formação de portugal resumo

2
ATENÇÃO: O estudo deve ser efectuado em casa e de forma atenta. Somente depois de estudares, deves fazer os exercícios propostos sem consulta. Entre os séculos XI e XIII, as lutas entre cristãos e muçulmanos foram muito renhidas. Vários reinos e condados cristãos se formaram então. Os reis cristãos da Península Ibérica pediam ajuda a outros reis da Europa que enviavam cavaleiros cristãos - os Cruzados. Entre estes cruzados destacaram-se D. Henrique e D. Raimundo, dois cavaleiros franceses. Como recompensa pela ajuda prestada na luta contra os muçulmanos, o rei de Leão (D. Afonso VI) deu a D. Raimundo o Condado da Galiza e uma das suas filhas, D. Urraca, (filha legítima) para casar; a D. Henrique, o Condado Portucalense e outra sua filha (filha ilegítima), D.

Upload: ana-nelo

Post on 27-Jun-2015

10.618 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: formação de portugal RESUMO

ATENÇÃO: O estudo deve ser efectuado em casa e de forma atenta. Somente depois de estudares, deves fazer os exercícios propostos sem consulta.

Entre os séculos XI e XIII, as lutas entre cristãos e muçulmanos foram muito renhidas. Vários reinos e condados cristãos se formaram então.

Os reis cristãos da Península Ibérica pediam ajuda a outros reis da Europa que enviavam cavaleiros cristãos - os Cruzados.

Entre estes cruzados destacaram-se D. Henrique e D. Raimundo, dois cavaleiros franceses.Como recompensa pela ajuda prestada na luta contra os muçulmanos, o rei de Leão (D. Afonso VI) deu a D. Raimundo o Condado da Galiza e uma das suas filhas, D. Urraca, (filha legítima) para casar; a D. Henrique, o Condado Portucalense e outra sua filha (filha ilegítima), D. Teresa, em casamento, no ano de 1096.

D. Henrique, guerreiro valente e bom governante, sempre desejou tornar o Condado Portucalense independente do reino de Leão.

Mas morreu muito novo, ficando a governar a viúva, D. Teresa, uma vez que o seu filho, D. Afonso Henriques, era ainda muito novo. D. Teresa, que também pretendia a independência do Condado, pediu para tal ajuda à nobreza da Galiza.Os nobres portugueses, não concordando, convenceram D. Afonso Henriques a revoltar-se contra a mãe.

Page 2: formação de portugal RESUMO

Formaram-se então dois "partidos": um, a favor de D. Teresa; outro, a favor de D. Afonso Henriques. Os dois "partidos" confrontaram-se na Batalha de S. Mamede (em 24 de Junho de 1128), próximo de Guimarães, tendo D. Afonso Henriques saído vencedor e passando a assumir o governo do Condado.