folha /regional - edição 568

16
Folha Regional Circulação: Jaguaruna, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Sangão, Treze de Maio e Pedras Grandes Jaguaruna / SC 02 de Janeiro de 2013 - Ano XIII - Edição 568 R$ 1,70 Edição Semanal www.folharegional.org Grupo Sul Catarinense realiza a tradicional Festa dos Caminhoneiros. Na 16ª edição, centenas de caminhoneiros e familiares se reuniram no CTG Estância do Retiro para a confraternização entre os amigos. Festa é realizada sem fins lucrativos e os ingressos são vendidos apenas para cobrir as despesas. PG. 04 PGs. 06,07,09,10,11 e 12 Acompanhe nessa edição, as posses dos prefeitos, vices e vereadores Festa

Upload: folha-regional

Post on 14-Mar-2016

242 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Um jornal à serviço da comunidade

TRANSCRIPT

Page 1: Folha /regional - edição 568

Folha RegionalCirculação: Jaguaruna, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Sangão, Treze de Maio e Pedras Grandes Jaguaruna / SC 02 de Janeiro de 2013 - Ano XIII - Edição 568

R$

1,70Edição Semanal

www.folharegional.org

Grupo Sul Catarinense realiza a tradicional Festa dos Caminhoneiros. Na 16ª edição, centenas de caminhoneiros e familiares se reuniram no CTG Estância do Retiro para a confraternização entre os amigos. Festa é realizada sem fins lucrativos e os ingressos são vendidos apenas para cobrir as despesas.

PG. 04

PGs. 06,07,09,10,11 e 12

Acompanhe nessa edição, as posses dos prefeitos, vices e vereadores

Festa

Page 2: Folha /regional - edição 568

• Folha Regional • • JAGUARUNA / SC • QUARTA FEIRA, 02 DE JANEIRO DE 2013• EDIÇÃO 568

2 OPINIÃO

Diretor ComercialJorge Cruz Pereira – Fone – (48) 9976 2092e-mail: [email protected]

Assessoria JurídicaDr. Djalma Henry Santos da Rocha

OAB/SC Nº 14.589-B

DiagramaçãoAngela Barbara Pereira

Conselho Editorial

Prof. Universitário Rui Geraldo dos Reis CostaProf. Luiz Vanderlei GonçalvesCoordenadora Diocesana da Pastoral da Saúde - Maria Eni VieiraJornalista Antônio César Pereira

RevisãoVanderléia Porto Costa Pereira - Graduada em Letras e acadêmica em Jornalismo

Endereço: Rua João Evangelista, 211Riachinho JaguarunaE-mail: [email protected]: (48) 3624 1489Impressão: Gráfica e Editora SollerTiragem: 1700 exemplares

Nota: O Jornal não se responsabiliza pelas matérias assinadas ou a pedido

EXPEDIENTE

Estamos iniciando mais um ano, chegamos em 2013 e para os municípios brasileiros é sinônimo de mudança, pelo menos é o que se espera, afinal, os eleitos no último pleito iniciam o mandato de qua-tro anos. Com esperança renovada em mudança a população acredita sempre no melhor, e é desejo de todos que o dinheiro público seja tratado com respeito.

CHARGE Jornalista

Angela Barbara

O que foi aquela fila na lotérica na véspera do primeiro do ano? Eu até pensei em fazer uma fezinha, mas confesso que não tive coragem de enfrentar a fila. E fiz o certo, afinal não acertaria nenhum número... Economizei dois reais...

Estradas de acesso aos balneários do município, em especial ao Arroio Corrente e Camacho estiveram extremamente movimentadas. Na tarde de ontem, terça-feira, quem estava voltando das praias enfrentou um congestionamento de mais de três quilômetros, tanto na SC 487 quanto na SC 442.

Mais um capotamento na curva do Morretes em Jaguaruna. Infeliz-mente é uma tradição nessa épo-ca do ano. O acidente ocorreu por volta das 3h40min da madrugada de domingo, 30. O condutor do veículo Honda Civic com placas de Tubarão - SC perdeu o controle da direção e saiu da pista, vindo a capotar. As guarnições dos Bom-beiros Voluntários de Jaguaruna estiveram no local e prestaram atendimento à ocorrência, por sor-te o condutor não teve ferimentos.

Aconteceu no dia de ontem, as cerimônias de posse dos prefeitos, vices e vereadores. Na maioria dos municípios por onde circulamos a população acompanhou de perto o evento. San-gão, Treze de Maio, Cocal do Sul e Jaguaruna contam com administrações com prefeitos eleitos pelo PP. Em Morro da Fumaça, o partido da vez é o PSD e em Pedras Grandes continuação do trabalho de Tonho e Xixo do PMDB.

O problema na curva do Morretes foi por diversas vezes mencionado na Câmara de Verea-dores, mas até o momento o Deinfra nada fez para resolver esse problema. Falta uma cobrança com vigor tanto de nossas autoridades quanto da população.

É muito lixo nos balneários, não estou aqui nem falando do problema da coleta, mas da falta de consciência de quem usa os nossos balneários. A maioria das praias de nosso município amanheceu cheia de garrafas de cidra e copos plásticos na beira mar. Não tem jeito, falta mes-mo consciência desse povo.

Confesso que estava mes-mo esperando com ansiedade esse momento, férias. Serão apenas 13 dias, mas serão muito bem aproveitados, des-canso é a palavra de ordem durante esse tempo. Voltamos ao trabalho no dia 15 de janei-ro e no dia 18 você estará re-cebendo a segunda edição do ano do Folha Regional. Fiquem bem e até lá.

É isso aí...

Filas

Filas II

Curva do Morretes

Posse

Curva do Morretes II

Lixo

Férias

Page 3: Folha /regional - edição 568

• Folha Regional •• JAGUARUNA / SC • QUARTA FEIRA, 02 DE JANEIRO DE 2013• EDIÇÃO 568

3JAGUARUNA

Padre Nilo Buss

Administrador Paroquial - Paróquia de Jaguaruna

Cruz da Jornada Mundial da Juventude visita aComarca de Jaguaruna

A cruz vinda de Madri, na Espa-nha, símbolo da Jornada Mundial da Juventude, que acontece entre os dias 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, está peregrinando todo o país. Na próxima semana, ela virá da Diocese de Criciúma e chegará à Diocese de Tubarão na segun-da-feira, 07. Na terça-feira, a cruz, juntamente com i ícone de Nossa Senhora e a imagem da Beata Al-bertina, seguirá para Jaguaruna, onde está prevista a celebração da Santa Missa seguida de show com bandas católicas. O evento terá como local a praia do Arroio Cor-rente, em frente ao Marisquinho.

Cronograma:Dia: 08/01/13 (Terça-feira):Chegada: 18h30min na Igreja

Matriz de JaguarunaSaída para o Balneário: 19h30min

RegiãoFonte: Setor da Juventude

Janeiro, um novo começo para tudo?

Dia 03/01 - quinta-feira:Missa (Pe. Salésio G. Ricardo), às 20h, na comunidade de Arroio Cor-rente;Celebração da Palavra, às 20h, na comunidade do Laranjal;Dia 04/01 – sexta-feira:Missa da Saúde, às 15h30min, na Matriz;Missa, às 20h, na comunidade do Beija-Flor;Dia 05/01 – sábado:Missa, às 20h, na comunidade do Riachinho;Missa (Pe. João Hülze), às 20h, no Balneário Dunas do Sul;Celebração da Palavra, às 20h, no Balneário Camacho;Dia 06/01 – Domingo:Missa (Pe. Salésio G. Ricardo), às 08h, na Matriz;Celebração da Palavra, às 08h, na comunidade de Costa da Lagoa;Celebração da Palavra, às 10h30min, na comunidade de Jabuticabei-ra;Missa, às 20h, na Matriz;Missa (Pe. Sérgio J. de Souza), às 20h, na comunidade de Garopaba;Missa (Pe. Auricélio Costa), às 20h, no Balneário Arroio Corrente;

Nem tanto! O ano litúrgico já vai adiantado. Celebramos o Advento a partir de 02 de dezembro passado; depois chegou o Natal de Jesus; seguiu-se a festa da Sagrada Família, no dia 30 de dezembro; a Festa da Mãe de Jesus, dia 01 de janeiro; a Epifania de Jesus (sua manifesta-ção ao e no mundo), no dia 06 de janeiro; o Seu Batismo, no dia 13 e, depois, já se inicia o Tempo Comum.

No cenário político, Janeiro de 2013 registra a posse dos novos Pre-feitos e Vereadores em todos os municípios no Brasil. Neste particular precisamos todos rezar para que os poderes executivo e legislativo municipais façam um governo voltado para a inclusão de todos os munícipes em suas administrações.

Janeiro ainda costuma ser o mês do merecido descanso. Muitos mi-gram para o litoral, para gozarem de suas merecidas férias anuais, à beira mar; outros vão de viagem, visitando parentes e amigos. Mas, não podemos dar descanso e férias à fé, ao testemunho cristão, onde quer que estejamos. Somente reiniciamos, a todo o vapor, o ano pasto-ral na Quarta-feira de Cinzas, no início da Quaresma, com a Campanha da Fraternidade.

E falando em Campanha da Fraternidade, a deste ano de 2013, terá por tema: “Fraternidade e Juventude” e, lema: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). E temos pela frente dois lançamentos-estudo da mesma: em nível diocesano, no dia 06 de fevereiro, na CEDA (Casa de Encontros Dom Anselmo), em Tubarão, às 19h30 e, na Paróquia de Jaguaruna, dia 16 de fevereiro, às 14h00, na Igreja Matriz.

Mas falando em Juventude, dia 08 de janeiro, Jaguaruna sediará o “Bote Fé” comarcal, isto é, a celebração eucarística na passagem da Cruz da JMJ (Jornada Mundial da Juventude), vinda da Espanha e do ícone de Nossa Senhora. Estes símbolos estão percorrendo as dioceses do Brasil neste período que antecede a JMJ, no Rio de janeiro, em julho próximo. Para felicidade teremos, então, a presença do papa entre nós.

A celebração do “Bote Fé” comarcal se dará no Balneário Arroio Cor-rente no dia 08 de janeiro. O momento será marcado com uma ce-lebração à beira-mar, às 20h00. Conta-se com muita gente para este momento. Prepare-se desde agora. Contamos com você também!

Vida em Comunidade

Missa e Bote Fé Comarcal: 20h30min, Marisquinho – Bal. Ar-roio Corrente (Banda: Atos II)

Dia: 09/01/13 (Quarta-feira):Missa: 08h30min (Pe. Nilo Buss)Liturgia: Setor Juventude Paro-

quialVigília com a Cruz, Ícone de Nos-

sa Senhora e a Imagem da Beata Albertina: 09h30min às 12h (Divi-são por grupos / pastorais/ movi-mentos da comarca)

09h30min às 10h: Setor Juventu-de Comarcal

10h às 10h30min: RCC; Apos-tolado da Oração; Mãe Peregrina; Pastoral da Saúde; Pastoral do Dízi-mo; Pastoral da Pessoa Idosa.

10h30min às 11h: Movimento de Irmãos; Ministros Extraordinários da Comunhão; Vicentinos; Cáritas; CAEP; Pastoral Litúrgica.

11h às 11h30min: Cursilho; Pas-toral Afro; Legião de Maria; Pasto-ral da Criança; Catequese; Coroi-nhas.

11h30min às 12h: Celebração de Envio

Resultado da campanha Natal Premiado 2012 – CDL de Jaguaruna

1º prêmio – 0039831 – Kariny Ferreira Mussói – Oficel Celulares2º prêmio – 076006 – Juceli Lucas - Posto do Alemão (Treze de Maio) 3º prêmio - 097496 - Daiane D`stefani - Farmácia Ci-dade das Praias4º prêmio - 036812 – Santo Vú - Ferragens Bikes5º prêmio - 026211 – Zairo Cabral Luiz – Farmácia São

Sebastião6º prêmio - 110406 – Reginaldo Cardoso – Supermer-cado Serafim7º prêmio - 007039 – Rogério Henrique – Supermer-cado Guanabara8º prêmio - 016255 – Kelly Vieira – Terral materiais para Construção9º prêmio - 131338 – Bruna Craveiro – Supermercado Guanabara10º prêmio - 102667 – Carlos Alberto de Bona- ma-deiras Pacheco11º prêmio - 018349 – Gustavo Tomé - Auto Escola Jaguar

JaguarunaCol./ CDL de Jaguaruna

Page 4: Folha /regional - edição 568

• Folha Regional • • JAGUARUNA / SC • QUARTA FEIRA, 02 DE JANEIRO DE 2013• EDIÇÃO 568

04JAGUARUNA

Transportar a produção brasilei-ra de norte a sul, de leste a oeste. Pelos quatros cantos do país, lá vão eles, garantindo o equilíbrio da na-ção e o sustento da família. Sem hora para parar, nem começar. Sem bater cartão e nem contar quantas horas por dia passam ao volante. Esta é vida do caminhoneiro que, com muito orgulho, contribui para desenvolvimento deste país. A fes-ta dos caminhoneiros reúne todos os anos centenas de motoristas, profissionais da estrada, para uma confraternização entre os amigos.

A festa organizada pelo Grupo Sul Catarinense é realizada há 16 anos, iniciada em Tubarão e hoje, devido ao espaço físico e a como-didade para a realização do even-to, tem Jaguaruna como cidade sede da festa. Para o presidente do GSC, o caminhoneiro jaguarunen-se, Natalino Fernandes, a festa dos amigos da estrada, orgulhosamen-te acontece todos os anos de for-

ma muito saudável e descontraída. “Desde 1995, quando iniciamos esta confraternização entre os ca-minhoneiros, fizemos uma festa sempre muito tranquila, nunca se registrou o mínimo de desenten-dimento, só temos agradecer aos padres que sempre fizeram uma homilia com muita motivação, destacando a classe dos motoris-tas”, observa.

O presidente da entidade ain-da falou sobre o trabalho e atuais condições das estradas do Brasil. “A economia do Brasil melhorou e consequentemente melhorou para os motoristas. As empresas investi-ram muito em novos caminhões e com isso os profissionais também tiveram sua valorização e melhores condições de trabalho”, destaca.

O presidente ainda deixa um for-te abraço aos amigos do possante. “É de coração que agradecemos a todos os patrocinadores que contribuíram com nossa festa e desejamos a todos um feliz 2013”, finaliza.

A festa é realizada sem fins lu-crativos, os ingressos são vendidos antecipadamente de forma apenas a cobrirem com as despesas.

Tradicional Festa dos Caminhoneiros reúne centenas de profissionais

Em frente ao jardim da igreja matriz

JaguarunaRedação Folha Regional

Festa é realizada há 16 anos pelo Grupo Sul Catarinense e Jaguaruna é sede do evento

Page 5: Folha /regional - edição 568

• Folha Regional •• JAGUARUNA / SC • QUARTA FEIRA, 02 DE JANEIRO DE 2013• EDIÇÃO 568

05JAGUARUNA

Longas filas para dar uma pitada na sorte

Atow-inj e Star Lite em mutirão na praia da Jagua em 2013

A Mega Sena atrai milhares de pessoas Brasil, que e apesar da chance em cada cartão ser de uma a cada 50 milhões, correspondendo a 0, 000002% de chance, muitos apostam nesta pequena oportunidade para vi-rar um milionário. Os números desta chance são con-firmados pelo graduado em Matemática da equipe do Brasil Escola, Marcos Noé. A fila na lotérica em Jagua-runa chegou pela manhã desse sábado, 31, a quase 100 metros do lado de fora da agência.

Além dos moradores locais, veranistas e turistas vin-dos de várias regiões tentaram a sorte, como foi o caso de Roberto Alves, de Porto Alegre, que achou um ab-surdo o tamanho da fila para fazer uma fezinha. “Isto é o que se chama de inacreditável, vamos sair que horas desta fila?”, questionou.

SorteioO concurso da Mega Sena da Virada aconteceu nes-

sa terça-feira, dia 31, às 20 horas, horário de Brasília, e apenas três pessoas acertarem e ganharam R$ 81, 594 milhões cada, segundo informações da Caixa Econômi-ca Federal. Eles fizeram suas apostas nas cidades de

Aparecida de Goiânia (GO), Franca e São Paulo (SP). Os números sorteados no concurso nº 1.455 foram 14, 32, 33, 36, 41 e 52. O prêmio total atingiu o valor de R$ 244.784.099,15.

A premiação teve ainda 1.368 ganhadores da qui-na, que levarão para casa R$ 27.413,18, e 113.258 ganhadores da quadra, que ficarão com R$ 473,01 cada. A arrecadação total da Mega da Virada foi de R$ 640.548.924,00.

Necessidade de uma segunda agênciaJaguaruna sendo conhecida como a Cidade das Pra-

ias necessita urgentemente de uma segunda agência lotérica. É muito comum a formação de longas filas causando transtorno para as pessoas que necessitam usar a lotérica para pagas contas ou para fazer apostas.

O município tem hoje aproximadamente 18 mil ha-bitantes, mas a estimativa é que na alta temporada o número de pessoas chague a ultrapassar os 150 mil, causando longas filas, principalmente nas repartições públicas.

O jaguarunense Antônio de Souza, para evitar juros e multas na conta do plano da saúde, na manhã de segunda-feira, 31, teve que se deslocar até a cidade viz-inha de Tubarão. Ele também comenta a necessidade de uma segunda agência. “Já está na hora de instalar mais uma lotérica ou aumentar o número de atenden-tes”.

O 1º do ano na praia de Jagua-runa foi um sucesso total. Praia lotada, turismo a todo vapor, movimentação no comércio, mas, infelizmente, o lixo nos balneários continua tomando conta. Com o intuito de amenizar o prob-lema, voluntários realizaram um mutirão de limpeza no balneário Arroio Corrente. “Parece-me que cada vez mais as pessoas deixam a desejar quando o assunto é natureza”, relatou Thiago Jacaré, membro da Atow-inj e pioneiro nos mutirões há 15 anos.

Ele destaca ainda que o grande problema é a falta de conscien-tização das pessoas. “Além de muitas pessoas não terem con-sciência alguma sobre preservar a praia limpa, existe também a falta de preocupação da própria pre-feitura, onde deveria colocar pes-soas para cuidar da praia, lagoa e o chuveirão, orientando, fiscali-zando, limpando e cobrando das pessoas que não tem respeito com a natureza”, desabafa Jacaré.

Ainda de acordo com o volun-tário, a coisa está fora de rumo e ninguém toma providência. “Nos-

sa praia está sendo invadida e devastada, todo mundo faz o que quer e os órgãos competentes não fazem nada”.

Para ele, um dos principais problemas é em relação à lagoa do Arroio Corrente. “A lagoa da Jagua é a pior parte, devastação, invasão e além de tudo lixos, lixos e mais lixos. O chuveirão, já tem até dono, e por incrível que pareça tem até gente morando por lá, deixa panelas na calçada, pendura roupas por lá e ainda co-loca o carro em cima da calçada!”.

Jacaré faz cobranças em relação à Vigilância Sanitária “Na verdade, parece que nem existe em Jag-uaruna, a gente chama e reclama mil vezes e nunca fazem nada”.

Para finalizar, ele ressalta a ati-tude de alguns ambulantes. “A praia mesmo é uma vergonha, carros no meio de turistas, lixo por todos os cantos e ambulan-tes por todos os lados em área de preservação. Quando cobramos, eles ainda afirmam que a pre-feitura e o responsável do meio ambiente que liberou, liberou? É, pior é que liberou mesmo, mas eles liberam o alvará para que os ambulantes coloquem seus per-tences em qualquer lugar, bobear até em cima das nossas cabeças”, finaliza Jacaré, indignado com a situação.

JaguarunaRedação Folha Regional

Além dos moradores, veranistas e turistas esperavam pacientemente na fila para fazer o jogo

Jacaré destaca a falta de conscientização no acúmulo do lixo

JaguarunaRedação Folha Regional

Foto :ATOW-INJ

Page 6: Folha /regional - edição 568

Em cerimônia discreta e orga-nizada, tomou posse na noite de ontem, terça-feira, prefeito, vice e vereadores de Jaguaruna. A soleni-dade aconteceu no Clube Primeiro de Janeiro e contou com a presença da população e autoridades da re-gião.

Depois do juramento, o prefeito empossado, Luiz Napoli, discursou e renovou as promessas de campa-nha. “Vamos buscar realizar o que falamos em campanha. A partir de amanhã as máquinas já estarão trabalhando a todo vapor”. Depois do discurso, o prefeito apresentou os secretários que estarão fazendo parte do governo.

Primeira sessão do anoNa primeira sessão ordinária do

Legislativo jaguarunense foi esco-lhida a mesa diretora para o ano de 2013, tendo como presidente o vereador Alicio Bitencourt, vice-presidente Milton Ricardo, primeiro secretário Sérgio Bitencourt e se-gundo secretário João Stüpp. Alicio venceu a votação por seis votos contra cinco votos a favor de Antô-nio Pacheco.

No discurso realizado pelo novo presidente, ele destacou a neces-sidade de cumprir com o prometi-do. “Começamos a partir de hoje a honrar as nossas propostas de cam-panha”, além disso, Alicio destacou também que dará continuidade à obra da nova sede do Legislativo.

PrioridadesCom a presença do deputado

Joares Ponticelli na cerimônia, ele destacou algumas prioridades para o município, entre elas o anel viário e a pavimentação do acesso ao Ae-roporto Regional Sul.

O deputado ressaltou que o Esta-do estará investindo mais de seis bi-lhões no próximo ano e que Jagua-runa será contemplada. “Não tenho dúvidas de que Jaguaruna receberá investimentos de peso, pois é uma cidade em franco desenvolvimento e acredito que essas duas priorida-des serão atendidas”, destacou Jo-ares.

Vereadores empossadosAlício BitencourtAntonio PachecoBraz CrecêncioEdenilson MontineGeraldo GarciaJoão StippSérgio BitencourtRamos GuimarãesTeresinha NandiMilton GoulartMauro Ferreira

Quadro de Secretários 1º Esca-lão

Secretaria da Saúde Silvana PiucoSecretário de ObrasAdriano Souza dos SantosSecretário de Esportes e Turismo

Juventude e EventosRoberto VieiraSecretaria da Família e Promoção

SocialValéria França PereiraSecretário da Agricultura Indús-

tria Comércio e PescaAloir Medeiros MacielSecretário de Administração e Fi-

nançasHebérton StorkSecretário da Educação e CulturaVanderlei Mergínio dos SantosDiretor de ArrecadaçãoJade BoaventuraDiretor de Meio AmbienteWilson TeodoroDiretora do Hospital de Caridade

de JaguarunaOzaida de carvalho NandiDiretor do SamaeAlexandre Rodrigues Martins

Napoli e Beto reafirmam o compromisso de governar uma Jaguaruna para todos

• Folha Regional • • JAGUARUNA / SC • QUARTA FEIRA, 02 DE JANEIRO DE 2013• EDIÇÃO 568

6 JAGUARUNA

JaguarunaRedação Folha Regional

No discurso, Napoli renovou as promessas de campanha, em seguida apresentou o secretariado

Page 7: Folha /regional - edição 568

A sessão solene de instalação da 13ª Legislatura e posse do prefeito Agnaldo David Maccari, do vice, Marci José Sartor e vereadores de Morro da Fumaça aconteceu ontem (1º), às 18h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Roque.

Agnaldo e Marci saem do Le-gislativo, onde tiveram três e seis mandatos de vereadores, respec-tivamente, para assumir a prefei-tura. Agnaldo foi presidente da Câmara por uma vez, enquanto Marci foi quatro vezes. O bom re-lacionamento entre ambos mostra

a forte união entre prefeito e vice. “Nosso trabalho será pautado de total união entre administração municipal, secretariado, servidores públicos, vereadores e toda a socie-dade fumacense”, destacou o novo prefeito.

Agnaldo ainda disse que a mis-são desta nova administração é consolidar tudo o que foi conquis-tado durante os 50 anos de eman-cipação político-administrativa de Morro da Fumaça. “Queremos avançar no caminho de uma cidade geradora das mais amplas oportu-nidades. Vamos torná-la orgulho de todos os fumacenses”.

Os trabalhos da sessão iniciaram com o vereador reeleito e mais vo-tado de 2012, com 799 votos, José Carlos Bortolin (PMDB), o Calita.

Dos noves vereadores empossa-dos, cinco foram reeleitos, dois vol-taram ao Legislativo e outros dois foram eleitos pela primeira vez.

Pela primeira vez o Partido dos Trabalhadores (PT) elegeu um ve-reador no município. Maria Bortolin representará o PT no Legislativo.

Em seguida dos juramentos e discursos, aconteceu a eleição da mesa diretora para a sessão legis-lativa 2013, que teve apenas uma chapa inscrita e foi eleita por una-nimidade.

A diretoria ficou assim compos-ta:

Presidente: Ademar Bertan (PSDB);

Vice-presidente: José Hugo de Rochi (PP);

Primeiro Secretário: Renato Zac-caron (PMDB);

Segunda Secretária: Maria Borto-lin (PT).

O presidente e vereador reeleito pela 5ª vez, Ademar Bertan, tam-bém pretende cultivar e manter a união entre os vereadores. “Todos os partidos estão na mesa diretora, e isso é muito bom para a cidade”, destacou o edil.

Na sequencia da solenidade, o novo prefeito nomeou os três secre-tários que iniciam a administração. Michel Antônio Maccari responde pela Secretaria de Finanças, Lucile-ne Pagnan Cechinel na Secretaria de Educação e Cultura e o vereador empossado Miguel Zaccaron Darolt para Secretaria de Saúde.

No primeiro ato de gestão, Ag-

naldo cumpre uma das suas pro-messas. “Estamos realizando uma das nossas importantes propostas de governo, que é reduzir o número de secretários municipais, e assim o fizemos nesta noite”.

Essa é a primeira vez que a ceri-mônia de posse muda de horário e local, e teve público recorde. Em torno de 400 pessoas prestigiaram o ato.

O deputado estadual Doia Gu-glielmi foi o único parlamentar pre-sente.

A solenidade encerrou com a benção do pároco Marcos Rech e do pastor da Igreja Assembleia de Deus, Vanderlei Rodrigues, em nome de todas as igrejas evangé-licas do município. Foi servido co-quetel.

Em ato solene Agnaldo Maccari é empossado em Morro da Fumaça

• Folha Regional •• JAGUARUNA / SC • QUARTA FEIRA, 02 DE JANEIRO DE 2013• EDIÇÃO 568

7MORRO DA FUMAÇA

Morro da FumaçaAss. Imprensa/Gabriela Recco

Agnaldo Maccari recebeu das mãos do ex-prefeito Baltazar Pellegrin as chaves da prefeitura

Fotos: Cris Bergmann

Page 8: Folha /regional - edição 568

• JAGUARUNA / SC • QUARTA FEIRA, 02 DE JANEIRO DE 2013• EDIÇÃO 56808 FOLHA REGIONAL

Page 9: Folha /regional - edição 568

Tonho reassume e promete segundo mandato com mais obras

Num clima tranquilo, a sole-nidade de posse presidida pelo vereador Otávio Citandin, o pre-feito reeleito Antônio Felipe So-brinho, de Pedras Grandes, assu-me o segundo mandato e junto o compromisso de um governo ainda com mais obras. “Vamos trabalhar junto com nossos vere-adores, com o vice-prefeito Xixo, deputados federais, estaduais e comunidade, numa visão de futu-ro. Precisamos de união em bus-ca de parcerias para que Pedras Grandes continue sendo um mu-nicípio promissor na geração de emprego e renda e na qualidade de vida para nosso povo”, ressalta Tonho.

Estrategicamente, Antônio Fe-lipe não empossou ninguém do secretariado. Na solenidade, o prefeito explicou que é preciso iniciar o governo com a máquina enxuta e com calma para nomear as pessoas certas para cada cargo. “Por experiência própria, todas as prefeituras estão num período de planejamento, creio em uma nova gestão, consultando as lide-ranças e nomeado pessoas com-petentes, formadas e com muita vontade de trabalhar, é possível

uma renovação de 90 % dos car-gos”, adianta.

A solenidade ainda contou com a presença do deputado Edinho Bez, onde assumiu compromisso com o governo de Pedras Gran-des. “Sinto-me muito à vontade participando desta posse, pois es-tou em casa. Tonho e Xixo trazem uma marca que também carrego, que é a marca da seriedade, vol-tada às causas dos mais necessi-tados. Tenho a honra de dizer que junto com Tonho e Xixo lutamos por obras importantes por Pedras Grandes e reafirmo meu compro-misso em continuar defendendo recursos para este município”.

O vereador mais jovem e tam-bém o mais votado de Pedras Grandes, Josimar Bergman de Je-sus (PMDB), discursou em nome de todos os vereadores. “Vamos cumprir com nosso compromis-so, baseado no anseio do eleitor. Pedimos a Deus sabedoria para cumprir com esta tarefa de tra-zer as pessoas mais qualidade de vida”, observa.

Câmara de Vereadores Após a solenidade de posse,

os edis se dirigiram até a sede da Câmara de Vereadores para a elei-ção da mesa diretora. Com muita expectativa e algumas especula-ções sobre a nova mesa diretora ficou sobre o comando do PMDB. Izaltino Masiero foi eleito com cin-

Pedras GrandesRedação Folha Regional

• JAGUARUNA / SC • QUARTA FEIRA, 02 DE JANEIRO DE 2013• EDIÇÃO 568 09FOLHA REGIONAL

co votos contra quatro de Laércio Savi Vicente. Na chapa de Izaltino ficou como vice o ex-presidente João Felipi, secretário José Gilmar Rodrigues e segundo secretário Josimar Bergman de Jesus. Ao as-sumir o cargo de presidente da Câ-mara, Masiero foi bastante objeti-vo no discurso. “Vamos trabalhar por Pedras Grandes e todos os ve-readores vão ter tratamento igual aqui na câmara. O fato de termos vereadores de oposição e situação não quer dizer que não possamos

trabalhar unidos em prol de um objetivo, não fico chateado de ter sido formado uma chapa de opo-sição à nossa, isso faz parte da de-mocracia”, enfatiza. Seguro e cau-teloso, ele deixa uma mensagem aos munícipes. “Estou honrado de ser presidente do legislativo, creio que a responsabilidade seja ainda maior do que ser vereador por es-tes oito anos. Nossos munícipes vão ter sucesso, pois vamos dar sequencia ao trabalho pensando sempre no desenvolvimento de

Pedras Grandes, pois nosso com-promisso é com o bem estar da nossa sociedade”, finaliza.

Vereadores empossados Gilmar José Rodrigues Izautino MasieiroJoacir Pedro ZandomênicoJoão FelipiJosimar Bergman de JesusLaércio Savi FelippeLuciano SalvanOtávio Citadin e Vanderléia Gomes

Tonho e Xixo assumem o segundo mandato e pedem a união em busca de parcerias ao município

Page 10: Folha /regional - edição 568

• Folha Regional • • JAGUARUNA / SC • QUARTA FEIRA, 02 DE JANEIRO DE 2013• EDIÇÃO 568

10 COCAL DO SUL

O engenheiro agrimensor, Ade-mir Magagnin (PP) tomou pos-se na noite desta terça-feira (1º) como prefeito de Cocal do Sul. Com plenário lotado, a cerimô-nia ocorreu na Câmara Municipal. Também tomaram posse a vice-prefeita, professora Cirlene Gon-çalves Scarpatto (PSD) e os nove vereadores que foram eleitos em outubro passado.

Magagnin foi empossado ofi-cialmente por volta das 20h40min, após ter acompanhado os jura-mentos dos vereadores presentes à sessão solene que foi presidida pelo vereador mais votado, Sidney Duarte de Oliveira (PSDB). Durante o encontro, o prefeito prestou um

juramento e assinou o termo de compromisso de posse ao lado da vice-prefeita. Antes, porém, uma missa em ação de graças foi cele-brada na Igreja Matriz. A faixa de prefeito e a chave da prefeitura fo-ram entregues pelo até então pre-feito da cidade, Nilso Bortolatto. O ato também foi prestigiado pelo ex-vice-prefeito de Criciúma, Már-cio Búrigo e o deputado estadual, Valmir Comin.

Magagnin abriu o discurso agra-decendo a Deus e destacando que prefeito e vice trabalharão juntos por Cocal do Sul. “Estou realizando um grande sonho que, com a graça de Deus, se tornou realidade. Esse é o terceiro processo da eleição. Nos-sa administração será alicerçada pelo nosso plano de governo que foi construído com a participação da população durante nosso perí-odo de campanha. Nós identifica-mos o que o povo espera e vamos

cumprir”, afirmou. O prefeito também falou sobre o

respeito que tem pelos membros da Câmara Municipal. “Quero sau-dar os vereadores que foram em-possados nesta legislatura e, antes de mais nada, dizer do meu respei-to ao Legislativo Municipal. O nosso patrão é o povo. Essa administração vai fazer com que os vereadores fis-calizem, participem das decisões e analisem os projetos junto ao Exe-cutivo. Essa é a forma de uma admi-nistração parceira e é dessa forma que chegaremos a um melhor en-tendimento e a uma cidade melhor de se viver”, ressaltou.

Para a vice-prefeita, Cirlene, mais conhecida como Aninha, quem passa por uma campanha política tem que ter muita vonta-de e muito amor e aproveitou para fazer um convite aos vereadores. “Todos os edis tem autonomia. Que nós possamos formar uma fa-

mília. Cocal renovou em sua gran-de maioria e clama por respeito, trabalho e ações. O papel de cada um de vocês é fiscalizar. Façam bem feito e estejam ao nosso lado, porque nós devemos a ao povo que nos deu esse grande presen-te, essa oportunidade. Eu quero dizer a vocês que nós vamos fazer um trabalho com muito respeito a população e queremos que os ve-readores estejam ao nosso lado”, falou Aninha.

“Dinheiro público tem que ser

cuidado como se fosse uma pé-rola”

No discurso, Magagnin ainda disse querer colocar o município no padrão de desenvolvimento. Nosso compromisso irá começar pela saúde. “Saúde de qualidade porque ela é qualidade de vida. Além disso, a boa educação é sinô-nimo de povo culto, que sabe dis-

cernir o certo e do errado. Por esta razão vamos avançar muito nesta área. Nós precisamos empreender o futuro. A cidade se desenvolve com infraestrutura e é onde preci-samos mais investir. Em dois anos esperamos pavimentar muitas ruas do município, a área indus-trial II e iniciar os tramites para a instalação da terceira área indus-trial no município”, disse. Magag-nin também destacou o trabalho para a realização de obras como o Centro Multiuso, quadras cober-tas, humanização do trânsito e o esgotamento sanitário. “Para que possamos chegar nessas obras temos que nos unir. Dinheiro pú-blico tem que ser cuidado como se fosse uma pérola. As famílias de Cocal do Sul terão orgulho dessa administração, pois nós vamos administrar com transparência, lealdade e qualidade. Feliz 2013 a todos”, finalizou.

Magagnin toma posse como prefeito de Cocal do Sul na noite desta terça-feira

SangãoRedação Folha Regional

Ademir Magagnin e Cirlene Gonçalves Scarpatto prestaram juramento e assinaram o termo de compromisso

Page 11: Folha /regional - edição 568

• Folha Regional •• JAGUARUNA / SC • QUARTA FEIRA, 02 DE JANEIRO DE 2013• EDIÇÃO 568

11SANGÃO

Um dia para entrar pra história do município de Sangão, em espe-cial do distrito de Morro Grande. Pela primeira vez na história dos 20 anos de emancipação política do município, um prefeito do re-ferido distrito assume o cargo. O salão de festa da igreja matriz de Morro Grande também entra para a história, sendo realizada pela primeira vez a cerimônia de posse dos eleitos do município. Shows com cantores evangélicos, partici-pação das igrejas, lideranças políti-cas e empresarias locais, estaduais e federais, como Leodegar Tiscoski e dos deputados Joares Ponticelli e José Milton marcaram a cerimô-nia de posse. O Partido Progressis-ta de Sangão assume a prefeitura da Capital da Telha pela quarta vez, sendo a terceira consecutiva.

Castilho Silvano Vieira, emocio-nado, tomou as chaves da prefei-tura, assumindo o compromisso de promover um governo, acima de tudo, com muita seriedade. “Será para mim um grande desa-fio, fazer um governo voltado às causas da comunidade. Convido a todos os secretários que acaba-ram de ser empossados, para se unir nesta tarefa, pois a respon-sabilidade é de todos”, ressaltou.

Ao se dirigir para os vereadores, o prefeito empossado foi enfático. “Temos cinco vereadores de nossa coligação, mas o meu gabinete es-tará aberto a todos para qualquer informação, deixemos agora as si-glas partidárias e vamos trabalhar para o desenvolvimento de nosso município”.

O deputado estadual José Mil-ton lembrou a importância da democracia e das lideranças da co-munidade. “As lideranças fazem a diferença e acredito que o prefeito Castilho tenha a qualidade de um bom líder que vai fazer a diferença para Sangão. O momento agora é de deixar para trás o partido políti-co e de dar as mãos para a constru-ção de um Sangão melhor”, com-pletou o deputado.

Ainda na solenidade foram tam-bém empossados os secretários, chefe de gabinete, diretor do Sa-mae e intendente distrital.

Secretariados e diretores em-possados em Sangão:

Administração: Zenir Alberto Scremin

Chefe de gabinete: Dalmir Cara-ra Cândido

Obras: Anderson de SouzaAgricultura: Valdoni SoratoEsporte e cultura: José Antônio

da RosaDesenvolvimento social: Josiane

Sorato DiasEducação: Silviane Silvano Gou-

lartSaúde: Karina Serafim de Souza

Castilho faz história como primeiro prefeito do distrito de Morro GrandeSangãoRedação Folha Regional

Samae: Aldair Gildo LuizIntendente Distrital: Porfírio

João Pereira NetoMeio Ambiente: Valdeci SerafimVereadores da Legislatura

2012/2016:Edson Delfino França Eládio Oscar da Silva Ezelir Felisberto CardosoGilson José ManoelJaime de SouzaRides José Scremin

Rinaldo Santa Ana CorrêaSenedir Vieira RezinVerônica Gessi Eduardo da Silva

Eleita a mesa diretoraDurante a solenidade, foi rea-

lizada também a eleição para a mesa diretora da Câmara de Ve-readores. Prevalecendo o acordo entre os vereadores do PP, sendo eleito o vereador Rides José Scre-mim como presidente com cinco

votos. Verônica Gessi Eduardo da Silva ficou como vice-presidente, Jaime de Souza primeiro secretá-rio todos do Partido Progressista e o vereador Sedenir Vieira Rezin, do PMDB, como segundo secretário. Rides agradeceu os votos de con-fiança e lembrou que não será em vão a confiança e o prestígio de-positado nas urnas no último dia sete de outubro.

Castilho assumiu o compromisso de promover um governo com muita seriedade e trabalho

Cerimônia de posse foi realizada pela primeira vez no salão de festas de Mor-ro Grande, distrito onde reside o prefeito

Page 12: Folha /regional - edição 568

• Folha Regional • • JAGUARUNA / SC • QUARTA FEIRA, 02 DE JANEIRO DE 2013• EDIÇÃO 568

12 TREZE DE MAIO

Em Treze de Maio, 2013 já come-çou com a posse do prefeito elei-to Clésio Bardini de Biasi (PP), do vice-prefeito Agnaldo Carara (PSD) e demais vereadores nesta terça (01), em uma solenidade no Centro de Convivência Pedrinho Silvestro Marcon. A cerimônia foi prestigia-da por autoridades, parentes dos empossados e sociedade civil.

O evento se iniciou às 19 horas com uma missa na igreja matriz São José e teve continuidade do referido Centro de Convivência. Na ocasião, os nove vereadores eleitos para o mandato 2013/2016 entre-garam as declarações de bens e seus diplomas.

Após, foi a vez do prefeito Clésio e o vice Agnaldo, que também en-tregaram as declarações de bens, seus diplomas, leram o Termo de Posse e assinaram o livro de posse.

Antes de entregar o cargo, o pre-feito Arilton Francisconi Cândido fez uma breve retrospectiva de seus oito anos de mandato, agra-deceu a toda sua equipe pelo tra-balho realizado e afirmou que dei-xou a cadeira de prefeito em boas mãos. “Clésio é uma pessoa sim-ples e honesta, tenho certeza que ele, seu vice Agnaldo, bem como toda sua equipe farão uma exce-lente trabalho, dando continuida-de em fazer de Treze de Maio um exemplo de administração pública

para toda a região”, comentou.Clésio fez um discurso se com-

prometendo com o governo e aproveitou para ratificar seus com-promissos firmados em campanha onde todos, segundo ele, serão honrados como forma de agra-decimento ao mandato que lhe foi outorgado democraticamente pelo povo de Treze de Maio. “Nes-te mandato eu honrarei fielmente o juramento que fiz de bem servir aos interesses políticos e adminis-trativos de Treze de Maio. Vamos continuar construindo uma nova cidade, compatível com as expec-tativas da população e com o perfil de um município economicamen-te próspero e de uma cidade mais bela, mais humana e socialmente justa, então só temos a agradecer a esse povo maravilhoso e com certeza nosso município terá mais quatros anos de muita responsa-bilidade, prosperidade e trabalho”, discursou.

Após os discursos, foi eleita a nova mesa diretora da Câmara. Foram apresentadas duas chapas, sendo que a chapa 01 foi vencedo-ra por cinco votos a quatro, ficando o vereador Rosinei de Pieri Noga-redo como presidente para a ges-tão 2013/2014. A partir deste ano os vereadores a ocupar uma cadei-ra na câmara são: Rosinei de Pieri Nogaredo (PSDB), Jairo de Souza (PP), Antônio Frasson Filho (PP), Vanio Ghisi (PP), Eduardo Longo (PP), Zilberto Redivo (PMDB), Geo-vane João Rocha (PT), João Luiz Nandi (PMDB) e Manoel Ricardo Rodrigues (PMDB).

Ano novo, governo novo Treze de MaioAssessoria de Imprensa PMTM

Kéke assume Treze de Maio com a missão de continuar construindo uma cidade próspera

Page 13: Folha /regional - edição 568

O mar não está prá peixe - Tubarões a vistaDicas de Filmes

ESPAÇO DA CRIANÇA

COLORIR

Após ser derrotado por Pi (Drake Bell), o tubarão Troy (Donal Logue) foi capturado por humanos, que o mantém prisioneiro em uma jaula submarina. Eles injetam em Troy diversas substâncias, que fazem com que ele fique maior e mais forte do que nunca. Um dia, o pequeno tubarão Ronny (Jamie Kennedy) o encontra e acaba libertando-o. Troy logo parte para o recife onde Pi vive, em busca de vingança, mas a maré baixa impede o ataque. Entretanto, como a maré subirá em qua-tro dias, Troy e seus capangas tubarões resolvem aguardar até invadir o local. Enquanto isso, Pi precisa encontrar um meio de defender sua família e amigos. Para tanto ele tenta convencê-los de que apenas com muito treinamento é possível derrotar Troy e sua turma.

Informações extra:Lançamento2 de novembro de 2012 Dirigido porMark A.Z. DippeGêneroAnimação , Família , Comédia MusicalNacionalidadeEUA

Elenco

Drake BellPersonagem: Pi

Fran DrescherPersonagem: Pe-arl

Jamie KennedyP e r s o n a g e m :

RonnyDonal LoguePersonagem: Troy

Rob SchneiderP e r s o n a g e m : Nerissa

• Folha Regional •• JAGUARUNA / SC • QUARTA FEIRA, 02 DE JANEIRO DE 2013• EDIÇÃO 568 13

Page 14: Folha /regional - edição 568

• Folha Regional • • JAGUARUNA / SC • QUARTA FEIRA, 02 DE JANEIRO DE 2013• EDIÇÃO 568

14 RESUMO DAS NOVELAS

Quarta-feira, 02 de janeiroEulália pede o endereço de Teodoro a Fernando. Guerra propõe a Celinha que seus encontros sejam às claras. Constân-cia aprova o namoro de Celinha, pen-sando na oportunidade de ter influên-cia no jornal. Isabel pede ajuda a Mario para resolver o problema de Diva. Eulália aconselha Teodoro a conquistar Sandra.

Carlota conta para Constância que Laura trabalha em uma sa-pataria. Edgar propõe a Laura que ela trabalhe com ele como secretária. Isabel sente saudades de Zé Maria. Teodoro vai à casa de Sandra para pedi-la em namoro. Albertinho e seus amigos comentam sobre futebol, e reparam no interesse de Chico pelo jogo. Constância impede Catarina de entrar na sa-pataria onde Laura trabalha.

Quinta-feira, 03 de janeiroZé Maria trabalha como mascate, vendendo os artigos de Caniço. Laura diz à mãe que não há mais vínculo entre elas. Quequé se nega a auxiliar Catarina na preparação do palco para seu recital. Constância pede a Veronese que demita Laura do emprego. Sandra se emociona com as dedicatórias de Teodoro, escritas para ela. Mario comunica a Isabel que a próxima apresentação do espetáculo está quase lotada. Al-bertinho convida Gilda para assistir ao jogo de futebol de seu time. Zé Maria diz a Afonso que Isabel merece seu respeito. Afonso procura Isabel.

Sexta-feira, 04 de janeiroIsabel acredita em uma reaproximação com Afonso. Sandra conta para Teodoro que não é mais moça. Veronese demite Laura. Guerra manda Jonas procurar Zé Maria para ser inté-rprete em uma entrevista. Carlota decide acompanhar Alice até a igreja para falar com o padre. Mário diz a Frederico que desconfia de que Diva não tenha uma relação amorosa com Luciano. Alice se surpreende ao encontrar Jonas no confes-sionário no lugar do padre Olegário. Isabel sugere a Laura que arrume uma caixa postal para Paulo Lima. Neusinha invade a casa de Isabel, exigindo o seu papel de protagonista do espe-táculo de volta.

Sábado, 05 de janeiroIsabel diz a Neusinha que tomará uma decisão sobre quem atuará no espetáculo. Celinha garante a Alice que padre Olegário está do lado das duas. Zé desconfia da procedên-cia das mercadorias de Caniço. Mario e Isabel confirmam o sucesso de Diva frente ao espetáculo. Fernando e Caniço ar-mam o roubo de mercadorias. Edgar elogia um texto de Pau-lo Lima e Laura se envaidece. Madá questiona se Berenice é mesmo tio de Elias. Zé Maria pede ajuda a Guerra. Afonso vê Elias falando com Constân-cia e fica intrigado. Guerra en-trega a mercadoria roubada para Praxedes. Albertinho beija Gilda.

Quarta-feira, 02 de janeiroVeruska fica aliviada ao perceber que Nenê não conhece Otávio. Roberta en-frenta Nieta. Nando discute com Zenon por causa de Roberta. Juliana implora para Charlô ajudá-la a resolver seu prob-lema com Fábio. Felipe faz um escândalo ao ver que o catálogo da Positano tem Nando como modelo. Carolina enfrenta

Manoela. Otávio orienta Veruska a con-vencer Roberta a renegociar o contrato com Charlô. Lucilene avisa que Isadora foi presa. Lucilene implora que Carolina peça para Ulisses desistir de lutar. Isadora chega à Charlô’s e se enfurece com Otávio. Charlô acusa Nando de querer enga-nar Roberta. Felipe e Roberta ficam presos no frigorífico.

Quinta-feira, 03 de janeiroFelipe e Roberta gritam por socorro. Otávio enfrenta Isadora, mas se assusta com seu comportamento. Nando explica a Charlô por que se aproximou de Roberta. Vânia revela para Juliana que Carolina armou seu flagrante com Felipe. Nando descobre que Roberta está presa e vai para a Charlô’s. Nan-do e Vânia surpreendem Roberta e Felipe ao entrarem no frigorífico. Isadora expulsa Otávio da sala de Charlô. Otávio conta seu plano contra Roberta e Felipe não gosta da ideia. Nando sente ciúmes de Roberta. Felipe confidencia a Fábio que sente atração por Roberta. Kiko e Analú veem Nando e Roberta se beijando. Kiko pede para morar com Nieta. Nando fica fascinado ao falar com Juliana. Manoela vê o que Carolina escreveu em um dos provadores sobre Fábio e Juliana.

Sexta-feira, 04 de janeiroCarolina comemora o desespero de Manoela. Fábio aconsel-ha Felipe a mudar seu jeito para conquistar Roberta. Juliana pede para Nando não contar que a viu com Fábio. Roberta descobre que seu filho fugiu de casa novamente. Dino avisa a Roberta que Kiko está em sua casa e Nieta pede dinheiro para a irmã. Manoela vê o convite para o desfile na Charlô’s e disfarça sua raiva contra Fábio. Isadora demonstra seu roman-tismo para Charlô e deixa a empresária confusa. Fábio conta para Juliana que Manoela descobriu tudo sobre eles. Felipe afirma a Fábio que não o perdoará caso esteja envolvido com Juliana. Nando vai à casa de Nieta para levar Kiko de volta para Roberta. Otávio vê Nenê na Charlô’s e se apavora. Felipe pergunta a Juliana se ela é a amante de Fábio.

Sábado, 05 de janeiroJuliana tenta fugir do questionamento de Felipe. Kiko finge aceitar o namoro de Roberta e Nando. Manoela chega à loja embriagada e se dirige ao terraço. Manoela anuncia o caso de Juliana e Fábio ao final do desfile. Felipe ataca Fábio. Kiko conta para Analú sua ideia para separar Nando e Roberta. Nando consola Juliana. Fábio persegue o carro de Manoela, que está com Ciça. Ronaldo vê Isadora se arrumando na sala de Juliana. Otávio consola Felipe. Nenê comenta com Rober-ta que o namorado de Veruska trabalha na Charlô’s. Juliana pede perdão a Felipe. O carro de Manoela despenca de um penhasco e Fábio se desespera.

Quarta-feira, 02 de janeiroWanda pede mais dinheiro para Berna. Mustafá estranha que a esposa tenha saído de casa sem avisar a ninguém. Morena tenta ganhar a confiança de Irina para descobrir mais detalhes da organização. Creusa conta para Helô que Berna mentiu para Mustafa. Galdi-no acaba com uma discussão entre

Vanúbia e Delzuite. Morena impede Jés-sica de arriscar a vida fugindo pela janela do quarto de um hotel. Theo convida Lucimar para o almoço que Áurea fará para Junior. Ricardo termina o namoro com Érica. Stênio vê Raquel com Élcio e fica abalado. Berna cede a chantagem de Wanda e pega o dinheiro de Mustafá. Murat e Salete gostam um do outro. Morena ajuda Jéssica a fugir vestida de camareira.

Quinta-feira, 03 de janeiroIrina descobre que Jéssica fugiu. Junior conta para Érica que Morena voltará para o Brasil. Lívia culpa Wanda pe-los problemas que Morena arruma para a organização. Sarila ofende Bianca ao chegar à casa de Esma e Kemal. Jéssica anda perdida pelo Grand Bazar. Morena explica a Waleska como ajudou Jéssica a fugir. Raquel não aceita sair com Stênio. Aída compra uma aliança para Nunes. Jéssica é localizada e Irina avisa a Russo. Bianca fica desanimada na casa de Esma e Kemal. Jéssica descobre que vai ser de-portada, mas Russo a encontra e ela descobre que sua casa no Brasil pegou fogo.

Sexta-feira, 04 de janeiroJéssica cede e volta para a boate. Russo culpa Irina pela fuga. Helô manda Barros seguir os passos de Berna. Mus-tafá descobre que seu dinheiro sumiu. Bianca e Zyah se desentendem. Wanda fala com Lucimar sobre a volta de Morena. Celso supõe que Carlos e Antônia estejam tendo um caso. Barros segue Berna até um banco. Vanúbia fica interessada no que Miro diz sobre Pescoço. Ao chegar no regimento, Nunes esconde a aliança que ganhou de Aída no bolso. Theo chama Érica para levar Junior ao cinema com ele. Mustafá avisa a Berna que investigará o sumiço de seu dinheiro. Berna desabafa com Lívia.

Sábado, 05 de janeiroLívia incentiva Berna a contar para ela sobre a chantagem que sofreu e descobre a participação de Wanda. Carlos pensa em assumir o caso com Antônia. Berna fala sobre a adoção de Aisha para Lívia. Rosângela ouve Russo e Iri-na conversando sobre Morena. Lívia inventa uma história para Mustafá e livra Berna de suspeitas. Russo leva as “uvas” para Morena e Jéssica levarem na viagem. Lucimar arruma um banquete para a volta da filha. Miro não conta para Delzuite que incentivou Pescoço a se encontrar com Vanúbia. Carlos deixa a chave de seu apart com Antônia. Érica rebate Élcio, que manda prendê-la. Bianca aguarda seu voo para o Brasil. Chega a hora da viagem, Morena e Jéssica se despedem de Waleska e Rosângela.

LADO A LADO GUERRA DOS SEXOS SALVE JORGE

Page 15: Folha /regional - edição 568

• Folha Regional •• JAGUARUNA / SC • QUARTA FEIRA, 02 DE JANEIRO DE 2013• EDIÇÃO 568 15

S o c i a i s

Parabéns ao Juninho Alves, que no próximo

dia 10 estará comemorando mais um ani-

versário. Parabéns e muitas felicidades é o

desejo de toda a família e amigos!

Roberto Vieira estará comemorando mais um

aniversário neste dia 06 de janeiro. Felicida-

des e muitos anos de vida são os desejos de

familiares e amigos, em especial da namora-

da Juli!

Comemorando a passagem do ano no Balneário Campo Bom. Contemplando os fogos e

curtindo a presença dos amigos. Na foto: Jorge, Vanderléia, Carine, Lucirley, Edi, Neli-

nho, Resane e Jorge Dotto.

Maria Aparecida Pereira recebe a homena-gem carinhosa de familiares e amigos pela passagem de seu aniversário no próximo dia 06 de janeiro. Felicidades!

A vida do poeta tem um ritmo diferente,é um contínuo de dor angustiante.O poeta é o destinado do sofrimento.Do sofrimento que clareia a visão de beleza.E a sua alma é uma parcela do infinito distante.O infinito que ninguém sonda e compreende.

E é eterno errante dos caminhos.Que vai pisando a terra e olhando o céu.Presos pelos extremos intangíveis,clareando como um raio de sol a paisagem da vida.E a sensibilidade das crianças.O poeta chora...Chora de manso com lágrimas doces,com lágrimas tristes.O poeta sorri...Sorri à vida e à beleza e a amizade.Sorri com a sua mocidade e todas as mulheres que passam.O poeta é bom.Ele ama as mulheres castas e as impuras...Sua alma as compreende na luz e na lama.Ele é cheio de amor para as coisas da vida. E é cheio de

respeito para as coisas da morte.

Rosimeri BrognoliPoetisa

O poeta

CULTURA

Vende-se um terreno com 14,5 hectares, em Sanga Grande Alta, 3,5 km do trevo de Jaguaruna-SC,constituindo uma casa de alvenaria , todo cercado, com pastagem e nascente de água, granja para cria-ção de porcos .Valor avaliado por correto-res R$410.000,00.OBS: R$ 450.000,00 valor do terreno com porteira fechada (con-tendo vinte cabeças de gado, um trator e casa mobilhada).

Vende-se um terreno com 14,8 hectares, em Sanga Grande Alta, 5 km da BR 101, Sangão-SC, contendo eu-calipto, pastagem e argila no sob solo. Apropriado para fazer um belo sitio.Valor avaliado por corretores R$ 370.000,00.

Vende-se um terreno com 40 mil m², próximo ao centro de Morro Grande, Sangão-SC. Apropriado para loteamento.Valor avaliado por corretores R$ 500.000,00.

Financia Perito em avaliação

Troca Venda

Administração de Imóveis

Page 16: Folha /regional - edição 568

• Folha Regional •• JAGUARUNA / SC • QUARTA FEIRA, 02 DE JANEIRO DE 2013• EDIÇÃO 56816