folha paroquial 186

2
Folha Paroquial nº 186 De 31 de Março a 08 de Abril O ANÚNCIO DOMINGO DE RAMOS “ (...) “O véu do templo rasgou-se em duas partes de alto a baixo. O centurião que estava em frente de Jesus, ao vê-l’O expirar daquela maneira, exclamou: «Na verdade, este homem era Filho de Deus.» ” (Mc. 11, 1-10) A liturgia deste último Domingo da Quaresma convida-nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-Se servo dos homens, deixou-Se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. A cruz (que a liturgia deste domingo coloca no horizonte próximo de Jesus) apresenta-nos a lição suprema, o último passo desse caminho de vida nova que, em Jesus, Deus nos propõe: a doação da vida por amor. A primeira leitura apresenta-nos um profeta anónimo, chamado por Deus a testemunhar no meio das nações a Palavra da salvação. Apesar do sofrimento e da perseguição, o profeta confiou em Deus e concretizou, com teimosa fidelidade, os projectos de Deus. Os primeiros cristãos viram neste “servo” a figura de Jesus. A segunda leitura apresenta-nos o exemplo de Cristo. Ele prescindiu do orgulho e da arrogância, para escolher a obediência ao Pai e o serviço aos homens, até ao dom da vida. É esse mesmo caminho de vida que a Palavra de Deus nos propõe. O Evangelho convida-nos a contemplar a paixão e morte de Jesus: é o momento supremo de uma vida feita dom e serviço, a fim de libertar os homens de tudo aquilo que gera egoísmo e escravidão. Na cruz, revela-se o amor de Deus – esse amor que não guarda nada para si, mas que se faz dom total. Pe. Joaquim Garrido, Pe. Manuel Barbosa, Pe. José Ornelas Carvalho

Upload: igreja-nazare

Post on 31-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Folha Paroquial 186

TRANSCRIPT

Page 1: Folha Paroquial 186

Folha Paroquial nº 186 De 31 de Março a 08 de Abril

O ANÚNCIO

DOMINGODE RAMOS

“ (...) “O véu dotemplo rasgou-se em duas partes de alto a baixo. O centurião que estava em frente de Jesus, ao vê-l’O expirar daquela maneira, exclamou: «Na verdade, este homem era Filho de Deus.» ”

(Mc. 11, 1-10)

A liturgia deste último Domingo da Quaresma convida-nos a contemplar esse Deus que, por amor,desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-Se servo dos homens, deixou-Se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. A cruz (que a liturgia deste domingo coloca no horizonte próximo de Jesus) apresenta-nos a lição suprema, o último passo desse caminho de vida nova que, em Jesus, Deus nos propõe: a doação da vida por amor.

A primeira leitura apresenta-nos um profeta anónimo, chamado por Deus a testemunhar no meio das nações a Palavra da salvação. Apesar do sofrimento e da perseguição, o profeta confiou em Deus e concretizou, com teimosa fidelidade, os projectos de Deus. Os primeiros cristãos viram neste “servo” a figura de Jesus.

A segunda leitura apresenta-nos o exemplo de Cristo. Ele prescindiu do orgulho e da arrogância, para escolher a obediência ao Pai e o serviço aos homens, até ao dom da vida. É esse mesmo caminho de vida que a Palavra de Deus nos propõe.

O Evangelho convida-nos a contemplar a paixão e morte de Jesus: é o momento supremo de uma vida feita dom e serviço, a fim de libertar os homens de tudo aquilo que gera egoísmo e escravidão.

Na cruz, revela-se o amor de Deus – esse amor que não guarda nada para si, mas que se faz dom total.

Pe. Joaquim Garrido, Pe. Manuel Barbosa, Pe. José Ornelas Carvalho

Page 2: Folha Paroquial 186

Missas

Igreja da Nazaré2ª feira (não há missa)De 3ª a Sábado 19HDomingos às 09H301º Domingo do mês às 09H30 e às 11H

Cartório | 4ª das 17H às 18H45 6ª das 17H30 às 18H45

Capela do PilarDe 2ª a Sábado às 08H15Domingos às 12H

Fundação Cecília Zino3ª,5ª,6ª às 08H30Sábados às 18HDomingos às 11H

Confissões | 5ª feira às 18HAdoração ao S.S.S. | 5ª Feira - 19H30 - 22H

4ª feira | Grupo Biblíco às 20H

Primeira 5ª feira de cada mês |Preparação para o Baptismo às 20H

Segunda 5ª feira de cada mês | Grupo dos recasados às 21H

Recitação do Terço (Semanal) às 18H306ª feira | Recitação dos Terços às 19H30

Paróquia da NazaréAvenida Colégio Militar Apartado 2909,9001-601 FunchalTelf: 291 775 109 Fax: 291 764 005Email: [email protected] [email protected]: http://facebook.com/igrejanazare.funchal

Informações da Paróquiawww.igrejadanazare.com

01 de Abril | Domingo de Ramos - “Eu preciso de VENCER”01 de Abril | Encontro na Capela da Nazaré às 09H01 de Abril | Bênção dos ramos. Procissão e Eucaristia.01 de Abril | Actividades na Sé para os Jovens às 11H

01 a 3 de Abril | Retiro dos Jovens - Terreiro da Luta

05 de Abril | Quinta - feira Santa - Missa Crismal às 10H05 de Abril | Celebração da Eucaristia da Ceia do Senhor e Lava Pés às 20H05 de Abril | Adoração Eucarística Galeria João Paulo II até às 24Hr

06 de Abril | Sexta - feira Santa - Ofício às 10H06 de Abril | Início da Novena à Divina Misericórdia às 15H06 de Abril | Celebração da Paixão às 15H3006 de Abril | Via Sacra (Jovens e irmãos do S.S.S) às 18H, pelas ruas da Paróquia.

07 de Abril | Sábado Santo - Ofício às 10H07 de Abril | Vigília Pascal, com Batismos às 22H30 - (Começa no adro da Igreja, sem exceções ).

08 de Abril | DOMINGO DE PÁSCOA - “Eu quero (continuar a) lançar-me na experiência de DEUS.”08 de Abril | SOLENIDADE, Domingo de PÁSCOA às 10H, seguindo-se a procissão do S.S.S.

Invocação ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus, que instruíste os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos rectamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação.

Por nosso Senhor Jesus Cristo,na unidade do Espírito Santo. Amén