forças policiais em portugal

8
Forças Policiais em Portugal Pedro Trindade 207-178 T14

Upload: turma14epad

Post on 23-Jun-2015

8.207 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Forças Policiais Em Portugal

Forças Policiais em Portugal

Pedro Trindade207-178

T14

Page 2: Forças Policiais Em Portugal

O que é a Policia ?

• Polícia é a denominação das corporações governamentais incumbidas da aplicação de determinadas leis destinadas a garantir a segurança de uma colectividade, a ordem pública e a prevenção e elucidação de crimes.

• O termo provém do vocábulo grego ("politeia"), donde derivou para o latim ("politia"), ambos com o mesmo significado: governo de uma cidade, administração, forma de governo.

• Presente em todos os países, com funções de prevenção e repressão ao crime e manutenção da ordem pública, através do uso legítimo da força se necessário, fazendo respeitar e cumprir as leis.

Page 3: Forças Policiais Em Portugal

Órgãos Policiais de Portugal

Enquadramento Administrativo das diferentes forças policiais nacionais.

PoliciaMarítima

PoliciaSegurança Pública

Guarda Nacional

Republicana

Policia Judiciária

Questões ?

Page 4: Forças Policiais Em Portugal

Policia Marítima• A Polícia Marítima é um força policial armada e uniformizada,

dotada de competência especializada nas áreas e matéria legalmente atribuídas ao SAM e composta por militares da Marinha e agentes militarizados. Comando Geral da Polícia Marítima

•  • A Polícia Marítima (PM) integra a estrutura operacional da

Autoridade Marítima Nacional (AMN), nos termos do Decreto-Lei nº 44/2002, de 02MAR, e é uma força policial armada e uniformizada, dotada de competência especializada nas áreas e matéria legalmente atribuídas ao SAM e composta por militares da Marinha e agentes militarizados.

• O pessoal da PM é considerado órgão de polícia criminal para efeitos de aplicação da legislação processual penal, sendo os inspectores, subinspectores e chefes considerados, no âmbito das suas competências, autoridades de polícia criminal.

…voltar

Page 5: Forças Policiais Em Portugal

Policia Segurança Pública• A Polícia de Segurança Pública, designada por PSP, é uma força de

segurança, uniformizada e armada, com natureza de serviço público e dotada de autonomia administrativa. A PSP tem por missão assegurar a legalidade democrática, garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos, nos termos da Constituição e da lei. A PSP está organizada hierarquicamente em todos os níveis da sua estrutura, estando o pessoal com funções policiais sujeito à hierarquia de comando e o pessoal sem funções policiais sujeito às regras gerais de hierarquia da função pública.

• A PSP depende do membro do Governo responsável pela Administração Interna, a sua organização é única para todo o território nacional e está organizada hierarquicamente em todos os níveis da sua estrutura com respeito pela diferenciação entre funções policiais e funções gerais de gestão e administração públicas, obedecendo quanto às primeiras à hierarquia de comando e quanto às segundas às regras gerais de hierarquia da função pública.

…voltar

Page 6: Forças Policiais Em Portugal

Guarda Nacional Repúblicana• A Guarda Nacional Republicana é uma força de segurança de

natureza militar, constituída por militares organizados num corpo especial de tropas e dotada de autonomia administrativa, com jurisdição em todo o território nacional e no mar territorial.

• Apesar de ter sofrido os reflexos directos dos períodos de crise ou de ameaça à ordem e à segurança, aumentando ou diminuido os seus efectivos com variações de amplitude da ordem dos 8 mil efectivos, manteve, contudo, como características praticamente inalteráveis e fundamentais, a sua organização militar, a dupla dependência governamental do Ministro da Defesa e da Administração Interna e a sujeição ao Código de Justiça Militar.

• Pela sua natureza e polivalência, a GNR encontra o seu posicionamento institucional no conjunto das forças militares e das forças e serviços de segurança, sendo a única força de segurança com natureza e organização militares, caracterizando-se como uma Força Militar de Segurança.

…voltar

Page 7: Forças Policiais Em Portugal

Policia Judiciária• A Polícia Judiciária tem como primeiro antecedente a Polícia

Cívica, criada por D. Luís, em 2 de Julho de 1867, na dependência da Justiça do Reino, cujos comissários, enquanto oficiais da polícia judicial, teriam "a seu cargo descobrir os crimes ou delitos ou contravenções, coligir provas e entregar os criminosos aos tribunais"

• A Polícia Judiciária tem por missão, nos termos da sua Lei Orgânica e da Lei de Organização da Investigação Criminal (LOIC), coadjuvar as autoridades judiciárias na investigação e desenvolver e promover acções de prevenção, detecção e investigação da sua competência ou que lhe sejam cometidas pelas autoridades judiciárias competentes.

As competências reservadas da Polícia Judiciária em matéria de investigação criminal encontram-se  definidas,  nomeadamente, nos arts.7.º e 8.º da  LOIC - Lei n.º 49/2008 de 27 de Agosto.

…voltar

…voltar

Page 8: Forças Policiais Em Portugal

Questões ?