formaçao andes

5
FORMAÇÃO DOS ANDES -4- OS ANDES Cientistas, pesquisadores, montanhistas, e tantas outras pessoas surpreendem-se ao contemplar a Cordilheira dos Andes. Localizada ao longo da porção da costa ocidental da América do Sul, a Cordilheira dos Andes possui uma extensão de sete mil e quinhentos quilômetros. O ponto mais ao sul fica no Chile, na Terra do Fogo, e o extremo norte, na Venezuela. É um verdadeiro “paredão” natural que separa o continente sul-americano em duas porções distintas. Possui uma estrutura de relevo diversa, com feições dobradas, verticais e até feições com erupções vulcânicas. O ponto mais alto é o Aconcágua, a seis mil, novecentos e cinqüenta e nove metros de altura. Sua formação ao longo do tempo chamou muita atenção, por isso vamos estudar os processos que deram origem a essa magnífica cordilheira. Será que essa cadeia montanhosa ainda está em formação? Qual é sua importância? E qual papel ela desempenha na configuração natural do quadro da América do Sul?

Upload: fr3001gr

Post on 19-Jun-2015

2.646 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

FORMAÇÃO DOS ANDES

-4-

OS ANDES

Cientistas, pesquisadores, montanhistas, e tantas outras pessoas surpreendem-se ao contemplar a Cordilheirados Andes.Localizada ao longo da porção da costa ocidental da América do Sul, a Cordilheira dos Andes possui umaextensão de sete mil e quinhentos quilômetros.O ponto mais ao sul fica no Chile, na Terra do Fogo, e o extremo norte, na Venezuela.É um verdadeiro “paredão” natural que separa o continente sul-americano em duas porções distintas.Possui uma estrutura de relevo diversa, com feições dobradas, verticais e até feições com erupções vulcânicas.O ponto mais alto é o Aconcágua, a seis mil, novecentos e cinqüenta e nove metros de altura.Sua formação ao longo do tempo chamou muita atenção, por isso vamos estudar os processos que deramorigem a essa magnífica cordilheira.Será que essa cadeia montanhosa ainda está em formação?Qual é sua importância? E qual papel ela desempenha na configuração natural do quadro da América do Sul?

FORMAÇÃO DOS ANDES

-4-

FORMAÇÃO DOS ANDES

-4-

CORRENTES DE CONVECÇÃO

Como sabemos, a Terra é dividida em trêscamadas principais: crosta, manto e núcleo.

No núcleo, a temperatura é superior a6.000º C, mas ela vai diminuindo em direçãoÀ superfície terrestre. Quanto mais perto se estáDo núcleo, maior é a temperatura. O intenso calor no interior da Terra faz com que o material do manto fiqueviscoso e movimente-se para a superfície.À medida que sobe, ele esfria e tende a descer novamente e é empurrado pelo material quente que estásubindo. Esse processo é chamado de "correntes de convecção".

SialSima

Camada intermediária

Nife ou núcleo

Litosfera ou crosta terrestre

Magma

Manto

FORMAÇÃO DOS ANDES

-4-

PLACAS TECTÔNICAS DE NAZCA E SUL AMERICANA

A teoria das placas tectônicas baseia-se no fundamento de que toda a superfície da Terra, desde os continentesaté os oceanos, repousa sobre superfícies aplainadas, denominadas placas tectônicas.

Os cientistas dividiram a superfície do planeta em seis grandes placas, que estão sujeitas aos movimentos dascorrentes de convecção do interior da Terra e, por isso, movimentam-se afastando-se ou aproximando-se umasdas outras.

FORMAÇÃO DOS ANDES

-5-

OROGÊNESE

Orogênese é o processo de formação das cadeias montanhosas da Terra e ocorre nas zonas de pressão entreas placas tectônicas. Observando as placas de Nazca e Sul-Americana, vemos que elas estão em convergência,ou seja, estão movimentando-se uma contra a outra. O resultado desse processo é a subducção da placaoceânica de Nazca, ou seja, por ser mais fina e mais pesada essa placa mergulha e afunda, indo para o manto,onde é derretida pelas altas temperaturas, e passa a compor o material magmático. Ao contrário da placa deNazca, a placa continental Sul-Americana é erguida por ser mais leve, resultando no enrugamento dasuperfície da crosta terrestre, o que dá origem, nesse caso, à cadeia montanhosa dos Andes, que fica naporção a oeste do continente sul-americano.

O processo de orogênese não acontece de uma hora para outra nem tão rápido como na animação ao lado; eleé lento, quase imperceptível, ocorre em milhares de anos e até hoje é percebido. Dessa forma, podemos dizerque a Cordilheira dos Andes ainda está crescendo ou está em processo de formação.

Placa Sul Am er icana

Placa de Nazca

Placa de Nazca

Placa Sul Am er icana

Placa de Nazca

Placa Sul Am er icana

Placa de Nazca

Placa Sul Am er icana

Placa de Nazca

Placa Sul Am er icana

Placa de Nazca

Placa Sul Am er icana