folha regional de cianorte - edição 1202

8
1 Sábado é dia de coleta da Campanha do Agasalho 2015 PÁG. 2 AÇÃO SOCIAL Crianças e Adolescentes participam de Pré-Jornada Missionária PÁG. 3 RELIGIÃO Encontro reúne representantes do poder público dos Pólos do Vestuário PÁG. 4 INDÚSTRIA Ano 13 - Edição nº 1.202 - R$ 2,00 - Site: www.folhadecianorte.com - E-mail: [email protected] - Fone (44) 3018-2876 Quinta-feira, 7 de Maio de 2015 INFRAESTRUTURA INICIATIVA Oficinas de grafite promovem a socialização de adolescentes A intervenção psicos- social por meio de proces- sos grupais é uma das fer- ramentas de atuação da Prefeitura que tem gera- do profundas mudanças e melhorias significativas na vida de milhares de cia- nortenses. Isto porque, por meio do Centro de Refe- rência de Assistência So- cial – CRAS, a Secretaria Municipal de Bem Estar Social presta serviços que promovem a convivência e o fortalecimento de víncu- los, ampliando as oportuni- dades de trocas culturais e de experiências, desenvol- vendo o sentimento de per- tença e de identidade, bem como incentivando bons relacionamentos familiares e sociais. PÁG. 8 Praça Duque de Caxias tem 85% das benfeitorias realizadas Prefeito Bongiorno visitou as obras no local que sediará uma nova feira do produtor, eventos e exposições. PÁG. 8 Luiz A. Barbosa/FOLHA Assessoria/PMC

Upload: folha-regional-de-cianorte

Post on 22-Jul-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Versão Impressa da Edição 1202 da Folha Regional de Cianorte com circulação na quinta-feira, 07 de Maio de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Folha Regional de Cianorte - Edição 1202

CIANORTE-PR - QUINTA-FEIRA, 7 DE MAIO DE 2015 - ED. Nº 1.202 - Web: www.folhadecianorte.com - Email: [email protected]

1 O JOrnal da família!

Sábado é dia de

coleta da Campanha do Agasalho 2015

PÁG. 2

AÇÃO SOCIAL

Crianças e Adolescentes participam de Pré-Jornada Missionária

PÁG. 3

RELIGIÃO

Encontro reúnerepresentantes

do poder público dos Pólos do

VestuárioPÁG. 4

INDÚSTRIA

Ano 13 - Edição nº 1.202 - R$ 2,00 - Site: www.folhadecianorte.com - E-mail: [email protected] - Fone (44) 3018-2876

Quinta-feira, 7 de Maio de 2015

INFRAESTRUTURA

INICIATIVA

Oficinas de grafite promovem a socialização de adolescentes

A intervenção psicos-social por meio de proces-sos grupais é uma das fer-ramentas de atuação da Prefeitura que tem gera-do profundas mudanças e melhorias significativas na vida de milhares de cia-

nortenses. Isto porque, por meio do Centro de Refe-rência de Assistência So-cial – CRAS, a Secretaria Municipal de Bem Estar Social presta serviços que promovem a convivência e o fortalecimento de víncu-

los, ampliando as oportuni-dades de trocas culturais e de experiências, desenvol-vendo o sentimento de per-tença e de identidade, bem como incentivando bons relacionamentos familiares e sociais. PÁG. 8

Praça Duque de Caxias tem 85% das benfeitorias realizadasPrefeito Bongiorno visitou as obras no local que sediará uma nova feira do produtor, eventos e exposições. PÁG. 8

Luiz A. Barbosa/FOLHA

Assessoria/PMC

Page 2: Folha Regional de Cianorte - Edição 1202

CIANORTE-PR - QUINTA-FEIRA, 7 DE MAIO DE 2015 - ED. Nº 1.202 - Web: www.folhadecianorte.com - Email: [email protected]

2 O JOrnal da família!

Giro PolicialRELIGIÃO

AssessoriA pmc

Com o objetivo de su-perar as 35 toneladas de agasalhos, calçados e co-bertores arrecadados no último ano e, assim, pro-ver as condições necessá-rias ao enfrentamento do inverno às famílias caren-tes de Cianorte e dos distri-tos de São Lourenço e Vi-digal, o Provopar em Ação inicia, na tarde deste sába-do (09), as coletas de doa-ções para a Campanha do Agasalho 2015. Os mora-dores do Cianortinho, Jar-dim São Francisco, Jardim Universidade, Vila Sete, Seis Conjuntos e proximi-dades devem ficar atentos às visitas do Tiro de Guer-ra, que ocorrem a partir das 13h30min.

Marcada pela mensa-gem “Nunca se canse de fazer o bem” (2 TS 3:13),

esta é a 21ª edição da cam-panha, que conta com a so-lidariedade da população. “O povo cianortense, reco-nhecido pela benevolência, sempre foi parceiro des-ta iniciativa e, neste ano, acreditamos que não será diferente. Juntos, teremos uma campanha abençoa-da”, expressou a primei-ra dama e presidente de honra do Provopar, Fátima Bongiorno.

“Tenho a certeza de que ao abrir o guarda-roupa to-das as pessoas encontra-rão alguma peça que há al-gum tempo não usam e que fará a diferença na vida de quem precisa. Pedimos que doem o melhor. Se uma peça de roupa furada ou suja não serve para você, tão pouco servirá para o seu semelhante”, salientou a coordenadora do Provo-par, Neide Ferreira.

Sábado é dia de coleta da Campanha do Agasalho 2015Moradores do Cianortinho, Jardim São Francisco, Jardim Universidade, Vila Sete, Seis Conjuntos e proximidades devem ficar atentos às visitas do Tiro de Guerra

Visitas do Tiro de Guerra para a coleta das doações ocorrem a partir das 13h30min

JuliAno secolo

redAção

Mais de 170 pessoas, en-tre padres, leigos, coordena-dores e animadores de gru-pos estiveram participando do Encontro de Formação sobre o documento 100 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), neste último domingo (03), na Rainha da Paz.

O evento reuniu pesso-as das 05 Paróquias de Cia-norte e através de palestras abordaram os temas rela-cionados com o documento 100 da CNBB que foi inspi-rado no Evangeli Gaudium e propõe reflexões e ações

práticas para uma conver-são pastoral das paróquias.

A irmã Benigna Nazari explicou como funcionou o evento: “Cada uma das 5 pa-róquias de Cianorte ficaram encarregadas de apresentar um capítulo do documento. E muito entusiasmados, saí-ram com o compromisso de viverem o que viram e ouvi-ram” afirmou.

As palestras do evento ficaram por conta da Irmã Benigna, do Padre Sérgio Carris, pároco e reitor no Santuário Eucarístico Dio-cesano Nossa Senhora de Fátima; Walmir, Aparecido Sposito, e Walter (da Pa-róquia Sagrada Família);

Marcio Henrique Lopes, coordenador de liturgia do decanato (Paróquia São Vi-cente); Vera, animadora na Paróquia Sagrado Coração de Jesus; Toninho (Minis-tro Santuário) e o Padre Sérgio Galetti, pároco na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Decano da Dio-cese de Umuarama.

“Conversão Pastoral de nossas Paróquias! É preciso renovar”. Disse Padre Sér-gio Galetti, se referindo ao tema do Documento 100 da CNBB. “O documento nos estimula a vivenciar os propósitos da Igreja, e que através desta formação, ve-nha a encorajar os leigos a

evangelizar e a fazer novos evangelizadores.”, Frisou Padre Sérgio Galetti, que encerrou a formação com uma benção especial.

O Documento 100 “Co-munidade de comunida-des: uma nova paróquia. A conversão pastoral da paróquia” é composto por seis capítulos, sendo eles: Sinais dos Tempos e Con-versão Pastoral, Palavra de Deus, Vida, Missão nas Co-munidades, Surgimento da Paróquia e sua Evolução, Comunidade Paroquial, Sujeito e Tarefas da Con-versão Paroquial. (Com in-formações de Wander Lu-cas/Rádio Capital)

RAPAz DE 19 ANOs é EsFAQUEADO EM CIANORTEUm rapaz de 19 anos de idade foi esfaqueado na ma-

drugada de ontem em Cianorte. O crime aconteceu por volta das 1h30 na rua Porecatu, na Vila Operária, onde a vítima teria ido até a casa de uma amiga e quando che-gou foi surpreendido por um homem que teria saído de trás de uma árvore e avançado sobre ele com duas fa-cas. Mesmo ferido, a vítima conseguiu voltar para sua casa onde chamou o SAMU para o socorro, sendo levado consciente para o Hospital Santa Rita. A Polícia Militar foi acionada e não achou nenhum suspeito no local. Os policiais foram até o hospital Santa Casa, onde recebe-ram informações sobre o ocorrido. A PM passou os da-dos para a Polícia Civil apurar o caso.

MORTE - O único homicídio de Cianorte esse ano até então aconteceu no dia 3 de abril. Paulo Henrique de Carvalho, 35 anos,foi morto com sete tiros quando esta-va num bar no Jardim Santa Mônica. Cianorte registrou nove homicídios em 2014, sendo que uma morte foi aci-dental e somente dois casos estão em aberto ainda, sem a solução e prisão dos autores.(Com informações da 5ª CIPM Cianorte)

DUPLA é PREsA COM MACONhA E hAxIxE EsCONDIDOs EM CARRO ROUbADOA Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na ma-

drugada de ontem (6) dois homens que transportavam 30 quilos de maconha e 990 gramas de haxixe em Santa Terezinha de Itaipu, região oeste do Paraná.

Os dois ocupavam uma camioneta Hyunday IX35, abordada pelos policiais rodoviários federais no quilôme-tro 712 da BR 277, logo após ela ter passado pelo posto de fiscalização da PRF. Em uma fiscalização minuciosa, os policiais localizaram as drogas, que estavam escondi-das em compartimentos ocultos, nas caixas de ar (solei-ras) de ambos os lados do veículo. Foram apreendidos 41 tabletes de maconha e dois de haxixe.

Em consulta aos sistemas, a equipe da PRF constatou ainda que a camioneta portava placas clonadas e tinha alerta de roubo, registrado no último dia 17 de fevereiro em Tijucas do Sul (SC). O motorista, de 34 anos de ida-de, e o passageiro, 27, foram presos em flagrante por trá-fico de drogas e receptação de veículo roubado.

O primeiro já havia sido preso em outra ocasião pela PRF, em meados de 2012, quando fazia a função de bate-dor para um veículo carregado com drogas, em Laranjeiras do Sul (PR). A PRF encaminhou os presos, as drogas apre-endidas e o veículo recuperado para a Delegacia da Polícia Civil em Santa Terezinha de Itaipu. (Fonte: PRF Paraná)

Cianorte realizou formação de documento da CNBB

Centenas de pessoas participaram do Encontro de Formação sobre o Documento 100 na Rainha da Paz em Cianorte

Rádio Capital

Page 3: Folha Regional de Cianorte - Edição 1202

CIANORTE-PR - QUINTA-FEIRA, 7 DE MAIO DE 2015 - ED. Nº 1.202 - Web: www.folhadecianorte.com - Email: [email protected]

3 O JOrnal da família!

EDUCAÇÃO

TAPEJARA

Inscrições para concurso público já estão abertas

Juliano Secolo

Redação

Estão abertas até o pró-ximo dia 19 de maio as ins-crições para o Concurso Público da Prefeitura Muni-cipal de Tapejara que visa o preenchimento de 60 va-gas. Os cargos anunciados neste certame são voltados para nível fundamental; ní-vel médio e nível superior.

Em nível fundamental estão sendo oferecidas 10 vagas para Auxiliar de Ser-

viços Gerais - Masculino; 08 para Merendeira; 08 para Motorista II; e 12 para Zeladora. Já em Nível Mé-dio ou Normal Superior são oferecidos 02 vagas para Professor graduado em Pe-dagogia; e 18 para Profes-sor de Educação Infantil. Por fim, em nível superior são ofertadas as seguintes vagas: 01 para Advogado Municipal; 01 para Profes-sor graduado em Educação Física; e 02 para Médico Plantonista (2).

De acordo com o edital, os salários pagos aos apro-vados variam de R$ 788,00 a R$ 7.977,10, conforme a função desempenhada e a jornada de trabalho que pode chegar até 40 horas semanais. Para se inscre-ver é preciso se atentar a todos os requisitos exigi-dos, e acessar o site da or-ganizadora www.exatus-pr.com.br.

As taxas cobradas pela inscrição variam de R$ 40,00 a R$ 90,00 e devem

ser recolhidas preferen-cialmente nas casas lotéri-cas, mediante a apresenta-ção de boleto bancário. A avaliação dos participan-tes ocorre através de Prova Objetiva para todos os car-gos e também de Provas de Títulos ou Prática para al-gumas funções. O concur-so da Prefeitura de Tapeja-ra é válido por dois anos, e fica a critério do Executivo a prorrogação deste perío-do. (Com informações do PCI Concursos)

HABITAÇÃO

Roberto Corredado participa de audiência no Ministério das CidadesJuliano Secolo

Redação / aSSeSSoRia PMR

O prefeito do município de Rondon, Roberto Corre-dato, nesta semana está em Brasília, onde participa de uma extensa programação de atividades administrati-vas. Nesta terça-feira (05), ele participou de uma au-diência com o Gerente do Departamento de Produção Habitacional do Ministério das Cidades, Rui Silva.

Durante o encontro Cor-redato solicitou agilidade nos projetos habitacionais que estão sendo implanta-dos, bem como dos proje-tos que ainda serão implan-tados no município através do programa “Minha Casa Minha Vida”.

O encontro demonstra mais uma vez a atenção es-pecial que o prefeito Rober-to Corredato tem dado a área de habitação no muni-cípio. Recentemente ele es-teve em Curitiba , onde par-

Juliano Secolo

Redação

No próximo dia 31 de maio será realizada no Cen-tro Diocesano de Formação da Diocese de Umuarama a III Jornada Missionária para crianças e adolescen-tes. E como preparação para o evento foram reali-zados três pré-jornadas em Altônia, Cidade Gaúcha e Cianorte.

O objetivo de ambos os eventos foi levar às crian-ças e adolescentes o ardor e a valorização do serviço missionário junto a comu-nidade. Durante as pré-jor-nadas os jovens participa-ram da evangelização de forma lúdica através de pa-lestras e celebrações.

A pré-jornada em Al-tônia foi realizada no dia 18 de abril, na Paróquia São Sebastião e teve como tema: “Crianças e adoles-centes a serviço da missão permanente”. O encontro teve inicio com a Santa Missa celebrada pelo Padre Natalino Davanso, pároco na paróquia São Sebastião.

A coleta ofertada pelas crianças da comunidade fo-ram destinada para crian-ças além da fronteira. A evangelização lúdica con-tou com o apoio das pasto-rais que envolvem mais de 900 crianças e adolescen-tes com muita animação apresentaram coreografia, teatro e músicas.

A segunda pré-jornada foi realizada nos dias 25 e 26 de abril em Cidade Gaú-cha na paróquia Santa Ma-ria Goretti e São José Ope-rário, reunindo mais de mil crianças dos decanatos de Nova Olímpia e Douradina.

O Padre José Osmar Benetolli conduziu o mo-mento de oração e após esse início, os participan-tes fizeram uma caminha-da em oração passando pelo centro da cidade até a associação onde os gru-pos participaram da evan-gelização lúdica.

A última pré-jornada foi realizada no Centro Pa-roquial de Formação (CE-PARF) em Cianorte, no últi-mo dia 02 de maio reunindo crianças e adolescentes dos decanatos de Cianorte, In-dianópolis e Tapejara. Mais de 800 jovens participaram do evento.

O Padre Sérgio Apa-recido Galetti, pároco na Paróquia Sagrado Cora-ção de Jesus, de Cianorte, celebrou a Santa Missa, e em sua homilia, destacou o primeiro compromisso da Infância e Adolescência Missionária: “Tornar Jesus conhecido e amado”.

Agora os jovens se pre-param para a realização da Jornada que no dia 31 de maio deverá reunir milha-res de pessoas no evento. A III Jornada terá início às 08 horas com a acolhida. Em seguida às 09 horas com a celebração eucarística que será presidida pelo Bispo Dom João Mamede Filho. O evento contará também com a presença do Secre-tário Nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adoles-cência Missionaria e o Se-cretário da Juventude Mis-sionária Guilherme Cavalli. Durante o dia as crianças e adolescentes também par-ticiparão da Evangelização Lúdica e Teatro e da mos-tra de Talentos Paroquiais e Brincadeiras.

Crianças e Adolescentes da região participam de Pré-Jornada MissionáriaAtravés do lúdico, o evento buscou levar aos jovens o ardor e a valorização do serviço missionário junto a comunidade

Padre Sérgio Aparecido Galetti destacou o primeiro compromisso da Infância e Adolescência Missionária: “Tornar Jesus conhecido e amado” na Pré-Jornada em Cianorte

Leodina Costa/Coordenação Diocesana da IAM

Juliano Secolo

Redação

Não nenhuma surpre-sa que a educação contribui com a formação de bons ci-dadãos. E é por esta razão que a Administração Munici-pal de São Tomé tem inves-tido na educação no municí-pio, tanto que nesta última segunda-feira (04), os alunos do município estiveram rece-bendo os Kits Escolares.

A entrega foi feita pelo prefeito Arlei Hernandes de Biazzi, acompanhado da primeira dama Silvana Her-nandes e da chefe do Depar-

tamento Municipal de Edu-cação Fabiana Rodrigues aos alunos de todas as Esco-las Municipais e do Centro de Educação Casa de Davi.

“Por meio da educação vamos preparar as crian-ças para o futuro. Este é o único caminho para garan-tirmos o desenvolvimento e progresso do nosso mu-nicípio, e é por essa razão que nossa administração tem investindo nesta área e dando uma atenção es-pecial aos nossos alunos”, afirmou o prefeito Arlei. (Com informações da As-sessoria da PMST)

Crédito: Assessoria PMR

ticipou de uma audiência na Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR), onde discutiu os diferentes proje-tos de habitação que estão em curso e que beneficiará em torno de 293 famílias do município de Rondon, tan-

to na área urbana quanto na área rural.

Durante o encontro o prefeito destacou os inves-timentos em dois projetos um com 94 e outro de 97 unidades habitacionais e aproveitou para dar enca-

minhamento para mais 02 projetos visando a constru-ção de 30 unidades com re-cursos do Fundo de Arren-damento Residencial (FAR) e de 72 unidades através do Fundo de Desenvolvi-mento Social (FDS).

Prefeito Roberto Corredato durante audiência com o Gerente do Departamento de Produção Habitacional do Ministério das Cidades, Rui Silva em Brasília

Alunos de São Tomé recebem Kits Escolares

O Prefeito Arlei Hernandes esteve entregando os Kits Escolares para todos os alunos das Escolas Municipais e

do Centro de Educação Casa de Davi

Assessoria PMST

Page 4: Folha Regional de Cianorte - Edição 1202

CIANORTE-PR - QUINTA-FEIRA, 7 DE MAIO DE 2015 - ED. Nº 1.202 - Web: www.folhadecianorte.com - Email: [email protected]

4 O JOrnal da família!

EDUCAÇÃO

EDITAL DE INTIMAÇÃO:Na qualidade de Oficial do 1º Registro de Imóveis desta Comarca de Cianorte/

PR, segundo as atribuições conferidas pelo Artigo 26 da Lei 9.514/97, bem como pela credora do financiamento imobiliário, firmado em 14/08/2008, entre os intima-dos e Caixa Consórcios S/A – Administradora de Consórcios, registrado sob nº 05 na Matrícula nº 13.302 deste Ofício, referente ao imóvel constituído pela Data de terras nº 07-A da Quadra nº 44, Municipio de Indianópolis, em Indianópolis, PR; INTIMO os fiduciantes JOÃO FERREIRA DE LIMA e ANA MARIA PEREIRA BRAGA LIMA; não encontrados por ocasião da intimação pelo Serviço de Registro de Títulos e Do-cumentos desta Comarca, no dia 17/04/2015 em virtude da inexistência do nº 535 na Rua Guaicurus, em Indianópolis, PR, endereço este, indicado para intimação dos fiduciantes, para que se dirijam a este Serviço Registral, situado na Rua Cristóvão Colombo, 261 – centro, em Cianorte/PR, onde deverão efetuar a purga do débito, acrescido da atualização monetária, juros de mora, encargos vencidos e que se ven-cerem durante o prazo desta intimação e às despesas de cobrança; no prazo impror-rogável de 15 (quinze) dias, contados da data da última publicação deste Edital, sob pena de consolidação da propriedade na pessoa da atual credora Caixa Consórcios S/A – Administradora de Consórcios. Cianorte, 04 de Maio de 2015.(a) Oficial.

Juliano Secolo

Redação

A Federação das Indús-trias do Estado do Paraná (FIEP) promoveu um en-contro entre os sindicatos empresariais que integram o Conselho Setorial da In-dústria do Vestuário e Têx-til da Fiep com represen-tantes do poder público dos municípios que abrigam os pólos do setor no Paraná.

O encontro realiza-do, na terça-feira (5), em Curitiba, teve o objetivo de abrir um diálogo para o debate de iniciativas con-juntas que podem ser im-plantadas pelos setores público e privado para o desenvolvimento do seg-mento e das cidades.

Participaram do encon-tro prefeitos, vice-prefeitos ou secretários de onze mu-nicípios: Cianorte, Ampére, Apucarana, Flor da Serra do Sul, Guaporema, Londrina, Maringá, Munhoz de Melo, Nova Olímpia, Piraquara e

Terra Roxa. Durante o even-to, gestores do Sesi e do Se-nai apresentaram ações das duas instituições voltadas para empresas do segmen-to. Além disso, o Departa-mento Econômico da Fiep detalhou o panorama do se-tor no Estado.

Para o presidente do Sistema Fiep, Edson Cam-pagnolo, que participou da abertura do encontro, os números mostram a impor-tância do setor têxtil e do vestuário para a economia desses municípios e do Pa-raná. Segundo ele, é fun-damental garantir a manu-tenção e o crescimento da geração de empregos e ren-da nessas e em outras cida-des. “O que estamos fazen-do aqui é buscar soluções que contribuam para o de-senvolvimento das indús-trias do vestuário e dos mu-nicípios”, afirmou. “Temos que ter um olhar de longo prazo, precisamos de polí-ticas públicas que possam dar segurança aos indus-

Encontro reúne empresáriose representantes do poder público dos Pólos do VestuárioReunião buscou debater iniciativas conjuntas que podem ser implantadas pelos setores público e privado

triais que geram empregos e renda”, completou.

Campagnolo disse ain-da que é essencial que, em nível nacional, sejam en-contradas soluções para a guerra fiscal, que muitas vezes faz com que empre-sas do setor transfiram suas

plantas industriais, com-prometendo a economia dos municípios. “Temos a preocupação de tornar nos-so ambiente de negócios mais favorável e competi-tivo. Defendemos uma po-lítica pública com justiça fiscal, para que outros atra-

tivos segurem as empresas em seus locais”, declarou.

O Secretário de Indús-tria, Comércio e Turismo de Cianorte Wanderley Fernandes destacou a im-portância da aproxima-ção dos empresários com os gestores dos municípios

em que o setor tem bastan-te peso na economia local, como é o caso de Cianorte. “Esse encontro é importan-te para que as empresas e o poder público possam se auxiliar no planejamento em busca do fortalecimen-to do setor.”, explica.

Segundo a FIEP, o Se-tor do Vestuário hoje con-ta com cerca de 6,4 mil empresas e 100 mil postos de trabalho, sendo que o segmento é o segundo que mais emprega na indús-tria do Estado, atrás ape-nas do setor de produtos alimentícios.

Aproximadamente 46 mil desses trabalhadores atuam em empresas ins-taladas em 29 municípios, que recebem praticamente metade do montante de R$ 1,4 bilhão pago em salários anualmente. Em Cianorte, o setor emprega mais de 6.400 pessoas, com renda anual de mais de R$ 117 milhões. (Com Informa-ções da Agência FIEP)

O Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Cianorte, Wanderley Fernandes participou do encontro do FIEP que debateu sobre iniciativas conjuntas para o Setor do Vestuário

Agência Fiep

aSSeSSoRia nRe

Profissionais da Educação da rede estadual e municipal de Cianorte e municípios da região, que participam do Programa Nacional de For-talecimento dos Conselhos Escolares estiveram reuni-dos nesta quarta-feira (6) em Cianorte, onde foi reali-zado o 1º Encontro Presen-cial do Curso de Formação de Conselheiros Escolares

Curso de formação reúne conselheiros escolaresA aula inaugural foi rea-

lizada no anfiteatro da Pre-feitura Municipal de Cianor-te, contando com a presença das tutoras Adegmar Ven-dramini e Kelly Cristine Werdenberg, bem como o articulador da mesorre-gião noroeste paranaense, Marlon Hernandes Canta-rin, além da coordenadora de formação continuada da rede municipal de Cianorte, professora Solange Barrin.

O curso é desenvolvi-do em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), fa-zendo uso de recursos como Fóruns, Questionários, Situ-ações problema, contando com 09 atividades avaliati-vas e 03 encontros presen-ciais, sendo este primeiro chamado de módulo intro-dutório de 40 horas.

Vale lembrar que o Progra-ma Nacional de Fortalecimen-to dos Conselhos Escolares é

uma parceria entre as Univer-sidades Federais, Secretaria de Educação do Estado do Para-ná (SEED) e secretarias muni-cipais de Educação.

O curso, com término previsto para junho, foi de-senvolvido para estimular e fortalecer a participação dos conselheiros escolares na gestão democráticas das es-colas, contribuindo na cons-trução de uma Educação de qualidade para todos.Curso de formação reúne conselheiros escolares

Assessoria/NRE

Page 5: Folha Regional de Cianorte - Edição 1202

CIANORTE-PR - QUINTA-FEIRA, 7 DE MAIO DE 2015 - ED. Nº 1.202 - Web: www.folhadecianorte.com - Email: [email protected]

5 O JOrnal da família!

Page 6: Folha Regional de Cianorte - Edição 1202

CIANORTE-PR - QUINTA-FEIRA, 7 DE MAIO DE 2015 - ED. Nº 1.202 - Web: www.folhadecianorte.com - Email: [email protected]

6 O JORNAL DA FAMÍLIA!

ARIES - Sempre há por aí assuntos tão difíceis que até sua alma ariana se sente tentada a deixar de lado e fin-gir que não existem. Porém, agora é o momento mais oportuno possível de dar conta desses assuntos. Aproveite!

TOURO - Você está perto do mo-mento em que se torna possível apro-ximar a teoria da prática e não po-deria haver nada mais auspicioso do que isso. Siga em frente, faça com que cada atitude sua seja o reflexo dos seus ideais.

GÊMEOS - Enquanto sua alma con-tinuar evitando fazer os reconheci-mentos que são necessários, muita vitalidade continuará se perdendo. Agora é o momento de enfrentar as verdades cruas e duras, mas que são libertadoras também.

CÂNCER - Ainda que certas pessoas pa-reçam antipáticas à primeira vista, me-lhor seria aceitá-las e acomodá-las da melhor forma possível em sua vida, dado terem se tornado necessárias. Afinal, a

necessidade é a mãe do destino.

LEAO - A manutenção da vida co-tidiana é imprescindível e, por isso, deveria produzir alegria, já que sem essa infraestrutura tudo o mais des-moronaria. Encarar com irritação e má disposição essas tarefas é o co-meço do fim.

VIRGEM - Em nome da verdade vale a pena encarar conversas que, à pri-meira vista, pareceriam constrangedo-ras. Em nome da verdade vale a pena libertar as pessoas e ajudá-las a seguir o caminho delas, mesmo que isso seja difícil.

LIBRA - Atreva-se a encarar tudo que de mais difícil estiver em andamento, princi-palmente esses assuntos que por não saber administrá-los e protelá-los indefinidamen-te acabaram empatando uma boa parte do seu progresso. É agora.

ESCORPIAO - As lutas de poder são emocionantes, porém, na prática nin-guém sai vencedor, deixam atrás de

MALHAÇÃO - Gael prende Luiz dentro do carro. Disfarçado, Gael se aproxima de Ka-rina e dá dicas sobre a adversária da filha. Luiz não aparece para lutar e Lobão fica fu-rioso. João torce pela derrota de Duca. Ou-tro lutador sobe ao ringue para lutar com Duca. Cobra vence sua luta e Heideguer fica animado. Gael conta a Cobra o que aconteceu com Luiz. Wallace perde a luta por nocaute e Sol fica arrasada. Heideguer coloca um microtransmissor em Lobão. Co-bra tenta dar uma dica a Karina sobre sua luta e Lobão fica irritado. Dandara se de-sespera ao ver a adversária de Karina.

SETE VIDAS - Lígia fica abalada com a situação de Miguel. Vicente tem um sur-to ao ouvir a voz de Lígia na secretária eletrônica e Pedro fica preocupado. Dur-val diz que Bernardo é herdeiro de Mi-guel e o adolescente fica irritado. Laila disfarça o impacto com a notícia sobre o estado de Miguel. Diego não consegue aceitar a chegada de Miguel na vida de Felipe. Pedro fica indiferente com a no-tícia sobre a nova operação de Miguel.

ALTO ASTRAL - no aguardo da divul-gação oficial. Adriana devolve herança para Scarlett. Marcos sequestra Laura.

BABILÔNIA - Alice e Evandro reatam. Inês resolve ir ao escritório de Teresa e Celina se preocupa. Teresa questiona Vi-nícius sobre as imagens em que ele apa-rece com uma mulher no elevador do escritório. Inês tenta se aproximar de Vi-nícius. Laís fala para Maria José que o que sente por Guto não vai além da ami-zade. Rafael conversa com Wilma sobre Laís. Inês confirma para Teresa que Be-atriz atirou nela e implora para não ser demitida. Pedro confirma para Beatriz que deu tudo certo na Suíça. Inês conta para Celina que vai ajudar a inocentar Vinícius. Guto começa a trabalhar como office boy na construtora de Evandro.

O REI DO GADO - Geremias pensa em Luana. Léia avisa corretores que não vai vender a fazenda. Geremias fica revol-tado com a atitude de Léia. Luana ouve Bruno falar mal dos Berdinazi. Suzane liga para Léia e procura por Ralf. Mar-cos descobre que encontraram um cor-po enterrado na areia. Geremias conta para Rafaela que vai buscar Luana. Lua-na discute com Bruno. Léia se preocupa com Ralf. Senador resolve viajar para o acampamento de Regino. Geremias viaja para Ribeirão.

CHIQUITITAS - Todas as chiquititas de-cidem expor quem é a verdadeira Marian, inclusive suas maldades. Armando amarra Gabriela mais uma vez e telefona para Ju-

nior para pedir o dobro do resgate. A polí-cia pede para Junior ficar com ele ao me-nos um minuto no telefone para rastearem a ligação. Junior separar o dinheiro e vai junto com a polícia se encontrar com Ar-mando no endereço passado por ele. Mil-ton acorda com ressaca após a bebedeira da noite anterior. Joana deixa Maria no orfanato enquanto vai ao hospital buscar o resultado de seus exames.

CORAÇÃO INDOMÁVEL - Doris me-nospreza Maria Alessandrae diz que ela não irá à festa de Karim, pois irá impe-di-la. Doris chama Maria Alessandra de Mulher Fácil. Na Clinica, o cirurgião plás-tico tira as vendas dos olhos de Teobal-do. No Cassino, Miguel é entrevistado por Carol e ela explica no que consistirá seu trabalho, que ele deverá portar uma arma e para isso questiona se ele sabe disparar. Doris diz a uma amiga que falará com Ka-rim para que ele retire o convite feito a Maria Alessandra para ir a sua festa. Do-ris diz a Maria Alessandra que Otávio é sua propriedade. Miguel aceita a vaga de trabalho no cassino.

MARIA ESPERANÇA - A ausência de Eduardo preocupa Malvina, que tem medo que Maria desista do casamento e eles fi-quem sem dinheiro. Maquiavélica, ela tem um plano para trazer Eduardo de volta e diz a Beatriz que está disposta a matar ou morrer para defender o patrimônio a que tem direito. Fabíola pede e Eduardo con-corda em hospedá-la na mansão durante sua estadia em São Paulo. Maria Helena decide investigar a vida do filho. Rodolfo está cada vez mais desconfiado do com-portamento da esposa e pede explicações.

CARROSSEL - Germano leva Mário à es-cola. Jaime e Paulo ainda se sentem mal por causa dos doces. As crianças provocam Mário e o chamam de “Malayala”. A pro-fessora tem uma conversa com Germano, que confessa que quer colocar seu filho em um internato. Professora Helena perdoa o menino e lhe dá mais uma chance. Karen Kari, a dona dos doces que estão sendo vendidos na escola, encontra com a dire-tora Olivia.

A USURPADORA - Ao perceber que o ir-mão pode por tudo a perder, Rodrigo con-torna a situação e não permite que Carlos Daniel desmascare Paulina. Carlinhos leva um tombo e Carlos Daniel, que não con-segue mais esconder sua revolta, impede que Paulina se aproxime do menino. A ati-tude dele deixa Dona Piedade desconfiada de que o neto já sabe da verdade. No meio dessa tempestade que abalou a mansão dos Bracho, o médico de Carlinhos quer marcar a data para a cirurgia do menino.

Charge

si mortos e feridos. Porém, há guer-ras que são justas e necessárias, pois determinam quem são aliados e quem são os contras.

SAGITARIO – Os instrumentos existem para aumentar o poder dos seres humanos. Por isso, arregace as mangas e busque os instrumentos e ferramentas necessárias para você conseguir fazer o que seria impossí-vel de outra forma.

CAPRICORNIO - Aquilo que você desejar não há de tornar-se objeto de melancolia, mas incentivo para se dispor a utilizar todas as ferramentas necessárias e disponíveis, conquis-tando o alvo por meio de sua própria força de vontade.

AQUÁRIO - Há assuntos que sua alma preferiria esquecer, mas que de forma misteriosa voltam à consciência e se fazem presentes. Nesse momento será melhor não apresentar resistên-cia, mas acomodá-los na consciência e administrá-los.

PEIXES - Ainda que por puro inte-resse, os laços formados entre as pes-soas que atualmente rondam você são sólidos o suficiente para mere-cerem respeito. Do futuro ninguém pode falar ao certo, nem sequer a As-trologia. É isso.

RESUMO DE NOVELAS

INGREDIENTES200g de carne (patinho ou coxão mole) cortada em tiras1 kg de batata1 cebola média picada1 colher de sopa de óleo de soja2 colheres de sopa de molho inglês4 colheres de sopa de catchup1 lata de creme de leite1 caldo de carneSal, pimenta e páprica a gosto

MODO DE PREPARORefogue a carne no óleo e acrescente a cebolaAdicione o catchup, o molho inglês, sal pimenta páprica e caldo de carneCozinhe as batatas separada da carne e bata-as no liquidificador com 1/2 litro da água do cozimentoJunte ao refogadoDeixe ferver, desligue o fogo, prove o sal e finalmente acrescente o creme de leite

SOPA ESLAVA

Page 7: Folha Regional de Cianorte - Edição 1202

CIANORTE-PR - QUINTA-FEIRA, 7 DE MAIO DE 2015 - ED. Nº 1.202 - Web: www.folhadecianorte.com - Email: [email protected]

7 O JOrnal da família!

sala+cozinha e banheiro, sem condomínio. VALOR R$ 750,00.

TEL. 9142-5949--------------------------------------------ALUGA-SE SALA ComErCiAL com habite-se na Rua Humaitá

nº 600. A 50 mts do Hospital São Paulo. VALOR R$ 1.700,00. TEL.

9142-5949--------------------------------------------

ALUGA-SE Um imóvEL de 200m2, na Praça Central de Japurá.

Ótimo ponto comercial. Fones 44 9923-4556 e 46 3547-1340

--------------------------------------------ALUGA Barracão 10x25 para

depósito, do lado da Rodovia PR 323, próximo ao recando da Na-tureza. Trevo de São Lourenço.

Fone 9701-5078, Denise--------------------------------------------ALUGA loja Shopping Nabhan.

3019-5900 ou 9977-1330.--------------------------------------------

IMÓVEIS COMPRA

--------------------------------------------ComprA Consultório Odontológi-

co em Cianorte. Interessados enviar e-mail p/ mkodontologia@

outlook.com--------------------------------------------ComprA imóvel de 3 dormitóri-os. Forma de pagamento: uma S10 Cabine dupla, 04, gasolina,

preta + parcelas de R$ 4 mil. Tratar c/ Vitor 9889-1667

--------------------------------------------ComprA direito de terreno no Pq. das Nações, c/ parc. até R$ 380,00. Forma de pagamento: Astra Hatch 2008, prata, 4 por-

tas, som MP3 e aerofólio traseiro. Tratar 9911-7447 ou 9941-8783.--------------------------------------------

IMÓVEIS VENDA

--------------------------------------------vENDE-SE CASA, em São Tomé, com 70m2, em alvenaria. Com 2 quartos, sala, cozinha, BW Social e garagem. Fone 44 9914-8830,

falar com Jorge--------------------------------------------

vENDE-SE CASA, em São Tomé, com 84m2, em alvenaria. Com 3

quartos e suíte, sala, cozinha, BW Social e garagem. Fone 44 9914-

8830, falar com Jorge--------------------------------------------vENDE-SE CASA, 100m2, rua Juruá, 773, ótima localização, próximo ao centro, acabamnto diferenciado em porcelanato,

possuí 3 quartos, sendo 1 suite, garagem para dois carros, sala, cozinha, lavanderia, espaço nos

fundos para edícula. Contato 9953-2263 ou 9132-0950

--------------------------------------------vENDE-SE ApArTAmENTo ED. SANTA iSABEL, com 3 quartos, sendo 1 suíte com armário embu-tido, cozinha planejada, 2 ar condi-cionado, decoração em gesso, luz

de led. Valor R$ 400 mil, aceita financiamento. Fone 9961-4444

--------------------------------------------vENDE oU TroCA por ApAr-

TAmENTo, uma área de lazer toda equipada no Jardim Univer-sidade com 360m² de área total

contendo uma construção de 72m² e uma piscina de 32m². Val-or a Combinar. Tratar 9977-9277.--------------------------------------------

vENDE-SE ApArTAmENToNo centro da ciedade, com 2

quartos, 2 banheiros, 2 salas, co-zinha, área de serviço, sacada e uma vaga de garagem. Área total de 116 m2, na quadra do Banco do Brasil. Fone 44 9977-8485

--------------------------------------------vENDE-SE CASA

No Jardim Nova Itália, em Cian-orte, com 12 cômodos: suíte, dois quartos, três banheiros, cozinha planejada, etc. Terreno de 240m²

e área construída de 137m². Fone: (44) 3018-3966.

--------------------------------------------vENDE-SE oU TroCA-SE TEr-rENo 1.000 metros2, localizado na Estrada Santana a 500 metros de Cianorte, saindo da Av. Arthur

Thomas. R$ 75.000,00. Fone 9968-6265 com Jefferson

--------------------------------------------vENDE-SE SoBrADo na Rua To-cantins 812, esquina com a Piauí.

Fone 9979-2379 e 9139-0779--------------------------------------------vENDE oU TroCA CháCArA

Com 2.500 m² na estrada Ci-anorte a São Tomé, com água e

energia. atrás da Chácara Por Do Sol. Valor á combinar. Tratar (44)

9918-1192--------------------------------------------

vENDE-SE oU TroCA-SE CASA no Conjunto Ovídio Fran-zono. Fone 9811-6840 ou 9893-

6528 com Maria--------------------------------------------

vENDE-SE oU TroCA-SE CASA em Maringá, com 128m2 construídos em alvenaria. Valor a combinar. Ótima localização.

Fone 44 9957-5054--------------------------------------------vENDE-SE ApArTAmENToS no Sierra Towers (antiga cocamar),

4º andar e 5º. Falar com Edilaine. Fone 9915-4480

CLASSIFOLHA

VEÍCULOSFIAT

--------------------------------------------vENDE oU TroCA UNo 94/95 1.0 EX azul metálico, vidro, trava,

limpador e desembaçador traseiro, 2 portas, pneus bons, baixa quilo-metragem, bem conservado. R$ 6.800,00. Tratar (44)9147-1030

--------------------------------------------vENDE UNo WAy CELEBrA-TioN 2011. 4 Portas. Completo. R$ 23.500,00. Tratar com Lean-

dro9977-7894--------------------------------------------vENDE FiAT SiENA FirE 03/04,

gasolina, ar quente-frio, trava, vidro-elétrico, desembaçador

traseiro, 4 portas, manual, nota fiscal e chave reserva, 3o. dono, placa A, cor preto (confortável e econômico), 14,5mil c/som toca

mp3. Fone: 9954-2589.--------------------------------------------vENDE-SE UNo 2001/2002, 2

portas, branco. Tratar 9107-8773--------------------------------------------vENDE-SE oU TroCA-SE por

moTo, páLio 1.5 MPI, azul metálico, 4 portas, vidro, trava e alarme, aceita moto ou bis com

partida ano acima de 2006. Valor R$ 9.000,00. Fçone 9920-2024,

Márcio--------------------------------------------vENDE FiAT SpAzio 86, bege, R$ 3.500. Tratar c/ Valdir 9950-

7917--------------------------------------------vende FiAT UNo ELETroNiC

95, 4 portas, ar quente, R$ 8 mil. Tratar 9837-5107

--------------------------------------------vENDE Palio Fire Ex 02/03,

direção hidraulica, limpador e desembaraçador traseiro, manual

e chave reserva. Placa A, ar quente, brando. R$ 12 mil, a vista ou financiado. Tratar 9949-5471--------------------------------------------vENDE 2 Pálios 2011, cor prata. Valor a negociar. Fone 3351-3500--------------------------------------------vENDE Fiat 147, 1980, original, àlcool, amarelo. R$ 3.500,00. Tratar com Ailton 3018-2300

--------------------------------------------vENDE Ducato Multi, 11, 16

lugares, completa, dvd, verde metálica. Marcelo 9968-6006

--------------------------------------------vENDE Ducato minibus diesel, 08/09, cinza, excelente estado.

Tratar 8813-5436.--------------------------------------------

vENDE Fiorino 1.0, 95, cinza, com carroceria aberta. 9978-0942--------------------------------------------vENDE Fiorino Furgão, 08, flex, ótimo estado. Tratar 9977-6103

--------------------------------------------vENDE Palio EX, 01, vermelho, travas, vidros elétricos, limpador,

desembaçador traseiro. Tratar 3018-2070 ou 9977-0262

--------------------------------------------vENDE pálio 1.5, 96 verde me-

tálico, 2 portas, gasolina. Tratar c/ Andreia 9172-4948

--------------------------------------------

FORD--------------------------------------------vENDE ESCorT GL preto 87. R$ 3mil. Tratar c/ Valdir 9950-

7917--------------------------------------------vENDE Belina 89 c/ som de rua. A combinar. 3631-7148 ou 9995-

9150 ou R. do Advogado, 597--------------------------------------------vENDE Currier, 04, batida, so-

mente teto, fácil concerto. Tratar c/ Ferreira 9972-8841

--------------------------------------------vENDE Del Rey, 88, 1.6, alcool. Conservado. Tratar 9844-6735

--------------------------------------------vENDE Ecosport Flex, freestyle, 08, prata, ótimo estado de con-

servação. 40 mil km. Único dono. R$ 32mil. Tratar 3629-1217,

9977-5114 ou 9103-3371--------------------------------------------vENDE Ecosport XLT, 11, bran-ca, único dono, 13 mil km, com-pleta, banco de couro, airbag e

freios abs. Novíssima. 9977-9277--------------------------------------------

CHEVROLET--------------------------------------------vENDo ChEvroLET vECTrA ELEGANCE 2.0 (FLEx), preto, ano/modelo 2010, único dono. Interessados tratar no fone (44)

9922-2323--------------------------------------------vENDE CorSA SEDAN Premi-um, ano 2009/09, cinza metálico, completo, 1.4 Flex. Fone 9153-

6080 (Tim)--------------------------------------------vENDE AGiLE LTz 2010/2011,

vermelho, completo. Tratar 9831-7148

--------------------------------------------vENDE CorSA SEDAN 1.4

prEmiUm, 09/10, prata, com-

pleto, com rodas de liga leve e farol de neblina, alarme original com controle na chave, ar condi-cionado, direção hidráulica, trio

elétrico, insufilme, rabixo, bateria nova, único dono, 52.000 km. Tratar com Alex 8401-5410.

--------------------------------------------vENDE UmA moNTANA, prata,

1.8, 2004, completa modo es-portivo e rodas 17. R$ 10.000,00 direitos + 29x R$ 500,00. Fone

9993-5643 com Igor--------------------------------------------

vENDE moNzA 95 AzUL ESCUro, bem conservado.

Fone 9813-0747--------------------------------------------

vENDE-SE ASTrA hATCh, Confortline, prata, 2.0, flex, com-pleto, placa A. Cel. 9991-1545

--------------------------------------------vENDE ASTrA SEDAN AD-

vANTAGE, 2009, placa A, prata, revisado, preço de tabela – R$ 26.800,00. Tratar com Sidney

9986-8607--------------------------------------------vENDE CorSA CLASSiC 13/13, prata, direção, trava, alarme. 17

mil Km. R$ 26 mil. Tratar com Nei 9977-2631

--------------------------------------------vENDE-SE oU TroCA CELTA 2004, 4 portas, 1.4 com alarme

e desembaçador, cor branca. R$ 13 mil. ou troca por Palio 2002 a 2004 completo. Fone 9928-1757--------------------------------------------

vENDE mErivA 1.4 prETA mAxx 08/09. Veículo Completo, 2º Dono com Manual e Nota Fis-cal. R$ 27 mil . Tratar com Ricar-

do, Fone: 9944-2966--------------------------------------------vENDE vECTrA ELEGANCE

2010, preto, placa A. Ótimo esta-do. R$ 37mil. Tratar 9968-9488

--------------------------------------------vENDE-SE Um S-10 2.4 MPFI,

executive, 4 x 2, CD 8V, 2009/10, flex, branca. R$ 49.900,00. Fone

9977-4569 ou 9125-6174--------------------------------------------

vENDE-SE CorSA CLASSiC Life, álcool, 2004/05, prata metáli-co. Placa A. Fone 9153-6080 (Tim)--------------------------------------------vENDE mErivA mAxx 1.4 com Bancos em Couro, completa, ano de 2010, rodas esportivas, pneus

novos, computador de bordo, rádio cd mp3 original de fábrica, insulfim, farol de milha, impos-tos 2014 pagos. Aceito troca

por carro ou moto de menor.R$ 27.900,00. Tratar (44) 9710-4308.--------------------------------------------vENDE oU TroCA CrUzE LT sedan, branco com 12.400km, automático sem couro. Fone

9968-8005 com Gilmar--------------------------------------------

vENDE CLASSiC SEDAN 2008/2008 Flex, 4 portas, preto,

com direção hidráulica, desemba-çador traseiro, ar quente, placa A, chave reserva. R$ 15 mil a vista ou R$ 16.500 na troca. Também

financia. Tratar 9949-5471--------------------------------------------vENDE Vectra, motor 2.2, ano 2000, azul. Completo. Valor R$ 14.900,00. Fone 44 9922-2323

--------------------------------------------vENDE meriva, prata, completa, 2004, preço a combinar. Tratar C/

Vandir 9145-8625.--------------------------------------------

vENDE Meriva CD 2004 flex completa, super conservada.

tratar 9991-1545--------------------------------------------vENDE Astra GLS 2.0, 95, prata, 4p. R$ 10 mil. Troca por Biz, ou carro até R$ 4 mil. 9949-5471

--------------------------------------------vENDE Astra Sedan GL, 1.8,

00, branco, completo. R$ 18 mil. Tratar (45) 9930-0295

--------------------------------------------vENDE Astra, 02, original à alcool, brando. 2º don, placa

A, excelente conservação. R$ 21.500,00. Tratar 9800-7938.

--------------------------------------------vENDE Astra Hatch CD, 03, branco, 4 portas, ar digital, kit flex. Tratar c/ Alex 9831-0605

--------------------------------------------vENDE Astra 05/05 Elite, sedan,

prata. Tratar 9930-0295--------------------------------------------

vENDE ou troca Astra Sedan, preto, 2006. Marcio 8806-3511

--------------------------------------------vENDE Astra 2.0, 07, preto, flex

advandage, aut., completo. R$ 26 mil. 9116-6034 ou 9114-4758

--------------------------------------------vENDE Astra Hatch Advantage;

08, 4 portas, prata, placa A, aerofólio traseiro, 4 pneus novos, som com MP3. Nunca foi batido. R$ 31 mil. Só vende. 9911-7447.--------------------------------------------vENDE Astra completo, 10/11, air bag, prata, 17 mil Km. R$ 39 mil.

3629-1531 ou 9996-7806--------------------------------------------

vENDE Astra Hatch, 10/11, prata, completo, 31 mil km. Particular.

Tratar 9704-1514--------------------------------------------vENDE Celta, 03, 2 portas, bran-

co, ótimo estado. Tratar 9127-6629 ou 9938-1679

--------------------------------------------

VOLKSWAGEN--------------------------------------------vENDE GoL G3 1.0, ano 2000, 2 portas, direção hidráulica, vi-dros, travas elétricas e alarme,

pneus em bom semi-novos, faróis mascara negra, carro bem

conservado. R$ 13 mil. Aceita carro financiado para assumir o financiamento, de preferência

Montana ou Saveiro. Tratar com Bruno 9899-0500 ou 3629-5002--------------------------------------------

vENDE-SE oU TroCA-SE por moTo FUSCA BrANCo. Anos

1981. Fone 9977-0609--------------------------------------------GoL BrANCo 2000, vENDE-

SE oU TroCA-SE. G3, 4 portas, placa A, com vidro e trava. Ótimo estado de conservação. Valor a combinar. Troca-se por carro ou

moto de menor valor. Fone 9970-7910, com Raimundo

--------------------------------------------vENDE GoL GTS 1.8, 1989,

chumbo, com banco recaro, ro-das orbital original, trava, alarme, isulfilme, e vidros elétricos; super conservado. R$ 8.500,00. Tratar

9882-5266--------------------------------------------

vENDE voyAGE ANo 09/10, de cor preta, 1.6 flex Confortline. Pneus novos, documentos Ok. R$ 29.800,00. Aceita troca por

Golf Sportline com teto solar até 2012. Tratar com Rogério (44)

9957-2964--------------------------------------------vENDE Fox 1.6 pLUS, 4 por-tas, flex, prata, completo, 2009, 4 pneus novos. aro 15, insufilm, im-postos 2014 todos pagos. Aceita troca por carro ou moto de menor valor. R$ 25 mil. Tratar 9710-4308--------------------------------------------vENDE GoL CL ChT 91, azul,

imposto pago. R$ 5.500,00. Tratar com Nei 9977-2631

--------------------------------------------vENDE Fox 1.0 roUTE, 2008, preto, ar, direção. 68 mil km. R$

26 mil. Tratar com Nei 9977-2631--------------------------------------------vENDE GoL 1.6 poWEr 2009. Particular, único dono, excelente

estado, 71.600 km, completo: ar condicionado, vidros e tra-

vas elétricas, direção hidráulica, alarme, som original, vermelho. R$ 26.500. Tratar 9863-5673

--------------------------------------------vENDE-SE SAvEiro, G3,

2001/01, branco, direção, trava e alarme, rodas 17. Valor R$

21.500,00. Fone 9715-9058 ou 9838-0637, Willians

--------------------------------------------vENDE GoL G6, 2013/14, 1.6, branco com 20.000km originais. Com Air-bag/ABS/Controle de som no volante. R$ 37.000,00.

Alex 9860-3000--------------------------------------------vENDE GoL 1000 ano 2004. cor

cinza 4 portas, placa A . Ótimo estado. Valor R$ 15.500,00 Falar

com Emerson 99680765.--------------------------------------------

vENDE Brasília cor bege, ano 1979, ótimo estado. R$ 3.00,00.

Fone 9970-8630. Paulo--------------------------------------------vENDE Fusca, 74, verde, ótima conservação. Tratar 9977-8597

--------------------------------------------vENDE VW Fusca, 76, amarelo.

Tratar 9852-1670--------------------------------------------vENDE Gol GL 1.6, 89, original, branco, álcool, trava e alarme, 4 pneus semi-novos. 3019-1528

--------------------------------------------vENDE Gol 1.6, 91, branco, c/

jogo de roda aro 13, motor novo. José Carlos 9819-6429

--------------------------------------------vENDE Gol GLI 1.8, 95, injeção eletrônica, azul, original. Ótima

conservação. Fabricio 9941-6888 --------------------------------------------vENDE Gol 1.8, 95, branco, bási-co, 2 portas. R$ 7.500,00. Tratar

3629-5685 ou 9955-2645--------------------------------------------

vENDE ou troca p/ moto, Gol 1000, 95, cor bege. R$ 8.500,00.

Tratar 9825-1149--------------------------------------------vENDE Gol 1.8, 97/98, branco,

2p, gasolina, vidros, travas. Acei-ta troca. Tratar 9921-1311

--------------------------------------------

CITROEN--------------------------------------------vENDE C4 Pallas Exclusive, 10, prata, 20 mil km, completo, au-

tomático, couro, air bag. Tratar c/ Ricardo 9956-2949 ou 9145-8288

Anuncie gratuitamente pelo fone 3018-2876 ou pelo email [email protected]

--------------------------------------------vENDE Loja de fotografia

montada no Cianortinho. Loja com equipamentos de foto e revelação, loja com móveis e

estoques. Valor: Apenas 13 mil. Falar com Emerson: 9968-0765 /

3019-5959--------------------------------------------vENDE Indústria de frutas na Zona Rural de Japurá à 2km da cidade. 12.100 m2 com

barracão de 600 m2, câmaras frigoríficas, capacidade para 500 toneladas, túnel de con-

gelamento para 5mil kg. Linha para extração de polpas de

frutas, caixas plásticas, casa em alvenaria, poço artesiano próprio, carteira de clientes

e fornecedores. Tratar c/ Elis 8402-7127 ou nadia 8406-8107--------------------------------------------

vENDE Lanchonete Sabor e Aroma no centro de Cianorte.

Instalação completa e bem estocada. Pronta para trabalhar

e com a freguesia fixa. R$ 20 mil. Aceita negociar. Tratar C/ Adi 9913-2875 ou Thaty

9884-4151.--------------------------------------------VENDE Quiosque em Shopping

e Máquina de Sorvete Italiano. C/ instalação em outro Shopping.

9866-3232--------------------------------------------VENDE-SE ou troca por carro res-

taurante no centro de Cianorte. Tratar C/ Valdemir 9923-9710

--------------------------------------------VENDE Frutaria em São Tomé.

Tratar c/ Leandro 9131-1469.--------------------------------------------VENDE Farmácia no centro de

Cianorte, ótima localização. Pon-to há mais de 7 anos c/ clientela e associados (plano de Saúde)

fixos. Sem Dívidas e em ordem c/ a Anvisa, Farmácia Popular. Ven-da Facilitada por motivo de mu-

dança p/ outra cidade. 9950-1350 --------------------------------------------VENDE ou troca loja de r$ 1,99, Av. Pernambuco 647, 11 anos de

ponto e clientela. 9977-8090--------------------------------------------VENDE loja r$ 1,99, utensílios

do lar, brinquedos e presentes na Av. América 1323. Tratar c/ Mau-

ro 3631-1323.--------------------------------------------VENDE salão comercial 150 m2 c/ casa fundos 55 m2, terreno 535

m2. Av. Espirito Santo, tratar c/ Fani 9926-0005

--------------------------------------------VENDE ou troca por casa ou

data, Bazar Bom Jesus, Av. Bra-sil, 1121 Terra Boa. 3641-2599

--------------------------------------------VENDE loja c/ mercadoria e in-stalação na Av. América, 823.

Tratar c/ Marta 3629-8112--------------------------------------------VENDE salão completo Av. José Madureira, 1200 em São Tomé.

R$ 3,5 mil. Marinalva 9159-4481.--------------------------------------------

TERRENOS--------------------------------------------

vENDE-SE 4 ALQUEirE DE TErrA, ESTrADA mrimDiBA.

a 100 metros do asfalto. Fone 9826-1000 ou 9142-6823

--------------------------------------------vENDE 02 TErrENoS pArA iNSTALAçõES DE iNDúSTri-AS E ComérCioS (escrituras

definitivas individuais) localizada no alto da Bica, próximo a Balan-ça Cianorte e Cialajes. Terrenos

planos com localização excelente e linda visão para a cidade, com

3.090 m2 cada. Tratar 9977-6468, 9154-0574 ou 9977-1893

--------------------------------------------vENDE-SE oU TroCA-SE TEr-rENo Com 2 CASAS, uma de 70 e outra de 60 metros e área

na frente de 40 metros no Jardim Morada do Sol. Fone: 9970-7910--------------------------------------------

vENDo TErrENo DE 1500 mTS SiTUADo NA ESTrADA ALBA , SAÍDA PARA TERRA BOA , A 1000 MTS DO AL-

FALTO, COM AGUA ,LUZ. AL-FALTO, ESCRITURA DEFINI-TIVA, TRATAR 98045818 OU

36317851 MAURIZIO--------------------------------------------vENDE DirEiTo DE TErrENo No JArDim iTáLiA, em Marialva (PR), com área de 300 mts2, Lote 06, Quadra 11, com 24 parcelas pagas, restando pagar 72 par-

celas. Loteamento liberado para construir. Tratar (44) 9126-3144.

--------------------------------------------vENDE oU TroCA-SE Di-

rEiToS DE TErrENo em São Tomé no loteamento Pau Brasil. Total 268m, ao lado Associação

dos Canavieiros. fone 9991-1545--------------------------------------------vENDE TErrENo com 364 met-ros quadrados e 13 m de frente na R. Guarujá no Jd. Atlântico 4. Preço a Combinar. Trar com Vera Lúcia 9991-1725 ou 3018-1711

--------------------------------------------vENDE 2 TErrENoS no Con-

domínio Martelli. Fone 9915-4480--------------------------------------------

DIVERSOS--------------------------------------------

vENDE-SE Um SECADorA BrASTEmp Inteligente. 10 Qui-los. R$ 380,00. Bem conservada. Fone 3018-4762 ou 9823-1107

-------------------------------------------TENho DiSpoNiBiLiDADE

pArA TrABALhAr Como mo-ToriSTA, CATEGoriA C (AoS

FiNS DE SEmANA). pArA A rEGiÃo. 9172-5031 oU 3018-

4762, JorGE-------------------------------------------

oFErECE-SE pArA TrABALhA Como moTor-iSTA. rESiDE Em JUSSArA. FoNE 3628-1359. CEL. 8447-1836 oU 9992-1318, FALAr

Com Amorim-------------------------------------------

ComprA DirEiToS DE CArro FiNANCiADo pArA ASSUm-ir, de preferência Montana ou

Saveiro. Tratar com Bruno 9899-0500 ou 3629-5002

-------------------------------------------Vende 1 máQUiNA ziG-zAG de pregar botões e placas; 1

máQUiNA Bi ToNEirA marca Hoseki; e 1 máQUiNA Bi ToNEi-rA DE BoTÃo morSA, marca Plotixty. Tratar com Renata (44)

9894-6791--------------------------------------------

Compro BiCiCLETA CALoi Aro 26 Com 21 mArChAS,

SEmi-NovA oU Com poUCo USo. Fone 9122-3788

--------------------------------------------prECiSA-SE DE CASAL DE

CASEiro pArA TrABALhAr E rESiDir Em SíTio DE LAzEr Em CiANorTE. Deverão cuidar da propriedade,limpeza da casa, limpeza do sítio e manutenção

geral. Cuidar de aves, bovinos e outros animais. Saber cuidar de horta, pomar, pasto, entre out-

ras atividades. Com registro em carteira para o homem, moradia no local do serviço, luz e água

por conta do proprietário do sítio. Interessados mandar currículo

por email com todos os dados do casal. Se tiverem filhos, mandar a idade de cada filho. Email para envio de currículo: patricia-eve-

[email protected] prECiSA ENTrEGAr o imóv-EL piNTADo? QUEr DAr UmA

rEFormADA oU piNTAr A SALA DE SUA CASA oU ApAr-TAmENTo?’’ LiGUE 99242989

Jr--------------------------------------------

vENDE-SE CELULAr SANSUNG S4 original. Fone

9761-6363--------------------------------------------vENDE-SE 2 BoBiNAS de papel crafite para modelagem manual.

Fone: 9916-5656--------------------------------------------

vENDE ApArELho DE Som pArA CArro, 2 Bivolt 12, 4 cor-neta, 2twiter, 1 módulo 2400. R$

850,00. Fone 3631-1502--------------------------------------------

vENDE Um rELóGiCo mp4 ráDio, grava texto e cartão de

memória. R$ 250,00. Fone 3631-1502 com Moacir

--------------------------------------------

--------------------------------------------vENDE oU TroCA-SE CASA

no Conjunto Pedro Moreira, 100m2, em laje. Fone 9142-0905

ou 3019-6055--------------------------------------------

vENDE CASA 100 m2, laje, 3 quartos, 1 suíte, 2 quartos, gara-

gem dois carros. Próximo Av. Goiás (centro), piso porcelanato. Rua

Nazaré 515A. Valor R$ 260.000,00. Fone 9953-2263 ou 9993-1077

--------------------------------------------CháCArA DE 2 miL m2 na

Estrada Taboão com água e en-ergia. R$ 65 mil. Tratar c/ Ricardo

9985-6470.--------------------------------------------

vENDE casa em Japurá. Ótima localização. 228 m2 de construção e terreno de 666

m2. 3 quartos, uma suite. Ga-ragem para 4 carros coberta, com cerca elétrica, aquecedor

solar e portão eletrônico. Tratar c/ Elis 8402-7127 ou nadia

8406-8107--------------------------------------------VENDE-SE casa recem construí-da no Res. Atlântico. Com 90m2, com 2 quartos, 1 suíte, banheiro social, garagem, sala cozinha e lavanderia. R$ 190.000,00. Tro-ca-se por terreno. Rua Maresia,

576. Fone 9918-7503--------------------------------------------

VENDE casa de madeira, R. Piquiri, 93. Vila Operária. R$ 140

mil. Maria 9955-8510. --------------------------------------------VENDE casa c/ 3 quartos, 2 ban-heiros, sala, cozinha e despensa.

Garagem p/ 2 carros. Em São Manoel do Paraná.R$ 90 mil. Tratar c/ Diego 9885-7618.

--------------------------------------------VENDE casa Jd. Atlântico,

138m2, garagem p/ 2 carros e churrasqueira. Tratar c/ Maylon

9985-0005.--------------------------------------------VENDE ou troca casa c/ 100 m2, Jd. Universitário. R. Professor, 285. Casa nova toda murada. Tratar c/ Fabiano 9711-4422

--------------------------------------------VENDE casa, 70 m2, R. Antonio Scoparo 594, Jd. Santa Felici-dade. 3 quartos (1 suíte), semi-

acaba, falta só a pintura. Terreno de 231m2. Aceita troca p/ casa

de madeira na Zona 04. Tratar C/ Andreia 9172-4948

--------------------------------------------VENDE casa alvenaria, coberta, toda c/ laje, 03 quartos (1 suite), sala, copa, cozinha, murada. R J.Laguilo, 210. R$ 200 mil. Sev-erino 9910-9910 ou 9976-9656

--------------------------------------------

COMÉRCIO--------------------------------------------vENDE-SE LoJA DE imporTA-

DoS. na Vila Sete, ao lado do Supermercados Tradição. In-stalações + mercadorias. R$

10.000,00. Aceita moto ou Biz até 2010. Fone 9811-5758, Dirceu

--------------------------------------------vENDE-SE LANChoNETE. na Avenida Rondônia, 196. Com

instalações completas e clientela formada. Fone 44 9912-7519 ou

9950-8384. Valor a combinar--------------------------------------------

vENDo LANChoNETE No CLUBE AABB. Em Cianorte,

com boa estrutura física e com mais de 400 famílias associa-das. A Lanchonete é toda eq-uipada com clientela fixa, com

faturamento anual de aproxima-damente R$ 120 mil, com boa lucratividade, pois o clube ofe-rece espaço isento de aluguel, água, luz, gás, internet e tv por assinatura. Interessados entrar

em contato nos fones (44) 9905-6096, (44) 9948-2849 ou ainda

pelo email: [email protected], falar com Eli

--------------------------------------------vENDE-SE oU TroCA-SE

Um mErCADiNho. na avenida Coruja, 115. Fone 9819-6196

--------------------------------------------vENDE-SE iNSTALAçÃo DE LoJA completa. R$ 2.500,00.

Fone 44 9902-5421 ou 8804-2775--------------------------------------------vENDE-SE oU TroCA-SE pAr-TE DE vALor DE Um LAvA-JA-To completo localizado na Rua Sabia, 476, em Cianorte, esq.

Coruja. Valor R$ 8.500,00. Fone 9958-7086, Alberto

--------------------------------------------vENDE-SE UmA LoJA DE

ACESSórioS E BiJUTEriAS e folheados em bom estado de conservação com ar condicio-nado moveis planejados com

apenas um ano de uso, lo-calizada na Praça Brasil, 233 em Japurá. Valor a combinar.

Tratar 9744-0800 ou 3635-1698--------------------------------------------

vENDE-SE oU TroCA-SE LoJA DE CoSméTiCoS na Av.

Souza Naves, 134 (Cosméticos & Acessórios - Império da Beleza).

Valor a combinar. Fone 9805-2817 / 3019-0079 / 9162-8426--------------------------------------------vENDE LoJA DE iNFormáTiCA localizada no cianortinho, monta-da com clientela e ótima localiza-

ção. Tratar c/ Erick 9943-2477

--------------------------------------------vENDE Xsara Picasso Exc 1.6 Flex, 07, super conservado, 2º dono, preta, completa, couro,

DVD de teto, pneus seminovos. R$ 28 mil. Tratar c/ Ricardo 9956-

2949 ou 9145-8288--------------------------------------------

HONDA--------------------------------------------vENDE Civic 1.6, 00, bege, câm-

bio automático, vidros, ar, di-reção, som, suspensão, pulhas novas e bateria boss. Tratar c/

Thiago 3629-7070.--------------------------------------------

NISSAN--------------------------------------------

vENDE L200 Triton, 12. Flex, branca, garantia. Tratar c/ Ricar-

do 9956-2949 ou 9145-8288--------------------------------------------

RENAULT--------------------------------------------vENDE ou troca Sentra 2.0 Flex 10/11, prata, ar, direção, air-bag duplo, piloto automático, banco

em couro. Tratar 9845-4249--------------------------------------------vENDE Logan Up 1.0, 10, flex, prata, completo, pneus novos,

mp3, comando satélite. R$ 20.300,00. Tratar 9919-8887

--------------------------------------------vENDE Sandeiro 11/12, airbag e

freio ABS. Santo 9977-0246--------------------------------------------

CAMINHÕES--------------------------------------------vENDE ToyoTA BANDEirAN-TES, ano 89, cor bege. Valor a combinar. Tratar 9983-9850 ou

9983-7970--------------------------------------------vENDE CArrETA NomA, 1992, 3 eixos, pneus novos, revisado. Tratar com Sidney 9986-8607

--------------------------------------------

MOTOS--------------------------------------------

vENDE hoNDA FAN 125kS, 2011/2012 com 10 mil km em

ótimo estado. Tratar com Marcos 3629-2300 ou 3018-4451

--------------------------------------------vENDE CG hoNDA BoLiNhA ano 82, vermelha. R$ 1.700,00.

Fone 3631-1502 com Moacir--------------------------------------------

vENDE hoNDA Biz 125 ES 2007, com partida, vermelha,

bem conservada. R$ 4.200,00. Fone 9990-1782 com Marcos

--------------------------------------------vENDE hoNDA Biz 125 ES

2011 Flex, verde metálica, licen-ciamento e IPVA 2014 pagos. R$

5.800. Tratar 9932-5857--------------------------------------------vENDE TiTAN 150 2005 preta. R$

3mil. Tratar c/ Valdir 9950-7917--------------------------------------------vENDE-SE oU TroCA-SE yA-mAhA xT 600, azul, ano 2003, documento Ok. Fone 3635-1798

ou 9931-0191 com Ricardo--------------------------------------------vENDE-SE moTo CB horNET preta ano 2009 com 13.000 km, valor 26.000. Contato pelo tele-

fone 44- 9987-2034--------------------------------------------vENDE hoNDA BiS 125, 2007, preta, partida elétrica, trava, su-

per conservada, único dono. R$ 4.200,00 á vista. Tratar com

Grasiela 9831-0707--------------------------------------------

vENDE Honda ML ano 1985. Vermelha. Valor a combinar. Fone

9916-7863--------------------------------------------vENDE Biz 125 ES, preta, ano 2012. Completa. Fone 9711-

0015, falar com Lariane--------------------------------------------vENDE Biz 125, 10, partida ele-

trica, preta, semi-nova. Tratar 9805-2817 ou 9162-8426

--------------------------------------------vENDE Biz+ 125cc, 10, vermel-ha, c/ 2 pneus novos e trava tra-seira. Tratar c/ Edgar 9969-0587--------------------------------------------vENDE Biz, 12, partida elétrica,

flex, placa A, 3mil KM e IPVA pago. R$ 7mil. Tratar 9999-0380.--------------------------------------------vENDE CB 300, 10, preta. Tratar

9929-7855.--------------------------------------------vENDE CB 450, 84. Tratar 3629-

1402 ou 8404-6204--------------------------------------------vENDE CB 600-F Hornet, 08, pre-ta, placa A, painel digital, manual, injeção eletrônica, freio a disco,

chave cópia, pneu dianteiro novo. R$ 26.500. 9929-0825.

--------------------------------------------vENDE CG Titan 150 ks, prata,

08. Tratar 9908-9695--------------------------------------------vENDE Falcon, 07, preta, ótima

conservação. Gilberto 9931-0579--------------------------------------------

IMÓVEIS ALUGUEL

--------------------------------------------ALUGA-SE ApTo No CENTro.

Rua Humaitá nº 600 em frente Salão Paroquial, com 1 suite +

Page 8: Folha Regional de Cianorte - Edição 1202

CIANORTE-PR - QUINTA-FEIRA, 7 DE MAIO DE 2015 - ED. Nº 1.202 - Web: www.folhadecianorte.com - Email: [email protected]

8 O JOrnal da família!

ATIVIDADES

AssessoriA pmc

A intervenção psicosso-cial por meio de processos grupais é uma das ferramen-tas de atuação da Prefeitura que tem gerado profundas mudanças e melhorias sig-nificativas na vida de mi-lhares de cianortenses. Isto porque, por meio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, a Secretaria Municipal de Bem Estar So-cial presta serviços que pro-movem a convivência e o fortalecimento de vínculos, ampliando as oportunidades de trocas culturais e de ex-periências, desenvolvendo o sentimento de pertença e de identidade, bem como in-centivando bons relaciona-mentos familiares e sociais.

A iniciativa, que tem as potencialidades da famí-lia como ponto de partida para as ações de proteção básica em assistência so-cial, atende a grupos espe-cíficos e, fortalecida pela atual administração muni-cipal, apresenta resultados expressivos nos trabalhos que vem sendo desenvolvi-dos com crianças, mulheres e idosos, em atividades so-

cioeducacionais, como au-las de artesanato, comuni-cação, participação cidadã, entre outras. Frente ao su-cesso na prevenção da ins-titucionalização, margina-lização e segregação destes públicos, os adolescentes também passaram a ser abrangidos e, desde feve-reiro deste ano, participam de oficinas de grafite.

Este grupo tem como instrutor o conhecido gra-fiteiro ‘Mano Tody’, um artista cujo experiências pessoais e profissionais con-figuram o perfil adequado à coordenação das ativida-des, que visam trabalhar e desenvolver capacidades que vão além das habilida-des em desenho, como as de expressão, respeito às regras, negociação de obje-tivos, consensos e conflitos, valorização da família e da escola, bem como de ou-tros aspectos relacionados à convivência e ao fortaleci-mento de vínculos”, desta-cou a secretária municipal de Bem Estar Social, Clau-dia Nunes Veloso Marchini.

As aulas são realizadas todas as terças-feiras, com sede no CRAS I e tem a par-

ticipação de 20 alunos, na maioria moradores das loca-lidades do Cianortinho e do Conjunto Residencial Aqui-les Cômar. Além do profes-sor, o grupo também conta com a atuação de uma as-sistente social e psicóloga. “Por meio dos desenhos que escolhe fazer, o adolescente expressa seus sentimentos, como anseios e angústias e, assim, é fundamental ter o acompanhamento e ampa-ro destas profissionais”, ex-plicou Claudia.

Um exemplo da arte pro-duzida pelos alunos pode ser conferida pela população nas dependências do Conse-lho Tutelar. Isto porque, na última semana, o grupo ca-racterizou o muro da nova sede da instituição, localiza-da na Rua Abolição, nº 444. “Apesar do pouco tempo de existência, já estamos obten-do resultados muito legais. O grafite é uma atividade de interesse dos adolescentes e, assim, os aproxima da Se-cretaria de Bem Estar e nos possibilita demonstrar-lhes outras perspectivas de vida, bem como nos serve de por-ta de entrada em suas famí-lias”, concluiu a secretária.

Oficinas de grafite promovem a socialização de adolescentes

FORMAÇÃO

AssessoriA pmc

Com uma ampla cober-tura central, banheiros, estacionamento, parque infantil e Academia da Ter-ceira Idade (ATI), a nova estrutura do Largo Duque de Caxias está quase pron-ta. Localizada no cruza-mento das avenidas Arthur Thomas e Brasília, a obra de 841 m² já está com 85% das benfeitorias realizadas e seu término, previsto até 30 de junho, é aguardado com expectativa pela co-munidade do Cianortinho.

“Temos um elevado an-seio por esta obra. A região carece de um espaço públi-co como este, que sediará uma feira do produtor e ser-virá de palco para apresen-tações artísticas e culturais, bem como para exposições e outros tipos de eventos”, contou o prefeito Bongior-no que, juntamente com a primeira dama Fátima, o vi-ce-prefeito Serginho, o pre-sidente da Câmara de Vere-adores, Dadá, e o secretário de Desenvolvimento, Nel-son Magron Júnior, visita-ram o local nesta semana.

“É importante salien-tar que, além de bela, esta estrutura é funcio-nal e composta por mate-riais de qualidade certi-ficada”, garantiu Nelson. As benfeitorias são fruto de investimentos federais e municipais na ordem de R$ 614 mil, sendo R$ 341 mil oriundos da União, por meio de uma emenda do deputado federal Zeca Dir-ceu, e R$ 273 mil de recur-sos da própria Prefeitura.

Praça Duque de Caxias tem 85% das benfeitorias realizadas

Prefeito Bongiorno juntamente com a primeira dama Fátima, o vice-prefeito Serginho, o presidente da Câmara de Vereadores, Dadá, e o secretário de Desenvolvimento, Nelson Magron Júnior, visitaram o local nesta semana

Prefeito Bongiorno visitou as obras no local que sediará uma nova feira do produtor, eventos e exposições

Leão do Vale estreará fora de casa na Taça FPF

JuliAno secolo

redAção

Os atletas do Cianorte Futebol Clube nascidos en-tre 1.992 e 1.999 já estão se preparando para entrar em campo pela Taça FPF, que será disputada entre julho e novembro. Nesta terça--feira (05) a Federação Pa-ranaense de Futebol (FPF) divulgou o regulamento e a tabela da competição.

De acordo com a FPF, as equipes participantes serão as mesmas que disputaram a primeira e segunda divi-são do campeonato estadu-al, os clubes são: Andraus, Atlético, Cianorte, Coriti-ba, Foz do Iguaçu, Grêmio Araponguense, Maringá, Nacional, Operário, Para-ná Clube, Paranavaí, Pato Branco, Portuguesa Londri-nense, Prudentópolis, Rio Branco e Toledo.

Ainda segundo a FPF as equipes FC Cascavel, JMa-lucelli, Londrina e PSTC não confirmaram sua par-ticipação. O Francisco Bel-trão e Batel também não vão participar, pois foram rebaixados a terceira divi-são do campeonato estadu-al, e no regulamento cons-ta que os dois clubes que foi rebaixadas não partici-pam do campeonato.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Bem Estar Social visa desenvolver capacidades que vão além das habilidades em desenho

Assessoria/PMC

JuliAno secolo

redAção

O Programa Jovem Agri-cultor Aprendiz tem objeti-vo de leva aos jovens de 14 a 17 anos, a visão de exer-cer atividades pertinentes ao empresário rural, com visão empreendedora, res-peitando as legislações vi-gentes e executando me-lhorias de processos com responsabilidade e com-prometimento, além da pratica da cidadania.

Desta forma, alunos do Colégio Estadual Caio Má-rio Moreira iniciaram nesta terça-feira (05), o curso do Jovem Agricultor Apren-diz. A capacitação tem car-ga horária de 144 horas, divididas em três encontros semanais de teorias, dinâ-micas e práticas.

O curso será promovi-do pelo Sindicato Rural de Cianorte em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SE-NAR-PR), Secretaria da Educação de Cianorte e do Colégio Estadual. A bióloga e a instrutora do SENAR-PR

Heloisa Cristina Torqueti Gavioli será a responsável pela ministração das aulas.

Durante o curso os alu-nos trabalharão temas como: Comunicação; Ci-dadania; Conceitos Bási-cos de Informática; Higie-ne e Qualidade de Vida; Competência Interpessoal e Integração no Trabalho (Liderança); Princípios de Qualidade nas Atividades Agrossilvipastoril; Gestão Rural, Conservação de So-los (Água e Meio Ambien-te); Agricultura; e Proce-dimentos de Sanidade, Silvicultura e Pecuária.

O projeto do Jovem Agri-cultor Aprendiz começou a tomar forma no final de 2014, quando a Secretaria de Educação buscou parce-ria com o Sindicato Rural de Cianorte que representa o SENAR-PR no município. Recentemente foi realiza-da uma reunião juntamente com os pais dos alunos inte-ressados no curso e a equi-pe pedagógica do Colégio, para que os mesmos tomas-sem ciência dos procedi-mentos do Programa.

Alunos do Caio Moreira participam

do curso Jovem Agricultor Aprendiz

O Programa Jovem Agricultor Aprendiz iniciou as atividades com os alunos do Colégio Estadual Caio Mário Moreira

Sindicato Rural de Cianorte

Luiz A. Barbosa/FOLHA