folha regional de cianorte - edição 527

22
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Veja Matéria Completa na Pág. 02 do Caderno 03 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Veja Matéria Completa na Pág. 06 do Caderno 02 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Veja Matéria Completa na Pág. 10 Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Ano 10 - Edição 527 - R$ 2,00 Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected] Ingressos para o Baile Uma Noite no Hawai do Cianorte Clube começam a ser vendidos PREFEITO EDNO GUIMARÃES ENTREGA MELHORIAS NO CEMITÉRIO MUNICIPAL DE CIANORTE DUPLA JOÃO MATTOS E GRACIANO VENCE II FESTIVAL DE VIOLEIROS Foto : Barbosa - Folha Regional de Cianorte Foto : Barbosa - Folha Regional de Cianorte

Upload: folha-regional-de-cianorte

Post on 15-Mar-2016

313 views

Category:

Documents


26 download

DESCRIPTION

Folha Regional de Cianorte - Edição 527 com circulacao em 06 de novembro de 2011

TRANSCRIPT

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Veja Matéria Completa na Pág. 02 do Caderno 03

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Veja Matéria Completa na Pág. 06 do Caderno 02

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Veja Matéria Completa na Pág. 10

Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Ano 10 - Edição 527 - R$ 2,00Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected]

Ingressos para o Baile Uma Noite no Hawai do Cianorte Clube começam a ser vendidos

PREFEIto EDNo GUImARãES ENtREGA mElHoRIAS No CEmItéRIo mUNICIPAl DE CIANoRtE

DUPlA João mAttoS E GRACIANo vENCE II FEStIvAl DE vIolEIRoS

Foto

: Ba

rbos

a - F

olha

Reg

iona

l de

Cian

orte

Foto

: Ba

rbos

a - F

olha

Reg

iona

l de

Cian

orte

Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected] - Endereço: Av. Goiás 871

Colaboração: Dr. Wagner DestéfanoCirurgião Dentista - CRO 10637

PERGUNtAS mAIS FREqUENtES SoBRE DoR oRoFACIAl

tRANSPARêNCIA

Av. Goiás 871 - Centro - Cianorte - PR

Quer ver seu texto publicado no Espaço Literário?É simples! Basta enviá-lo no email: [email protected]

Ou entregá-lo na Folha Regional de Cianorte, Av. Goiás, 871 CEP 87200-000 Centro - Cianorte - PR

LEIA MAIS em www.paodejuda.com.brwww.ministeriomenorah.com.br

ESTUDOS BÍBLICOS DIÁRIOS ÀS 08 E AS 13:30 HORAS EMhttp://www.paodejudacachoeira.com.br/aovivo.html

DoBRE A CERvIZ

CAUSAS ImPoSSívEIS

PAlAvRAS Ao vENtoUm CâNCER NA lARINGE

Izaura Aparecida Tomaroli VarellaAdvogada e Professora - e-mail: [email protected]

A dor-orofacial é uma dor que acome-te a região da boca, face, cabeça e pesco-ço. Dentre os tipos mais comuns, desta-cam-se as dores e problemas clínicos dos músculos da mastigação e da ATM, bem como de suas estruturas associadas, con-dições conhecidas pelo termo DTM (dis-função têmporo-mandibular).

o qUE PoDE CAUSAR A Dtm? Hábitos parafuncionais, como o rangi-

do ou apertamento dentário, também co-nhecido como bruxismo, são os principais causadores da disfunção. Estresse emo-cional, má postura, traumas na cabeça e no pescoço, certas doenças sistêmicas, como fibromialgia ou enxaqueca, defei-tos estruturais das articulações, mordida instável, más posições e perdas dentárias são outras condições fortemente relacio-nadas com o surgimento da DTM.

o qUE é o BRUXISmo? Bruxismo é o apertamento ou rangido dos dentes, que pode ocorrer enquan-

to o indivíduo está acordado ou dormindo, e, além da dor, costuma provocar des-gastes nas superfícies dentárias

A Dtm é PERmANENtE? Essa condição pode ser muito bem controlada, e, em alguns casos, até cura-

da. É fundamental, no entanto, que o paciente procure por tratamento, para que o problema não se torne crônico, o que passaria a exigir um tratamento mais di-fícil e duradouro.

qUANDo ABRo A BoCA ESCUto BARUlHo NAS mINHAS ARtICUlAÇÕES. o qUE é ISSo?

Os ruídos da articulação temporomandibular (ATM) são sinais de algum prová-vel deslocamento de disco articular, falta de coordenação dos movimentos man-dibulares ou de uma alteração degenerativa das estruturas associadas.

AlGUmAS DoRES DE CABEÇA PoDEm SER PoR CAUSA DA Dtm?As DTMs agem potencializando uma dor de cabeça primária, causada, por

exemplo, por uma enxaqueca ou por uma cefaléia do tipo tensional. Ao tratar a DTM, portanto você estará diminuindo a intensidade e a freqüência de uma even-tual dor de cabeça de alguma outra origem.

Um tRAtAmENto oRtoDÔNtICo PoDE CAUSAR Dtm?O tratamento ortodôntico não causa DTM. Entretanto, todo tratamento or-

todôntico deve ser planejado e realizado muito cuidadosamente para assegurar uma adequada saúde da ATM, sem que esta possa sofrer conseqüências negati-vas do tratamento A ortodontia não é indicada como um único tratamento da DTM.

qUANDo ACoRDo tENHo DIFICUlDADES E/oU DoR Ao ABRIR A BoCA. ISSo PoDE SER Dtm?

Você provavelmente aperta seus dentes durante o sono. Isso pode ser a cau-sa desse sintoma.

Em Provérbios 29:1 está escrito: “O homem que muitas vezes repreen-dido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura”. Temos que prestar atenção e observar estas palavras, pois elas são luz para os nossos caminhos e se hoje, estamos ouvindo a voz do Espírito, não devemos endurecer a nossa cerviz.

Jesus nos comprou com o Seu sangue precioso. Nós não somos mais donos da nossa vida. E Ele tem um propósito: que vivamos para Ele, ma-nifestando a Sua glória através do nosso corpo (1Cor 6:19-20), na con-dição de servos, sem nenhuma resistência. A Palavra foi revelada a nós pelo Espírito Santo através do Livro da Vida, a Bíblia. Se não andamos conforme o Senhor determinou, devemos confessar isso a Ele.

O Senhor deseja que venhamos a nos submeter, incondicionalmen-te, à autoridade de Cristo. Nós precisamos abandonar as práticas da car-ne e sair dos princípios do mundo (1João 2:15). Sabemos que temos que amar as pessoas e não amamos; que temos que perdoar e que não po-demos andar amargurados porque amargura gera divisão, e não perdoa-mos. Temos falado palavras amáveis e que edificam ou temos dado “pan-cadas” nos outros?

Se conhecemos a Verdade, mas não obedecemos, estamos duro de coração e resistindo à autoridade de Cristo. Examinemos nossa própria condição. Temos coragem de dizer que está tudo certo na nossa relação com Cristo? Deus deve estar cansado de ver essa nossa resistência e ar-rogância.

Que não estejamos entre as pessoas que já tem uma “crosta” na cons-ciência e o ensino da Palavra não adianta para mudá-las. Para o orgulho e a vaidade, a solução é o quebrantamento.

Somos inúteis quando estamos na “vida da alma”: na nossa força inte-lectual e racional, sem manifestar a fé prática em Cristo, que diz: “miseri-córdia quero e não holocaustos...”. Quando um povo está sob o domínio e governo do Espírito Santo, manifesta o amor fluente. Nós precisamos nos preocupar com a nossa edificação e com a dos outros, manifestando o amor descrito em 1Coríntios 13.

Não sou médica, mas sei avaliar o sofrimento de uma pessoa que está passando pelo momento doloroso de enfrentar um câncer. Falo com certeza e convicção, pois, fui vítima de um câncer de mama. Abriu-se diante de mim um calvário, que por meses e anos seguidos fui vencen-do cada obstáculo, com fé e coragem. Só resisti e a doença sucumbiu, por causa do amor incondicional de meus filhos e meu marido. Quem é paciente de uma doença considerada fatal, sozinho, sem o conforto das pessoas que amam a gente, sejam amigos ou família, jamais consegui-rá ultrapassá-la. Quando nos olhamos no espelho, depois uma dolorosa sessão de quimioterapia, não encontramos mais o nosso rosto jovial e cheio de vida. Vemos no espelho um rosto decrépito, marcado pela dor, e uma pergunta inevitável nos vem à cabeça: “Por que isto está aconte-cendo comigo?” O espelho revela uma cabeça sem cabelos, justamente aquilo que á moldura do nosso rosto, os olhos perdem o brilho, a pele amarelada e flácida mostra a figura de quem você não é e nem dese-ja ser. “Quem sou eu que está atrás deste sofrimento?” Não obstante, o pior que pode acontecer diante do câncer é a comiseração das pesso-as. Todos começam a ter pena de você. Solidariedade não é pena. So-lidariedade é demonstrar que o amigo estará presente toda a vez que for necessário. Ter pena, dó e misericórdia e revelar isto a ele incomo-dam o doente, porque se dizer isto, é o mesmo que dizer que seu fim está próximo. É necessário sim, ter compaixão, mas, sobretudo ter soli-dariedade com a intenção de ajudar. Mas para quem tem o espírito de busca pelo impossível a cura certamente chegará. E o impossível existe. Eu provei do amargo sabor do impossível. Por isto mesmo acredito que o que existe de absoluto neste Universo é somente Deus e depois Dele aquilo que chamo de MUDANÇA.

Lembro-me daquela música que diz: “Tudo o que se vê não é igual o que vimos num segundo... Tudo passa, tudo sempre passará”.

Tudo o que acontece em nossa vida é fruto de uma mudança cons-tante, que a todo segundo nos defrontamos com ela. A mudança é aqui-lo que podemos chamar também de esperança. Muda-se sim, e a espe-rança que se instala dentro de nossa alma ferida é um conforto, por que tudo realmente há de passar. De uma forma ou de outra, com a cura ou com o fim inevitável, irrecorrível, tudo realmente passará. E isto é bíbli-co, pode acreditar.

Mas, por que estou falando de tudo isto, como um desabafo que es-tava enterrado lá dentro de minha alma por tanto tempo? Porque es-tou vendo na internet a avalanche de estúpidas observações a respeito do câncer de laringe que Lula está enfrentando. Especulam se o estado não estará pagando seu tratamento... Por que ele não faz o tratamen-to pelo SUS e outras ofensas pessoais que nem quero aqui revelar. Olha meu amigo, você que pensa assim ou que escreve assim, nem queira um dia passar pelo vestibular de um câncer, muito mais sentar nos ban-cos de uma quimioterapia, nem queira perder seu viço, nem queira per-der seus cabelos, nem queira ficar à mercê da do destino e de sua pró-pria sina. Nada há mais doloroso do que enfrentar a crítica de outros num momento conturbado, quando não se tem a certeza de um resul-tado de cura.

Eu já tinha me esquecido da maldade que existe dentro próprio ho-mem e que se manifesta gratuitamente só por estar na onda da crítica. Só os nazistas da segunda guerra mundial que não tinham pena de jogar nos fornos crematórios seus adversários de ideologia podem ser com-parados à loucura que varre a internet penalizando o Lula. Que Deus os guarde do pecado da injúria.

Cada vez mais as pessoas querem que suas relações sejam transpa-rentes. Na família, no trabalho, nos relacionamentos negociais, exi-ge-se a transparência. Ninguém gosta de manter relações de qual-quer natureza, com entidades ou pessoas que ocultam informações as quais deveriam ser clara, visível, perceptível. Transparência deve ser como olhar uma vitrine, você vê o objeto com nitidez, clareza.

A democracia é uma consolidação de um regime político que diri-ge a nação. Exige-se que os indivíduos participem não só do processo de consolidação de poder, como também da vida comum, organiza-dos para alcançar o desenvolvimento, tanto a nível municipal, estadu-al ou federal. A sociedade exige o comportamento ético dos poderes constituídos e eficiência dos serviços públicos, já que estes são pagos com o dinheiro arrecadado dos impostos pagos pelos cidadãos e em-presas. No Brasil, a corrupção tem sido combatida dia-a-dia. Inúme-ras denúncias feitas pelos órgãos de fiscalização, poder judiciário, im-prensa, ministério público, inquéritos policiais e processos judiciais.

O cidadão é a maior vítima da corrupção, haja vista que os servi-ços públicos essenciais são os mais atingidos com essa situação. Não é somente o presente que é atingido, gerações futuras e vidas, sofrem e sofreram com a corrupção, pois arruína e compromete a qualidade dos serviços públicos de saúde, educação, segurança, infra-estrutura, entre outros. A corrupção é tão nociva que desvia recursos públicos, condenando o país ao subdesenvolvimento, afastando investidores, por não encontrar transparências em áreas necessárias para tal finali-dade. Também não é o caos, pois estamos vivendo dias que os pode-res constituídos, sociedade organizada e os cidadãos, cada qual em seu meio de atuação, tem-se buscado reprimir essa forma crimino-sa de atuação, com aplicação recorrente da legislação existente para seu combate e controle.

Os cidadãos sabem e tem ciência que a corrupção retira recursos da saúde, educação, segurança, infra-estrutura, cultura, esporte, entre outros setores, beneficiando pessoas e grupos, em prejuízo da maio-ria da população. Mais, atrai a ganância, estimula a formação de qua-drilhas e a atração do crime organizado, numa roda vida de delitos, quase sempre associados. Constitui-se compromisso de todos os ci-dadãos e grupos organizados e do poder público, combater a cor-rupção, em todos os aspectos, afim de construir uma sociedade jus-ta e solidária.

O custo médio da corrupção no Brasil é estimado em 1,38% a 2,3% do PIB, isto é, de R$-41,5 bilhões a R$-69,1 bilhões (em reais de 2008), conforme levantamento e estudos da FIESP, publicado em 2010. O ci-dadão pode examinar as contas do governo federal pelo site “http://www.portaldatransparencia.gov.br”, e do governo municipal no site http://www.cianorte.pr.gov.br/prefeitura/transparencia.

Altimar Pasin de Godoy é advogado

Palavras perdidas no tempoGotas de tintas no papel

Desenho abstratoSomente traços

Linhas desencontradasVidas na contra mão

Solidão Lágrimas pranto

Um canto um vazio Um frio.

Distancia saudade marcasPedaços de um coração

Alma cansadaAmor desilusão

Sonhos sem realização.Apenas tecidos e guardados

Ressequidos sem movimentos Sem ecos

Perdidos empilhados Reprimidos envelhecidos

Pelo tempo quase esquecidosMas apenas adormecidos

Passado presenteSolidão

RealidadeAmor e paixão

Somente recordaçãoLinhas paralelas

Que jamais se encontrarão!JULITA DE LIMA

Juliana Alves Barbosa Menezes - Mestre em Letras.MORETTO, Vasco Pedro. Prova - um momento privilegiado de estudo - não um acerto de

contas. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p.150. Avaliar, assim como educar, é um daqueles verbos inoportunos, pois nunca se sabe ao cer-

to como se deve fazer para elaborar bem as temidas provas, além do que não existe fórmu-la mágica. Logo, a dificuldade em saber: será que estou avaliando adequadamente? Será que isso é mais importante que aquilo? Que critério utilizar na formulação das questões? Essas dúvidas, com certeza, afligem muito o professor ao elaborar suas avaliações bimestrais. E ten-tando acalentar aos docentes e ao mesmo tempo semeando uma pitada de “responsabilida-de” dos professores no processo escolar, Moretto em seu livro “Prova – um momento privi-legiado de estudo – não um acerto de contas” aborda a avaliação como um processo e não como um produto. O professor em questão está fazendo seu doutorado em Didática e empre-ende caminhos para aquele professor que é dedicado e sente que precisa ressignificar suas avaliações para efetivamente avaliar seus alunos.

Pedro Vasco, em outro momento de sua vida acadêmica, escreveu o livro Construtivismo: a produção do conhecimento em aula, que publicou em 2000, com grande preocupação em oportunizar uma proposta de se reavaliar as questões das provas, aos docentes que se sen-tem perdidos frente à nova realidade educativa, em que se encontram e não conseguem ope-racionalizar suas aulas. Em 2003, após entender melhor o construtivismo, o autor propõe como sair da teoria para a prática seguindo alternativas para elaborar avaliações significati-vas. Dessa maneira, seu trabalho anterior toma nova dimensão.

O autor organiza sua obra priorizando os seguintes critérios: Introdução, desenvolvimento, em que aborda o sucesso no ensinar; ensinar para competências; aula como reflexo da epis-temologia do professor; o processo de apropriação do conhecimento; como age um media-dor; o papel da linguagem; uma função social da escola e o papel dos conteúdos. E, finalmen-te, em sua parte conclusiva, sugere alternativas de avaliações com eficiência e modelos de questões seguindo a Taxionomia de Bloom.

Na Introdução, o autor deixa bem claro o objetivo de seu livro: auxiliar o trabalho do pro-fessor que é preocupado com a sua prática diária, entretanto, a solução não está no fim da prova escrita nem da oral, já que o problema não estará resolvido. Mas, sim ressignifican-do-a.

Compartilhando, também, dessa idéia, mas sugerindo que se eliminem “datas especiais para as provas”, Celso Vasconcellos, em seu livro Avaliação: concepção dialética – libertado-ra do processo de avaliação escolar ( 1994:58), afirma: “o que se propõe é que os elementos para a avaliação sejam tirados do próprio processo, do trabalho cotidiano, da própria cami-nhada de construção e produção do conhecimento do aluno e que não se tenha um momen-to “sacramentado” e “destacado”, como é o uso corrente na “prova”.

Logo, a pergunta que o leitor se faz é: ótimo, preciso ressignificar minhas avaliações, mas como? De maneira simples e bastante funcional, o autor procura responder essa questão. Por esse motivo, o livro é de extremo interesse não só para docentes de todas as áreas, mas , tam-bém, a diretores, supervisores e coordenadores que visam intensificar e melhorar sua forma de elaborar questões de provas mais significativas aos alunos. Entretanto, para aqueles leito-res mais apurados, no sentido de buscarem entender todo o processo histórico da avaliação no País, o estudioso Cipriano Luckesi, no livro Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições , aponta que a avaliação como sinônimo de provas e exames é uma herança que data de 1599, trazida ao Brasil pelos jesuítas. Tratar as perguntas das avaliações dessa forma equivale a dizer que desde sempre estamos passando provas e rabiscando as respostas com a caneta vermelha.

Nos vértices do desenvolvimento de seu livro, Vasco Moretto dividiu-o em oito capítu-los essenciais para que esses busquem auxiliar o trabalho dos professores das mais diversas áreas. Assim, questões como a falsa noção de sucesso obtida pelo professor com suas ava-liações, afinal boas notas não são sinônimo de aprendizagem. O docente que está preocupa-do, efetivamente, com a aprendizagem de seus alunos possivelmente irá observar esse item. Retomando os PCNs ( 1997:11) “o estudo precisa se contextualizar”, assim a prova também. E ensinar para competências é ter carinho, consideração e, acima de tudo, valores. Se o pro-fessor for possuidor dessa visão de processo, o mesmo estará, segundo o autor, construindo o saber. Para continuar, o mesmo afirma que o docente é o responsável por criar estratégias para que o seu aluno aprenda, logo os seus objetivos necessitam ser expostos de forma clara e o seu conteúdo relevantemente.

Alguns professores reclamam que seus alunos vão mal porque não lêem bem os enunciados e muitos culpam os professores de língua portuguesa por isso acontecer. Entretanto, se o voca-bulário é específico demais, se o enunciado é mal elaborado, se o contexto é abstrato, o discen-te “realmente” não irá conseguir “entender” a questão. Isso não significa dizer que os alunos tiram notas ruins por culpa de avaliações que são mal elaboradas, porém todos somos respon-sáveis pelos enunciados e pela aprendizagem das nossas disciplinas, sejam elas matemática, fí-sica, literatura dentre outras; logo, todos devemos ensinar quais são as estratégias necessárias para uma melhor compreensão do conteúdo a fim de melhorar o entendimento das questões .

Na última etapa de seu livro, o autor sugere avaliar com eficácia e eficiência. O que significa? Que a prova não deve ser vista como um acerto de contas, mas como um momento privilegiado de estudo. Ou seja, tanto professor quanto o aluno não podem ver a avaliação como “acerto de contas”, pois pode nebulizar a possibilidade do conhecimento ser construído. Por fim, compac-tuando com a Taxionomia de Bloom ( 1971), que acredita serem necessários critérios para clas-sificar os alunos de uma sala, o autor exemplifica questões que envolvem: o re(conhecimento), a compreensão, a aplicação, a análise, a síntese e o julgamento ( avaliação). Enfim, tenta ajudar aqueles que como ele pensam em, efetivamente, educar e não apenas “formar” alunos.

Quando pensamos em ensinar dessa maneira buscando competências, a avaliação passa a ser uma reflexão transformada em ação consciente do educador. É claro que existem aqueles que diriam: “É, mas eu tenho inúmeras turmas. Como vou conseguir realizar esse tipo de pro-vas? Não tenho tempo!” Por esse motivo a escola junto com o professor necessita priorizar funções, isto é, dar mais espaço para que o docente possa lecionar e criar estratégias de or-ganização pessoal de aprendizado e procurar descobrir e equacionar aquilo que impede seus alunos de realizarem uma boa avaliação, pois assim o docente conseguirá elaborar um maior número de questões que sejam pertinentes com a dificuldade de seus alunos.

Por tudo isso, o livro do professor Vasco Pedro Moretto auxilia, não para sanar de vez o “bi-cho –papão” das avaliações, mas para iluminar e guiar nossa prática para um ensino mais sig-nificativo. Assim, sua praticidade faz jus àquele professor que é preocupado não só em ser o melhor dentro de sala de aula , afinal não há dúvida de que, quando falamos em avaliação, to-camos naquilo que definitivamente mostra-nos a concepção de educação que nós, professo-res, temos, bem como nos faz lembrar de nossa trajetória enquanto estudantes.

REDESCoBRINDo A AvAlIAÇão

Estamos entrando em no-vembro, mas isso não significa que o ano acabou. Para aque-les que têm fé, novembro é mês de se sentir o “cheiro da chuva”, mas não apenas porque é verão, onde as famosas chuvas de verão ocorrem frequentemente. Digo isso porque quem tem fé pos-sui a habilidade reconhecer que novembro é tempo de uma chu-va de bênçãos sobre a sua vida. Pode ser que você tenha passa-do todo esse ano orando ou ge-mendo por algo que, até agora, ainda não chegou. Alguns caem sem fé dizendo que não vai dar e que seu projeto ou seu sonho deverá ficar para 2012. Não acei-te essa voz na sua mente, porque isso é o maligno querendo te de-sanimar. Situações que têm a aparência que não vão acontecer mais são aquelas que chamamos de CAUSAS IMPOSSÍVEIS. Por esse motivo, no-vembro é o mês oportuno para você e sua família serem ministrados em nossa campanha nacional “Causas Impossíveis”. Convido você para estar conosco e trazer sua família para estar em nossos cultos desse mês (Ter-ças – 20H e Domingos – 19:30H). Tome a decisão de lutar em fé e oração pelo teu milagre. Enquanto houver dias nesse ano e fôlego nos teus pul-mões ainda há tempo para acontecer algo sobrenatural em sua vida e fe-char 2011 com um testemunho de vitória. Creia, porque o Deus dos im-possíveis te abençoará!

Pr. Paulo Renato

Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected] - Endereço: Av. Goiás 871

Semana cultural envolve toda a escola monteiro lobatoPelo sétimo ano consecutivo, a Es-

cola Municipal Monteiro Lobato, do município de São Manoel do Para-ná realiza na Semana Recreativa Cul-tural e Desportiva “Oficinas Culturais Temáticas”.

Com o objetivo de integrar dife-rentes conhecimentos e experiências culturais a escola ofereceu aos seus alunos Oficinas com temas sobre: Cul-tura Indígena, História e Cultura Afro-

Brasileira; Educação no Transito; Edu-cação no Campo; e assistiram ainda a peça Teatral “A lenda das Cataratas do Iguaçu”.

A criatividade e talento das professo-ras foram fundamentais para que este trabalho se realizasse com sucesso, pois as atividades realizadas pelos alunos foram orientadas pelos docentes, de acordo com suas habilidades profissio-nais e pessoais.

Na ocasião, graças ao empenho de todos os profissionais, foram realizadas, diversas, oficinas, como a Oficina de Te-atro, que revelou a arte da vida e encan-tou os alunos com uma lenda indígena.

Já na Oficina “Cultura Indígena “, os alunos aprenderam uma pouco sobre este povo, sua contribuição aos nossos usos e costumes, e ainda confecciona-ram uma pulseira com sementes.

A Oficina “ Educação no Campo”

possibilitou aos alunos a compreensão e valorização do homem do campo. En-quanto a Oficina “Educação no Trân-sito” levou atividades práticas aos alu-nos, para que estes aprendessem um pouco mais sobre o trânsito.

Por último, a Oficina “Cultura Afro-Brasileira” possibilitou aos estudantes conhecerem as festas africanas e sua influência nas comemorações de nos-so país.

ACIC promove oficina sobre controle de

estoqueFazendo parte do Programa de Ofi-

cinas e Consultorias promovido atra-vés da parceria SEBRAE/ACIC, será realizado no próximo dia 10, quinta-feira, a oficina “Estoque – como apu-rar seu custo e controlá-lo”, com o consultor José Osório.

O investimento para sócios da As-sociação Comercial e Industrial de Cianorte é de R$ 25,00, enquan-to não associados pagam R$ 35,00, sendo que as inscrições podem ser feitas pessoalmente na ACIC, ou pelo telefone 3619-1124, com Sueli.

Osório também ministrará con-sultorias gratuitas, sobre Finanças e Empreendedorismo, sendo necessá-rio agendar o horário na ACIC.

No último dia 30, alunos da Es-cola Municipal Professor Adriano Franco, do município de Terra Boa, estiveram participando do 5º Festi-val de Handebol Sub. 10 Feminino e Masculino no Complexo Esporti-vo da Unipar

O evento reuniu equipes de estu-dantes de vários municípios da re-gião, sendo que Terra Boa foi um

dos destaques da competição.Ao final dos jogos, a equipe mas-

culina da Escola Municipal Professor Adriano Franco ficou na 4ª coloca-ção, enquanto o time feminino ob-teve o 1º lugar.

A direção da Escola Professor Adriano Franco parabeniza os alu-nos e todos os profissionais envolvi-dos nesta conquista.

Alunos de terra Boa são destaque no Handebol

O CIANORTE FC, já definiu a data da reapresentação dos atle-tas visando ao inicio da prepara-ção para o campeonato paranaen-se 2012.

O Gerente de Futebol Adir Kirst, juntamente com sua comissão téc-nica definiram toda a programa-ção até a data da estréia no Para-nanense 2012, inclusive a data dos

jogos de preparação.O elenco se apresenta nesta se-

mana, quinta-feira, dia 10, faz exa-mes médicos habituais e já inicia a pré temporada.

Como o grupo de atletas não so-frerá alteração, o técnico Gilberto Pereira acredita que com esse tem-po de preparação e o entrosamen-to da equipe, o clube consegui-

rá novamente repetir a excelente campanha feita em 2011, tanto no estadual (quando foi a campeã do interior) quanto no Brasileiro série D , onde a equipe quase alcançou o acesso a série C.

O CIANORTE anunciou também a contratação do goleiro Fabrício (ex-Operário), e do atacante Henri-que (ex-Santo André), além da per-

manência de 90% do plantel da sé-rie D.

Esta semana chegaram ao clu-be mais quatro reforços que, após exames médicos, serão anuncia-dos um lateral esquerdo, um vo-lante e dois atacantes.

A diretoria espera ainda anun-ciar nos próximos dias mais dois atletas.

CIANoRtE FC se reapresenta no próximo dia 10

Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected] - Endereço: Av. Goiás 871

Fronteiras criminosasO Brasil tem uma extensão de mais ou menos 14 mil quilômetros de fronteiras

com países vizinhos, com sérios problemas de segurança pública e outros sócio-econômicos. Aqui no Paraná, cidades como Paranavaí, Maringá, Campo Mourão, Cascavel e Foz do Iguaçu são conexões estratégicas que servem de apoio às qua-drilhas organizadas, pois estão próximas da costa oeste de nosso estado que é, por sua vez, uma problemática região de fronteira com o Paraguai.

Segundo autoridades da Policia Federal de Guaíra-Pr, para cada efetivo de 3 policiais de patrulha no rio Paraná, naquela região, incluindo o minguado efetivo disponibilizado pela força tarefa do governo federal, existem 8 homens olheiros a serviço do crime organizado desmontando e dificultando, assim, as estratégias de ação policial de combate criminal.

É preciso, portanto, mexer com o brio das autoridades políticas, exigindo de-las uma resposta rápida e concreta sobre as politicas de fronteiras. O País sem-pre esteve voltado com suas atenções às capitais e à costa litorânea, esquecendo que pelo interior, pelas fronteiras existe o domínio de governos paralelos organi-zados que promovem o crime e muitos danos às famílias brasileiras. Combater esse mal é uma questão de honra!

PAULO SéRGIO PEREIRA, CIAnORTE(PR)

O governador, Beto Richa, autorizou, na semana que se passou, o inicio da duplica-ção da rodovia que liga Foz do Iguaçu, Medianeira, Cascavel. A rodovia já está em fase de duplicação de 14 kms, com um custo inicial previsto de R$ 50 milhões de re-ais. Desta obra, podemos ter uma noção do custo da duplicação da PR-323. Duplica-çao já! A luta continua...

Nacionalmente reconhecida, a queri-da irmã Benigna receberá, em breve, na Assembléia Legistativa do Paraná, em Curitiba, o titulo de cidadã benemérita do estado do Paraná. Com certeza uma das melhores notícias que publicamos aqui na Folha de Cianorte, nesta coluna. Parabéns!

Cidadã Benemérita

Por Mikeli Cabrera, médica der-matologista em Cianorte

Fotoproteção é um tema de gran-de relevância na dermatologia. É definida como o conjunto de medi-das que visam à redução do dano provocado pela radiação solar na pele. É reconhecida sua importân-cia em todas as faixas etárias, mas é na infância que ela assume papel preponderante, pois cerca de 50% do total da radiação recebida du-rante a vida ocorre nos primeiros 18 anos. Sabe-se também que epi-sódios de queimaduras na infância relacionam-se ao aumento do ris-co de melanoma. Recomenda-se o uso de protetores solares a par-tir do sexto mês de vida e esse há-bito deve estar associado a outros cuidados como uso de chapéus,

FotoPRotEÇão

camisetas, guarda-sol e medidas educativas. A prescrição do prote-tor adequado para criança deve ser feita pelo médico pediatra ou der-matologista.

Dois anos após uma visita que detectou 113 falhas no Tribunal de Justi-ça do Paraná, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai promover uma revi-são dessa inspeção. “O Paraná causou uma maior surpresa porque nós es-perávamos, como brasileiros, encontrar um tribunal mais organizado”, diz em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo a corregedora do CNJ e ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon.

Famosa pela declaração feita no mês passado de que “há bandidos es-condidos atrás da toga”, a ministra afirma que, a Justiça Estadual [de todo o Brasil] é de péssima qualidade. Agora, alguns tribunais são piores que os outros. A nossa surpresa foi que encontramos isso em estados que consi-derávamos bastante adiantados. O Paraná, dentro do critério geral, é um tribunal ruim”, revela a ministra, acrescentando, segunda ela, que “lamen-tavelmente, alguns tribunais fazem relatórios que não são verdadeiros para a corregedoria do CNJ. Nós já encontramos alguns relatórios que dizem ter saneado isso, isso e isso... Mas, quando voltamos, não é verdade”.

Ainda, segundo a Ministra, ela defende que o Judiciário mude um pou-co a visão que tem sobre a comunicação. “Estamos no século 21; os ditado-res do mundo árabe caíram em função dos novos meios de comunicação. É exatamente a partir daí que o Judiciário tem de compreender que precisa seguir um caminho diferente”, finaliza Eliana Calmon.

Pistoleiro que virou juizSegundo o Conselho Nacional de Justiça, isso começou a acontecer há

menos de duas décadas, no momento em que se vive uma abertura do concurso público, com aumento da base de juízes, essas investigações so-bre os candidatos vão ficando mais rasas. “Nós estamos hoje em um mun-do invadido pelo crime organizado. E o crime organizado tem interesse de se infiltrar nas instituições. Eles [criminosos] estão fazendo isso também dentro do Ministério Público, da Polícia Federal, da Polícia Militar. Temos de ter a precaução de fazermos uma seleção mais adequada.

Para combater isso é preciso que a investigação da vida pregressa seja feita com um critério maior. E que isso possa ir até para o edital do concur-so. Você observa que os países desenvolvidos exigem essas prerrogativas para a magistratura, para o magistério e para a polícia”, orienta a correge-dora do CNJ.

INSPEÇão No tJ Do PARANá

“Não temos bandidos de toga”. Questionado sobre as declarações da corregedora-geral do CNJ, Eliana Calmon, o presidente do TJ-PR, Miguel Kfouri Neto, afirmou que o tribunal já cumpriu 98% das 113 determinações feitas pelo CNJ em 2009. “E até a nova inspeção vamos ter cumprido tudo integralmente”, afirmou o desembargador. Segundo ele, muito do que foi cobrado há dois anos chegou a ser resolvido imediatamente.

“Nosso tribunal tem um compromisso com a gestão moderna, eficaz, voltada ao juízo de primeiro grau, ao atendimento ao público. É um tribu-nal absolutamente transparente, sem qualquer tipo de ocultação... No Pa-raná nós não temos bandidos de toga. Até porque nunca nenhum juiz do estado recebeu uma condenação do CNJ.”, diz ele.

Defesa do tribunal do Paraná

A Revista Veja deu destaque ao município de Colombo, na região metropo-litana de Curitiba. O texto citou que a economia local era movida apenas pela agricultura de cal e calcário e que, atualmente, a cidade vive um novo ciclo econômico, com a ascensão do setor de serviços e da indústria moveleira. O primeiro shopping foi erguido há seis anos. Os turistas são atraídos por causa do circuito rural e da popular Festa da Uva.

ColomBo é DEStAqUE

Segundo especialistas em comuni-cação social, os jornais têm futuro, sim. Quem se prepara bem tem um ótimo futuro. As chaves são o cuidado com conteúdo e marca. Então, o jornalismo está em alta porque é cada vez mais im-portante verificar, apurar e distribuir. “Só o que assusta, especialmente no Brasil, é que não aproveitem melhor os novos negócios digitais”, admitem eles.

No fim dos anos 1990 diziam que não haveria papel após 2000. E os im-

pressos estão aí, pulsantes. A vantagem é que no impresso o leitor vai da polí-tica ao esporte em poucas páginas. Na web a tendência é de mergulhar em te-mas isolados.

Por sua vez, a formação de leitores é fundamental. O que se viu no Con-gresso Mundial de Jornais mostra que se pode atrair leitores com bons pro-gramas, inclusive na área da educação, como o premiado Ler e Pensar, da Ga-zeta do Povo.

Jornais: fidelidade do leitor

RoDovIAS

A Secretaria Municipal de Saúde informa que de terça a sexta-feira da próxima semana, entre os dias 8 e 11 de novembro, os servidores munici-pais da área da Saúde estarão em capacitação. Por esse motivo, os aten-dimentos nas Unidades Básicas de Saúde ocorrerão apenas no período da manhã, até às 11h30. O PA (Pronto Atendimento) estará atendendo nor-malmente, em horário integral.

A capacitação dos funcionários faz parte da execução do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde, um projeto do governo estadual que preten-de melhorar os índices do setor no estado do Paraná.

Servidores municipais recebem capacitação

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, comunica aos Srs. Presidentes de Associações de Bairros, que encontram-se abertas as inscrições para o I Jogos Abertos Inter-Bairros de Cianorte.

O regulamento da competição pode-rá ser retirado na Secretaria Municipal

de Esportes e Lazer, no horário nor-mal de expediente. O Secretário Val-tinho informa, também, que o fute-bol suíço e futebol de salão terão seu início no dia 18 de novembro de 2011 e as demais modalidades em datas pos-teriores.

Jogos Abertos Inter-BAIRRoS DE CIANoRtE EStá Com INSCRIÇÕES ABERtAS

Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected] - Endereço: Av. Goiás 871

O prefeito de Japurá, Clovis Pe-res, ofereceu aos servidores pú-blicos municipais uma grande festa, no último dia 28, em co-memoração ao Dia do Funcioná-rio Público.

O churrasco foi realizado na AS-PUMJA – Associação dos Servido-res Públicos Municipais de Japu-rá, contando com a presença da maioria dos funcionários, além do prefeito e da primeira dama, a

Sra. Yolanda Takase Peres, o Vice-Prefeito Adelino Abade Corrêa, vereadores, o chefe de gabinete Dirceu Vagetti e o presidente da ASPUMJA, Sr. Manoel Mulinari Fi-lho.

O clima de descontração con-firmou o bom entrosamento en-tre poder público municipal e os servidores.

Ao discursar, o prefeito Clovis Peres parabenizou o presidente

da ASPUMJA e a equipe que orga-nizou o evento, saudando todos os presentes, manifestando seu carinho e apreço a cada um dos servidores, desejando-lhes paz e alegria. “Vocês são os represen-tantes do município, que possi-bilitam que todos os cidadãos se-jam bem atendidos. Todos estão de parabéns pela dedicação, es-forço e amizade”, afirmou Clovis.

Além do delicioso almoço, re-

gado com refrigerantes e vários barris de chope, houve também o sorteio de vários prêmios, dentre eles, duas bicicletas.

De acordo com o presidente da ASPUMJA, Manoel Mulinari Fi-lho, no início de 2012 serão rea-lizadas obras na associação, den-tre elas a construção de mais um salão com 180,00m2 para reali-zação de eventos e arquibancada no campo.

PREFEItURA DE JAPURá REAlIZA CoNFRAtERNIZAÇão Do DIA Do FUNCIoNáRIo PúBlICo

Como já era esperado, milhares de pessoas de Cianorte, região e ou-tras localidades do Brasil visitaram o Cemitério Municipal de Cianorte para render homenagens a seus fa-miliares e entes queridos falecidos neste feriado de Dia de Finados.

Muitas pessoas ficaram surpresas ao conhecerem as diversas melho-rias realizadas no Cemitério, como a pavimentação de várias ruas, am-pliação da rede de distribuição de água e iluminação da avenida cen-

tral.“Ficamos satisfeitos em poder-

mos bem receber os visitantes em nosso cemitério, apresentando um local limpo e bem cuidado, pois nos-sa preocupação com a conservação deste local é durante todo o ano”, afirmou o prefeito Edno Guimarães.

Não faltaram homenagens aos fa-lecidos sepultados na Capital do Ves-tuário, durante todo o dia, foi gran-de o movimento de visitantes com flores e velas.

milhares de pessoas visitam o cemitério municipal

Terão início nesta segunda-fei-ra, dia 07, as inscrições para o PSS – Processo de Seleção Simplifica-do para professores e funcionários do setor de educação, em caráter de substitutos.

Além de classificar os profes-

sores substitutos para os Ensinos Fundamental e Médio, também serão selecionados professores de Educação Especial, profissionais intérpretes de Libras, técnicos ad-ministrativos e auxiliares de servi-ços gerais.

De acordo com informações da chefe do Núcleo Regional de Edu-cação, professora Yolanda Cristina Rodrigues de Godoy, as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 18, pelo site www.educacao.pr.gov.br.

INSCRIÇÕES PARA PSS ComEÇAm nestA segundA-feIrA

Esta semana a Capital do Vestuário foi destaque na-cional na homepage oficial do Exército Brasileiro. Dife-rente de outras ocasiões, não foi a moda e nem o fute-bol que levaram o nome de Cianorte para todo o Brasil, mas sim uma matéria publicada pela Folha de Cianorte, alusiva ao desfile cívico de 7 de Setembro.

O site do Exército reproduziu a matéria sobre a parti-cipação do Grêmio de Reservistas Olavo Bilac no desfile

comemoração à Independência do Brasil, quando, pres-tando homenagem ao Exército Brasileiro, desfilou com quatro alas, compostas por motos e jipes (representan-do a arma de artilharia), cavalos (representando a arma de cavalaria) e tropa a pé (representando a arma de in-fantaria).

Confira a matéria no endereço: http://www.exercito.gov.br.

FolHA REGIoNAl DE CIANoRtE é DEStAqUE No

SItE Do EXéRCIto BRASIlEIRo

O Recanto dos Velhinhos de Cianorte comu-nica que nos próximos dias 12 e 13 estará rea-lizado seu Bazar Beneficente com mercadorias doadas pela Receita Federal.

O Bazar será realizado nas dependências do Recanto, na praça Osvaldo Cruz, sem número.

A população poderá adquirir mercadorias como aparelhos eletrônicos, vídeo game, auto rádios, brinquedos, ferramentas, perfumes, masculino e feminino, além de maquiagem, cuecas, conjuntos de langerie, blusas – femi-nina, masculina e infantil, sem esquecer as ja-quetas de couro e meias.

Vale lembrar que os interessados em adquiri-rem as mercadorias devem levar seu CPF para a realização das compras.

Grande Estoque de mercadorias.

RECANto DoS vElHINHoS

REAlIZA BAZAR BENEFICENtE

Sendo um município essen-cialmente agrícola, São Mano-el do Paraná tem sua economia voltada para a produção agríco-la, com ênfase na avicultura, se-ricicultura e pecuária, alem das lavouras de milho,café, cana de açúcar, soja e a fruticultura que

ganham destaque no volume de produção agrícola anual respon-sável pelo coeficiente de arreca-dação de impostos para o mu-nicípio através do imposto de circulação de mercadorias e ser-viços.

Preocupado na manutenção

da agricultura familiar base des-ta cadeia de produção o prefei-to, José Carlos Ormelese reuniu neste final de Outubro dezenas de pequenos proprietários ru-rais para entregar-lhes adubo químico e orgânico como forma de incentivo à produção rural.

São mANoEl Do PARANá DIStRIBUI ADUBo PARA AGRICUltoRES

O volume de recursos apli-cados nesta etapa foi de R$ 58.000,00 sendo que R$ 46 mil foi para aquisição de adubo quí-mico, e R$ 12 mil para a aquisi-ção de adubo orgânico na forma de cama de frango beneficiando essencialmente os sericicultores, pois o cultivo das amoreiras que vão alimentar as larvas do bicho da seda são extremamente exi-gentes em matéria orgânica e este produto é fundamental para o desenvolvimento desta cultura que das folhas faz a sobrevivên-cia das larvas aumentando a pro-dução dos casulos.

Segundo o prefeito, José Car-los, poder ajudar os pequenos agricultores é uma forma de mantê-lo no seu meio de produ-ção e com certeza aumentar sua renda dando-lhe melhores con-dições de vida, gerando mais em-prego e visualizando um acrésci-mo na receita do município.

Prestigiaram a reunião de en-trega dos fertilizantes além do prefeito estavam vereadores e li-deranças comunitárias locais.

Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected] - Endereço: Av. Goiás 871

m, no centro, no melhor ponto comercial. De R$ 650.000,00 por R$ 499.000,00. Fones: 8412-2006 ou 9923-4556

vENDE terreno no condomí-nio Clube de Pesca e Lazer. In-fra-estrutura do condomínio: Piscinas, lanchonete, quios-quis, campo de futebol, lago para pesca, marina. Pronto para construção. Troco por moto até 25.ooo,oo. Fone: 9919-7936 com Kleber

VENDE um terreno de 490 m2 ,rua Humaitá, próximo a avenida América, aceita-se casa no nego-cio. Tratar no fone 9912-9190

vENDE terreno no Jd. Atlantico IV, R. Guarujá, Lote 14, Quadra 30 quitada. Tratar c/ Marcelo 9932-2285 ou 3629-2276

vENDE terreno 15 x 30 m na R. Genova no Jd. Angelo Libe-rati. Tratar c/ Nair pelos fones: 3018-4896 e 3629-6198

vENDE terreno quitado no Res. Atlatico IV na R. Bertioga 71 Q.10 L.29. Área total 414m2. Frente 22,69 m. R$ 60 mil. Tra-tar c/ Vera fone 9933-7871

vENDE terreno na Rua Congo-nhas, no Jardim das Grevílias. Tratar Fones: (44) 9822-6072 ou 3637-6064

vENDE terreno de 300 metros, c/ um salão comercial de 200

vENDE F250 XLT Duplada ano 02/03, 6 cilindros diesel, com-pleta, cinza, c/ frigobar. Fone: 99751844

vENDE F350 azul, c/ baú, ano 02/02, 4 cilindros. Fone: 99751844

vENDE F1000, dourada, 94/94, mo-tor MWM 4X4. Fone: 30182070

vENDE Camionete F4000 1988, vermelha, motor mwm 229 direção hidráulica menos turbina. Tratar 3019-5740 ou 9978-0942 C/ Santo

vENDE Ford S75 69/69 carro-ceria de madeira. Tratar fone: 8822-2260

vENDE Verona bordô, motor retificado, pneus novos, óti-mo estado. R$ 5000,00. Fone: 9813-2022

R$ 12 mil + parc. Fone 9968-1356 c/ Fernando.

vENDE Parati CL 1.6 92/92 branca c/ trava carneiro, toda revisada e em bom estado. Tratar c/ Ademar fone 3019-1528.

vENDE Santana 2003/2004, pra-ta, completo, original, álcool. Tra-tar 3629-1415

vENDE Saveiro 89 1.6 AP, vidros e travas elétricas, cor azul. Valor à combinar. Fone: (44) 9833-7600.

vENDE Saveiro 99/00 1.6 álcool branca, jogo de roda orbital e mola esportiva legalizada. R$ 15.500. Aceita-se proposta. Tratar 9972-9066 ou 9971-9473 com João.

vENDE Voyage 1.6 a álcool origi-nal, ano 88, branco, preço a com-binar. Tratar 3629-8429 ou 9927-1006 c\ Roberto

vENDE Caminhão Volkswagem ano 2010/2010 prata, com baú. Tratar 9986-5453 ou 3018-4657

CoNtRAto representante comercial no setor de medica-mentos para autar em Cianro-te e região. Enviar curriculum para o email: [email protected]

Espaço Homem Cabelereiros contrata profissional com ex-periência para corte masculino. Tratar 9988-4038 ou 3629-8387

Teston Implementos para Trans-porte Contrata: Soldador (com experiência); Ajudante de Mon-tagem de Estrutura Metálica; Faxineiro; Auxiliar de Estoque; Zeladora. Interessados com-parecer na Rodovia PR 323 km 218. - Cianorte - Pr - Telefone (44)3018-9020 ou mandar cur-rículo para [email protected]

CoNtRAtA-SE: A Montinorte anun-cia vagas de empregos para Torneiro Mecânico: Pré Requisitos: Curso de torneiro mecânico do Senai ou expe-riência; Frezador: Pré Requisitos: Ex-periência, minimo 06 meses.; Conta-dor: Pré Requisitos: Curso Superior. Interessados entrar em contato com o departamento pessoal da empre-sa pelo telefone: 44. 3631-5015 ou comparecer na sede da empresa, na rodovia PR 323, KM 221. Próxi-mo a polícia Rodoviária, no periodo da manhã.

oFERECE-SE p/ trabalhar de Casei-ro em chácara ou fazenda p/ morar. 33 anos de experiência exercendo todos os serviços de plantações, etc. Entrar em contato pelos fones: 9959-6522/ 9815-8246.

oFERECE-SE p/ trabalhar em chácara ou fazenda. Casal c/ ex-periência em Pecuária, Ouvino, Caprino, Suíno e outros. Acei-ta-se cuidar de granja. Fones: 9992-4108 ou 9870-1530. Con-tato p/ recado 9973-3378.

oFERECE-SE p/ trabalhar como motorista. Experiência de mais de 20 anos com carreta. Fones: 9992-4108 ou 9870-1530. Con-tato p/ recado 9973-3378.

vENDE Astra 95/95 prata GLS, 2.0, 4 portas R$10 mil. Ou troca por Biz, moto ou carro c/ valor de até R$ 4mil. Fone 9949-5471.

vENDE Astra Hatch CD 03/03 branco, 4 portas, c/ ar digital, kit flex. Tratar c/ Alex 9831-0605

vENDE ou troca Celta Prata 2009, 02 portas, opcional flex power e trava elétrica. Fone: 9918-3079 c/ Diogo

vENDE Chevete 86, vermelho, a álcool original em bom estado. Fone (44) 9923-0038 C/ Alédio.

vENDE Classic 2010/2011, preto, 4 porta, c/ 6000 km ro-dados. Tratar c/ Bianca 9863-5623 ou c/ Ricardo 9977-5930

vENDE Corsa 2 porta 98, grafi-te c/ roda do Astra aro 15 e som CD. Valor R$ 12mil. Troca por Biz ou Moto. Tratar com Gilmar 9963-1683 ou 3018-2288

vENDE ou troca por Spacefox, Corsa Sedan Spirit 04/05 pra-ta completo, placa a manual N.F. chave cópia, rabicho, alar-me, mp3. Tratar c/ Vanderley 98000052 ou 91346030.

vENDE Opala Diplomata, 6 ci-lindros, câmbio automático, ál-cool original, completo, 89/90. Tratar fone: 9975-1844

vENDE S10 preta, bi-combus-tível 2008/2008 c/ 50 mil Km. Fone: 9977-9204

vENDE Vectra 98 completo. Ra-ridade. Fone: (44) 3631-5931 ou 9901-1434.

vENDE 147, ano 80 original, àlcool, amarelo. R$ 3.500,00. Fone: 3018-2300 C/ Ailton.

vENDE Fiorino, ano 95/96 pra-ta, álcool/gasolina 1.5, preço a combinar. Fones: 3637-3316 ou 9957-3071

vENDE Palio EX, 2001/2001, ver-melho, travas, vidros elétricos, limpador, desembaçador traseiro. Fone: 44- 3018-2070 / 9977-0262

vENDE Uno Mille IE 95/96 Bor-do com Vidro Elétrico e alarme. Fone: 44 9903-7600

vENDE Uno 92 modelo 3 com 2 portas, alarme, trava, de-sembaçador, ar quente, placa A. Tratar 9825-3333

vENDE ou troca Uno ELX 95/95 verde placa A, c/ manual, tra-va, vidro limpador traseiro, de-sembaraçador e ar quente. Car-ro conservado. Fone 9932-2285 ou 3629-2276 c/ Marcelo

vENDE ou troca Uno ELX 94 4 por-tas. Preço a combinar. Fone:(44) 3018-4657 ou 9986-5762.

vENDE Uno Mille Eletronic prata 4 portas com trava e alar-me mecanica toda revisada 2 pneus novos valor R$ 8 mil. Tratar com Paulo 8402-8641.

vENDE uno ano 91 na cor ver-de metalico, duas portas 1.5 motor nacional e bancos em ótimo estado. Painel original, frente baixa, não é remodela-do. Valor R$ 6.500,00. Tratar fone 9927-6111

vENDE Honda Civic, 00 /00, bege, câmbio automático, vidros, ar condicionado, direção, som em-butido, 1.6, sus-pensão pulhas novas e bateria boss. Fone: 3629-7070 c/ Thiago.

vENDE Gol GLi ano 95 1.8 Ap in-jection eletronica, azul original em excelente estado de conservação. Tratar c/ Fabricio 99416888

vENDE Gol 16 valvulas completo 2001 gasolina. Valor a combinar. Fone: 3018-2300 c/ Ailton.

vENDE Gol 4 Portas Branco, ano 99, 126 válvula em ótimo estado. Tratar 9952-9993

vENDE ou troca de um gol 1.0 16 valvulas cor branca, unico dono ano 2001/2001 fone 44-8827-4047 com Audenice.

vENDE Gol Trend, Geração 5, Ano 08/09, prata, 4 portas, Comple-to: ar, jogo de rodas, pneus novos, placa A. Valor a combinar, tratar c/ Micheli 9958-1158.

vENDE Gol branco 1.6 power, com-pleto, 07/08, R$ 15 mil + 40 parc. de R$ 567,00. Fone: 91427201

vENDE Gol G5 prata, 2009 com-pleto. Fone: 9109-2268.

vENDE Gol GL 1.6 original, bran-co, álcool, ano 89, c/ trava e alar-me, 4 pneus semi-novos. Fone 3019-1528

vENDE Gol NI 97/98 branco. Alar-me e trava. À combinar. Fone: (44) 9968-8174 c/ Ademar.

vENDE Kombi ano 98 em per-feito estado por R$ 16 mil tratar: [email protected]

vENDE Logus azul 94, direção hi-dráulica, vidros elétricos, bem conservado. Fone 9831-0707 c/ Diógenes.

vENDE ou troca, Parati 1.6, 2003, completa, prata, placa A, rebaixa-da e legalizada. Falar com Adilson no fone 9981-4353.

vENDo Parati Trackfield 1.6 de cor preta, completa, ano 07/08, único dono. Tratar c/ Adilson pelos fones 44 3672-1513, 9118-6149 ou 9982-6456 (Rondon-PR).

vENDE Parati 1.8 prata 08/09 flex completa. 56 mil Km. R$ 34 mil ou

COMPRA Corsel 2 ou uma Beli-na em bom estado, no valor de até R$ 3 mil. Fone 9971-0279

vENDE Fazer 250 Yamaha em ótimo estado. Valor R$ 8.000,00. Tratar fone: 3629-8429 ou 9927-1006 c/ Roberto

vENDE motocicleta Jog Yamaha 50 cilindradas original c/ manual e nota fiscal ano 95 2ª dona valor R$ 1500,00. Tratar 9991-1545

vENDE Virago 250 cc Yamaha 2000/2000 c/ 7600 kms origi-nais. Tratar c/ Bertolazo 9977-8358 ou 3629-1775

vENDo moto Yamaha Factor YBR125K 2009/2010 R$ 4.500,00. Fone: 9922-1470 c/ Fernanda.

vENDE Bis Vermelha Flex 2011, 0 KM, s/ partida elétrica, emplacada, IPVA e Seguro pagos. R$ 5.800,00. Tratar C/ Diogenes: 9831-0707

vENDE CB 300 09/10, verme-lha, c/ alarme e 9 mil Km roda-dos. Valor R$10.400,00 Tratar c/ Robson no Fone: 9988-5297

vENDE CB 450 relíquia, 1984. Tratar 3629-1402 ou 8404-6204.

vENDE Honda Falcon, 07/07, pre-ta, 400 cilindradas, pneus e bate-rias novas, raias cromadas, pasti-lhas de freio novos. Falar com o Thiago no fone: 3629-7070

vENDE Falcon 2007/2007 ze-rada, preta. Tratar c/ Gilberto fone (44) 9931-0579

vENDE Shadow 600cc preta c/ apenas 8.000 km rodados original, c/ acessórios. Tratar pelo fone: 44 - 9977-9277

vENDE Twister 2006 verme-lha. Tratar 9962-7598

vENDE Twister cinza 08/08. Fone 9929-7855.

vENDE Suzuki Yes 2008 preta. Fone 9825-1149

vENDE casa na rua Curruila nº 364, nos Seis Conjuntos com 3 quartos, sala, cozinha, 2 banhei-ros, lavanderia e mais um cômo-do fora grande. Valor R$ 80 mil. Tratar c/ Wilson 3629-6398.

vENDE casa em alvenaria 65 m² no Cianortinho e terreno de 500m² toda escriturada. R$ 135.000,00. Fone (44) 8825-4821.

vENDE casa de alvenaria c/ 3 quartos, sala, cozinha, dispensa e banheiro com lavanderia e ga-ragem nos fundos. R. Guilherme Bersani 1286, Vila 7 no Conjun-to Marselha. Valor 75 mil quita-da ou 70 mil sem quitar. Próx. à Creche. Fone: 3637-2007.

vENDE Casa de 100m² e edi-cula (inacabada) no Resid. Atlantico 4. Tratar c/ Dionisio fone 9969-9833

vENDE casa em alvenaria 142m² construidos, na R. Curi-tiba, 1764 próx. ao corpo de bombeiros. Fone: 9977-9277

vENDE casa de alvenaria 55 m² construídos e terreno de 18 x 28 m² no Cianortinho. R$ 45.000,00. Tratar c/ Wagner fones (44) 8825-6402 ou (44) 9904-5776.

vENDE casa em alvenaria 60 m² no Cianortinho e terreno de 500m², toda escriturada. R$ 120.000,00. Fone (44) 8825-4821.

vENDE casa em alvenaria c/ 3 quartos e 2 banheiros, sala, co-zinha, lavanderia e garagem e garagem. Situada no conjunto Marselha, na R. Guilherme Ber-sani nº 1274, em frente à pista de caminhada, próximo a cre-che R$ 80.000, quitada, zona 07 tratar no fone: 9991-1545.

vENDE casa em Terra Boa se-mi-acabada c/ 130 m² de construção, terreno de 400 m² ao lado do Mercado Pineli. Fones: (44) 3631-6868, 9977-3408 ou 9943-9107.

forto lucky baby cinza c/laranja R$45,00; 01 TV Panasonic 20’ c/ controle R$160,00; 01 TV Philco Hitachi 29’ c/controle R$ 360,00; 01 cama rudnick s/col-chão R$70,00. Tratar com San-dro pelo fone 9919-8887

vENDE notebook Sony Vaio VPC-YB 25AB 11,6”, windo-ws 7 2 gb ram, hd 500 GB, 1 HDMI, 3 USB, webcam, wire-less, bateria de 5 horas. Novo, na caixa c/ manual. Valor R$ 1.350,00. Fone: 3629-8171 ou 9919-8887

vENDE apartamento c/ 03 quartos, 2 banheiros, 3º andar, 101m² Av. América. R$ 130 mil. Tratar c/ Sidney 9977-2631.

vENDE chácara em Moreira Sa-les, com 3 alqueires e 70 den-tro da cidade próximo ao par-que industrial. Fone 9937531.

vENDE uma chácara com 2 alq. c/ casa, barracão, tulha, c/ 650 pés de Citrus, c/ 2 aguadas à 6 Km do centro de Cianorte. Fone 3018-3472 c/ Nelson.

vENDE chácara de 2,5 alq. próx. ao trevo de São Louren-ço e do Recanto da Natureza. Tratar c/ Idenise 9930-1579

vENDE chácara de lazer c/ 1,35 alq. próx. ao calcário indo para Vidigal. Tratar 9830-7179

vENDE 3 chácaras de 10 mil metros cada na Est. Taboão à 1 km da Venda Rodeio. Fone: (44) 9985-6470 c/ Ricardo.

vENDE ou troca chácara, por casa em Cianorte, com 2 al-queires e meio, benfeitoria com água, saída para Umuara-ma, próximo a Madefort. Te-lefones para contato: 9917-6663 ou 9930-1579

vENDE sítio com 16 alq., exce-lente localização (a 800m de Rondon). Tratar 9908-5682.

AlUGA salão de 60m2 em Ron-don ao lado do Banco Brades-co. Local bom para clínica ou escritório de advocacia. Tra-tar c/ Lourdes pelo fones (44) 9908-5682 ou 3672-1302.

Vende-se ou aluga um imó-vel bem no centro, excelente ponto comercial com 300m² terreno e 200m² de salão. Fone 9923-4556 ou 8412-2006

Vende Farmácia no centro de Cianorte, ótima localização. Pon-to há mais de 7 anos com clien-te-la e associado (plano de Saú-de) fixos. Sem Dívidas e em ordem com a Anvisa, Farmácia Popular. Negociável! Venda Fa-cilitada por motivo de desloca-mento para outra cidade (ime-diato) .Contato 9950-1350

vENDE ou troca Loja Shopping Uninvep por imóvel ou auto-móvel. Fone: 9922-9983

vENDE ou troca loja de R$ 1,99 na Av. Pernambuco 647, c/ 11 anos de ponto e cliente-la. Tratar fone 9977-8090.

vENDE loja de R$ 1,99, Uten-sílios do Lar, Brinquedos e Presentes localizada na Av. Améruica 1323. Fone 39631-1323 C/ Mauro

vENDE salão de beleza com am-plas e ótimas instalações c/ clien-tela formada. Fone: 9821-4317.

vENDE salão comercial (150m2) + casa fundos (55m2) área total do terreno 535 m2. Av. Espirito Santo, Falar c/ Fani 9926 0005

vENDE ou troca por casa ou data, Bazar Bom Jesus, Av. Brasil, 1121 em Terra Boa. Fone (44) 3641-2599

vENDE Loja com mercadoria e ins-talação na Av. América, 823 ou tra-tar c/ Marta no fone 3629-8112.

vENDE loja de confecções, enxo-vais e utilidades, com boa clien-tela há 26 anos, bem no centro. 200m² ótimo ponto. Aceita-se veículo na troca e facilita paga-mento. 8412-2006 e 9923-4556

vENDE ou troca loja de con-fecção (loja verde) na Aveni-da Souza Naves, 75, próximo a rodoviária. Falar com a Rose no 9948-8889 ou 3631-3546.

vENDE Agropecuária e Pet-Shop em ótima localização. Tra-tar 9986-5453 ou 3018-4657

VENDE loja de peças, com 9 anos, no centro de Cianorte próximo ao banco Itaú. inte-ressados tratar no fone: 3018-3713 ou 9969-2107

vENDE Carta de Crédito no valor de R$ 40 mil do Consórcio Volks-vagem por R$ 15mil de entrada + 24 parcelas de R$ 1334,00. Tra-tar fone 9834-3030 c/Davi

vENDE Moedor de Carne novo c/ revestimento externo e bandeja em aço inox, Boca 22, Progás. R$ 1.700,00. Fones: 9922-1470 ou 3629-1124 c/ Fernanda.

vENDE Balcão Refrigerado Vi-soramico novo, 1,80 x 5,90 x 1,20 mts, temperatura entre 0º e 10ºC, base metálica, pin-tura epóxi, marca Frimax. R$ 3.500,00. Fones: 9922-1470/ 3629-1124 c/ Fernanda.

vENDE frezer vertical Eletro-luz c/ 300L de capacidade. Tra-tar 9968-6882 c/ João

vENDE joystick de volante para PS1/PS2 e PC. Tratar fone 9830-5488.

vENDE impressora LX-300, im-pressora p/ nota fiscal HP La-serjet P1102, máquina de preencher cheque, frigobar electrolux 80L, leitor de código de barras c/ suporte, impres-sora termica Argox p/ impri-mir código de barras. Todos os preços bem abaixo do preço de mercado. tratar 9814-6401.

vENDE playstation I c/ Me-mory Card. 2 controles e 35 CDs. R$ 250,00. Tratar 3631-2230 c/ Sidnei.

vENDE Impressora HP Destjet D1460, impressora Epron LX-300, cartão Ponto Max Pluss II c/ sirene. Tratar c/ Eduardo Fone: 9957-6226

vENDE 2 máquinas de sapatei-ro motorizado. R$ 600,00 cada, ou a negociar. Tratar c/ Vera ou Ronaldo fone 9113-9088.

vENDE 3 máquinas de Tecela-gem Industrial para confecção de roupas de lã nº10. Tratar 3019-1605 ou 8854-0251

vENDE Basucão de Som com 4200 Wt de potência Gradien-te Energy Explosion Powered Subwoffer e 1 caixa de som gra-diente. R$ 1500,00. Fones: 3631-1502 ou 9938-7037 c/ Marcir.

vENDE aquário grande c/ luz. R$ 200,00. Tratar c/ Marcir fo-nes: 3631-1502 ou 99387037.

vENDE Suspensão a Ar p/ Volkswa-gem. Fone (44) 9833-7600

vENDE filhotes de picher, rot-tweiller e pastor alemão capa preta puros. tratar com Ade-mir 3629-2215 ou 9938-5779

vENDE filhotes de pincher. Fone: 9979-2486 ou 9969-6099.

PRoCURA-SE Moças p/ dividir apartamento no centro. Fones: (44) 9945-1478 ou (44) 3631-2508 (noite). Tratar c/ Inês

vENDE botoneira automática nova R$ 1.500,00. Pagamento à combinar. Aceita-se propos-ta. Fone 9972-0727.

ComPRo barco de 6 m. borda alta. Fones (44) 9977-3408 ou 9943-9107

vENDE: 01 cadeira de bebê (90cm) madeira e palha por R$40,00, 01 mesa de escritó-rio c/2 gavetas, branca, Pozza 0,70x1,0 R$70,00; 01 mesa de computador c2 gavetas bran-ca, Pozza R$55,00; 1 rack de sala p/ tv, som, cds c/ 1 gaveta mogno R$210,00; 01 bebê con-

Acesse nosso site:www.folharegional.de.cianorte.com

e confira muito mais!

Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected] - Endereço: Av. Goiás 871

Na última quinta feira, dia 03, a administração municipal de In-dianópolis entregou oficialmen-te à população o novo prédio totalmente reformado para o funcionamento da Divisão Mu-nicipal de Assistência Social e inaugurou o Centro de Referên-cia de Assistência Social- CRAS.

Segundo o Chefe da Divisão de Assistência Social de Indianópo-lis, Alecsandro Manoel de Orne-las, o CRAS é uma unidade públi-

ca e atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulne-rabilidade e risco social no mu-nicípio.

O chefe de gabinete, Raimundo Nonato de Freitas ao se pronun-ciar disse que o município inves-tiu recurso necessário para com-plementar a obra deste local que

ira atender todas as ações de as-sistência a comunidade e o pre-feito, Ariovaldo Demori não me-diu esforços para vê-la concluída dando assim mais condições de trabalho a equipe do setor de as-sistência social do município.

Presenciaram a solenidade de inauguração as secretárias muni-cipais de educação, Valderes de Lourdes Bondan, da saúde, Elai-ne Massulo Biaggi, a presidente da APMI, Sônia Veronez, o pre-

sidente do Conselho M. de ass. Social, Reinaldo Gomes da Silva, padre Kleber, diretores de esco-las, vereadores, representante de sindicato, de igrejas, do con-selho tutelar, da polícia militar, da chefe do Escritório Regional da Secretaria da Família de Cia-norte, Lucélia Guimarães Gelfei, da primeira dama, Tereza Fonzar Demori, da tesoureira do muni-cípio, Luciana Demori e dezenas de convidados especiais.

INDIANóPolIS INAUGURA REFoRmA Do PRéDIo DA ASSIStêNCIA SoCIAl

Como acontece todos os anos a Escola M. Mal. Castelo Bran-co E. F de Rondon participa do concurso do Programa Agrinho concorrendo nas categorias “De-senho Infantil e Redação”. Neste ano quando o Programa comple-ta seus dezesseis anos de existên-

cia, a escola teve a grata satisfa-ção de ser premiada na Categoria Desenho infantil, onde o ganha-dor foi o Aluno Rafael Perilo de Souza Freitas , do 1º Ano D do turno Vespertino da Professora Ivanilda, ficando em 2º lugar no Estado do Paraná.

A professora enfocou em seu trabalho a questão ambiental e a importância de se preservar nas-centes e rios,por meio das ma-tas ciliares ,sendo compreendido e reproduzido com arte pelo alu-no Rafael.

No dia 21 de outubro a profes-

sora Ivanilda Regina Camilo da Silva, a Pedagoga Rozeli Apareci-da Barbosa Piai juntamente com a Diretora Leticia Alves Brandao participaram em Curitiba da 16ª Festa promovida pelo sistema FAEP para os finalistas do Progra-ma Agrinho neste ano de 2011.

Professora e aluno receberam a mesma premiação, pôr razão de força maior o aluno não pode es-tar presente na premiação, po-rém receberá seu premio em casa (um televisor LCD).

Segundo a diretora Letícia, “a festa foi emocionante, é o reco-

nhecimento do trabalho daque-les que se dedicam, e que fazem do ato de educar uma verdadeira missão em suas vidas! Parabéns a todos que participaram, prin-cipalmente à professora Ivanil-da pelo belo trabalho realizado!”, disse Letícia.

ESColA CAStElo BRANCo é DEStAqUE Do PRoGRAmA “AGRINHo”

Com emendas do Deputado Fe-deral eleito pelo Partido dos Traba-lhadores (PT), André Vargas, Rondon ganha a Academia da Saúde – Moda-lidade Ampliada, o Programa Acade-mia da Saúde, criado pela Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, ten-do como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da popu-lação a partir da implantação de po-los com infraestrutura, equipamen-tos e quadro de pessoal qualificado

para a orientação de práticas corpo-rais e atividade física e de lazer e mo-dos de vida saudáveis.

Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos cons-truídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promo-ção de atividades de segurança ali-mentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato) e orga-

nização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe de APS e usuários.

As atividades serão desenvolvi-das por profissionais de saúde da atenção primária em saúde, espe-cialmente dos Núcleos de Saúde da Família (NASF), podendo ser agre-gados profissionais de outras áre-as do setor público, também ganha a iluminação do Estádio Acir Ferrei-ra Mendes.

RoNDoN GANHA A ACADEmIA DA SAúDE

A Presidente do Conselho Munici-pal dos Direitos da Criança e do Ado-lescente de Rondon, atendendo a de-liberação do CMDCA, junto do poder Executivo, convoca o Poder Público bem como a sociedade civil organiza-da, para participar da VI Conferência

Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rondon/PR.

O evento será realizado no próximo dia 11, com início às 8 horas, no No Clube do Idoso daquele município

O tema da Conferência será “Mo-bilizando, Implementando e Monito-

rando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Criança e Ado-lescentes no Estado do Paraná”, a ex-pectativa é de grande participação, principalmente por parte dos profis-sionais ligados diretamente à criança e ao adolescente.

CmDCA realiza conferência em Rondon

Por volta das 19h19, da última terça feira, um morador na Rua Castro Alves, na Zona 01, acio-nou os PM informando que esta-va tomando banho, quando ou-viu um barulho, mas achou que seria outro morador e amigo seu, que ao sair do banho deparou se com a porta da sala arrombada e

percebeu que foi furtado do in-terior da casa vários pertences pessoais.

O marginal levou uma maquina digital da marca Sony na cor pre-ta, um aparelho celular da marca Sansung na cor preta, um par de tênis da marca Timberland na cor verde musgo, uma mochila na cor

vermelha e preta e uma quantia aproximada de 130 reais.

Na ocasião o solicitante não soube informar se levaram tam-bém pertences do seu amigo, uma vez que o mesmo não se en-contrava em casa sendo o mesmo orientado a registrar queixa na De-legacia de Polícia Civil de Cianorte.

Homem é furtado enquanto tomava banho

Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected] - Endereço: Av. Goiás 871

A VIDA DA GENTERESUMO DA SEMAnA

AqUELE BEIjORESUMO DA SEMAnA

FINA ESTAMPARESUMO DA SEMAnA

Nina chama Rodrigo para ir a um passeio com a turma da faculdade e pede para ele levar Júlia. Iná conver-sa com Manuela sobre o fim de seu relacionamento com Laudelino. Lo-rena mostra a Wilson algumas no-tas fiscais que encontrou no nome do avô. Eva fica comovida com o de-sabafo de Lúcio sobre a morte da es-posa.

Iná recebe um convite de Laude-lino para um encontro e Manuela tenta convencer a avó a aceitar. Ro-drigo conversa com Lourenço de-pois de sair do laboratório. Celina fala para Lúcio que tem certeza de que não quer reatar seu casamen-to. Marcos procura Dora. Lourenço entra no avião pensando em Celina. Laudelino mostra a Iná o bufê que ele construiu para Manuela.

Wilson pede para Lorena ajudá-lo a mudar o visual. Laudelino fica en-tusiasmado com as ideias de Rodri-go para o bufê. Dora confessa a Celi-na que está com medo de se separar de seu marido. Alice e Manuela en-tram na livraria em que Vitória está com a família, e a treinadora se en-furece. Marcos pede a separação.

Manuela mostra para Maria as anotações que fez com as sugestões para o cardápio do bufê. Lorena co-nhece Matias e os dois começam a conversar. Desesperado, Rodrigo avisa que Júlia engoliu uma moe-da. Manuela e Rodrigo ficam aflitos diante do médico à espera da radio-grafia de Júlia.

Manuela pensa em desistir de sair com Felipe quando percebe que Ro-drigo está resfriado. Alice recebe e-mail de outro homem para quem ela enviou sua mensagem pergun-tando por seu pai biológico. Eva re-cebe uma intimação e Lúcio fala que pode indicar um advogado para ela.

Maria avisa a Manuela que elas conseguiram sua primeira cliente para o bufê. Nanda fica furiosa ao descobrir que Cris está grávida. Eva reclama com Rodrigo da intimação que recebeu. Vitória humilha Mar-cos diante de uma babá. Lorena e Matias conversam entrosados e Lau-delino e Iná observam o casal.

Bob presume que o pedaço de teci-do que ele encontrou é da camisa de Agenor, mas Belezinha percebe que não é. Maruschka conta para Mirta so-bre seu encontro com Sarita. Íntima reclama do assédio de Agenor a Bele-zinha e ameaça Felizardo.

Deusa recebe Eveva no hotel e per-gunta pela filha. Alberto vai até a Vila Caiada e resolve esperar por Sarita. Rubinho chega à Vila Caiada e vê o pai. Raíssa conta para Grace Kelly que viu Sarita beijando Alberto. Cleo procura Tide e diz que está com medo de Olga. Cabo Rusty acha o caderno escondido por Tide e o guarda com seu material de trabalho.

Damiana conta que viu Agenor en-trando na casa de Iara e Locanda se desespera. Olga comenta que o Lar precisa de reformas e Otília decide organizar uma quermesse. Felizardo conta que Joselito o viu morto com um terno marrom e proíbe o uso da cor marrom em sua casa. Deusa manda presentes para Grace Kelly e ela pro-mete a Eveva que vai ligar para a mãe.

Marisol se oferece para ensinar Cabo Rusty a ler. Mirta aconselha Ma-ruschka a manter seu jogo de sedução com Alberto. Brigitte fotografa Age-nor dormindo e negocia as fotos com uma amiga. Belezinha insinua que Ínti-ma tem um caso com Felizardo. Clau-dia diz a Rubinho que não vai conse-guir ficar na casa de Camila.

Maruschka planeja com o mestre de obras de atrasar a reforma no apar-tamento de Claudia e Rubinho. Luce-na é convidada para ser modelo do ca-tálogo da Comprare. Amália consulta Iara sobre seu sonho, mas Joselito não consegue ver nada e confessa à prima que está apaixonado por Amália. Se-bastião conta para a mãe que foi enga-nado por Violante.

Raíssa avisa ao pai que o juiz não liberou o dinheiro do prêmio. Feli-zardo discute com Agenor. Iara re-cebe Gisele, mas não consegue fazer nenhuma previsão sem Joselito. Bob se insinua para Íntima, mas ela o re-jeita. Camila volta para casa e conta à mãe e ao marido que vai trabalhar na Comprare. Grace Kelly se encon-tra com Deusa.

Luana tem um pressentimento e Zambeze fica preocupada. Antenor invade o quarto de Patrícia e enfren-ta Tereza Cristina. Gigante fica preocu-pado quando vê a manchete no jor-nal falando sobre o jogo de vôlei. Um cliente acusa Edvaldo de ter colocado peças velhas quando fez a revisão da moto e Rafael tenta incriminar o me-cânico.

Pereirinha é resgatado pelos bom-beiros e Celeste tenta acalmar Grisel-da. Zuleika tem um plano para des-mascarar Rafael. Tereza Cristina diz que vai dar uma festa no dia em que Griselda for morar no condomínio, mas não vai convidá-la. Quinzé, Ante-nor e Amália decidem se o pai fica ou vai embora de casa.

Celeste brinda com Baltazar e So-lange a decisão do marido de virar empresário da filha. Marcela liga para Paulo, que disfarça na frente de Es-ther. Griselda fala para Guaracy que mentiu quando disse que era sua noi-va. Luana sente que Patrícia está grá-vida. Tereza Cristina expulsa Marcela de sua casa.

Tereza Cristina chama Paulo para morar em sua casa. Ferdinand desco-bre por que Pereirinha voltou e tenta fazer um acordo com ele. Wallace diz que levará Teodora para se despedir de Quinzinho. Crô sugere que Solange seja lançada como cantora no jogo de vôlei. Rafael seduz Zuleika e ela entre-ga as provas que tem contra ele.

Antenor tenta convencer Griselda a contratar Íris. Carol fica nervosa quan-do Vilma pergunta para Letícia por que ela procurou Juan Guilherme. Pa-trícia fala para Antenor que está grávi-da e se decepciona com a reação do namorado. Baltazar pede para Solan-ge cantar no evento do jogo de vôlei.

Antenor diz para Daniel que Patrí-cia precisa interromper sua gravidez. Solange fica com medo de cantar no jogo e Baltazar a repreende. Tereza Cristina afirma a Patrícia que ela não terá seu filho com Antenor. Zambeze tenta atrasar o início do jogo por cau-sa da ausência de Crodoaldo.

ÁrIes (20/03 A 20/04) – A falta de atenção pode lhe trazer sérios preju-ízos nesta semana, tanto no trabalho como nos assuntos pessoais. Bom mes-mo é ficar atento as suas ações. Ape-sar de certa tensão no ambiente de tra-balho, você pode saber quem são seus verdadeiros aliados. A intensidade dos momentos íntimos depende muito da forma como você lida com suas emo-ções.touro (21/04 A 20/05) – O bom astral nas suas relações familiares lhe ajuda a manter o equilíbrio emocional diante dos desafios que a semana lhe traz. No trabalho apesar dos compromissos as-sumidos e do excesso de responsabili-dades é bom agir com total discrição. No amor os conflitos se amenizam se você mais ouvir do que falar.gêmeos (21/05 A 20/06) – Os astros estão lhe desafiando a conviver de for-ma pacífica, mesmo diante das adversi-dades, a fim de preservar seus relacio-namentos. Fique longe de problemas conflituosos que não lhe digam respei-to, principalmente no trabalho e não se descuide da sua saúde que pode dar si-nais de fragilidade. CânCer (21/06 A 21/07) – Os astros lhe deixam mais intuitivo o que favore-ce o processo de desapego. Deixe para trás o que não faz mais sentido em sua vida, abra espaço para as novidades que os astros prometem colocar no seu caminho. Não se envolva em conflitos que não lhe dizem respeito e aposte suas energias nos seus objetivos, mas

não se descuide de pessoas oportunis-tas que podem abusar da sua boa fé.Leão (22/07 A 22/08) – Uma impor-tante fase da sua vida começa a ficar para trás. Há pressão astral para que você encare de forma equilibrada essa nova realidade que desponta em seu horizonte. Controle a ansiedade que essa condição pode lhe trazer e não se descuide dos invejosos de plantão e dos oportunistas, que podem azedar seus planos. VIrgem (23/08 A 22/09) – Semana marcada por instabilidade emocional e pelo medo de encarar o desconhecido. O ambiente doméstico pode ficar mais harmonioso se você se dispuser a fazer concessões. Cuidado com gastos exa-gerados que podem comprometer suas finanças e com a ameaçadora possessi-vidade nas relações afetivas estáveis. LIbrA (23/09 A 22/10) – É na tentati-va de agradar a todos a sua volta que você acaba ignorando suas necessida-des e sua essência, o que é um erro. Buscar a autenticidade faz parte do seu processo evolutivo. O ambiente do-méstico está tenso e as pressões só au-mentam as chances de conflitos. Bom mesmo é manter o silêncio e uma posi-ção recolhida.esCorpIão (23/10 A 21/11) – Res-peite a individualidades e as diferenças alheias para poder ser respeitado nas suas, principalmente nas suas relações familiares. Aproveite as energias da se-mana para resolver pendências, antes que elas se agravem e se tornem inso-

lúveis. Um pouco mais de simpatia ao lidar com seus contatos só vai lhe tra-zer benefícios. sAgItÁrIo (22/11 A 21/12) – Mo-mento de deixar muita coisa para trás e de renascer para uma nova realida-de que os astros trazem até você. Não descarte a possibilidade de ter que li-dar com problemas de saúde de pesso-as próximas, só tenha cuidado para não acabar assumindo mais responsabilida-des do que consegue dar conta. CAprICórnIo (22/12 A 21/01) – Em-bora você se sinta motivado a ampliar seus horizontes e conquistar uma me-lhor condição financeira é melhor não dar tanta importância para as promes-sas de milagres e dinheiro fácil. Afetiva-mente o diálogo traz mais estabilidade para a sua relação. AquÁrIo (22/01 A 18/02) –Sema-na marcada por energias confusas que misturam um mundo real com um mundo imaginário, mas também pela necessidade de estar consciente das suas responsabilidades, principalmen-te nos seus relacionamentos próximos. No trabalho e no amor aposte na sua capacidade de convencimento para atingir seus objetivos. peIxes (19/02 A 19/03) – Momento especial da sua vida, em que a contem-plação e a reflexão revelam o que esta-va oculto até agora. Veja as diferenças alheias como complemento para seus relacionamentos, aposte no diálogo e na sua intuição para saber o que deve ser levado a sério.

HORIzOnTAIS:1.Suja/Instrumento do coveiro

2.Faz ir para tráz/em+as/Negativa3.Escolhido/Período de 24 horas

4.Pena/Excesso5.Sílaba de lotação/Enfeitar

6.Endidades Superiores7.Organização Mundial do

Comércio/Decifra o texto (invert.)8.Preciosidade

9.Acha graça/Sílaba de cobre10.Heróis como Batman, Homem

Aranha e ZorroVERTICAIS:

1.Animal que se alimenta de outro

2.Usado em frituras (invert.)/Ave pernalta parecida com a avestruz

3.Ganhos4.Juntos

5.Barco de passeio/Doutora6.Flexão do verbo ser/Ar em

inglês7.Brisa/(...?)Motta artista pop

8.Relativo aos andes (fem)/Diretório Central de Estudantes

(invert.)9.Continente (inv.)/Dígrafo em

álcool10.Presenteia, dá/Cilindro

Horizontais: 1.polui/pá, 2.ré/nas/não, 3.eleito/dia, 4.dó/demais, 5.lo/ornar, 6.Deuses, 7.OMC/lê, 8.raridade, 9.ri/co, 10.mascarados. Verticais: 1.predador, 2.óleo/ema, 3.lucros, 4.unidos, 5.iate/dra., 6.somos/air, 7.ar/Ed, 8.Andina/DCE, 9.Ásia/oo, 10.Doa/rolo.

PAlAvRAS CRUZADAS

Bolo DE BANANA Com CANElAINGREDIENtES:

3 ovos batidos10 bananas amassadas1 xícara de chá de manteiga3 xícaras de chá de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermen-to em póCanela à gosto para polvilhar

moDo DE PREPARo:Misture todos os ingredien-

tes numa tigela, não há ne-

cessidade de usar a batedei-ra. Colocar em uma assadeira untada. Por cima da massa polvilhar o açúcar com cane-la. Assar em forno moderado por 30 minutos.

Po (Jack Black) vive o sonho de ser o dragão guerreiro, protegendo o Vale da Paz ao lado dos mestres Shifu (Dustin Hoffman), Tigresa (Ange-lina Jolie), Macaco (Jackie Chan), Víbora (Lucy Liu), Louva-deus (Seth Rogen) e Garça (David Cross). Sua vida pacata chega ao fim quando surge um novo inimigo, o lorde Chen (Gary Ol-dman), que possui uma arma secreta capaz de permitir a conquista da China e provocar o fim do kung fu. Para impedi-lo, Po e os Cinco Furio-sos precisam cruzar o país e derrotá-lo.

kUNGU FU PANDA 2

ESCoNDIDo AtRáS DAS CoStElAS

voCê SABIA qUE......No auge de sua fama, Popeye

fez o consumo de espinafre, nos Estados Unidos, aumentar 30%, segundo pesquisas dos cultiva-dores do vegetal. As mães ameri-canas convenciam os filhos a co-merem espinafre alegando que assim eles ficariam fortes. Em gratidão, produtores desta ver-dura de Crystal City, Texas, EUA, construíram uma estátua para o herói.

...Há ainda outra estátua do marinheiro em Alma, no estado

de Arkansas, também nos EUA. A cidade, que se intitula capital mundial do espinafre, é a sede da empresa que vende a marca de espinafre enlatado Popeye.

...O mito da beterraba vem da sua coloração vermelha, que é associada ao sangue. Por isso, as pessoas acham que a beterraba é forte e deve conter muito ferro, o que é um erro. Para aproveitar melhor os nutrientes, ferva a be-terraba com casca e não desper-dice suas folhas.

O fígado exerce papéis vitais para nossa sobrevivência. As cé-lulas hepáticas são versáteis e fazem de tudo um pouco: arma-zenam algumas substâncias e fa-bricam outras tantas. Com tantas funções, torna-se mesmo impres-cindível. Ninguém sobreviveria sem ele por mais de cinco horas. Alem disso é o único órgão do cor-po que se regenera. Apesar dessa incrível capacidade, o fígado rece-be maus-tratos, graças a mudan-ças de comportamento associa-das à vida moderna. Elas fazem com que alguns problemas des-sa glândula, que antes só davam as caras depois dos 60 anos, pas-sem a incomodar cada vez mais pessoas jovens. É que a tendência é existir um acúmulo de estragos provocados por inimigos figadais cultivados desde cedo. Entre eles estão o consumo precoce e exa-gerado de álcool, a alimentação desbalanceada desde a infância, o abuso de remédios sem orienta-ção — isto é, sem levar em conta interações indesejáveis — e, cla-ro, a dependência de drogas.

Dessa forma é fundamental cui-dar desse órgão.

Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected] - Endereço: Av. Goiás 871

O Partido dos Trabalhado-res de Cianorte convida a to-dos os seus filiados e simpa-tizantes para uma reunião de confraternização no pró-ximo dia 10, às 20 horas, no salão social do Clube Morada do Sol. Os convites podem ser retirados na 3 Xodós e na Far-

mácia Santa Mônica na ave-nida América, com o compa-nheiro Wesley, ou ainda pelos telefone 9944-1956 (Divina) e 9989-7521, com Deoclécio.

O valor de cada convite é de R$ 15,00 e o Buffet está a car-go da Dona Laula (a Lola), que foi chefe de cozinha do res-

taurante Madalosso em Curi-tiba. No cardápio está incluso entrada, carnes, pratos quen-tes, saladas, farofa e sobre-mesa.

A confraternização terá a presença de lideranças locais e nossos deputados estaduais e federais.

Pt CoNvIDA PARA CoNFRAtERNIZAÇão

Conforme informações anônimas, um individuo conhecido pelo nome de LUAN, vulgo “REPOLHO”, estaria co-mercializando entorpecente em uma residência localizado na Avenida Ron-dônia.

Com base nas denuncias repassada, os Policiais Militares da Equipe “CANIL” com apoio da equipe dos Policiais do serviço “VELADO”, deslocaram no en-dereço repassado, onde no interior da residência havia um indivíduo que foi identificado como sendo L. H. G. L., vulgo “REPOLHO”, 18 anos, residente na Avenida Rondônia.

Em busca no interior da residência,

foi localizada no quarto de mesmo, uma caixa de fósforos que em seu in-terior continha 16 (dezesseis) pedras de substância entorpecente análoga ao “CRACK”, que já estavam embala-das e prontas para a venda, que pesa-va aproximadamente 0,5 gramas.

Na continuidade das buscas, foi lo-calizado em outro quarto e dentro de um guarda roupas, um invólucro de plástico contendo mais 17 (dezessete) pedras de CRACK também embaladas e prontas para a venda, pesando apro-ximadamente 5,5 gramas, (cinco gra-mas e meia)

Em outras localidades, mas ain-

da no interior da residência, foram lo-calizadas na cozinha e em uma garra-fa plástica, 23 pedras de CRACK, todas prontas para a venda, pesando aproxi-madamente 5,5 gramas, (cinco gramas e meia).

Também foi localizado em cima de uma estante a quantia de 137 re-ais (cento e trinta e sete) em dinheiro em espécie e em notas de diversos va-lores. Em baixo de um sofá foi encon-trado uma cápsula de um cartucho calibre 38, foram encontrados outros materiais para cortar e embalar entor-pecentes, como lâmina gilete, papel alumínio.

Aparecida Braga, a “CIDA”, da Vila 7 de 37 anos, e um menor de 17 fo-ram detidos pela equipe P2 e Canil da PM de Cianorte, na manhã des-ta quinta-feira (3), por volta das 08h35min.

Na residência onde eles estavam na Rua Jordão, na Vila 7, a polícia encontrou 304 gramas de maconha e R$ 488,00 em dinheiro.

O menor detido já é velho conhe-cido do setor policial, visto que nos últimos meses essa foi a terceira vez que ele foi apreendido pela Polícia Militar.

Duas dessas apreensões foram por trafico de drogas. Há pouco mais de 40 dias o adolescente foi apre-endido com várias pedras de crack, em um ponto de ônibus, na Avenida Maranhão e ficou mais de um mês à disposição da justiça na delegacia

de Cianorte. A mulher já era suspeita de en-

volvimento com o trafico, Há vários dias a polícia estava monitorando a residência que fica próximo a Pra-ça dos Saíras, onde apenas este ano 03 pessoas foram assassinadas. De-nuncias davam conta de que o local estava funcionando como ponto de comercialização de entorpecente.

As informações eram de que o menor estava sendo usado pela mu-lher para vender a droga.

Os dois foram encaminhados a delegacia de Cianorte onde foram autuados em flagrante.

O menor estava tentando assu-mir a responsabilidade para liberar a mulher da autuação. Entretanto, de acordo com polícia, as evidencias e provas eram suficientes para man-ter os dois detidos.

Por volta das 21h20 da última quinta feira, dia 3, Policiais Milita-res de Jussara, em Patrulhamento pela Av. Dr. Gastão Vidigal, aborda-ram 03 rapazes, sendo que um de-les, ao perceber a aproximação da equipe Policial, tirou de sua cintura uma arma de fogo e a jogou ao lado de uma árvore.

Diante da situação, foi efetuada a abordagem e revista nos três rapa-

zes, sendo encontrada ao lado da árvore uma Pistola Taurus, calibre 7.65, carregada com 04 munições intactas.

Devido ao artefato bélico encon-trado, foi dada voz de prisão para Marciano Prado de Souza, 26 anos, pelo Porte Ilegal da arma de fogo.

Marciano e a arma foram condu-zidos à 51ª Delegacia Regional de Polícia de Cianorte. Marciano ne-

gou que arma era dele, mas foi ele quem havia jogado a arma atrás da arvore.

De acordo com informações da-das pelo próprio rapaz, o mesmo é morador de São Paulo e estava há apenas 4 dias na cidade, porque seu irmão foi esfaqueado no fim de se-mana passado e ele teria vindo ape-nas para acompanhar o estado de saúde do irmão, não sabendo expli-

car a origem da pistola.A Policia suspeita de que ele te-

nha vindo pra vingar o irmão que ainda se encontra internado. Mar-ciano tem passagens por tráfico de drogas em São Paulo, tendo cumpri-do 1 ano e 4 meses de detenção.

Com os demais rapazes que es-tavam com ele não foi encontrado nada de ilícito, sendo que os jovens foram liberados.

Um jovem de 23 anos, foi preso por Policiais da Rotam da Policia Mi-litar de Cianorte. A prisão ocorreu na tarde desta quinta feira (3), no Seis Conjuntos.

Alexandre Rodrigues da Silva, co-nhecido também pela alcunha de “Guaíra”, estava com uma motoci-cleta Honda CG Titan KS, de placa ALN 7618, que fora roubada dias an-tes aqui em Cianorte. No momento em que avistou a viatura, ele tentou correr, mas foi alcançado pelos po-liciais na Rua Perdiz, esquina com a Avenida Coruja.

Os policiais constataram que a moto que estava com ele havia sido roubada semana passada. O crime foi na noite do dia 30 de outubro

também no Seis Conjuntos na Rua Uirapuru, próximo a um lanche.

A policia vistoriou a casa de onde o jovem saiu em fuga, encontran-do no local, um coldre e um capuz, além de mais dois jovens que esta-vam na casa, que foram detidos para averiguação e conduzidos à Delega-cia de Policia.

Guaíra permaneceu preso en-quanto que os outros dois foram li-berados. Agora a Policia vai investi-gar se Guaira não está envolvido em outros roubos na cidade.

Vale lembrar que há menos de um mês, no dia 13 de outubro, Guaira havia sofrido uma tentativa de ho-micídio na Vila Sete, sendo ferido com um tiro na perna.

Um assalto em um bar na Av. Souza Naves na tarde desta quinta feira (3) acabou sendo evitado pela vitima que reagiu e tomou o revólver do ladrão.

O marginal ainda atirou contra o dono do bar, mas a munição falhou, foi quando a vítima tomou a arma do bandido. O calibre 32, com capacidade para seis munições, mas que havia apenas um projétil.

Era quase 17h00min da tarde desta quinta-feira (3), quando o crime foi re-gistrado, no local, havia alguns clientes, mas eles não perceberam a ação dos criminosos e só perceberam quando o suspeito saiu correndo e fugiu.

A PM atendeu a ocorrência e apreendeu a arma. Segundo o dono do Bar, esta é a segunda vez que ladrões tentam roubá-lo. Na outra vez que acon-teceu, ele também reagiu e tomou a arma do bandido sendo uma arma de brinquedo.

Nesta quinta feira, após ver o risco que correu reagindo, ele justificou di-zendo que só reagiu porque pensou que arma era novamente de brinque-do.

Homem é flagrado em Jussara com pistola 765

Vítima reage e toma arma de assaltante

Jovem é flagrado com moto roubada

mulher e menor são presos por tráfico na Vila 07

Pm PRENDE JovEm tRAFICANtE NA ZoNA 04Diante das materialidades, Luan as-

sumiu a propriedade do entorpecente e revelou que havia adquirido 45 gra-mas pelo valor de 400 reais e estava vendendo a 10 reais a unidade, sendo que LUAN, o entorpecente e todo o ma-terial foram encaminhados para a Dele-gacia para as devidas providências.

Duas pessoas ficaram feridas num acidente de trânsito na ma-nhã desta sexta feira (04), por vol-ta das 10hs, na Avenida América, nas proximidades da Estação Ro-doviária

De acordo informações da PM, os dois veículos um automóvel Bora e uma motoneta Honda Ler-de, seguiam pela avenida quando próximo a Estação Rodoviária, o

condutor da moto Antonio Bento de Almeida, 43 anos teria batido na traseira do veiculo Bora.

Antonio Bento de Almeida, 43 anos e se passageiro, Bruno Go-mes Campos foram socorridos pe-los bombeiros e encaminhados ao hospital São Paulo com ferimen-tos leves, eles receberam o devi-do atendimento e foram liberados posteriormente.

mais dois feridos em acidente na Avenida América

Uma equipe da polícia militar compareceu por volta das 18:55 ho-ras deste domingo (30) na rua Ita-rarés onde registraram um caso de furto, na qual os meliantes “fizeram a limpa” na residência.

Conforme a solicitante contou aos policiais, a mesma havia saído de sua residência por volta das 12:30 horas e ao retornar as 18:50 horas encontrou a porta dos fundos de sua casa violada.

Após uma rápida averiguação a solicitante contou aos policias que havia sido levado da residencia um aparelho de DVD da marca Philips, um video game Playstation 2 da Sony, uma camera digital da marca Sony e uma prancha de cabelo Brita-

nia, além de três controles remotos de TV, portão e parabólica.

Os policiais realizaram diligen-cias nas proximidades e orientaram a solicitante sobre as medidas a se-rem tomadas para o andamento do caso.

DANo: No mesmo dia, por volta das 22:15 horas, uma equipe de po-liciais militares compareceu, após solicitação, na Rua Curitiba, onde o solicitante relatou que encontrava-se no interior da residência, quando ouviu um barulho no quintal, mo-mento em que seu filho saiu e cons-tatou que o vidro da dispensa en-contrava-se quebrado, e havia muito sangue no local, foram realizadas di-ligencias e o solicitante orientado.

meliantes “limpam” residência na Rua Itararés

A Policia Rodoviaria de Cianor-te atendeu, no dia 29, por volta das 01:15 horas da madrugada, atendeu um acidente na PR-323, próximo da Ciadiesel em Cianorte que deixou três pessoas feridas.

Segundo as informações o aciden-te teria envolvido um Fiat Tipo com placas ASU-0937 de Cianorte condu-zido por Leandro Rogério Almeida Gonçalves, de 32 anos e um Corsa com placas JXO-8148 de Itaguagé-Pr, conduzido por Daniela Bedana da Silva, de 23 anos.

O Corsa estaria trafegando no

sentido Cianorte à Tapejara quan-do colidiu frontalmente com o Tipo que trafegava sentido contrário pela contra mão de direção vindo a pro-vocar o acidente.

O acidente acabou resultou em ferimentos leves na condutora do Corsa, Daniela que recusou o aten-dimento dos bombeiros e também em Elton Pereira Ninelo, de 25 anos passageiro do veiculo que também recusou atendimento. Leandro Ro-gerio Almeida Gonçalves, condutor do Fiat Tipo foi conduzido ao Hospi-tal Santa Casa de Cianorte.

Acidente na 323 deixa três feridos

Durante a Semana da Criança a Escola Adventista rea-lizou alguns momentos marcantes na vida estudantil de nossos alunos. Tivemos uma grande festa onde comemo-ramos o aniversário de todos os alunos. Ainda neste mês aconteceu o “Dia Especial do Amigo”, onde foram recebi-

dos com muito carinho e tiveram a oportunidade de par-ticipar de diversas atividades, entre elas participaram da Gincana das Cores juntamente com os nossos alunos. Para encerrar os dias dedicados as crianças, fechamos com cha-ve de ouro promovendo a tão esperada “NOITE DO SONI-

NHO”. Momentos inesquecíveis para os nossos alunos e toda a equipe. Foi uma noite muito divertida com brin-quedos infláveis para a alegria de todos os alunos.

A ESCOLA ADVEnTISTA ESTÁ COM AS MATRÍCULAS ABERTAS PARA 2012! ESPERAMOS VOCÊ!

ESColA ADvENtIStA REAlIZA NoItE Do SoNINHo

Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected] - Endereço: Av. Goiás 871

Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected]

Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected] - Endereço: Av. Goiás 871

O Presidente da Associação Re-gional de Engenheiros, Arquitetos e Agronômos de Cianorte (AREARC), Celso Massaoka recentemente inte-grou caravana do Paraná esteve pre-sente entre os mais de 3.500 pro-fissionais que participaram da 68ª Semana Oficial da Engenharia, da Ar-quitetura e da Agronomia, sendo que no evento foi lançada uma carta ofi-cial que pauta pela defesa da ética e da sustentabilidade em todos os ní-

veis da sociedade brasileira. Ao discutirem o tema central Pes-

quisa e Inovação Tecnológica: Co-nhecimento Profissional a Serviço do Desenvolvimento Sustentável, os pro-fissionais comprometeram-se em ali-nhar questões para a próxima Confe-rência Mundial de Desenvolvimento Sustentável, denominada de Rio+20 (economia verde e combate à pobre-za) e em debater as principais ame-aças e oportunidades que se apre-

sentam à sustentabilidade de nosso Planeta. Também enfatizaram os compromissos do Sistema Confea/Crea com a sociedade e os valores consolidados em seu Código de Ética Profissional.

AGENDA SUStENtávEl - O evento contou com a participação de repre-sentações estrangeiras e a presença de especialistas de renome nacional em diversos debates, fóruns e plená-rias, além de feira tecnológica para-

lela.O evento discutiu temas como Pes-

quisa e Inovação no Enfrentamento do Aquecimento Global, tendo como um dos pontos altos com a vinda da ex-ministra do Meio Ambiente Mari-na Silva.

Durante o evento os profissio-nais puderam conhecer experiências bem sucedidas de grandes empre-sas como o Grupo Weg e Votorantin em políticas corporativas sustentá-

veis, além de participarem de discus-sões em torno da acessibilidade, com o lançamento do Manual para orien-tações ao cumprimento da legislação, difundiu as conquistas da Lei de Efi-ciência Energética e mostrou a gran-de força dos estudantes no Fórum do CREA Júnior.

Durante o evento também foi reali-zada uma reunião que discutiu as ex-periências nacionais e internacionais inovadoras no enfrentamento de de-

sastres naturais e socioambientais. “Percebemos que o evento supe-

rou as expectativas e revelou nossa real preocupação em busca do de-senvolvimento sustentável e compro-misso com as gerações futuras, pro-porcionando um exemplo ao Brasil e ao mundo de como podemos coleti-vamente gerar desenvolvimento pre-servando os recursos da Terra”, afir-mou o presidente da AREARC Celso Massaoka.

presidente da AreArC, Celso massaoka, participa da 68ª soeAA

Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected] - Endereço: Av. Goiás 871

Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected] - Endereço: Av. Goiás 871

No último dia 21, sábado, o Rota-ry Clube Cianorte Furquim de Castro, sob presidência de Edir Bertulini, este-ve promovendo um festival de Picanha na Chapa.

O evento beneficente foi realizado no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori, contando com a presença de centenas de pessoas.

De acordo com informações de Bertu-lini, cerca de 500 cartões foram vendi-dos, sendo que o lucro arrecadado ain-da está sendo apurado, para que possa ser devidamente repassado a projetos sociais.

Rotary Cianorte Furquim de Castro realiza Picanha na Chapa

Maurinho, Geraldo e familiaresNair e noraCezinha, Lu, Neto, Edna, Eliab e ParaguaiPagani e esposa, João e Lucidalva

Hercio Correia, Dr. Valter, Scoparo e Dr. jurandir Fatima, Ivete e amiga Mauro servindo a picanha Lucas, Barriquel e Marli

Dona Julia Barbara, Michele Barbara e familiaresVanderlei Barbosa servindo picanhaJosué durante apresentaçãoVinicius, Andre e amiga

Aurea e Iza Renison, Dere e Adolfo Luiz, Mauricio e Adir Vagner, Esposa e filho

Bolinha e XelaJair Piveta, esposa e familiaresDr. Luiz buscando a picanhajorge, Kika e filhos

Wilson e esposa, Adir e esposa Dr. Luiz servindo a Picanha Luiz e neusa (Luffer) Margarete, Gisela e Rosania

Bertinho e Sabino

Edir, esposa, Fatima e Moacir

Dr. Gaspar, Odair e RoccãoSidnei, Djeine e familiares

Parte do publico presente

Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected] - Endereço: Av. Goiás 871

A mais tradicional loja de papéis e embala-gens de Cianorte e região, a Ciapel, comemora este ano seu 25º aniversário.

E para marcar a data, o empresário José Fi-lho realizou uma promoção especial com sor-teio prêmios para seus clientes, entre eles uma moto 0KM. O sorteio foi realizado no úl-timo dia 29, sábado, na própria loja, localizada na avenida Goiás 1574, fone: (44) 3631-5622.

“Nossa comemoração também é um agrade-cimento a todos os nossos clientes que, ao lon-go destes 25 anos, estiveram conosco”, agra-deceu o empresário José Filho, lembrando que estes 25 anos foram de muito trabalho, serie-dade e bom atendimento aos clientes.

O prefeito Edno Guimarães esteve presente à comemoração dos 25 anos da Ciapel e elo-giou o trabalho da empresa. “A Ciapel é uma das mais tradicionais empresas cianortenses, pois tantos anos de sucesso só refletem a se-riedade de seus administradores”, elogiou o prefeito Edno Guimarães.

Durante o sorteio, o jovem Guilherme Henri-que Brambila de 08 anos retirou os cupons dos clientes que foram contemplados com os prê-mios, sendo eles: Adenor de Oliveira de Foz do Iguaçu que levou o forno elétrico; Alício José dos Santos de São Tomé que foi contemplado com um forno microondas; e, José Cavalari de Cianorte que recebeu a moto 0km.

CIAPEl ComEmoRA 25 ANoS Em CIANoRtE

José Filho e Ines entregando o microondas a Alicio Jose Vista parcial interna da Ciapel

Ines e José Filho entregando a moto a José CavalariRodolfo, Isabela, Fernanda, Ines e José Filho

Diretores da Ciapel, josé e Inês, Prefeito Edno Guimarães e colaboradores

Fachada da Ciapel

Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected] - Endereço: Av. Goiás 871

O prefeito Edno Guimarães entre-gou, na última segunda-feira (31), as obras da ciclovia José Alves Fer-reira (Zé do Cinema), que liga o tre-vo de acesso à cidade, pela Avenida Maranhão, à Avenorte. A via possui 1.800 metros de comprimento e foi totalmente pavimentada.

Segundo o secretário de Desen-volvimento Municipal, Nelson Ma-gron Júnior, “além da pavimenta-ção em toda a extensão da ciclovia, também foi realizado o plantio de 2.800 metros quadrados de grama no seu entorno. Tivemos muito cui-dade para garantir toda a segurança e funcionalidade aos usuários”.

O diretor da Avenorte, Claudemir

Romero Bongiorno, agradeceu os investimentos e defendeu que “esta ciclovia irá evitar muitos acidentes. Com ela, pedestres e ciclistas que trabalham nas empresas desta re-gião, bem como os moradores da área rural, poderão seguir seu itine-rário, sem dividir espaço com os ca-minhões e carretas que por ali tra-fegam”.

“A construção desta ciclovia foi uma indicação da Câmara, sancio-nada pelo prefeito, que se tornou uma realidade. As empresas dessa região possuem um grande número de funcionários que, em sua maio-ria, utilizam a bicicleta como meio de transporte. Por isso era extrema-

mente necessária a construção da ciclovia”, revelou o vereador Valdo-miro Gonçalves Pereira, represen-tando a Câmara Municipal.

Para o prefeito Edno Guimarães, “investimentos em ciclovias são muito importantes, já que incen-tivam o uso da bicicleta, que é um meio de transporte não poluente e promotor da saúde. Também ofe-rece mais segurança aos pedestres que utilizam a via. A ciclovia José Al-ves Ferreira (Zé do Cinema) é a oita-va do município e homenageia um pioneiro de Cianorte, que viveu nes-ta região.

“Em nome da minha família, agra-deço ao Governo Municipal pela ho-

menagem. Meu pai foi um grande homem e esta ciclovia irá preservar sua memória e também trará mais segurança aos funcionários da Fri-govale”, disse Anésio Alves Ferreira.

Também participaram da soleni-dade a primeira-dama e presiden-te do Provopar, Zoraide Ruiz Guima-rães; o vice-prefeito José Antonio Laguilo; o vereador Beto Guima-rães; a assessora do deputado fede-ral Zeca Dirceu, Suzy Cardozo; secre-tários e chefes de divisões, diretoras das escolas municipais, militares, diretores de secretarias estaduais, presidentes de clubes, imprensa e funcionários das empresas da re-gião.

CIANoRtE GANHA oItAvA CIClovIA

As pessoas que visitaram o Cemi-tério Municipal no último feriado de Finados encontraram várias melho-rias. Isto, porque, na última segunda-feira (31), o prefeito Edno Guimarães entregou uma série de obras de revi-talização, que incluem a pavimenta-ção das vias, melhoria no sistema de abastecimento de água e instalação de luminárias na avenida principal. Também foi entregue o carro elétrico que fará o transporte dos caixões.

Para o prefeito, as mudanças tra-zem mais comodidade e segurança aos frequentadores. “Com essa nova pavimentação muitos túmulos que antes só tinham acesso por meio de caminhos com terra, agora foi asfalta-do. Além disso, a iluminação oferece mais segurança, inibindo a criminali-dade e norteando caminhos e o novo sistema de abastecimento garante o fornecimento de água sem interrup-ções”, afirmou Guimarães.

Os mais de 2 mil metros quadrados de pavimentação e mais de 3.800 me-tros quadrados de reperfilamento ab-sorveram investimentos de aproxi-madamente R$ 190 mil, de recursos municipais. De acordo com o secre-tário de Desenvolvimento Municipal, Nelson Magron Junior, “além do as-faltamento, também foram instala-das 21 luminárias, na avenida prin-cipal. Outro investimento realizado foi com relação ao sistema de abas-

tecimento, que faz com que água vá direto para o reservatório de 10 mil litros e, depois é distribuída para o escritório, capelas e também para as 32 torneiras instaladas para a limpe-za dos túmulos”.

“O cemitério é um cartão de vi-sitas da cidade, especialmente na época de finados. Como ele acom-panhou o crescimento de Cianorte, foi necessária sua reurbanização. As obras certamente o tornaram mais

funcional”, defendeu o vice-prefeito José Antonio Laguilo.

Representando a Câmara Munici-pal, o vereador Valdomiro Gonçalves Pereira parabenizou o governo mu-nicipal pelas obras e comentou so-bre a necessidade do carro elétrico. “Com pavimentação, o carro elétri-co poderá ir da entrada do cemitério até qualquer extremidade, sem pro-blemas de locomoção, trazendo as-sim mais comodidade à família num

momento tão difícil”, disse. Também participaram da soleni-

dade a primeira-dama e presiden-te do Provopar, Zoraide Ruiz Guima-rães; os vereadores Beto Guimarães, Deolindo Novo e Paulo Renato Cou-tinho; a assessora do deputado fede-ral Zeca Dirceu, Suzy Cardozo; secre-tários e chefes de divisões, diretoras das escolas municipais, militares e representantes de empresas funerá-rias.

EDNo GUImARãES CEmItéRIo ENtREGA mElHoRIAS No CEmItéRIo DE CIANoRtE

Paulo, zé do Bode, Eliab, Deolindo, Beto, Laguilo, Edno, zoraide, nelson e ValdomiroPrefeito Edno Guimarães falando aos presentes

Prefeito Edno Guimarães entregando as chaves Autoridades presentes ao evento

Anésio falando aos presentes Prefeito Edno Guimarães falando aos presentes

Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected] - Endereço: Av. Goiás 871

Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected] - Endereço: Av. Goiás 871

RH em Movimento

Atualmente é professor da Universidade Estadu-al de Londrina e Pontifícia Universidade Católica do Paraná. E Coordenador do mestrado em administração do departamento de administra-ção da UEL. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo.

Gestão por Competência nas organizações

Palestrante Convidado: Luciano Munck

ProgramaçãoCafé da Manhã: 7h30

Abertura: 8h15Mesa Redonda: 9h15

Término: 10h30Data: 30/11/2011

Local: Salão ACIC

Apoio

Crianças e adolescentes, ou em Inglês “Kids” e “Teens” fi-zeram a festa no Hallowizard, o Halloween da Wizard Idio-mas, realizado pelo 10º ano consecutivo. Este ano os alunos e convidados foram divididos em duas turmas. O Kids, cuja comemoração foi realizada na quinta-feira, dia 27, na própria escola, contando com cerca de 80 animadas crianças, entre

alunos e convidados.Já na noite de sexta-feira, a galera dos Teens comemorou

seu Dia das Bruxas no Cianorte Clube, onde sobrou animação para os 150 presentes. Tanto os “Kids”, quanto os “Teens” se divertiram com concurso de fantasias e maquiagens , além dos doces tradicionais da comemoração norte americana.

10º H A l l o W I Z A R D FA Z A A l E G R I A D E k I D S E t E E N S

o grupo rH de Cianorte e região – grupo de profissionais de gestão de pessoas ou pessoas interessadas na gestão de RH – coordenado por Sônia Pego, juntamente com a Avenorte – Frangos Guibon, traz para Cianorte a pa-lestra “Gestão por competência nas organizações”, com o professor da UEl, luciano munk.

A palestra será realizada no anfiteatro da ACIC (Associação Comercial e In-dustrial de Cianorte), no próximo dia 30.

o evento, que abordará a necessidade de mudança na forma como o ad-ministrador enxerga o funcionário, terá início às 07hrs30min, com um café da manhã, às 08hrs15min será feita a abertura oficial, sendo realizada uma mesa redonda das 09hrs15min até as 10hrs30min.

Além do importante apoio da Avenorte, também colaboram na realização deste evento o SESI/SENAI e o Sindicato do vestuário (Sinveste).

GRH CIANoRtE REAlIZA PAlEStRA

SoBRE GEStão

Vice-Prefeito de Cianorte José Antonio Laguillo, Governador Beto Richa e autoridades

O presidente do Diretório Municipal do PSDB de Cianorte, José Antonio

Laguilo esteve esta semana em Umuarama para acompanhar a visita do

governador do estado, Beto Richa que esteve na região para lançar ofi-

cialmente a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa.

Na oportunidade, José Antonio Laguilo vice- prefeito de Cianorte, pôde

conversar particularmente com o chefe de Estado sobre questões da admi-

nistração municipal e políticas, visando às eleições municipais de 2012.

V I C e - p r e f e I t o d e C I A N o R t E J o S é

A N t o N I o l A G U I l o r e ú n e - s e C o m B E t o R I C H A E m

U m U A R A m A

Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected]

Esta semana o prefeito Edno Guimarães esteve acompanhando de perto o andamento da fase final dos trabalhos de construção e re-formas no Estádio Municipal Albi-no Tubay, a casa do Leão do Vale.

Além da construção de nova par-te da arquibancada e novos ba-nheiros, também foi totalmente re-formado o alambrado que separa a área de jogo dos torcedores.

“Como gestores municipais te-

mos que investir em infra estru-tura também no setor de espor-tes, ainda mais quando temos uma equipe de destaque em todo o Es-tado”, afirmou o prefeito Edno Gui-marães.

PREFEItURA CoNClUI mElHoRIAS No EStáDIo AlBINo tURBAy

Um dos locais mais tradicionais do coração de Cianorte, a Praça João XXIII, conhecida popularmen-te como Praça da Matriz está sendo totalmente reurbanizada.

O objetivo da obra é tornar o local mais agradável e moderno, pronto para receber turistas, que

visitam o Santuário Eucarístico Nossa Senhora de Fátima.

“Sabemos que nossa cidade faz parte do roteiro do turismo religio-so do Paraná, então queremos que esta praça seja mais um cartão pos-tal de Cianorte” comentou o prefei-to Edno Guimarães enquanto visi-

tava as obras.Vale lembrar que os trabalhos de

urbanização devem durar até o fi-nal do ano, sendo que a previsão é de que a praça João XXIII esteja pronta até as comemorações na-talinas, tradicionalmente feitas em seu coreto.

Praça da matriz está sendo reurbanizada

Secretário de Esporte Valter Digiorgio e Prefeito Edno Guimarães

Lavanholi, Edno Guimarães e Padre Carlos

Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected] - Endereço: Av. Goiás 871

Quem passou pela Casa da Me-mória no último domingo (30), en-

controu um clima descontraído e de muita animação. Amantes da músi-

DUPlA João mAttoS E GRACIANo vENCE II FEStIvAl DE vIolEIRoSca sertaneja de todas as idades reu-niram-se no II Festival de Violeiros de Cianorte para mostrar seus talentos, divulgar seus trabalhos e, ainda, con-correr a prêmios. A grande vencedo-ra deste ano foi a dupla João Mattos e Graciano.

De acordo com o prefeito Edno Guimarães a cada ano que passa Cia-norte vem aprimorando e desenvol-vendo políticas voltadas para o lazer e bem estar da população. “A músi-ca sempre fez parte de nossas vidas e um exemplo é a sertaneja que nunca saiu de moda. É um dever do municí-pio promover a qualidade de vida da família cianortense”, comentou.

Os 38 competidores apresenta-ram desde músicas raízes até o ser-tanejo universitário. Os músicos fo-ram avaliados por oito jurados, nos

quesitos animação, arranjo, interpre-tação e música. O cantor Rodrigo Ti-zziani foi um dos jurados e abrilhan-tou o festival com uma participação especial.

Prestigiando o evento, o deputa-do estadual Jonas Guimarães tam-bém aproveitou a oportunidade e subiu ao palco para cantar uma mú-sica. “Sou apaixonado pela músi-ca sertaneja e o Governo Municipal está de parabéns pelo incentivo que vem dando aos talentos de Cianor-te”, afirmou.

“Superamos as expectativas e es-tamos muito satisfeitos com o re-sultado. Tivemos um número ain-da maior de inscritos nesta edição, o que faz com que o Festival de Violei-ros se consolide a cada ano como um espaço democrático de divulgação e

valorização dos nossos artistas”, dis-se a chefe de cultura, Michelle Bár-bara Ferrari.

Também acompanharam o even-to o vice-prefeito José Antonio La-guilo; o vereador Antonio Marques, representando a Câmara Municipal; o presidente da OAB Cianorte, Dr. Walmir Dantas; a assessora de Co-municação Evanir Marçal e o presi-dente do Clube da Viola, Aduílio Ter-ra da Silva.

PRêmIoS - A dupla João Mattos e Graciano, que nasceu na primei-ra edição do Festival, conquistou o 1ª lugar e levou para casa o prêmio de R$ 600 e troféu. Com um grande entrosamento, a dupla Mãe e Filha, formada por Taís Juliana e sua mãe Cristina, garantiram o 2ª lugar e re-ceberam R$ 400 e troféu.

Na 3ª posição ficou a dupla Nego Viola e Birigancho. A premiação foi de R$ 200 e troféu. Premiados com troféus, a 4ª colocação saiu para a dupla Saulo Viola e Thiago, e res-pectivamente em 5ª lugar, Donete e Davi. O vencedor do voto popular foi a dupla Cavalcante e Cauã.

JURI - O corpo de jurados foi for-mado Aduílio Terra, presidente do Clube da Viola; Hercides Fartio-ni, músico; Natal Reis, radialista da Cianorte FM; Compadre Adão, ra-dialista da Terra Boa FM; Rosânge-la Monteiro Constantino, secretária de Cultura de São Manoel do Para-ná; Wendel Richard Soares do Nas-cimento, radialista da Moda FM; Evanir Marçal, assessora de Comu-nicação da Prefeitura de Cianorte; e pelo cantor Rodrigo Tizziani.

Uma das vias de tráfego mais importantes da Capital do Ves-tuário, a avenida Minas Gerais apresentava diversas irregularida-des em seu pavimento, devido ao tráfego intenso de veículos pe-sados.

Para mudar esta situação, a administração municipal investiu na retirada da base antiga e reconstrução da base de sustentação do asfalto de parte daquela avenida.

Esta semana o prefeito Edno Guimarães esteve acompanhando as obras. “Asfalto em boas condições representam qualidade de vida e mais segurança para nossa população”, comentou.

Prefeito acompanha reparos na

pavimentação da avenida minas Gerais

Cumprindo ampla agenda de compro-missos administrativos, o prefeito Edno Guimarães esteve esta semana reunido com a população do distrito de Vidigal.

Na ocasião, o prefeito pôde apresen-tar as ações e projetos já desenvolvidos e que serão realizados em breve naque-la localidade.

A população também aproveitou para apresentar reivindicações e, principal-mente, agradecer ao prefeito pela aten-ção dada ao distrito.

Ainda em Vidigal, o prefeito Edno Gui-marães também participou de uma con-fraternização com membros do Grupo da 3ª Idade daquele distrito.

“Temos que valorizar nossos idosos, pois sem eles não haveria juventude”, ressaltou o prefeito Edno Guimarães.

Prefeito se reúne com população de vidigal

Prefeito Edno Guimarães visitando as Obras na Av. Minas Gerais

Prefeito Edno Guimarães falando aos presentes

Vereador Serginho falando aos presentes Parte do Público presente

Michele Barbara falando aos presentesPublico presenteMichele Barbara e Natal Reis entregando premio

Michele Barbara entregando premio de 1º lugar a João Matos e Graciano

Prefeito Edno Guimarães falando aos presentes

Michele Barbara entregando premio de 2º lugar a dupla Mãe e filha Michele Barbara entregando premio de 3º lugar a dupla Viola e Birigancho

Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected] - Endereço: Av. Goiás 871

Representantes dos diferentes departamentos da área da Saúde participaram, nesta segunda-fei-ra (31), de uma reunião sobre a im-plantação do Plano Diretor de Aten-ção Primária à Saúde. O momento teve por objetivo apresentar aos profissionais do município de Cia-norte as ações que devem ser de-senvolvidas para melhorar os índi-ces dos serviços de saúde.

O Plano é um projeto do gover-no estadual e se compõe basica-mente por três etapas: Qualificação

das equipes de profissionais, inves-timentos em infraestrutura e inves-timentos em custeio. A primeira das ações, que consiste em qualificar os agentes, ocorrerá em forma de cur-so, cujos participantes que possuem ensino médio receberão título de aperfeiçoamento técnico pós-mé-dio e os que já concluíram um curso superior, título de especialização.

O prefeito Edno Guimarães, que participou da reunião, disse que o atendimento de qualidade depende de momentos de aperfeiçoamento.

“As qualificações especializadas na área de atuação são extremamente importantes, pois contribuem para que os profissionais atendam cada vez melhor e, mais do que isso, pro-movam a saúde dos cidadãos.”

De acordo com Sílvia da Silveira Nabhan, chefe da Seção de Ações Estratégicas e Redes de Atenção da 13ª Regional de Saúde, responsável por coordenar o projeto na região, o primeiro módulo do curso será mi-nistrado no próximo mês (novem-bro), entre os dias 7 e 10. “Ao todo,

serão mais de 300 horas de estudos, preenchidas por atividades em ho-rário de serviço e extras”, explicou.

Entre os temas a serem explora-dos estão: As Redes de Atenção à Saúde e a Análise da Atenção Pri-mária à Saúde no Município; O Diagnóstico Local e a Programação Local e Municipal; Organizando a Atenção para a Condição Crônica – Rede Mãe Paranaense; Organizan-do a Atenção para a Condição Agu-da – Acolhimento e Classificação de Risco; A Abordagem Familiar: risco

familiar, prontuário familiar, Ficha de Saúde da Família e O Monitora-mento e o Contrato de Gestão.

Para a secretária municipal de Saúde, Janda Domingos, o traba-lho que está sendo iniciado contri-buirá para melhorar o atendimento em todos os sentidos. “A proposta do trabalho em redes, que o Plano apresenta, indica um trabalho uni-ficado entre os profissionais, de modo a compreender e atender as pessoas de modo integral, de acor-do com todas as suas necessida-

des”, comentou.Além da formação e qualificação

dos trabalhadores, as demais eta-pas, de investimentos, já têm plane-jamento definido. No Paraná todo, cerca de 400 Unidades de Atenção Primária serão reformadas, amplia-das ou construídas. Os trabalhos dessas unidades têm por entendi-mento que o atendimento à popu-lação deve ser completo, contem-plando o desenvolvimento de ações saudáveis, prevenção, manutenção, promoção e recuperação da saúde.

Plano de Atenção Primária à Saúde começa a ser desenvolvido em CianorteDiretores da Avenorte, Autoridades e familiares de josé Alves Ferreira (zé do Cinema)Autoridades presentes ao evento

Prefeito Edno Guimarães falando aos presentesDiretor presidente da Avenorte Bongiorno falando aos presentes

No último dia 31, Direto-res da Avenorte, Frangos Gui-bon, juntamente com o prefei-to Edno Guimarães, estiveram inaugurando a ciclovia José Al-ves Ferreira (Zé do Cinema), que liga o trevo de acesso da Vila 07 até a empresa.

A ciclovia possui 1.800 me-tros de comprimento, sendo que também foi realizado o plantio de 2.800 metros qua-drados de grama no entorno da via. Também foi realizada me-lhoria na iluminação do trecho, garantindo assim a segurança

de seus usuários.A ciclovia foi uma indicação

da Câmara, sancionada pelo prefeito Edno Guimarães, con-tribuindo com todas as empre-sas da região que possuem um grande número de funcionários que, em sua maioria, fazem

uso da bicicleta como meio de transporte.

Vale lembrar que esta é a 8ª ciclovia construída na Capital do Vestuário e seu nome ho-menageia um pioneiro que vi-veu naquela região. Familiares de Zé do Cinema, represen-

tados pelo filho do homena-geado, Anésio Alves Ferreira, também participaram da inau-guração da via e fizeram ques-tão de agradecer à administra-ção municipal pela merecida homenagem.

“Ficamos satisfeitos em po-

der oferecer mais esta melhoria para os trabalhadores cianor-tenses, pois além de apoiar-mos as indústrias, também in-centivamos o uso da bicicleta, que é um meio de transporte saudável e não poluente”, fa-lou o prefeito Edno Guimarães.

Avenorte inaugura ciclovia para facilitar acesso de colaboradores

Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-Site: www.folharegionaldecianorte.com - E-mail: [email protected] - Endereço: Av. Goiás 871

Nesta sexta-feira (04/11), o AUTO POSTO CIAFLEX contemplou um de seus clientes com a promoção “abasteça a sua sorte”, onde o ganhador juntamente com um(a) acompanhante, desfrutarão de uma in-crível viagem para conhecer de perto o Grande Prê-mio do Brasil de Fórmula 1, que acontecerá nos dias

26 e 27 de novembro/2011 em Interlagos. De acordo com o proprietário do posto, Sr. Didi, “a

promoção superou todas as expectativas e teve uma participação expressiva de nossos clientes”.

Disse ainda que “a realização desta promoção foi uma forma encontrada para agradecer todos os

clientes que estão prestigiando e contribuindo sig-nificativamente para o sucesso do empreendimento, que desde sua inauguração vem somando conquis-tas jamais vistas no comércio varejista de combustí-veis e afins em nossa região”.

No sorteio foi contemplada Samira Cristina Mar-

ques Rabazzi de Cianorte, que desfrutará de pacote para duas pessoas incluindo transporte aéreo (TAM), diárias completas no Confort Hotel Downtown, tras-lados, ingressos e camisetas oficiais da Formula 1, além de muita emoção durante os treinos oficiais e na grande corrida no circuito de Interlagos.

AUto PoSto CIAFlEX lEvARá ClIENtE PARA o GP DE FóRmUlA 1 Em INtERlAGoS

Facada do Auto Posto Ciaflex

Flavia e Heron Flavia e Heron e colaboradores

Heron, Didi, Carmem e FlaviaJanice e Aline

Flavia e Heron durante o sorteio João Carlos realizando o sorteio