folheto 2011 qta ped bonecos - cml - quinta pedagogica dos...

16
Quinta Pedagógica dos Olivais 11 12 ANO LECTIVO atividades lúdico-pedagógicas cozinhas tradicionais lavoura e pecuária tradições rurais, concursos e muita diversão para escolas e famílias Tudo isto perto de si! lisboa

Upload: lebao

Post on 09-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

QuintaPedagógicados Olivais

11 12an

o l

ec

tiv

o

atividades lúdico-pedagógicascozinhas tradicionais

lavoura e pecuáriatradições rurais, concursos

e muita diversão para escolas e famílias

Tudo isto perto de si!

lisboa

Uma quinta no centro da cidade

Este é um espaço ímpar na cidade de Lisboa. Os sons e os cheiros do campo confundem--se com o bulício citadino e permitem -nos experienciar o mundo rural, quer celebrando as principais festividades do calendário rural, quer mantendo uma azáfama diária, que nos permite manter vivas diversas tarefas agrícolas e pecuárias.

A Quinta Pedagógica dos Olivais é um espaço sempre disponível para todos. Queremos que nos visitem de olhos bem abertos, ávidos de conhecimento. Qualquer pessoa pode visi-tar a Quinta, ou participar, mediante inscrição, em diversas atividades ludico -pedagógicas, que incluem afazeres da lavoura, da pecuária e das cozinhas tradicionais, entre outras.

Numa visita à Quinta é possível observar os diferentes animais, passear pela horta e pomar para conhecer legumes e frutos, cheirar as ervas aromáticas, descobrir as his-tórias que os azulejos contam, ver a “Árvore das Chuchas” e os espantalhos espalhados pela Quinta e... brincar. Brincar em todos os cantos e recantos, ao mesmo tempo que se exploram os diversos espaços, que se escu-tam os sons e se sentem os cheiros.A Quinta está aberta ao público todos os dias, exceto à segunda -feira, podendo ser visitada livremente por toda a gente, de todas as idades.A entrada é gratuita e para a visitar não é ne-cessária qualquer inscrição.

PROGRAMAS

Programa Escola Atividades nos dias úteis, destinadas a esta-belecimentos de ensino e outras entidades de caraterísticas similares.

INSCRIÇÕES das 09h00 às 17h30, nos dias úteis.

A partir de 06 de setembro, para o 1.º período letivoA partir de 13 de dezembro, para o 2.º período letivoA partir de 13 de março, para o 3.º período letivoA partir de 8 de maio, para o mês de julho

Programa FamíliaAtividades aos fins -de -semana ou feriados, destinados a famílias com crianças.Miúdos e graúdos participam em conjunto.A maior parte das atividades deste programa destina -se a crianças maiores de 3 anos, sendo disponibilizadas outras, pontualmente, para crianças mais novas e suas famílias.

INSCRIÇÕES das 09h00 às 17h30,

a partir da segunda-

-feira anterior à data

das atividades.

A Vida na QuintaOs participantes vão fi car a conhecer melhor os animais da Quinta, aprendendo a zelar pelo seu bem -estar: é preciso conduzi -los dos currais aos prados, limpar manjedouras, fazer camas (mudar a palha), preparar tudo para o fi m do dia.

1.º e 2.º ciclos; > de 6 anos

Agricultura biológicaA qualidade dos produtos da horta e do pomar depende da forma como tratamos as nossas culturas. Ajudando a cuidar da horta, os parti-cipantes percebem em que medida os factores ambientais condicionam o desenvolvimento das plantas.

1.º e 2.º ciclos

Aromas e SaboresA cozinha proporciona extraordinárias expe-riências sensoriais de aromas e sabores. Os participantes tomam contato com texturas e caraterísticas químicas dos vários ingre-dientes, e deparam-se com receitas tradicionais de vários pontos do nosso país, partilhando o prazer de as provar.

Pré-Escolar, 1.º e 2.º ciclos;

> de 3 anos

Avental de HistóriasA tradição de “contar histórias” está enraiza-da na vida rural. E todas as crianças gostam de ouvir histórias. Aqui são convidadas a criar uma e a contá -la, através da escrita ou da ilus-tração, tornando -a passível de ser partilhada pelos outros visitantes.

1.º e 2.º ciclos; > de 3 anos

CompostagemO que fazer com os detritos produzidos numa quinta? A resposta imediata: composto, para utilizar na horta ou nos canteiros. Os partici-pantes colaboram no processo de composta-gem e fi cam a perceber como é importante para a defesa do ambiente e da saúde.

1.º e 2.º ciclos; > de 6 anos

Da Tosquia a Cor da LãTodas as crianças conhecem a lã, mas nem todas sabem de onde vem nem por que fases passa desde a tosquia até se transformar, por exemplo, num cachecol ou numa camisola. Neste ateliê são apresentadas diversas técnicas tradicionais de tratamento da lã.

Pré-Escolar, 1.º e 2.º ciclos; > de 3 anos

Farmácia RuralAs plantas são uma fonte tradicional da pro-dução de medicamentos e outros produtos relacionados com saúde e bem -estar. Partindo de conhecimentos que passam de geração em geração, observamos as plantas da quinta, e podemos fazer xaropes, pomadas e mezinhas.

1.º e 2.º ciclos; > de 6 anos

Mãos a obraNuma quinta há sempre que fazer: desde plantar legumes na horta até inventar como impedir que as aves os comam; reciclar diver-sos materiais e com eles construir moinhos de vento ou comedores para animais. Estes ateliês “Mãos à Obra” são muito diversifi cados.

Pré-Escolar, 1.º e 2.º ciclos; > de 3 anos

O ciclo do pãoOs participantes aprendem como se faz o pão, e o ciclo por que passam os cereais: desde a ceifa até à moagem, que os transforma em farinha, e, depois, todo o processo até sair do nosso tradicional forno a lenha. No fi -

nal, todos podem saborear o pão acabado de fazer.

Pré-Escolar, 1º e 2º ciclos;

> de 3 anos

Oficina de cerâmicaA exploração plástica e artística sempre este-ve presente em algumas atividades associadas à vida rural, como é o caso da cerâmica ou da olaria. Na Oficina de Cerâmica, os participantes exploram esta arte, e dão largas à imaginação.

Pré-Escolar, 1.º e 2.º ciclos; > de 3 anos

Veterinário por uma horaOs animais são uma componente muito im-portante do dia -a -dia da quinta. É preciso que estejam felizes e saudáveis. Enquanto adqui-rem alguns conhecimentos sobre os animais da Quinta, os participantes ajudam -nos a zelar pelo seu bem -estar.

1.º e 2.º ciclos

Florinda, a CamponesaFlorinda, uma típica camponesa da Estrema-dura, trajada a rigor, na sua modesta casa, irá interagir com o público contando histórias que remetem ao passado.

Pré-Escolar, 1.º e 2.º ciclos;

Calendário 2011/2012

Ao longo do ano, na quinta, comemoram-se várias efemérides dando-se especial ênfase às datas relevantes do calendário rural.

Dia Mundial do Animal 4 de Outubro

Desfolhada 7 de Outubro

Apanha da Azeitona 12 de Outubro

Semana da Alimentação Saudável 18 a 21 de Outubro

Pão por Deus 1 de Novembro

Queima dos Espantalhos 4 de Novembro

Dia de S. Martinho 11 de Novembro

Dia de Reis 6 de Janeiro

Semana da Primavera 20 a 23 de Março

Aniversário da Quinta Pedagógica 16 de Abril

Dia da Espiga 17 de Maio

Tosquia das Ovelhas 10 de Maio

Dia Mundial da Criança 1 de Junho

Semana do Ambiente 5 a 8 de Junho

V Concurso de Histórias Infantis

Para este ano letivo, as tradições rurais são o tema central dos trabalhos a apresentar. Exis-tem inúmeras festividades associadas ao ca-lendário rural que merecem ser reavivadas. É esse o desafio que deixamos aqui.

Início do V Concurso de Histórias Infantis – 5 de marçoEntrega e exposição dos trabalhos – 21 de maioDivulgação de resultados – 1 de junho

V Concurso de Espantalhos

Este ano, queremos espantalhos... tradicionais vestidos a rigor recriando trajes associados aos trabalhos rurais. Gostávamos de encher a quinta de novos personagens. Espantalhos simpáticos e divertidos que deem os bons--dias a todos os visitantes da Quinta!

Início do Concurso de Espantalhos – 3 de janeiroData limite para entrega – 19 de marçoExposição dos espantalhos – 20 de marçoDivulgação dos resultados – 2 de abril

Estágios na Quinta

Quem frequenta um curso técnico -profissional e gostaria de realizar aqui o seu estágio pro-fissionalizante, deve enviar a candidatura para a Quinta Pedagógica. A Quinta tem recebido estagiários nas áreas de Animação Sócio -cul-tural, Gestão de Ambiente e Turismo, no entanto estamos sempre recetivos a novas ideias.

Voluntariado

Este programa destina -se a maiores de 18 anos e consiste num conjunto de ações de interesse social e pedagógico, sem fins lucrativos, ao serviço da comunidade: apoio às atividades, maneio dos animais e manutenção e limpeza da horta, pomar e restantes espaços verdes. Para mais esclarecimentos, consulte a Carta de Direi-tos e Deveres do Voluntário no site da Quinta Pedagógica: http://quintapedagogica.cm-lisboa.pt

As estações do ano

equinócio da primavera – 20 de março, às 05h14 solstício de verão – 20 de junho, às 23h09 equinócio de outono – 22 de setembro, às 14h49 solstício de inverno – 21 de dezembro, às 11h12

Equinócio significa “noites iguais” e deriva do Latim aequus (igual) e nox (noite). Nos equinócios, o dia e a noite duram o mesmo tempo e, no hemisfério Norte, assinalam o iní-cio da primavera e do outono.Solstício deriva também do latim, sol e sistere (que não mexe). Nestas datas, ocorrem, res-petivamente, o dia e noite mais longos do ano, celebrando -se o início do verão e o início do inverno. Estas datas são de grande significado cultural, tendo dado origem a inúmeras celebrações ancestrais, baseadas nas observações astrono-micas. Marcam, também, de forma muito forte as estações do ano e, logo, os ciclos de produ-tividade agrícola.

Mapa da Quinta

Notas

contatosRua Cidade do Lobito, Olivais Sul, 1800 – 088 Lisboat.: 21 855 09 30 f.: 21 855 09 48gps: N38º 45.790, W009º 06.774email: [email protected]: http://quintapedagogica.cm-lisboa.ptfacebook: Quinta Pedagógica dos Olivais

horáriosoutubro a abril3.ª a 6.ª feira – 9h00/17h30sáb., dom. e fer. – 10h00/17h302.ª feira – encerrada ao público

maio a setembro3.ª a 6.ª feira – 9h00/19h00sáb., dom. e fer. – 10h00/19h002.ª feira – encerrada ao público

Avenida Marechal Gomes da Costa

Spacio Shopping

2.ª Circular p

Rio Tejo/Parque das Nações q

Rio Tejo/Parque das Nações q

Avenida Cidade de Luanda

Rua Cidade de Bissau

>

>

> > >

>

>> >

Desi

gn>

Isild

a M

arce

lino

CM

L/DI

M -

08/

2011

DMJED/DE