. Ele serve para quebrar as moléculas do vinho e liberar mais o perfume, então pode começar a girar a sua.

Análise gustativaEsta é a melhor hora - hora de beber! Aqui observamos os níveis de acidez, de álcool e de taninos (aquela substância presente na casca que ‘amarra’ a boca e agrega, além de adstringência, cor, corpo e estrutura ao vinho). Dê um gole na taça e permita-se desvendar os inúmeros mistérios que a bebida dos deuses tem a oferecer.

Page 4: Formação evino | Aprendiz-Iniciante

SOBRE A REGIÃOEmbora a origem da Malbec esteja na França, onde sua expressão é sutil e elegante, foi em uma outra região que ela se consagrou pelo vigor e poder: Mendoza. Sendo responsável por 70% da produção vinícola argentina, a região conta com a influência do clima frio da Cordilheira dos Andes, e ainda desfruta das grandes altitudes, que deixam as vinhas “de cara para o Sol”. O resultado dos vinhos elaborados por ali, com muito Sol e pouca chuva é: concentração, robustez, taninos, taninos e… taninos. Não é à toa que a Malbec encontrou ali uma casa.

Seu processo de produção é totalmente orgânico, com fertilizantes naturais. A irrigação é feita com água de degelo dos Andes - mais pura, impossível. A altitude das vinhas é de 3200 pés, com abundância de Sol nas plantações. Os dias são quentes, e as noites, frias, maximizando a complexidade dos frutos. As vinhas têm idade média de 70 anos, o que é bom tanto por gerar baixíssima produção, quanto pelo fato de a profundidade das raízes conferir altíssima concentração de nutrientes. Bem… pode parecer grego tudo isso, mas acredite: são sinais de que o vinho tem qualidade excelente. Perfeito para quem está começando!

SOBRE A UVATambém conhecida por Côt ou Cahors em algumas regiões da França, a Malbec tem suas origens no sudoeste da França, nas regiões de Cahors e Bordeaux, sendo uma das seis uvas permitidas no corte bordalês. No entanto, foi nas terras do tango que ela encontrou seu esplendor, e o grande motivo que trouxe a Malbec às nossas taças foi o estilo argentino de fazer vinho. Muitas vezes com menos uso de barrica, os rótulos tendem a adquirir aromas frutados e maduros, o que dá a eles mais versatilidade, além da textura aveludada de exemplares bem encorpados, que agradam bastante o paladar brasileiro.

Malbec Capricci 2011 Tinto · Argentina · Mendoza · Malbec

FICHA TÉCNICA

Piattelli Vineyards

Vermelho rubi com reflexos violáceos

Frutas vermelhas maduras com notasde chocolate e tabaco

Estrutura média com traços frutadose taninos suaves

não há

16ºC

Almoço com a família, com carnesvermelhas e batatas à mesa

PRODUTOR

VISUAL

NARIZ

BOCA

ENVELHECIMENTO

TEMPERATURA DE SERVIÇO

OCASIÃO E HARMONIZAÇÃO

Page 5: Formação evino | Aprendiz-Iniciante

SOBRE A REGIÃOCom algumas exceções, se ouvir falar em algum vale chileno que detenha produção de vinhos, é provável que ele fique no grande território do Vale Central. É nele onde estão o Colchágua, o Maipo e o Maule, sendo que cada um deles guarda características e personalidades distintas. No entanto, qualquer vinho que não seja produzido dentro destas denominações receberá a classificação de Vale Central. Mas, resumindo o terrirório em poucas palavras, é o tempo frio e seco, a influência marítima e a água do degelo vinda dos Andes que fazem da região o local perfeito para a prática vinícola.

A experiência da degustação deste Chardonnay é fundamental não apenas por sua excelência, mas por ter sido elaborado pela vinícola mais premiada do Chile nas últimas décadas e uma das três pioneiras a ter recebido o Certificado de Sustentabilidade Wines of Chile. Da linha Colección, que pretende apresentar expressões distintas de varietais (vinhos produzidos a partir de uma só uva), o Casa Silva Chardonnay é o início perfeito para quem quer se aventurar pelos brancos do Novo Mundo.

Casa Silva ChardonnayColección 2012Branco · Chile · Vale Central · Chardonnay

FICHA TÉCNICA

Casa Silva

Amarelo esverdeado

Frutas tropicais e toques sutisamanteigados

Equilibrado, com boa concentraçãoe final persistente

10% do vinho passa 3 meses embarricas francesas

10ºC

Um dia fresco e uma refeição aoar livre com carnes brancas

PRODUTOR

VISUAL

NARIZ

BOCA

ENVELHECIMENTO

TEMPERATURA DE SERVIÇO

OCASIÃO E HARMONIZAÇÃO

SOBRE A UVAChardonnay é uma uva branca de origem francesa, na Borgonha, que conquistou o mundo todo ao longo da história. Sim, ela é de fácil manuseio, mas não se engane. É delicada, pequena, com casca e bagos finos e, além de tudo isso, é extremamente sensível ao terroir. Por isso, costuma assumir identidades bem únicas dependendo da região e do estilo de vinificação, tornando difícil sua identificação. Até mesmo sua expressão no Vale Central chileno pode variar conforme a sub-região, mas em geral os aromas são de frutas cítricas ou tropicais, com toques de manteiga.

Page 6: Formação evino | Aprendiz-Iniciante

SOBRE A REGIÃOAcredite se quiser: o Chile, com a imensa extensão vertical que possui, tem uma diversidade de terroirs (aquele conjunto de características climáticas, de solo e tipicidades regionais) ainda maior quando traçamos uma linha de leste a oeste. Isso graças à enorme influência do Oceano Pacífico e da Cordilheira dos Andes. O Vale do Colchágua, de onde vem o Terra Artifice, está situado exatamente entre os dois, e é caracterizado pelas grandes variações de temperatura entre o dia e a noite, pela pouca ocorrência de chuvas e pela fertilidade de suas terras.

Terra Artifice leva este nome em virtude da proposta da vinícola, que neste caso era produzir verdadeiros artefatos, criar, inovar, ousar. Fazer isso em meio a uma infinidade de produtores chilenos não é tarefa fácil. Porém, a união da tradição vinícola local à implantação de tecnologias modernas para a fabricação de vinhos foi fundamental nesse sentido. Leve e saboroso, fácil de beber, mas ainda assim muito complexo, o Terra Artifice mostra uma linda e deliciosa contradição já na essência.

SOBRE A UVAA Carménère é uma uva de origem francesa, do Médoc, em Bordeaux. Juntamente com Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Malbec e Petit Verdot, ela integra a lista das seis castas permitidas no corte bordalês. Antes julgada extinta, ela foi redescoberta no Chile, quando um ampelógrafo (especialista em identificar espécies de uvas viníferas) percebeu que a Merlot, trazida da França, demorava a maturar. Então ele descobriu que, na verdade, se tratava da Carménère, que hoje é carro-chefe da vitivinicultura chilena.

Terra Artifice Carmenérè 2012 Tinto · Chile · Vale Central · Carménère

FICHA TÉCNICA

Artifice Wine of Chile

Vermelho-púrpura

Frutas vermelhas comtoque sutil de pimentão

Taninos, álcool e acidez emharmonia, com boa persistência

Em barricas de carvalho

16ºC

Jantar no dia a dia, com massasleves e molho ao sugo

PRODUTOR

VISUAL

NARIZ

BOCA

ENVELHECIMENTO

TEMPERATURA DE SERVIÇO

OCASIÃO E HARMONIZAÇÃO

Page 7: Formação evino | Aprendiz-Iniciante

SOBRE A REGIÃOA região argentina de Mendoza é relativamente recente na produção vinícola, apesar de possuir absolutamente todas as condições climáticas perfeitas para a prática: grandes altitudes (contato direto com os raios de sol, que colaboram com o acúmulo de açúcar e taninos), altas amplitudes térmicas (variação de temperatura entre o dia e a noite, o que ‘estressa’ a uva e agrega complexidade) e proximidade à Cordilheira dos Andes, dando a opção de usar a água pura dos degelos para irrigação das vinhas. Não à toa, a produção mendocina corresponde a 70% do total do país, com uma tipicidade robusta, explosiva e frutada.

Escolhemos este tinto 100% da uva Bonarda por um motivo especial: como temos um Malbec de Mendoza neste kit, gostaríamos que você degustasse lado a lado dois vinhos de uvas diferentes, porém elaborados na mesma região, com o mesmo terroir. A propósito, para quem não sabe, ‘terroir’ é o conjunto de características referentes à geografia, à geologia e ao clima de um lugar, que interagem com a genética da planta e com o estilo e as tradições de vinificação da região.

SOBRE A UVAO termo Bonarda é controverso, e pode tanto fazer jus a uma casta adocicada famosa na Itália, também conhecida como Croatina, como pode dizer respeito à uva que protagoniza uma série de tintos tânicos e frutados da Argentina. É da segunda que estamos falando, e seu berço está na França - onde leva o nome ‘Douce Noir’ (algo como ‘a doce negra’). Seu caráter profundo, frutado e aromático une-se à sua essência estruturada e robusta, resultando em vinhos a serem descritos numa palavra: completos.

Pasión Bonarda 2011Tinto · Argentina · Mendoza · Bonarda

FICHA TÉCNICA

Bodegas y Viñedos Mastroeni

Rubi brilhante com reflexos violáceos

Frutas vermelhas e alguns toques de uvas passas

Redondo com taninos suaves e harmônico

não há

17ºC

Um jantar com os amigos, com queijos e massas

PRODUTOR

VISUAL

NARIZ

BOCA

ENVELHECIMENTO

TEMPERATURA DE SERVIÇO

OCASIÃO E HARMONIZAÇÃO

Page 8: Formação evino | Aprendiz-Iniciante

www.evino.com.br